EIXOS E SUBEIXOS

EIXO 1 – PRÁTICAS ESCOLARES

SUBEIXOS:

1.1. Avaliação em Educação Matemática

1.2. Desenvolvimento curricular em Educação Matemática

1.3. Recursos Didáticos e Educação Matemática

1.4. Inclusão e Educação Matemática

1.5. Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática

1.6. Tecnologias e Educação à distância no contexto da Educação Matemática

1.7. Resolução de Problemas e Modelagem em Educação Matemática

1.8. Educação Matemática e Diversidade Cultural

 

EIXO 2 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SUBEIXOS:

2.1. Educação Matemática, Culturas e Diferença

2.2. A Educação matemática sob o enfoque histórico-cultural

2.3. Cognição e Educação Matemática

2.4. Concepções, Crenças e Atitudes em Educação Matemática

2.5. Pesquisas em políticas públicas voltadas à escola básica

2.6. A pesquisa em Educação Matemática em suas bases sociológicas e filosóficas

2.7. Pesquisas em Educação Matemática na infância

2.8. Práticas de letramento matemático

2.9. Pesquisas sobre comunicação e argumentação nas aulas de Matemática

 

EIXO 3 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

SUBEIXOS:

3.1. Aprendizagem de conceitos matemáticos na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e Formação de Professores

3.2. Políticas Públicas Curriculares e Formação de Professores de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

3.3. Formação inicial de professores que ensinam matemática

3.4. A parceria universidade e escola na formação de professores que ensinam matemática

3.5. Formação de professores de Matemática e Tecnologia

3.6. Trabalho docente e professores formadores que ensinam matemática

 

EIXO 4 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SUBEIXOS:

4.1. História da Educação Matemática e Cultura

4.2. História da Educação Matemática e Matemática

4.3. História da Educação Matemática e Filosofia

4.4. História da Educação Matemática e Formação de Professores

4.5. História da Educação Matemática e História

4.6. História da Educação Matemática e suas fontes de pesquisa

 

Ementas

EIXO 1 – PRÁTICAS ESCOLARES

Coordenação: Regina Buriasco (UEL)

O eixo Práticas Pedagógicas privilegia propostas que tenham referência direta no dia-a-dia das salas de aula tanto da educação básica quanto da educação superior. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e aprendizagem da Matemática.

 

SUBEIXOS:

1.1.            Avaliação em Educação Matemática

Coordenadora: Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ).

Estudos e experiências que abordem os diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação, compreendendo tanto as avaliações realizadas no espaço da sala de aula para verificar a aprendizagem dos estudantes quanto as realizadas para verificar o desempenho/proficiência nos testes das avaliações em larga escala (Prova Brasil, Saeb, ENEM etc.).

 

1.2.            Desenvolvimento curricular em Educação Matemática

Coordenadora: Cláudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA)

Estudos e experiências que abordem o desenvolvimento curricular, com destaque para as variadas formas de abordagem dos conteúdos curriculares (aspectos teóricos e metodológicos).

 

1.3.            Recursos Didáticos e Educação Matemática

Coordenadora: Regina Célia Grando (USF)

Estudos e experiências que abordem o uso de diferentes recursos didáticos na organização do trabalho pedagógico, tais como os recursos lúdicos, os materiais impressos (por exemplo, o livro didático), os materiais manipuláveis, os laboratórios e os demais recursos utilizados no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

 

1.4.            Inclusão e Educação Matemática

Coordenadora: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes (UNIBAN)

Estudos e experiências que abordem os processos de ensino e aprendizagem da matemática com pessoas que têm necessidades educacionais especiais.

 

1.5.            Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática

Coordenadora: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG)

Estudos e experiências que abordem as práticas educativas com jovens e adultos, em espaços formais e não formais, do processo de alfabetização à finalização da educação básica.


1.6.            Tecnologias e Educação à distância no contexto da Educação Matemática

Coordenador: Maurício Rosa (ULBRA)

Estudos e experiências que abordem o uso das tecnologias e dos recursos da educação a distância na formação matemática dos estudantes, nos diferentes níveis e modalidades educacionais.

 

1.7.            Resolução de Problemas e Modelagem em Educação Matemática

Coordenadora: Norma Suely Gomes Allevato (UNICSUL)

Estudos e experiências que abordem o uso da resolução de problemas e/ou da modelagem matemática como metodologias para a organização do trabalho pedagógico com a matemática.

 

1.8.            Educação Matemática e Diversidade Cultural

Coordenadora: Gelsa  Knijnik (UNISINOS)

Estudos e experiências que abordem a diversidade étnica e cultural de alguns grupos sociais e seus processos de matematização.

