NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Nádia Giaretta Biase - UFU |
COMPONENTE DE PRÁTICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Nadia Regina Baccan Cavamura - UNESP - RIO CLARO |
MAPAS E CARTOGRAFIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nadia Sanzovo - UTFPR |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Nahum Isaque dos Santos Cavalcante |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA UTILIZANDO-SE DE SITUAÇÕES PROBLEMATIZADORAS COMO RECURSO NA PROPOSIÇÃO, FORMULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. |
Práticas Escolares |
 |
Naiane Nádia Sampaio Teixeira |
MANIFESTAÇÕES ALGÉBRICAS: UM ESTUDO SOBRE ATIVIDADES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Naiara Fonseca de Souza - UFMS |
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Nair Rodrigues de Souza - |
UMA VISÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ILHA SOLTEIRA |
Formação de Professores |
 |
Nair Rodrigues de Souza - |
UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS PELA PESQUISA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Naísa Camila Garcia - |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM BASE NA TEORIA DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO |
Práticas Escolares |
 |
Nara Regina Scheibler - |
A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Nara Vilma Lima Pinheiro - |
DOS MATERIAIS CONCRETOS AOS ESTRUTURADOS: AS TRANSFORMAÇÕES NA ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMERO NA ESCOLA PRIMÁRIA |
História da Educação Matemática |
 |
Natali Brandt - UFRGS |
ENSINANDO E APRENDENDO TÓPICOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Natali Brandt - UFRGS |
ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE TRIGONOMETRIA PLANA |
Práticas Escolares |
 |
Natália Hidalgo dos Reis Pacheco - |
ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ESCOLA BÁSICA: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL |
Formação de Professores |
 |
Natália Sathler de Souza Cunha - UFU |
GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Natália Sathler de Souza Cunha - UFU |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Natasha Cardoso Dias - UFF |
PROGRAMA DÁ LICENÇA MATEMÁTICA-UFF E A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Natercia de Andrade Lopes Neta - |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OS DISCURSOS QUE LEGITIMAM AS PRÁTICAS DOS DOCENTES |
Práticas Escolares |
 |
Natercia de Andrade Lopes Neta - |
INFRATORES, APENADOS E A MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NO NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLA POR PROFESSORES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nathalia Felippi - |
ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CONCEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE EM ONZE ARTIGOS CIENTÍFICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nathália Pizzamiglio - |
O MUSEU DO COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Nayara Tamillis Gonçalves da Cruz Costa - UFG |
O QUE OS NÚMEROS ESCONDEM? ANÁLISE DAS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA DA PROVA BRASIL |
Práticas Escolares |
 |
Nayra da Cunha Rossy - UFPA |
O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nayra da Cunha Rossy - UFPA |
DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Nayra da Cunha Rossy - UFPA |
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Naysa Crystine Nogueira Oliveira - UFG |
A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: O LÚDICO E O RECURSO DIDÁTICO COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. |
Práticas Escolares |
 |
Nazareno Correa - UFSC |
UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS PAVIMENTAÇÕES DO PLANO VIA OBJETO DE APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Nedir do Espirito Santo - UFRJ |
A PARCERIA ENTRE O INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFRJ E O PROGRAMA CAPES: NOVOS TALENTOS |
Práticas Escolares |
 |
Neide Alves Schaeffer - ULBRA |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ERNA WÜRTH |
Formação de Professores |
 |
Neide Alves Schaeffer - ULBRA |
O USO DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE INTEGRAIS DUPLAS EM COORDENADAS POLARES |
Práticas Escolares |
 |
Neide Antonia Pessoa dos Santos - |
POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Neil da Rocha Canedo Junior - UFJF |
OS BANCOS QUEREM NOS “EDUCAR”, E AGORA?- DISCUTINDO ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Práticas Escolares |
 |
Neila de Toledo e Toledo - UNISINOS |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES: ANALISANDO A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Práticas Escolares |
 |
Neila Marcelle Gualberto Leite - |
MOTIVOS DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFNMG - CAMPUS JANUÁRIA |
Formação de Professores |
 |
Neila Tonin Agranionih - UFPR |
PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR |
Formação de Professores |
 |
Neiva Althaus - |
O TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO |
Formação de Professores |
 |
Neiva Althaus - |
UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Neiva Ignês Grando - UPF |
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE MATEMÁTICA (L) |
Formação de Professores |
 |
Neiva Ignês Grando - UPF |
O TEMA DE CASA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Neiva Ignês Grando - UPF |
FORMAÇÃO HUMANA CONTEMPORÂNEA E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA ATIVIDADE DO EDUCADOR MATEMÁTICO |
Formação de Professores |
 |
Neiva Ignês Grando - UPF |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O CAMPO MULTIPLICATIVO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Neiva Pinto Santana da Conceicao - UEFS |
EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA PRÓ LETRAMENTO EM MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS – BA |
Formação de Professores |
 |
Nelem Orlovski - |
A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Formação de Professores |
 |
Nelia Mara da Costa Barros - |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: MATEMÁTICA E SEU ENSINO |
Formação de Professores |
 |
Nelize Fracaro |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS COM O PROGRAMA PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Nelize Leticia Primer Zacharia - |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM LÚDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Nelson Antonio Pirola |
ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: (RE)CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES POSITIVAS EM RELAÇÃO À GEOMETRIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nelson Antonio Pirola |
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Neomar Lacerda da Silva - |
EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Neusa Maria Marques de Souza - |
LIMITES E POTENCIALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE DIFERENTES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Neuza Bertoni Pinto - PUCPR |
A IDEIA DE NÚMERO NA OBRA “ARITHMETICA PRATICA EM QUATRO PARTES”, DE OTTO BÜCHLER (1915): CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
História da Educação Matemática |
 |
Neuza Bertoni Pinto - PUCPR |
O CONCRETO E O ABSTRATO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Neuza Bertoni Pinto - PUCPR |
CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MODERNA NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 |
História da Educação Matemática |
 |
Neuziene Garcia Pereira - |
AS NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa - |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DE JOGOS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA |
Formação de Professores |
 |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa - |
ENSINO DE GEOMETRIA E APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIA: TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS |
Formação de Professores |
 |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa - |
ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ITENS DO SARESP |
Formação de Professores |
 |
Nilce Fátima Scheffer - |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS COM O PROGRAMA PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Nilce Fátima Scheffer - |
O PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO |
Formação de Professores |
 |
Nilce Fátima Scheffer - |
A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - UTFPR |
JOGOS NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro - UTFPR |
O JOGO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DA NUMERAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Práticas Escolares |
 |
Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO METODOLOGIA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT |
A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA DIMENSÃO HISTÓRICA |
História da Educação Matemática |
 |
Nilra Jane Filgueira Bezerra - UFMT |
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Nilson Antonio Ferreira Roseira - |
A EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nilson Antonio Ferreira Roseira - |
A PRÁXIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À REGÊNCIA. |
Formação de Professores |
 |
Nilson Barros Santos - UFS |
A PROBABILIDADE DE APRENDER |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nilton Silveira Domingues - UNESP |
RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA APLICADA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Práticas Escolares |
 |
Nilton Silveira Domingues - UNESP |
TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DO TABLET NA EDUCAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Nilza Aparecida de Freitas - |
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nilza dos Santos Rodrigues Cézar - PUC-SP |
DEFICIENTE VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA IDEIA DE FUNÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Ninna Jane da Silva Alves - IFF |
MATEMÁGICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL |
UMA ANÁLISE SOBRE OS RUMOS DE PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL |
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Norma Suely Gomes Allevato - UNICSUL |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Nozilma LeocÁdia Barbosa MagalhÃes - UNEB |
TETRIS MANUAL: A MATEMATICA EM JOGO |
Práticas Escolares |
 |