TÍTULO |
TRABALHOS |
ÁREAS |
AUTORES |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA |
1 - A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E A REPERCUSSÃO DA FORMAÇÃO INICIAL NA SALA DE AULA
2 - FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA INTERFACE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
3 - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONSONÂNCIA COM AS PROPOSTAS DE AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
|
1 - Formação de Professores
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid -
2 - Rute Cristina Domingos da Palma -
3 - Vlademir Marim - UFU |
|



|
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM MINAS E NO PARANÁ |
1 - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM MINAS GERAIS: ANÁLISE DE ALGUNS CURSOS POR MEIO DE SEUS DOCUMENTOS
2 - FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA INTERFACE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
3 - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PARANÁ
|
1 - Formação de Professores
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Ana Cristina Ferreira - UFOP
2 - Rute Cristina Domingos da Palma -
3 - Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL |
|



|
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL |
1 - TEXTO (1): EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE PESQUISAS E GRUPOS DE PESQUISA
2 - TEXTO (2): TEORIA DA ATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
3 - ARTIGO (3): MOVIMENTO E RIGIDEZ DE CERTO TRIÂNGULO: UM ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
2 - Manoel Oriosvaldo de Moura -
3 - Jussara de Loiola Araújo - UFMG |
1 - Laura Pippi Fraga - UFSM
3 - Teresinha Fumi Kawasaki -
|



|
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OLHARES FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS |
1 - UM OLHAR SOBRE A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
2 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA: A MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE NORMATIVA
3 - PESQUISAR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: LANÇANDO OLHARES
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Airton Carriao Machado -
2 - Cristiane Maria Cornelia Gottschalk -
3 - Sônia Maria Clareto - |
|



|
ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
1 - ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO MATEMATICAMENTE TALENTOSO: UM DESAFIO AO PROFESSOR
2 - ESTRATÉGIAS MENTAIS USADAS POR ALUNO SUPERDOTADO MATEMATICAMENTE TALENTOSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
3 - EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E CRIANÇA SUPERDOTADA
|
1 - Práticas Escolares
2 - Práticas Escolares
3 - Práticas Escolares
|
1 - Tania Stoltz
2 - Járci Maria Machado - UFPR
3 - Fernando Becker |
1 - Járci Maria Machado - UFPR
2 - Tania Stoltz
|



|
COMO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS CORRIGEM AS ATIVIDADES |
1 - A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA COMO ELEMENTO REGULADOR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS E OS CONHECIMENTOS DOS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA
2 - OS ERROS DOS ALUNOS SÃO FALTA DE ATENÇÃO? COMO PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA CORRIGEM AS ATIVIDADES DE SEUS ALUNOS
3 - AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A INTERPRETAÇÃO DE PEDAGOGOS E DE LICENCIADOS EM MATEMÁTICA
|
1 - Formação de Professores
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR
2 - Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE
3 - Mônica Cerbella Freire Mandarino - UNIRIO |
|



|
COMPREENSÃO CONCEITUAL E DESENVOLVIMENTO PROCEDIMENTAL – UM ESTUDO E UMA APLICAÇÃO NO CASO DAS CÔNICAS. |
1 - O CONCEITO E A DEFINIÇÃO EM MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM E COMPREENSÃO
2 - COMPREENSÃO E COMPREENSÃO
3 - O TRABALHO COM CONCEITO USANDO UM OA PARA IDENTIFICAÇÃO DE UMA CÔNICA
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - JoÃo Bosco Laudares -
2 - Antonio Olimpio Junior - UFJF
3 - Adilson Lopes de Oliveira - CEFET-MG |
|



|
COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
1 - COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
2 - A COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA INTERMEDIADAS POR INTÉRPRETES DE LIBRAS
3 - COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Regina Maria Pavanello - UEM
2 - Fábio Alexandre Borges - UEM
3 - Sandra Regina D Antonio |
|



|
CULTURA/HISTÓRIA REGIONAL E AS PRODUÇÕES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
1 - APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA MODERNA EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA
2 - ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS DA REGIÃO DE BLUMENAU (SC): ESTRUTURA, FUNÇÃO SOCIOCULTURAL E PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
3 - SOB A CULTURA DA EXPERIMENTAÇÃO: O CARÁTER PROPEDÊUTICO DA MATEMÁTICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA BAHIA
|
1 - História da Educação Matemática
2 - História da Educação Matemática
3 - História da Educação Matemática
|
1 - Joseane Pinto de Arruda
2 - Rosinéte Gaertner -
3 - Diogo Franco Rios - |
|



|
DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
1 - ANALISANDO OS PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS
2 - MODELAR A FUNÇÃO AFIM CONSIDERANDO OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
3 - AS PESQUISAS SOBRE A COGNIÇÃO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRESENÇA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Alina Galvão Spinillo - UFPE
2 - Sandra Magina -
3 - Maria Lucia Faria Moro - UFPR |
2 - Rogério Fernando Pires - PUC-SP
|



|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CULTURAS: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA |
1 - MODELAGEM MATEMÁTICA EM DISTINTAS FORMAS DE VIDA
2 - MODELAR A FUNÇÃO AFIM CONSIDERANDO OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
3 - AS PESQUISAS SOBRE A COGNIÇÃO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRESENÇA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Marli Teresinha Quartieri -
2 - Sandra Magina -
3 - Maria Lucia Faria Moro - UFPR |
2 - Rogério Fernando Pires - PUC-SP
|



|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE INDICAM AS PESQUISAS E OS DOCUMENTOS CURRICULARES |
1 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EJA: ESTADO DA ARTE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS
2 - PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA A EJA NO ÂMBITO DA PERSPECTIVA CULTURAL DA MATEMÁTICA
3 - ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PROPOSTOS PARA EJA
|
1 - Práticas Escolares
2 - Práticas Escolares
3 - Práticas Escolares
|
1 - Adriano Vargas Freitas
2 - Gilberto Januario -
3 - Kátia Cristina Lima Santana - PUC-SP |
|



|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA |
1 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: PRINCÍPIOS DO TRABALHO COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2 - ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS POR EDUCADORAS DA INFÂNCIA DURANTE UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
3 - DOIS GRUPOS DE ESTUDOS QUE MOBILIZARAM O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE EDUCADORAS MATEMÁTICAS NA INFÂNCIA
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Priscila Domingues de Azevedo - UFSCAR
2 - Antonio Carlos de Souza -
3 - Celi Espasandin Lopes - UNICSUL |
|



|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
1 - RELATOS DE PROJETOS DE PESQUISA REALIZADOS PELO GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPCEM – GP100)
2 - DAS PRESCRIÇÕES CURRICULARES AO CURRÍCULO PRATICADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
3 - CURRÍCULO, CULTURA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL?
|
1 - Formação de Professores
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Marcio Antonio da Silva -
2 - Celia Maria Carolino Pires -
3 - Elenilton Vieira Godoy - FSA |
|



|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA |
1 - APRESENTANDO PESQUISAS QUE TRATAM DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA/ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO PERÍODO DE 2005 A 2012
2 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA – ONTEM, HOJE, AMANHÃ.
3 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS
|
1 - Formação de Professores
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Patrícia Sandalo Pereira -
2 - Zaíra da Cunha Melo Varizo
3 - Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR |
|



|
FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO ATUAL: O PAPEL DA FORMAÇÃO, DOS CONTEXTOS INSTITUCIONAIS E DAS PRÁTICAS. |
1 - PROFESSORES FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CONTEXTOS INSTITUCIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE SITUADA
2 - CONDIÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICAS DOS FORMADORES: AS VOZES ENTRECRUZADAS DOS LICENCIANDOS E DOS FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
|
1 - Formação de Professores
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Laurizete Ferragut Passos -
2 - Laurizete Ferragut Passos -
3 - Laurizete Ferragut Passos - |
3 - Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP
Sandra Regina Lima dos Santos Silva - SEESP
|



|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
1 - PROFESSORES FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CONTEXTOS INSTITUCIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE SITUADA
2 - CONDIÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICAS DOS FORMADORES: AS VOZES ENTRECRUZADAS DOS LICENCIANDOS E DOS FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
|
1 - Formação de Professores
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Laurizete Ferragut Passos -
2 - Laurizete Ferragut Passos -
3 - Laurizete Ferragut Passos - |
3 - Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP
Sandra Regina Lima dos Santos Silva - SEESP
|



|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS FONTES DE PESQUISA: PROCURA, COMPILAÇÃO E COMPARTILHAMENTO |
1 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS FONTES DE PESQUISA: PROCURA, COMPILAÇÃO E COMPARTILHAMENTO
2 - CONDIÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICAS DOS FORMADORES: AS VOZES ENTRECRUZADAS DOS LICENCIANDOS E DOS FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
|
1 - História da Educação Matemática
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Lucia Maria Aversa Villela - USS
2 - Laurizete Ferragut Passos -
3 - Laurizete Ferragut Passos - |
1 - David Antonio da Costa - UFSC
Bruno Alves Dassie - UFF
3 - Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP
Sandra Regina Lima dos Santos Silva - SEESP
|



|
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
1 - A DISCIPLINA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS EM MEADOS DO SÉCULO XX
2 - ABANDONANDO O AMADORISMO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS FACULDADES DE FILOSOFIA NO BRASIL
3 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PUCPR 60 ANOS DE EXPERIÊNCIA
|
1 - História da Educação Matemática
2 - História da Educação Matemática
3 - História da Educação Matemática
|
1 - Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
2 - Circe Mary Silva da Silva Dynnikov - UFES
3 - Manoel de Campos Almeida - |
|



|
LETRAMENTOS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
1 - LETRAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVENDO AS PRÁTICAS COLABORATIVAS, MATEMÁTICAS, E DISCURSIVAS COM TECNOLOGIA
2 - O CONCEITO DE LETRAMENTO COMO UMA LENTE PARA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE CONSTITUEM COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO
3 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PUCPR 60 ANOS DE EXPERIÊNCIA
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - História da Educação Matemática
|
1 - Arthur Belford Powell -
2 - Eliane Matesco CristovÃo -
3 - Manoel de Campos Almeida - |
|



|
O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
1 - TEXTO 1: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DOS CURSOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS DO ESTADO DO PARANÁ – 1960/1980
2 - TEXTO 2: O MOVIMENTO CURRICULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS: O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES
3 - TEXTO 3: AÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BUSCA DE DIÁLOGOS COM DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES NO PROEJA
|
1 - Práticas Escolares
2 - Práticas Escolares
3 - Práticas Escolares
|
1 - Barbara Winiarski Diesel Novaes - UTFPR
2 - Antonio Henrique Pinto -
3 - Rony Cláudio de Oliveira Freitas - |
|



|
O MESTRADO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
1 - MESTRADOS PROFISSIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
2 - COMO ADEQUAR AS PESQUISAS NA LINHA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À PROPOSTA DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS? SOCIALIZANDO A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PESQUISA
3 - A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE MESTRADOS PROFISSIONAIS PRESENCIAIS NA ÁREA DE ENSINO: O CASO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP
|
1 - História da Educação Matemática
2 - História da Educação Matemática
3 - História da Educação Matemática
|
1 - Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF
2 - Lucia Maria Aversa Villela - USS
3 - Regina Franchi - UFOP |
|



|
O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: NECESSIDADES E EXPERIÊNCIAS. |
1 - APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA FINS PEDAGÓGICOS: UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL
2 - CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: DESAFIO NO COTIDIANO ESCOLAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
3 - LAPTOPSEDUCACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO E POSSIBILIDADES COM O USO DE APPLETS
|
1 - Formação de Professores
2 - Formação de Professores
3 - Formação de Professores
|
1 - Luiz Cleber Soares Padilha -
2 - Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
3 - Suely Scherer - |
1 - Marilena Bittar
|



|
PESQUISANDO A RELAÇÃO ENTRE ATITUDES, CONCEPÇÕES, CRENÇAS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
1 - ATITUDES, CONCEPÇÕES, CRENÇAS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
2 - CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALAS DE ATITUDES
3 - AS VARIÁVEIS AFETIVAS E A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Liliane Ferreira Neves Inglez de Souza
2 - Verônica Yumi Kataoka -
3 - Miriam Cardoso Utsumi - |
3 - Esther Pacheco de Almeida Prado -
|



|
PESQUISAS COMPARATIVAS SOBRE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. |
1 - EMILIO CELSO DE OLIVEIRA
2 - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E CHILE SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DESSES PAÍSES.
3 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PARAGUAI
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Emilio Celso de Oliveira - PUC-SP
2 - Dermeval Santos Cerqueira -
3 - Marcelo de Oliveira Dias |
|



|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA INTENÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO |
1 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL: UM PROBLEMA DE CONCEPÇÃO, ESCALA OU IMPLEMENTAÇÃO?
2 - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E CHILE SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DESSES PAÍSES.
3 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PARAGUAI
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Emerson Rolkouski -
2 - Dermeval Santos Cerqueira -
3 - Marcelo de Oliveira Dias |
|



|
PROCESSOS COGNITIVOS MOBILIZADOS EM AÇÕES PARA O PENSAMENTO MATEMÁTICO SEGUNDO DUVAL |
1 - CONHECIMENTOS DOCENTES: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
2 - REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAS USADOS POR UMA PROFESSORA E SEUS ALUNOS DE 8ª SÉRIE (9O ANO) EM AULAS SOBRE FUNÇÕES
3 - A CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA E O ENSINO DOS NÚMEROS NEGATIVOS
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG
2 - Tânia Stella Bassoi -
3 - Méricles Thadeu Moretti - UFSC |
1 - Celia Finck Brandt - UEPG
2 - Maria Tereza Carneiro Soares -
|



|
PROFESSORES (PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA) E SUA FORMAÇÃO: A CENTRALIDADE DO PAPEL DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA |
1 - PERSPECTIVA DA ESCOLA NA PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
2 - REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAS USADOS POR UMA PROFESSORA E SEUS ALUNOS DE 8ª SÉRIE (9O ANO) EM AULAS SOBRE FUNÇÕES
3 - PROFESSORES (PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA) E SUA FORMAÇÃO: A CENTRALIDADE DO PAPEL DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA
|
1 - Formação de Professores
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Formação de Professores
|
1 - Vinício de Macedo Santos -
2 - Tânia Stella Bassoi -
3 - Vinício de Macedo Santos - |
2 - Maria Tereza Carneiro Soares -
|



|
PROPOSTAS PRÁTICAS DE USO DIDÁTICO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
1 - MODALIDADES DIDÁTICAS DE ATIVIDADES HISTÓRICAS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA
2 - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ALIADA PARA A PRÁTICA DO PROFESOR DE MATEMÁTICA
3 - PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A PARTIR DE MATEMÁTICOS
|
1 - História da Educação Matemática
2 - História da Educação Matemática
3 - História da Educação Matemática
|
1 - Iran Abreu Mendes - UFRN
2 - Ligia Arantes Sad - UFES
3 - Miguel Chaquiam - UNAMA |
|



|
RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
1 - O USO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL
2 - MATERIAIS MANIPULATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
3 - RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
1 - Práticas Escolares
2 - Práticas Escolares
3 - Práticas Escolares
|
1 - Cidinéia da Costa Luvison - USF
2 - Silvia Maria Medeiros Caporale - USF
3 - Regina Célia Grando - USF |
|



|
REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS VOLTADAS A EDUCAÇÃO BÁSICA. |
1 - UM PANORAMA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS NAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE ENVOLVENDO POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, A PARTIR DE 2005
2 - PROFMAT: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO/EXECUÇÃO
3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ENTRE AS ORIENTAÇÕES OFICIAIS E AS INDICAÇÕES DESEJADAS PELOS EDUCADORES
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Patrícia Sandalo Pereira -
2 - Marlova Estela Caldatto - UEM
3 - Susimeire Vivien Rosotti de Andrade - |
1 - Edinalva da Cruz Teixeira Sakai -
Kely Fabricia Pereira Nogueira -
Rogers Barros de Paula -
3 - Regina Maria Pavanello - UEM
|



|
RESULTADOS DE UMA PESQUISA LONGITUDINAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO. |
1 - GRUPOS COLABORATIVOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
2 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO: UM ESTUDO SOBRE DADOS QUANTITATIVOS DE UMA PESQUISA
3 - ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO REVELADOS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
1 - Pesquisa em Educação Matemática
2 - Pesquisa em Educação Matemática
3 - Pesquisa em Educação Matemática
|
1 - Edda Curi - UNICSUL
2 - José Fernando Fernandes Pereira - UNICSUL
3 - Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL |
|



|