ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 12

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
O ENSINO ATUAL DE PROBABILIDADE NA ESCOLA BÁSICA: UM ESTUDO DO GUIA DO PNLD 2012 Cristiane Candido Luz Caberlim - PUC-SP Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP
O ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS Lupi Scheer dos Santos - UFPEL Carla Gon‡alves Rodrigues -
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Glaucia Garcia Bandeira de Vargas - UNIFRA Eleni Bisognin - UNIFRA
O ENSINO DE GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL PAUTADO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Maria Auxiliadora Lage - Daniele Cristina Gonçalves -
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. Marcio Oliveira Desquivel - UESB Claudinei de Camargo Sant'ana - UESB
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS Irene Coelho de Araujo - Eder Pereira Neves -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR: UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS Rosangela Araujo da Silva - Francisco Aldrin Armstrong Rufino -
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DA EJA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA  
O ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Carlos Eduardo Ribeiro - Amari Goulart - PUC-SP
O ENSINO DE QUADRILÁTEROS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE TAREFAS DIDÁTICAS Jamille Vilas Boas de Souza - UFBA Thaine Souza Santana - UFBA
O ESTUDO DOS NÚMEROS DECIMAIS UTILIZANDO ENCARTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA Cristiane Soares Araujo - UFPEL Fabiane Rodrigues Viana - UFPEL
Janice Rubira Silva -
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske -
O FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA QUE AMPLIA OS DEBATES EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O CASO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CONVÊNIO BRASIL/JAPÃO Heliete Martins Castilho Moreno - UFMT Marta Maria Pontin Darsie -
O LABORATÓRIO DOS JOGOS: METODOLOGIA E PRIMEIROS RESULTADOS Carolina Augusta Assumpção Gouveia -  
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A ABORDAGEM DO CONTEÚDO Tatiana Leal da Costa - Luzia Aparecida Palaro -
O PAPEL DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? Carolina Soares Rodrigues - UFOP Ana Cristina Ferreira - UFOP
O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS COM O AUXÍLIO DO FRAC - SOMA 235 Rodrigo Viana Pereira - UFF Ana Clara Pessanha Teixeira de Mendon‡a - UFF
O PRODUTO EDUCACIONAL DA DISSERTAÇÃO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS FINANCEIRO-ECONÔMICOS DE DOIS INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES DA EJA. Amanda Fabri de Resende - UFJF Marco AurÉlio Kistemann Jr - UFJF
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE UMA TURMA DA 1ª. SÉRIE DE ESCOLA ESTADUAL PAULISTA Célia Maria Espasandin Lopes - UNICSUL Geisiane Rodrigues dos Santos - UNICSUL
O PROJETO DE VIDEOGAMES PARA ENSINO DE MATEMATICA Pedro Lealdino Filho - Wilson M Yonezawa -
André Koscianski - UTFPR
O QUE FALTA NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS PARA OS ALUNOS SURDOS? Elizabete Leopoldina da Silva - UNIBAN Cláudio de Assis -
O SARESP: VISÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR POR ATORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO Bruna Lammoglia -  
O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA Josianne Repski - UNICENTRO Joyce Jaquelinne Caetano - UNICENTRO
O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Tatiana Tortato Dalarmi -  
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE FRAÇÃO Adriane Trindade Lopes - Rafael Silva Patricio -
O USO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE Marcele Tavares Mendes - UTFPR Karina Alessandra Pessoa da Silva -
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A GENERALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS A PARTIR DE SUAS PROPRIEDADES Celso Marquetti -   3464_1965_ID.pdf
O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC Cicero Bandeira Lima Filho - UFC
Kílvia Soares de Oliveira Eugênio -
Manoel Pereira Gomes Neto - UECE
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE
Elieser Mateus de Sousa Neto - UECE
O USO DO WINPLOT NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA Mayra Taís Albuquerque Santos - Carloney Alves de Oliveira -
O VESTIBULAR E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS E APOSTILAS Aline Germano Fonseca - UFSCAR Denise Silva Vilela - UFSCAR
OBMEP 2012; UMA OLHADA NO ENSINO DE GEOMETRIA Maur›cio de Moraes Fontes -  
OBMEP: PROJETO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE ESTUDANTES COM TALENTO EM MATEMÁTICA Ana Cristina Schirlo - Elisangela dos Santos Meza -
OBSTÁCULOS APRESENTADOS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO Daniela Fernandes Cruciol - UCB Erondina Barbosa da Silva - UNB
ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA SOBRE ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA BREVE ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO Maria Joseane Santos Teixeira - Amanda Barbosa da Silva - UFPE
OS ENTRAVES VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXERCÍCIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ. Jeane do Socorro Costa da Silva - PUC-SP Laurizete Ferragut Passos -
OS LOGARITMOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Jose Carlos Santana Queiroz -  
OS SABERES E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DO SÉCULO XXI: AS TICS INTEGRADAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra - Salete Maria Chalub Bandeira -
Vilma Luisa Siegloch Barros
OS SURDOS E A INCLUSÃO: UMA ANÁLISE PELA VIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Silvia Teresinha Frizzarini Valenzuela - UNESPAR Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR
Fábio Alexandre Borges - UEM
PARADOXO DE ZENÃO: PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INTERPRETAÇÃO E VARIAÇÃO DO PROBLEMA Lucia Cristina Silveira Monteiro - UNIBAN  
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA Edilza Maria da ConceiÇÃo Silva - UFPE Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE
PESQUISAS QUE UTILIZAM UM “SOFTWARE” EDUCATIVO PARA A INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Pedro Mateus - Marlene Alves Dias -
POTENCIALIDADES DO JOGO CIVILIZATION V: PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM ENFOQUE CTS Adriane Eleutério Souza - UTFPR Pedro Lealdino Filho -
PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ. MÔnica NazarÉ Sanches Figueiredo Viana  
PRÁTICAS AVALIATIVAS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE Eliziê Frans de Castro Monteiro -  
PRÁTICAS EDUCATIVAS: SINGULARIDADES E SUBJETIVIDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Denize da Silva Souza -  
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM O LAPTOP UCA: PARTINDO DA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL Salete Maria Chalub Bandeira - Vilma Luisa Siegloch Barros
PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM OLHAR A PARTIR DO ENTENDIMENTO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ARACAJU\SE Florisval Santana Filho - UFS Denize da Silva Souza -
PROBABILIDADE E GENÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Alessandra Nepomuceno Prata -
Ébane Rocha Falconi -
Érica Cordeiro da Silva -
PROBLEMATIZAR E RESOLVER PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS IMPLÍCITAS NESTAS PRÁTICAS Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni - Gerson Pastre de Oliveira -
PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS PARA O JOGO RESTA ZERO Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO  
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E SUA RELAÇÃO COM MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO PROJETO "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS" DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Silvana Ferreira de Lima - Celia Maria Carolino Pires -
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM FRACTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ Michelle Dinelli de Souza -
Silvia Cristina Freitas Batista
Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto -
PROPORCIONALIDADE COMO FUNÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO Maria Arlita da Silveira Soares -  
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA Marcia Friedrich Rosimary Rosa Pires Zanetti - UFG
RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA APLICADA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Nilton Silveira Domingues - UNESP Marcelo de Carvalho Borba -
REFLEXÕES E CRITÍCAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS Wanderley Pivatto Brum - Lourenço Gabriel Isolani -
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DERIVADA E DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS Rogério de Aguiar - UDESC Graciela Moro - UDESC
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: QUE ENTENDIMENTO SE OBSERVA NAS ATIVIDADES DE PORCENTAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS? Suelen Maggi Scheffer Vieira - UFSC  
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E JOGOS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Bruna Cristina Vergutz - UTFPR Regiane Maria Kielba - UTFPR
Talita Pilati Alves - UTFPR
Janecler Aparecida Amorin Colombo - UTFPR
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Gislaine Ferreira Gomes - Karina Alessandra Pessoa da Silva -
REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE SEGUNDO GRAU Sandra Pereira Lopes - PUC-SP  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |