Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
O ENSINO ATUAL DE PROBABILIDADE NA ESCOLA BÁSICA: UM ESTUDO DO GUIA DO PNLD 2012 |
Cristiane Candido Luz Caberlim - PUC-SP |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
|
|
O ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS |
Lupi Scheer dos Santos - UFPEL |
Carla Gon‡alves Rodrigues -
|
|
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Glaucia Garcia Bandeira de Vargas - UNIFRA |
Eleni Bisognin - UNIFRA
|
|
O ENSINO DE GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL PAUTADO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Maria Auxiliadora Lage - |
Daniele Cristina Gonçalves -
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. |
Marcio Oliveira Desquivel - UESB |
Claudinei de Camargo Sant'ana - UESB
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
Irene Coelho de Araujo - |
Eder Pereira Neves -
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR: UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS |
Rosangela Araujo da Silva - |
Francisco Aldrin Armstrong Rufino -
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DA EJA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES |
Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA |
|
|
O ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Carlos Eduardo Ribeiro - |
Amari Goulart - PUC-SP
|
|
O ENSINO DE QUADRILÁTEROS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE TAREFAS DIDÁTICAS |
Jamille Vilas Boas de Souza - UFBA |
Thaine Souza Santana - UFBA
|
|
O ESTUDO DOS NÚMEROS DECIMAIS UTILIZANDO ENCARTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA |
Cristiane Soares Araujo - UFPEL |
Fabiane Rodrigues Viana - UFPEL
Janice Rubira Silva -
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske -
|
|
O FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA QUE AMPLIA OS DEBATES EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O CASO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CONVÊNIO BRASIL/JAPÃO |
Heliete Martins Castilho Moreno - UFMT |
Marta Maria Pontin Darsie -
|
|
O LABORATÓRIO DOS JOGOS: METODOLOGIA E PRIMEIROS RESULTADOS |
Carolina Augusta Assumpção Gouveia - |
|
|
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A ABORDAGEM DO CONTEÚDO |
Tatiana Leal da Costa - |
Luzia Aparecida Palaro -
|
|
O PAPEL DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? |
Carolina Soares Rodrigues - UFOP |
Ana Cristina Ferreira - UFOP
|
|
O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS COM O AUXÍLIO DO FRAC - SOMA 235 |
Rodrigo Viana Pereira - UFF |
Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendon‡a - UFF
|
|
O PRODUTO EDUCACIONAL DA DISSERTAÇÃO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS FINANCEIRO-ECONÔMICOS DE DOIS INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES DA EJA. |
Amanda Fabri de Resende - UFJF |
Marco AurÉlio Kistemann Jr - UFJF
|
|
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE UMA TURMA DA 1ª. SÉRIE DE ESCOLA ESTADUAL PAULISTA |
Célia Maria Espasandin Lopes - UNICSUL |
Geisiane Rodrigues dos Santos - UNICSUL
|
|
O PROJETO DE VIDEOGAMES PARA ENSINO DE MATEMATICA |
Pedro Lealdino Filho - |
Wilson M Yonezawa -
André Koscianski - UTFPR
|
|
O QUE FALTA NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS PARA OS ALUNOS SURDOS? |
Elizabete Leopoldina da Silva - UNIBAN |
Cláudio de Assis -
|
|
O SARESP: VISÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR POR ATORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO |
Bruna Lammoglia - |
|
|
O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA |
Josianne Repski - UNICENTRO |
Joyce Jaquelinne Caetano - UNICENTRO
|
|
O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Tatiana Tortato Dalarmi - |
|
|
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE FRAÇÃO |
Adriane Trindade Lopes - |
Rafael Silva Patricio -
|
|
O USO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE |
Marcele Tavares Mendes - UTFPR |
Karina Alessandra Pessoa da Silva -
|
|
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A GENERALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS A PARTIR DE SUAS PROPRIEDADES |
Celso Marquetti - |
|
3464_1965_ID.pdf |
O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC |
Cicero Bandeira Lima Filho - UFC
Kílvia Soares de Oliveira Eugênio -
Manoel Pereira Gomes Neto - UECE
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE
Elieser Mateus de Sousa Neto - UECE
|
|
O USO DO WINPLOT NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Mayra Taís Albuquerque Santos - |
Carloney Alves de Oliveira -
|
|
O VESTIBULAR E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS E APOSTILAS |
Aline Germano Fonseca - UFSCAR |
Denise Silva Vilela - UFSCAR
|
|
OBMEP 2012; UMA OLHADA NO ENSINO DE GEOMETRIA |
Maur›cio de Moraes Fontes - |
|
|
OBMEP: PROJETO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE ESTUDANTES COM TALENTO EM MATEMÁTICA |
Ana Cristina Schirlo - |
Elisangela dos Santos Meza -
|
|
OBSTÁCULOS APRESENTADOS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO |
Daniela Fernandes Cruciol - UCB |
Erondina Barbosa da Silva - UNB
|
|
ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA SOBRE ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA BREVE ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO |
Maria Joseane Santos Teixeira - |
Amanda Barbosa da Silva - UFPE
|
|
OS ENTRAVES VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXERCÍCIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ. |
Jeane do Socorro Costa da Silva - PUC-SP |
Laurizete Ferragut Passos -
|
|
OS LOGARITMOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Jose Carlos Santana Queiroz - |
|
|
OS SABERES E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DO SÉCULO XXI: AS TICS INTEGRADAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra - |
Salete Maria Chalub Bandeira -
Vilma Luisa Siegloch Barros
|
|
OS SURDOS E A INCLUSÃO: UMA ANÁLISE PELA VIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Silvia Teresinha Frizzarini Valenzuela - UNESPAR |
Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR
Fábio Alexandre Borges - UEM
|
|
PARADOXO DE ZENÃO: PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INTERPRETAÇÃO E VARIAÇÃO DO PROBLEMA |
Lucia Cristina Silveira Monteiro - UNIBAN |
|
|
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
Edilza Maria da ConceiÇÃo Silva - UFPE |
Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE
|
|
PESQUISAS QUE UTILIZAM UM “SOFTWARE” EDUCATIVO PARA A INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
Pedro Mateus - |
Marlene Alves Dias -
|
|
POTENCIALIDADES DO JOGO CIVILIZATION V: PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM ENFOQUE CTS |
Adriane Eleutério Souza - UTFPR |
Pedro Lealdino Filho -
|
|
PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ. |
MÔnica NazarÉ Sanches Figueiredo Viana |
|
|
PRÁTICAS AVALIATIVAS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE |
Eliziê Frans de Castro Monteiro - |
|
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS: SINGULARIDADES E SUBJETIVIDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Denize da Silva Souza - |
|
|
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM O LAPTOP UCA: PARTINDO DA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL |
Salete Maria Chalub Bandeira - |
Vilma Luisa Siegloch Barros
|
|
PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM OLHAR A PARTIR DO ENTENDIMENTO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ARACAJU\SE |
Florisval Santana Filho - UFS |
Denize da Silva Souza -
|
|
PROBABILIDADE E GENÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
Ailton Paulo de Oliveira Júnior - |
Alessandra Nepomuceno Prata -
Ébane Rocha Falconi -
Érica Cordeiro da Silva -
|
|
PROBLEMATIZAR E RESOLVER PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS IMPLÍCITAS NESTAS PRÁTICAS |
Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni - |
Gerson Pastre de Oliveira -
|
|
PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS PARA O JOGO RESTA ZERO |
Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO |
|
|
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E SUA RELAÇÃO COM MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO PROJETO "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS" DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. |
Silvana Ferreira de Lima - |
Celia Maria Carolino Pires -
|
|
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM FRACTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO |
Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ |
Michelle Dinelli de Souza -
Silvia Cristina Freitas Batista
Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto -
|
|
PROPORCIONALIDADE COMO FUNÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
Maria Arlita da Silveira Soares - |
|
|
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA |
Marcia Friedrich |
Rosimary Rosa Pires Zanetti - UFG
|
|
RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA APLICADA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Nilton Silveira Domingues - UNESP |
Marcelo de Carvalho Borba -
|
|
REFLEXÕES E CRITÍCAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS |
Wanderley Pivatto Brum - |
Lourenço Gabriel Isolani -
|
|
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DERIVADA E DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS |
Rogério de Aguiar - UDESC |
Graciela Moro - UDESC
|
|
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: QUE ENTENDIMENTO SE OBSERVA NAS ATIVIDADES DE PORCENTAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS? |
Suelen Maggi Scheffer Vieira - UFSC |
|
|
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E JOGOS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Bruna Cristina Vergutz - UTFPR |
Regiane Maria Kielba - UTFPR
Talita Pilati Alves - UTFPR
Janecler Aparecida Amorin Colombo - UTFPR
|
|
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Gislaine Ferreira Gomes - |
Karina Alessandra Pessoa da Silva -
|
|
REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE SEGUNDO GRAU |
Sandra Pereira Lopes - PUC-SP |
|
|