História da Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
OLHAR, EFEITO E PROBLEMATIZAÇÃO: ARTE E VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Liliane Silveira de Medeiros - UFSC |
Cláudia Regina Flores - UFSC
|
|
OMAR KHAYYAM: UMA BIOGRAFIA |
Beatriz Rudek - |
Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO
|
|
OS CARTÕES BORDADOS DE MARY BOOLE: UMA PROPOSTA LÚDICA APOIADA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Giselle Costa de Sousa - UFRN |
Marta Figueredo dos Anjos - UFRN
|
|
OS REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA EDUCAÇÃO DE RIO DE CONTAS – BA (1960, 1970 E DIAS ATUAIS) |
Otávio Filadelfo Rocha de Oliveira Sande - UESB |
Luciana Correia de Amorim - UESB Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão - UESB
|
|
TRAÇOS DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MATO GROSSO |
Bruna Camila Both - |
|
|
Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Christian Roger Vilela Pieper - UFPEL |
Jonathan Brum Lauz - UFPEL Michel Hallal Marques - UFPEL Juliana Gularte Coutinho - UFPEL
|
|
A ARGUMENTAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO MATEMÁTICO |
Gabriel Ramos Maia - |
|
|
A ETNOMATEMÁTICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO MUNICIPIO DE ALCÂNTARA ESTADO DO MARANHÃO |
Raimundo Santos de Castro - UFSCAR |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
|
|
A IMPORTANCIA DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇAO DOS DOUTORES DA REAMEC COMO MEDIDA PARA FORTALECER AS COLUNAS DOCENTES NOS ESTADOS PARTE |
Edilberto F Syryczyk - UFMT |
|
|
A MANIPULAÇAO DA APRESENTAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS NA MÍDIA IMPRESSA |
Tássia de Melo Borges - |
|
|
A MATEMÁTICA CODIFICADA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS: UMA ANÁLISE CRIPTOGRÁFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. |
Fernando Tranquilino Marques dos Santos - |
Jorge Henrique Duarte - Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti -
|
|
A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ALUNOS DO CIEP 377 CARMEN DA SILVA |
Alex Sandro Ribeiro de Andrade - |
|
|
A TRANSIÇÃO DA ESCOLA RURAL PARA A ESCOLA URBANA E SEUS REFLEXOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CASO NA CIDADE DE LAGUNA CARAPÃ |
Camila Benites da Silva - UFGD |
Irio Valdir Kichow -
|
|
ANÁLISE DE ERROS E DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9º ANO EM QUESTÕES DE ÁLGEBRA DO SARESP DE 2008 A 2011 |
Alessandro Goncalves - PUC-SP |
|
|
ANÁLISE DO SIMULADO DE MATEMATICA DA PROVA BRASIL SOBRE O TEMA ESPAÇO E FORMA EM TURMAS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA |
Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho - |
Verônica Maria Miranda da Silva Emilly Patricia Almeida Pereira -
|
|
APLICAÇÃO DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE RAYMOND DUVAL NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Ilizete Gonçalves Lenartovicz - |
|
|
ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CONCEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE EM ONZE ARTIGOS CIENTÍFICOS |
Marisa da Silva Dias - UNESP |
Nathalia Felippi -
|
|
AS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA COMO SUPORTE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO II |
Lia Corr’a da Costa - |
|
|
CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA: ANÁLISES PRELIMINARES |
Robson Aldrin Lima Mattos - |
Maria Cristina Souza de Albuquerque MaranhÃo -
|
|
DESCONSTRUÇÃO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Marcia Furlan de Almeida - UNICAMP |
Anna Regina Lanner de Moura - UNICAMP
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS: ANÁLISE DE RESULTADOS DE PESQUISAS CONCLUÍDAS NO PERÍODO 1987 – 2011. |
Quézia Silva de Souza - |
Mônica Souto da Silva Dias -
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Aldinete Silvino de Lima - UFPE |
Iranete Maria da Silva Lima - UFPE
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO JAPÃO |
Joao Victor Lima Fernandes - UFC |
|
|
INFORMÁTICA: RECURSO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. |
Stanley de Oliveira Souza - UFRN |
Maria José Silva Lobato - UFRN
|
|
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS |
Joana Tatsch da Silva Suza - UNIPAMPA |
André Martins Alvarenga - UNIPAMPA Daniel da Silva Silveira - UNIPAMPA
|
|
PRIMEIRAS IDEIAS ACERCA DA CALCULADORA E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE |
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - |
|
|
PRIMEIROS ESTUDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Páblo Carcheski de Queiroz - |
Marilena Bittar
|
|
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. |
Leonardo de Alcântara Moreira - |
Douglas Montanheiro Costa -
|
|
SOBRE O ENTENDIMENTO DA NOÇÃO DE INDETERMINAÇÃO: O CASO DA REGRA DE L`HOSPITAL |
Italândia Ferreira de Azevedo - |
Francisco Regis Vieira Alves -
|
|
TEMAS TRANSVERSAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO – CONCEPÇÕES SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS PCNS DE MATEMÁTICA. |
Jorge Barros - |
|
|
UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE |
|
|
UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS |
Jusley Talita Grimes de Souza - |
|
|
UM OLHAR PARA O CONTEXTO CULTURAL DOS ALUNOS NORDESTINOS DO CAIC DE ITUIUTABA/ MG FRENTE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Jéssica Cristina Silva Vieira - UFU |
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU
|
|
UM OLHAR SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Carla Melli Tambarussi - UNIOESTE-PR |
Tiago Emanuel Klüber - UNIOESTE
|
|
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE PORCENTAGEM NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Keller Tadeu Lopes - |
Amarildo Melchiades da Silva - UFJF
|
|
USO DE RÉGUA, COMPASSO E ESQUADROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Fernanda Fatima Ratajczyk Turra - |
Barbara Winiarski Diesel Novaes - UTFPR
|
|
Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
FLUXO DE CAIXA PESSOAL: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA RURAL DO ES. |
Alexsandra Alves Pereira - |
Helio Rosetti Junior -
|
|
A CONFECÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Amanda Aparecida Rocha Machado - |
Váldina Gonçalves da Costa -
|
|
PIBID NO IFS: UMA INTEVENÇÃO DE “FRAÇÕES” |
Thamires Conserva Correia - |
Enio Gomes Araujo - Helizandra Silva Souza - Gilcilene Santos Chaves - Aline Suze Torres de Oliveira -
|
|
A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI |
Ayze Jammylle Batista Ferreira - |
Leonardo Lira de Brito - Rômulo Alexandre Silva -
|
|
A GEOMETRIA NO CURRÍCULO DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU, BAHIA |
Tatiane Sena Barr’to - |
Deiziane Coutinho de Miranda - UNEB Mirian Ferreira de Brito -
|
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas - |
|
|
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÀTICA – REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
Cândila Beatriz Plamer - UFPEL |
Samantha Pinto da Silva - UFPEL Bruna de Farias Xavier - UFPEL Rosmaidi Andréia Dirings - UFPEL
|
|
A MATEMÁTICA E A SUSTENTABILIDADE COMO QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES |
José Erildo Lopes Júnior - |
|
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL |
Márcia Santos Melo Almeida - |
Marcos Henrique Silva Lopes -
|
|
A RECOMENDAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES E SUA UTILIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Marinéia dos Santos Silva - |
Esther Pacheco de Almeida Prado -
|
|
A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOCENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Ilvanete dos Santos de Souza - UFS |
|
|
A RESOLUÇAO DE PROBLEMAS E O DILEMA: IR DE TRANSPORTE PÚBLICO OU PRIVADO PARA A FACULDADE? |
Geliaine Teixeira Malaquias - UFU |
Douglas Marin - UFU
|
|
A RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE LÓGICA POR GRUPOS ONLINE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO |
|
|
AÇÃO PIBID: JOGOS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
Andressa Cordeiro de Oliveira |
Weberty Domingos Silva Tamara Cristina Santi - UEL Maria Aparecida da Silva de Carvalho - Fabiana Tamires Foglie - UEL
|
|
ÁLGEBRA NA BALANÇA |
Joselba Liliane de Oliveira - |
Aline Mendes de Arruda - Joseli Almeida Camargo -
|
|
ANÁLISE DE ERROS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO JOGO BINGO DAS FUNÇÕES |
Adelson Carlos Madruga - UFPB |
|
|
ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA CONCEPÇÃO DE DEMANDA COGNITIVA, ESTRUTURA E CONTEXTO |
Elen Priscila Stivam - UNICAMP |
Rúbia Barcelos Amaral
|
|
ANÁLISE DO USO DO GEOGEBRA EM ROTEIROS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE ACORDO COM O CURRÍCULO MÍNIMO DA SEEDUC-RJ. |
Vitor da Costa Souza - UFRJ |
Fernando Celso Villar Marinho
|
|
APRENDENDO A MATEMÁTICA COM A ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESTUDO DE CASO |
Rodrigo Gonçalves Oliveira - UFPEL |
Luana Leal Alves - UFPEL
|
|
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Bárbara Cristina Pasa - UFFS |
Adriana Richit - UFFS
|
|
ÁREA E VOLUME: ABORDAGEM NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR |
Aline Oliveira da Silva Barbosa - |
Walter Lemos de Oliveira -
|
|
ARITMÉTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA |
Edelweis Jose Tavares Barbosa - |
|
|
AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 7º ANO COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FRAÇÕES |
André Rubens Lima - |
|
|
AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES |
Silmara Cristina Manoel - |
|
|