ÍNDICE DE MESAS-REDONDAS

TÍTULO TRABALHOS ÁREAS AUTORES CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA 1 - A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E A REPERCUSSÃO DA FORMAÇÃO INICIAL NA SALA DE AULA

2 - FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA INTERFACE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

3 - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONSONÂNCIA COM AS PROPOSTAS DE AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
1 - Formação de Professores

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid -

2 - Rute Cristina Domingos da Palma -

3 - Vlademir Marim - UFU
 
 
 






A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM MINAS E NO PARANÁ 1 - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM MINAS GERAIS: ANÁLISE DE ALGUNS CURSOS POR MEIO DE SEUS DOCUMENTOS

2 - FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA INTERFACE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

3 - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PARANÁ
1 - Formação de Professores

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Ana Cristina Ferreira - UFOP

2 - Rute Cristina Domingos da Palma -

3 - Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL
 
 
 






A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL 1 - TEXTO (1): EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE PESQUISAS E GRUPOS DE PESQUISA

2 - TEXTO (2): TEORIA DA ATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

3 - ARTIGO (3): MOVIMENTO E RIGIDEZ DE CERTO TRIÂNGULO: UM ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM

2 - Manoel Oriosvaldo de Moura -

3 - Jussara de Loiola Araújo - UFMG
1 - Laura Pippi Fraga - UFSM

 
3 - Teresinha Fumi Kawasaki -






A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OLHARES FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS 1 - UM OLHAR SOBRE A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

2 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA: A MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE NORMATIVA

3 - PESQUISAR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: LANÇANDO OLHARES
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Airton Carriao Machado -

2 - Cristiane Maria Cornelia Gottschalk -

3 - Sônia Maria Clareto -
 
 
 






ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 - ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO MATEMATICAMENTE TALENTOSO: UM DESAFIO AO PROFESSOR

2 - ESTRATÉGIAS MENTAIS USADAS POR ALUNO SUPERDOTADO MATEMATICAMENTE TALENTOSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

3 - EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E CRIANÇA SUPERDOTADA
1 - Práticas Escolares

2 - Práticas Escolares

3 - Práticas Escolares
1 - Tania Stoltz

2 - Járci Maria Machado - UFPR

3 - Fernando Becker
1 - Járci Maria Machado - UFPR

2 - Tania Stoltz

 






COMO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS CORRIGEM AS ATIVIDADES 1 - A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA COMO ELEMENTO REGULADOR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS E OS CONHECIMENTOS DOS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA

2 - OS ERROS DOS ALUNOS SÃO FALTA DE ATENÇÃO? COMO PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA CORRIGEM AS ATIVIDADES DE SEUS ALUNOS

3 - AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A INTERPRETAÇÃO DE PEDAGOGOS E DE LICENCIADOS EM MATEMÁTICA
1 - Formação de Professores

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR

2 - Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE

3 - Mônica Cerbella Freire Mandarino - UNIRIO
 
 
 






COMPREENSÃO CONCEITUAL E DESENVOLVIMENTO PROCEDIMENTAL – UM ESTUDO E UMA APLICAÇÃO NO CASO DAS CÔNICAS. 1 - O CONCEITO E A DEFINIÇÃO EM MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM E COMPREENSÃO

2 - COMPREENSÃO E COMPREENSÃO

3 - O TRABALHO COM CONCEITO USANDO UM OA PARA IDENTIFICAÇÃO DE UMA CÔNICA
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - JoÃo Bosco Laudares -

2 - Antonio Olimpio Junior - UFJF

3 - Adilson Lopes de Oliveira - CEFET-MG
 
 
 






COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS 1 - COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

2 - A COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA INTERMEDIADAS POR INTÉRPRETES DE LIBRAS

3 - COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Regina Maria Pavanello - UEM

2 - Fábio Alexandre Borges - UEM

3 - Sandra Regina D Antonio
 
 
 






CULTURA/HISTÓRIA REGIONAL E AS PRODUÇÕES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA MODERNA EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA

2 - ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS DA REGIÃO DE BLUMENAU (SC): ESTRUTURA, FUNÇÃO SOCIOCULTURAL E PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA

3 - SOB A CULTURA DA EXPERIMENTAÇÃO: O CARÁTER PROPEDÊUTICO DA MATEMÁTICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA BAHIA
1 - História da Educação Matemática

2 - História da Educação Matemática

3 - História da Educação Matemática
1 - Joseane Pinto de Arruda

2 - Rosinéte Gaertner -

3 - Diogo Franco Rios -
 
 
 






DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - ANALISANDO OS PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS

2 - MODELAR A FUNÇÃO AFIM CONSIDERANDO OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS

3 - AS PESQUISAS SOBRE A COGNIÇÃO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRESENÇA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Alina Galvão Spinillo - UFPE

2 - Sandra Magina -

3 - Maria Lucia Faria Moro - UFPR
 
2 - Rogério Fernando Pires - PUC-SP

 






EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CULTURAS: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA 1 - MODELAGEM MATEMÁTICA EM DISTINTAS FORMAS DE VIDA

2 - MODELAR A FUNÇÃO AFIM CONSIDERANDO OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS

3 - AS PESQUISAS SOBRE A COGNIÇÃO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRESENÇA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Marli Teresinha Quartieri -

2 - Sandra Magina -

3 - Maria Lucia Faria Moro - UFPR
 
2 - Rogério Fernando Pires - PUC-SP

 






EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE INDICAM AS PESQUISAS E OS DOCUMENTOS CURRICULARES 1 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EJA: ESTADO DA ARTE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS

2 - PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA A EJA NO ÂMBITO DA PERSPECTIVA CULTURAL DA MATEMÁTICA

3 - ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PROPOSTOS PARA EJA
1 - Práticas Escolares

2 - Práticas Escolares

3 - Práticas Escolares
1 - Adriano Vargas Freitas

2 - Gilberto Januario -

3 - Kátia Cristina Lima Santana - PUC-SP
 
 
 






EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA 1 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: PRINCÍPIOS DO TRABALHO COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2 - ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS POR EDUCADORAS DA INFÂNCIA DURANTE UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

3 - DOIS GRUPOS DE ESTUDOS QUE MOBILIZARAM O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE EDUCADORAS MATEMÁTICAS NA INFÂNCIA
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Priscila Domingues de Azevedo - UFSCAR

2 - Antonio Carlos de Souza -

3 - Celi Espasandin Lopes - UNICSUL
 
 
 






EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1 - RELATOS DE PROJETOS DE PESQUISA REALIZADOS PELO GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPCEM – GP100)

2 - DAS PRESCRIÇÕES CURRICULARES AO CURRÍCULO PRATICADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

3 - CURRÍCULO, CULTURA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL?
1 - Formação de Professores

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Marcio Antonio da Silva -

2 - Celia Maria Carolino Pires -

3 - Elenilton Vieira Godoy - FSA
 
 
 






ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA 1 - APRESENTANDO PESQUISAS QUE TRATAM DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA/ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO PERÍODO DE 2005 A 2012

2 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA – ONTEM, HOJE, AMANHÃ.

3 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS
1 - Formação de Professores

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Patrícia Sandalo Pereira -

2 - Zaíra da Cunha Melo Varizo

3 - Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
 
 
 






FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO ATUAL: O PAPEL DA FORMAÇÃO, DOS CONTEXTOS INSTITUCIONAIS E DAS PRÁTICAS. 1 - PROFESSORES FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CONTEXTOS INSTITUCIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE SITUADA

2 - CONDIÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICAS DOS FORMADORES: AS VOZES ENTRECRUZADAS DOS LICENCIANDOS E DOS FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
1 - Formação de Professores

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Laurizete Ferragut Passos -

2 - Laurizete Ferragut Passos -

3 - Laurizete Ferragut Passos -
 
 
3 - Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP
Sandra Regina Lima dos Santos Silva - SEESP






HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - PROFESSORES FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CONTEXTOS INSTITUCIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE SITUADA

2 - CONDIÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICAS DOS FORMADORES: AS VOZES ENTRECRUZADAS DOS LICENCIANDOS E DOS FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
1 - Formação de Professores

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Laurizete Ferragut Passos -

2 - Laurizete Ferragut Passos -

3 - Laurizete Ferragut Passos -
 
 
3 - Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP
Sandra Regina Lima dos Santos Silva - SEESP






HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS FONTES DE PESQUISA: PROCURA, COMPILAÇÃO E COMPARTILHAMENTO 1 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS FONTES DE PESQUISA: PROCURA, COMPILAÇÃO E COMPARTILHAMENTO

2 - CONDIÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICAS DOS FORMADORES: AS VOZES ENTRECRUZADAS DOS LICENCIANDOS E DOS FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
1 - História da Educação Matemática

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Lucia Maria Aversa Villela - USS

2 - Laurizete Ferragut Passos -

3 - Laurizete Ferragut Passos -
1 - David Antonio da Costa - UFSC
Bruno Alves Dassie - UFF

 
3 - Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP
Sandra Regina Lima dos Santos Silva - SEESP






HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 1 - A DISCIPLINA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS EM MEADOS DO SÉCULO XX

2 - ABANDONANDO O AMADORISMO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS FACULDADES DE FILOSOFIA NO BRASIL

3 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PUCPR 60 ANOS DE EXPERIÊNCIA
1 - História da Educação Matemática

2 - História da Educação Matemática

3 - História da Educação Matemática
1 - Neuza Bertoni Pinto - PUCPR

2 - Circe Mary Silva da Silva Dynnikov - UFES

3 - Manoel de Campos Almeida -
 
 
 






LETRAMENTOS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA 1 - LETRAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVENDO AS PRÁTICAS COLABORATIVAS, MATEMÁTICAS, E DISCURSIVAS COM TECNOLOGIA

2 - O CONCEITO DE LETRAMENTO COMO UMA LENTE PARA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE CONSTITUEM COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO

3 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PUCPR 60 ANOS DE EXPERIÊNCIA
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - História da Educação Matemática
1 - Arthur Belford Powell -

2 - Eliane Matesco CristovÃo -

3 - Manoel de Campos Almeida -
 
 
 






O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 1 - TEXTO 1: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DOS CURSOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS DO ESTADO DO PARANÁ – 1960/1980

2 - TEXTO 2: O MOVIMENTO CURRICULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS: O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES

3 - TEXTO 3: AÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BUSCA DE DIÁLOGOS COM DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES NO PROEJA
1 - Práticas Escolares

2 - Práticas Escolares

3 - Práticas Escolares
1 - Barbara Winiarski Diesel Novaes - UTFPR

2 - Antonio Henrique Pinto -

3 - Rony Cláudio de Oliveira Freitas -
 
 
 






O MESTRADO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA 1 - MESTRADOS PROFISSIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

2 - COMO ADEQUAR AS PESQUISAS NA LINHA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À PROPOSTA DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS? SOCIALIZANDO A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESQUISA

3 - A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE MESTRADOS PROFISSIONAIS PRESENCIAIS NA ÁREA DE ENSINO: O CASO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP
1 - História da Educação Matemática

2 - História da Educação Matemática

3 - História da Educação Matemática
1 - Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF

2 - Lucia Maria Aversa Villela - USS

3 - Regina Franchi - UFOP
 
 
 






O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: NECESSIDADES E EXPERIÊNCIAS. 1 - APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA FINS PEDAGÓGICOS: UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL

2 - CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: DESAFIO NO COTIDIANO ESCOLAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

3 - LAPTOPSEDUCACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO E POSSIBILIDADES COM O USO DE APPLETS
1 - Formação de Professores

2 - Formação de Professores

3 - Formação de Professores
1 - Luiz Cleber Soares Padilha -

2 - Nielce Meneguelo Lobo da Costa -

3 - Suely Scherer -
1 - Marilena Bittar

 
 






PESQUISANDO A RELAÇÃO ENTRE ATITUDES, CONCEPÇÕES, CRENÇAS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA 1 - ATITUDES, CONCEPÇÕES, CRENÇAS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

2 - CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALAS DE ATITUDES

3 - AS VARIÁVEIS AFETIVAS E A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Liliane Ferreira Neves Inglez de Souza

2 - Verônica Yumi Kataoka -

3 - Miriam Cardoso Utsumi -
 
 
3 - Esther Pacheco de Almeida Prado -






PESQUISAS COMPARATIVAS SOBRE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. 1 - EMILIO CELSO DE OLIVEIRA

2 - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E CHILE SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DESSES PAÍSES.

3 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PARAGUAI
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Emilio Celso de Oliveira - PUC-SP

2 - Dermeval Santos Cerqueira -

3 - Marcelo de Oliveira Dias
 
 
 






POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA INTENÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO 1 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL: UM PROBLEMA DE CONCEPÇÃO, ESCALA OU IMPLEMENTAÇÃO?

2 - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E CHILE SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DESSES PAÍSES.

3 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PARAGUAI
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Emerson Rolkouski -

2 - Dermeval Santos Cerqueira -

3 - Marcelo de Oliveira Dias
 
 
 






PROCESSOS COGNITIVOS MOBILIZADOS EM AÇÕES PARA O PENSAMENTO MATEMÁTICO SEGUNDO DUVAL 1 - CONHECIMENTOS DOCENTES: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

2 - REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAS USADOS POR UMA PROFESSORA E SEUS ALUNOS DE 8ª SÉRIE (9O ANO) EM AULAS SOBRE FUNÇÕES

3 - A CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA E O ENSINO DOS NÚMEROS NEGATIVOS
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG

2 - Tânia Stella Bassoi -

3 - Méricles Thadeu Moretti - UFSC
1 - Celia Finck Brandt - UEPG

2 - Maria Tereza Carneiro Soares -

 






PROFESSORES (PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA) E SUA FORMAÇÃO: A CENTRALIDADE DO PAPEL DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA 1 - PERSPECTIVA DA ESCOLA NA PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

2 - REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAS USADOS POR UMA PROFESSORA E SEUS ALUNOS DE 8ª SÉRIE (9O ANO) EM AULAS SOBRE FUNÇÕES

3 - PROFESSORES (PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA) E SUA FORMAÇÃO: A CENTRALIDADE DO PAPEL DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA
1 - Formação de Professores

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Formação de Professores
1 - Vinício de Macedo Santos -

2 - Tânia Stella Bassoi -

3 - Vinício de Macedo Santos -
 
2 - Maria Tereza Carneiro Soares -

 






PROPOSTAS PRÁTICAS DE USO DIDÁTICO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 - MODALIDADES DIDÁTICAS DE ATIVIDADES HISTÓRICAS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA

2 - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ALIADA PARA A PRÁTICA DO PROFESOR DE MATEMÁTICA

3 - PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A PARTIR DE MATEMÁTICOS
1 - História da Educação Matemática

2 - História da Educação Matemática

3 - História da Educação Matemática
1 - Iran Abreu Mendes - UFRN

2 - Ligia Arantes Sad - UFES

3 - Miguel Chaquiam - UNAMA
 
 
 






RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - O USO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL

2 - MATERIAIS MANIPULATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

3 - RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
1 - Práticas Escolares

2 - Práticas Escolares

3 - Práticas Escolares
1 - Cidinéia da Costa Luvison - USF

2 - Silvia Maria Medeiros Caporale - USF

3 - Regina Célia Grando - USF
 
 
 






REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS VOLTADAS A EDUCAÇÃO BÁSICA. 1 - UM PANORAMA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS NAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE ENVOLVENDO POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, A PARTIR DE 2005

2 - PROFMAT: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO/EXECUÇÃO

3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ENTRE AS ORIENTAÇÕES OFICIAIS E AS INDICAÇÕES DESEJADAS PELOS EDUCADORES
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Patrícia Sandalo Pereira -

2 - Marlova Estela Caldatto - UEM

3 - Susimeire Vivien Rosotti de Andrade -
1 - Edinalva da Cruz Teixeira Sakai -
Kely Fabricia Pereira Nogueira -
Rogers Barros de Paula -

 
3 - Regina Maria Pavanello - UEM






RESULTADOS DE UMA PESQUISA LONGITUDINAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO. 1 - GRUPOS COLABORATIVOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

2 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO: UM ESTUDO SOBRE DADOS QUANTITATIVOS DE UMA PESQUISA

3 - ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO REVELADOS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1 - Pesquisa em Educação Matemática

2 - Pesquisa em Educação Matemática

3 - Pesquisa em Educação Matemática
1 - Edda Curi - UNICSUL

2 - José Fernando Fernandes Pereira - UNICSUL

3 - Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL