Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: UMA PRÁTICA DE (AUTO)FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Silvia Maria Medeiros Caporale - USF |
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: FOMENTANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DAS ELEIÇÕES |
Gabriele Granada Veleda - |
Everton José Goldoni Estevam - UEL
|
 |
MONITORIA: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Heveraldo Vitor Gomes - |
Amanda Fernandes Campos Vieira -
Marcos Coutinho Mota -
Paula Reis de Miranda -
|
 |
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE SEUS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS |
Anderson Afonso da Silva |
|
 |
NOS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: O ESTÁGIO COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA |
Rosana Maria Martins - UFSCAR |
Simone Albuquerque da Rocha - UFMT/IE
|
 |
NÚMEROS RACIONAIS: ANALISANDO O CURRÍCULO PRESCRITO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Diana Maia de Lima - PUC-SP |
Saddo Ag Almouloud -
|
 |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFFESSOR DE MATEMÁTICA NO EAD: A VISÃO DO FORMADOR |
Djalma Gonçalves Pereira - |
Marilene Ribeiro Resende -
|
 |
O AVA MOODLE X PROLETRAMENTO: UMA PROPOSTA QUE CONTEMPLA UMA PARCERIA DO VIRTUAL COM O PRESENCIAL |
Solange Fernandes Maia Pereira - |
|
 |
O BOM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: JOGOS DE VERDADE NAS POSSIBILIDADES DE AUTOCONSTITUIÇÃO DOCENTE |
Grace da Ré Aurich - UFRGS |
|
 |
O CAPITAL LINGUÍSTICO COMO DETERMINANTE DA CULTURA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC |
|
 |
O COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. |
Márcia Maria Alves de Assis - UFRN |
José Paulino Filho -
|
 |
O CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE
|
 |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CAMPO ALGÉBRICO |
Ana Queli Mafalda Reis - |
|
 |
O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB E PARFOR: A REALIDADE DE DOIS ESTADOS DA REGIÃO NORTE E NORDESTE |
Ana Carolina Costa Pereira - UECE |
|
 |
O ENSINO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Conceição de Lourdes Farias Brandão - |
Evanilson Landim Alves - UFRPE
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESCASO NA PRÁTICA DE PROFESSORES |
Aline da Silva Ribeiro Muniz - |
|
 |
O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS |
Rosineide de Sousajucá - |
Pedro Franco de Sá -
Fábio José da Costa Alves -
Thayann Menezes da Costa Campos - UEPA
Jessica Andrade Dias -
|
 |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES EXPOSTAS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UNIR, CAMPUS DE JI-PARANÁ |
Mariza dos Santos - |
|
 |
O ESTUDO DE CONCEITOS ARITMÉTICOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Valessa Leal Lessa de Sá Pinto - |
|
 |
O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA |
Éliton Meireles de Moura - UFU |
|
 |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - |
Luciana de Oliveira Souza Mendonça -
|
 |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIRIANA |
Adriano Cavalcante da Silva - UERN |
|
 |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL |
Shirley Concei‡ão Silva da Costa - |
|
 |
O PROGRAMA ACESSA ESCOLA NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE LIMEIRA |
Tiago Giorgetti Chinellato - |
Sueli Liberatti Javaroni -
|
 |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ELEMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DA ANALISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
Wivian Sena Moraes - UFG |
Roberto Barcelos Souza -
|
 |
O QUANTO FALAR DE SI POSSIBILITA ÀS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SE FORMAREM? |
Marjorie Samira Ferreira Bolognani - USF |
|
 |
O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A OPÇÃO “SER PROFESSOR” |
Mayara Pierre Prado - |
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
|
 |
O USO DOS CALEIDOSCÓPIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS |
Marli Regina dos Santos |
Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS
|
 |
OS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA E SEUS ENTEDIMENTOS A RESPEITO DE MATEMÁTICA E SEU ENSINO |
Eliane Maria de Oliveira Araman - UNOPAR |
Helenara Regina Sampaio Figueiredo - UEM
|
 |
OS NEXOS ENTRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E O PERFIL PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Mariele Josiane Fuchs - |
Cátia Maria Nehring -
|
 |
OS PROFESSORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CURRICULAR |
Angelita Minetto Araújo - UTFPR |
|
 |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Valdinei Cezar Cardoso - UEM |
Samuel Rocha de Oliveira - UNICAMP
Lilian Akemi Kato - UEM
|
 |
PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - |
Marcio Antonio da Silva -
|
 |
PERSCRUTANDO DIÁRIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Marcos Antonio Gonçalves Jr - |
|
 |
PESQUISA DOCENTE DA PRÓPRIA PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL |
Lenio Fernandes Levy - UFPA |
|
 |
PESQUISA DOCENTE E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
Lenio Fernandes Levy - UFPA |
|
 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM MOMENTO PARA SIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA |
Roberto Preussler - |
Cátia Keske -
|
 |
PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP |
Dario Fiorentini - UNICAMP
|
 |
PRÁTICAS ESTATÍSTICAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS – UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR |
Daiani Finatto Bianchini - |
Cátia Maria Nehring -
|
 |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM E A COMPREENSÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: OLHARES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
Cristiane de Arimatéa Rocha - |
|
 |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS |
Juliana Azevedo - UFPE |
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba -
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
|
 |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Paulo Jorge Magalhães Teixeira - |
Ruy Cesar Pietropaolo -
|
 |
PROFESSORES DO 5º ANO E ITENS DE AVALIAÇÃO DA PROVA BRASIL: O TRABALHO VOLTADO AO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS E ÀS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS |
Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL |
|
 |
PROGRAMA NOVOS TALENTOS: POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Flávia Cristina de Macêdo Santana - |
Jaqueline de Souza Pereira Grilo - UFBA
|
 |
PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR |
Neila Tonin Agranionih - UFPR |
|
 |
RECONHECENDO A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA COMO SIGNIFICATIVO ELEMENTO PARA A INTEGRAÇÃO DE TIC EM EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP |
|
 |
RECURSOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: SÍNTESE DE UMA TRAJETÓRIA |
Sandra Sausen |
Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
|
 |
REFLETINDO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVISÃO REVELADOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rosemeire Roberta de Lima - |
|
 |
REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Edson Pereira Barbosa - |
Romulo Campos Lins
|
 |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Leoni Malinoski Fillos - |
|
 |
REPRESENTAÇÕES DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA |
Elisangela Bastos de Melo Espindola - UFPE |
|
 |
REPRESENTAÇÕES SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
Rita Lôbo Freitas - PUC-SP |
Saddo Ag Almouloud -
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR |
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA |
Margarete Fatima Borga - ULBRA
Janaina Freitas dos Santos - ULBRA
Kelly da Silva Rebelo - ULBRA
Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA
|
 |
REVELAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Vera Maria Jarcovis Fernandes - |
|
 |
SITUAÇÃO QUOCIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Angélica da Fontoura Garcia Silva - |
Tânia Maria Mendonça Campos
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro -
Mirtes Pereira de Souza -
|
 |
SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECIALIZADO A RESPEITO DE PORCENTAGEM |
Edvonete Souza de Alencar - |
Angélica da Fontoura Garcia Silva -
|
 |
SOBRE O ENSINO DAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO COM APOIO NA VISUALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO |
Francisco Regis Vieira Alves - |
Herminio Borges Neto - UFC
|
 |
SOBRE POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA ORAL COMO ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Vinícius Sanches Tizzo - UNESP - RIO CLARO |
Heloisa da Silva -
|
 |
TECNOLOGIA COMPUTACIONAL: UMA APOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Luis Havelange Soares - UFPB |
José Luiz Cavalcante -
|
 |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS DE EUNÁPOLIS |
Alex Andrade Alves - |
Dulcinéia Pereira Silva Vargens
Celina Vilhena Vieira
Isaias Carvalho Reis -
Taianá Silva Pinheiro -
|
 |