Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
FORMAÇÃO MATEMÁTICA OFERECIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REVELANDO OLHARES. |
Gisele Americo Soares - UFF |
|
|
O PIBID NO COTIDIANO PROFISSIONAL DO PROFESSOR SUPERVISOR DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Joseli Almeida Camargo - |
|
|
OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS 4° E 5° ANOS E A ESCRITA MATEMÁTICA |
Claudenice Cardoso Brito - UFRN |
|
|
A (RE) SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DO ÁBACO |
João Batista Rodrigues da Silva - |
José Roberto Costa Júnior
|
|
A ÁLGEBRA ESCOLAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Juliana Alves de Souza - |
|
|
A ÁLGEBRA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS |
Daniela Miranda Fernandes Santos - |
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
|
|
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (EM FORMAÇÃO INICIAL) |
Lenio Fernandes Levy - UFPA |
|
|
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
Rodrigo Rodrigues Dias - |
Ana Maria Severiano de Paiva -
Ilydio Pereira de Sa
|
|
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS |
Jhone Caldeira Silva - UFG |
Regina da Silva Pina Neves - UNB
Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin -
|
|
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O CURRÍCULO DO ENFERMEIRO DOCENTE: DILEMAS E DESAFIOS |
Cícera Maria dos Santos Xavier - |
|
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) |
Patrícia Sandalo Pereira - |
Adriana Fátima de Souza Miola - UFGD
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade -
Juliana Ferreira de Sousa Pardim - UFMS
|
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA |
Maria Aparecida Vilela Mendonca Pinto Coelho - |
|
|
A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA DA UERN: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES |
Ângelo Gustavo Mendes Costa - UFRN |
Rosalba Lopes de Oliveira -
|
|
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ENSINAR A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Simone Marques Lima - |
|
|
A FORMAÇÃO GEOMÉTRICA OFERECIDA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A DISTÂNCIA DA UEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS |
Solange Cristina D' Antonio - |
Regina Maria Pavanello - UEM
|
|
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Diva Souza Silva - UFU |
|
|
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE 2011 |
Inocêncio Fernandes Balieiro Filho - |
|
|
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO EMBASADA PELO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS |
Aretha Fontes Alves - UFJF |
|
|
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE SERVIÇO EM ÁLGEBRA LINEAR |
Vitor Rezende Almeida - |
|
|
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM BLOG: A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
Lidiane Schimitz Lopes - UFPEL |
Andre Luis Andrejew Ferreira -
|
|
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO IFTO-CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS |
Helaine AraÚjo de Oliveira - |
Ana Claudia Ferreira Rosa
Deocliza Souza Aguiar -
|
|
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
Maria das Graças Bezerra Barreto - |
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
|
|
A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA PARANAENSE |
Marlova Estela Caldatto - UEM |
Regina Maria Pavanello - UEM
|
|
A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
Harryson Júnio Lessa Gonçalves - |
Celia Maria Carolino Pires -
|
|
A MATEMÁTICA ESCOLAR EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Jhenifer dos Santos Silva - |
João Ricardo Viola dos Santos -
|
|
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL |
Gaya Marinho de Oliveira - UFRJ |
Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - UFRJ
|
|
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – COMO APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMATICOS |
Peterson Cleyton Avi - |
Emanueli Bandeira Avi -
Tânia Michel Pereia -
Angéli Cervi Gabbi -
|
|
A MONITORIA COMO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Renan Marques Pereira - |
Paulo Roberto Castor Maciel -
|
|
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA – UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO |
Katia Stocco Smole - |
Maria Ignez Diniz
Leticia Vieira Giordano - UNICAMP
Patricia Candido
|
|
A PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA CONTRIBUINDO COM O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INCIAIS, NOS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA |
Kelly Cristina Betereli - |
|
|
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
Ailton Paulo de Oliveira Júnior - |
Raquel Oliveira Bodart -
Marcia Lopes Vieira -
|
|
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA |
Carlos Augusto Rodrigues Lima - |
Guilherme Lazarini Ferreira -
Ana Lucia Manrique -
|
|
A PESQUISA REALIZADA PELO PROFESSOR NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL |
Ivete Cevallos - UNEMAT |
Laurizete Ferragut Passos -
|
|
A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DA UNIR/JI-PARANÁ |
Emerson da Silva Ribeiro - |
Jaquelyne Macedo Ortega
|
|
A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
José Ronaldo Melo - UFAC |
|
|
A PRÁTICA DOCENTE E OS DOCUMENTOS E MATERIAIS DE APOIO À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM |
Wagner Barbosa de Lima Palanch - |
Celia Maria Carolino Pires -
|
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Rosilda dos Santos Morais - |
Lourdes de La Rosa Onuchic -
Luís Ricardo Alves Soares -
Renata Roque -
|
|
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS |
Geneci Alves de Sousa |
Lilian Nasser - UFRJ
Marcelo André A. Torraca -
Daniella Assemany da Guia
Cecilia Amorim Moreira de Azevedo - UFRJ
|
|
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA |
Acárem Chrísler Ferreira dos Santos - |
Josué Antunes de Macêdo - UNICSUL
|
|
A VISÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA E DA PREPARAÇÃO PARA SER PROFESSOR DESSA DISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS |
Sara Miranda de Lacerda - |
|
|
ABORDAGEM DIDÁTICA DE ENSINO DE MEDIDAS NO OCTÓGONO DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA, EM BELÉM DO PARÁ. |
Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN |
|
|
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS |
Mari Lucia Militz - UFSM |
Elisa Seer Splett
JoÃo Carlos Gilli Martins
|
|
ALGUMAS INFLUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CURRICULARES NA FUNÇÃO E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Wanderlei Aparecida Grenchi - |
|
|
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA PELOS CEFAPROS PARA OS EDUCADORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EJA |
Osinéia Albina Brunelli - |
Marta Maria Pontin Darsie -
|
|
ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 Á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
MÁrcio Urel Rodrigues - UNESP - RIO CLARO |
|
|
APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA E APRENDE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES INVESTIGATIVAS: GDS E GETEMAT |
Maria Candida Müller - |
Dione Lucchesi de Carvalho - UNICAMP
|
|
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF |
Cleyton Hércules Gontijo - UNB
|
|
AS CONTRIBUIÇÕES DO OBEDUC À FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNEMAT |
Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT |
|
|
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 |
Marta Cristina Cezar Pozzobon - |
Miriam Ferrazza Heck -
|
|
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIANTE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS |
Maria Margarete do Rosário Farias - |
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin -
|
|
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO |
Luís Humberto Miquelino - |
Marilene Ribeiro Resende -
|
|
AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E A INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE |
Renata Bernardo - USF |
|
|
ASPECTOS DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL |
TÂnia Marli Rocha Garcia -
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL
|
|
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROFESSOR REFLEXIVO |
Claudia Carreira da Rosa - UEM |
nbsp; |
|
ATIVIDADES PRÁTICAS INTEGRADAS AO COMPONENTE CURRICULAR: O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS |
Sonner Arfux de Figueiredo - |
|
|
ATRIBUTOS DO "BOM PROFESSOR" DE MATEMÁTICA |
Cleomar Alexandre Hirt - UNICHAPECÓ |
Cláudia Maria Grando - UNICHAPECÓ
|
|
AULAS DE MATEMÁTICA E O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DA ÁLGEBRA |
Fernanda Elisbão Silva de Souza |
Suely Scherer -
|
|
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS NOS MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Angéli Cervi Gabbi - |
Emanueli Bandeira Avi -
Peterson Cleyton Avi -
Tânia Michel Pereia -
|
|
CARREIRA DOCENTE, CARÊNCIAS DOCENTES E A PREVISÍVEL INSUFICIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Hustana Maria Vargas - UFF |
|
|
CIÊNCIAS, DISCIPLINAS E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT |
Vinicius Machado Pereira dos Santos - |
|
|