| Pesquisa em Educação Matemática | 
            
              | TÍTULO | AUTOR | CO-AUTOR(ES) | VER ARQUIVO | 
            
              | A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA COMO UNIDADE MEDIADORA NAS INVESTIGAÇÕES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | Rafael Siqueira Silva - UFG | Wellington Lima Cedro - UFG 
 |  | 
            
              | A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS EM DIFERENTES PRÁTICAS | Joicy Pimentel Ferreira |  |  | 
            
              | A PASSAGEM DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÃO INICIAL DE FUNÇÃO POR ALUNOS DE CÁLCULO | Raquel TaÍs Breunig - |  |  | 
            
              | A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DOS NÚMEROS RACIONAIS: ALGUNS APONTAMENTOS | Patricia Perlin - UFSM |  |  | 
            
              | A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA: O TRATAMENTO DADO AO ERRO | Ana Cristina da Silva Ambrosio - FCT/UNESP-PP | Leny Rodrigues Martins Teixeira - 
 |  | 
            
              | A PRÁTICA DISCURSIVA DAS ALTAS HABILIDADES E A RACIONALIDADE NEOLIBERAL. | Karin Ritter Jelinek - |  |  | 
            
              | A QUEDA DO OLIMPO: MATEMÁTICA, DO MITO EPISTÊMICO À REALIDADE DOCENTE E DISCENTE | Hustana Maria Vargas - UFF | Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF 
 |  | 
            
              | A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E OS DIFERENTES REGISTROS DISCURSIVOS E OS SISTEMAS DE VISUALIZAÇÕES ADOTADOS POR ESTUDANTES | Auxiliadora Baraldi Pacheco - |  |  | 
            
              | A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA APRESENTADOS NO ENEM/2010 | Ana Carolina Igawa Barbosa | Vlademir Marim - UFU 
 |  | 
            
              | A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ELEMENTOS DE CONCEPÇÃO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 9° ANO | Diógenes Maclyne Bezerra de Melo - |  |  | 
            
              | A TOPOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE UM NOVO OLHAR COM MAPAS CONCEITUAIS | Evani Machado de Melo - UFS |  |  | 
            
              | ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO OS ASPECTOS RELEVANTES E AS PERSPECTIVAS SINALIZADAS | Márcia Rodrigues Luiz da Silva - | Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO 
 |  | 
            
              | AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO NA AULA DE MATEMÁTICA | Aline Silva de Bona - |  |  | 
            
              | ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE A SUPERDOTAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPEL | Denise Nascimento Silveira - |  |  | 
            
              | ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE PRODUÇÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICAIS QUE ENSINAM CONTEÚDOS SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS | Simone Pozebon - UFSM | Patricia Perlin - UFSM 
 |  | 
            
              | ALGUNS ASPECTOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS | Stephany Glaucia de Oliveira Paulo - | Carlos Alberto de Miranda Pinheiro - PUC-SP 
 |  | 
            
              | ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS E CONCEITUAIS DA ARGUMENTAÇÃO  NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | Telma Assad Mello - UNICAMP |  |  | 
            
              | ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO | Gabriela Coelho Rodrigues - | Isis Candeira Vitelli - Gilberto Emanoel Reis Vogado - PUC-SP
 
 |  | 
            
              | ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM UM OLHAR DA ENCULTURAÇÃO MATEMÁTICA | Francisco de Moura e Silva JÚnior - PUC-SP |  |  | 
            
              | APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA | Aline Silva de Bona - | Anuar Daian de Morais - UFRGS Eduardo Britto Velho de Mattos - UFRGS
 Marcus Vinicius de Azevedo Basso - UFRGS
 
 |  | 
            
              | APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE | Flávia Dias Ribeiro - UTFPR | Manoel Oriosvaldo de Moura - 
 |  | 
            
              | APRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA – CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | Cicero da Silva Pereira - |  |  | 
            
              | APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: POR UMA GEOGRAFIA DE SUCESSO | Alexandre César Gilsogamo Gomes de Oliveira - USP |  |  | 
            
              | AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A NUMERALIZAÇÃO INFANTIL | Francisca Cláudia Fernandes Fontenele - UFC | Cicero Bandeira Lima Filho - UFC Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC
 Herminio Borges Neto - UFC
 Kílvia Soares de Oliveira Eugênio -
 
 |  | 
            
              | AS CONTRIBUIÇÕES DO ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA | Aruana da Rosa Sedrês - | Denise Nascimento Silveira - 
 |  | 
            
              | AS FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE RAYMOND DUVAL | Eduardo Brandl - UFSC | Elenita Eliete de Lima Ramos - 
 |  | 
            
              | AS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA INDÍGENA | Cintia Melo dos Santos - UFMS | José Luiz Magalhães de Freitas - 
 |  | 
            
              | AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO: UM OLHAR DA PRÓPRIA GESTÃO (2006 – 2012) | Sueli Fanizzi - |  |  | 
            
              | ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA | Leônia Gabardo Negrelli - UTFPR | José Carlos Cifuentes - UFPR 
 |  | 
            
              | ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTERAGINDO NUMA AULA CHAT DE MATEMÁTICA | Leonardo José da Silva - |  |  | 
            
              | BASES DA CARTOGRAFIA EM TERMOS DE FOUCAULT/DELEUZE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. | Paola Judith Amaris Ruidiaz - |  |  | 
            
              | CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENEM: UM MAPA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÚLTIMA DÉCADA | Marcus Vinicius Casoto Zeferino - | Julia Schaetzle Wrobel - UFES Teresa Cristina Janes Carneiro - UFES
 
 |  | 
            
              | CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | Maria da Glória Medici de Oliveira - | Maria Auxiliadora Vilela Piava - 
 |  | 
            
              | CHAPEUZINHO VERMELHO E LOBO MAU: JOGANDO MOEDAS PARA DISPUTAR OS DOCES DA VOVÓ | Viviane Barros Maciel - UFG | Maria Elídia Teixeira Reis - Adriana Aparecida Molina Gomes
 
 |  | 
            
              | CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA A EXPRESSÃO DOS SUJEITOS | Miliam Juliana Alves Ferreira - UNESP - RIO CLARO | Rosa Monteiro Paulo - 
 |  | 
            
              | CLASSIFICAÇÃO E O USO DA TABELA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Paula Cristina Moreira Cabral - |  |  | 
            
              | CLASSIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA | Edneri Pereira Cruz - UFPE | Ana Coelho Vieira Selva - UFPE 
 |  | 
            
              | COMO ETAPAS DE ESCOLHA PODEM INFLUENCIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS | Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - | Danielle Avan‡o Vega Pontes - Josenir Rodrigues da Silva -
 Maria Niedja Pereira Martins - UFPE
 
 |  | 
            
              | COMO O PROFESSOR AVALIA AS ARGUMENTAÇÕES E PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL? | Carlos Augusto Aguilar Júnior - | Lilian Nasser - UFRJ 
 |  | 
            
              | COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DE 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AMOSTRA E POPULAÇÃO | Tâmara Marques da Silva Gomes - UFPE | Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE 
 |  | 
            
              | CONCEITO IMAGEM E CONCEITO DEFINIÇÃO NO ESTUDO DE LIMITES DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL | Heitor Achilles Dutra da Rosa - IFRJ | Pedro George Batista da Costa 
 |  | 
            
              | CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF | Cleyton Hércules Gontijo - UNB 
 |  | 
            
              | CONCEPÇÕES, MEMÓRIAS E ESCOLHA PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Thais Leal da Cruz Silva - UFES | Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES 
 |  | 
            
              | CONEXÃO ENTRE OS MÉTODOS DA SUBSTITUIÇÃO E ESCALONAMENTO NO ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS LINEARES | Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA |  |  | 
            
              | CONHECIMENTO CONCEITUAL DOS NÚMEROS INTEIROS: UMA ANÁLISE DE DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA | Renata Viviane Raffa Rodrigues - UFGD | Thifany Jordão Lopes - 
 |  | 
            
              | CONHECIMENTOS SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS MOBILIZADOS POR ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES DURANTE A ESCOLARIZAÇÃO | Veridiana Rezende - UEM | Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR 
 |  | 
            
              | CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA PARA TOMADA DE DECISÕES DE CONSUMO DE JOVENS-INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES | André Bernardo Campos - UFJF |  |  | 
            
              | CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FENÔMENOS FÍSICOS SOBRE TAXAS RELACIONADAS | Júlio Paulo Cabral dos Reis - PUC-MG | JoÃo Bosco Laudares - 
 |  | 
            
              | DE TRIÂNGULO A BOLA: UMA MATEMÁTICA MENOR E A SALA DE AULA | Sônia Maria Clareto - | Aline Aparecida da Silva - UFJF Joao Carlos Clemente - UFJF
 
 |  | 
            
              | DETERMINANTES DAS PRODUÇÕES DOS PROFESSORES REFERENTES À MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Lucas Vieira Lemos - UNESC | Ademir Damazio - UNESC 
 |  | 
            
              | DIAGNÓSTICO DE ALGUNS ASPECTOS QUE DIFICULTAM A PASSAGEM DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL | Lourival Pereira Martins - | Marlene Alves Dias - 
 |  | 
            
              | DIFERENTES RECURSOS PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA | Wesley Marcos de Almeida - PUCPR | Mirian Célia Castellain Guebert - PUCPR 
 |  | 
            
              | DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Lilian Leandro da Fonseca - | Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez - Marta Maria Pontin Darsie -
 
 |  | 
            
              | EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS 10 EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RETROSPECTIVA | Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa - | Diego Fogaça Carvalho - UEL Henrique Rizek Elias - UEL
 
 |  | 
            
              | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | Priscila Domingues de Azevedo - UFSCAR | bbsp; |  | 
            
              | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE NOVE ANOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | Ingrid Thais Catanante - | Elaine Sampaio Araujo - USP 
 |  | 
            
              | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ONDE ESTÁ O BRINCAR? | Kamila Gelio Rossi Silva - UNIFESP | Vanessa Dias Moretti - 
 |  | 
            
              | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR PROJETOS NA SALA DE AULA: DO PLANEJAMENTO AO TÉRMINO DO PROJETO | Karliúza Fonseca Bitencourt - |  |  | 
            
              | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FOUCAULT E CASTORIADIS NO CADINHO DO ALQUIMISTA: RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS | Marcos Aurelio Zanlorenzi - UFPR - LITORAL |  |  | 
            
              | EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: UM OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | Manuella Heloisa de Souza Carrijo - UFG |  |  |