Práticas Escolares |
TÍTULO |
AUTOR |
CO-AUTOR(ES) |
VER ARQUIVO |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OS DISCURSOS QUE LEGITIMAM AS PRÁTICAS DOS DOCENTES |
Natercia de Andrade Lopes Neta - |
|
|
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO |
Geliaine Teixeira Malaquias - UFU |
Vítor Martins do Carmo - UFU Natália Sathler de Souza Cunha - UFU
|
|
CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA EXPLORAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Maria Izabel Lopes de AraÚjo - |
|
|
CARONAS UNIVERSITÁRIAS: CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Anielle Glória Vaz Coelho - UFU |
Mário Lucio Alexandre - UFU Douglas Marin - UFU
|
|
COMBINATÓRIA: ESTUDO DE UMA ABORDAGEM QUE PRIORIZA PROBLEMAS E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE CONTAGEM |
Renan Gustavo Araujo de Lima - |
|
|
COMO OS CEGOS ENXERGAM |
Inayara Rodrigues da Silva - |
|
|
COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS: |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - |
|
|
CONCEITOS INICIAIS NECESSÁRIOS PARA A APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Marcio Antonio Souza Paim - |
|
|
CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Camila Figueredo Marques - UEM |
Franciely Fabrícia de Souza Ferreira - UEM Jéssica Augusta Marchiori Rodrigues - Miriam da Silva Castro Furlan - UEM Rodrigo Fernando Domingos -
|
|
CONHECENDO NOVOS NÚMEROS |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
|
|
CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO PROBABILISTICO COM MATERIAL CONCRETO |
Deborah Monte Medeiros - UFC |
|
|
CONSTRUINDO A TEORIA DOS CONJUNTOS COM O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Eduardo dos Santos de Oliveira Braga - UFRRJ |
Carla Regina Gomes - UFRRJ
|
|
CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Gleisson Barros da Silva - UFC |
Jordana Silva de Sousa - UFC
|
|
DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Anelize de Angelis Huss - UEL |
André Luiz Steingenberger - Victor Hugo dos Santos Gois - UEL Renata Mara Sanches -
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO DE FORMA COLABORATIVA |
Andréa de Andrade Moura - |
Abigail Fregni Lins -
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL |
Samantha Chang Rodrigues de Paula - USS |
Júlio César da Silva - USS Marco Antônio Pereira Araújo - USS
|
|
ESTUDO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA SOBRE MODELOS MATEMÁTICOS FINANCEIROS |
Helio Rosetti Junior - |
|
|
ETNOMATEMÁTICA E A DESCOBERTA DE UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO GUARANI |
Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ |
|
|
EXPERIÊNCIAS PROMOVIDAS PELOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL E EXPRESSÕES NUMÉRICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
Lauro Chagas e Sá - |
|
|
EXPLORANDO SKETCHOMETRY EM DISPOSITIVOS MÓVEIS E CONSTRUÇÕES DE SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA. |
Alexandre Rodrigues de Assis |
|
|
FAZENDO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA UM ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO |
Carlos Antonio de Souza |
|
|
FRAÇÕES: "AFINANDO" AS LINGUAGENS MATEMÁTICA E MUSICAL |
PrÍscila Gomes OlegÁrio - |
Ana Paula Rangel de Andrade -
|
|
GEOMETRIA ANALÍTICA DINÂMICA |
Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF |
Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF
|
|
GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Milena Abreu Resende - UFU |
Vítor Martins do Carmo - UFU Natália Sathler de Souza Cunha - UFU
|
|
GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. |
Rafaele de Souza |
Laysa Adriely Ferreira de Lima
|
|
IDEIAS DA MULTIPLICAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
|
|
INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA |
Jordana Silva de Sousa - UFC |
Gleisson Barros da Silva - UFC
|
|
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM CALCULADORA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? |
Vanessa Mendes de Almeida - UFF |
|
|
INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA |
Fernanda de Oliveira Azevedo - |
|
|
INVESTIGANDO DESEMPENHOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIRETOS E INVERSOS POR ESTUDANTES DA EJA: NUMA PERSPECTIVA DE SABERES FAMILIARES E NÃO FAMILIARES |
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra |
Valdenice Leitão da Silva -
|
|
JOGO CAÇA AO TESOURO: REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Vítor Martins do Carmo - UFU |
Fabiana Fiorezi de Marco Matos - UFU Milena Abreu Resende - UFU
|
|
JOGO DO SINAL: JOGANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA |
Dalila Regina da Silva Queiroz - |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC Alzenira de Oliveira Carvalho - Denise da Costa Gomes - Geirto de Souza - UFAC
|
|
JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS |
Denise da Costa Gomes - |
Dalila Regina da Silva Queiroz - Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC Alzenira de Oliveira Carvalho - Geirto de Souza - UFAC
|
|
JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Ivone Gomes Rodrigues do Nascimento - |
Letícia Souza Rodrigues - Maria JosÉ Neves de Amorim Moura - José Luiz Cavalcante -
|
|
LABORATORIO DE MATEMÁTICA. UM DIFERENCIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Carmem Lúcia Graboski da Gama |
|
|
LETRAMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO POR MEIO DE REFORÇO ESCOLAR |
Agnaldo da Concei‡ão Esquincalha - PUC-SP |
|
|
MATEMÁTICA COM ARTE |
Rogério Maurício Fernandes Pessanha - |
Fernanda de Araujo Monteiro -
|
|
MATEMÁTICA EM AÇÃO: UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR |
Felipe Augusto de Oliveira Martins - UFF |
Bruna Raeder Alves da Silva - UFF
|
|
MATEMÁTICA EXPERIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Júlio César da Silva Brito - UFRN |
Renato Bezerra Silvestre - UFRN Francisco Guedes de Moura - UFRN
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Celina Nunes Bacellar - UEFS |
Taise Sousa Santana -
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO COM AS AULAS DE FÍSICA |
William Costa Monteiro - UESB |
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA DE ROBÔS ATRAVÉS DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES |
Bruna da Silva Leitzke - UFPEL |
Rejane Pergher -
|
|
MODELO MATEMÁTICO DE RELAÇÃO PESSOAL ENTRE CONSUMO E POUPANÇA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENGENHARIA |
Sandro de Freitas Nascimento - |
Helio Rosetti Junior -
|
|
MOSAICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA, ARTE E HISTÓRIA |
Ana Luzia de Souza Silva - |
|
|
MULHERES, MERCADO INFORMAL E A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
Carlos Henrique Carneiro - |
Jonson Ney Dias da Silva - UEFS
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA: A INVESTIGAÇÃO E A REFLEXÃO NA AULA DE MATEMÁTICA |
Francisca Eriane Brito Marques - UFC |
|
|
O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS ÚLTIMAS PRODUÇÕES DA CIAEM E DO ENEM - 2001-2011 |
Lailson dos Reis Pereira Lopes - |
|
|
O ESTUDO DE PRODUTO DE MATRIZES POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM |
Pâmella de Alvarenga Souza - |
Arilise Moraes de Almeida Lopes - Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo -
|
|
O JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO |
Isaac Pereira de Farias - |
Lucas Domingos dos Santos Macedo -
|
|
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO |
Emilly Patricia Almeida Pereira - |
Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho - Verônica Maria Miranda da Silva
|
|
O QUE OS NÚMEROS ESCONDEM? ANÁLISE DAS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA DA PROVA BRASIL |
Amanda Gonçalves Ribeiro - UFG |
Nayara Tamillis Gonçalves da Cruz Costa - UFG Werica Pricylla de Oliveira Valeriano -
|
|
O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF |
Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF
|
|
O USO DA CALCULADORA NA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA INTERAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA. |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - |
Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE
|
|
O USO DE ESTRATÉGIAS DE METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE PORCENTAGEM NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Maurílio Mendes da Silva - UFRPE |
|
|
O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO |
Aline Denis Monteiro - |
Cíntia Mariana da Silva Liliane Bruna da Costa - UENP Rudolph dos Santos Gomes Pereira -
|
|
O USO DE MATERIAIS CONCRETSO PARA O ENSINO DE TRIGONOMERIA |
Amanda Bandeira Xavier - UFF |
Mariana do Nascimento Fuly - UFF
|
|
O USO DE RECURSOS VISUAIS E MNEMÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM SURDEZ |
FlÁvia Roldan Viana - UECE |
Marcilia Chagas Barreto - UECE
|
|
OFICINA DE TANGRAN: INVESTIGAÇÃO MÉTRICA E GEOMÉTRICA |
Gleydson Winston Araújo do Nascimento - UFRN |
Jaqueline de Oliveira da Silva
|
|
OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. |
Vanessa Cadan Scheffer - |
Patrícia Teles Mendonça - SEDUC
|
|
OS JOGOS NA MATEMÁTICA |
Alzenira de Oliveira Carvalho - |
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC Dalila Regina da Silva Queiroz - Denise da Costa Gomes -
|
|