ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 4

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Formação de Professores
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: INTERAÇÕES EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Andriceli Richit -  
TEMÁTICAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO OFERECIDOS AOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SERGIPE SOBRE OS PCN DE MATEMÁTICA DOS CICLOS FINAIS Raquel Rosário Matos - Ivanete Batista Santos - UFS
UM COMPONENTE DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE INDICAM AS PRODUÇÕES DE LICENCIANDOS? Viviane Roncaglio - Isabel Koltermann Battisti -
Marta Cristina Cezar Pozzobon -
UM ESTUDO DE ARCOS GEOMÉTRICOS NA ARQUITETURA DE ANTONIO JOSÉ LANDI Millena Lopes de Paula Silva - Afonso Costa da Silva Filho -
Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN
Dérick de Carvalho Conceição -
Otavio Kel da Silva Menezes -
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES COM RELAÇÃO À SIMETRIA ORTOGONAL Cleusiane Vieira Silva - PUC-SP Saddo Ag Almouloud -
UM OLHAR FREIREANO SOBRE A DOCÊNCIA NO MOMENTO EM QUE NOS TORNAMOS DOCENTES DE MATEMÁTICA Luana Pedrita Fernandes de Oliveira -  
UM PANORAMA DA PRÁTICA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Flávia Sueli Fabiani Marcatto -  
UMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Regina Célia dos Santos Nunes Barros - Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP
UMA ANÁLISE DO MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA Ulisses Dias da Silva - Francisco Roberto Pinto Mattos - COLéGIO PEDRO II
Guilherme Carvalho Rodrigues da Silveira - UNIRIO
UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AVANÇOS DE UMA PESQUISA Luciana Correia de Amorim - UESB Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão - UESB
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Marcio Bennemann - UNICSUL Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL
UMA VISÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ILHA SOLTEIRA Nair Rodrigues de Souza -  
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA PARCERIA ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO DE MATEMÁTICA Maria Elídia Teixeira Reis - Adriana de Oliveira Dias -
Viviane Barros Maciel - UFG
História da Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
UMA DISCUSSÃO SOBRE FONTES MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CENÁRIO DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA NORMAL Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis -  
A ADMISSÃO DO MATEMÁTICO ARTHUR CAYLEY NA ROYAL SOCIETY OF LONDON Kleyton Vinicyus Godoy - UNESP - RIO CLARO  
A ARITMÉTICA ESCOLAR SOB UMA NOVA ÓTICA NAS ESCOLAS NO SÉCULO XIX : INSERÇÃO DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG  
A AULA DE COMÉRCIO EM PORTUGAL Zildenice de Souza Martins - UFRJ FlÁvia dos Santos Soares - UFF
A CORRENTE DO BEM: UM FILME PODE MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP Roberto Arlindo Pinto - UFOP
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO INTERPRETATIVO DO MARCO LEGAL Luciane Ferreira Mocrosky Fabiane Mondini
Flávio de Souza Coelho - UNESP - RIO CLARO
Ana Paula Purcina Baumann - UNESP
A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA PELOS LIVROS DIDÁTICOS VEICULADOS ENTRE A REFORMA GUSTAVO CAPANEMA E A PORTARIA MINISTERIAL DE 1951. Josélio Lopes Valentim Júnior - UFJF Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
A GEOMETRIA DO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA - PROGRAMAS DE ENSINO Claudia Regina Boen Frizzarini - Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP
A GEOMETRIA EM LIVROS DE AUTORES MINEIROS DA ÉPOCA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP Pedro Henrique da Silva - UFOP
A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ITAIPULÂNDIA (PR) DE 1961 AO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990 Jean Sebastian Toillier  
A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA Mônica Menezes de Souza - UNIBAN Carmyra Oliveira Batista -
Edilene Simões Costa dos Santos - UNB
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho -
A IDEIA DE NÚMERO NA OBRA “ARITHMETICA PRATICA EM QUATRO PARTES”, DE OTTO BÜCHLER (1915): CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Roberto João Eissler - Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
A INFLUÊNCIA DO MANUAL PEDAGÓGICO DE MARGARITA COMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA Josiane Acácia de Oliveira Marques -  
A MATEMÁTICA ESCOLAR NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DOS POLONESES EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ Rosane Sousa Staniszewski - UFPR  
A MATEMÁTICA MODERNA E O GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL "OSWALDO ARANHA": UMA HISTÓRIA CONTADA EM MÔNADAS Mário Eduardo Marques Fernandes - UNICAMP  
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA FNFI: COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA EDUCACIONAL Martha Raíssa Iane Santana da Silva - Wagner Rodrigues Valente
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO Elisângela Zarpelon Aksenen - Maria Elisabeth Blanck Miguel
A RESPOSTA DOS PITAGÓRICOS PARA PROBLEMA DA ARKHÉ: O SURGIMENTO DE VÁRIAS DENOMINAÇÕES PARA OS NÚMEROS João Henrique Lorin -  
A TABUADA DE ADIÇÃO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: UMA PROPOSTA DE ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO Denis Herbert de Almeida - Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP
ANÁLISE CRÍTICO-HISTÓRICA DE “PROBLEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS” DE ACHILLE BASSI Aline Leme da Silva - Plínio Zornoff Táboas -
APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DE UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM SITUADA Ana Catarina Cantoni Roque - Maria Laura Magalhães Gomes - UFMG
AS EQUAÇÕES: DO ESCRIBA AHMES A NIELS HENRIK ABEL. Wellington Alves de Araújo  
AS MUDANÇAS DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA (1946-1966) Januária Araújo Bertani -  
ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES: EXPERIÊNCIA EM UMA CLASSE DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA Márcia Nunes dos Santos - UFOP Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP
CENTROS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO(A) CECINE, A COORDENADORIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE Marta Maria Maurício Macena - Ascendino FlÁvio Dias e Silva - UFPE
COMO ME TORNEI PROFESSORA DE MATEMÁTICA: MEMÓRIAS RESGATADAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra -  
COMO ORONCE FINÉ, MÉDICO E PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRANCÊS DO SÉCULO XVI, RESOLVIA PROBLEMAS DE MEDIÇÃO DE ALTURAS UTILIZANDO UM QUADRANTE GEOMÉTRICO? Andressa Cesana - UFES  
COMPARANDO ÁREA DE FIGURAS POR VISUALIZAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO Edilene Simões Costa dos Santos - UNB Cristiano Alberto Muniz - UNB
Maria Terezinha Jesus Gaspar - UNB
CONTRIBUTOS DE CECILIANO ABEL DE ALMEIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAPIXABA Tercio Girelli Kill - UFES  
CURSO DE MADUREZA TELEVISIONADO NOS ANOS DE 1960 E 1970 Flainer Rosa de Lima -  
DA ORIGEM DOS LOGARITMOS AO USO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Maria Isabel da Costa Pereira José Damião Souza de Oiveira -
DA REVISTA MATEMÁTICA (1956-1960): CAMINHOS PARA UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR Cristiane Coppe de Oliveira - UFU  
DUAS OU TRÊS PALAVRAS ACERCA DA RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LIVRO DIDÁTICO Jadilson Ramos de Almeida - Pollyanna Nunes de Oliveira -
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS E SUA HISTÓRIA: UMA POSSIBILIDADE DE TORNAR SIGNFICATIVO O SEU APRENDIZADO E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA. Ana Claudia Strapasson Scherer - Dulcyene Maria Ribeiro -
EQUIPARAÇÃO DO LICEU CUIABANO AO COLÉGIO PEDRO II: MUDANÇA NO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATO-GROSSENSE. Kátia Guerchi Gonzales - UNESP  
ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE FUNÇÕES: UMA RETROSPECTIVA Vilmar Gomes da Fonseca Angela Rocha dos Santos - UFRJ
Wallace Vallory Nunes - IFRJ
FILOSOFIA DAS PASSAGENS Manoel Lima Cruz Teixeira - UFRJ  
HISTÓRIA DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS Kamila Gonçalves Celestino - UNICENTRO  
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ESTRÁTEGIA PARA O ENSINO DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Rúbia Juliana Gomes Fernandes - Guataçara dos Santos Junior - UTFPR
HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE: O CASO DO GRUPO ESCOLAR LAURO MULLER Piersandra Simão dos Santos - UFSC Cláudia Regina Flores - UFSC
Joseane Pinto de Arruda
HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM PRODUTOS EDUCACIONAIS DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (1990-2010) Iran Abreu Mendes - UFRN Stanley de Oliveira Souza - UFRN
HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM UMA PESQUISA SOBRE O PIBID: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Ana Cláudia Molina Zaqueu - UNESP - RIO CLARO Heloisa da Silva -
INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS Claudio Reis Teixeira - UFRJ Ana Carolina Souza da Silva - UFRJ
Bruna Coutinho Souza - UFRJ
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ
INVESTIGAÇÃO SOBRE A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DOS DETERMINANTES NO CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR Késia Caroline Ramires Neves - UEM  
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IME-UFG: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA Marisa Gomes dos Santos - UFG Rafaela Silva Rabelo - USP
LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1971 – 1979) Joubert Lima Ferreira -  
MEMÓRIAS DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMARGOSA-BA Silmary Silva dos Santos - Diogo Franco Rios -
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |