Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE TDAH |
Luciana Maria de Souza Macedo |
Bárbara Paula Bezerra Leite -
Juscelândia Machado Vasconcelos -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Anayara Gomes dos Santos - |
Marília Rocha de Oliveira Silva -
Vívia Dayana Gomes dos Santos -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NO ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I COM APLICAÇÕES NA QUÍMICA |
Fabiana Pimenta de Souza |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
A VISUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES SURDOS |
Elielson Ribeiro de Sales - |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ABORDAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
Ângela Tereza Silva de Souza - UFPB |
Jussara Clementino - UFPB
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Osinéia Albina Brunelli - |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Guilherme Henrique Gomes da Silva - |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO USANDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM |
Maria Aparecida de Brito Rosa - |
Sandra do Socorro de Miranda Neves -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE DA ABORDAGEM DE UM LIVRO DIDÁTICO SOBRE AS ESTRUTURAS ADITIVAS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Edir Almeida de Oliveira Souza - |
Hellen Castro Almeida Leite - UFES
Eliane Oliveira Lorete - UFES
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE DA ETAPA TAREFA DE UMA WEBQUEST DE ÁLGEBRA, QUE CAMINHO SEGUIR? |
Gilian Cristina Barros - UFPR |
Suely Scherer -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME |
Giovana Pereira Sander - |
Maria Ângela Dias dos Santos Minatel -
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE DE ERROS COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: VÍRGULAS, ZEROS E DIVISÕES |
Bruna Zution Dalle Prane - |
Hellen Castro Almeida Leite - UFES
Jéssica Schultz Kuster -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE DE ERROS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Helena Noronha Cury - UNIFRA |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPIO DO RECIFE ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME |
Leonardo Bernardo de Morais - |
Ana Paula Nunes Braz Figueiredo - UFPE
Angeline Maria Cartaxo Muniz -
Dierson Gon‡alves de Carvalho
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE DE SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. |
Débora Janaína Ribeiro e Silva - |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA COM O USO DO MICROSOFT/EXCEL |
Angela Maria Pacini Schu - UFRGS |
Anderson Adilson Pacini
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ANALISE PRAXEOLOGICA DE ÁREA DE FIGURAS GEOMETRICAS PLANAS NO GUIA DE ESTUDO DO PROJOVEM URBANO |
Dierson Gon‡alves de Carvalho |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO SOFTWARE MAXIMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS |
Liliane Xavier Neves - |
Camila Macedo Lima Nagamine -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
APRENDENDO O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES ATRAVÉS DO JOGO DEFINIÇÕES E TABELAS DO LILAVATI DE BHASKARA |
Jussara Pereira Fernandes - UNB |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO METODOLOGIA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA |
Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT |
Rosssiter Ambrósio dos Santos -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ORGNANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Andressa Wiedenhöft Marafiga |
Halana Garcez Borowsky Vaz - UFSM
Gabriela Fontana Gabbi - UFSM
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ |
Daniela Souza Lima - UNB |
Cristiano Alberto Muniz - UNB
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AS FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO SUPORTE AS AULAS PRESENCIAS DE CÁLCULO 1 |
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida - |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AS INTERAÇÕES ON-LINE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS |
Vandoir Stormowski - PUC-RS
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM |
Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR
Doherty Andrade - UEM
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AS NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
André Pereira da Costa - UFCG-PB |
Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga -
Neuziene Garcia Pereira -
Geraldo Herbetet de Lacerda -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ASPECTOS DE INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Juliana Giboski - |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA COM IDOSOS |
Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ASSOCIANDO PESQUISA E INTERVENÇÃO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO |
Valéria Moura da Luz - |
Angela Rocha dos Santos - UFRJ
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE PROBABILIDADE EM LIVRO DIDÁTICO: UMA LEITURA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Elizabeth Soares - UNICSUL |
Celi Espasandin Lopes - UNICSUL
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AUTOAVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Daniel dos Santos Costa - UNB |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Claudio Mendes Dias - |
Monica de Cassia Vieira Waldhelm -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR COM MATEMÁTICA |
Claudio Fernandes da Costa - UFF |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
AVALIAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO EXTERNA: O TEMA NÚMEROS E OPERAÇÕES |
Carolina Augusta Assumpção Gouveia - |
Carolina de Lima Gouvea - UFJF
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
BUSCANDO COMPREENDER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS SUJEITOS DA GERAÇÃO HOMO ZAPPIENS: O USO DAS PLATAFORMAS DE ENSINO |
Raquel Martins Araújo - |
Denise Nascimento Silveira -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CALCULADORAS EM SALA DE AULA: UM RECURSO AINDA A SER MUITO EXPLORADO |
Wagner da Silveira Marques - UFRRJ |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CÁLCULO DIFERENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO UTILIZANDO OS APLICATIVOS GEOGEBRA E GRAPHMATICA |
Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO: A TRAJETÓRIA DE BLAISE PASCAL APRESENTADA PELO ITALIANO ROBERTO ROSSELLINI |
Thaís Conconi de Medeiros - UFABC |
Plínio Zornoff Táboas -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
COEFICIENTE DE RENDIMENTO ESCOLAR E MATRIZ CURRICULAR: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS PRIMEIROS FORMANDOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (IFSEMG- CÂMPUS RIO POMBA) |
Rafael Cazal Silva - |
Jaquelina da Silva Vaz -
Flávio Bittencourt - UFV
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO RELATIVAS AO VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Ana Paula Nunes Braz Figueiredo - UFPE |
Paula Moreira Baltar Bellemain - UFPE
Rosinalda Aurora de Melo Teles -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
COMPREENSÕES DE IDEIAS ESSENCIAIS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS |
Ledevande Martins da Silva - |
Silvanio de Andrade -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
COMPRIMENTO ENQUANTO GRANDEZA: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS EM LIVROS DIDATICOS DE 6° ANO |
José Valério Gomes da Silva - |
Paula Moreira Baltar Bellemain - UFPE
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO VALE DO RIBEIRA/SP |
Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS |
Silvana Holanda da Silva - |
Barbara Pimenta de Oliveira - UECE
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CONTEXTO HISTÓRICO DOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DIVERSIDADE CULTURAL |
Ana Clédina Rodrigues Monteiro - |
Laurizete Ferragut Passos -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Naiara Fonseca de Souza - UFMS |
Marilena Bittar
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES EM UMA TURMA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO |
Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - |
Andréa de Andrade Moura -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA |
Adriana de Barros Leite Thorstensen - |
Heitor Achilles Dutra da Rosa - IFRJ
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
COORDENADAS POLARES NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS |
Carla Antunes Fontes - |
Rafaela dos Santos Souza Muniz -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CRIATIVIDADE: REFLEXÕES PARA AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Ana Cristina Schirlo - |
Daniele Regina Penteado -
Ingrid da Silva Milléo
Rosni Troyner -
Dionísio Burak - UNICENTRO
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
Simone Fátima Zanoello - |
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
DAS DIFICULDADES ÀS POSSIBILIDADES: DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Salete Maria Chalub Bandeira - |
Evandro Ghedin -
Adriana Silva de Lima - UFAC
Antonio da Silva Torres. -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
DE QUE MODO O CONTEÚDO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS ESTÁ PRESENTE EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS MAIS ESCOLHIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT |
Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez - |
Gladys Denise Wielewski -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL |
Vanilde Bisognin - UNIFRA |
Eleni Bisognin - UNIFRA
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
DETECÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E RETIFICAÇÃO: AS TRÊS FASES NO TRATAMENTO E NA CORREÇÃO DOS ERROS |
Maria Luisa PerdigÃo Diz Ramos - UNICSUL |
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CÂMPUS SANTA CRUZ |
Francisco Aldrin Armstrong Rufino - |
Rosangela Araujo da Silva -
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
DISCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO: ENTRE O DESEJÁVEL, O POSSÍVEL E O QUE REALMENTE ACONTECE |
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira - UEM |
Evelyn Rosana Cardoso - UEM
Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM
|
![](images/icone_pdf.jpg) |
DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Itamar Miranda da Silva - UFPA |
Dailson Evangelista Costa - UFPA
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
|
![](images/icone_pdf.jpg) |