ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 3

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Formação de Professores
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: UMA PRÁTICA DE (AUTO)FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Silvia Maria Medeiros Caporale - USF  
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: FOMENTANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DAS ELEIÇÕES Gabriele Granada Veleda - Everton José Goldoni Estevam - UEL
MONITORIA: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE Heveraldo Vitor Gomes - Amanda Fernandes Campos Vieira -
Marcos Coutinho Mota -
Paula Reis de Miranda -
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE SEUS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS Anderson Afonso da Silva  
NOS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: O ESTÁGIO COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA Rosana Maria Martins - UFSCAR Simone Albuquerque da Rocha - UFMT/IE
NÚMEROS RACIONAIS: ANALISANDO O CURRÍCULO PRESCRITO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Diana Maia de Lima - PUC-SP Saddo Ag Almouloud -
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFFESSOR DE MATEMÁTICA NO EAD: A VISÃO DO FORMADOR Djalma Gonçalves Pereira - Marilene Ribeiro Resende -
O AVA MOODLE X PROLETRAMENTO: UMA PROPOSTA QUE CONTEMPLA UMA PARCERIA DO VIRTUAL COM O PRESENCIAL Solange Fernandes Maia Pereira -  
O BOM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: JOGOS DE VERDADE NAS POSSIBILIDADES DE AUTOCONSTITUIÇÃO DOCENTE Grace da Ré Aurich - UFRGS  
O CAPITAL LINGUÍSTICO COMO DETERMINANTE DA CULTURA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - UFC  
O COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Márcia Maria Alves de Assis - UFRN José Paulino Filho -
O CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CAMPO ALGÉBRICO Ana Queli Mafalda Reis -  
O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB E PARFOR: A REALIDADE DE DOIS ESTADOS DA REGIÃO NORTE E NORDESTE Ana Carolina Costa Pereira - UECE  
O ENSINO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA Conceição de Lourdes Farias Brandão - Evanilson Landim Alves - UFRPE
O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESCASO NA PRÁTICA DE PROFESSORES Aline da Silva Ribeiro Muniz -  
O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS Rosineide de Sousajucá - Pedro Franco de Sá -
Fábio José da Costa Alves -
Thayann Menezes da Costa Campos - UEPA
Jessica Andrade Dias -
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES EXPOSTAS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UNIR, CAMPUS DE JI-PARANÁ Mariza dos Santos -  
O ESTUDO DE CONCEITOS ARITMÉTICOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Valessa Leal Lessa de Sá Pinto -  
O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA Éliton Meireles de Moura - UFU  
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Ana Cláudia Gouveia de Sousa - Luciana de Oliveira Souza Mendonça -
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIRIANA Adriano Cavalcante da Silva - UERN  
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL Shirley Concei‡ão Silva da Costa -  
O PROGRAMA ACESSA ESCOLA NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE LIMEIRA Tiago Giorgetti Chinellato - Sueli Liberatti Javaroni -
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ELEMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DA ANALISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Wivian Sena Moraes - UFG Roberto Barcelos Souza -
O QUANTO FALAR DE SI POSSIBILITA ÀS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SE FORMAREM? Marjorie Samira Ferreira Bolognani - USF  
O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A OPÇÃO “SER PROFESSOR” Mayara Pierre Prado - Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
O USO DOS CALEIDOSCÓPIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS Marli Regina dos Santos Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS
OS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA E SEUS ENTEDIMENTOS A RESPEITO DE MATEMÁTICA E SEU ENSINO Eliane Maria de Oliveira Araman - UNOPAR Helenara Regina Sampaio Figueiredo - UEM
OS NEXOS ENTRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E O PERFIL PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Mariele Josiane Fuchs - Cátia Maria Nehring -
OS PROFESSORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CURRICULAR Angelita Minetto Araújo - UTFPR  
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM AULAS DE MATEMÁTICA Valdinei Cezar Cardoso - UEM Samuel Rocha de Oliveira - UNICAMP
Lilian Akemi Kato - UEM
PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - Marcio Antonio da Silva -
PERSCRUTANDO DIÁRIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Marcos Antonio Gonçalves Jr -  
PESQUISA DOCENTE DA PRÓPRIA PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL Lenio Fernandes Levy - UFPA  
PESQUISA DOCENTE E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Lenio Fernandes Levy - UFPA  
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM MOMENTO PARA SIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA Roberto Preussler - Cátia Keske -
PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP Dario Fiorentini - UNICAMP
PRÁTICAS ESTATÍSTICAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS – UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR Daiani Finatto Bianchini - Cátia Maria Nehring -
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM E A COMPREENSÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: OLHARES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO Cristiane de Arimatéa Rocha -  
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS Juliana Azevedo - UFPE Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba -
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Paulo Jorge Magalhães Teixeira - Ruy Cesar Pietropaolo -
PROFESSORES DO 5º ANO E ITENS DE AVALIAÇÃO DA PROVA BRASIL: O TRABALHO VOLTADO AO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS E ÀS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL  
PROGRAMA NOVOS TALENTOS: POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Flávia Cristina de Macêdo Santana - Jaqueline de Souza Pereira Grilo - UFBA
PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Neila Tonin Agranionih - UFPR  
RECONHECENDO A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA COMO SIGNIFICATIVO ELEMENTO PARA A INTEGRAÇÃO DE TIC EM EDUCAÇÃO ESCOLAR Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP  
RECURSOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: SÍNTESE DE UMA TRAJETÓRIA Sandra Sausen Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
REFLETINDO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVISÃO REVELADOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemeire Roberta de Lima -  
REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Pereira Barbosa - Romulo Campos Lins
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Leoni Malinoski Fillos -  
REPRESENTAÇÕES DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA Elisangela Bastos de Melo Espindola - UFPE  
REPRESENTAÇÕES SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL Rita Lôbo Freitas - PUC-SP Saddo Ag Almouloud -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA Margarete Fatima Borga - ULBRA
Janaina Freitas dos Santos - ULBRA
Kelly da Silva Rebelo - ULBRA
Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA
REVELAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Vera Maria Jarcovis Fernandes -  
SITUAÇÃO QUOCIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES Angélica da Fontoura Garcia Silva - Tânia Maria Mendonça Campos
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro -
Mirtes Pereira de Souza -
SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECIALIZADO A RESPEITO DE PORCENTAGEM Edvonete Souza de Alencar - Angélica da Fontoura Garcia Silva -
SOBRE O ENSINO DAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO COM APOIO NA VISUALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Francisco Regis Vieira Alves - Herminio Borges Neto - UFC
SOBRE POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA ORAL COMO ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Vinícius Sanches Tizzo - UNESP - RIO CLARO Heloisa da Silva -
TECNOLOGIA COMPUTACIONAL: UMA APOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Luis Havelange Soares - UFPB José Luiz Cavalcante -
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS DE EUNÁPOLIS Alex Andrade Alves - Dulcinéia Pereira Silva Vargens
Celina Vilhena Vieira
Isaias Carvalho Reis -
Taianá Silva Pinheiro -
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |