NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Abigail Fregni Lins - |
EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLOGIAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Abigail Fregni Lins - |
PITÁGORAS E AS DEMONSTRAÇÕES DO SEU TEOREMA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Abigail Fregni Lins - |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO DE FORMA COLABORATIVA |
Práticas Escolares |
 |
Acárem Chrísler Ferreira dos Santos - |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA |
Formação de Professores |
 |
Adair Mendes Nacarato - USF |
RACIOCÍNIOS ALGÉBRICOS DE ALUNOS DO 6º AO 8º ANO QUANDO RESOLVEM UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO PADRÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adair Mendes Nacarato - USF |
RESOLVENDO PROBLEMAS, COMUNICANDO ESTRATÉGIAS... O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM SALA DE AULA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adalberto de Oliveira Freitas - |
OS ALGORITMOS DAS QUATRO OPERAÇÕES E SUA RELAÇÕES COM O DINHEIRO |
Formação de Professores |
 |
Adalberto de Oliveira Freitas - |
IDENTIFICANDO RELAÇÕES ENTRE TERNOS PITAGÒRICOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS: APROFUNDANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA O 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
Práticas Escolares |
 |
Adelaide Batista Corado Santos - |
REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Adelson Carlos Madruga - UFPB |
INTEGRANDO A UNIVERSIDADE À ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS DO PIBID/MATEMÁTICA DA UFPB – CAMPUS IV |
Formação de Professores |
 |
Adelson Carlos Madruga - UFPB |
ANÁLISE DE ERROS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO JOGO BINGO DAS FUNÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Ademilton Gleison de Albuquerque - |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADE DE NOVOS HORIZONTES E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS |
Formação de Professores |
 |
Ademir Damazio - UNESC |
DETERMINANTES DAS PRODUÇÕES DOS PROFESSORES REFERENTES À MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR |
MODELAGEM NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CTS |
Práticas Escolares |
 |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR |
A ETNOMATEMÁTICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO MUNICIPIO DE ALCÂNTARA ESTADO DO MARANHÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR |
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ademir Pereira Junior - SEED-PR |
O USO DO CÁLCULO MENTAL NO ESTUDO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS |
Práticas Escolares |
 |
Adilson Lopes de Oliveira - CEFET-MG |
UM OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA RECONHECER E CONCEITUAR UMA CÕNICA |
Práticas Escolares |
 |
Adilson Oliveira do Espírito Santo |
"NOVAS" E "VELHAS" TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DO ERRO MATEMÁTICO EM PROCESSOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Adilson Oliveira do Espírito Santo |
MODELAGEM MATEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO EM CÁLCULO |
Práticas Escolares |
 |
Adilson Rodrigues Campos - UFJF |
UMA EXPERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE POLÍGONOS COM A LINGUAGEM LOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Adlai Ralph Detoni - UFJF |
INTERAÇÕES VIRTUAIS E VIDEOAULAS |
Práticas Escolares |
 |
Adlai Ralph Detoni - UFJF |
ATIVIDADES MATEMÁTICAS E SAÚDE MENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Andrade Bastos - |
EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS EM FORMACÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: MONITORIAS E JOGOS CONTRIBUINDO PARA ALIAR TEORIA E PRÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Adriana Aparecida Molina Gomes |
UM CASO, MÚLTIPLOS DIÁLOGOS... O CONTIG 60 NUMA TURMA DA EJA |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Aparecida Molina Gomes |
CHAPEUZINHO VERMELHO E LOBO MAU: JOGANDO MOEDAS PARA DISPUTAR OS DOCES DA VOVÓ |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adriana Barbosa de Oliveira - |
GEOMETRIA E TECNOLOGIA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS PROPOSTAS COM O SOFTWARE SUPERLOGO |
Formação de Professores |
 |
Adriana Belmonte Bergmann - |
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPORCIONANDO INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Adriana da Siva Velozo Bezerra - |
A CALCULADORA CIENTÍFICA UTILIZADA NA FORMULAÇÃO, NA RESOLUÇÃO E NA EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Adriana de Barros Leite Thorstensen - |
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA |
Práticas Escolares |
 |
Adriana de Oliveira Dias - |
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA PARCERIA ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Adriana de Oliveira Souza - UERJ |
FORMAÇÃO, PESQUISA E AVALIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DE PERIFERIAS URBANAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adriana Fátima de Souza Miola - UFGD |
A FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
Formação de Professores |
 |
Adriana Luche Athaide da Silva - UFPEL |
A VIDA POR TRÁS DAS EXPRESSÕES |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Luche Athaide da Silva - UFPEL |
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adriana Magedanz - |
MATEMÁTICA: UM DIFERENCIAL EM CURSOS TÉCNICOS |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Medeiros Welter - |
BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Medeiros Welter - |
UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Richit - UFFS |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Santos Sousa - UESB |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE |
Formação de Professores |
 |
Adriana Silva de Lima - UFAC |
DAS DIFICULDADES ÀS POSSIBILIDADES: DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Silva Porto |
UTILIZANDO O LUDICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMATICOS:UM ESTUDO NAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID. |
Práticas Escolares |
 |
Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP |
FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS: UM ESTUDO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Adriane Boldt - |
MODELAGEM MATEMÁTICA E POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A TEORIA DE VYGOTSKY |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adriane Eleutério Souza - UTFPR |
POTENCIALIDADES DO JOGO CIVILIZATION V: PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM ENFOQUE CTS |
Práticas Escolares |
 |
Adriane Eleutério Souza - UTFPR |
TORRE DE HANÓI: O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Adriane Elisa Dombrowski - UFPR |
PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: RELATOS DE PROFESSORAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adriane Trindade Lopes - |
MONITORIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA VISÃO DOS SEMINÁRIOS |
Formação de Professores |
 |
Adriane Trindade Lopes - |
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE FRAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Adrianne Christine dos Santos Menezes |
RECURSOS PARA O ENSINO DE GRÁFICOS E FUNÇÕES PARA DEFICIENTES VISUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Adriano Alves do Nascimento - UFS |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Adriano Cavalcante da Silva - UERN |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIRIANA |
Formação de Professores |
 |
Adriano da Fonseca Melo - |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS: UMA CONQUISTA |
