ÍNDICE DE PÔSTERES - 1

| 1 | | 2 || 3 || 4 |
Formação de Professores
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PEDRO Tania Elisa Seibert - ULBRA Ivonete Teresinha Chitolina - ULBRA
Débora Moreira Pereira - ULBRA
Silvana Trevisol da Silva - ULBRA
Luiza Fernanda Martins Costa - ULBRA
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UBERABA Betyna Lima Bahia - Cássia de Paula Ferreira de Melo -
A FORMAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO RCNEI E DIRETRIZES CURRICULARES Mirian Ferreira de Brito -  
A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO Paulo Ferreira do Carmo - PUC-SP  
A GEOMETRIA DA NATUREZA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA ESCOLA ÁLVARES DE AZEVEDO E DOS BOLSISTAS PIBIDIANOS Geisi Kerlly Florentina Souza -  
A IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID DE MATEMÁTICA NA UFF-INFES Fabiano dos Santos Souza - UFF Vinicius Mendes Couto Pereira - UFRJ
Erik Sardela Marques
Patrícia Teixeira Lima - UFF
Thalita de Lima Silva - UFF
ANÁLISE MATEMÁTICA: UM ENFOQUE EXPERIMENTAL Lucas Carato Mazzi -  
ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA BAHIA POR MEIO DO PROJETO-AÇÃO “GESTAR NA ESCOLA” Enoilma Simões Paixão Correia Silva -  
AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE BRASIL E VENEZUELA. Marcelo Navarro da Silva -  
CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS Keila Tatiana Boni - UEL Márcia Praisler Pereira Ferreira
Mara Aparecida Pedrini Germano
COMO ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO COMPREENDEM OS CONCEITOS DE DERIVADA E DE INTEGRAL COM O USO DE UM CAS ONLINE? Leozart da Silva Matos - UFJF  
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PERFIS CONCEITUAIS Alessandro Jacques Ribeiro -  
CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE Marcos Coutinho Mota - Rafael Cazal Silva -
Marcos Pavani de Carvalho
DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA Paulo Marcos Flores -  
ENSINANDO MATEMÁTICA JOGANDO: LUDICIDADE NO ENSINO Leonardo Rodrigues Leite - UFV Maurício Silva Lacerda - UFV
EXPLORANDO DIFERENTES DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES Cristewany Regina Capitani - UTFPR Ana Caroline Botelho Biazin - UTFPR
EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. Alceu Domingues Alves - Enilson Rodrigues de Melo - UFRPE
Luisa Matos de Barros Correia - UFRPE
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM PROJETO DE EXTENSÃO Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa - Renata Toncovitch das Neves
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO/PIBID/MATEMÁTICA/CPPP/UFMS José Ramão de Souza Chiquitin - Geovane Soares Balejo -
Vanilda Alves da Silva -
INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Vanessa Marcelino Bistaffa - UEM Aline Ferreira Bezerra
Danielle Soares de Freitas Souza
Lenir Guilhem Alonso
Marcia Maioli
INTERAÇÃO SOCIAL E LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Marcos AurÉlio Alves e Silva - UFPE Amanda do Nascimento Rosa -
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LABEM/UFF): UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E AÇÃO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE Danielle Guimarães Hepner - UFF FlÁvia dos Santos Soares - UFF
Bruno Alves Dassie - UFF
MOTIVOS DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFNMG - CAMPUS JANUÁRIA Maria Eva Freire de Alkimim - Neila Marcelle Gualberto Leite -
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS Magna Natalia Marin Pires - UEL Mírian Aparecida Montanholi Dariva
Diego Barboza Prestes - UEL
O ESTUDO DAS FUNÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO Adriano Torri Souza - UFSM Crístiam Wallao Rosa - UFSM
Tiele Aquino Schünemann - UFSM
O PIBID E A FORMAÇÃO DE ALUNOS DA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA Delane Santos de Macedo - Gilson Bispo de Jesus -
O PIBID NA ESCOLA: REFLEXÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AMARGOSA Patricia Santos Pereira - Silmary Silva dos Santos -
Wériton de Souza Lôbo -
O PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO Jaque Willian Scotton - Cézar Rodrigo da Silva -
Fenanda Levandoski da Silva
Patrícia Sandri
Raquel Anger Bulling
Nilce Fátima Scheffer -
O USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE CÁLCULO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Douglas Marin - UFU  
PARTICIPAÇÃO NO PROJETO MODELS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT FOR MATHEMATICS TEACHER Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP  
PROGRAMA DÁ LICENÇA MATEMÁTICA-UFF E A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Natasha Cardoso Dias - UFF Wanderley Moura Rezende - UFF
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ERNA WÜRTH Tania Elisa Seibert - ULBRA Taiana Dorneles da Silva -
Neide Alves Schaeffer - ULBRA
Álvaro Luis Alves Fagundes - ULBRA
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DA OBESIDADE POR MEIO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA Geovane Soares Balejo - José Ramão de Souza Chiquitin -
Vanilda Alves da Silva -
REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU.PE Elizabeth Francisca de Melo Filha Jorge Henrique Duarte -
RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE Jefferson Rodrigues da Silveira - UFPEL Bruna da Silva Leitzke - UFPEL
Camila Pinto da Costa -
Rejane Pergher -
RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA Juliana de Oliveira Gonzalez Luciane Rosa Monte
Marilia Nunes Dall Asta - FURG
REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO DE CASO Jonas da C. Ricardo - UERJ Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ
TRABALHANDO COM AS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UM CONVERSAR INTERDISCIPLINAR Luciane Rosa Monte Vanessa Silva da Luz -
Marilia Nunes Dall Asta - FURG
TRIGONOMETRIA, CÁLCULO, ENSINO E APRENDIZAGEM Andréia Büttner Ciani - UNIOESTE Steffani M. C. Miranda -
Susana Lazzaretti Padilha -
UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O INÍCIO DE UM LONGO PERCURSO Franciele Taís de Oliveira - Sueli Liberatti Javaroni -
UM PROJETO DE MATEMÁTICA E MUITAS OPORTUNIDADES DE APERFEIÇOAR A DOCÊNCIA Denis Rodrigues da Silva - UFGD Diogo Ferreira Jandrey -
UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Willian Damin - UTFPR Guataçara dos Santos Junior - UTFPR
Rudolph dos Santos Gomes Pereira -
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CONICAS COM USO DOS SOFTWARES GEOGEBRA Elisângela Silva Farias - Fabiana Oliveira Serra -
Fabiane Santana da Silva -
Sirlêda Souza Santos -
USO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID UFRRJ MATEMÁTICA SEROPÉDICA Gisela Maria da Fonseca Pnto - UFRRJ  
USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA Renato dos Santos Diniz - Josyclesio Lima da Silva -
Pedro LÚcio Barboza
VIVÊNCIAS ESCOLARES DO PIBID/MATEMÁTICA Josiane Bernz Siqueira -  
XADREZ NAS ESCOLAS E PARA TODOS Douglas Silva Fonseca - UFT  
História da Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
ALAN TURING:IDEIAS PLUGADAS Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS  
A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA DIMENSÃO HISTÓRICA Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT Rosssiter Ambrósio dos Santos -
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira -
André Pereira da Costa - UFCG-PB
Laryssa Aquino de Andrade -
Jose Jorge Casimiro dos Santos -
Valeska Ferreira Rezende -
A MATEMÁTICA NO NU DE MARTINHO DE HARO: VISUALIDADE, ARTE E EDUCAÇÃO Mike Christian de Lima - UFSC  
AL-BIRUNI: UMA BIOGRAFIA Priscila Lúcia Tartare - UNICENTRO Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO
CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: ATIVIDADES MATEMÁTICAS DA ESCOLA-CLASSE 4 Juliany Santana dos Santos - UEFS  
COMO AS DISPUTAS ENTRE MATEMÁTICOS INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E DAS SOLUÇÕES DAS EQUAÇÕES CÚBICAS Caroline Lourenço Russo - Ricardo Roberto Plaza Teixeira -
EXERCÍCIOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GOIÁS E NO TOCANTINS Fernando Guedes Cury - UFRN  
LILAVATI DO HINDU AO PORTUGUÊS: QUASE NOVE SÉCULOS Jussara Pereira Fernandes - UNB  
NICOLAS BOURBAKI NO BRASIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO  
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRAJETÓRIA HISTORICA NA UFJF Eder Quintão Lisboa - UFJF Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PERÍODO DE 1890 A 1925 Jorge Alexandre dos Santos Gaspar - USS Lucia Maria Aversa Villela - USS
O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE MASCHERONI (1750 – 1800): ABORDAGEM E SOLUÇÃO HISTÓRICA ALIADA A SOLUÇÃO COM SOFTWARES GEOMÉTRICOS José Damião Souza de Oiveira - Giselle Costa de Sousa - UFRN
| 1 | | 2 || 3 || 4 |