ÍNDICE DE PÔSTERES - 2

| 1 | | 2 || 3 || 4 |
História da Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
OLHAR, EFEITO E PROBLEMATIZAÇÃO: ARTE E VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Liliane Silveira de Medeiros - UFSC Cláudia Regina Flores - UFSC
OMAR KHAYYAM: UMA BIOGRAFIA Beatriz Rudek - Karolina Barone Ribeiro da Silva - UNICENTRO
OS CARTÕES BORDADOS DE MARY BOOLE: UMA PROPOSTA LÚDICA APOIADA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Giselle Costa de Sousa - UFRN Marta Figueredo dos Anjos - UFRN
OS REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA EDUCAÇÃO DE RIO DE CONTAS – BA (1960, 1970 E DIAS ATUAIS) Otávio Filadelfo Rocha de Oliveira Sande - UESB Luciana Correia de Amorim - UESB
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão - UESB
TRAÇOS DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MATO GROSSO Bruna Camila Both -  
Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Christian Roger Vilela Pieper - UFPEL Jonathan Brum Lauz - UFPEL
Michel Hallal Marques - UFPEL
Juliana Gularte Coutinho - UFPEL
A ARGUMENTAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO MATEMÁTICO Gabriel Ramos Maia -  
A ETNOMATEMÁTICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO MUNICIPIO DE ALCÂNTARA ESTADO DO MARANHÃO Raimundo Santos de Castro - UFSCAR Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
A IMPORTANCIA DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇAO DOS DOUTORES DA REAMEC COMO MEDIDA PARA FORTALECER AS COLUNAS DOCENTES NOS ESTADOS PARTE Edilberto F Syryczyk - UFMT  
A MANIPULAÇAO DA APRESENTAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS NA MÍDIA IMPRESSA Tássia de Melo Borges -  
A MATEMÁTICA CODIFICADA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS: UMA ANÁLISE CRIPTOGRÁFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. Fernando Tranquilino Marques dos Santos - Jorge Henrique Duarte -
Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti -
A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ALUNOS DO CIEP 377 CARMEN DA SILVA Alex Sandro Ribeiro de Andrade -  
A TRANSIÇÃO DA ESCOLA RURAL PARA A ESCOLA URBANA E SEUS REFLEXOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CASO NA CIDADE DE LAGUNA CARAPÃ Camila Benites da Silva - UFGD Irio Valdir Kichow -
ANÁLISE DE ERROS E DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9º ANO EM QUESTÕES DE ÁLGEBRA DO SARESP DE 2008 A 2011 Alessandro Goncalves - PUC-SP  
ANÁLISE DO SIMULADO DE MATEMATICA DA PROVA BRASIL SOBRE O TEMA ESPAÇO E FORMA EM TURMAS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho - Verônica Maria Miranda da Silva
Emilly Patricia Almeida Pereira -
APLICAÇÃO DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE RAYMOND DUVAL NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Ilizete Gonçalves Lenartovicz -  
ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CONCEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE EM ONZE ARTIGOS CIENTÍFICOS Marisa da Silva Dias - UNESP Nathalia Felippi -
AS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA COMO SUPORTE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO II Lia Corr’a da Costa -  
CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA: ANÁLISES PRELIMINARES Robson Aldrin Lima Mattos - Maria Cristina Souza de Albuquerque MaranhÃo -
DESCONSTRUÇÃO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Marcia Furlan de Almeida - UNICAMP Anna Regina Lanner de Moura - UNICAMP
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS: ANÁLISE DE RESULTADOS DE PESQUISAS CONCLUÍDAS NO PERÍODO 1987 – 2011. Quézia Silva de Souza - Mônica Souto da Silva Dias -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO Aldinete Silvino de Lima - UFPE Iranete Maria da Silva Lima - UFPE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO JAPÃO Joao Victor Lima Fernandes - UFC  
INFORMÁTICA: RECURSO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. Stanley de Oliveira Souza - UFRN Maria José Silva Lobato - UFRN
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS Joana Tatsch da Silva Suza - UNIPAMPA André Martins Alvarenga - UNIPAMPA
Daniel da Silva Silveira - UNIPAMPA
PRIMEIRAS IDEIAS ACERCA DA CALCULADORA E SABERES DOCENTES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues -  
PRIMEIROS ESTUDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL Páblo Carcheski de Queiroz - Marilena Bittar
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. Leonardo de Alcântara Moreira - Douglas Montanheiro Costa -
SOBRE O ENTENDIMENTO DA NOÇÃO DE INDETERMINAÇÃO: O CASO DA REGRA DE L`HOSPITAL Italândia Ferreira de Azevedo - Francisco Regis Vieira Alves -
TEMAS TRANSVERSAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO – CONCEPÇÕES SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS PCNS DE MATEMÁTICA. Jorge Barros -  
UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Barbosa da Silva - UFPE  
UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS Jusley Talita Grimes de Souza -  
UM OLHAR PARA O CONTEXTO CULTURAL DOS ALUNOS NORDESTINOS DO CAIC DE ITUIUTABA/ MG FRENTE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Jéssica Cristina Silva Vieira - UFU Cristiane Coppe de Oliveira - UFU
UM OLHAR SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Carla Melli Tambarussi - UNIOESTE-PR Tiago Emanuel Klüber - UNIOESTE
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE PORCENTAGEM NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Keller Tadeu Lopes - Amarildo Melchiades da Silva - UFJF
USO DE RÉGUA, COMPASSO E ESQUADROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Fernanda Fatima Ratajczyk Turra - Barbara Winiarski Diesel Novaes - UTFPR
Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
FLUXO DE CAIXA PESSOAL: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA RURAL DO ES. Alexsandra Alves Pereira - Helio Rosetti Junior -
A CONFECÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Amanda Aparecida Rocha Machado - Váldina Gonçalves da Costa -
PIBID NO IFS: UMA INTEVENÇÃO DE “FRAÇÕES” Thamires Conserva Correia - Enio Gomes Araujo -
Helizandra Silva Souza -
Gilcilene Santos Chaves -
Aline Suze Torres de Oliveira -
A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI Ayze Jammylle Batista Ferreira - Leonardo Lira de Brito -
Rômulo Alexandre Silva -
A GEOMETRIA NO CURRÍCULO DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU, BAHIA Tatiane Sena Barr’to - Deiziane Coutinho de Miranda - UNEB
Mirian Ferreira de Brito -
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA Maxlei Vinícius Cândido de Freitas -  
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÀTICA – REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Cândila Beatriz Plamer - UFPEL Samantha Pinto da Silva - UFPEL
Bruna de Farias Xavier - UFPEL
Rosmaidi Andréia Dirings - UFPEL
A MATEMÁTICA E A SUSTENTABILIDADE COMO QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES José Erildo Lopes Júnior -  
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida - Marcos Henrique Silva Lopes -
A RECOMENDAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES E SUA UTILIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS Marinéia dos Santos Silva - Esther Pacheco de Almeida Prado -
A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOCENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ilvanete dos Santos de Souza - UFS  
A RESOLUÇAO DE PROBLEMAS E O DILEMA: IR DE TRANSPORTE PÚBLICO OU PRIVADO PARA A FACULDADE? Geliaine Teixeira Malaquias - UFU Douglas Marin - UFU
A RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE LÓGICA POR GRUPOS ONLINE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO  
AÇÃO PIBID: JOGOS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA Andressa Cordeiro de Oliveira Weberty Domingos Silva
Tamara Cristina Santi - UEL
Maria Aparecida da Silva de Carvalho -
Fabiana Tamires Foglie - UEL
ÁLGEBRA NA BALANÇA Joselba Liliane de Oliveira - Aline Mendes de Arruda -
Joseli Almeida Camargo -
ANÁLISE DE ERROS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO JOGO BINGO DAS FUNÇÕES Adelson Carlos Madruga - UFPB  
ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA CONCEPÇÃO DE DEMANDA COGNITIVA, ESTRUTURA E CONTEXTO Elen Priscila Stivam - UNICAMP Rúbia Barcelos Amaral
ANÁLISE DO USO DO GEOGEBRA EM ROTEIROS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE ACORDO COM O CURRÍCULO MÍNIMO DA SEEDUC-RJ. Vitor da Costa Souza - UFRJ Fernando Celso Villar Marinho
APRENDENDO A MATEMÁTICA COM A ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESTUDO DE CASO Rodrigo Gonçalves Oliveira - UFPEL Luana Leal Alves - UFPEL
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Bárbara Cristina Pasa - UFFS Adriana Richit - UFFS
ÁREA E VOLUME: ABORDAGEM NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR Aline Oliveira da Silva Barbosa - Walter Lemos de Oliveira -
ARITMÉTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA Edelweis Jose Tavares Barbosa -  
AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 7º ANO COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FRAÇÕES André Rubens Lima -  
AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES Silmara Cristina Manoel -  
| 1 | | 2 || 3 || 4 |