Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
TESTE DE COMPREENSÃO DE LEITURA EM PROBLEMAS ARITMÉTICOS PCLPA - ESTUDOS PRELIMINARES |
Andréia Silva da Mata - UNICAMP |
Márcia Regina Ferreira de Brito
|
|
TEXTOS MULTIPLICATIVOS: FORMULAR SITUAÇÕES-PROBLEMA FAVORECE A APRENDIZAGEM PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS? |
Josenir Rodrigues da Silva - |
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE
|
|
TRANSFORMAÇÃO LINEAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM ESTUDO. |
Eliza Souza da Silva - |
Gerson Pastre de Oliveira -
|
|
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
Luciano André Carvalho Reis - UNICSUL |
Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL
|
|
UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE DAVID TALL |
Marcio Vieira de Almeida - PUC-SP |
Sonia Barbosa Camargo Igliori -
|
|
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
Evandro Tortora - |
Giovana Pereira Sander -
Nelson Antonio Pirola
|
|
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES |
Milene Carneiro Machado - UNICAMP |
|
|
UM ESTUDO SOBRE DIFICULDADES EM DEMONSTRAÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Debora Cristiane Barbosa Kirnev - UEL |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
|
|
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Edda Curi - UNICSUL |
|
|
UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS |
Luciane de Castro Quintiliano - UNICAMP |
Márcia Regina Ferreira de Brito
|
|
UM ESTUDO TEÓRICO DE PROBLEMAS DA ESTRUTURA ADITIVA DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA |
Marli Schmitt Zanella - UEM |
Idelmar André Zanella - SEED-PR
|
|
UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICO-FILOSÓFICA DA ETNOMATEMÁTICA |
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF |
|
|
UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA PRESENTE NAS CONSTRUÇÕES DAS CASAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA, ARRAIAS, TO |
Flávia Caraiba de Castro - UFSC |
Idemar Vizolli - UFT
|
|
UMA ANÁLISE DE ERROS NAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
Thamires de Brito Mota - |
Rosineide de Sousajucá -
Carlos Alberto de Miranda Pinheiro - PUC-SP
|
|
UMA ANÁLISE DO CARÁTER POLIMOTIVACIONAL DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
Edmilson Minoru Torisu - |
Jussara de Loiola Araújo - UFMG
|
|
UMA ANÁLISE SOBRE A PERMANÊNCIA E A DESISTÊNCIA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE |
Valéria Maria de Lima Borba - |
André Pereira da Costa - UFCG-PB
|
|
UMA ANÁLISE SOBRE OS RUMOS DE PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA |
Gilberto Vieira - UNICSUL |
Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL
|
|
UMA BREVE ANÁLISE CARTOGRÁFICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
Simone Moura Queiroz - UNESP - RIO CLARO |
|
|
UMA BREVE ANÁLISE DE UM DISCURSO MOTIVACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos - |
Rosana Figueiredo Salvi -
|
|
UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TAREFAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Marcelo Bergamini Campos - UFJF |
Amarildo Melchiades da Silva - UFJF
|
|
VISUALIZAÇÃO ESPACIAL NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA |
Carmen Machemer de Vasconcelos Moniz - UFRGS |
|
|
Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ALUNOS SURDOS |
Maria José Silva Lobato - UFRN |
Stanley de Oliveira Souza - UFRN
|
|
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA PROVA DO SAEPE/SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO. |
Rosivaldo Severino dos Santos - |
Marcelo Câmara dos Santos -
Tânia Maria Mendonça Campos
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA DE OBJETOS CAMPEIROS DO RIO GRANDE DO SUL |
Herton Gilvan Caminha Goerch - UNIFRA |
Vanilde Bisognin - UNIFRA
|
|
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS: PRAXEOLOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS |
Eliane Aparecida Martins de Almeida - |
|
|
“PROFESSORA, HOJE É AULA DE ÁLGEBRA OU DE GEOMETRIA?” TRABALHANDO EM SALA DE AULA A ÁLGEBRA E A GEOMETRIA: DISCUTINDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PROPONDO ALTERNATIVAS |
Lilian Esquinelato da Silva - |
Inocêncio Fernandes Balieiro Filho -
|
|
"ESQUECE ESSES DESENHOS VAMOS USAR NÚMEROS": UM ESTUDO INICIAL FOCADO NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
Aline Terra Salles - UFRRJ |
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ
|
|
"NOVAS" E "VELHAS" TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DO ERRO MATEMÁTICO EM PROCESSOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Roberta Modesto Braga - |
Adilson Oliveira do Espírito Santo
|
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO UTILIZANDO SOFWARE ESTATÍSTICO |
Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
|
|
A (DES)PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS JOHN KENNEDY E 11 DE AGOSTO |
José Carlos Barreto Prado Júnior - UFS |
Franklin Zillmer - UFS
|
|
A ALAVANCA META EM LIVROS DIDÁTICOS DE ÁLGEBRA LINEAR |
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele - UFC |
Francisco Regis Vieira Alves -
|
|
A CENTRALIDADE DO TRABALHO COM NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA E PRIMEIRO ANO |
Klinger Teodoro CirÍaco - FCT/UNESP-PP |
|
|
A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO VÍDEO SOBRE HISTÓRIA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
Paulo Roberto Castor Maciel - |
|
|
A CONVERSÃO DE PROBLEMAS COM EQUAÇÃO E A RELAÇÃO COM O CONTRATO DIDÁTICO |
Regina Celi de Melo Andre - |
|
|
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA FRENTE AS TECNOLOGIAS |
Rosiane de Jesus Santos - |
|
|
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PIAGETIANAS COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS |
Tatiana Comiotto Menestrina - |
Marnei Luis Mandler - UDESC
Pamela Paola Leonardo - UDESC
|
|
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS SURDOS |
Fabiane Kruk Bobek - |
Leoni Malinoski Fillos -
|
|
A EXPERIÊNCIA DE 4 PROFESSORES A RESPEITO DO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS: UM ESTUDO COM PROFESSORES MOÇAMBICANOS |
Geraldo Vernijo Deixa - UEL |
Marinez Meneghello Passos - UEL
|
|
A FORMACÃO MATEMÁTICA NO CEDERJ: UMA ANÁLISE FOCADA NO PERFIL DE GRADUANDOS DO POLO PARACAMBI |
Robson Marques de Souza - UFRRJ |
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ
|
|
A GEOMETRIA NO CAIS DO PORTO |
Cristiane Soares Araujo - UFPEL |
|
|
A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA INTERFERINDO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Érika Brinck Gonçalves - |
Vanderleia Conceição Ribeiro -
|
|
A INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA |
Marcia Rosa Uliana - |
|
|
A INFLUÊNCIA DE INTERVENÇÕES COM ÁRVORES DE POSSIBILIDADES NA UTILIZAÇÃO DE DIVERSIFICADAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO |
Juliana Azevedo - UFPE |
|
|
A INFLUÊNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Danilene Gullich Donin Berticelli - UFPR |
|
|
A INSERÇÃO DO ALUNO-EJA-SURDO NO MERCADO FORMAL: DIVIDIR PARA MULTIPLICAR CONHECIMENTOS |
Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento - |
Edmar Reis Thiengo -
|
|
A INTEGRAÇÃO MATEMÁTICA E FÍSICA COM MODELAGEM DE FENÔMENOS FÍSICOS |
Daniel Guimarães Silva - PUC-MG |
|
|
A MATEMÁTICA ATRELADA AO JOGO |
Letícia de Queiroz Maffei - UFPEL |
Daniela Renata Jacobsen -
Maria de Fatima Martins - UFPEL
|
|
A MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DE ENSINO |
Ana Carolina Faustino - UFSCAR |
|
|
A MATEMÁTICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE VIA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE |
Virgínia Cardia Cardoso - UFABC |
|
|
A MATEMÁTICA POSSÍVEL DE SER TRABALHADA COM A UTILIZAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS, ESPELHOS ARTICULADOS E CALEIDOSCÓPIOS |
Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS |
Marli Regina dos Santos
|
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA E O SURGIMENTO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
Gessé Pereira Ferreira - |
Alexis Silveira - UFF
Leonardo Andrade da Silva -
|
|
A NOÇÃO DE FUNÇÃO: UMA ABORDAGEM CENTRADA EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM |
Juvenal de Gouveia - |
Marlene Alves Dias -
|
|
A PESQUISA ELEITORAL E A APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: UMA INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske - |
Carla Gon‡alves Rodrigues -
|
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
Edna Maria Cordeiro - UNESP - RIO CLARO |
|
|
A RÉGUA DE CÁLCULO: UMA APLICAÇÃO DAS PROPRIEDADES DOS LOGARITMOS |
Flávio do Sacramento Maia - UFF |
|
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ORIENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS |
Ednaldo Vasconcelos da Rocha - UEL |
Regina Célia Guapo Pasquini - UEL
|
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS DIVERSAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Daniela Diniz e Souza - |
Andresa Maria Justulin - UNESP - RIO CLARO
|
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO MATERIAL DO PIC |
Juliane do Nascimento - |
|
|
A TEORIA DE VAN HIELE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Marcos Henrique Silva Lopes - |
|
|
A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS COMO REPRESENTAÇÃO DO CONCRETO NÃO MANIPULÁVEL NO ENSINO DOS NÚMEROS |
Wilter Freitas Ibiapina - UFRN |
|
|