História da Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950) |
Iara da Silva FranÇa - PUCPR |
Antonio Flavio Claras
Mariliza Simonete Portela
|
|
NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA EM SERGIPE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1988-1996) |
Rone Peterson Oliveira Santos - |
|
|
O CONTEXTO ESCOLAR TEUTO BRASILEIRO NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Malcus Cassiano Kuhn - |
Arno Bayer - ULBRA
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP |
|
|
O ENSINO PRIMÁRIO EM VASSOURAS NO PERÍODO DE 1950-1969 |
Heloisa Hernandez de Fontes Salvador - |
|
|
O III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DO RN (1965): UM OLHAR A PARTIR DAS PROVAS DE MATEMÁTICA |
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN |
Arlete de Jesus Brito -
|
|
O MANUAL “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO”, DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: ESTABELECENDO COMPREENSÕES ACERCA DAS ORIENTAÇÕES QUE FIZERAM PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE – MS |
Carlos Souza Pardim - |
|
|
O PAPEL DA IMPRENSA, EM ESPECIAL DA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NA CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO |
Vanessa Martins de Souza - PUC-RS |
Monica Bertoni dos Santos - PUC-RS
|
|
O PRIMEIRO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA DE SÃO PAULO (1968-1969) |
Denise Medina de Almeida França - |
|
|
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA PAULISTA E AS DIFICULDADES DA PROFISSÃO |
Juliana Aparecida Rissardi Finato - UNESP - RIO CLARO |
|
|
O SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP E O GINÁSIO NO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960 |
Carlos Eduardo Félix Correia - |
|
|
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL EM DOIS BEST-SELLERS DE OSVALDO SANGIORGI |
Elenir Terezinha Paluch Soares - |
|
|
OS CURSOS COMPLEMENTARES COMO EMBRIÃO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA O COLÉGIO |
Francisco de Oliveira Filho - UNIBAN |
|
|
PAPY E O COLÉGIO SÃO BENTO - CADERNOS ESCOLARES REVELAM UMA MATEMÁTICA MODERNA |
Leticia Maria Ferreira da Costa - UFRJ |
|
|
PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS A PARTIR DE UMA ENTREVISTA: O CASO DE UMA ALUNA DE UM CURSO A DISTÂNCIA |
Carla Regina Mariano da Silva - |
|
|
PERSPECTIVA – ARTE OU MATEMÁTICA |
Luciano Ferreira - UEM |
Talita Secorun dos Santos - FECILCAM
|
|
POSSIBILIDADES PARA "VER O INVISÍVEL" |
Lélia Longen Fontana - UFPR |
|
|
PREÂMBULO PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPO DE CATEQUIZAÇÃO DOS INDÍGENAS PELOS JESUÍTAS NO AMAZONAS: 1549 A 1759 |
Tarcisio Luiz Leão e Souza - |
Aparecida Rodrigues Silva Duarte -
|
|
PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DO ENSINO DE 1º GRAU (5ª A 8ª SÉRIE) DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 |
Silvana Matucheski - UNESP - RIO CLARO |
|
|
REINAÇÕES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS COM A OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA (1935) |
Adriel Gonçalves Oliveira - UNESP |
|
|
SISTEMATIZAÇÃO DE DEPOIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS |
Fábio Donizeti de Oliveira - |
|
|
TRÊS BREVES HISTÓRIAS SOBRE MALBA TAHAN |
Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES |
|
|
UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM UNIVERSAL |
Carmen Rosane Pinto Franzon - |
Arlete de Jesus Brito -
|
|
UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE QUADRATURA DE PIERRE DE FERMAT |
Cesar Ricardo Peon Martins - |
Márcia Marinelli Pereira Silva -
|
|
UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DA OBRA “ARITHMETICA: THEORICO-PRATICA” A PARTIR DO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Bruna Luiza de Faria Rezende - UFU |
Mirian Maria Andrade -
|
|
UMA BREVE HISTÓRIA DAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL |
Vinicius Machado Pereira dos Santos - |
|
|
UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE DOURADOS-MS: A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DOS PROFESSORES PARA CONSTRUIR UMA VERSÃO HISTÓRICA, POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL |
Tiaki Cintia Togura Faoro - UFMS |
|
|
UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA |
Marcelo Ferreira Martins Salvador - |
|
|
USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. |
Marcos Denilson GuimarÃes - UFS |
Ivanete Batista Santos - UFS
|
|
VAMOS ESTUDAR? (1965): A CARTILHA DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS |
Iara Zimmer - UFSC |
Claires Marcele Sada Boldo -
David Antonio da Costa - UFSC
|
|
VESTÍGIOS DAS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REDE DE RELAÇÕES QUE SE REVELAM |
Rafaela Silva Rabelo - USP |
|
|
ZILDA ARAÚJO PEDREIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1967 – 1970) |
Joubert Lima Ferreira - |
|
|
Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES DE PODER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. |
João Paulo Attie - |
|
|
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE |
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE
Silvana Holanda da Silva -
Maria Ariadla de Sousa Ferreira
|
|
SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2011 |
Fernanda Andréa Fernandes Silva - UFRPE |
Mônica Maria Lins Santiago
|
|
2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): AS PRODUÇÕES CIENTIFÍCAS DAS SOCIEDADES LIGADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO ENTRE 2000-2010 |
Wilson Santana da Cunha - |
Arno Bayer - ULBRA
|
|
A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO |
Luís Renan Leal de Melo - |
Lucia de Fatima Araujo - UFRPE
Marcelo Câmara dos Santos -
|
|
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO |
Vanessa Dias Moretti - |
Magali Aparecida Silvestre -
Denise de Sousa Gomes Llata -
Lidiane Chaves Zeferino -
|
|
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E O SEU IMPACTO NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR |
Tiago Pereira de Avila - UNICSUL |
|
|
A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DIDÁTICO DO ERRO EM PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA. |
André Gustavo Oliveira da Silva - UEL |
Rosana Figueiredo Salvi -
|
|
A CALCULADORA NO ENSINO DA POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Adrielle Cristine Mendello Lopes - |
Pedro Franco de Sá -
Fábio José da Costa Alves -
|
|
A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS |
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - |
Ana Cristina Barreto Sabino de Araújo - UFPE
Flávia Myrella Tenório Braz -
|
|
A COMUNICAÇÃO NA FÁBRICA EDUCACIONAL |
Alberto Luiz Pereira da Costa - UNIP |
|
|
A CONCEPÇÃO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES |
Juliana Vignoto - UEM |
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
|
|
A CONSTITUIÇÃO DE UMA MATEMOTECA ESCOLAR E O DISCURSO OFICIAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES |
Lilia de Souza Octavio - |
Elaine Sampaio Araujo - USP
|
|
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
Eliene Márcia Fernandes Oliveira - |
|
|
A CRIANÇA ENCENA A CENA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Bianca Santos Chisté - |
|
|
A EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES |
Nilson Antonio Ferreira Roseira - |
|
|
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRECONIZADA PELA ENEF – ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS EFEITOS NA ESCOLA BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO PNLD |
James Teixeira - PUC-SP |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
|
|
A EMERGÊNCIA DE TEOREMAS EM ATO EM DIÁLOGOS CONSTITUIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO INTEIRO |
Erondina Barbosa da Silva - UNB |
Cristiano Alberto Muniz - UNB
|
|
A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA CERÂMICA PERUANA |
Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN |
Francisco de Assis Bandeira - UFRN
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves
|
|
A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA |
Priscila Arcego - |
Luzielli Franceschi -
Juliane Berlanda
Nilce Fátima Scheffer -
|
|
A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UMA RUPTURA POSSÍVEL? |
Ancilla Dall ´onder Zat - |
|
|
A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO DOCENTE |
Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF |
|
|
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. |
Cristiane da Silva Stamberg - |
Lutiele Machado Godois -
Lucilaine Goin Abitante -
Fernanda Hart Garcia -
Maria Teresinha Verle Kaefer
Frank Jonis Flores de Almeida
|
|
A INTUIÇÃO SEGUNDO POINCARÉ E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CÁLCULO |
AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP |
|
|
A LEI 10.639/03 E A ETNOMATEMÁTICA |
Elma Daniela Bezerra Lima - |
José Roberto Linhares de Mattos - UFF
|
|
A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - |
Ieda Maria Giongo -
Marli Teresinha Quartieri -
|
|
A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Marta Santana Comério - |
Márcia Regina Ferreira de Brito
|
|
A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. |
Alexandre Marcelino de Lucena |
Lucia de Fatima Araujo - UFRPE
Marcelo Câmara dos Santos -
|
|