ÍNDICE DE PÔSTERES - 3

| 1 | | 2 || 3 || 4 |
Práticas Escolares
TÍTULO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OS DISCURSOS QUE LEGITIMAM AS PRÁTICAS DOS DOCENTES Natercia de Andrade Lopes Neta -  
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO Geliaine Teixeira Malaquias - UFU Vítor Martins do Carmo - UFU
Natália Sathler de Souza Cunha - UFU
CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA EXPLORAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Maria Izabel Lopes de AraÚjo -  
CARONAS UNIVERSITÁRIAS: CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA Anielle Glória Vaz Coelho - UFU Mário Lucio Alexandre - UFU
Douglas Marin - UFU
COMBINATÓRIA: ESTUDO DE UMA ABORDAGEM QUE PRIORIZA PROBLEMAS E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE CONTAGEM Renan Gustavo Araujo de Lima -  
COMO OS CEGOS ENXERGAM Inayara Rodrigues da Silva -  
COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS: Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira -  
CONCEITOS INICIAIS NECESSÁRIOS PARA A APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Marcio Antonio Souza Paim -  
CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Camila Figueredo Marques - UEM Franciely Fabrícia de Souza Ferreira - UEM
Jéssica Augusta Marchiori Rodrigues -
Miriam da Silva Castro Furlan - UEM
Rodrigo Fernando Domingos -
CONHECENDO NOVOS NÚMEROS Geralda de Fatima Neri Santana -  
CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO PROBABILISTICO COM MATERIAL CONCRETO Deborah Monte Medeiros - UFC  
CONSTRUINDO A TEORIA DOS CONJUNTOS COM O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eduardo dos Santos de Oliveira Braga - UFRRJ Carla Regina Gomes - UFRRJ
CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Gleisson Barros da Silva - UFC Jordana Silva de Sousa - UFC
DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Anelize de Angelis Huss - UEL André Luiz Steingenberger -
Victor Hugo dos Santos Gois - UEL
Renata Mara Sanches -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO DE FORMA COLABORATIVA Andréa de Andrade Moura - Abigail Fregni Lins -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Samantha Chang Rodrigues de Paula - USS Júlio César da Silva - USS
Marco Antônio Pereira Araújo - USS
ESTUDO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA SOBRE MODELOS MATEMÁTICOS FINANCEIROS Helio Rosetti Junior -  
ETNOMATEMÁTICA E A DESCOBERTA DE UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO GUARANI Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ  
EXPERIÊNCIAS PROMOVIDAS PELOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL E EXPRESSÕES NUMÉRICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Lauro Chagas e Sá -  
EXPLORANDO SKETCHOMETRY EM DISPOSITIVOS MÓVEIS E CONSTRUÇÕES DE SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA. Alexandre Rodrigues de Assis  
FAZENDO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA UM ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO Carlos Antonio de Souza  
FRAÇÕES: "AFINANDO" AS LINGUAGENS MATEMÁTICA E MUSICAL PrÍscila Gomes OlegÁrio - Ana Paula Rangel de Andrade -
GEOMETRIA ANALÍTICA DINÂMICA Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF
GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Milena Abreu Resende - UFU Vítor Martins do Carmo - UFU
Natália Sathler de Souza Cunha - UFU
GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Rafaele de Souza Laysa Adriely Ferreira de Lima
IDEIAS DA MULTIPLICAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM Geralda de Fatima Neri Santana -  
INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA Jordana Silva de Sousa - UFC Gleisson Barros da Silva - UFC
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM CALCULADORA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? Vanessa Mendes de Almeida - UFF  
INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA Fernanda de Oliveira Azevedo -  
INVESTIGANDO DESEMPENHOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIRETOS E INVERSOS POR ESTUDANTES DA EJA: NUMA PERSPECTIVA DE SABERES FAMILIARES E NÃO FAMILIARES Lindinalva Maria Barbosa Bezerra Valdenice Leitão da Silva -
JOGO CAÇA AO TESOURO: REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Vítor Martins do Carmo - UFU Fabiana Fiorezi de Marco Matos - UFU
Milena Abreu Resende - UFU
JOGO DO SINAL: JOGANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA Dalila Regina da Silva Queiroz - Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC
Alzenira de Oliveira Carvalho -
Denise da Costa Gomes -
Geirto de Souza - UFAC
JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS Denise da Costa Gomes - Dalila Regina da Silva Queiroz -
Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC
Alzenira de Oliveira Carvalho -
Geirto de Souza - UFAC
JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Ivone Gomes Rodrigues do Nascimento - Letícia Souza Rodrigues -
Maria JosÉ Neves de Amorim Moura -
José Luiz Cavalcante -
LABORATORIO DE MATEMÁTICA. UM DIFERENCIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA Carmem Lúcia Graboski da Gama  
LETRAMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO POR MEIO DE REFORÇO ESCOLAR Agnaldo da Concei‡ão Esquincalha - PUC-SP  
MATEMÁTICA COM ARTE Rogério Maurício Fernandes Pessanha - Fernanda de Araujo Monteiro -
MATEMÁTICA EM AÇÃO: UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR Felipe Augusto de Oliveira Martins - UFF Bruna Raeder Alves da Silva - UFF
MATEMÁTICA EXPERIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL Júlio César da Silva Brito - UFRN Renato Bezerra Silvestre - UFRN
Francisco Guedes de Moura - UFRN
MODELAGEM MATEMÁTICA AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Celina Nunes Bacellar - UEFS Taise Sousa Santana -
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO COM AS AULAS DE FÍSICA William Costa Monteiro - UESB  
MODELAGEM MATEMÁTICA DE ROBÔS ATRAVÉS DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES Bruna da Silva Leitzke - UFPEL Rejane Pergher -
MODELO MATEMÁTICO DE RELAÇÃO PESSOAL ENTRE CONSUMO E POUPANÇA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENGENHARIA Sandro de Freitas Nascimento - Helio Rosetti Junior -
MOSAICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA, ARTE E HISTÓRIA Ana Luzia de Souza Silva -  
MULHERES, MERCADO INFORMAL E A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Carlos Henrique Carneiro - Jonson Ney Dias da Silva - UEFS
O ENSINO DE MATEMÁTICA: A INVESTIGAÇÃO E A REFLEXÃO NA AULA DE MATEMÁTICA Francisca Eriane Brito Marques - UFC  
O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS ÚLTIMAS PRODUÇÕES DA CIAEM E DO ENEM - 2001-2011 Lailson dos Reis Pereira Lopes -  
O ESTUDO DE PRODUTO DE MATRIZES POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM Pâmella de Alvarenga Souza - Arilise Moraes de Almeida Lopes -
Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo -
O JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO Isaac Pereira de Farias - Lucas Domingos dos Santos Macedo -
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO Emilly Patricia Almeida Pereira - Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho -
Verônica Maria Miranda da Silva
O QUE OS NÚMEROS ESCONDEM? ANÁLISE DAS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA DA PROVA BRASIL Amanda Gonçalves Ribeiro - UFG Nayara Tamillis Gonçalves da Cruz Costa - UFG
Werica Pricylla de Oliveira Valeriano -
O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF
O USO DA CALCULADORA NA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA INTERAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA. Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE
O USO DE ESTRATÉGIAS DE METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE PORCENTAGEM NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Maurílio Mendes da Silva - UFRPE  
O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO Aline Denis Monteiro - Cíntia Mariana da Silva
Liliane Bruna da Costa - UENP
Rudolph dos Santos Gomes Pereira -
O USO DE MATERIAIS CONCRETSO PARA O ENSINO DE TRIGONOMERIA Amanda Bandeira Xavier - UFF Mariana do Nascimento Fuly - UFF
O USO DE RECURSOS VISUAIS E MNEMÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM SURDEZ FlÁvia Roldan Viana - UECE Marcilia Chagas Barreto - UECE
OFICINA DE TANGRAN: INVESTIGAÇÃO MÉTRICA E GEOMÉTRICA Gleydson Winston Araújo do Nascimento - UFRN Jaqueline de Oliveira da Silva
OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. Vanessa Cadan Scheffer - Patrícia Teles Mendonça - SEDUC
OS JOGOS NA MATEMÁTICA Alzenira de Oliveira Carvalho - Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC
Dalila Regina da Silva Queiroz -
Denise da Costa Gomes -
| 1 | | 2 || 3 || 4 |