Formação de Professores |
 |
Adriano Fonseca - UFT |
ETNOMATEMÁTICA E RELEITURA DO COTIANO: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Adriano Torri Souza - UFSM |
O ESTUDO DAS FUNÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO |
Formação de Professores |
 |
Adriano Torri Souza - UFSM |
O ESTUDO DAS FUNÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO E A TECNOLOGIA |
Formação de Professores |
 |
Adriano Vargas Freitas |
CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES DE PROPOSTAS DIDÁTICAS |
Práticas Escolares |
 |
Adriel Gonçalves Oliveira - UNESP |
REINAÇÕES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS COM A OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA (1935) |
História da Educação Matemática |
 |
Adriele Longo de Souza - |
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: ATIVIDADES A-DIDÁTICAS DE APRENDIZAGEM EM LABORATÓRIO COMPUTACIONAL, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS SOB A PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DIDÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Adrielle Cristine Mendello Lopes - |
A CALCULADORA NO ENSINO DA POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - |
O ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - |
PRIMEIRAS IDEIAS ACERCA DA CALCULADORA E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - |
CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES EM UMA TURMA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE |
FORMAÇÃO DOCENTE: A COMPREENSÃO DA COMBINATÓRIA A PARTIR DOS SIGNIFICADOS, INVARIANTES E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS |
Formação de Professores |
 |
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS |
Formação de Professores |
 |
Aécio Alves Andrade - |
O ENSINO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS UTILIZANDO O MULTIPLANO COMO FERRAMENTA DE ENSINO. |
Práticas Escolares |
 |
Afonso Costa da Silva Filho - |
UM ESTUDO DE ARCOS GEOMÉTRICOS NA ARQUITETURA DE ANTONIO JOSÉ LANDI |
Formação de Professores |
 |
Afonso Henriques - |
ESTUDO DA GEOMETRIA MÉTRICA NO ESPAÇO TRIDIMENSIONAL COM AUXÍLIO DO SOFTWARE CABRI 3D |
Formação de Professores |
 |
Afonso Henriques - |
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Agda Jéssica de Freitas Galletti - UNB |
EXPLORANDO A GEOMETRIA EUCLIDIANA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: POLÍGONOS E MOSAICOS |
Formação de Professores |
 |
Agda Jéssica de Freitas Galletti - UNB |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS |
Práticas Escolares |
 |
Agnaldo da Concei‡ão Esquincalha - PUC-SP |
LETRAMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO POR MEIO DE REFORÇO ESCOLAR |
Práticas Escolares |
 |
Agnaldo da Concei‡ão Esquincalha - PUC-SP |
POLÍTICAS PÚBLICAS RECENTES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Formação de Professores |
 |
Agnaldo da Concei‡ão Esquincalha - PUC-SP |
UM ESTUDO GEOMÉTRICO DAS CÔNICAS COM O GEOGEBRA |
Formação de Professores |
 |
Aida Carvalho Vita - |
O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS CEGOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Aida Carvalho Vita - |
APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE MEDIADA POR UMA MAQUETE TÁTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ailton Durigon |
ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO |
Práticas Escolares |
 |
Ailton Paulo de Oliveira Júnior - |
PROBABILIDADE E GENÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Ailton Paulo de Oliveira Júnior - |
OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCICATURA EM MATEMÁTICA DA UFTM E SUAS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ailton Paulo de Oliveira Júnior - |
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
Formação de Professores |
 |
Alberto de Lima Freitas - UFAC |
EXPLORANDO O CÓDIGO DE BARRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Alberto de Oliveira Costa - UFS |
O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS: VISÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alberto Luiz Pereira da Costa - UNIP |
A COMUNICAÇÃO NA FÁBRICA EDUCACIONAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alceu Domingues Alves - |
EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. |
Formação de Professores |
 |
Alcimone da Conceição Rocha - UFSM |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS |
Práticas Escolares |
 |
Aldinete Silvino de Lima - UFPE |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alessandra Carvalho Teixeira - UNICSUL |
NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS EDUCANDOS EM ITENS DO SARESP 2010 EM RELAÇÃO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alessandra Cristina do Nascimento - |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA - O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁGUA |
Práticas Escolares |
 |
Alessandra Hendi dos Santos - |
DA GEOMETRIA DE EUCLIDES À GEOMETRIA EUCLIDIANA: A GÊNESE DAS GEOMETRIAS MODERNAS |
História da Educação Matemática |
 |
Alessandra Lucila de Sousa Nascimento - UFU |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E VALORES MORAIS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ |
Práticas Escolares |
 |
Alessandra Nepomuceno Prata - |
PROBABILIDADE E GENÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Alessandra Nepomuceno Prata - |
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO |
Formação de Professores |
 |
Alessandra Nitschke |
INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Alessandra Vargas Lima - |
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO SOMA E PRODUTO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Alessandro Goncalves - PUC-SP |
ANÁLISE DE ERROS E DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9º ANO EM QUESTÕES DE ÁLGEBRA DO SARESP DE 2008 A 2011 |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alessandro Jacques Ribeiro - |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PERFIS CONCEITUAIS |
Formação de Professores |
 |
Alessandro Jacques Ribeiro - |
DISCUTINDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Alesson Silva de Lima - UFRN |
DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ |
Práticas Escolares |
 |
Alex Andrade Alves - |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS DE EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Alex Sandro Ribeiro de Andrade - |
A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ALUNOS DO CIEP 377 CARMEN DA SILVA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alex Vieira Ramos - |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES SUPERVISORES NA VISÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM |
Formação de Professores |
 |
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM |
ATIVIDADES MOTIVADORAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: APRESENTANDO EXPERIÊNCIAS DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/MATEMÁTICA DA UEM: DA IMPLEMENTAÇÃO ÀS ATIVIDADES ATUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin - UEM |
REFLEXÕES ACERCA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA DURANTE A EXECUÇÃO DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Alexandre Arias Junior - |
GEOPLANOS: ATIVIDADES UTILIZANDO GEOPLANOS MANIPULÁVEIS E DIGITAIS |
Formação de Professores |
 |
Alexandre Branco Monteiro - ULBRA |
MULTIMODALIDADE DE ESTÍMULOS E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTELECTIVAS |
Práticas Escolares |
 |
Alexandre César Gilsogamo Gomes de Oliveira - USP |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: POR UMA GEOGRAFIA DE SUCESSO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alexandre Marcelino de Lucena |
A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alexandre Oliveira da Silva - UFT |
A CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS LIGADOS AO DIA-A-DIA COMERCIAL: ANÁLISE DE UM ESTUDO EM APARECIDA DO RIO NEGRO – TO. |
Práticas Escolares |
 |
Alexandre Rodrigues de Assis |
EXPLORANDO SKETCHOMETRY EM DISPOSITIVOS MÓVEIS E CONSTRUÇÕES DE SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA. |
Práticas Escolares |
 |
Alexandrina Monteiro - USF |
PARADOXOS DO INFINITO E TEORIA DE CANTOR: DESDOBRAMENTOS PARA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Alexia Castro da Silva - |
TRANSFORMAÇÕES NO PLANO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BASEADAS NO ESTUDO DAS OBRAS DE M. C. ESCHER |
Práticas Escolares |
 |
Alexis Silveira - UFF |
A MODELAGEM MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA E O SURGIMENTO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
Práticas Escolares |
 |
Alexsandra Alves Pereira - |
FLUXO DE CAIXA PESSOAL: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA RURAL DO ES. |
Práticas Escolares |
 |
Alexsandra Camara - |
GEOMETRIA FRACTAL COMO UM TEMA GERADOR |
Práticas Escolares |
 |
Alexsandra Lucia Miranda Senna da Silva - UFES |
PENSAMENTO INFANTIL: SENSO NUMÉRICO E ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Alexssandra Pasuch - |
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR E SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Práticas Escolares |
 |
Alexssandra Pasuch - |
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Alielton Almeida dos Santos - |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES |
Práticas Escolares |
 |
Aline Alves Costa - UFS |
UMA RELEITURA DO LIVRO "A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS" DE GEORGE POLYA (1978) |
Práticas Escolares |
 |
Aline Alves Costa - UFS |
AS DOBRADURAS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMTRIA |
Práticas Escolares |
 |
Aline Aparecida da Silva - UFJF |
DE TRIÂNGULO A BOLA: UMA MATEMÁTICA MENOR E A SALA DE AULA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Aline Cristina Cybis - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: ANÁLISE DOS PROCESSOS HEURÍSTICOS DE ALUNOS DO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Aline Cristina Trevisan dos Reis - UFPR |
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Aline da Silva Ribeiro Muniz - |
O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESCASO NA PRÁTICA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Aline Denis Monteiro - |
O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO |
Práticas Escolares |
 |
Aline Ferreira Bezerra |
INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Aline Germano Fonseca - UFSCAR |
O VESTIBULAR E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS E APOSTILAS |
Práticas Escolares |
 |
Aline Leme da Silva - |
ANÁLISE CRÍTICO-HISTÓRICA DE “PROBLEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS” DE ACHILLE BASSI |
História da Educação Matemática |
 |
Aline Lopes Balladares - UNIPAMPA |
REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Aline Lopes Balladares - UNIPAMPA |
O ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZADO PELA PROBLEMATIZAÇÃO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Aline Maira Costa da Silva - UFT |
TABMATIC: PROPOSTA DE UM JOGO PARA EXPLORAR AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS |
Práticas Escolares |
 |
Aline Mendes de Arruda - |
ÁLGEBRA NA BALANÇA |
Práticas Escolares |
 |
Aline Oliveira da Silva Barbosa - |
ÁREA E VOLUME: ABORDAGEM NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR |
Práticas Escolares |
 |
Aline Regina Alves de Moura - UFRN |
CONTAR PARA QUÊ?: UM TRABALHO SIGNIFICATIVO COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Aline Silva de Bona - |
NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Aline Silva de Bona - |
APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Aline Silva de Bona - |
AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO NA AULA DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Aline Souza Reis - |
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA TRIGONOMETRIA NA CINCURFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Aline Souza Reis - |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR |
Práticas Escolares |
 |
Aline Souza Reis - |
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Aline Suze Torres de Oliveira - |
PIBID/CAPES/IFS:DESENVOLVENDO ATIVIDADES DE DIVISÃO ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO |
Práticas Escolares |
 |
Aline Suze Torres de Oliveira - |
PIBID NO IFS: UMA INTEVENÇÃO DE “FRAÇÕES” |
Práticas Escolares |
 |
Aline Suze Torres de Oliveira - |
PIBID/CAPES/IFS: UMA INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU |
Práticas Escolares |
 |
Aline Terra Salles - UFRRJ |
"ESQUECE ESSES DESENHOS VAMOS USAR NÚMEROS": UM ESTUDO INICIAL FOCADO NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
Práticas Escolares |
 |
Almir de Lima Serpa |
EDUCAÇÃO AEROESPACIAL: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE |
Formação de Professores |
 |
Álvaro Luis Alves Fagundes - ULBRA |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ERNA WÜRTH |
Formação de Professores |
 |
Álvaro Maciel - |
ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO |
Práticas Escolares |
 |
Alzenir Virginia Ferreira Soistak - |
UMA NOVA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Alzenir Virginia Ferreira Soistak - |
UMA DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
Práticas Escolares |
 |
Alzenira de Oliveira Carvalho - |
OS JOGOS NA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Alzenira de Oliveira Carvalho - |
JOGO DO SINAL: JOGANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Alzenira de Oliveira Carvalho - |
JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Aparecida Rocha Machado - |
CONTRATEMPOS E QUESTIONAMENTOS QUE INTERFEREM NO PLANEJAMENTO DE AULA: EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DO PIBID MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Amanda Aparecida Rocha Machado - |
A CONFECÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Aparecida Rocha Machado - |
ELABORAÇÃO DE JOGO DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Bandeira Xavier - UFF |
O USO DE MATERIAIS CONCRETSO PARA O ENSINO DE TRIGONOMERIA |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE |
UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE |
OS PROBLEMAS E AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA EM UMA AULA DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE |
ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA SOBRE ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA BREVE ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Carvalho de Oliveira - UFPR |
WEBQUEST: AUXILIANDO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Cristina Tedesco Piovezan - |
ENTRE PERÍMETRO, ÁREAS E EQUAÇÕES: A CONSCIENTIZAÇÃO DAS AÇÕES DE ENSINO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Amanda de Fátima Mello Macedo - |
IDÉIAS FUNDAMENTAIS DO CÁLCULO INTEGRAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Amanda do Nascimento Rosa - |
REATIVAÇÃO E USO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID |
Formação de Professores |
 |
Amanda do Nascimento Rosa - |
INTERAÇÃO SOCIAL E LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Amanda Drzewinski de Miranda - |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DA NUMERAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Fabri de Resende - UFJF |
O PRODUTO EDUCACIONAL DA DISSERTAÇÃO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS FINANCEIRO-ECONÔMICOS DE DOIS INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES DA EJA. |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Fernandes Campos Vieira - |
MONITORIA: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Formação de Professores |
 |
Amanda Fernandes Campos Vieira - |
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Gonçalves Ribeiro - UFG |
O QUE OS NÚMEROS ESCONDEM? ANÁLISE DAS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA DA PROVA BRASIL |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Queiroz Moura - UNESP - RIO CLARO |
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS COM ESTUDANTES SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Amanda Rosa Liria Machado - UFPR |
IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Amari Goulart - PUC-SP |
O ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Amarildo Aparecido dos Santos - PUC-SP |
UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE GRÁFICOS COM O APOIO DE UM CAMPEONATO INTERCLASSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ-SP |
Práticas Escolares |
 |
Amarildo Aparecido dos Santos - PUC-SP |
RELATO SOBRE A TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO AO ENSINO SUPERIOR E AS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Amarildo Melchiades da Silva - UFJF |
UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TAREFAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Amarildo Melchiades da Silva - UFJF |
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA ARITMÉTICA NO SEXTO ANO |
Práticas Escolares |
 |
Amarildo Melchiades da Silva - UFJF |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE PORCENTAGEM NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Américo Junior Nunes da Silva - UNB |
REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Américo Junior Nunes da Silva - UNB |
RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Ana Carolina Costa Pereira - UECE |
O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB E PARFOR: A REALIDADE DE DOIS ESTADOS DA REGIÃO NORTE E NORDESTE |
Formação de Professores |
 |
Ana Carolina Costa Pereira - UECE |
O ENSINO DE ANALISE COMBINATÓRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis - |
UMA DISCUSSÃO SOBRE FONTES MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CENÁRIO DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA NORMAL |
História da Educação Matemática |
 |
Ana Carolina Faustino - UFSCAR |
A MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DE ENSINO |
Práticas Escolares |
 |
Ana Carolina Gadotti - |
QUADRADOS MÁGICOS |
Práticas Escolares |
 |
Ana Carolina Gadotti - |
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS PELOS CAMINHOS DA GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Carolina Igawa Barbosa |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA APRESENTADOS NO ENEM/2010 |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ana Carolina Igawa Barbosa |
O GEOGEBRA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Ana Carolina Schroeder - FURB |
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS PELOS CAMINHOS DA GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Carolina Schroeder - FURB |
QUADRADOS MÁGICOS |
Práticas Escolares |
 |
Ana Carolina Souza da Silva - UFRJ |
INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS |
História da Educação Matemática |
 |
Ana Carolina Vieira - UFU |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E VALORES MORAIS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ |
Práticas Escolares |
 |
Ana Caroline Botelho Biazin - UTFPR |
EXPLORANDO DIFERENTES DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Ana Catarina Cantoni Roque - |
APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DE UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM SITUADA |
História da Educação Matemática |
 |
Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendon‡a - UFF |
O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS COM O AUXÍLIO DO FRAC - SOMA 235 |
Práticas Escolares |
 |
Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendon‡a - UFF |
(RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL |
Práticas Escolares |
 |
Ana Claudia Ferreira Rosa |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO IFTO-CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS |
Formação de Professores |
 |
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO ANIMAÇÕES GRÁFICAS DO WINPLOT NA ABORDAGEM DE LIMITES |
Práticas Escolares |
 |
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - |
DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO AÇÃO DO PIBID |
Formação de Professores |
 |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC |
O CAPITAL LINGUÍSTICO COMO DETERMINANTE DA CULTURA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC |
OFICINA DE CANUDOS: UMA PROPOSTA METODOLOGICA DE CONSTRUÇÃO DA FÓRMULA DE EULER |
Práticas Escolares |
 |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC |
POSSIBILIDADES DE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO |
HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM UMA PESQUISA SOBRE O PIBID: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
História da Educação Matemática |
 |
Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO TEOREMA DE THALES |
Práticas Escolares |
 |
Ana Claudia Strapasson Scherer - |
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS E SUA HISTÓRIA: UMA POSSIBILIDADE DE TORNAR SIGNFICATIVO O SEU APRENDIZADO E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA. |
História da Educação Matemática |
 |
Ana Claudia Strapasson Scherer - |
EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU, COMPLETAMENTO DE QUADRADO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Ana Cláudia V. Machado - UEG |
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Ana Clédina Rodrigues Monteiro - |
CONTEXTO HISTÓRICO DOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DIVERSIDADE CULTURAL |
Práticas Escolares |
 |
Ana Coelho Vieira Selva - UFPE |
CLASSIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ana Coelho Vieira Selva - UFPE |
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ANALISANDO ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ana Cristina Barreto Sabino de Araújo - UFPE |
A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ana Cristina da Silva Ambrosio - FCT/UNESP-PP |
A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA: O TRATAMENTO DADO AO ERRO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ana Cristina Ferreira - UFOP |
O PAPEL DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? |
Práticas Escolares |
 |
Ana Cristina Fonseca - PUC-CAMP |
TRABALHANDO COM GRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MOMENTOS EM QUE BRINCAR É COISA SÉRIA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Cristina Schirlo - |
CRIATIVIDADE: REFLEXÕES PARA AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Cristina Schirlo - |
OBMEP: PROJETO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE ESTUDANTES COM TALENTO EM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Cristina Schirlo - |
O ENSINO DA ÁLGEBRA DE ACORDO COM TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA SEGUNDO RAYMOND DUVAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ana Eliza da Silva Cordeiro - UFF |
LEGI: O MUSEU INTERATIVO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Práticas Escolares |
 |
Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS |
MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA POR MEIO DA MÚSICA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS |
COMPREENSÃO DOS FUSOS HORÁRIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Ligia Oliveira Teixeira - |
“É MAIS INTERESSANTE FALAR O DESCONTO EM PORCENTAGEM": FAZERES E SABERES MATEMÁTICOS NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL |
Práticas Escolares |
 |
Ana Lucia Manrique - |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR: POTENCIALIDADES DO PIBID |
Formação de Professores |
 |
Ana Lucia Manrique - |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, INCLUSÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ana Lucia Manrique - |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Ana Lucia Pereira Baccon - |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO PIBID: AVANÇOS E PERSPECTIVAS |
Formação de Professores |
 |
Ana Lucia Souza Alves - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ENSINANDO A EQUAÇÃO DE 2º GRAU. |
Práticas Escolares |
 |
Ana Luiza Sampaio Garcia - |
EXPLORANDO O CONCEITO DE QUADRILÁTEROS POR MEIO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Luzia de Souza Silva - |
MOSAICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA, ARTE E HISTÓRIA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho - |
AÇÃO PIBID: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS |
Práticas Escolares |
 |
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho - |
AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho - |
UMA INVESTIGAÇÃO (MATEMÁTICA) EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Basei - UFFS |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO |
Formação de Professores |
 |
Ana Maria Kaleff - UFF |
LEGI: O MUSEU INTERATIVO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Kaleff - UFF |
UM CAMINHAR À BUSCA DA INCLUSÃO: OBSERVAÇÕES SOBRE APLICAÇÕES DE ATIVIDADES ADAPTADAS PARA O DEFICIENTE VISUAL |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Kaleff - UFF |
DOIS EXPERIMENTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁREAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Porto Nascimento - |
REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Porto Nascimento - |
RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Porto Nascimento - |
PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Redolfi Gandulfo - UNB |
EXPLORANDO A GEOMETRIA EUCLIDIANA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: POLÍGONOS E MOSAICOS |
Formação de Professores |
 |
Ana Maria Redolfi Gandulfo - UNB |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Redolfi Gandulfo - UNB |
GEOMETRIA LÚDICA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Maria Severiano de Paiva - |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTEXTUALIZAÇÃO: IMPORTANTE PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA CRÍTICA |
Formação de Professores |
 |
Ana Maria Severiano de Paiva - |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
Formação de Professores |
 |
Ana Paula Brandão Piloni - UNIFRA |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: A ELABORAÇÃO DO SABÃO AUXILIANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Cabral Couto Pereira - UFF |
OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: IDEIAS, SIGNIFICADOS E ALGORÍTMOS |
Formação de Professores |
 |
Ana Paula Damato Bemfeito - |
O OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA: O CASO DA DISCIPLINA DE NIVELAMENTO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFRJ - CAMPUS VOLTA REDONDA |
Formação de Professores |
 |
Ana Paula de A. S. Magalhães - UEG |
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Ana Paula de A. S. Magalhães - UEG |
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A EJA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Dick - |
A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Krein Müller - |
O TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO |
Formação de Professores |
 |
Ana Paula Krein Müller - |
UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Krein Müller - |
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Ana Paula Nunes Braz Figueiredo - UFPE |
COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO RELATIVAS AO VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Nunes Braz Figueiredo - UFPE |
ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPIO DO RECIFE ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Paiva Campos - |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Ana Paula Poffo - |
TEXTO INFORMATIVO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Purcina Baumann - UNESP |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO INTERPRETATIVO DO MARCO LEGAL |
História da Educação Matemática |
 |
Ana Paula Rangel de Andrade - |
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: INTERAGINDO POR MEIO DE PADRÕES |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Rangel de Andrade - |
O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Rangel de Andrade - |
FRAÇÕES: "AFINANDO" AS LINGUAGENS MATEMÁTICA E MUSICAL |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros - UNICAMP |
UM ESTUDO SOBRE PIRÂMIDES EM UM AMBIENTE DE BASE CONSTRUCIONISTA |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Scheeren - |
JOGOS LÓGICOS E O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Ana Paula Teles de Oliveira - |
ÁLGEBRA: QUE REFLEXÕES PODEMOS FAZER APÓS A ANÁLISE DE UM TESTE APLICADO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UESB – CAMPUS JEQUIÉ |
Formação de Professores |
 |
Ana Paula Uflacker Toja - |
BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Ana Queli Mafalda Reis - |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CAMPO ALGÉBRICO |
Formação de Professores |
 |
Ana Regina Zubiolo - |
POR QUE MENOS VEZES MENOS DÁ MAIS? |
Práticas Escolares |
 |
Ana Ruth Starepravo - |
USANDO JOGOS PARA ENSINAR ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - UFRJ |
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL |
Formação de Professores |
 |
Anágela Cristina Morete Felix - |
O USO DAS MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Analdino Pinheiro Silva Filho |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE PRÁXIS DOCENTE NO PROGRAMA GESTAR II NA BAHIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Anália Barreto Souza |
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO E A ADOÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO |
Práticas Escolares |
 |
Anália Barreto Souza |
PROCESSOS COGNITIVOS E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Analice Marchezan - |
ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Analice Marchezan - |
O USO DO GEOPLANO NA CONCRETIZAÇÃO DO APRENDIZADO |
Práticas Escolares |
 |
Analucia Gaviraghi - |
NÚMERO RACIONAL NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA IDEIA PARTE-TODO: ENTENDIMENTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Anayara Gomes dos Santos - |
A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Anayara Gomes dos Santos - |
ORIGAMI – UMA FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Ancilla Dall ´onder Zat - |
A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UMA RUPTURA POSSÍVEL? |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Anderson Adilson Pacini |
ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA COM O USO DO MICROSOFT/EXCEL |
Práticas Escolares |
 |
Anderson Afonso da Silva |
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE SEUS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS |
Formação de Professores |
 |
Anderson Aparecido da Silva - |
MÚSICA, LEITURA DE IMAGENS E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Anderson Aparecido da Silva - |
PROFESSORAS POLIVALENTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: OLHAR SEMIÓTICO, PSICANALITICAMENTE ORIENTADO, DA PSICOGÊNESE DA BURRICE. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Anderson Ervino Schwertner - |
MODELAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA RESIDENCIAL |
Práticas Escolares |
 |
Anderson Fontana da Costa - UNIFRA |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: A ELABORAÇÃO DO SABÃO AUXILIANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE |
Práticas Escolares |
 |
Anderson Martins Corrêa - |
SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Anderson Roges Teixeira Goes |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
Práticas Escolares |
 |
Anderson Roges Teixeira Goes |
A EXPRESSÃO GRÁFICA POR MEIO DE PIPAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Anderson Roges Teixeira Goes |
O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO AÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
André Augusto Deodato - |
PESQUISA SOBRE NAMORO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS E CHILENOS: A METODOLOGIA "NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO" NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
André Bernardo Campos - UFJF |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA PARA TOMADA DE DECISÕES DE CONSUMO DE JOVENS-INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
André Bernardo Campos - UFJF |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA: UM CONVITE À PARTICIPAÇÃO INVESTIGATIVA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
André de Souza Rodeghiero - UFPEL |
CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NA COMUNIDADE |
Formação de Professores |
 |
Andre Gomes da Silva - UFAC |
EXPLORANDO O CÓDIGO DE BARRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
André Gustavo Oliveira da Silva - UEL |
A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DIDÁTICO DO ERRO EM PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
André Koscianski - UTFPR |
O PROJETO DE VIDEOGAMES PARA ENSINO DE MATEMATICA |
Práticas Escolares |
 |
André Koscianski - UTFPR |
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO VISUAL |
Formação de Professores |
 |
AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP |
RESOLVENDO PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO NUM CURSO DE CÁLCULO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP |
A INTUIÇÃO SEGUNDO POINCARÉ E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CÁLCULO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Andre Luis Andrejew Ferreira - |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM BLOG: A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
Formação de Professores |
 |
Andre Luis Andrejew Ferreira - |
O TRABALHO COM ÂNGULOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM VISTAS A UMA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
André Luis Trevisan - UEL |
PROVA EM FASES: UM INSTRUMENTO PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
André Luis Trevisan - UEL |
QUEM PODE APRENDER COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA? |
Práticas Escolares |
 |
André Luis Trevisan - UEL |
POR QUE MENOS VEZES MENOS DÁ MAIS? |
Práticas Escolares |
 |
André Luiz Mognol Drabach |
QUADRO TRIGONOMÉTRICO: UMA FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
Práticas Escolares |
 |
André Luiz Moterle - |
INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
André Luiz Souza Silva |
EXPECTATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM HABILIDADES EM TECNOLOGIAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA |
Formação de Professores |
 |
André Luiz Souza Silva |
ENFRENTANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM O GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
André Luiz Souza Silva |
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE QUESTÕES EXAMES NACIONAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
André Luiz Souza Silva |
FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DAS SOLUÇOES DE QUESTÕES POR ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
André Luiz Steingenberger - |
DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Práticas Escolares |
 |
André Martins Alvarenga - UNIPAMPA |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
André Nagamine - |
ESTUDO DA GEOMETRIA MÉTRICA NO ESPAÇO TRIDIMENSIONAL COM AUXÍLIO DO SOFTWARE CABRI 3D |
Formação de Professores |
 |
André Pereira da Costa - UFCG-PB |
TRABALHANDO ATIVIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
 |
André Pereira da Costa - UFCG-PB |
AS NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
André Pereira da Costa - UFCG-PB |
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
História da Educação Matemática |
 |
André Pereira da Costa - UFCG-PB |
UMA ANÁLISE SOBRE A PERMANÊNCIA E A DESISTÊNCIA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
AndrÉ Ricardo Cola - PUC-SP |
OS PARÂMETROS DO “MODELO LOGÍSTICO DE 3 PARÂMETROS”, DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, COMO ELEMENTOS DA PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
AndrÉ Ricardo Cola - PUC-SP |
ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE SARESP: AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE AGIR COMUNICATIVO |
Práticas Escolares |
 |
André Rubens Lima - |
AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 7º ANO COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FRAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
André Seixas de Novais - |
GEOGEBRA E O LUGAR GEOMÉTRICO DAS SOLUÇÕES DE UM SISTEMA DE EQUAÇÕES EM IR² |
Práticas Escolares |
 |
André Seixas de Novais - |
SOLUÇÃO QUALITATIVA PARA UM SISTEMA DE EQUAÇÕES EM IR² E A TEORIA DE IMAGEM DE CONCEITO |
Práticas Escolares |
 |
André Vicente Salazar - |
MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PROEJA/IFES: (RE)ELABORAÇÃO A PARTIR DE PERCEPÇÕES DE ALUNOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Andréa Aparecida Vieira - |
O AUXÍLIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Andréa Aparecida Vieira - |
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA |
Práticas Escolares |
 |
Andrea Cardoso - |
ALGEBRIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Andrea Cardoso - |
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM VIDEOAULAS: POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM |
Formação de Professores |
 |
Andrea Cristina Vieira - |
REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA COM USO DE SOFTWARE WINPLOT |
Práticas Escolares |
 |
Andrea Cristina Vieira - |
REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA COM USO DE SOFTWARE WINPLOT |
Práticas Escolares |
 |
Andrea Cristina Vieira - |
UTILIZANDO O TEODOLITO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Andréa de Andrade Moura - |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO DE FORMA COLABORATIVA |
Práticas Escolares |
 |
Andréa de Andrade Moura - |
O ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Andréa de Andrade Moura - |
CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES EM UMA TURMA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Andréa Paula Monteiro de Lima - |
LIVROS INFANTIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Andrea Polena - UFPR |
SELEÇÃO DE SITES, SOFTWARES E JOGOS DE MATEMÁTICA A PARTIR DA TEORIA CONSTRUTIVISTA |
Formação de Professores |
 |
Andrea Polena - UFPR |
IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Andrei Luft Diniz - UFRGS |
ENSINANDO E APRENDENDO TÓPICOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Andrei Luft Diniz - UFRGS |
ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE TRIGONOMETRIA PLANA |
Práticas Escolares |
 |
Andréia Büttner Ciani - UNIOESTE |
IDÉIAS FUNDAMENTAIS DO CÁLCULO INTEGRAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Andréia Büttner Ciani - UNIOESTE |
TRIGONOMETRIA, CÁLCULO, ENSINO E APRENDIZAGEM |
Formação de Professores |
 |
Andréia Büttner Ciani - UNIOESTE |
EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU, COMPLETAMENTO DE QUADRADO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Andréia Cardoso Ferreira |
GEOMETRIA PROJETIVA: O JOGO DOBBLE |
Práticas Escolares |
 |
Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UNIBAN |
ELABORANDO TAREFAS SOBRE TRANSFORMAÇÃO NO PLANO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL |
Práticas Escolares |
 |
Andreia Geni de Barros Guedes - |
WEBQUEST: APRENDENDO MATEMÁTICA NA INTERNET |
Práticas Escolares |
 |
Andréia Silva da Mata - UNICAMP |
TESTE DE COMPREENSÃO DE LEITURA EM PROBLEMAS ARITMÉTICOS PCLPA - ESTUDOS PRELIMINARES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Andresa Maria Justulin - UNESP - RIO CLARO |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS DIVERSAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Andressa Cesana - UFES |
COMO ORONCE FINÉ, MÉDICO E PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRANCÊS DO SÉCULO XVI, RESOLVIA PROBLEMAS DE MEDIÇÃO DE ALTURAS UTILIZANDO UM QUADRANTE GEOMÉTRICO? |
História da Educação Matemática |
 |
Andressa Cordeiro de Oliveira |
AÇÃO PIBID: JOGOS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Andressa Cordeiro de Oliveira |
AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Andrêssa Maria Retondaro Demolinari Neiva - |
PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS MINEIROS NA QUANTA 2012 NA ÍNDIA FORTALECE TODA A ESCOLA EM BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS |
Práticas Escolares |
 |
Andressa Wiedenhöft Marafiga |
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ORGNANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Andressa Wiedenhöft Marafiga |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Andriceli Richit - |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: INTERAÇÕES EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
Formação de Professores |
 |
Andrielly Viana Lemos - ULBRA |
EQUAÇÕES DE 1º GRAU: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DISPONÍVEL NO SIENA VISANDO A RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS |
Práticas Escolares |
 |
Andriely Iris Silva de Araujo - |
A CALCULADORA CIENTÍFICA UTILIZADA NA FORMULAÇÃO, NA RESOLUÇÃO E NA EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Anelize de Angelis Huss - UEL |
DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Práticas Escolares |
 |
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM |
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MEDIDAS DE COMPRIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM |
OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A PROVA BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS DESCRITORES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz - |
MATEMÁTICA E ACESSIBILIDADE A SERVIÇO DA CIDADANIA |
Formação de Professores |
 |
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz - |
O JOGO DOS MONTES COMO UMA PROPOSTA PARA TRABALHARMOS O ALGORITMO DA DIVISÃO |
Formação de Professores |
 |
Angela Afonsina de Souza Barbosa - UFPR |
MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Angela Afonsina de Souza Barbosa - UFPR |
MODELAGEM MATEMATICA: UM DEPOIMENTO SOBRE ADOÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Angela Maria Pacini Schu - UFRGS |
ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA COM O USO DO MICROSOFT/EXCEL |
Práticas Escolares |
 |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL |
ALGUMAS AÇÕES DO PROJETO PIBID II MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL |
UM ESTUDO SOBRE DIFICULDADES EM DEMONSTRAÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL |
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UM ESTUDO COM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Angela Mognon - |
RUPTURA NO CONTRATO DIDÁTICO NA DISCIPLINA MATEMÁTICA EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ângela Patricia Grajales Spilimbergo - |
REELABORANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPUTACIONAIS |
Práticas Escolares |
 |
Angela Rocha dos Santos - UFRJ |
ASSOCIANDO PESQUISA E INTERVENÇÃO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO |
Práticas Escolares |
 |
Angela Rocha dos Santos - UFRJ |
ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE FUNÇÕES: UMA RETROSPECTIVA |
História da Educação Matemática |
 |
Angela Rocha dos Santos - UFRJ |
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE QUESTÕES EXAMES NACIONAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ângela Tereza Silva de Souza - UFPB |
ABORDAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Ângela Tereza Silva de Souza - UFPB |
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA ESCOLAS INDÍGENAS – RCNEI VERSUS PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO CONTEXTO INDÍGENA POTIGUARA |
Práticas Escolares |
 |
Angéli Cervi Gabbi - |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS NOS MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Angéli Cervi Gabbi - |
LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA EM DVD |
Práticas Escolares |
 |
Angéli Cervi Gabbi - |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – COMO APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMATICOS |
Formação de Professores |
 |
Angélica da Fontoura Garcia Silva - |
SITUAÇÃO QUOCIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Formação de Professores |
 |
Angélica da Fontoura Garcia Silva - |
CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DE SITUAÇÕES PARA O ENSINO DA DIVISÃO COM FRAÇÕES. |
Formação de Professores |
 |
Angélica da Fontoura Garcia Silva - |
SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECIALIZADO A RESPEITO DE PORCENTAGEM |
Formação de Professores |
 |
Angélica da Fontoura Garcia Silva - |
DISCUTINDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Angélica Paula Costa Santos - |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Angélica Paula Costa Santos - |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA FRENTE AO PIBID-UEG-QUIRINÓPOLIS-GO |
Formação de Professores |
 |
Angélica Rodrigues Coutinho Silveira - UEL |
INDÍCIOS DE MOBILIZAÇÃO DE PENSAMENTO ALGÉBRICO POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Angélica Schossler - |
JOGOS LÓGICOS E O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Angélica Theis dos Santos - |
ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Angélica Theis dos Santos - |
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Angelica Vier Munhoz - |
PESQUISA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Angeline Maria Cartaxo Muniz - |
ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPIO DO RECIFE ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME |
Práticas Escolares |
 |
Angelita de Souza Leite - |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SABERES DOCENTES E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Formação de Professores |
 |
Angelita de Souza Leite - |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR PROFESSORES/ALUNOS |
Formação de Professores |
 |
Angelita Minetto Araújo - UTFPR |
OS PROFESSORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CURRICULAR |
Formação de Professores |
 |
Ângelo Gustavo Mendes Costa - UFRN |
A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA DA UERN: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Anielle Glória Vaz Coelho - UFU |
CARONAS UNIVERSITÁRIAS: CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Práticas Escolares |
 |
Anilda Pereira da Silva Guimarães - |
CADERNO DE REGISTRO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Formação de Professores |
 |
Anna Regina Lanner de Moura - UNICAMP |
DESCONSTRUÇÃO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Anne Harumi Mizuguchi Nakazawa - UFMT |
O QUE SE ENSINA DE MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE CADERNOS DE ALUNOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga - |
AS NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Antonia Natanayana Lima Mesquita - |
DESCOBRINDO O SEGREDO DAS FÓRMULAS DE ÁREA |
Práticas Escolares |
 |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL COM A DISCIPLINA OFICINA DE MATEMÁTICA E O PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC |
UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS |
Práticas Escolares |
 |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC |
JOGO DO SINAL: JOGANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC |
JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS |
Práticas Escolares |
 |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC |
OS JOGOS NA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Antonio da Silva Torres. - |
DAS DIFICULDADES ÀS POSSIBILIDADES: DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Antonio Fernando Dias Junior |
PROBLEMAS DE CONTEXTO NA CONCEPÇÃO DA MATEMÁTICA REALÍSTICA |
Formação de Professores |
 |
Antonio Ferreira Neto - UFRRJ |
ETNOMATEMÁTICA EM UMA ALDEIA SURUÍ PAITER |
Práticas Escolares |
 |
Antonio Flavio Claras |
NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950) |
História da Educação Matemática |
 |
Antonio Flavio Claras |
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO ESTADO DO PARANÁ DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. |
História da Educação Matemática |
 |
Antonio José de Barros Neto - |
ROBÓTICA EDUCACIONAL (NÃO TRADICIONAL) COM ARDUINO: PROTÓTIPO DE UMA MÁQUINA DE CALCULAR PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Antonio José de Barros Neto - |
PROTÓTIPOS DE MÁQUINA DE CALCULAR FRAÇÕES EM HARDWARE E SOFTWARE LIVRE |
Práticas Escolares |
 |
Antonio Noel Filho - UNISO |
CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Antonio Sales - UEMS |
MOMENTOS DIDÁTICOS EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA ANALÍTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Anuar Daian de Morais - UFRGS |
APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Aparecida Ferreira Lopes - |
A UTILIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS AFRICANOS E DOS POVOS INDÍGENAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO MATEMÁTICO INFANTIL |
Formação de Professores |
 |
Aparecida Rodrigues Silva Duarte - |
PREÂMBULO PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPO DE CATEQUIZAÇÃO DOS INDÍGENAS PELOS JESUÍTAS NO AMAZONAS: 1549 A 1759 |
História da Educação Matemática |
 |
Aparecida Santana de Souza Chiari - |
ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR E TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS |
Práticas Escolares |
 |
Aretha Fontes Alves - UFJF |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO EMBASADA PELO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS |
Formação de Professores |
 |
Aretha Fontes Alves - UFJF |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE TAREFAS FAMILIARES E NÃO-USUAIS |
Formação de Professores |
 |
Arilise Moraes de Almeida Lopes - |
O ESTUDO DE PRODUTO DE MATRIZES POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Arivana Izabel Stanski Ligeski - UFPR |
ESTUDO SOBRE COMPREENSÃO TEXTUAL DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Arleni Elise Sella Langer - |
O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DA EQUIVALÊNCIA DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS |
Práticas Escolares |
 |
Arlete Aparecida Marchioni Juste |
PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS MINEIROS NA QUANTA 2012 NA ÍNDIA FORTALECE TODA A ESCOLA EM BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS |
Práticas Escolares |
 |
Arlete de Jesus Brito - |
UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM UNIVERSAL |
História da Educação Matemática |
 |
Arlete de Jesus Brito - |
O III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DO RN (1965): UM OLHAR A PARTIR DAS PROVAS DE MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Arlindo José Sousa Junior - UFU |
COMPONENTE DE PRÁTICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Arlindo José Sousa Junior - UFU |
O PAPEL DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
Formação de Professores |
 |
Arlindo José Sousa Junior - UFU |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: UMA ARTE DE FAZER |
Práticas Escolares |
 |
Armando Freitas Tramontano - UFRJ |
NO PLANO OU NO ESPAÇO: A TECNOLOGIA DIGITAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Formação de Professores |
 |
Armando Paulo da Silva - |
ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO SENO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Armando Paulo da Silva - |
LINGUAGEM VISUAL DE PROGRAMAÇÃO: OPÇÃO DE MÍDIA E TECNOLOGIA INTERESSANTE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Armando Traldi Júnior |
A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Arno Bayer - ULBRA |
2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): AS PRODUÇÕES CIENTIFÍCAS DAS SOCIEDADES LIGADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO ENTRE 2000-2010 |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Arno Bayer - ULBRA |
2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): PROPOSTAS PARA UM ENSINO QUE VINCULE O ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU MEIO AMBIENTE. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Arno Bayer - ULBRA |
O CONTEXTO ESCOLAR TEUTO BRASILEIRO NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Arthur Belford Powell - |
EXPLORANDO FENOMENOS PERIÓDICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Arthur Belford Powell - |
ELABORANDO TAREFAS SOBRE TRANSFORMAÇÃO NO PLANO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL |
Práticas Escolares |
 |
Aruana da Rosa Sedrês - |
A IMPORTÂNCIA DO EXPERIENCIAR EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Aruana da Rosa Sedrês - |
AS CONTRIBUIÇÕES DO ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ascendino FlÁvio Dias e Silva - UFPE |
CENTROS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO(A) CECINE, A COORDENADORIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE |
História da Educação Matemática |
 |
Auremar Medeiros de Melo - |
UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO COMO JOGO EDUCATIVO A FAVOR DO PENSAMENTO MATEMÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Auxiliadora Baraldi Pacheco - |
A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E OS DIFERENTES REGISTROS DISCURSIVOS E OS SISTEMAS DE VISUALIZAÇÕES ADOTADOS POR ESTUDANTES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Aylla Gabriela Paiva de Araujo - |
A CALCULADORA CIENTÍFICA UTILIZADA NA FORMULAÇÃO, NA RESOLUÇÃO E NA EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Ayze Jammylle Batista Ferreira - |
A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI |
Práticas Escolares |
 |
Ayze Jammylle Batista Ferreira - |
EXPLORANDO O FORMATO HEXAGONAL DOS FAVOS DE MEL DAS ABELHAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ayze Jammylle Batista Ferreira - |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |