ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 9

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
TESTE DE COMPREENSÃO DE LEITURA EM PROBLEMAS ARITMÉTICOS PCLPA - ESTUDOS PRELIMINARES Andréia Silva da Mata - UNICAMP Márcia Regina Ferreira de Brito
TEXTOS MULTIPLICATIVOS: FORMULAR SITUAÇÕES-PROBLEMA FAVORECE A APRENDIZAGEM PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS? Josenir Rodrigues da Silva - Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
TRANSFORMAÇÃO LINEAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM ESTUDO. Eliza Souza da Silva - Gerson Pastre de Oliveira -
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Luciano André Carvalho Reis - UNICSUL Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL
UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE DAVID TALL Marcio Vieira de Almeida - PUC-SP Sonia Barbosa Camargo Igliori -
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA Evandro Tortora - Giovana Pereira Sander -
Nelson Antonio Pirola
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES Milene Carneiro Machado - UNICAMP  
UM ESTUDO SOBRE DIFICULDADES EM DEMONSTRAÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Debora Cristiane Barbosa Kirnev - UEL Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Edda Curi - UNICSUL  
UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS Luciane de Castro Quintiliano - UNICAMP Márcia Regina Ferreira de Brito
UM ESTUDO TEÓRICO DE PROBLEMAS DA ESTRUTURA ADITIVA DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA Marli Schmitt Zanella - UEM Idelmar André Zanella - SEED-PR
UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICO-FILOSÓFICA DA ETNOMATEMÁTICA Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF  
UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA PRESENTE NAS CONSTRUÇÕES DAS CASAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA, ARRAIAS, TO Flávia Caraiba de Castro - UFSC Idemar Vizolli - UFT
UMA ANÁLISE DE ERROS NAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Thamires de Brito Mota - Rosineide de Sousajucá -
Carlos Alberto de Miranda Pinheiro - PUC-SP
UMA ANÁLISE DO CARÁTER POLIMOTIVACIONAL DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE Edmilson Minoru Torisu - Jussara de Loiola Araújo - UFMG
UMA ANÁLISE SOBRE A PERMANÊNCIA E A DESISTÊNCIA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Valéria Maria de Lima Borba - André Pereira da Costa - UFCG-PB
UMA ANÁLISE SOBRE OS RUMOS DE PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA Gilberto Vieira - UNICSUL Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL
UMA BREVE ANÁLISE CARTOGRÁFICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO Simone Moura Queiroz - UNESP - RIO CLARO  
UMA BREVE ANÁLISE DE UM DISCURSO MOTIVACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Rita de Cássia de Souza Soares Ramos - Rosana Figueiredo Salvi -
UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TAREFAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Marcelo Bergamini Campos - UFJF Amarildo Melchiades da Silva - UFJF
VISUALIZAÇÃO ESPACIAL NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Carmen Machemer de Vasconcelos Moniz - UFRGS  
Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ALUNOS SURDOS Maria José Silva Lobato - UFRN Stanley de Oliveira Souza - UFRN
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA PROVA DO SAEPE/SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO. Rosivaldo Severino dos Santos - Marcelo Câmara dos Santos -
Tânia Maria Mendonça Campos
MODELAGEM MATEMÁTICA DE OBJETOS CAMPEIROS DO RIO GRANDE DO SUL Herton Gilvan Caminha Goerch - UNIFRA Vanilde Bisognin - UNIFRA
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS: PRAXEOLOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS Eliane Aparecida Martins de Almeida -  
“PROFESSORA, HOJE É AULA DE ÁLGEBRA OU DE GEOMETRIA?” TRABALHANDO EM SALA DE AULA A ÁLGEBRA E A GEOMETRIA: DISCUTINDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PROPONDO ALTERNATIVAS Lilian Esquinelato da Silva - Inocêncio Fernandes Balieiro Filho -
"ESQUECE ESSES DESENHOS VAMOS USAR NÚMEROS": UM ESTUDO INICIAL FOCADO NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL Aline Terra Salles - UFRRJ Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ
"NOVAS" E "VELHAS" TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DO ERRO MATEMÁTICO EM PROCESSOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA Roberta Modesto Braga - Adilson Oliveira do Espírito Santo
