Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICADOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2013 |
Eliana G de Oliveira - PUC-CAMP |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
|
|
COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? |
Lilian Nasser - UFRJ |
Geneci Alves de Sousa
Marcelo André A. Torraca -
Katharyne Amorin Caiaffa - UFRJ
Letícia Abel Gomes
|
|
COMPETÊNCIA E MATEMÁTICA: O CENÁRIO NO CURRÍCULO. |
JoÃo AcÁcio Busquini - USP |
|
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES SOBRE A MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRUTURADA COM JOGOS MATEMÁTICOS |
Jamille Mineo Carvalho de Magalhães - |
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA
|
|
CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO: FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALAGOAS EM FOCO |
Ricardo Lisboa Martins |
Iranete Maria da Silva Lima - UFPE
|
|
CONDIÇÕES PARA A CONCLUSÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES |
Michele Pilato - UFPR |
|
|
CONHECENDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE COLINAS DO TOCANTINS |
Deyze Ilma Oliveira Silva - UFT |
Idemar Vizolli - UFT
|
|
CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DE SITUAÇÕES PARA O ENSINO DA DIVISÃO COM FRAÇÕES. |
Angélica da Fontoura Garcia Silva - |
Vanessa Cristina de Carvalho Ito
|
|
CONHECIMENTO DIDÁTICO EM ESTATÍSTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS |
Everton José Goldoni Estevam - UEL |
|
|
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PEDAGÓGICOS COMO HORIZONTE DE FORMAÇÃO – OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Rogério Sacramento Burkert - |
|
|
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DE TAREFAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Cristina Cirino de Jesus - |
Marcia Cristina Nagy - UEL
|
|
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: CONTINGÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OLHAR PARA O FUTURO |
Luzane Mores Bernardi - UNOCHAPECÓ |
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - UNICHAPECÓ
|
|
DECOMPOSIÇÃO GENÉTICA PARA AS NOÇÕES BASE E DIMENSÃO DE UM ESPAÇO VETORIAL FINITAMENTE GERADO |
Eneias de Almeida Prado - PUC-SP |
|
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: INTERAÇÕES ENTRE PEDAGOGOS E MATEMÁTICOS |
Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP |
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
|
|
DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO AÇÃO DO PIBID |
Idelmar Gomes Ferreira - |
Luiz Augustavo Almeida Feitoza -
Francisco Erilson Freire de Oliveira -
Ana Cláudia Gouveia de Sousa -
|
|
DIFERENÇAS ENTRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA |
Larissa Bonfim de Ávila - |
João Ricardo Viola dos Santos -
|
|
DISCUTINDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Etienne Lautenschlager - SME/PMSP |
Angélica da Fontoura Garcia Silva -
Alessandro Jacques Ribeiro -
|
|
EDUCAÇÃO AEROESPACIAL: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE |
Almir de Lima Serpa |
Fernando Augusto da Silva Souza -
Paulo Henrique Araujo Lins -
Michaelle Renata Moraes de Santana -
|
|
ELABORAÇÃO DE PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS ENCONTRADAS NA HISTÓRIA |
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho |
Raphael Moreira dos Santos
|
|
ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ITENS DO SARESP |
Rosangela de Souza Jorge Ando - |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
|
|
ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ESCOLA BÁSICA: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL |
Natália Hidalgo dos Reis Pacheco - |
Mary Ângela Teixeira Brandalise - UEPG
|
|
ENSINO DE GEOMETRIA E APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIA: TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS |
Edite Resende Vieira - UNIBAN |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
|
|
ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. |
Isadora Gon‡alves Brasil - UFRPE |
Ross Alves do Nascimento - UFRPE
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS FORMATIVAS DESENVOLVIDAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
Marisol Vieira Melo - UNICAMP |
|
|
ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
Renata da Silva Dessbesel - UNIFRA |
Helena Noronha Cury - UNIFRA
|
|
ESTUDANTES DE PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA ENVOLVENDO O PRINCÍPIO ADITIVO E MULTIPLICATIVO |
Monalisa Cardoso Silva - UFPE |
|
|
ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM O AUXÍLIO DO CABRI 3D |
Liliane Rose Refatti - UNIFRA |
Eleni Bisognin - UNIFRA
|
|
EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS 18 ANOS E A COLOCAÇÃO DOS GRADUADOS NO MERCADO DE TRABALHO SEGUNDO O CENSO AMOSTRAL DE 2010 |
Mônica Cerbella Freire Mandarino - UNIRIO |
Kaizô Beltrão -
|
|
EXPECTATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM HABILIDADES EM TECNOLOGIAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA |
André Luiz Souza Silva |
|
|
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE |
Adriana Santos Sousa - UESB |
Claudinei de Camargo Sant'ana - UESB
|
|
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
Rochelande Felipe Rodrigues - UFT |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS: EM FOCO AS RODAS DE CONVERSA E O ENSINO DE MATEMÀTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Eliane Santana Novais - |
Graça Aparecida Cicillini
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Rosana Jorge Monteiro Magni - |
Ruy Cesar Pietropaolo -
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA EM ESTATÍSTICA |
Luanna Laysa dos Reis Santos - |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DE JOGOS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA |
Marines Yole Poloni - |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADE DE NOVOS HORIZONTES E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS |
Rosinalda Aurora de Melo Teles - |
Ademilton Gleison de Albuquerque -
Patrícia Santos da Luz
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: MATEMÁTICA E SEU ENSINO |
Nelia Mara da Costa Barros - |
Maria Queiroga Amoroso Anastacio - UFJF
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO PIBID: AVANÇOS E PERSPECTIVAS |
Ana Lucia Pereira Baccon - |
Celia Finck Brandt - UEPG
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM IGACI – AL: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE E AS EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES QUANTO À MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
João Ferreira da Silva Neto - UNEAL |
Silvana Araujo da Silva
Lauro Lopes Pereira Neto - UNEAL
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Barbara Pimenta de Oliveira - UECE |
Maria Ariadla de Sousa Ferreira
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE
Luiza Helena Martins Lima -
|
|
FORMAÇÃO DOCENTE: A COMPREENSÃO DA COMBINATÓRIA A PARTIR DOS SIGNIFICADOS, INVARIANTES E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS |
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis - UFPE |
|
|
FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DAS TIC: O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE |
Jadilson Ramos de Almeida - |
|
|
FORMAÇÃO HUMANA CONTEMPORÂNEA E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA ATIVIDADE DO EDUCADOR MATEMÁTICO |
Betine Diehl Setti - UPF |
Neiva Ignês Grando - UPF
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS |
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SABERES DOCENTES E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Angelita de Souza Leite - |
Jorge Costa do Nascimento - UESB
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ATIVIDADES DE ENSINO SOB ALGUNS ASPECTOS NA MATEMÁTICA ANTIGA DOS GREGOS AO SÉCULO XVI DE ANDREA PALLADIO |
Francisca Vandilma Costa - UFRN |
|
|
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE CÔNEGO MARINHO |
Eder José Vieira - |
Josué Antunes de Macêdo - UNICSUL
|
|
FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA PRESENCIAL EM MATEMÁTICA NO BRASIL |
Lucicleide Bezerra da Silva - UFPE |
Verônica Gitirana Gomes Ferreira - UFPE
|
|
FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS |
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE |
Luiza Helena Martins Lima -
Silvana Holanda da Silva -
Barbara Pimenta de Oliveira - UECE
|
|
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM VIDEOAULAS: POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM |
Helen Maria Pedrosa de Oliveira - |
Andrea Cardoso -
José Carlos de Souza Junior -
|
|
GRUPOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Julia de Cassia Pereira do Nascimento - UNICSUL |
|
|
IMPRESSÕES DE PROFESSORES FORMADORES SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR |
Milton Kist - |
|
|
INTERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES DE EPISÓDIOS DE AULAS |
Cristiano da Silva dos Anjos - |
Jackeline Riquielme de Oliveira -
Shirlei Paschoalin Furoni -
Marcio Antonio da Silva -
|
|
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DISCURSOS E CONCEPÇÕES PRESENTES NA GÊNESE DA PROPOSTA DA UFABC |
Eliane Cristina da Silva Nascimento - UFABC |
|
|
INTERVENÇÕES DE TUTORES VIRTUAIS QUE ENVOLVEM CONTEÚDO MATEMÁTICO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA |
Luciane de Fatima Bertini - UFSCAR |
Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR
|
|
INVESTIGANDO ALGUMAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO/PB |
Cleidison Cândido da Silva - UFPB |
Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB
Cristiane Fernandes de Souza - UFPB
|
|
LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM PROFESSOR |
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE |
Cicero Bandeira Lima Filho - UFC
Dennys Leite Maia - UFC
Joserlene Lima Pinheiro - UECE
Kílvia Soares de Oliveira Eugênio -
Elieser Mateus de Sousa Neto - UECE
|
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTEXTUALIZAÇÃO: IMPORTANTE PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA CRÍTICA |
Sandra Cristina Lopes - |
Ana Maria Severiano de Paiva -
Ilydio Pereira de Sa
|
|
MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DO PERCURSO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA ESCRITA EM UM BLOG |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Ivete Maria Baraldi -
|
|