| Formação de Professores | 
            
              | TÍTULO | AUTOR | CO-AUTOR(ES) | VER ARQUIVO | 
            
              | MEMORIAL DE FORMAÇÃO: UMA PRÁTICA DE (AUTO)FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Silvia Maria Medeiros Caporale - USF |  |  | 
            
              | MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: FOMENTANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DAS ELEIÇÕES | Gabriele Granada Veleda - | Everton José Goldoni Estevam - UEL 
 |  | 
            
              | MONITORIA: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE | Heveraldo Vitor Gomes - | Amanda Fernandes Campos Vieira - Marcos Coutinho Mota -
 Paula Reis de Miranda -
 
 |  | 
            
              | NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE SEUS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS | Anderson Afonso da Silva |  |  | 
            
              | NOS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: O ESTÁGIO COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA | Rosana Maria Martins - UFSCAR | Simone Albuquerque da Rocha - UFMT/IE 
 |  | 
            
              | NÚMEROS RACIONAIS: ANALISANDO O CURRÍCULO PRESCRITO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Diana Maia de Lima - PUC-SP | Saddo Ag Almouloud - 
 |  | 
            
              | O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFFESSOR DE MATEMÁTICA NO EAD: A VISÃO DO FORMADOR | Djalma Gonçalves Pereira - | Marilene Ribeiro Resende - 
 |  | 
            
              | O AVA MOODLE X PROLETRAMENTO: UMA PROPOSTA QUE CONTEMPLA UMA PARCERIA DO VIRTUAL COM O PRESENCIAL | Solange Fernandes Maia Pereira - |  |  | 
            
              | O BOM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: JOGOS DE VERDADE NAS POSSIBILIDADES DE AUTOCONSTITUIÇÃO DOCENTE | Grace da Ré Aurich - UFRGS |  |  | 
            
              | O CAPITAL LINGUÍSTICO COMO DETERMINANTE DA CULTURA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC |  |  | 
            
              | O COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. | Márcia Maria Alves de Assis - UFRN | José Paulino Filho - 
 |  | 
            
              | O CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE | Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE 
 |  | 
            
              | O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CAMPO ALGÉBRICO | Ana Queli Mafalda Reis - |  |  | 
            
              | O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB E PARFOR: A REALIDADE DE DOIS ESTADOS DA REGIÃO NORTE E NORDESTE | Ana Carolina Costa Pereira - UECE |  |  | 
            
              | O ENSINO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | Conceição de Lourdes Farias Brandão - | Evanilson Landim Alves - UFRPE 
 |  | 
            
              | O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESCASO NA PRÁTICA DE PROFESSORES | Aline da Silva Ribeiro Muniz - |  |  | 
            
              | O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS | Rosineide de Sousajucá - | Pedro Franco de Sá - Fábio José da Costa Alves -
 Thayann Menezes da Costa Campos - UEPA
 Jessica Andrade Dias -
 
 |  | 
            
              | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES EXPOSTAS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UNIR, CAMPUS DE JI-PARANÁ | Mariza dos Santos - |  |  | 
            
              | O ESTUDO DE CONCEITOS ARITMÉTICOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Valessa Leal Lessa de Sá Pinto - |  |  | 
            
              | O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA | Éliton Meireles de Moura - UFU |  |  | 
            
              | O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | Ana Cláudia Gouveia de Sousa - | Luciana de Oliveira Souza Mendonça - 
 |  | 
            
              | O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIRIANA | Adriano Cavalcante da Silva - UERN |  |  | 
            
              | O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL | Shirley Concei‡ão Silva da Costa - |  |  | 
            
              | O PROGRAMA ACESSA ESCOLA NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE LIMEIRA | Tiago Giorgetti Chinellato - | Sueli Liberatti Javaroni - 
 |  | 
            
              | O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ELEMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DA ANALISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO | Wivian Sena Moraes - UFG | Roberto Barcelos Souza - 
 |  | 
            
              | O QUANTO FALAR DE SI POSSIBILITA ÀS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SE FORMAREM? | Marjorie Samira Ferreira Bolognani - USF |  |  | 
            
              | O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A OPÇÃO “SER PROFESSOR” | Mayara Pierre Prado - | Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP 
 |  | 
            
              | O USO DOS CALEIDOSCÓPIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS | Marli Regina dos Santos | Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS 
 |  | 
            
              | OS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA E SEUS ENTEDIMENTOS A RESPEITO DE MATEMÁTICA E SEU ENSINO | Eliane Maria de Oliveira Araman - UNOPAR | Helenara Regina Sampaio Figueiredo - UEM 
 |  | 
            
              | OS NEXOS ENTRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E O PERFIL PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | Mariele Josiane Fuchs - | Cátia Maria Nehring - 
 |  | 
            
              | OS PROFESSORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CURRICULAR | Angelita Minetto Araújo - UTFPR |  |  | 
            
              | PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM AULAS DE MATEMÁTICA | Valdinei Cezar Cardoso - UEM | Samuel Rocha de Oliveira - UNICAMP Lilian Akemi Kato - UEM
 
 |  | 
            
              | PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - | Marcio Antonio da Silva - 
 |  | 
            
              | PERSCRUTANDO DIÁRIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | Marcos Antonio Gonçalves Jr - |  |  | 
            
              | PESQUISA DOCENTE DA PRÓPRIA PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL | Lenio Fernandes Levy - UFPA |  |  | 
            
              | PESQUISA DOCENTE E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | Lenio Fernandes Levy - UFPA |  |  | 
            
              | PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM MOMENTO PARA SIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA | Roberto Preussler - | Cátia Keske - 
 |  | 
            
              | PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP | Dario Fiorentini - UNICAMP 
 |  | 
            
              | PRÁTICAS ESTATÍSTICAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS – UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR | Daiani Finatto Bianchini - | Cátia Maria Nehring - 
 |  | 
            
              | PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM E A COMPREENSÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: OLHARES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO | Cristiane de Arimatéa Rocha - |  |  | 
            
              | PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS | Juliana Azevedo - UFPE | Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE Rute Elizabete de Souza Rosa Borba -
 Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
 
 |  | 
            
              | PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL | Paulo Jorge Magalhães Teixeira - | Ruy Cesar Pietropaolo - 
 |  | 
            
              | PROFESSORES DO 5º ANO E ITENS DE AVALIAÇÃO DA PROVA BRASIL: O TRABALHO VOLTADO AO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS E ÀS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS | Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL |  |  | 
            
              | PROGRAMA NOVOS TALENTOS: POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | Flávia Cristina de Macêdo Santana - | Jaqueline de Souza Pereira Grilo - UFBA 
 |  | 
            
              | PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR | Neila Tonin Agranionih - UFPR |  |  | 
            
              | RECONHECENDO A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA COMO SIGNIFICATIVO ELEMENTO PARA A INTEGRAÇÃO DE TIC EM EDUCAÇÃO ESCOLAR | Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP |  |  | 
            
              | RECURSOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: SÍNTESE DE UMA TRAJETÓRIA | Sandra Sausen | Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR 
 |  | 
            
              | REFLETINDO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVISÃO REVELADOS POR ALUNOS DO  4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Rosemeire Roberta de Lima - |  |  | 
            
              | REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Edson Pereira Barbosa - | Romulo Campos Lins 
 |  | 
            
              | RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | Leoni Malinoski Fillos - |  |  | 
            
              | REPRESENTAÇÕES DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA | Elisangela Bastos de Melo Espindola - UFPE |  |  | 
            
              | REPRESENTAÇÕES SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL | Rita Lôbo Freitas - PUC-SP | Saddo Ag Almouloud - 
 |  | 
            
              | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR | Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA | Margarete Fatima Borga - ULBRA Janaina Freitas dos Santos - ULBRA
 Kelly da Silva Rebelo - ULBRA
 Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA
 
 |  | 
            
              | REVELAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Vera Maria Jarcovis Fernandes - |  |  | 
            
              | SITUAÇÃO QUOCIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES | Angélica da Fontoura Garcia Silva - | Tânia Maria Mendonça Campos Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro -
 Mirtes Pereira de Souza -
 
 |  | 
            
              | SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECIALIZADO A RESPEITO DE PORCENTAGEM | Edvonete Souza de Alencar - | Angélica da Fontoura Garcia Silva - 
 |  | 
            
              | SOBRE O ENSINO DAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO COM APOIO NA VISUALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO | Francisco Regis Vieira Alves - | Herminio Borges Neto - UFC 
 |  | 
            
              | SOBRE POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA ORAL COMO ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | Vinícius Sanches Tizzo - UNESP - RIO CLARO | Heloisa da Silva - 
 |  | 
            
              | TECNOLOGIA COMPUTACIONAL: UMA APOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | Luis Havelange Soares - UFPB | José Luiz Cavalcante - 
 |  | 
            
              | TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS DE EUNÁPOLIS | Alex Andrade Alves - | Dulcinéia Pereira Silva Vargens Celina Vilhena Vieira
 Isaias Carvalho Reis -
 Taianá Silva Pinheiro -
 
 |  |