ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 5

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
História da Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950) Iara da Silva FranÇa - PUCPR Antonio Flavio Claras
Mariliza Simonete Portela
NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA EM SERGIPE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1988-1996) Rone Peterson Oliveira Santos -  
O CONTEXTO ESCOLAR TEUTO BRASILEIRO NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO DA MATEMÁTICA Malcus Cassiano Kuhn - Arno Bayer - ULBRA
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU NO CURSO DE PEDAGOGIA Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP  
O ENSINO PRIMÁRIO EM VASSOURAS NO PERÍODO DE 1950-1969 Heloisa Hernandez de Fontes Salvador -  
O III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DO RN (1965): UM OLHAR A PARTIR DAS PROVAS DE MATEMÁTICA Liliane dos Santos Gutierre - UFRN Arlete de Jesus Brito -
O MANUAL “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO”, DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: ESTABELECENDO COMPREENSÕES ACERCA DAS ORIENTAÇÕES QUE FIZERAM PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE – MS Carlos Souza Pardim -  
O PAPEL DA IMPRENSA, EM ESPECIAL DA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NA CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO Vanessa Martins de Souza - PUC-RS Monica Bertoni dos Santos - PUC-RS
O PRIMEIRO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA DE SÃO PAULO (1968-1969) Denise Medina de Almeida França -  
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA PAULISTA E AS DIFICULDADES DA PROFISSÃO Juliana Aparecida Rissardi Finato - UNESP - RIO CLARO  
O SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP E O GINÁSIO NO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960 Carlos Eduardo Félix Correia -  
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL EM DOIS BEST-SELLERS DE OSVALDO SANGIORGI Elenir Terezinha Paluch Soares -  
OS CURSOS COMPLEMENTARES COMO EMBRIÃO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA O COLÉGIO Francisco de Oliveira Filho - UNIBAN  
PAPY E O COLÉGIO SÃO BENTO - CADERNOS ESCOLARES REVELAM UMA MATEMÁTICA MODERNA Leticia Maria Ferreira da Costa - UFRJ  
PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS A PARTIR DE UMA ENTREVISTA: O CASO DE UMA ALUNA DE UM CURSO A DISTÂNCIA Carla Regina Mariano da Silva -  
PERSPECTIVA – ARTE OU MATEMÁTICA Luciano Ferreira - UEM Talita Secorun dos Santos - FECILCAM
POSSIBILIDADES PARA "VER O INVISÍVEL" Lélia Longen Fontana - UFPR  
PREÂMBULO PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPO DE CATEQUIZAÇÃO DOS INDÍGENAS PELOS JESUÍTAS NO AMAZONAS: 1549 A 1759 Tarcisio Luiz Leão e Souza - Aparecida Rodrigues Silva Duarte -
PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DO ENSINO DE 1º GRAU (5ª A 8ª SÉRIE) DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 Silvana Matucheski - UNESP - RIO CLARO  
REINAÇÕES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS COM A OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA (1935) Adriel Gonçalves Oliveira - UNESP  
SISTEMATIZAÇÃO DE DEPOIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS Fábio Donizeti de Oliveira -  
TRÊS BREVES HISTÓRIAS SOBRE MALBA TAHAN Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES  
UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM UNIVERSAL Carmen Rosane Pinto Franzon - Arlete de Jesus Brito -
UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE QUADRATURA DE PIERRE DE FERMAT Cesar Ricardo Peon Martins - Márcia Marinelli Pereira Silva -
UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DA OBRA “ARITHMETICA: THEORICO-PRATICA” A PARTIR DO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Bruna Luiza de Faria Rezende - UFU Mirian Maria Andrade -
UMA BREVE HISTÓRIA DAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL Vinicius Machado Pereira dos Santos -  
UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE DOURADOS-MS: A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DOS PROFESSORES PARA CONSTRUIR UMA VERSÃO HISTÓRICA, POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL Tiaki Cintia Togura Faoro - UFMS  
UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA Marcelo Ferreira Martins Salvador -  
USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. Marcos Denilson GuimarÃes - UFS Ivanete Batista Santos - UFS
VAMOS ESTUDAR? (1965): A CARTILHA DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS Iara Zimmer - UFSC Claires Marcele Sada Boldo -
David Antonio da Costa - UFSC
VESTÍGIOS DAS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REDE DE RELAÇÕES QUE SE REVELAM Rafaela Silva Rabelo - USP  
ZILDA ARAÚJO PEDREIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1967 – 1970) Joubert Lima Ferreira -  
Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES DE PODER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. João Paulo Attie -  
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Mikaelle Barboza Cardoso - UECE Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE
Silvana Holanda da Silva -
Maria Ariadla de Sousa Ferreira
SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2011 Fernanda Andréa Fernandes Silva - UFRPE Mônica Maria Lins Santiago
2013 - ANO INTERNACIONAL MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA (MPT2013): AS PRODUÇÕES CIENTIFÍCAS DAS SOCIEDADES LIGADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO ENTRE 2000-2010 Wilson Santana da Cunha - Arno Bayer - ULBRA
A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO Luís Renan Leal de Melo - Lucia de Fatima Araujo - UFRPE
Marcelo Câmara dos Santos -
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO Vanessa Dias Moretti - Magali Aparecida Silvestre -
Denise de Sousa Gomes Llata -
Lidiane Chaves Zeferino -
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E O SEU IMPACTO NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Tiago Pereira de Avila - UNICSUL  
A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DIDÁTICO DO ERRO EM PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA. André Gustavo Oliveira da Silva - UEL Rosana Figueiredo Salvi -
A CALCULADORA NO ENSINO DA POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Adrielle Cristine Mendello Lopes - Pedro Franco de Sá -
Fábio José da Costa Alves -
A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - Ana Cristina Barreto Sabino de Araújo - UFPE
Flávia Myrella Tenório Braz -
A COMUNICAÇÃO NA FÁBRICA EDUCACIONAL Alberto Luiz Pereira da Costa - UNIP  
A CONCEPÇÃO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES Juliana Vignoto - UEM Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
A CONSTITUIÇÃO DE UMA MATEMOTECA ESCOLAR E O DISCURSO OFICIAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES Lilia de Souza Octavio - Elaine Sampaio Araujo - USP
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Eliene Márcia Fernandes Oliveira -  
A CRIANÇA ENCENA A CENA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Bianca Santos Chisté -  
A EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES Nilson Antonio Ferreira Roseira -  
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRECONIZADA PELA ENEF – ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS EFEITOS NA ESCOLA BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO PNLD James Teixeira - PUC-SP Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
A EMERGÊNCIA DE TEOREMAS EM ATO EM DIÁLOGOS CONSTITUIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO INTEIRO Erondina Barbosa da Silva - UNB Cristiano Alberto Muniz - UNB
A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA CERÂMICA PERUANA Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN Francisco de Assis Bandeira - UFRN
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves
A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA Priscila Arcego - Luzielli Franceschi -
Juliane Berlanda
Nilce Fátima Scheffer -
A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UMA RUPTURA POSSÍVEL? Ancilla Dall ´onder Zat -  
A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO DOCENTE Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF  
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. Cristiane da Silva Stamberg - Lutiele Machado Godois -
Lucilaine Goin Abitante -
Fernanda Hart Garcia -
Maria Teresinha Verle Kaefer
Frank Jonis Flores de Almeida
A INTUIÇÃO SEGUNDO POINCARÉ E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA RESOLUÇÃO DE ALGUMAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CÁLCULO AndrÉ LÚcio Grande - PUC-SP  
A LEI 10.639/03 E A ETNOMATEMÁTICA Elma Daniela Bezerra Lima - José Roberto Linhares de Mattos - UFF
A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - Ieda Maria Giongo -
Marli Teresinha Quartieri -
A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Marta Santana Comério - Márcia Regina Ferreira de Brito
A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. Alexandre Marcelino de Lucena Lucia de Fatima Araujo - UFRPE
Marcelo Câmara dos Santos -
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |