ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 11

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
DIVISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? Maysa Ferreira da Silva - José Luiz Magalhães de Freitas -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NO PODER DAS MÍDIAS NA MODA Stela Maris de Souza Stein - Rosalina Vieira dos Anjos -
Raquel Martins Araújo -
ELABORAÇÃO DE JOGO DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Aparecida Rocha Machado - Joana dos Santos Siva -
Valeria Ciabotti -
ELABORANDO TAREFAS SOBRE TRANSFORMAÇÃO NO PLANO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UNIBAN Janete Bolite Frant -
Arthur Belford Powell -
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E COOPERAÇÃO: CONCEITOS PRESENTES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DIRECIONADAS AO MERCADO DE TRABALHO Livia Ferreira Paim - Kelly Amorim Gomes -
ENSAIO PRIMEIRO – RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - Ivete Maria Baraldi -
ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR E TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS Aparecida Santana de Souza Chiari -  
ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE SARESP: AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE AGIR COMUNICATIVO Deise Aparecida Peralta - AndrÉ Ricardo Cola - PUC-SP
ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS REGULARES VIA TEORIA DE VAN HIELE COM ORIGAMI Fabricio Eduardo Ferreira -  
EQUAÇÕES DE 1º GRAU: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DISPONÍVEL NO SIENA VISANDO A RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS Andrielly Viana Lemos - ULBRA Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
ERROS ENCONTRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Maur›cio de Moraes Fontes -  
ESPAÇO MATEMÁTICA: O USO DE BLOGS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIANDO NO APRENDIZADO Rodrigo Farias Gama - Rosária Ilgenfritz Sperotto -
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO FÓRUM DE DISCUSSÕES Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO Sueli Liberatti Javaroni -
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA Lúcia de Fátima Durão Ferreira - Paula Moreira Baltar Bellemain - UFPE
ESTUDANTES SURDOS E OS JOGOS DIGITAIS Celia Sousa Pereira - Márcia Azevedo Campos -
Sandra Magina -
ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDOS NO 5º E NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG  
ESTUDO SOBRE COMPREENSÃO TEXTUAL DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Arivana Izabel Stanski Ligeski - UFPR Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
ETNOMATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA: CÁLCULO DE ÁREAS E ALTURAS Geraldo Aparecido Polegatti -  
ETNOMATEMÁTICA EM UMA ALDEIA SURUÍ PAITER Antonio Ferreira Neto - UFRRJ José Roberto Linhares de Mattos - UFF
ETNOMATEMÁTICA TRANSDISCIPLINAR NO PROEJA: O PREÇO DO METRO QUADRADO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE ALVENARIA SIMPLES NA CIDADE DE JUINA - MT Geraldo Aparecido Polegatti -  
EUCLIDEAN: O JOGO DA COMBINATÓRIA Helder França Floret -  
EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO Neomar Lacerda da Silva - Renato Pereira de Figueiredo - UESB
Maria Elizabete Souza Couto -
Wagner Ribeiro Aguiar - UFBA
EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL Ilisandro Pesente - Clarissa de Assis Olgin - ULBRA
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
FERRAMENTA DIA-DIAGNÓSTICO E INFORMAÇÃO DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA Renata Cardoso Pires de Abreu - Patrícia Nunes da Silva - UERJ
Chang Kuo Rodrigues
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA Cristiane Borges Angelo - UFRN  
FÓRUM ON-LINE NO ENSINO DE CÁLCULO: USO DE ABORDAGEM HISTÓRICA Silvia Cristina Freitas Batista  
FUNÇÃO QUADRÁTICA E PROGRESSÕES ARITMÉTICAS - UMA ABORDAGEM COM AUXILIO DE SOFWTARES César Thiago José da Silva Verônica Gitirana Gomes Ferreira - UFPE
FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS: UM ESTUDO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP  
GENERALIZAÇÃO VERBAL E SIMBÓLICA NO TRABALHO COM IDEIAS DE FUNÇÃO Karina de Oliveira Castro - Chang Kuo Rodrigues
GEOMETRIA E A TEORIA DOS CONSTRUTOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS Verônica Lima de Almeida Caldeira - Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita -
GEOMETRIA FINITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Herbert Gomes Martins - UNIGRANRIO Maria Aparecida Ribeiro da Silva - UNIGRANRIO
Cleonice Puggian
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS Alcimone da Conceição Rocha - UFSM Jucilene Hundertmarck -
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM
Tamitsa Menezes Weber - UFSM
INDÍCIOS DE MOBILIZAÇÃO DE PENSAMENTO ALGÉBRICO POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Paulo Henrique Rodrigues - UEL Angélica Rodrigues Coutinho Silveira - UEL
Marcia Cristina Nagy - UEL
INTERAÇÕES VIRTUAIS E VIDEOAULAS Adlai Ralph Detoni - UFJF Taís Alves Moreira Barbariz -
Débora Bordonal Senra Oliveira - UFJF
JOGOS ELETRÔNICOS: UM ARTEFATO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E PARA A APRENDIZAGEM Daniela Renata Jacobsen - Letícia de Queiroz Maffei - UFPEL
Rosária Ilgenfritz Sperotto -
JOGOS NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA Rúbia Juliana Gomes Fernandes - Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - UTFPR
Guataçara dos Santos Junior - UTFPR
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO E A ADOÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Anália Barreto Souza Vlademir Marim - UFU
LIVROS TEXTO DE CÁLCULO E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO FUNÇÃO Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski - Sani de Carvalho Rutz da Silva -
MANIFESTAÇÕES ALGÉBRICAS: UM ESTUDO SOBRE ATIVIDADES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Magno Luiz Ferreira - IFRJ Isabella Moreira de Paiva Correa - IFRJ
Naiane Nádia Sampaio Teixeira
Gabriela Macalhães Lopes
MATEMÁTICA E COTIDIANO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL Janice Rubira Silva - Márcia Souza da Fonseca - UFPEL
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A EJA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA Luiz Fernando de Sousa - Ana Paula de A. S. Magalhães - UEG
MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO Catia Aparecida Palmeira - Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES
MEMORIZAÇÃO DE FATOS FUNDAMENTAIS Daniel Moreira dos Santos - UFES  
MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA POR MEIO DA MÚSICA Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS Silvia Monteiro MilÃo
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Francis Miller Barbosa Moreira - Sandra Magina -
MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIALIZADORAS DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA Emanueli Pereira - UNICENTRO  
MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Rosalina Vieira dos Anjos -  
MODELAGEM MATEMATICA: UM DEPOIMENTO SOBRE ADOÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Angela Afonsina de Souza Barbosa - UFPR  
MODELAGEM NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CTS Everaldo Silveira - UFSC Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
MULTIMODALIDADE DE ESTÍMULOS E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTELECTIVAS Tania Elisa Seibert - ULBRA Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
Alexandre Branco Monteiro - ULBRA
NEPSO E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO TRANSDISCIPLINAR Helaine Maria de Souza Pontes - Dionísio Burak - UNICENTRO
O ÁBACO ROMANO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS Wilter Freitas Ibiapina - UFRN  
O APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA Fabio Rubem Zimmer - Lucieli Martins Gonçalves Descovi -
O CÁLCULO MENTAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO Eliane Farias Ananias -  
O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA Carolini Cunha Silva - IFF Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo -
Ana Paula Rangel de Andrade -
O CINEMA COMO MOTIVADOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NA SALA DE AULA Gabriel Lúcius dos Santos -  
O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Bruno Luiz Freire - UFSCAR Rogério Fernando Pires - PUC-SP
O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DIFICIENTES VISUAIS NUM CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DA REGIÃO DO ABC Lucas Ramos Lourenço - UFABC Virgínia Cardia Cardoso - UFABC
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO FRENTE A DIVERSIDADE DE CAMINHOS FORMATIVOS José Carlos Oliveira Costa - FSA Vinício de Macedo Santos -
O EMPREGO DA BRAÇA: A PRÁTICA E A TRADIÇÃO SE MISTURAM NOS CANAVIAIS DA MATA SUL DE PERNAMBUCO. Jorge Ricardo Carvalho de Freitas - Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |