ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 2

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Formação de Professores
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICADOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2013 Eliana G de Oliveira - PUC-CAMP Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? Lilian Nasser - UFRJ Geneci Alves de Sousa
Marcelo André A. Torraca -
Katharyne Amorin Caiaffa - UFRJ
Letícia Abel Gomes
COMPETÊNCIA E MATEMÁTICA: O CENÁRIO NO CURRÍCULO. JoÃo AcÁcio Busquini - USP  
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES SOBRE A MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRUTURADA COM JOGOS MATEMÁTICOS Jamille Mineo Carvalho de Magalhães - Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA
CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO: FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALAGOAS EM FOCO Ricardo Lisboa Martins Iranete Maria da Silva Lima - UFPE
CONDIÇÕES PARA A CONCLUSÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES Michele Pilato - UFPR  
CONHECENDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE COLINAS DO TOCANTINS Deyze Ilma Oliveira Silva - UFT Idemar Vizolli - UFT
CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DE SITUAÇÕES PARA O ENSINO DA DIVISÃO COM FRAÇÕES. Angélica da Fontoura Garcia Silva - Vanessa Cristina de Carvalho Ito
CONHECIMENTO DIDÁTICO EM ESTATÍSTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS Everton José Goldoni Estevam - UEL  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PEDAGÓGICOS COMO HORIZONTE DE FORMAÇÃO – OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Rogério Sacramento Burkert -  
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DE TAREFAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Cristina Cirino de Jesus - Marcia Cristina Nagy - UEL
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: CONTINGÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OLHAR PARA O FUTURO Luzane Mores Bernardi - UNOCHAPECÓ Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - UNICHAPECÓ
DECOMPOSIÇÃO GENÉTICA PARA AS NOÇÕES BASE E DIMENSÃO DE UM ESPAÇO VETORIAL FINITAMENTE GERADO Eneias de Almeida Prado - PUC-SP  
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: INTERAÇÕES ENTRE PEDAGOGOS E MATEMÁTICOS Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO AÇÃO DO PIBID Idelmar Gomes Ferreira - Luiz Augustavo Almeida Feitoza -
Francisco Erilson Freire de Oliveira -
Ana Cláudia Gouveia de Sousa -
DIFERENÇAS ENTRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA Larissa Bonfim de Ávila - João Ricardo Viola dos Santos -
DISCUTINDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Etienne Lautenschlager - SME/PMSP Angélica da Fontoura Garcia Silva -
Alessandro Jacques Ribeiro -
EDUCAÇÃO AEROESPACIAL: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE Almir de Lima Serpa Fernando Augusto da Silva Souza -
Paulo Henrique Araujo Lins -
Michaelle Renata Moraes de Santana -
ELABORAÇÃO DE PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS ENCONTRADAS NA HISTÓRIA Renato Rodrigues Cunha Lima Filho Raphael Moreira dos Santos
ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ITENS DO SARESP Rosangela de Souza Jorge Ando - Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ESCOLA BÁSICA: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL Natália Hidalgo dos Reis Pacheco - Mary Ângela Teixeira Brandalise - UEPG
ENSINO DE GEOMETRIA E APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIA: TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS Edite Resende Vieira - UNIBAN Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Isadora Gon‡alves Brasil - UFRPE Ross Alves do Nascimento - UFRPE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS FORMATIVAS DESENVOLVIDAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS Marisol Vieira Melo - UNICAMP  
ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Renata da Silva Dessbesel - UNIFRA Helena Noronha Cury - UNIFRA
ESTUDANTES DE PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA ENVOLVENDO O PRINCÍPIO ADITIVO E MULTIPLICATIVO Monalisa Cardoso Silva - UFPE  
ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM O AUXÍLIO DO CABRI 3D Liliane Rose Refatti - UNIFRA Eleni Bisognin - UNIFRA
EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS 18 ANOS E A COLOCAÇÃO DOS GRADUADOS NO MERCADO DE TRABALHO SEGUNDO O CENSO AMOSTRAL DE 2010 Mônica Cerbella Freire Mandarino - UNIRIO Kaizô Beltrão -
EXPECTATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM HABILIDADES EM TECNOLOGIAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA André Luiz Souza Silva  
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE Adriana Santos Sousa - UESB Claudinei de Camargo Sant'ana - UESB
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Rochelande Felipe Rodrigues - UFT  
