Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Juliana Bagne - |
|
 |
O NEGRINHO DO PASTOREIO E A CONTAGEM DOS CAVALOS: O QUE MANIFESTAM AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO SOBRE CORRESPONDÊNCIA UM A UM |
Cristiane Vinholes Jacomelli - UFSCAR |
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR
|
 |
O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA E DE SEUS PROFESSORES. |
Fabio Roberto Vicentin - |
Marinez Meneghello Passos - UEL
|
 |
O QUE SE ENSINA DE MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE CADERNOS DE ALUNOS |
Anne Harumi Mizuguchi Nakazawa - UFMT |
Rute Cristina Domingos da Palma -
|
 |
O REGISTRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITANDO A COMUNICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CRIANÇAS PEQUENAS. |
Katia Gabriela Moreira - USF |
Regina Célia Grando - USF
|
 |
O TEMA DE CASA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Jussara Vanz - UPF |
Neiva Ignês Grando - UPF
|
 |
O TRABALHO COM ÂNGULOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM VISTAS A UMA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Gilson Leandro Pacheco Alves - |
Andre Luis Andrejew Ferreira -
|
 |
O TRABALHO COM OS CONCEITOS DE LIMITE, DERIVADA E INTEGRAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROFESSORES DE DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS, EM CURSOS DE ENGENHARIA. |
Iêda do Carmo Vaz - UFF |
|
 |
O USO DE PROGRAMAS COMPUTACIONAIS COMO RECURSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA |
José Adgerson Victor da Silva - |
|
 |
O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS: VISÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Alberto de Oliveira Costa - UFS |
|
 |
O ZERO É AMIZADE |
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes - UNIBAN |
Lulu Healy -
|
 |
OBRAS COMPLEMENTARES: UM ELO ENTRE A LEITURA E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Glaucianny Amorim Noronha - UFRN |
Iran Abreu Mendes - UFRN
Claudianny Amorim Noronha - UFRN
|
 |
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS ANÁLISE DE DADOS E PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO |
Luísa Silva Andrade - |
Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
|
 |
OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCICATURA EM MATEMÁTICA DA UFTM E SUAS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
Ailton Paulo de Oliveira Júnior - |
|
 |
OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A PROVA BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS DESCRITORES |
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM |
Simone Pozebon - UFSM
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
|
 |
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Maurilio Antonio Valentim - |
|
 |
OS JOGOS DE LINGUAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DEVERES DE CASA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Débora de Lima Velho Junges - |
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS
Juliana Meregalli Schreiber -
|
 |
OS TRAÇOS EPISTEMOLÓGICOS EXISTENTES NA ATUAL ESTRUTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Werventon dos Santos Miranda - UFPA |
|
 |
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UM ESTUDO COM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
Laís Cristina Viel Gereti - UEL |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
|
 |
PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE PROFESSORAS SOBRE AULAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Thiarla Xavier Dal-cin Zanon - |
|
 |
PESQUISA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Rosana Zanon - |
Ieda Maria Giongo -
Angelica Vier Munhoz -
|
 |
PESQUISA/SALA DE AULA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MODERNIDADE LÍQUIDA E DA GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA |
Silvanio de Andrade - |
|
 |
PIBID: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA XIII CIAEM |
Douglas da Silva Tinti - |
|
 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO: A LITERACIA MATEMÁTICA E O PISA |
Vera Lucia Lucio Petronzelli - |
|
 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UM ESTUDO DE CASO |
Vanessa Cerignoni Benites - UNESP - RIO CLARO |
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin -
|
 |
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA |
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA |
Dailson Evangelista Costa - UFPA
Itamar Miranda da Silva - UFPA
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
|
 |
PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA PROFESSORA QUE CONHECE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: DESAFIOS ACERCA DA PERGUNTA NO ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
Deise Pedroso Maggio - UNIPAMPA |
Cátia Maria Nehring -
|
 |
PRÁTICAS ALGÉBRICAS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL |
Fabian Posada Balvin - |
|
 |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA. |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
Danielle Avan‡o Vega Pontes -
Maria Joseane Santos Teixeira -
|
 |
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DO PROFESSOR POTENCIALIZADORAS DE AULAS EFICAZES DE MATEMÁTICA |
Luci Fátima Montezuma - UFSCAR |
|
 |
PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: RELATOS DE PROFESSORAS |
Adriane Elisa Dombrowski - UFPR |
|
 |
PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS: A INFLUÊNCIA DOS INVARIANTES NA CATEGORIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS |
Flávia Myrella Tenório Braz - |
|
 |
PROCEDIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS |
Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL |
Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL
|
 |
PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. |
Roger Eduardo Silva Santos - UFSCAR |
|
 |
PROCESSOS COGNITIVOS E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Odalea Aparecida Viana - UFU |
Anália Barreto Souza
Luciana de Kássia Catarina Amaral Santos
|
 |
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ANALISANDO ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO |
Edneri Pereira Cruz - UFPE |
Ana Coelho Vieira Selva - UFPE
|
 |
PROFESSORAS POLIVALENTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: OLHAR SEMIÓTICO, PSICANALITICAMENTE ORIENTADO, DA PSICOGÊNESE DA BURRICE. |
José Passos Lopes - UNIP |
Anderson Aparecido da Silva -
Willian Monteiro dos Santos -
Claudeci Tavares Mello Valente - UNIP
|
 |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, INCLUSÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Geraldo Eustáquio Moreira |
Ana Lucia Manrique -
|
 |
PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Lilian Aparecida Teixeira - UEL |
Edelaine Cristina de Andrade - UEL
Marcus Vinícius Martinez Piratelo - UEL
Marinez Meneghello Passos - UEL
Sergio de Mello Arruda - UEL
|
 |
PROGRAMA DE APOIO AO CALOURO: UM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS EM UM SISTEMA DE MENTORIA |
Iara Leticia Leite de Oliveira - |
Simone Uchôas Guimarães -
José Antônio Araújo Andrade
|
 |
PROVA BRASIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INCIAIS: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS E DAS NECESSIDADES |
Werica Pricylla de Oliveira Valeriano - |
Wellington Lima Cedro - UFG
|
 |
PROVA BRASIL: DIÁLOGO INCIAL COM SEUS ITENS. |
Maria Aparecida Miranda - |
Elaine Sampaio Araujo - USP
|
 |
RACIOCÍNIOS ALGÉBRICOS DE ALUNOS DO 6º AO 8º ANO QUANDO RESOLVEM UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO PADRÕES |
Claudia Cristiane Bredariol Lucio - USF |
Adair Mendes Nacarato - USF
|
1899_684_ID.pdf |
REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO |
Luis Havelange Soares - UFPB |
Paulo Cezar de Sousa -
José César Nascimento Afro -
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino -
|
 |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O CAMPO MULTIPLICATIVO |
Flávia de Andrade Niemann - UPF |
Neiva Ignês Grando - UPF
|
 |
RELAÇÕES ENTRE ATITUDES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA GEOMETRIA |
Odalea Aparecida Viana - UFU |
Rosangela Maria Medeiros da Silva -
Beatriz Aparecida Ribeiro da Silva -
|
 |
RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PPGEDUCEM DA PUCRS |
Luciano Sant'ana Agne - PUC-RS |
|
 |
RENDA DE BILRO E A MATEMÁTICA: ENLACES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIA |
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ |
|
 |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E O DESEMPENHO DO ALUNO |
Maria Joseane Santos Teixeira - |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS |
Mariana Pellatieri - USF |
Regina Célia Grando - USF
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POTENCIAL PARA EXPLORAR LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E AUTOESTIMA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman - |
Thiarla Xavier Dal-cin Zanon -
|
 |
RESOLVENDO PROBLEMAS, COMUNICANDO ESTRATÉGIAS... O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM SALA DE AULA |
Elizangela da Silva Galvão - USF |
Adair Mendes Nacarato - USF
|
 |
RUPTURA NO CONTRATO DIDÁTICO NA DISCIPLINA MATEMÁTICA EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE |
Doherty Andrade - UEM |
Angela Mognon -
Késia Caroline Ramires Neves - UEM
|
 |
SABERES ETNOMATEMÁTICOS DE PROFISSIONAIS DE MARCENARIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Eliane Maria Hoffmann Velho - |
Isabel Cristina Machado de Lara -
|
 |
SIGNIFICADO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS NÃO ESCOLARES: ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Daniela Netto Scatolin Costa - UFSCAR |
Denise Silva Vilela - UFSCAR
|
 |
SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONAL |
Anderson Martins Corrêa - |
Marcio Antonio da Silva -
|
 |
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Nilza Aparecida de Freitas - |
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar -
|
 |
SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS |
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
Ricardo Kucinskas - UFSCAR
Geisa Zilli Shinkawa -
|
 |
SOBRE IDENTIDADE EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS |
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - |
George Gadanidis
|
 |
SOBRE OS MARCADORES DE TEMPO INDÍGENAS: NÃO HÁ VÃO ENTRE O CÉU E A TERRA |
JoÃo Severino Filho - |
|
 |