Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL |
José Mário Costa Junior - |
Rony Cláudio de Oliveira Freitas -
|
 |
REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÕES USANDO O WINPLOT |
Bruno Marcondes Umbezeiro |
Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: ANÁLISE DOS PROCESSOS HEURÍSTICOS DE ALUNOS DO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS |
Aline Cristina Cybis - |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Marcelo Carlos de Proen‡a - UEM |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
Geraldo Claudio Broetto - UFES |
Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES
Messenas Miranda Rocha - UFES
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E VALORES MORAIS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ |
Leonardo Donizette de Deus Menezes - |
Ana Carolina Vieira - UFU
Alessandra Lucila de Sousa Nascimento - UFU
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS - INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Juliane dos Santos Medeiros - |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE DIVISÃO:UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE- MT |
Rosalina Piva - UFMT |
Gladys Denise Wielewski -
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: METODOLOGIA OU RECURSO? (O CASO DE QUINZE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ARACAJU) |
Deoclecia de Andrade Trindade - |
Ivanete Batista Santos - UFS
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: NUMA ABORDAGEM DAS MATEMÁTICAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS |
Marcia Maria Bento Marim - UNICAMP |
|
 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA |
Leandro Millis da Silva - |
Isabel Cristina Machado de Lara -
|
 |
REVELAÇÕES DE PROFESSORES DO 5º ANO DA REDE PÚBLICA DE LAURO DE FREITAS – BA, A RESPEITO DOS DESCRITORES DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL |
Tereza Cristina Bastos Silva Lima - UNICSUL |
|
 |
ROBÓTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ |
Érika da Costa Bezerra -
|
 |
SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS USADOS EM UMA CULTURA DE ABACAXI: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
MÁrcio GetÚlio Prado de Castro |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
|
 |
SISTEMAS LINEARES: PROPOSTA DE UMA ENTRADA EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA EM AMBIENTE COMPUTACIONAL |
Jeferson da Silva GonÇalves - |
Monica Karrer - UNIBAN
|
 |
SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: ANALISANDO POSSIBILIDADES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS |
Siquele Roseane de Carvalho Campelo - UFPE |
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho - UFPE
|
 |
SOLUÇÃO QUALITATIVA PARA UM SISTEMA DE EQUAÇÕES EM IR² E A TEORIA DE IMAGEM DE CONCEITO |
André Seixas de Novais - |
|
 |
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PESQUISAS |
Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ |
Silvia Cristina Freitas Batista
|
 |
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: TRABALHANDO CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA |
Valdir de Sousa Cavalcanti |
|
 |
TEORIA DOS GRAFOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFES: ANÁLISE DA DISCIPLINA “MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA” |
Lauro Chagas e Sá - |
|
 |
TORRE DE HANÓI: O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Adriane Eleutério Souza - UTFPR |
|
 |
TRABALHANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE UMA COLEÇÃO VARIADA DE FIGURAS |
Roselene Alves Amancio - |
|
 |
TRIGONOMETRIA: UM OLHAR COM A PESQUISA E A SALA DE AULA |
Mauricio Alves Nascimento - |
|
 |
UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES |
JoÃo Batista Regis da Silva - |
Maria Betânia Fernandes de Vasconcelos - UFPB
Maria da Conceição Vieira Fernandes
|
 |
UM CASO, MÚLTIPLOS DIÁLOGOS... O CONTIG 60 NUMA TURMA DA EJA |
Adriana Aparecida Molina Gomes |
|
 |
UM CURSO DE SERVIÇO PARA A DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA |
Dejair Frank Barroso - UFJF |
|
 |
UM ENCONTRO ETNOMATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A FUNÇÃO DAS FLAUTAS DOS RIKBAKTSA |
José Roberto Linhares de Mattos - UFF |
Geraldo Aparecido Polegatti -
|
 |
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS EM LIMITE E DERIVADA |
Gilberto Emanoel Reis Vogado - PUC-SP |
Rosineide de Sousajucá -
Thamires de Brito Mota -
|
 |
UM ESTUDO SOBRE ERROS COM O SOFTWARE APLUSIX |
Franciele Rodrigues de Moraes - |
|
 |
UM ESTUDO SOBRE PIRÂMIDES EM UM AMBIENTE DE BASE CONSTRUCIONISTA |
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros - UNICAMP |
Rúbia Barcelos Amaral
|
 |
UM OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA RECONHECER E CONCEITUAR UMA CÕNICA |
Adilson Lopes de Oliveira - CEFET-MG |
|
 |
UM OBJETO DE APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO, DIFERENTES GRUPOS E DIFERENTES SIGNIFICADOS |
Dolores Follador - SEED-PR |
|
 |
UM OLHAR PARA O PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA:CONCEPÇÕES DE ALGUNS EDUCADORES MATEMÁTICOS |
Henrique Cristiano Thomas de Souza - UFPR |
|
 |
UM OLHAR SOBRE A SALA DE AULA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
Maria JosÉ Neves de Amorim Moura - |
|
 |
UMA ABORDAGEM MULTISSENSORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN |
Leo Akio Yokoyama - |
|
 |
UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS E DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO |
Mariana Dias Goncalves - PUC-SP |
Gerson Pastre de Oliveira -
|
 |
UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA. |
Cristiane Nogueira Aires - |
Rita de Cássia Pavani Lamas -
|
 |
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NA MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ |
Márcio Paulo de Oliveira - UTFPR |
|
 |
UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO COMO JOGO EDUCATIVO A FAVOR DO PENSAMENTO MATEMÁTICO |
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza - |
Auremar Medeiros de Melo -
Jose Carlos Thompson da Silva -
|
 |
UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE AS REGULARIDADES DAS POTÊNCIAS DE EXPOENTE TRÊS E SUAS RELAÇÕES |
Herton Gilvan Caminha Goerch - UNIFRA |
|
 |
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA ARITMÉTICA NO SEXTO ANO |
Maria Helena Marques Loth - |
Amarildo Melchiades da Silva - UFJF
|
 |
UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS PAVIMENTAÇÕES DO PLANO VIA OBJETO DE APRENDIZAGEM |
Nazareno Correa - UFSC |
David Antonio da Costa - UFSC
Cláudia Regina Flores - UFSC
|
 |
UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Danielly Barbosa de Sousa - |
|
 |
UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA TRABALHAR A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS |
Fernanda Mara Freire de Oliveira - UNIOESTE-PR |
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade -
|
 |
UMA RELEITURA DO LIVRO "A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS" DE GEORGE POLYA (1978) |
Aline Alves Costa - UFS |
Mirleide Andrade Silva - UFS
|
 |
USO DE CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Jorge Henrique Duarte - |
Jaelson Dantas de Almeida
Jose Airton Cavalcante
Elizabeth Francisca de Melo Filha
Cristiane Santos da Costa -
José Severino de Barros
|
 |
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NO PROBLEMA DE CÁLCULO: MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM VOLUME DE REVOLUÇÃO. |
Carlos Henrique da Silva Nascimento - |
Daniella Oliveira Lopes -
Paulo Cléber Mendonça Teixeira -
|
 |
VAMOS BRINCAR? AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
FlÁvia Roldan Viana - UECE |
Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC
|
 |
“É UM QUADRADO SÓ UM POUQUINHO TORTO, UM QUADRADO TORTINHO!!” |
Raquel Fernandes Gonçalves Machado - USF |
Regina Célia Grando - USF
|
 |
“PASSEIOS ALEATÓRIOS DA CARLINHA”: EXPLORANDO O CONCEITO DE NÃO EQUIPROBABILIDADE. |
Robson dos Santos Ferreira - UNIBAN |
Verônica Yumi Kataoka -
Monica Karrer - UNIBAN
|
 |