Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PEDRO |
Tania Elisa Seibert - ULBRA |
Ivonete Teresinha Chitolina - ULBRA Débora Moreira Pereira - ULBRA Silvana Trevisol da Silva - ULBRA Luiza Fernanda Martins Costa - ULBRA
|
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UBERABA |
Betyna Lima Bahia - |
Cássia de Paula Ferreira de Melo -
|
|
A FORMAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO RCNEI E DIRETRIZES CURRICULARES |
Mirian Ferreira de Brito - |
|
|
A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO |
Paulo Ferreira do Carmo - PUC-SP |
|
|
A GEOMETRIA DA NATUREZA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA ESCOLA ÁLVARES DE AZEVEDO E DOS BOLSISTAS PIBIDIANOS |
Geisi Kerlly Florentina Souza - |
|
|
A IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID DE MATEMÁTICA NA UFF-INFES |
Fabiano dos Santos Souza - UFF |
Vinicius Mendes Couto Pereira - UFRJ Erik Sardela Marques Patrícia Teixeira Lima - UFF Thalita de Lima Silva - UFF
|
|
ANÁLISE MATEMÁTICA: UM ENFOQUE EXPERIMENTAL |
Lucas Carato Mazzi - |
|
|
ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA BAHIA POR MEIO DO PROJETO-AÇÃO “GESTAR NA ESCOLA” |
Enoilma Simões Paixão Correia Silva - |
|
|
AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE BRASIL E VENEZUELA. |
Marcelo Navarro da Silva - |
|
|
CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
Keila Tatiana Boni - UEL |
Márcia Praisler Pereira Ferreira Mara Aparecida Pedrini Germano
|
|
COMO ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO COMPREENDEM OS CONCEITOS DE DERIVADA E DE INTEGRAL COM O USO DE UM CAS ONLINE? |
Leozart da Silva Matos - UFJF |
|
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PERFIS CONCEITUAIS |
Alessandro Jacques Ribeiro - |
|
|
CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE |
Marcos Coutinho Mota - |
Rafael Cazal Silva - Marcos Pavani de Carvalho
|
|
DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
Paulo Marcos Flores - |
|
|
ENSINANDO MATEMÁTICA JOGANDO: LUDICIDADE NO ENSINO |
Leonardo Rodrigues Leite - UFV |
Maurício Silva Lacerda - UFV
|
|
EXPLORANDO DIFERENTES DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES |
Cristewany Regina Capitani - UTFPR |
Ana Caroline Botelho Biazin - UTFPR
|
|
EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. |
Alceu Domingues Alves - |
Enilson Rodrigues de Melo - UFRPE Luisa Matos de Barros Correia - UFRPE
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM PROJETO DE EXTENSÃO |
Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa - |
Renata Toncovitch das Neves
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO/PIBID/MATEMÁTICA/CPPP/UFMS |
José Ramão de Souza Chiquitin - |
Geovane Soares Balejo - Vanilda Alves da Silva -
|
|
INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Vanessa Marcelino Bistaffa - UEM |
Aline Ferreira Bezerra Danielle Soares de Freitas Souza Lenir Guilhem Alonso Marcia Maioli
|
|
INTERAÇÃO SOCIAL E LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Marcos AurÉlio Alves e Silva - UFPE |
Amanda do Nascimento Rosa -
|
|
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LABEM/UFF): UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E AÇÃO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
Danielle Guimarães Hepner - UFF |
FlÁvia dos Santos Soares - UFF Bruno Alves Dassie - UFF
|
|
MOTIVOS DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFNMG - CAMPUS JANUÁRIA |
Maria Eva Freire de Alkimim - |
Neila Marcelle Gualberto Leite -
|
|
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS |
Magna Natalia Marin Pires - UEL |
Mírian Aparecida Montanholi Dariva Diego Barboza Prestes - UEL
|
|
O ESTUDO DAS FUNÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO |
Adriano Torri Souza - UFSM |
Crístiam Wallao Rosa - UFSM Tiele Aquino Schünemann - UFSM
|
|
O PIBID E A FORMAÇÃO DE ALUNOS DA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Delane Santos de Macedo - |
Gilson Bispo de Jesus -
|
|
O PIBID NA ESCOLA: REFLEXÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AMARGOSA |
Patricia Santos Pereira - |
Silmary Silva dos Santos - Wériton de Souza Lôbo -
|
|
O PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO |
Jaque Willian Scotton - |
Cézar Rodrigo da Silva - Fenanda Levandoski da Silva Patrícia Sandri Raquel Anger Bulling Nilce Fátima Scheffer -
|
|
O USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE CÁLCULO: VANTAGENS E DESVANTAGENS |
Douglas Marin - UFU |
|
|
PARTICIPAÇÃO NO PROJETO MODELS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT FOR MATHEMATICS TEACHER |
Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP |
|
|
PROGRAMA DÁ LICENÇA MATEMÁTICA-UFF E A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Natasha Cardoso Dias - UFF |
Wanderley Moura Rezende - UFF
|
|
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ERNA WÜRTH |
Tania Elisa Seibert - ULBRA |
Taiana Dorneles da Silva - Neide Alves Schaeffer - ULBRA Álvaro Luis Alves Fagundes - ULBRA
|
|
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DA OBESIDADE POR MEIO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA |
Geovane Soares Balejo - |
José Ramão de Souza Chiquitin - Vanilda Alves da Silva -
|
|
REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU.PE |
Elizabeth Francisca de Melo Filha |
Jorge Henrique Duarte -
|
|
RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE |
Jefferson Rodrigues da Silveira - UFPEL |
Bruna da Silva Leitzke - UFPEL Camila Pinto da Costa - Rejane Pergher -
|
|
RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA |
Juliana de Oliveira Gonzalez |
Luciane Rosa Monte Marilia Nunes Dall Asta - FURG
|
|
REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO DE CASO |
Jonas da C. Ricardo - UERJ |
Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ
|
|
TRABALHANDO COM AS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UM CONVERSAR INTERDISCIPLINAR |
Luciane Rosa Monte |
Vanessa Silva da Luz - Marilia Nunes Dall Asta - FURG
|
|
TRIGONOMETRIA, CÁLCULO, ENSINO E APRENDIZAGEM |
Andréia Büttner Ciani - UNIOESTE |
Steffani M. C. Miranda - Susana Lazzaretti Padilha -
|
|
UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O INÍCIO DE UM LONGO PERCURSO |
Franciele Taís de Oliveira - |
Sueli Liberatti Javaroni -
|
|
UM PROJETO DE MATEMÁTICA E MUITAS OPORTUNIDADES DE APERFEIÇOAR A DOCÊNCIA |
Denis Rodrigues da Silva - UFGD |
Diogo Ferreira Jandrey -
|
|
UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Willian Damin - UTFPR |
Guataçara dos Santos Junior - UTFPR Rudolph dos Santos Gomes Pereira -
|
|
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CONICAS COM USO DOS SOFTWARES GEOGEBRA |
Elisângela Silva Farias - |
Fabiana Oliveira Serra - Fabiane Santana da Silva - Sirlêda Souza Santos -
|
|
USO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID UFRRJ MATEMÁTICA SEROPÉDICA |
Gisela Maria da Fonseca Pnto - UFRRJ |
|
|
USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA |
Renato dos Santos Diniz - |
Josyclesio Lima da Silva - Pedro LÚcio Barboza
|
|
VIVÊNCIAS ESCOLARES DO PIBID/MATEMÁTICA |
Josiane Bernz Siqueira - |
|
|
XADREZ NAS ESCOLAS E PARA TODOS |
Douglas Silva Fonseca - UFT |
|
|
História da Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
ALAN TURING:IDEIAS PLUGADAS |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS |
|
|
A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA DIMENSÃO HISTÓRICA |
Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT |
Rosssiter Ambrósio dos Santos -
|
|
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB |
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - André Pereira da Costa - UFCG-PB Laryssa Aquino de Andrade - Jose Jorge Casimiro dos Santos - Valeska Ferreira Rezende -
|
|
A MATEMÁTICA NO NU DE MARTINHO DE HARO: VISUALIDADE, ARTE E EDUCAÇÃO |
Mike Christian de Lima - UFSC |
|
|
AL-BIRUNI: UMA BIOGRAFIA |
Priscila Lúcia Tartare - UNICENTRO |
Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO
|
|
CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: ATIVIDADES MATEMÁTICAS DA ESCOLA-CLASSE 4 |
Juliany Santana dos Santos - UEFS |
|
|
COMO AS DISPUTAS ENTRE MATEMÁTICOS INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E DAS SOLUÇÕES DAS EQUAÇÕES CÚBICAS |
Caroline Lourenço Russo - |
Ricardo Roberto Plaza Teixeira -
|
|
EXERCÍCIOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GOIÁS E NO TOCANTINS |
Fernando Guedes Cury - UFRN |
|
|
LILAVATI DO HINDU AO PORTUGUÊS: QUASE NOVE SÉCULOS |
Jussara Pereira Fernandes - UNB |
|
|
NICOLAS BOURBAKI NO BRASIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES |
Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO |
|
|
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRAJETÓRIA HISTORICA NA UFJF |
Eder Quintão Lisboa - UFJF |
Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
|
|
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PERÍODO DE 1890 A 1925 |
Jorge Alexandre dos Santos Gaspar - USS |
Lucia Maria Aversa Villela - USS
|
|
O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE MASCHERONI (1750 – 1800): ABORDAGEM E SOLUÇÃO HISTÓRICA ALIADA A SOLUÇÃO COM SOFTWARES GEOMÉTRICOS |
José Damião Souza de Oiveira - |
Giselle Costa de Sousa - UFRN
|
|