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS: EM FOCO AS RODAS DE CONVERSA E O ENSINO DE MATEMÀTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eliane Santana Novais - Graça Aparecida Cicillini
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Rosana Jorge Monteiro Magni - Ruy Cesar Pietropaolo -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA EM ESTATÍSTICA Luanna Laysa dos Reis Santos -  
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DE JOGOS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA Marines Yole Poloni - Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADE DE NOVOS HORIZONTES E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS Rosinalda Aurora de Melo Teles - Ademilton Gleison de Albuquerque -
Patrícia Santos da Luz
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: MATEMÁTICA E SEU ENSINO Nelia Mara da Costa Barros - Maria Queiroga Amoroso Anastacio - UFJF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO PIBID: AVANÇOS E PERSPECTIVAS Ana Lucia Pereira Baccon - Celia Finck Brandt - UEPG
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM IGACI – AL: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE E AS EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES QUANTO À MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. João Ferreira da Silva Neto - UNEAL Silvana Araujo da Silva
Lauro Lopes Pereira Neto - UNEAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL  
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Barbara Pimenta de Oliveira - UECE Maria Ariadla de Sousa Ferreira
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE
Luiza Helena Martins Lima -
FORMAÇÃO DOCENTE: A COMPREENSÃO DA COMBINATÓRIA A PARTIR DOS SIGNIFICADOS, INVARIANTES E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE  
FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DAS TIC: O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Jadilson Ramos de Almeida -  
FORMAÇÃO HUMANA CONTEMPORÂNEA E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA ATIVIDADE DO EDUCADOR MATEMÁTICO Betine Diehl Setti - UPF Neiva Ignês Grando - UPF
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS  
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SABERES DOCENTES E PRÁTICA PEDAGÓGICA Angelita de Souza Leite - Jorge Costa do Nascimento - UESB
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ATIVIDADES DE ENSINO SOB ALGUNS ASPECTOS NA MATEMÁTICA ANTIGA DOS GREGOS AO SÉCULO XVI DE ANDREA PALLADIO Francisca Vandilma Costa - UFRN  
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE CÔNEGO MARINHO Eder José Vieira - Josué Antunes de Macêdo - UNICSUL
FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA PRESENCIAL EM MATEMÁTICA NO BRASIL Lucicleide Bezerra da Silva - UFPE Verônica Gitirana Gomes Ferreira - UFPE
FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE Luiza Helena Martins Lima -
Silvana Holanda da Silva -
Barbara Pimenta de Oliveira - UECE
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM VIDEOAULAS: POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Helen Maria Pedrosa de Oliveira - Andrea Cardoso -
José Carlos de Souza Junior -
GRUPOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Julia de Cassia Pereira do Nascimento - UNICSUL  
IMPRESSÕES DE PROFESSORES FORMADORES SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR Milton Kist -  
INTERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES DE EPISÓDIOS DE AULAS Cristiano da Silva dos Anjos - Jackeline Riquielme de Oliveira -
Shirlei Paschoalin Furoni -
Marcio Antonio da Silva -
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DISCURSOS E CONCEPÇÕES PRESENTES NA GÊNESE DA PROPOSTA DA UFABC Eliane Cristina da Silva Nascimento - UFABC  
INTERVENÇÕES DE TUTORES VIRTUAIS QUE ENVOLVEM CONTEÚDO MATEMÁTICO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA Luciane de Fatima Bertini - UFSCAR Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR
INVESTIGANDO ALGUMAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO/PB Cleidison Cândido da Silva - UFPB Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB
Cristiane Fernandes de Souza - UFPB
LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM PROFESSOR Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE Cicero Bandeira Lima Filho - UFC
Dennys Leite Maia - UFC
Joserlene Lima Pinheiro - UECE
Kílvia Soares de Oliveira Eugênio -
Elieser Mateus de Sousa Neto - UECE
MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTEXTUALIZAÇÃO: IMPORTANTE PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA CRÍTICA Sandra Cristina Lopes - Ana Maria Severiano de Paiva -
Ilydio Pereira de Sa
MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DO PERCURSO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA ESCRITA EM UM BLOG Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Ivete Maria Baraldi -
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |