| História da Educação Matemática | 
            
              | TÍTULO | AUTOR | CO-AUTOR(ES) | VER ARQUIVO | 
            
              | NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950) | Iara da Silva FranÇa - PUCPR | Antonio Flavio Claras Mariliza Simonete Portela
 
 |  | 
            
              | NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA EM SERGIPE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1988-1996) | Rone Peterson Oliveira Santos - |  |  | 
            
              | O CONTEXTO ESCOLAR TEUTO BRASILEIRO NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO DA MATEMÁTICA | Malcus Cassiano Kuhn - | Arno Bayer - ULBRA 
 |  | 
            
              | O ENSINO DE MATEMÁTICA NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU NO CURSO DE PEDAGOGIA | Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP |  |  | 
            
              | O ENSINO PRIMÁRIO EM VASSOURAS NO PERÍODO DE 1950-1969 | Heloisa Hernandez de Fontes Salvador - |  |  | 
            
              | O III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DO RN (1965): UM OLHAR A PARTIR DAS PROVAS DE MATEMÁTICA | Liliane dos Santos Gutierre - UFRN | Arlete de Jesus Brito - 
 |  | 
            
              | O MANUAL “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO”, DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: ESTABELECENDO COMPREENSÕES ACERCA DAS ORIENTAÇÕES QUE FIZERAM PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE – MS | Carlos Souza Pardim - |  |  | 
            
              | O PAPEL DA IMPRENSA, EM ESPECIAL DA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NA CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO | Vanessa Martins de Souza - PUC-RS | Monica Bertoni dos Santos - PUC-RS 
 |  | 
            
              | O PRIMEIRO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA DE SÃO PAULO (1968-1969) | Denise Medina de Almeida França - |  |  | 
            
              | O PROFESSOR DE MATEMÁTICA PAULISTA E AS DIFICULDADES DA PROFISSÃO | Juliana Aparecida Rissardi Finato - UNESP - RIO CLARO |  |  | 
            
              | O SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP E O GINÁSIO NO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960 | Carlos Eduardo Félix Correia - |  |  | 
            
              | O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL EM DOIS BEST-SELLERS DE OSVALDO SANGIORGI | Elenir Terezinha Paluch Soares - |  |  | 
            
              | OS CURSOS COMPLEMENTARES COMO EMBRIÃO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA O COLÉGIO | Francisco de Oliveira Filho - UNIBAN |  |  | 
            
              | PAPY E O COLÉGIO SÃO BENTO - CADERNOS ESCOLARES REVELAM UMA MATEMÁTICA MODERNA | Leticia Maria Ferreira da Costa  - UFRJ |  |  | 
            
              | PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS A PARTIR DE UMA ENTREVISTA: O CASO DE UMA ALUNA DE UM CURSO A DISTÂNCIA | Carla Regina Mariano da Silva - |  |  | 
            
              | PERSPECTIVA – ARTE OU MATEMÁTICA | Luciano Ferreira - UEM | Talita Secorun dos Santos - FECILCAM 
 |  | 
            
              | POSSIBILIDADES PARA "VER O INVISÍVEL" | Lélia Longen Fontana - UFPR |  |  | 
            
              | PREÂMBULO PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPO DE CATEQUIZAÇÃO DOS INDÍGENAS PELOS JESUÍTAS NO AMAZONAS: 1549 A 1759 | Tarcisio Luiz Leão e Souza - | Aparecida Rodrigues Silva Duarte - 
 |  | 
            
              | PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DO ENSINO DE 1º GRAU (5ª A 8ª SÉRIE) DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 | Silvana Matucheski - UNESP - RIO CLARO |  |  | 
            
              | REINAÇÕES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS COM A OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA (1935) | Adriel Gonçalves Oliveira - UNESP |  |  | 
            
              | SISTEMATIZAÇÃO DE DEPOIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS | Fábio Donizeti de Oliveira - |  |  | 
            
              | TRÊS BREVES HISTÓRIAS SOBRE MALBA TAHAN | Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES |  |  | 
            
              | UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM UNIVERSAL | Carmen Rosane Pinto Franzon - | Arlete de Jesus Brito - 
 |  | 
            
              | UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE QUADRATURA DE PIERRE DE FERMAT | Cesar Ricardo Peon Martins - | Márcia Marinelli Pereira Silva - 
 |  | 
            
              | UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DA OBRA “ARITHMETICA: THEORICO-PRATICA” A PARTIR DO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Bruna Luiza de Faria Rezende - UFU | Mirian Maria Andrade - 
 |  | 
            
              | UMA BREVE HISTÓRIA DAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL | Vinicius Machado Pereira dos Santos - |  |  | 
            
              | UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE DOURADOS-MS: A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DOS PROFESSORES PARA CONSTRUIR UMA VERSÃO HISTÓRICA, POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL | Tiaki Cintia Togura Faoro - UFMS |  |  | 
            
              | UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA | Marcelo Ferreira Martins Salvador - |  |  | 
            
              | USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. | Marcos Denilson GuimarÃes - UFS | Ivanete Batista Santos - UFS 
 |  | 
            