 

 


 

EIXO 2 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Coordenação: Adair Mendes Nacarato (USF)

A Educação Matemática enquanto campo profissional e de produção de saberes vem se ampliando de forma significativa nas últimas décadas, principalmente nas suas interfaces com outros campos do conhecimento: Linguística, Filosofia, Sociologia, Estudos Culturais, Psicologia, Didática, Currículo, Estatística, dentre outros. Analisar e socializar pesquisas no campo da Educação Matemática requer contemplar esse mosaico teórico e metodológico. Nesse sentido, o presente eixo visa agregar as múltiplas perspectivas de pesquisas no campo da Educação Matemática e suas interfaces, de abordagens qualitativas e/ou quantitativas.  Serão aceitas pesquisas empíricas, bibliográficas/documentais ou ensaios teóricos concluídas ou em andamento, com resultados parciais.

 

SUBEIXOS

 

2.1.            Educação Matemática, Culturas e Diferença

Coordenadora: Ieda Giongo (Univates/RS)

O subeixo focaliza pesquisas – finalizadas ou em andamento – que examinam questões vinculadas ao entrecruzamento entre educação matemática, culturas e diferença. Nesse sentido, poderão ser aceitos trabalhos que discutem práticas pedagógicas efetivadas em espaços escolares e não escolares alicerçados em distintos referenciais teóricos, com ênfase, sobretudo, naqueles que discutem a relação educação matemática e sociedade, tais como etnomatemática e educação matemática crítica.

 

2.2.            A Educação matemática sob o enfoque histórico-cultural

Coordenadora: Anemari Roesler L.V.Lopes (UFSM)

O subeixo focaliza pesquisas no campo da educação matemática que se pautam teoricamente na abordagem histórico-cultural. Os trabalhos nesta perspectiva poderão discutir questões que envolvam as práticas de sala de aula, nos diferentes níveis de ensino, considerando os fundamentos teórico-metodológicos acerca da linguagem, processos de ensino e de aprendizagem, movimento conceitual, atividade, mediação cultural, avaliação, aprendizagem docente, dentre outras. Serão aceitos trabalhos empíricos e bibliográficos/documentais.

 

2.3.            Cognição e educação matemática

Coordenadora: Maria Lucia Moro (UFPR)

O subeixo focaliza estudos sobre as possíveis relações entre os processos cognitivos do aprendiz em jogo na elaboração de conceitos matemáticos em situações escolares, estas sejam em sentido estrito, sejam em sentido amplo. Poderão ser aceitos estudos que, apoiados em diferentes linhas de fundamentação teórica, tratam quantitativa e/ou qualitativamente tanto os processos e/ou esquemas cognitivos gerais (organizadores estruturais), como  os específicos ao conceito matemático focalizado. Ainda, tanto poderão ser recebidos estudos que priorizem as relações da cognição com a elaboração conceitual matemática em longo prazo (perspectiva do desenvolvimento cognitivo), como em curto prazo (perspectiva da aprendizagem).

 

2.4.            Concepções, Crenças e Atitudes em Educação Matemática

Coordenadora: Miriam Utsumi (USP/São Carlos)

O subeixo focaliza pesquisas apoiadas em diferentes fundamentações teóricas que analisam quantitativa ou qualitativamente  concepções, crenças, valores, representações sociais e atitudes em relação à matemática e à estatística, bem como suas relações com as habilidades matemáticas, a aprendizagem, o desempenho, a representação mental, o automatismo e a memória durante a aquisição e o desenvolvimento do pensamento matemático.

 

2.5.            Pesquisas em políticas públicas voltadas à escola básica

Coordenadora: Andréia Maria Pereira de Oliveira (UEFS/BA)

O subeixo focaliza os trabalhos, na modalidade comunicação científica, referentes a políticas públicas direcionadas à educação básica. Ou seja, o foco serão os estudos que investigam programas governamentais voltados à educação básica, como, por exemplo: o Programa Pró-Letramento, Programa Proinfantil, Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Observatório da Educação (OBEDUC), dentre outros.

 

2.6.            A pesquisa em Educação Matemática em suas bases sociológicas e filosóficas

Coordenadora: Sônia Maria Clareto (UFJF)

O subeixo objetiva congregar pesquisadores vinculados a universidades e diferentes instituições de pesquisa e de ensino brasileiros que se dedicam a pesquisas que constituem sua condição – estrutura, bases epistemológicas, referencias teórico-metodológicos –  vinculados à sociologia ou à filosofia, em sua multiplicidade de afiliações ou aproximações. Devido à dupla entrada – a sociologia e a filosofia – este subeixo mostra-se amplo na acolhida da diferença que se concretiza na multiplicidade de entradas e matrizes teóricas.

 

2.7.            Pesquisas em Educação Matemática na infância

Coordenadora: Celi Espasandin Lopes (UNICSUL)

O subeixo se destina a acolher e discutir as produções científicas que têm tido como foco: os processos de ensino e de aprendizagem, aspectos curriculares e uso de recursos didáticos em Matemática na Infância. Visa analisar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais da cultura infantil os quais são delineadores da Educação Matemática das crianças de 2 a 10 anos.

 

2.8.            Práticas de Letramento matemático

Coordenadora: Claudianny Amorim Noronha (UFRN)

Este subeixo visa acolher e discutir pesquisas no âmbito das práticas de letramento matemático em suas múltiplas denominações: alfabetização matemática, numeramento, literacia e numeracia. Contemplará pesquisas concluídas ou em andamento, com resultados parciais, nas abordagens qualitativa e/ou quantitativa e em seus múltiplos referenciais teóricos e que tratem de questões relativas às práticas de sala de aula e a formação docente.

 

2.9.            Pesquisas sobre comunicação e argumentação nas aulas de Matemática

Coordenadora: Regina Maria Pavanello (UEM)

O subeixo visa acolher e discutir pesquisas que abordem a interação comunicativa nas aulas de Matemática.


 

EIXO 3 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

Coordenação: Maria Tereza Carneiro Soares – UFPR

A Formação inicial e continuada de Professores no âmbito da Educação Matemática tem sido caracterizada como espinha dorsal dos processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como para o professor de Matemática, em qualquer dos níveis e modalidades de ensino. Localizado na fronteira dos saberes e fazeres necessários ao desenvolvimento e profissionalização do futuro professor e do professor em exercício nos sistemas responsáveis pela educação no Brasil, o presente eixo poderá acolher trabalhos concluídos ou em andamento sob os mais diversos matizes teóricos e metodológicos, desde que pertinentes aos subeixos a seguir delimitados.

 

SUBEIXOS

 

3.1.            Aprendizagem de conceitos matemáticos na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e Formação de Professores

Coordenadora: Gilda Lisbôa Guimarães (UFPE)

Este subeixo tem como foco a análise da aprendizagem de conceitos matemáticos envolvendo números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação, abordados durante a formação inicial do futuro professor, como também em cursos de formação continuada oferecidos pelos sistemas de ensino a professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também poderão ser aceitos trabalhos que tomem como objeto de análise, livros didáticos, revistas educacionais, periódicos especializados, softwares e outros materiais de suporte a aprendizagem nesses níveis de ensino.

 

3.2.            Políticas Públicas Curriculares e Formação de Professores de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Coordenador: Marcio Antonio da Silva (UFMS)

Este subeixo tem como foco a formação inicial e continuada do professor de Matemática, como espaço de análise das políticas públicas curriculares que direcionam a estrutura dos atuais cursos de licenciatura em Matemática e dos cursos de formação oferecidos aos professores em exercício, tanto nos sistemas públicos quanto privados.  Também poderão ser aceitos trabalhos sobre práticas de organização curricular no contexto da escola/sistemas de ensino e práticas de apropriação e/ou desenvolvimento de materiais didáticos durante processos formativos do professor dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

3.3.            Formação inicial de professores que ensinam Matemática

Coordenadores: Dario Fiorentini (Unicamp) e Cármen Lúcia Bracaglion Passos (UFSCar).

Este subeixo visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiências acerca da formação inicial de professores que ensinam matemática e contempla Cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. As temáticas envolvem, entre outros aspectos, questões curriculares, estágio supervisionado, PIBID, vinculação entre formação específica e formação didático-pedagógica e entre práticas formativas e práticas profissionais.

 

3.4.            A parceria universidade e escola na formação de professores que ensinam matemática

Coordenador: Vinício de Macedo Santos (FEUSP)

Este subeixo assenta-se na idéia de que a formação teórica e prática do professor, de que a produção, disseminação e uso do conhecimento educacional são processos indissociáveis, ainda que de naturezas diferentes, o que tem rompido, na atualidade, com a clássica separação entre pensar e fazer, entre universidade e escola, entre pesquisa e ensino. Poderão ser aceitos trabalhos que tem como foco as possibilidades de articulação entre escola e universidade durante processos de formação inicial e continuada de professores para o ensino de matemática.

 

3.5.            Formação de professores de Matemática e tecnologia

Coordenadora: Marilena Bittar  (UFMS)

Este subeixo tem como foco o uso da tecnologia em processos de formação inicial presencial e a distância e nas diversas modalidades de educação continuada de professores, apoiados em diferentes linhas teóricas e metodológicas. Poderão ser aceitos trabalhos que analisem o uso de software, applets, tecnologias móveis, TV, e outros, em aulas de matemática para todos os níveis de ensino.

 

3.6.            Trabalho docente e professores formadores que ensinam matemática

Coordenadora: Laurizete Ferragut Passos (PUCSP)

Este subeixo tem como foco a análise das práticas e dos desafios enfrentados pelos professores formadores que exercem a docência nos cursos de licenciatura em Matemática, como também, pelos que ensinam Matemática nos cursos de Pedagogia, decorrentes das novas demandas no atual contexto de mudanças do mundo contemporâneo. Poderão ser aceitos trabalhos que abordem a formação do formador, as condições de trabalho do professor formador, as formas de organização do trabalho docente e o novo aluno que busca a profissão docente, dentre outros.

 


 

EIXO 4 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Coordenação: Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)

Em tempo do 25º aniversário da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, o eixo organizador “História da Educação Matemática” congregará trabalhos que levem em conta a educação matemática em perspectiva histórica. Nesse sentido, este eixo socializará a público mais amplo as pesquisas, experiências e relatos de práticas pedagógicas que tomam a História da Educação Matemática como tema de investigação, como recurso e como metodologia nos estudos e trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nos programas de pós-graduação, nos cursos Lato Sensu, nos cursos de licenciatura, na formação continuada de professores e nas salas de aula da educação básica. Na divulgação, circulação e sistematização de toda essa produção a partir do XI ENEM, passo adiante poderá ser dado no sentido de incluir a “História da Educação Matemática” como uma tendência da educação matemática com vistas à melhoria de qualidade dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. A recente produção relativa à história da educação matemática revela de modo inequívoco as contribuições que vem sendo dadas à Educação Matemática por essa perspectiva de abordagem.

 

SUBEIXOS:

 

 4.1.            História da Educação Matemática e Cultura

Coordenadora: Cláudia Regina Flores (UFSC)

Este subeixo receberá trabalhos que articulem estudos históricos e estudos culturais relativos ao ensino e aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis escolares. Exemplos de temas são os estudos relativos ao papel da historicidade e da visualidade; às discussões sobre arte e história da educação matemática; ao desenvolvimento histórico da Etnomatemática dentre outros assuntos.

 

4.2.            História da Educação Matemática e Matemática

Coordenador: Iran Abreu Mendes (UFRN)

Trabalhos que levem em conta a problematização entre História da Educação Matemática e História da Matemática, serão aceitos neste subeixo. Desse modo, estão contemplados neste item, sobretudo, estudos relativos ao papel da História da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática.

 

4.3.            História da Educação Matemática e Filosofia

Coordenador: Antonio Vicente Garnica (UNESP)

A produção relativa ao passado do ensino e aprendizagem da Matemática em diferentes níveis escolares deverá ser analisada nos trabalhos enviados a este eixo. Com ferramental teórico-metodológico de cunho predominantemente filosófico, os estudos deverão problematizar a produção existente sobre História da Educação Matemática. Além disso, apontar as diferentes perspectivas teóricas que vêm fertilizando as investigações sobre História da Educação Matemática.

 

4.4.            História da Educação Matemática e Formação de Professores

Coordenadora: Neuza Bertoni Pinto (PUC-PR)

Este subeixo receberá trabalhos cujo foco é o uso da História da Educação Matemática na formação de professores que ensinam Matemática. Estão contemplados todos os níveis de ensino. Experiências, ensaios e todas as formas ligadas ao uso da História da Educação Matemática como recurso ou metodologia de ensino poderão ser enviados para este item organizador do Encontro.

 

4.5.            História da Educação Matemática e História

Coordenadora: Maria Célia Leme da Silva (UNIFESP)

A produção da História da Educação Matemática como especificidade da História da Educação é elemento orientador para o envio de trabalhos a este subeixo. Serão aceitas neste item organizador, contribuições para minicursos, comunicações, pôsteres, relatos de experiências de pesquisa dentre outras modalidades. Considera-se como elemento fundamental para os estudos a serem apresentados neste subeixo o diálogo com os estudos históricos, com as produções dos historiadores.

 

4.6.            História da Educação Matemática e suas fontes de pesquisa

Coordenadora: Lucia Maria Aversa Villela (USS)

Neste subeixo está previsto o recebimento de trabalhos de diferentes modalidades que tratem das fontes de pesquisa utilizadas nos estudos da educação matemática em perspectiva histórica. Assim, por exemplo, propostas relacionadas à organização, armazenamento e utilização de documentos escritos, orais, fotográficos dentre outros, poderão ser apresentados nesta subtemática.