Pesquisa em Educação Matemática |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ÚLTIMA DÉCADA DO ENEM: UMA ANÁLISE USANDO O ALCESTE |
Julia Schaetzle Wrobel - UFES |
Marcus Vinicius Casoto Zeferino -
Teresa Cristina Janes Carneiro - UFES
|
 |
ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE FEITA A PARTIR DO OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA GAÚCHA. |
Dilson Ferreira Ribeiro - |
|
 |
ENTRE PERÍMETRO, ÁREAS E EQUAÇÕES: A CONSCIENTIZAÇÃO DAS AÇÕES DE ENSINO |
Amanda Cristina Tedesco Piovezan - |
Maria Lucia Panossian - USP
|
 |
ENUNCIADOS DE PROBLEMAS ELABORADOS POR ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SENTENÇA MATEMÁTICA |
Solange de Fátima Soares Mariano |
|
 |
EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLOGIAS |
Edelweis Jose Tavares Barbosa - |
Abigail Fregni Lins -
|
 |
ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos - UNICSUL |
|
 |
ESTUDANTES DO 5º ANO RESOLVENDO PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVOS COM IDEIA DE COMPARAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE
|
 |
ETNOCENTRISMO NACIONAL: A NECESSIDADE DA IMPRENSA BRASILEIRA DESENVOLVER A IMPARCIALIDADE NA ANÁLISE DOS DADOS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Geraldo Bull da Silva Júnior - UNICSUL |
Celi Espasandin Lopes - UNICSUL
Fernando Dalbão Carvalho - UNICSUL
|
 |
ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DO LABOR DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICA DO MUNICÍPIO DE RUSSAS-CE AO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL |
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves |
Francisco de Assis Bandeira - UFRN
Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN
|
 |
ETNOMATEMÁTICA EM FOCO: AS PECULARIDADES DA MATEMÁTICA DOS REMANESCENTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA TIA EVA |
Eder Pereira Neves - |
|
 |
EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS: ENQUANTO A AULA DE MATEMÁTICA (NÃO) ACONTECE O QUE ACONTECE? LINHAS DE FUGA E PRODUÇÃO DE SENTIDO |
Lêda Ferreira Cabral - UNESP - RIO CLARO |
|
 |
EXPERIMENTOS MENTAIS E PROVAS MATEMÁTICAS |
Willian José da Cruz - |
|
 |
EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: ECOS DE UM VIVIDO |
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo - UFJF |
|
 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE PRÁXIS DOCENTE NO PROGRAMA GESTAR II NA BAHIA |
Analdino Pinheiro Silva Filho |
Solange Mary Moreira Santos
|
 |
FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Lidinara Castelli Scolari - |
|
 |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE AS INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG |
Vlademir Marim - UFU |
|
 |
FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DAS SOLUÇOES DE QUESTÕES POR ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. |
Vilmar Gomes da Fonseca |
Wallace Vallory Nunes - IFRJ
André Luiz Souza Silva
|
 |
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE QUESTÕES EXAMES NACIONAIS |
Vilmar Gomes da Fonseca |
Angela Rocha dos Santos - UFRJ
Wallace Vallory Nunes - IFRJ
André Luiz Souza Silva
|
 |
GEOMETRIA, UM BALANÇO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ANO DE 2010 NO BRASIL. |
Maria Cristina Hueb - |
|
 |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CONJUNTOS NÚMÉRICOS: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Lidiane Pereira de Carvalho - UFPE |
Erillainy Roberta Soares Silva - UFPE
|
 |
IDH: UMA TRAVESSIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Simone Moura Queiroz - UNESP - RIO CLARO |
|
 |
INFLUENCIA DOS FATORES DE NÃO CONGRUÊNCIA E O RENDIMENTO DE ESTUDANTES DE 8° ANO: DA LINGUAGEM NATURAL PARA A ALGÉBRICA |
Wagner Rodrigues Costa - UFPE |
|
 |
INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS DE BRASIL E ARGENTINA. |
Emilio Celso de Oliveira - PUC-SP |
|
 |
INFRATORES, APENADOS E A MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NO NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLA POR PROFESSORES |
Natercia de Andrade Lopes Neta - |
|
 |
INTEGRAL DE LINHA DE CAMPOS VETORIAIS/TRABALHO REALIZADO: IMAGEM DE CONCEITO E DEFINIÇÃO DE CONCEITO |
Juliano Cezar Ferreira - UFJF |
Orestes Piermatei Filho - UFJF
|
 |
INTERPRETAÇÃO DE TABELAS EM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
Luciana Boemer Cesar Pereira - UTFPR |
|
 |
INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS: ELEMENTOS DIDÁTICOS PARA UMA LEITURA CRÍTICA DO USO SOCIAL DA LINGUAGEM ESTATÍSTICA |
Mario de Souza Santana - |
|
 |
INVESTIGANDO AS ESTRATÉGIAS USADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS. |
Lourival Alves Freitas Filho - |
|
 |
INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Fabio da Costa Rosa - UFPR |
Daniela Guerra Ryndack - UFPR
Elisangela de Campos - UFPR
Fernanda Machado
Greicy Kelly Rockenbach da Silva - UFPR
Willian Valverde
|
 |
JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE UM CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS |
Juliana Meregalli Schreiber - |
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS
Débora de Lima Velho Junges -
|
 |
LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: ORIENTAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS |
Luanna Priscila da Silva Gomes - |
|
 |
LIMITES E POTENCIALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE DIFERENTES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS |
Marcela dos Reis França - |
Neusa Maria Marques de Souza -
|
 |
LINGUAGEM MATEMÁTICA: PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA A COMPREENSÃO LEITORA DOS OBJETOS MATEMÁTICOS. |
Pablo Jovellanos dos Santos Lima - |
|
 |
LITERACIA MATEMÁTICA, NUMERACIA: ACEPÇÕES E USOS |
Maria do Carmo Salgado - |
|
 |
MATEMÁTICA E ARTE: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA |
Dirceu Zaleski Filho - UNICID |
|
 |
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2011 |
Lysania FrissÉlli Ferreira dos Santos Schaida - |
Rute Cristina Domingos da Palma -
|
 |
MATEMÁTICA E RELIGIOSIDADE: O EPISÓDIO JOHANNES KEPLER |
Marcos Francisco Borges - UNEMAT |
|
 |
MATEMÁTICA E SKATISMO: APROXIMANDO JOGOS DE LINGUAGEM |
Roselaine Maria Trens - UFPEL |
Laura Leal Moreira -
|
 |
MATEMÁTICAS, DIFERENÇAS E IDENTIDADES, UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS NORMAS |
Getúlio Rocha Silva |
|
 |
MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PROEJA/IFES: (RE)ELABORAÇÃO A PARTIR DE PERCEPÇÕES DE ALUNOS |
André Vicente Salazar - |
Sandra Aparecida Fraga da Silva
|
 |
MÉDIA ARITMÉTICA E PONDERADA: COMPARANDO O DESEMPENHO DOS ALUNOS DA EJA E DO ENSINO FUNDAMENTAL. |
Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira -
|
 |
MEDIAÇÃO DO PROFESSOR EM INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS |
Emanueli Bandeira Avi - |
Peterson Cleyton Avi -
|
 |
MÉTODOS DE PESQUISA COMBINADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Péricles César de Araújo - PUC-SP |
Sonia Barbosa Camargo Igliori -
|
 |
MINICICLO DE APRENDIZAGEM EXPANSIVA EM SISTEMA SERES-HUMANOS-COM-MÍDIAS E O FAZER MATEMÁTICA ONLINE. |
Daise Lago Pereira Souto - |
Marcelo de Carvalho Borba -
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Carolina Machado Magnus - |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL |
Zulma Elizabete de Freitas Madruga - PUC-RS |
Maria Salett Biembengut
|
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A TEORIA DE VYGOTSKY |
Derli Kaczmarek - |
Dionísio Burak - UNICENTRO
Adriane Boldt -
Ivanice Rodrigues de Lima Bassani -
|
 |
NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS EDUCANDOS EM ITENS DO SARESP 2010 EM RELAÇÃO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Alessandra Carvalho Teixeira - UNICSUL |
Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL
|
 |
NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Aline Silva de Bona - |
Leandra Borba Leal -
|
 |
NÚMERO RACIONAL NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA IDEIA PARTE-TODO: ENTENDIMENTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS |
Analucia Gaviraghi - |
Isabel Koltermann Battisti -
|
 |
O CLUMAT E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
Halana Garcez Borowsky Vaz - UFSM |
|
 |
O CONCRETO E O ABSTRATO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lidiane Gomes dos Santos - |
Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
|
 |
O CONTEXTO COMO POSSIBILIDADE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS RIBEIRINHAS |
Lucélida de Fátima Maia da Costa - UFPA |
|
 |
O DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS DE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E SEUS IMPACTOS NA MATEMÁTICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE PELA TEORIA DA ATIVIDADE USANDO O MODELO DE TIPOS HISTÓRICOS DE ENGESTRÖM |
Dilhermando Ferreira Campos - |
|
 |
O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS |
Dailson Evangelista Costa - UFPA |
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA
Nayra da Cunha Rossy - UFPA
Itamar Miranda da Silva - UFPA
|
 |
O ENSINO DA ÁLGEBRA DE ACORDO COM TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA SEGUNDO RAYMOND DUVAL |
Celia Finck Brandt - UEPG |
Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski -
Helaine Maria de Souza Pontes -
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG
Ana Cristina Schirlo -
|
 |
O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS |
Rafael Vassallo Neto - |
|
 |
O ENSINO DO CÁLCULO NO BRASIL: BREVE RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS ATUAIS |
Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP |
|
 |
O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS CEGOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE |
Aida Carvalho Vita - |
Verônica Yumi Kataoka -
|
 |
O ESTUDO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE FUTUROS PROFESSORES |
Laura Pippi Fraga - UFSM |
|
 |