              | VAMOS ESTUDAR? (1965): A CARTILHA DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS | Iara Zimmer - UFSC | Claires Marcele Sada Boldo - David Antonio da Costa - UFSC
 
 |  | 
            
              | VESTÍGIOS DAS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REDE DE RELAÇÕES QUE SE REVELAM | Rafaela Silva Rabelo - USP |  |  | 
            
              | ZILDA ARAÚJO PEDREIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1967 – 1970) | Joubert Lima Ferreira - |  |  | 
            
              | Pesquisa em Educação Matemática | 
            
              | TÍTULO | AUTOR | CO-AUTOR(ES) | VER ARQUIVO | 
            
              | CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES DE PODER NO PROCESSO DE  ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. | João Paulo Attie - |  |  | 
            
              | FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO | Mikaelle Barboza Cardoso - UECE | Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE Silvana Holanda da Silva -
 Maria Ariadla de Sousa Ferreira
 
 |  | 
            
              | SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2011 | Fernanda Andréa Fernandes Silva - UFRPE | Mônica Maria Lins Santiago 
 |  | 
            
              | 2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): AS PRODUÇÕES CIENTIFÍCAS DAS SOCIEDADES LIGADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO ENTRE 2000-2010 | Wilson Santana da Cunha - | Arno Bayer - ULBRA 
 |  | 
            
              | A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO | Luís Renan Leal de Melo - | Lucia de Fatima Araujo - UFRPE Marcelo Câmara dos Santos -
 
 |  | 
            
              | A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO | Vanessa Dias Moretti - | Magali Aparecida Silvestre - Denise de Sousa Gomes Llata -
 Lidiane Chaves Zeferino -
 
 |  | 
            
              | A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E O SEU IMPACTO NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR | Tiago Pereira de Avila - UNICSUL |  |  | 
            
              | A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DIDÁTICO DO ERRO EM PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA. | André Gustavo Oliveira da Silva - UEL | Rosana Figueiredo Salvi - 
 |  | 
            
              | A CALCULADORA NO ENSINO DA POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Adrielle Cristine Mendello Lopes - | Pedro Franco de Sá - Fábio José da Costa Alves -
 
 |  | 
            
              | A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS | Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - | Ana Cristina Barreto Sabino de Araújo - UFPE Flávia Myrella Tenório Braz -
 
 |  | 
            
              | A COMUNICAÇÃO NA FÁBRICA EDUCACIONAL | Alberto Luiz Pereira da Costa - UNIP |  |  | 
            
              | A CONCEPÇÃO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES | Juliana Vignoto - UEM | Silvia Pereira Gonzaga de Moraes 
 |  | 
            
              | A CONSTITUIÇÃO DE UMA MATEMOTECA ESCOLAR E O DISCURSO OFICIAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES | Lilia de Souza Octavio - | Elaine Sampaio Araujo - USP 
 |  | 
            
              | A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | Eliene Márcia Fernandes Oliveira - |  |  | 
            
              | A CRIANÇA ENCENA A CENA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Bianca Santos Chisté - |  |  | 
            
              | A EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES | Nilson Antonio Ferreira Roseira - |  |  | 
            
              | A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRECONIZADA PELA ENEF – ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS EFEITOS NA ESCOLA BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO PNLD | James Teixeira - PUC-SP | Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP 
 |  | 
            
              | A EMERGÊNCIA DE TEOREMAS EM ATO EM DIÁLOGOS CONSTITUIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO INTEIRO | Erondina Barbosa da Silva - UNB | Cristiano Alberto Muniz - UNB 
 |  | 
            
              | A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA CERÂMICA PERUANA | Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN | Francisco de Assis Bandeira - UFRN Paulo Gonçalo Farias Gonçalves
 
 |  | 
            
              | A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA | Priscila Arcego - | Luzielli Franceschi - Juliane Berlanda
 Nilce Fátima Scheffer -
 
 |  | 
            
              | A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UMA RUPTURA POSSÍVEL? | Ancilla Dall ´onder Zat - |  |  | 
            
              | A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO DOCENTE | Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF |  |  | 
            
              | A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. | Cristiane da Silva Stamberg - | Lutiele Machado Godois - Lucilaine Goin Abitante -
 Fernanda Hart Garcia -
 Maria Teresinha Verle Kaefer
 Frank Jonis Flores de Almeida
 
 |  | 
            
              | A INTUIÇÃO SEGUNDO POINCARÉ E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CÁLCULO | AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP |  |  | 
            
              | A LEI 10.639/03 E A ETNOMATEMÁTICA | Elma Daniela Bezerra Lima - | José Roberto Linhares de Mattos - UFF 
 |  | 
            
              | A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS | Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - | Ieda Maria Giongo - Marli Teresinha Quartieri -
 
 |  | 
            
              | A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | Marta Santana Comério - | Márcia Regina Ferreira de Brito 
 |  | 
            
              | A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. | Alexandre Marcelino de Lucena | Lucia de Fatima Araujo - UFRPE Marcelo Câmara dos Santos -
 
 |  |