| Práticas Escolares | 
       
         | TÍTULO | AUTOR | CO-AUTOR(ES) | VER ARQUIVO | 
    
          | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OS DISCURSOS QUE LEGITIMAM AS PRÁTICAS DOS DOCENTES | Natercia de Andrade Lopes Neta - |  |   | 
    
          | AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO | Geliaine Teixeira Malaquias  - UFU | Vítor Martins do Carmo - UFU Natália Sathler de Souza Cunha  - UFU
 
 |   | 
    
          | CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA EXPLORAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA | Maria Izabel Lopes de AraÚjo - |  |   | 
    
          | CARONAS UNIVERSITÁRIAS: CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA | Anielle Glória Vaz Coelho - UFU | Mário Lucio Alexandre - UFU Douglas Marin - UFU
 
 |   | 
    
          | COMBINATÓRIA: ESTUDO DE UMA ABORDAGEM QUE PRIORIZA PROBLEMAS E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE CONTAGEM | Renan Gustavo Araujo de Lima - |  |   | 
    
          | COMO OS CEGOS ENXERGAM | Inayara Rodrigues da Silva - |  |   | 
    
          | COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA  NOS LIVROS DIDÁTICOS: | Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - |  |   | 
    
          | CONCEITOS INICIAIS NECESSÁRIOS PARA A APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | Marcio Antonio Souza Paim - |  |   | 
    
          | CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Camila Figueredo Marques - UEM | Franciely Fabrícia de Souza Ferreira - UEM Jéssica Augusta Marchiori Rodrigues -
 Miriam da Silva Castro Furlan - UEM
 Rodrigo Fernando Domingos -
 
 |   | 
    
          | CONHECENDO NOVOS NÚMEROS | Geralda de Fatima Neri Santana - |  |   | 
    
          | CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO PROBABILISTICO COM MATERIAL CONCRETO | Deborah Monte Medeiros - UFC |  |   | 
    
          | CONSTRUINDO A TEORIA DOS CONJUNTOS COM O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Eduardo dos Santos de Oliveira Braga - UFRRJ | Carla Regina Gomes - UFRRJ 
 |   | 
    
          | CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | Gleisson Barros da Silva - UFC | Jordana Silva de Sousa - UFC 
 |   | 
    
          | DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | Anelize de Angelis Huss - UEL | André Luiz Steingenberger - Victor Hugo dos Santos Gois - UEL
 Renata Mara Sanches -
 
 |   | 
    
          | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHANDO DE FORMA COLABORATIVA | Andréa de Andrade Moura - | Abigail Fregni Lins - 
 |   | 
    
          | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL | Samantha Chang Rodrigues de Paula - USS | Júlio César da Silva - USS Marco Antônio Pereira Araújo - USS
 
 |   | 
    
          | ESTUDO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA SOBRE MODELOS MATEMÁTICOS FINANCEIROS | Helio Rosetti Junior - |  |   | 
    
          | ETNOMATEMÁTICA E A DESCOBERTA DE UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO GUARANI | Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ |  |   | 
    
          | EXPERIÊNCIAS PROMOVIDAS PELOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL E EXPRESSÕES NUMÉRICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | Lauro Chagas e Sá - |  |   | 
    
          | EXPLORANDO SKETCHOMETRY EM DISPOSITIVOS MÓVEIS E CONSTRUÇÕES DE SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA. | Alexandre Rodrigues de Assis |  |   | 
    
          | FAZENDO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA UM ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO | Carlos Antonio de Souza |  |   | 
    
          | FRAÇÕES: "AFINANDO" AS LINGUAGENS MATEMÁTICA E MUSICAL | PrÍscila Gomes OlegÁrio - | Ana Paula Rangel de Andrade - 
 |   | 
    
          | GEOMETRIA ANALÍTICA DINÂMICA | Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF | Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF 
 |   | 
    
          | GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | Milena Abreu Resende - UFU | Vítor Martins do Carmo - UFU Natália Sathler de Souza Cunha  - UFU
 
 |   | 
    
          | GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. | Rafaele de Souza | Laysa Adriely Ferreira de Lima 
 |   | 
    
          | IDEIAS DA MULTIPLICAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM | Geralda de Fatima Neri Santana - |  |   | 
    
          | INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA | Jordana Silva de Sousa - UFC | Gleisson Barros da Silva - UFC 
 |   | 
    
          | INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM CALCULADORA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? | Vanessa Mendes de Almeida  - UFF |  |   | 
    
          | INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA | Fernanda de Oliveira Azevedo - |  |   | 
    
          | INVESTIGANDO DESEMPENHOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIRETOS E INVERSOS POR ESTUDANTES DA EJA:  NUMA PERSPECTIVA DE SABERES FAMILIARES E NÃO FAMILIARES | Lindinalva Maria Barbosa Bezerra | Valdenice Leitão da Silva - 
 |   | 
    
          | JOGO CAÇA AO TESOURO: REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | Vítor Martins do Carmo - UFU | Fabiana Fiorezi de Marco Matos - UFU Milena Abreu Resende - UFU
 
 |   | 
    
          | JOGO DO SINAL: JOGANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA | Dalila Regina da Silva Queiroz - | Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC Alzenira de Oliveira Carvalho -
 Denise da Costa Gomes -
 Geirto de Souza - UFAC
 
 |   | 
    
          | JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS | Denise da Costa Gomes - | Dalila Regina da Silva Queiroz - Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC
 Alzenira de Oliveira Carvalho -
 Geirto de Souza - UFAC
 
 |   | 
    
          | JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | Ivone Gomes Rodrigues do Nascimento - | Letícia Souza Rodrigues - Maria JosÉ Neves de Amorim Moura -
 José Luiz Cavalcante -
 
 |   | 
    
          | LABORATORIO DE MATEMÁTICA. UM DIFERENCIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA | Carmem Lúcia Graboski da Gama |  |   | 
    
          | LETRAMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO POR MEIO DE REFORÇO ESCOLAR | Agnaldo da Concei‡ão Esquincalha - PUC-SP |  |   | 
    
          | MATEMÁTICA COM ARTE | Rogério Maurício Fernandes Pessanha - | Fernanda de Araujo Monteiro - 
 |   | 
    
          | MATEMÁTICA EM AÇÃO:  UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR | Felipe Augusto de Oliveira Martins - UFF | Bruna Raeder Alves da Silva - UFF 
 |   | 
    
          | MATEMÁTICA EXPERIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL | Júlio César da Silva Brito - UFRN | Renato Bezerra Silvestre - UFRN Francisco Guedes de Moura - UFRN
 
 |   | 
    
          | MODELAGEM MATEMÁTICA AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Celina Nunes Bacellar - UEFS | Taise Sousa Santana - 
 |   | 
    
          | MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO COM AS AULAS DE FÍSICA | William Costa Monteiro - UESB |  |   | 
    
          | MODELAGEM MATEMÁTICA DE ROBÔS ATRAVÉS DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES | Bruna da Silva Leitzke - UFPEL | Rejane Pergher - 
 |   | 
    
          | MODELO MATEMÁTICO DE RELAÇÃO PESSOAL ENTRE CONSUMO E POUPANÇA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENGENHARIA | Sandro de Freitas Nascimento - | Helio Rosetti Junior - 
 |   | 
    
          | MOSAICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA, ARTE E HISTÓRIA | Ana Luzia de Souza Silva - |  |   | 
    
          | MULHERES, MERCADO INFORMAL E A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA | Carlos Henrique Carneiro - | Jonson Ney Dias da Silva - UEFS 
 |   | 
    
          | O ENSINO DE MATEMÁTICA: A INVESTIGAÇÃO E A REFLEXÃO NA AULA DE MATEMÁTICA | Francisca Eriane Brito Marques - UFC |  |   | 
    
          | O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS: UMA PROPOSTA DE  ESTUDO DAS ÚLTIMAS PRODUÇÕES DA CIAEM E DO ENEM - 2001-2011 | Lailson dos Reis Pereira Lopes - |  |   | 
    
          | O ESTUDO DE PRODUTO DE MATRIZES POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM | Pâmella de Alvarenga Souza - | Arilise Moraes de Almeida Lopes - Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo -
 
 |   | 
    
          | O JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO | Isaac Pereira de Farias - | Lucas Domingos dos Santos Macedo - 
 |   | 
    
          | O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO | Emilly Patricia Almeida Pereira - | Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho - Verônica Maria Miranda da Silva
 
 |   | 
    
          | O QUE OS NÚMEROS ESCONDEM? ANÁLISE DAS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA DA PROVA BRASIL | Amanda Gonçalves Ribeiro - UFG | Nayara Tamillis Gonçalves da Cruz Costa - UFG Werica Pricylla de Oliveira Valeriano -
 
 |   | 
    
          | O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF | Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF 
 |   | 
    
          | O USO DA CALCULADORA NA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA INTERAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA. | Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - | Paulo Marcos Ribeiro da Silva - UFPE 
 |   | 
    
          | O USO DE ESTRATÉGIAS DE METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE PORCENTAGEM NUMA TURMA DE  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Maurílio Mendes da Silva - UFRPE |  |   | 
    
          | O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO | Aline Denis Monteiro - | Cíntia Mariana da Silva Liliane Bruna da Costa - UENP
 Rudolph dos Santos Gomes Pereira -
 
 |   | 
    
          | O USO DE MATERIAIS CONCRETSO PARA O ENSINO DE TRIGONOMERIA | Amanda Bandeira Xavier - UFF | Mariana do Nascimento Fuly - UFF 
 |   | 
    
          | O USO DE RECURSOS VISUAIS E MNEMÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM SURDEZ | FlÁvia Roldan Viana - UECE | Marcilia Chagas Barreto - UECE 
 |   | 
    
          | OFICINA DE TANGRAN: INVESTIGAÇÃO MÉTRICA E GEOMÉTRICA | Gleydson Winston Araújo do Nascimento - UFRN | Jaqueline de Oliveira da Silva 
 |   | 
    
          | OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. | Vanessa Cadan Scheffer - | Patrícia Teles Mendonça - SEDUC 
 |   | 
    
          | OS JOGOS NA MATEMÁTICA | Alzenira de Oliveira Carvalho - | Antonio Carlos Fonseca Pontes - UFAC Dalila Regina da Silva Queiroz -
 Denise da Costa Gomes -
 
 |   |