A MODELAGEM MATEMÁTICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO UTILIZANDO SOFWARE ESTATÍSTICO Oscar Luiz Teixeira de Rezende  
A (DES)PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS JOHN KENNEDY E 11 DE AGOSTO José Carlos Barreto Prado Júnior - UFS Franklin Zillmer - UFS
A ALAVANCA META EM LIVROS DIDÁTICOS DE ÁLGEBRA LINEAR Francisca Cláudia Fernandes Fontenele - UFC Francisco Regis Vieira Alves -
A CENTRALIDADE DO TRABALHO COM NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA E PRIMEIRO ANO Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP  
A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO VÍDEO SOBRE HISTÓRIA DO CONCEITO DE FUNÇÃO Paulo Roberto Castor Maciel -  
A CONVERSÃO DE PROBLEMAS COM EQUAÇÃO E A RELAÇÃO COM O CONTRATO DIDÁTICO Regina Celi de Melo Andre -  
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA FRENTE AS TECNOLOGIAS Rosiane de Jesus Santos -  
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PIAGETIANAS COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS Tatiana Comiotto Menestrina - Marnei Luis Mandler - UDESC
Pamela Paola Leonardo - UDESC
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS SURDOS Fabiane Kruk Bobek - Leoni Malinoski Fillos -
A EXPERIÊNCIA DE 4 PROFESSORES A RESPEITO DO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS: UM ESTUDO COM PROFESSORES MOÇAMBICANOS Geraldo Vernijo Deixa - UEL Marinez Meneghello Passos - UEL
A FORMACÃO MATEMÁTICA NO CEDERJ: UMA ANÁLISE FOCADA NO PERFIL DE GRADUANDOS DO POLO PARACAMBI Robson Marques de Souza - UFRRJ Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ
A GEOMETRIA NO CAIS DO PORTO Cristiane Soares Araujo - UFPEL  
A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA INTERFERINDO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Érika Brinck Gonçalves - Vanderleia Conceição Ribeiro -
A INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA Marcia Rosa Uliana -  
A INFLUÊNCIA DE INTERVENÇÕES COM ÁRVORES DE POSSIBILIDADES NA UTILIZAÇÃO DE DIVERSIFICADAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO Juliana Azevedo - UFPE  
A INFLUÊNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Danilene Gullich Donin Berticelli - UFPR  
A INSERÇÃO DO ALUNO-EJA-SURDO NO MERCADO FORMAL: DIVIDIR PARA MULTIPLICAR CONHECIMENTOS Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento - Edmar Reis Thiengo -
A INTEGRAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA COM MODELAGEM DE FENÔMENOS FÍSICOS Daniel Guimarães Silva - PUC-MG  
A MATEMÁTICA ATRELADA AO JOGO Letícia de Queiroz Maffei - UFPEL Daniela Renata Jacobsen -
Maria de Fatima Martins - UFPEL
A MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DE ENSINO Ana Carolina Faustino - UFSCAR  
A MATEMÁTICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE VIA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE Virgínia Cardia Cardoso - UFABC  
A MATEMÁTICA POSSÍVEL DE SER TRABALHADA COM A UTILIZAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS, ESPELHOS ARTICULADOS E CALEIDOSCÓPIOS Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS Marli Regina dos Santos
A MODELAGEM MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA E O SURGIMENTO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL Gessé Pereira Ferreira - Alexis Silveira - UFF
Leonardo Andrade da Silva -
A NOÇÃO DE FUNÇÃO: UMA ABORDAGEM CENTRADA EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM Juvenal de Gouveia - Marlene Alves Dias -
A PESQUISA ELEITORAL E A APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: UMA INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske - Carla Gon‡alves Rodrigues -
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS Edna Maria Cordeiro - UNESP - RIO CLARO  
A RÉGUA DE CÁLCULO: UMA APLICAÇÃO DAS PROPRIEDADES DOS LOGARITMOS Flávio do Sacramento Maia - UFF  
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ORIENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS Ednaldo Vasconcelos da Rocha - UEL Regina Célia Guapo Pasquini - UEL
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS DIVERSAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Daniela Diniz e Souza - Andresa Maria Justulin - UNESP - RIO CLARO
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO MATERIAL DO PIC Juliane do Nascimento -  
A TEORIA DE VAN HIELE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Marcos Henrique Silva Lopes -  
A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS COMO REPRESENTAÇÃO DO CONCRETO NÃO MANIPULÁVEL NO ENSINO DOS NÚMEROS Wilter Freitas Ibiapina - UFRN  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |