Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
DIVISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? |
Maysa Ferreira da Silva - |
José Luiz Magalhães de Freitas -
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NO PODER DAS MÍDIAS NA MODA |
Stela Maris de Souza Stein - |
Rosalina Vieira dos Anjos -
Raquel Martins Araújo -
|
|
ELABORAÇÃO DE JOGO DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Amanda Aparecida Rocha Machado - |
Joana dos Santos Siva -
Valeria Ciabotti -
|
|
ELABORANDO TAREFAS SOBRE TRANSFORMAÇÃO NO PLANO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL |
Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UNIBAN |
Janete Bolite Frant -
Arthur Belford Powell -
|
|
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E COOPERAÇÃO: CONCEITOS PRESENTES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DIRECIONADAS AO MERCADO DE TRABALHO |
Livia Ferreira Paim - |
Kelly Amorim Gomes -
|
|
ENSAIO PRIMEIRO – RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - |
Ivete Maria Baraldi -
|
|
ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR E TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELAÇÕES POSSÍVEIS |
Aparecida Santana de Souza Chiari - |
|
|
ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE SARESP: AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE AGIR COMUNICATIVO |
Deise Aparecida Peralta - |
AndrÉ Ricardo Cola - PUC-SP
|
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS REGULARES VIA TEORIA DE VAN HIELE COM ORIGAMI |
Fabricio Eduardo Ferreira - |
|
|
EQUAÇÕES DE 1º GRAU: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DISPONÍVEL NO SIENA VISANDO A RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS |
Andrielly Viana Lemos - ULBRA |
Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
|
|
ERROS ENCONTRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Maur›cio de Moraes Fontes - |
|
|
ESPAÇO MATEMÁTICA: O USO DE BLOGS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIANDO NO APRENDIZADO |
Rodrigo Farias Gama - |
Rosária Ilgenfritz Sperotto -
|
|
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO FÓRUM DE DISCUSSÕES |
Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO |
Sueli Liberatti Javaroni -
|
|
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA |
Lúcia de Fátima Durão Ferreira - |
Paula Moreira Baltar Bellemain - UFPE
|
|
ESTUDANTES SURDOS E OS JOGOS DIGITAIS |
Celia Sousa Pereira - |
Márcia Azevedo Campos -
Sandra Magina -
|
|
ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDOS NO 5º E NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG |
|
|
ESTUDO SOBRE COMPREENSÃO TEXTUAL DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Arivana Izabel Stanski Ligeski - UFPR |
Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
|
|
ETNOMATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA: CÁLCULO DE ÁREAS E ALTURAS |
Geraldo Aparecido Polegatti - |
|
|
ETNOMATEMÁTICA EM UMA ALDEIA SURUÍ PAITER |
Antonio Ferreira Neto - UFRRJ |
José Roberto Linhares de Mattos - UFF
|
|
ETNOMATEMÁTICA TRANSDISCIPLINAR NO PROEJA: O PREÇO DO METRO QUADRADO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE ALVENARIA SIMPLES NA CIDADE DE JUINA - MT |
Geraldo Aparecido Polegatti - |
|
|
EUCLIDEAN: O JOGO DA COMBINATÓRIA |
Helder França Floret - |
|
|
EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO |
Neomar Lacerda da Silva - |
Renato Pereira de Figueiredo - UESB
Maria Elizabete Souza Couto -
Wagner Ribeiro Aguiar - UFBA
|
|
EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Ilisandro Pesente - |
Clarissa de Assis Olgin - ULBRA
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
|
|
FERRAMENTA DIA-DIAGNÓSTICO E INFORMAÇÃO DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
Renata Cardoso Pires de Abreu - |
Patrícia Nunes da Silva - UERJ
Chang Kuo Rodrigues
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA |
Cristiane Borges Angelo - UFRN |
|
|
FÓRUM ON-LINE NO ENSINO DE CÁLCULO: USO DE ABORDAGEM HISTÓRICA |
Silvia Cristina Freitas Batista |
|
|
FUNÇÃO QUADRÁTICA E PROGRESSÕES ARITMÉTICAS - UMA ABORDAGEM COM AUXILIO DE SOFWTARES |
César Thiago José da Silva |
Verônica Gitirana Gomes Ferreira - UFPE
|
|
FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS: UM ESTUDO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP |
|
|
GENERALIZAÇÃO VERBAL E SIMBÓLICA NO TRABALHO COM IDEIAS DE FUNÇÃO |
Karina de Oliveira Castro - |
Chang Kuo Rodrigues
|
|
GEOMETRIA E A TEORIA DOS CONSTRUTOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS |
Verônica Lima de Almeida Caldeira - |
Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita -
|
|
GEOMETRIA FINITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Herbert Gomes Martins - UNIGRANRIO |
Maria Aparecida Ribeiro da Silva - UNIGRANRIO
Cleonice Puggian
|
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS |
Alcimone da Conceição Rocha - UFSM |
Jucilene Hundertmarck -
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM
Tamitsa Menezes Weber - UFSM
|
|
INDÍCIOS DE MOBILIZAÇÃO DE PENSAMENTO ALGÉBRICO POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Paulo Henrique Rodrigues - UEL |
Angélica Rodrigues Coutinho Silveira - UEL
Marcia Cristina Nagy - UEL
|
|
INTERAÇÕES VIRTUAIS E VIDEOAULAS |
Adlai Ralph Detoni - UFJF |
Taís Alves Moreira Barbariz -
Débora Bordonal Senra Oliveira - UFJF
|
|
JOGOS ELETRÔNICOS: UM ARTEFATO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E PARA A APRENDIZAGEM |
Daniela Renata Jacobsen - |
Letícia de Queiroz Maffei - UFPEL
Rosária Ilgenfritz Sperotto -
|
|
JOGOS NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Rúbia Juliana Gomes Fernandes - |
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - UTFPR
Guataçara dos Santos Junior - UTFPR
|
|
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO E A ADOÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO |
Anália Barreto Souza |
Vlademir Marim - UFU
|
|
LIVROS TEXTO DE CÁLCULO E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO FUNÇÃO |
Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski - |
Sani de Carvalho Rutz da Silva -
|
|
MANIFESTAÇÕES ALGÉBRICAS: UM ESTUDO SOBRE ATIVIDADES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Magno Luiz Ferreira - IFRJ |
Isabella Moreira de Paiva Correa - IFRJ
Naiane Nádia Sampaio Teixeira
Gabriela Macalhães Lopes
|
|
MATEMÁTICA E COTIDIANO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL |
Janice Rubira Silva - |
Márcia Souza da Fonseca - UFPEL
|
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A EJA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA |
Luiz Fernando de Sousa - |
Ana Paula de A. S. Magalhães - UEG
|
|
MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO |
Catia Aparecida Palmeira - |
Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES
|
|
MEMORIZAÇÃO DE FATOS FUNDAMENTAIS |
Daniel Moreira dos Santos - UFES |
|
|
MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA POR MEIO DA MÚSICA |
Ana Laura Bertelli Grams - PUC-RS |
Silvia Monteiro MilÃo
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Francis Miller Barbosa Moreira - |
Sandra Magina -
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIALIZADORAS DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Emanueli Pereira - UNICENTRO |
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Rosalina Vieira dos Anjos - |
|
|
MODELAGEM MATEMATICA: UM DEPOIMENTO SOBRE ADOÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Angela Afonsina de Souza Barbosa - UFPR |
|
|
MODELAGEM NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CTS |
Everaldo Silveira - UFSC |
Ademir Donizeti Caldeira - UFSCAR
|
|
MULTIMODALIDADE DE ESTÍMULOS E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTELECTIVAS |
Tania Elisa Seibert - ULBRA |
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald -
Alexandre Branco Monteiro - ULBRA
|
|
NEPSO E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO TRANSDISCIPLINAR |
Helaine Maria de Souza Pontes - |
Dionísio Burak - UNICENTRO
|
|
O ÁBACO ROMANO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS |
Wilter Freitas Ibiapina - UFRN |
|
|
O APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
Fabio Rubem Zimmer - |
Lucieli Martins Gonçalves Descovi -
|
|
O CÁLCULO MENTAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO |
Eliane Farias Ananias - |
|
|
O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA |
Carolini Cunha Silva - IFF |
Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo -
Ana Paula Rangel de Andrade -
|
|
O CINEMA COMO MOTIVADOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NA SALA DE AULA |
Gabriel Lúcius dos Santos - |
|
|
O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Bruno Luiz Freire - UFSCAR |
Rogério Fernando Pires - PUC-SP
|
|
O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DIFICIENTES VISUAIS NUM CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DA REGIÃO DO ABC |
Lucas Ramos Lourenço - UFABC |
Virgínia Cardia Cardoso - UFABC
|
|
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO FRENTE A DIVERSIDADE DE CAMINHOS FORMATIVOS |
José Carlos Oliveira Costa - FSA |
Vinício de Macedo Santos -
|
|
O EMPREGO DA BRAÇA: A PRÁTICA E A TRADIÇÃO SE MISTURAM NOS CANAVIAIS DA MATA SUL DE PERNAMBUCO. |
Jorge Ricardo Carvalho de Freitas - |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
|
|