ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 7

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Pesquisa em Educação Matemática
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ÚLTIMA DÉCADA DO ENEM: UMA ANÁLISE USANDO O ALCESTE Julia Schaetzle Wrobel - UFES Marcus Vinicius Casoto Zeferino -
Teresa Cristina Janes Carneiro - UFES
ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE FEITA A PARTIR DO OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA GAÚCHA. Dilson Ferreira Ribeiro -  
ENTRE PERÍMETRO, ÁREAS E EQUAÇÕES: A CONSCIENTIZAÇÃO DAS AÇÕES DE ENSINO Amanda Cristina Tedesco Piovezan - Maria Lucia Panossian - USP
ENUNCIADOS DE PROBLEMAS ELABORADOS POR ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SENTENÇA MATEMÁTICA Solange de Fátima Soares Mariano  
EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLOGIAS Edelweis Jose Tavares Barbosa - Abigail Fregni Lins -
ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos - UNICSUL  
ESTUDANTES DO 5º ANO RESOLVENDO PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVOS COM IDEIA DE COMPARAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE
ETNOCENTRISMO NACIONAL: A NECESSIDADE DA IMPRENSA BRASILEIRA DESENVOLVER A IMPARCIALIDADE NA ANÁLISE DOS DADOS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA Geraldo Bull da Silva Júnior - UNICSUL Celi Espasandin Lopes - UNICSUL
Fernando Dalbão Carvalho - UNICSUL
ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DO LABOR DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICA DO MUNICÍPIO DE RUSSAS-CE AO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL Paulo Gonçalo Farias Gonçalves Francisco de Assis Bandeira - UFRN
Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN
ETNOMATEMÁTICA EM FOCO: AS PECULARIDADES DA MATEMÁTICA DOS REMANESCENTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA TIA EVA Eder Pereira Neves -  
EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS: ENQUANTO A AULA DE MATEMÁTICA (NÃO) ACONTECE O QUE ACONTECE? LINHAS DE FUGA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Lêda Ferreira Cabral - UNESP - RIO CLARO  
EXPERIMENTOS MENTAIS E PROVAS MATEMÁTICAS Willian José da Cruz -  
EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: ECOS DE UM VIVIDO Margareth Aparecida Sacramento Rotondo - UFJF  
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE PRÁXIS DOCENTE NO PROGRAMA GESTAR II NA BAHIA Analdino Pinheiro Silva Filho Solange Mary Moreira Santos
FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO FINANCEIRA Lidinara Castelli Scolari -  
FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE AS INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG Vlademir Marim - UFU  
FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DAS SOLUÇOES DE QUESTÕES POR ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Vilmar Gomes da Fonseca Wallace Vallory Nunes - IFRJ
André Luiz Souza Silva
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE QUESTÕES EXAMES NACIONAIS Vilmar Gomes da Fonseca Angela Rocha dos Santos - UFRJ
Wallace Vallory Nunes - IFRJ
André Luiz Souza Silva
GEOMETRIA, UM BALANÇO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ANO DE 2010 NO BRASIL. Maria Cristina Hueb -  
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CONJUNTOS NÚMÉRICOS: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Lidiane Pereira de Carvalho - UFPE Erillainy Roberta Soares Silva - UFPE
IDH: UMA TRAVESSIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Simone Moura Queiroz - UNESP - RIO CLARO  
INFLUENCIA DOS FATORES DE NÃO CONGRUÊNCIA E O RENDIMENTO DE ESTUDANTES DE 8° ANO: DA LINGUAGEM NATURAL PARA A ALGÉBRICA Wagner Rodrigues Costa - UFPE  
INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS DE BRASIL E ARGENTINA. Emilio Celso de Oliveira - PUC-SP  
INFRATORES, APENADOS E A MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NO NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLA POR PROFESSORES Natercia de Andrade Lopes Neta -  
INTEGRAL DE LINHA DE CAMPOS VETORIAIS/TRABALHO REALIZADO: IMAGEM DE CONCEITO E DEFINIÇÃO DE CONCEITO Juliano Cezar Ferreira - UFJF Orestes Piermatei Filho - UFJF
INTERPRETAÇÃO DE TABELAS EM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO Luciana Boemer Cesar Pereira - UTFPR  
INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS: ELEMENTOS DIDÁTICOS PARA UMA LEITURA CRÍTICA DO USO SOCIAL DA LINGUAGEM ESTATÍSTICA Mario de Souza Santana -  
INVESTIGANDO AS ESTRATÉGIAS USADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS. Lourival Alves Freitas Filho -  
INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS Fabio da Costa Rosa - UFPR Daniela Guerra Ryndack - UFPR
Elisangela de Campos - UFPR
Fernanda Machado
Greicy Kelly Rockenbach da Silva - UFPR
Willian Valverde
JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE UM CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS Juliana Meregalli Schreiber - João Cândido Moraes Neves - UNISINOS
Débora de Lima Velho Junges -
LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: ORIENTAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Luanna Priscila da Silva Gomes -  
LIMITES E POTENCIALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE DIFERENTES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS Marcela dos Reis França - Neusa Maria Marques de Souza -
LINGUAGEM MATEMÁTICA: PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA A COMPREENSÃO LEITORA DOS OBJETOS MATEMÁTICOS. Pablo Jovellanos dos Santos Lima -  
LITERACIA MATEMÁTICA, NUMERACIA: ACEPÇÕES E USOS Maria do Carmo Salgado -  
MATEMÁTICA E ARTE: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA Dirceu Zaleski Filho - UNICID  
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2011 Lysania FrissÉlli Ferreira dos Santos Schaida - Rute Cristina Domingos da Palma -
MATEMÁTICA E RELIGIOSIDADE: O EPISÓDIO JOHANNES KEPLER Marcos Francisco Borges - UNEMAT  
MATEMÁTICA E SKATISMO: APROXIMANDO JOGOS DE LINGUAGEM Roselaine Maria Trens - UFPEL Laura Leal Moreira -
MATEMÁTICAS, DIFERENÇAS E IDENTIDADES, UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS NORMAS Getúlio Rocha Silva  
MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PROEJA/IFES: (RE)ELABORAÇÃO A PARTIR DE PERCEPÇÕES DE ALUNOS André Vicente Salazar - Sandra Aparecida Fraga da Silva
MÉDIA ARITMÉTICA E PONDERADA: COMPARANDO O DESEMPENHO DOS ALUNOS DA EJA E DO ENSINO FUNDAMENTAL. Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira -
MEDIAÇÃO DO PROFESSOR EM INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS Emanueli Bandeira Avi - Peterson Cleyton Avi -
MÉTODOS DE PESQUISA COMBINADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Péricles César de Araújo - PUC-SP Sonia Barbosa Camargo Igliori -
MINICICLO DE APRENDIZAGEM EXPANSIVA EM SISTEMA SERES-HUMANOS-COM-MÍDIAS E O FAZER MATEMÁTICA ONLINE. Daise Lago Pereira Souto - Marcelo de Carvalho Borba -
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Maria Carolina Machado Magnus - Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
MODELAGEM MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL Zulma Elizabete de Freitas Madruga - PUC-RS Maria Salett Biembengut
MODELAGEM MATEMÁTICA E POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A TEORIA DE VYGOTSKY Derli Kaczmarek - Dionísio Burak - UNICENTRO
Adriane Boldt -
Ivanice Rodrigues de Lima Bassani -
NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS EDUCANDOS EM ITENS DO SARESP 2010 EM RELAÇÃO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Alessandra Carvalho Teixeira - UNICSUL Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL
NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Aline Silva de Bona - Leandra Borba Leal -
NÚMERO RACIONAL NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA IDEIA PARTE-TODO: ENTENDIMENTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS Analucia Gaviraghi - Isabel Koltermann Battisti -
O CLUMAT E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Halana Garcez Borowsky Vaz - UFSM  
O CONCRETO E O ABSTRATO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lidiane Gomes dos Santos - Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
O CONTEXTO COMO POSSIBILIDADE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS RIBEIRINHAS Lucélida de Fátima Maia da Costa - UFPA  
O DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS DE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E SEUS IMPACTOS NA MATEMÁTICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE PELA TEORIA DA ATIVIDADE USANDO O MODELO DE TIPOS HISTÓRICOS DE ENGESTRÖM Dilhermando Ferreira Campos -  
O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS Dailson Evangelista Costa - UFPA Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
Itamar Miranda da Silva - UFPA
O ENSINO DA ÁLGEBRA DE ACORDO COM TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA SEGUNDO RAYMOND DUVAL Celia Finck Brandt - UEPG Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski -
Helaine Maria de Souza Pontes -
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG
Ana Cristina Schirlo -
O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS Rafael Vassallo Neto -  
O ENSINO DO CÁLCULO NO BRASIL: BREVE RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS ATUAIS Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP  
O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS CEGOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE Aida Carvalho Vita - Verônica Yumi Kataoka -
O ESTUDO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE FUTUROS PROFESSORES Laura Pippi Fraga - UFSM  
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |