ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 1

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Formação de Professores
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
FORMAÇÃO MATEMÁTICA OFERECIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REVELANDO OLHARES. Gisele Americo Soares - UFF  
O PIBID NO COTIDIANO PROFISSIONAL DO PROFESSOR SUPERVISOR DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Joseli Almeida Camargo -  
OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS 4° E 5° ANOS E A ESCRITA MATEMÁTICA Claudenice Cardoso Brito - UFRN  
A (RE) SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DO ÁBACO João Batista Rodrigues da Silva - José Roberto Costa Júnior
A ÁLGEBRA ESCOLAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Juliana Alves de Souza -  
A ÁLGEBRA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS Daniela Miranda Fernandes Santos - Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (EM FORMAÇÃO INICIAL) Lenio Fernandes Levy - UFPA  
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL Rodrigo Rodrigues Dias - Ana Maria Severiano de Paiva -
Ilydio Pereira de Sa
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS Jhone Caldeira Silva - UFG Regina da Silva Pina Neves - UNB
Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin -
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O CURRÍCULO DO ENFERMEIRO DOCENTE: DILEMAS E DESAFIOS Cícera Maria dos Santos Xavier -  
A FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) Patrícia Sandalo Pereira - Adriana Fátima de Souza Miola - UFGD
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade -
Juliana Ferreira de Sousa Pardim - UFMS
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA Maria Aparecida Vilela Mendonca Pinto Coelho -  
A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA DA UERN: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES Ângelo Gustavo Mendes Costa - UFRN Rosalba Lopes de Oliveira -
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ENSINAR A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Simone Marques Lima -  
A FORMAÇÃO GEOMÉTRICA OFERECIDA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A DISTÂNCIA DA UEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS Solange Cristina D' Antonio - Regina Maria Pavanello - UEM
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Diva Souza Silva - UFU  
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE 2011 Inocêncio Fernandes Balieiro Filho -  
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO EMBASADA PELO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS Aretha Fontes Alves - UFJF  
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE SERVIÇO EM ÁLGEBRA LINEAR Vitor Rezende Almeida -  
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM BLOG: A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR Lidiane Schimitz Lopes - UFPEL Andre Luis Andrejew Ferreira -
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO IFTO-CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS Helaine AraÚjo de Oliveira - Ana Claudia Ferreira Rosa
Deocliza Souza Aguiar -
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Maria das Graças Bezerra Barreto - Maria Elisabette Brisola Brito Prado
A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA PARANAENSE Marlova Estela Caldatto - UEM Regina Maria Pavanello - UEM
A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Harryson Júnio Lessa Gonçalves - Celia Maria Carolino Pires -
A MATEMÁTICA ESCOLAR EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Jhenifer dos Santos Silva - João Ricardo Viola dos Santos -
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL Gaya Marinho de Oliveira - UFRJ Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - UFRJ
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – COMO APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMATICOS Peterson Cleyton Avi - Emanueli Bandeira Avi -
Tânia Michel Pereia -
Angéli Cervi Gabbi -
A MONITORIA COMO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Renan Marques Pereira - Paulo Roberto Castor Maciel -
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA – UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO Katia Stocco Smole - Maria Ignez Diniz
Leticia Vieira Giordano - UNICAMP
Patricia Candido
A PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA CONTRIBUINDO COM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INCIAIS, NOS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA Kelly Cristina Betereli -  
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Raquel Oliveira Bodart -
Marcia Lopes Vieira -
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Carlos Augusto Rodrigues Lima - Guilherme Lazarini Ferreira -
Ana Lucia Manrique -
A PESQUISA REALIZADA PELO PROFESSOR NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL Ivete Cevallos - UNEMAT Laurizete Ferragut Passos -
A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DA UNIR/JI-PARANÁ Emerson da Silva Ribeiro - Jaquelyne Macedo Ortega
A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA José Ronaldo Melo - UFAC  
A PRÁTICA DOCENTE E OS DOCUMENTOS E MATERIAIS DE APOIO À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM Wagner Barbosa de Lima Palanch - Celia Maria Carolino Pires -
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Rosilda dos Santos Morais - Lourdes de La Rosa Onuchic -
Luís Ricardo Alves Soares -
Renata Roque -
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS Geneci Alves de Sousa Lilian Nasser - UFRJ
Marcelo André A. Torraca -
Daniella Assemany da Guia
Cecilia Amorim Moreira de Azevedo - UFRJ
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA Acárem Chrísler Ferreira dos Santos - Josué Antunes de Macêdo - UNICSUL
A VISÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E DA PREPARAÇÃO PARA SER PROFESSOR DESSA DISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS Sara Miranda de Lacerda -  
ABORDAGEM DIDÁTICA DE ENSINO DE MEDIDAS NO OCTÓGONO DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA, EM BELÉM DO PARÁ. Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN  
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS Mari Lucia Militz - UFSM Elisa Seer Splett
JoÃo Carlos Gilli Martins
ALGUMAS INFLUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CURRICULARES NA FUNÇÃO E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Wanderlei Aparecida Grenchi -  
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA PELOS CEFAPROS PARA OS EDUCADORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EJA Osinéia Albina Brunelli - Marta Maria Pontin Darsie -
ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 Á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA MÁrcio Urel Rodrigues - UNESP - RIO CLARO  
APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA E APRENDE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES INVESTIGATIVAS: GDS E GETEMAT Maria Candida Müller - Dione Lucchesi de Carvalho - UNICAMP
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF Cleyton Hércules Gontijo - UNB
AS CONTRIBUIÇÕES DO OBEDUC À FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNEMAT Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT  
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 Marta Cristina Cezar Pozzobon - Miriam Ferrazza Heck -
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIANTE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS Maria Margarete do Rosário Farias - Rosana Giaretta Sguerra Miskulin -
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO Luís Humberto Miquelino - Marilene Ribeiro Resende -
AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E A INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE Renata Bernardo - USF  
ASPECTOS DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL TÂnia Marli Rocha Garcia -
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROFESSOR REFLEXIVO Claudia Carreira da Rosa - UEM nbsp;
ATIVIDADES PRÁTICAS INTEGRADAS AO COMPONENTE CURRICULAR: O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Sonner Arfux de Figueiredo -  
ATRIBUTOS DO "BOM PROFESSOR" DE MATEMÁTICA Cleomar Alexandre Hirt - UNICHAPECÓ Cláudia Maria Grando - UNICHAPECÓ
AULAS DE MATEMÁTICA E O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DA ÁLGEBRA Fernanda Elisbão Silva de Souza Suely Scherer -
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS NOS MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Angéli Cervi Gabbi - Emanueli Bandeira Avi -
Peterson Cleyton Avi -
Tânia Michel Pereia -
CARREIRA DOCENTE, CARÊNCIAS DOCENTES E A PREVISÍVEL INSUFICIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Hustana Maria Vargas - UFF  
CIÊNCIAS, DISCIPLINAS E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT Vinicius Machado Pereira dos Santos -  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |