Formação de Professores |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: INTERAÇÕES EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM |
Andriceli Richit - |
|
|
TEMÁTICAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO OFERECIDOS AOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SERGIPE SOBRE OS PCN DE MATEMÁTICA DOS CICLOS FINAIS |
Raquel Rosário Matos - |
Ivanete Batista Santos - UFS
|
|
UM COMPONENTE DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE INDICAM AS PRODUÇÕES DE LICENCIANDOS? |
Viviane Roncaglio - |
Isabel Koltermann Battisti -
Marta Cristina Cezar Pozzobon -
|
|
UM ESTUDO DE ARCOS GEOMÉTRICOS NA ARQUITETURA DE ANTONIO JOSÉ LANDI |
Millena Lopes de Paula Silva - |
Afonso Costa da Silva Filho -
Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN
Dérick de Carvalho Conceição -
Otavio Kel da Silva Menezes -
|
|
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES COM RELAÇÃO À SIMETRIA ORTOGONAL |
Cleusiane Vieira Silva - PUC-SP |
Saddo Ag Almouloud -
|
|
UM OLHAR FREIREANO SOBRE A DOCÊNCIA NO MOMENTO EM QUE NOS TORNAMOS DOCENTES DE MATEMÁTICA |
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - |
|
|
UM PANORAMA DA PRÁTICA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Flávia Sueli Fabiani Marcatto - |
|
|
UMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Regina Célia dos Santos Nunes Barros - |
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP
|
|
UMA ANÁLISE DO MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA |
Ulisses Dias da Silva - |
Francisco Roberto Pinto Mattos - COLéGIO PEDRO II
Guilherme Carvalho Rodrigues da Silveira - UNIRIO
|
|
UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AVANÇOS DE UMA PESQUISA |
Luciana Correia de Amorim - UESB |
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão - UESB
|
|
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Marcio Bennemann - UNICSUL |
Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL
|
|
UMA VISÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ILHA SOLTEIRA |
Nair Rodrigues de Souza - |
|
|
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA PARCERIA ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Elídia Teixeira Reis - |
Adriana de Oliveira Dias -
Viviane Barros Maciel - UFG
|
|
História da Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
UMA DISCUSSÃO SOBRE FONTES MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CENÁRIO DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA NORMAL |
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis - |
|
|
A ADMISSÃO DO MATEMÁTICO ARTHUR CAYLEY NA ROYAL SOCIETY OF LONDON |
Kleyton Vinicyus Godoy - UNESP - RIO CLARO |
|
|
A ARITMÉTICA ESCOLAR SOB UMA NOVA ÓTICA NAS ESCOLAS NO SÉCULO XIX : INSERÇÃO DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS |
Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG |
|
|
A AULA DE COMÉRCIO EM PORTUGAL |
Zildenice de Souza Martins - UFRJ |
FlÁvia dos Santos Soares - UFF
|
|
A CORRENTE DO BEM: UM FILME PODE MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS |
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP |
Roberto Arlindo Pinto - UFOP
|
|
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO INTERPRETATIVO DO MARCO LEGAL |
Luciane Ferreira Mocrosky |
Fabiane Mondini
Flávio de Souza Coelho - UNESP - RIO CLARO
Ana Paula Purcina Baumann - UNESP
|
|
A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA PELOS LIVROS DIDÁTICOS VEICULADOS ENTRE A REFORMA GUSTAVO CAPANEMA E A PORTARIA MINISTERIAL DE 1951. |
Josélio Lopes Valentim Júnior - UFJF |
Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
|
|
A GEOMETRIA DO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA - PROGRAMAS DE ENSINO |
Claudia Regina Boen Frizzarini - |
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP
|
|
A GEOMETRIA EM LIVROS DE AUTORES MINEIROS DA ÉPOCA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA |
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP |
Pedro Henrique da Silva - UFOP
|
|
A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ITAIPULÂNDIA (PR) DE 1961 AO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990 |
Jean Sebastian Toillier |
|
|
A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA |
Mônica Menezes de Souza - UNIBAN |
Carmyra Oliveira Batista -
Edilene Simões Costa dos Santos - UNB
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho -
|
|
A IDEIA DE NÚMERO NA OBRA “ARITHMETICA PRATICA EM QUATRO PARTES”, DE OTTO BÜCHLER (1915): CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Roberto João Eissler - |
Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
|
|
A INFLUÊNCIA DO MANUAL PEDAGÓGICO DE MARGARITA COMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA |
Josiane Acácia de Oliveira Marques - |
|
|
A MATEMÁTICA ESCOLAR NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DOS POLONESES EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ |
Rosane Sousa Staniszewski - UFPR |
|
|
A MATEMÁTICA MODERNA E O GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL "OSWALDO ARANHA": UMA HISTÓRIA CONTADA EM MÔNADAS |
Mário Eduardo Marques Fernandes - UNICAMP |
|
|
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA FNFI: COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA EDUCACIONAL |
Martha Raíssa Iane Santana da Silva - |
Wagner Rodrigues Valente
|
|
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO |
Elisângela Zarpelon Aksenen - |
Maria Elisabeth Blanck Miguel
|
|
A RESPOSTA DOS PITAGÓRICOS PARA PROBLEMA DA ARKHÉ: O SURGIMENTO DE VÁRIAS DENOMINAÇÕES PARA OS NÚMEROS |
João Henrique Lorin - |
|
|
A TABUADA DE ADIÇÃO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: UMA PROPOSTA DE ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO |
Denis Herbert de Almeida - |
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP
|
|
ANÁLISE CRÍTICO-HISTÓRICA DE “PROBLEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS” DE ACHILLE BASSI |
Aline Leme da Silva - |
Plínio Zornoff Táboas -
|
|
APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DE UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM SITUADA |
Ana Catarina Cantoni Roque - |
Maria Laura Magalhães Gomes - UFMG
|
|
AS EQUAÇÕES: DO ESCRIBA AHMES A NIELS HENRIK ABEL. |
Wellington Alves de Araújo |
|
|
AS MUDANÇAS DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA (1946-1966) |
Januária Araújo Bertani - |
|
|
ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES: EXPERIÊNCIA EM UMA CLASSE DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
Márcia Nunes dos Santos - UFOP |
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP
|
|
CENTROS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO(A) CECINE, A COORDENADORIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE |
Marta Maria Maurício Macena - |
Ascendino FlÁvio Dias e Silva - UFPE
|
|
COMO ME TORNEI PROFESSORA DE MATEMÁTICA: MEMÓRIAS RESGATADAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra - |
|
|
COMO ORONCE FINÉ, MÉDICO E PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRANCÊS DO SÉCULO XVI, RESOLVIA PROBLEMAS DE MEDIÇÃO DE ALTURAS UTILIZANDO UM QUADRANTE GEOMÉTRICO? |
Andressa Cesana - UFES |
|
|
COMPARANDO ÁREA DE FIGURAS POR VISUALIZAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO |
Edilene Simões Costa dos Santos - UNB |
Cristiano Alberto Muniz - UNB
Maria Terezinha Jesus Gaspar - UNB
|
|
CONTRIBUTOS DE CECILIANO ABEL DE ALMEIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAPIXABA |
Tercio Girelli Kill - UFES |
|
|
CURSO DE MADUREZA TELEVISIONADO NOS ANOS DE 1960 E 1970 |
Flainer Rosa de Lima - |
|
|
DA ORIGEM DOS LOGARITMOS AO USO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Isabel da Costa Pereira |
José Damião Souza de Oiveira -
|
|
DA REVISTA MATEMÁTICA (1956-1960): CAMINHOS PARA UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR |
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU |
|
|
DUAS OU TRÊS PALAVRAS ACERCA DA RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LIVRO DIDÁTICO |
Jadilson Ramos de Almeida - |
Pollyanna Nunes de Oliveira -
|
|
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS E SUA HISTÓRIA: UMA POSSIBILIDADE DE TORNAR SIGNFICATIVO O SEU APRENDIZADO E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA. |
Ana Claudia Strapasson Scherer - |
Dulcyene Maria Ribeiro -
|
|
EQUIPARAÇÃO DO LICEU CUIABANO AO COLÉGIO PEDRO II: MUDANÇA NO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATO-GROSSENSE. |
Kátia Guerchi Gonzales - UNESP |
|
|
ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE FUNÇÕES: UMA RETROSPECTIVA |
Vilmar Gomes da Fonseca |
Angela Rocha dos Santos - UFRJ
Wallace Vallory Nunes - IFRJ
|
|
FILOSOFIA DAS PASSAGENS |
Manoel Lima Cruz Teixeira - UFRJ |
|
|
HISTÓRIA DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS |
Kamila Gonçalves Celestino - UNICENTRO |
|
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ESTRÁTEGIA PARA O ENSINO DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
Rúbia Juliana Gomes Fernandes - |
Guataçara dos Santos Junior - UTFPR
|
|
HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE: O CASO DO GRUPO ESCOLAR LAURO MULLER |
Piersandra Simão dos Santos - UFSC |
Cláudia Regina Flores - UFSC
Joseane Pinto de Arruda
|
|
HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PRODUTOS EDUCACIONAIS DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (1990-2010) |
Iran Abreu Mendes - UFRN |
Stanley de Oliveira Souza - UFRN
|
|
HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM UMA PESQUISA SOBRE O PIBID: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO |
Heloisa da Silva -
|
|
INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS |
Claudio Reis Teixeira - UFRJ |
Ana Carolina Souza da Silva - UFRJ
Bruna Coutinho Souza - UFRJ
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ
|
|
INVESTIGAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DOS DETERMINANTES NO CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR |
Késia Caroline Ramires Neves - UEM |
|
|
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IME-UFG: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
Marisa Gomes dos Santos - UFG |
Rafaela Silva Rabelo - USP
|
|
LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1971 – 1979) |
Joubert Lima Ferreira - |
|
|
MEMÓRIAS DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMARGOSA-BA |
Silmary Silva dos Santos - |
Diogo Franco Rios -
|
|