ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 8

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Juliana Bagne -  
O NEGRINHO DO PASTOREIO E A CONTAGEM DOS CAVALOS: O QUE MANIFESTAM AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO SOBRE CORRESPONDÊNCIA UM A UM Cristiane Vinholes Jacomelli - UFSCAR Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR
O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA E DE SEUS PROFESSORES. Fabio Roberto Vicentin - Marinez Meneghello Passos - UEL
O QUE SE ENSINA DE MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE CADERNOS DE ALUNOS Anne Harumi Mizuguchi Nakazawa - UFMT Rute Cristina Domingos da Palma -
O REGISTRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITANDO A COMUNICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CRIANÇAS PEQUENAS. Katia Gabriela Moreira - USF Regina Célia Grando - USF
O TEMA DE CASA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Jussara Vanz - UPF Neiva Ignês Grando - UPF
O TRABALHO COM ÂNGULOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM VISTAS A UMA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Gilson Leandro Pacheco Alves - Andre Luis Andrejew Ferreira -
O TRABALHO COM OS CONCEITOS DE LIMITE, DERIVADA E INTEGRAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROFESSORES DE DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS, EM CURSOS DE ENGENHARIA. Iêda do Carmo Vaz - UFF  
O USO DE PROGRAMAS COMPUTACIONAIS COMO RECURSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA José Adgerson Victor da Silva -  
O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS: VISÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL Alberto de Oliveira Costa - UFS  
O ZERO É AMIZADE Fabiane Guimarães Vieira Marcondes - UNIBAN Lulu Healy -
OBRAS COMPLEMENTARES: UM ELO ENTRE A LEITURA E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Glaucianny Amorim Noronha - UFRN Iran Abreu Mendes - UFRN
Claudianny Amorim Noronha - UFRN
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS ANÁLISE DE DADOS E PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO Luísa Silva Andrade - Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCICATURA EM MATEMÁTICA DA UFTM E SUAS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA Ailton Paulo de Oliveira Júnior -  
OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A PROVA BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS DESCRITORES Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM Simone Pozebon - UFSM
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA Maurilio Antonio Valentim -  
OS JOGOS DE LINGUAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DEVERES DE CASA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Débora de Lima Velho Junges - João Cândido Moraes Neves - UNISINOS
Juliana Meregalli Schreiber -
OS TRAÇOS EPISTEMOLÓGICOS EXISTENTES NA ATUAL ESTRUTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL Werventon dos Santos Miranda - UFPA  
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UM ESTUDO COM QUESTÕES DE VESTIBULAR Laís Cristina Viel Gereti - UEL Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE PROFESSORAS SOBRE AULAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Thiarla Xavier Dal-cin Zanon -  
PESQUISA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Rosana Zanon - Ieda Maria Giongo -
Angelica Vier Munhoz -
PESQUISA/SALA DE AULA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MODERNIDADE LÍQUIDA E DA GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA Silvanio de Andrade -  
PIBID: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA XIII CIAEM Douglas da Silva Tinti -  
POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO: A LITERACIA MATEMÁTICA E O PISA Vera Lucia Lucio Petronzelli -  
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UM ESTUDO DE CASO Vanessa Cerignoni Benites - UNESP - RIO CLARO Rosana Giaretta Sguerra Miskulin -
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA Dailson Evangelista Costa - UFPA
Itamar Miranda da Silva - UFPA
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA PROFESSORA QUE CONHECE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: DESAFIOS ACERCA DA PERGUNTA NO ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO Deise Pedroso Maggio - UNIPAMPA Cátia Maria Nehring -
PRÁTICAS ALGÉBRICAS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL Fabian Posada Balvin -  
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA. Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE Danielle Avan‡o Vega Pontes -
Maria Joseane Santos Teixeira -
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DO PROFESSOR POTENCIALIZADORAS DE AULAS EFICAZES DE MATEMÁTICA Luci Fátima Montezuma - UFSCAR  
PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: RELATOS DE PROFESSORAS Adriane Elisa Dombrowski - UFPR  
PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS: A INFLUÊNCIA DOS INVARIANTES NA CATEGORIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS Flávia Myrella Tenório Braz -  
PROCEDIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL
PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Roger Eduardo Silva Santos - UFSCAR  
PROCESSOS COGNITIVOS E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL Odalea Aparecida Viana - UFU Anália Barreto Souza
Luciana de Kássia Catarina Amaral Santos
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ANALISANDO ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO Edneri Pereira Cruz - UFPE Ana Coelho Vieira Selva - UFPE
PROFESSORAS POLIVALENTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: OLHAR SEMIÓTICO, PSICANALITICAMENTE ORIENTADO, DA PSICOGÊNESE DA BURRICE. José Passos Lopes - UNIP Anderson Aparecido da Silva -
Willian Monteiro dos Santos -
Claudeci Tavares Mello Valente - UNIP
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, INCLUSÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Geraldo Eustáquio Moreira Ana Lucia Manrique -
PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA Lilian Aparecida Teixeira - UEL Edelaine Cristina de Andrade - UEL
Marcus Vinícius Martinez Piratelo - UEL
Marinez Meneghello Passos - UEL
Sergio de Mello Arruda - UEL
PROGRAMA DE APOIO AO CALOURO: UM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS EM UM SISTEMA DE MENTORIA Iara Leticia Leite de Oliveira - Simone Uchôas Guimarães -
José Antônio Araújo Andrade
PROVA BRASIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INCIAIS: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS E DAS NECESSIDADES Werica Pricylla de Oliveira Valeriano - Wellington Lima Cedro - UFG
PROVA BRASIL: DIÁLOGO INCIAL COM SEUS ITENS. Maria Aparecida Miranda - Elaine Sampaio Araujo - USP
RACIOCÍNIOS ALGÉBRICOS DE ALUNOS DO 6º AO 8º ANO QUANDO RESOLVEM UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO PADRÕES Claudia Cristiane Bredariol Lucio - USF Adair Mendes Nacarato - USF
1899_684_ID.pdf
REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO Luis Havelange Soares - UFPB Paulo Cezar de Sousa -
José César Nascimento Afro -
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino -
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O CAMPO MULTIPLICATIVO Flávia de Andrade Niemann - UPF Neiva Ignês Grando - UPF
RELAÇÕES ENTRE ATITUDES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA GEOMETRIA Odalea Aparecida Viana - UFU Rosangela Maria Medeiros da Silva -
Beatriz Aparecida Ribeiro da Silva -
RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PPGEDUCEM DA PUCRS Luciano Sant'ana Agne - PUC-RS  
RENDA DE BILRO E A MATEMÁTICA: ENLACES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIA Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ  
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E O DESEMPENHO DO ALUNO Maria Joseane Santos Teixeira -  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS Mariana Pellatieri - USF Regina Célia Grando - USF
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POTENCIAL PARA EXPLORAR LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E AUTOESTIMA EM AULAS DE MATEMÁTICA Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman - Thiarla Xavier Dal-cin Zanon -
RESOLVENDO PROBLEMAS, COMUNICANDO ESTRATÉGIAS... O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM SALA DE AULA Elizangela da Silva Galvão - USF Adair Mendes Nacarato - USF
RUPTURA NO CONTRATO DIDÁTICO NA DISCIPLINA MATEMÁTICA EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE Doherty Andrade - UEM Angela Mognon -
Késia Caroline Ramires Neves - UEM
SABERES ETNOMATEMÁTICOS DE PROFISSIONAIS DE MARCENARIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA Eliane Maria Hoffmann Velho - Isabel Cristina Machado de Lara -
SIGNIFICADO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS NÃO ESCOLARES: ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Daniela Netto Scatolin Costa - UFSCAR Denise Silva Vilela - UFSCAR
SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONAL Anderson Martins Corrêa - Marcio Antonio da Silva -
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Nilza Aparecida de Freitas - Celina Aparecida Almeida Pereira Abar -
SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP Ricardo Kucinskas - UFSCAR
Geisa Zilli Shinkawa -
SOBRE IDENTIDADE EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - George Gadanidis
SOBRE OS MARCADORES DE TEMPO INDÍGENAS: NÃO HÁ VÃO ENTRE O CÉU E A TERRA JoÃo Severino Filho -  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |