ÍNDICE DE COMUNICAÇÕES - 13

| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |
Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL José Mário Costa Junior - Rony Cláudio de Oliveira Freitas -
REPRESENTAÇÕES DE FUNÇÕES USANDO O WINPLOT Bruno Marcondes Umbezeiro Sérgio Carrazedo Dantas - UNESP - RIO CLARO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: ANÁLISE DOS PROCESSOS HEURÍSTICOS DE ALUNOS DO 5º ANO DAS SÉRIES INICIAIS Aline Cristina Cybis -  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Marcelo Carlos de Proen‡a - UEM  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Geraldo Claudio Broetto - UFES Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES
Messenas Miranda Rocha - UFES
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E VALORES MORAIS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ Leonardo Donizette de Deus Menezes - Ana Carolina Vieira - UFU
Alessandra Lucila de Sousa Nascimento - UFU
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS - INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Juliane dos Santos Medeiros -  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE DIVISÃO:UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE- MT Rosalina Piva - UFMT Gladys Denise Wielewski -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: METODOLOGIA OU RECURSO? (O CASO DE QUINZE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ARACAJU) Deoclecia de Andrade Trindade - Ivanete Batista Santos - UFS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: NUMA ABORDAGEM DAS MATEMÁTICAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS Marcia Maria Bento Marim - UNICAMP  
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA Leandro Millis da Silva - Isabel Cristina Machado de Lara -
REVELAÇÕES DE PROFESSORES DO 5º ANO DA REDE PÚBLICA DE LAURO DE FREITAS – BA, A RESPEITO DOS DESCRITORES DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL Tereza Cristina Bastos Silva Lima - UNICSUL  
ROBÓTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ Érika da Costa Bezerra -
SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS USADOS EM UMA CULTURA DE ABACAXI: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MÁrcio GetÚlio Prado de Castro Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
SISTEMAS LINEARES: PROPOSTA DE UMA ENTRADA EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA EM AMBIENTE COMPUTACIONAL Jeferson da Silva GonÇalves - Monica Karrer - UNIBAN
SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: ANALISANDO POSSIBILIDADES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS Siquele Roseane de Carvalho Campelo - UFPE Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho - UFPE
SOLUÇÃO QUALITATIVA PARA UM SISTEMA DE EQUAÇÕES EM IR² E A TEORIA DE IMAGEM DE CONCEITO André Seixas de Novais -  
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PESQUISAS Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ Silvia Cristina Freitas Batista
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: TRABALHANDO CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA Valdir de Sousa Cavalcanti  
TEORIA DOS GRAFOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFES: ANÁLISE DA DISCIPLINA “MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA” Lauro Chagas e Sá -  
TORRE DE HANÓI: O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA Adriane Eleutério Souza - UTFPR  
TRABALHANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE UMA COLEÇÃO VARIADA DE FIGURAS Roselene Alves Amancio -  
TRIGONOMETRIA: UM OLHAR COM A PESQUISA E A SALA DE AULA Mauricio Alves Nascimento -  
UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES JoÃo Batista Regis da Silva - Maria Betânia Fernandes de Vasconcelos - UFPB
Maria da Conceição Vieira Fernandes
UM CASO, MÚLTIPLOS DIÁLOGOS... O CONTIG 60 NUMA TURMA DA EJA Adriana Aparecida Molina Gomes  
UM CURSO DE SERVIÇO PARA A DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA Dejair Frank Barroso - UFJF  
UM ENCONTRO ETNOMATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A FUNÇÃO DAS FLAUTAS DOS RIKBAKTSA José Roberto Linhares de Mattos - UFF Geraldo Aparecido Polegatti -
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS EM LIMITE E DERIVADA Gilberto Emanoel Reis Vogado - PUC-SP Rosineide de Sousajucá -
Thamires de Brito Mota -
UM ESTUDO SOBRE ERROS COM O SOFTWARE APLUSIX Franciele Rodrigues de Moraes -  
UM ESTUDO SOBRE PIRÂMIDES EM UM AMBIENTE DE BASE CONSTRUCIONISTA Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros - UNICAMP Rúbia Barcelos Amaral
UM OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA RECONHECER E CONCEITUAR UMA CÕNICA Adilson Lopes de Oliveira - CEFET-MG  
UM OBJETO DE APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO, DIFERENTES GRUPOS E DIFERENTES SIGNIFICADOS Dolores Follador - SEED-PR  
UM OLHAR PARA O PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA:CONCEPÇÕES DE ALGUNS EDUCADORES MATEMÁTICOS Henrique Cristiano Thomas de Souza - UFPR  
UM OLHAR SOBRE A SALA DE AULA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Maria JosÉ Neves de Amorim Moura -  
UMA ABORDAGEM MULTISSENSORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN Leo Akio Yokoyama -  
UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS E DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO Mariana Dias Goncalves - PUC-SP Gerson Pastre de Oliveira -
UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA. Cristiane Nogueira Aires - Rita de Cássia Pavani Lamas -
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NA MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ Márcio Paulo de Oliveira - UTFPR  
UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO COMO JOGO EDUCATIVO A FAVOR DO PENSAMENTO MATEMÁTICO Maria Alice Veiga Ferreira de Souza - Auremar Medeiros de Melo -
Jose Carlos Thompson da Silva -
UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE AS REGULARIDADES DAS POTÊNCIAS DE EXPOENTE TRÊS E SUAS RELAÇÕES Herton Gilvan Caminha Goerch - UNIFRA  
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA ARITMÉTICA NO SEXTO ANO Maria Helena Marques Loth - Amarildo Melchiades da Silva - UFJF
UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS PAVIMENTAÇÕES DO PLANO VIA OBJETO DE APRENDIZAGEM Nazareno Correa - UFSC David Antonio da Costa - UFSC
Cláudia Regina Flores - UFSC
UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOMETRIA Danielly Barbosa de Sousa -  
UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA TRABALHAR A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS Fernanda Mara Freire de Oliveira - UNIOESTE-PR Susimeire Vivien Rosotti de Andrade -
UMA RELEITURA DO LIVRO "A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS" DE GEORGE POLYA (1978) Aline Alves Costa - UFS Mirleide Andrade Silva - UFS
USO DE CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Jorge Henrique Duarte - Jaelson Dantas de Almeida
Jose Airton Cavalcante
Elizabeth Francisca de Melo Filha
Cristiane Santos da Costa -
José Severino de Barros
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NO PROBLEMA DE CÁLCULO: MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM VOLUME DE REVOLUÇÃO. Carlos Henrique da Silva Nascimento - Daniella Oliveira Lopes -
Paulo Cléber Mendonça Teixeira -
VAMOS BRINCAR? AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FlÁvia Roldan Viana - UECE Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC
“É UM QUADRADO SÓ UM POUQUINHO TORTO, UM QUADRADO TORTINHO!!” Raquel Fernandes Gonçalves Machado - USF Regina Célia Grando - USF
“PASSEIOS ALEATÓRIOS DA CARLINHA”: EXPLORANDO O CONCEITO DE NÃO EQUIPROBABILIDADE. Robson dos Santos Ferreira - UNIBAN Verônica Yumi Kataoka -
Monica Karrer - UNIBAN
| 1 | | 2 | | 3 | | 4 | | 5 | | 6 | | 7 | | 8 | | 9 | | 10 | | 11 | | 12 | | 13 |