NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Caique Melo de Oliveira - |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS PARA ENTENDER O PROCESSO DA MULTIPLICAÇÃO. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Camila Aparecida Lopes Coradetti - |
SISTEMAS DE EQUAÇÕES COM DUAS INCÓGNITAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Camila Benites da Silva - UFGD |
A TRANSIÇÃO DA ESCOLA RURAL PARA A ESCOLA URBANA E SEUS REFLEXOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM CASO NA CIDADE DE LAGUNA CARAPÃ |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Camila de Oliveira da Silva |
PERSPECTIVAS PARA O ESTUDO DAS PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS INFINITAS COMO CAMPO CONCEITUAL |
Práticas Escolares |
 |
Camila de Oliveira da Silva |
COORDENAÇÃO DE ÁREA DE MATEMÁTICA: ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO |
Formação de Professores |
 |
Camila Figueredo Marques - UEM |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/MATEMÁTICA DA UEM: DA IMPLEMENTAÇÃO ÀS ATIVIDADES ATUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Camila Figueredo Marques - UEM |
CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Camila Garbelini da Silva - UEL |
UMA INVESTIGAÇÃO (MATEMÁTICA) EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Camila Libanori Bernardino - UNESP - RIO CLARO |
UM CURSO DE EXTENSÃO EM GEOMETRIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Camila Macedo Lima Nagamine - |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO EXCEL |
Práticas Escolares |
 |
Camila Macedo Lima Nagamine - |
A COMPREENSÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO O LADRILHAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Camila Macedo Lima Nagamine - |
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO SOFTWARE MAXIMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS |
Práticas Escolares |
 |
Camila Mendonça Morais - UFRPE |
ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E DE CIÊNCIAS |
Práticas Escolares |
 |
Camila Peres Nogues - UFRGS |
ENSINANDO E APRENDENDO TÓPICOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Camila Peres Nogues - UFRGS |
ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE TRIGONOMETRIA PLANA |
Práticas Escolares |
 |
Camila Pinto da Costa - UFPEL |
REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA TENTATIVA DE REDUZIR OS ALTOS ÍNDICES |
Formação de Professores |
 |
Camila Pinto da Costa - UFPEL |
RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE |
Formação de Professores |
 |
Camila Pissatto - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE ESTIMULEM O RACIOCÍNIO LÓGICO |
Práticas Escolares |
 |
Camila Sampaio Parise - |
O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Camila Sibelle Marques da Silva - UFPE |
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Camila Sibelle Marques da Silva - UFPE |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS, APRENDIZADOS E REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
Formação de Professores |
 |
Camila Sibelle Marques da Silva - UFPE |
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATO DE UMA ATIVIDADE COM O USO DE CANUDOS E BARBANTE. |
Formação de Professores |
 |
Cândila Beatriz Plamer - UFPEL |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÀTICA – REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Carine Girardi Manfio - |
UM OLHAR LANÇADO AO OBJETO DE APRENDIZAGEM “MATRIZES” |
Práticas Escolares |
 |
Carine Girardi Manfio - |
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Carine Pedroso da Rosa - |
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Carise Elisane Schmidt - UNICHAPECÓ |
O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA EM UM CONTEXTO DINÂMICO: POTENCIALIDADES DO SOFTWARE WINGEOM |
Práticas Escolares |
 |
Carla Antunes Fontes - |
COORDENADAS POLARES NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS |
Práticas Escolares |
 |
Carla Larissa Halum Rodrigues |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO PROBLEMA TORNEIO DE TÊNIS DE MESA |
Práticas Escolares |
 |
Carla Melli Tambarussi - UNIOESTE-PR |
UM OLHAR SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carla Regina Gomes - UFRRJ |
CONSTRUINDO A TEORIA DOS CONJUNTOS COM O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Carla Regina Mariano da Silva - |
PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS A PARTIR DE UMA ENTREVISTA: O CASO DE UMA ALUNA DE UM CURSO A DISTÂNCIA |
História da Educação Matemática |
 |
Carla Rodrigues - |
O ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS |
Práticas Escolares |
 |
Carla Rodrigues - |
A PESQUISA ELEITORAL E A APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: UMA INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Carla Santos Concei‡ão |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Carloney Alves de Oliveira - |
O USO DE OFICINAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: AÇÕES NO ESPAÇO/ TEMPO DO APRENDER |
Formação de Professores |
 |
Carloney Alves de Oliveira - |
O USO DO WINPLOT NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Carloney Alves de Oliveira - |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA-AL |
Formação de Professores |
 |
Carlos Alberto de Miranda Pinheiro - PUC-SP |
UMA ANÁLISE DE ERROS NAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carlos Alberto de Miranda Pinheiro - PUC-SP |
ALGUNS ASPECTOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carlos Alberto Marques de Souza - |
ARITMÉTICA DO BAÚ |
História da Educação Matemática |
 |
Carlos André Bogéa Pereira - |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A PROVA BRASIL: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS |
Formação de Professores |
 |
Carlos Antonio de Souza |
FAZENDO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA UM ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO |
Práticas Escolares |
 |
Carlos Augusto Aguilar Júnior - |
COMO O PROFESSOR AVALIA AS ARGUMENTAÇÕES E PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL? |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carlos Augusto Rodrigues Lima - |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Carlos Eduardo Félix Correia - |
O SCHOOL MATHEMATICS STUDY GROUP E O GINÁSIO NO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960 |
História da Educação Matemática |
 |
Carlos Eduardo Lopes da Silva - |
NO PLANO OU NO ESPAÇO: A TECNOLOGIA DIGITAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Formação de Professores |
 |
Carlos Eduardo Lucas - |
SUCATA SINFÔNICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE MODELOS MATEMÁTICOS EM INSTRUMENTOS FEITOS DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carlos Eduardo Ribeiro - |
O ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos - UNIBAN |
PERSPECTIVAS SOBRE O USO DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA UMA EAD INCLUSIVA: POR ONDE ESTAMOS CAMINHANDO |
Práticas Escolares |
 |
Carlos Henrique Carneiro - |
MULHERES, MERCADO INFORMAL E A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Carlos Henrique Carneiro - |
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO PROJOVEM URBANO |
Formação de Professores |
 |
Carlos Henrique da Silva Nascimento - |
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NO PROBLEMA DE CÁLCULO: MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM VOLUME DE REVOLUÇÃO. |
Práticas Escolares |
 |
Carlos Henrique Estronioli Duarte - |
A COMUNICAÇÃO ESCRITA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE EQUAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Carlos Henrique Lange - |
JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS |
Práticas Escolares |
 |
Carlos Roberto Ferreira - UEPG |
O USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Carlos Souza Pardim - |
O MANUAL “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO”, DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: ESTABELECENDO COMPREENSÕES ACERCA DAS ORIENTAÇÕES QUE FIZERAM PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE – MS |
História da Educação Matemática |
 |
Carmeligia Marchini - |
ELO ENTRE OS AMBIENTES DIMENSIONAIS E SUA PERCEPÇÃO ESPACIAL POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Práticas Escolares |
 |
Carmem Lúcia Graboski da Gama |
LABORATORIO DE MATEMÁTICA. UM DIFERENCIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo - |
O ESTUDO DE PRODUTO DE MATRIZES POR MEIO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Carmem Lucia Vieira Rodrigues Azevedo - |
O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA |
Práticas Escolares |
 |
Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR |
INTERVENÇÕES DE TUTORES VIRTUAIS QUE ENVOLVEM CONTEÚDO MATEMÁTICO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA |
Formação de Professores |
 |
Carmen Machemer de Vasconcelos Moniz - UFRGS |
VISUALIZAÇÃO ESPACIAL NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carmen Reisdoerfer - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO METODOLOGIAS EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Carmen Reisdoerfer - |
BINGO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS |
Práticas Escolares |
 |
Carmen Rosane Pinto Franzon - |
UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM UNIVERSAL |
História da Educação Matemática |
 |
Carmen Teresa Kaiber - ULBRA |
EQUAÇÕES DE 1º GRAU: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DISPONÍVEL NO SIENA VISANDO A RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS |
Práticas Escolares |
 |
Carmen Teresa Kaiber - ULBRA |
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS ANÁLISE DE DADOS E PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carmen Vieira Mathias - UFSM |
WEBQUEST: O QUE É E COMO FAZER? |
Formação de Professores |
 |
Carmen Vieira Mathias - UFSM |
O USO DE FERRAMENTAS DE AUTORIA E O DESENVOLVIMENTO DE UM CONTEÚDO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES NO PLANO. |
Formação de Professores |
 |
Carmen Vieira Mathias - UFSM |
UM OLHAR LANÇADO AO OBJETO DE APRENDIZAGEM “MATRIZES” |
Práticas Escolares |
 |
Carmyra Oliveira Batista - SEEDF |
A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA |
História da Educação Matemática |
 |
Carolina Augusta Assumpção Gouveia - |
AVALIAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO EXTERNA: O TEMA NÚMEROS E OPERAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Carolina Augusta Assumpção Gouveia - |
O LABORATÓRIO DOS JOGOS: METODOLOGIA E PRIMEIROS RESULTADOS |
Práticas Escolares |
 |
Carolina de FÁtima Brito - UMESP |
PIBID - EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE JOGOS PARA AUXÍLIO E COLABORAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Carolina de Lima Gouvea - UFJF |
AVALIAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO EXTERNA: O TEMA NÚMEROS E OPERAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Carolina Soares Ramos - UFPE |
OS PROBLEMAS E AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA EM UMA AULA DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carolina Soares Ramos - UFPE |
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Carolina Soares Rodrigues - UFOP |
O PAPEL DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? |
Práticas Escolares |
 |
Caroline Hellen Martendal dos Santos |
A UTILIZAÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA. |
Práticas Escolares |
 |
Caroline Lourenço Russo - |
COMO AS DISPUTAS ENTRE MATEMÁTICOS INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E DAS SOLUÇÕES DAS EQUAÇÕES CÚBICAS |
História da Educação Matemática |
 |
Carolini Cunha Silva - IFF |
O CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: AS TAXAS DE VARIAÇÃO E O CONCEITO DE DERIVADA |
Práticas Escolares |
 |
Cássia Aline Schuck - UFSC |
CONVERGÊNCIAS NO INFINITO: DISCUSSÕES SOBRE ARTE, MATEMÁTICA E OLHAR |
História da Educação Matemática |
 |
Cássia de Paula Ferreira de Melo - |
UTILIZANDO A ANIMAÇÃO STOP MOTION NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Cássia de Paula Ferreira de Melo - |
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UBERABA |
Formação de Professores |
 |
Cássia de Souza Santos - |
ALGEBRIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Cassius Thalles Costa Mendes |
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cassius Thalles Costa Mendes |
ÁLGEBRA É MAIS DO QUE ALGEBRISMO |
Práticas Escolares |
 |
Catia Aparecida Palmeira - |
MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO |
Práticas Escolares |
 |
Cátia Keske - |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM MOMENTO PARA SIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cátia Luana Bullmann - |
ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cátia Maria Nehring - |
PRÁTICAS ESTATÍSTICAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS – UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR |
Formação de Professores |
 |
Cátia Maria Nehring - |
OS NEXOS ENTRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E O PERFIL PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cátia Maria Nehring - |
PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA PROFESSORA QUE CONHECE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: DESAFIOS ACERCA DA PERGUNTA NO ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cecilia Amorim Moreira de Azevedo - UFRJ |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS |
Formação de Professores |
 |
Cecília Gilene Tenório de Almeida Caramés - |
INVESTIGANDO O NÚMERO DE DIAGONAIS DE UM POLÍGONO UTILIZANDO O GEOGEBRA: UM RELATO DE TAREFA |
Práticas Escolares |
 |
Celi Espasandin Lopes - UNICSUL |
ETNOCENTRISMO NACIONAL: A NECESSIDADE DA IMPRENSA BRASILEIRA DESENVOLVER A IMPARCIALIDADE NA ANÁLISE DOS DADOS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Celi Espasandin Lopes - UNICSUL |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE PROBABILIDADE EM LIVRO DIDÁTICO: UMA LEITURA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Celia Finck Brandt - UEPG |
O ENSINO DA ÁLGEBRA DE ACORDO COM TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA SEGUNDO RAYMOND DUVAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Celia Finck Brandt - UEPG |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO PIBID: AVANÇOS E PERSPECTIVAS |
Formação de Professores |
 |
Celia Maria Carolino Pires - |
A PRÁTICA DOCENTE E OS DOCUMENTOS E MATERIAIS DE APOIO À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM |
Formação de Professores |
 |
Celia Maria Carolino Pires - |
A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
Formação de Professores |
 |
Celia Maria Carolino Pires - |
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E SUA RELAÇÃO COM MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DO PROJETO "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS" DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. |
Práticas Escolares |
 |
Célia Maria Espasandin Lopes - UNICSUL |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE UMA TURMA DA 1ª. SÉRIE DE ESCOLA ESTADUAL PAULISTA |
Práticas Escolares |
 |
Celia Sousa Pereira - |
ESTUDANTES SURDOS E OS JOGOS DIGITAIS |
Práticas Escolares |
 |
Celiane Costa Machado - |
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO ACADÊMICO –PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID DA MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Celiane Costa Machado - |
ENSINO DE ESTATÍSTICA A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR |
Práticas Escolares |
 |
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar - |
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM ABORDAGEM DE DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Celina Nunes Bacellar - UEFS |
MODELAGEM MATEMÁTICA AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Práticas Escolares |
 |
Celina Vilhena Vieira |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS DE EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Celso Gustavo Cavalcante Ribeiro - UNB |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS |
Práticas Escolares |
 |
Celso Marquetti - |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A GENERALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS A PARTIR DE SUAS PROPRIEDADES |
Práticas Escolares |
 |
Cesar Ricardo Peon Martins - |
UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE QUADRATURA DE PIERRE DE FERMAT |
História da Educação Matemática |
 |
César Thiago José da Silva |
FUNÇÃO QUADRÁTICA E PROGRESSÕES ARITMÉTICAS - UMA ABORDAGEM COM AUXILIO DE SOFWTARES |
Práticas Escolares |
 |
Cézar Rodrigo da Silva - |
O PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO |
Formação de Professores |
 |
Chang Kuo Rodrigues |
ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: BASEADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Chang Kuo Rodrigues |
FERRAMENTA DIA-DIAGNÓSTICO E INFORMAÇÃO DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Chang Kuo Rodrigues |
GENERALIZAÇÃO VERBAL E SIMBÓLICA NO TRABALHO COM IDEIAS DE FUNÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Charles Zuconeli Guimarães - |
APLICAÇÃO DO SOFTER GEOGEBRA EM SALA DE AULA-UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - |
APLICAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA AO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
Práticas Escolares |
 |
Chrisley Bruno Ribeiro Camargos - |
SUCATA SINFÔNICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE MODELOS MATEMÁTICOS EM INSTRUMENTOS FEITOS DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Christian Dias Azambuja - UNIPAMPA |
O ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZADO PELA PROBLEMATIZAÇÃO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Christian Dias Azambuja - UNIPAMPA |
REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Christian Roger Vilela Pieper - UFPEL |
A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cibelle de Fátima Castro de Assis - UFPB |
O GEOGEBRA E AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DAS FUNÇÕES: ADAPTANDO E CONSTRUINDO TAREFAS |
Formação de Professores |
 |
Cibelle de Fátima Castro de Assis - UFPB |
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO PARA O USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO |
Formação de Professores |
 |
Cícera Maria dos Santos Xavier - |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O CURRÍCULO DO ENFERMEIRO DOCENTE: DILEMAS E DESAFIOS |
Formação de Professores |
 |
Cicero Bandeira Lima Filho - UFC |
O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Práticas Escolares |
 |
Cicero Bandeira Lima Filho - UFC |
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A NUMERALIZAÇÃO INFANTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cicero Bandeira Lima Filho - UFC |
LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM PROFESSOR |
Formação de Professores |
 |
Cicero da Silva Pereira - |
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA DO IFPB – CAMPINA GRANDE PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cicero da Silva Pereira - |
O PENSAMENTO SOBRE MATEMÁTICA E A REFLEXÃO NA SALA DE AULA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cicero da Silva Pereira - |
APRENDIZAGEM EM TRIGONOMETRIA – CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cidinéia da Costa Luvison - USF |
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DO JOGO A TRAVESSIA DO RIO |
Práticas Escolares |
 |
Cidinéia da Costa Luvison - USF |
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE A PARTIR DO JOGO TRAVESSIA DO RIO |
Práticas Escolares |
 |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA PRÁTICA: ANALISANDO DADOS, GRÁFICOS E PROPORCIONANDO SABERES |
Formação de Professores |
 |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP |
COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICADOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2013 |
Formação de Professores |
 |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP |
O ENSINO ATUAL DE PROBABILIDADE NA ESCOLA BÁSICA: UM ESTUDO DO GUIA DO PNLD 2012 |
Práticas Escolares |
 |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho - PUC-SP |
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRECONIZADA PELA ENEF – ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS EFEITOS NA ESCOLA BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO PNLD |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cinara Ribeiro Peixoto - UFU |
POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ETNOMATEMATICO |
Práticas Escolares |
 |
Cinthia Sany França Xavier - |
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA DO IFPB – CAMPINA GRANDE PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cinthia Sany França Xavier - |
EXPLORANDO O FORMATO HEXAGONAL DOS FAVOS DE MEL DAS ABELHAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Cinthia Sany França Xavier - |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL |
NÍVEIS DE CONHECIMENTO ESPERADOS DOS EDUCANDOS EM ITENS DO SARESP 2010 EM RELAÇÃO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cintia Ap. Bento dos Santos - UNICSUL |
PROCEDIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
CÍntia Dias de Mattos Toyoshima - |
RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Cíntia Mariana da Silva |
O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO |
Práticas Escolares |
 |
Cintia Martins da Silva Gonzaga - UFF |
MATEMÁTICA SEM FIO |
Formação de Professores |
 |
Cintia Melo dos Santos - UFMS |
AS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA INDÍGENA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cintia Melo dos Santos - UFMS |
UMA AÇÃO NO ENSINO DE FRAÇÕES MEDIANTE O USO DO MATERIAL CONCRETO |
Práticas Escolares |
 |
Cintia Melo dos Santos - UFMS |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS INDÍGENAS |
Práticas Escolares |
 |
Cintia Schneider - |
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA GEOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA-MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Clailton Rogério Seger - |
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DO TEOREMA DE TALES |
Práticas Escolares |
 |
Claires Marcele Sada Boldo - |
VAMOS ESTUDAR? (1965): A CARTILHA DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS |
História da Educação Matemática |
 |
Claiton Müller - |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM LÚDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Clara Brener Mindal - |
DO PENSAMENTO CONCRETO DA CRIANÇA PARA O PENSAMENTO FORMAL DO ADOLESCENTE: APRENDER E ENSINAR COM JOGOS |
Práticas Escolares |
 |
Clara Izabel Strottmann - |
MATERIAL CONCRETO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DO TEOREMA DE PITÁGORAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
 |
Clara Izabel Strottmann - |
O USO DO ALGEPLAN COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES A PRODUTOS NOTÁVEIS |
Práticas Escolares |
 |
Clarice Martins de Souza Batista - |
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Clarissa de Assis Olgin - ULBRA |
EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Clarissa de Assis Olgin - ULBRA |
CALCULADORAS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO ESTE RECURSO DIDÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Clarissa Lopes Trojack - |
REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O FACEBOOK |
Práticas Escolares |
 |
Claudeci Tavares Mello Valente - UNIP |
PROFESSORAS POLIVALENTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: OLHAR SEMIÓTICO, PSICANALITICAMENTE ORIENTADO, DA PSICOGÊNESE DA BURRICE. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Claudeci Tavares Mello Valente - UNIP |
MÚSICA, LEITURA DE IMAGENS E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Claudenice Cardoso Brito - UFRN |
OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS 4° E 5° ANOS E A ESCRITA MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Claudia Carreira da Rosa - UEM |
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROFESSOR REFLEXIVO |
Formação de Professores |
 |
Claudia Coelho Segadas Vianna - UFRJ |
RECURSOS PARA O ENSINO DE GRÁFICOS E FUNÇÕES PARA DEFICIENTES VISUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Claudia Cristiane Bredariol Lucio - USF |
RACIOCÍNIOS ALGÉBRICOS DE ALUNOS DO 6º AO 8º ANO QUANDO RESOLVEM UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO PADRÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald - |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald - |
EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Claudia Lisete de Oliveira Groenwald - |
MULTIMODALIDADE DE ESTÍMULOS E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTELECTIVAS |
Práticas Escolares |
 |
Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ |
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PESQUISAS |
Práticas Escolares |
 |
Claudia Marcia Ribeiro de Azeredo - IFRJ |
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM FRACTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Cláudia Maria Grando - UNICHAPECÓ |
ATRIBUTOS DO "BOM PROFESSOR" DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cláudia Maria Grando - UNICHAPECÓ |
MATEMÁGICA |
Práticas Escolares |
 |
Cláudia Müller Vargas - |
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Claudia Piva - |
REELABORANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPUTACIONAIS |
Práticas Escolares |
 |
Claudia Regina Boen Frizzarini - |
A GEOMETRIA DO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA - PROGRAMAS DE ENSINO |
História da Educação Matemática |
 |
Cláudia Regina Flores - UFSC |
HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE: O CASO DO GRUPO ESCOLAR LAURO MULLER |
História da Educação Matemática |
 |
Cláudia Regina Flores - UFSC |
OLHAR, EFEITO E PROBLEMATIZAÇÃO: ARTE E VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Cláudia Regina Flores - UFSC |
UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS PAVIMENTAÇÕES DO PLANO VIA OBJETO DE APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Cláudia Rosana Kranz - UFRN |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
Práticas Escolares |
 |
Claudia Vanessa Cavichiolo - UFPR |
TETRAEDROS DE SIERPINSKI: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Claudianny Amorim Noronha - UFRN |
CONTAR PARA QUÊ?: UM TRABALHO SIGNIFICATIVO COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Claudianny Amorim Noronha - UFRN |
GUIA DE ORIENTAÇÃO DE USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Claudianny Amorim Noronha - UFRN |
OBRAS COMPLEMENTARES: UM ELO ENTRE A LEITURA E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Claudimara da Silva Pfiffer - |
JOGO DO BARALHO DESCOBRINDO O DISCRIMINANTE |
Práticas Escolares |
 |
Claudimara da Silva Pfiffer - |
CAIXINHA DOS NÚMEROS INTEIROS |
Práticas Escolares |
 |
Claudinei de Camargo Sant'ana - UESB |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE |
Formação de Professores |
 |
Claudinei de Camargo Sant'ana - UESB |
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. |
Práticas Escolares |
 |
Cláudio de Assis - |
O QUE FALTA NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS PARA OS ALUNOS SURDOS? |
Práticas Escolares |
 |
Claudio Fernandes da Costa - UFF |
AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR COM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Claudio Mendes Dias - |
AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Claudio Mendes Dias - |
AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO PEDRO II |
Práticas Escolares |
 |
Claudio Reis Teixeira - UFRJ |
INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS |
História da Educação Matemática |
 |
Claudionor Dias Porto - |
RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS JOGOS – UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Cleane Aparecida dos Santos - USF |
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DO JOGO A TRAVESSIA DO RIO |
Práticas Escolares |
 |
Cleane Aparecida dos Santos - USF |
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE A PARTIR DO JOGO TRAVESSIA DO RIO |
Práticas Escolares |
 |
Cleia Alves Nogueira - |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE KTURTLE NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cleia Ferreira da Costa da Matta - |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL COM A DISCIPLINA OFICINA DE MATEMÁTICA E O PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Cleiciane Amaral dos Santos - |
O USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Cleidison Cândido da Silva - UFPB |
INVESTIGANDO ALGUMAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO/PB |
Formação de Professores |
 |
Cleiton Carvalho de Melo - UNOPAR |
GEOMETRIA DOS FRACTAIS - UMA FORMA DIFERENTE DE VER A GEOMETRIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cleiton Vieira Santos - UFS |
JOGOS MATEMÁTICOS - PIBID - UFS - 2012 |
Práticas Escolares |
 |
Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR |
CONHECIMENTOS SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS MOBILIZADOS POR ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES DURANTE A ESCOLARIZAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR |
OS SURDOS E A INCLUSÃO: UMA ANÁLISE PELA VIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Clélia Maria Ignatius Nogueira - CESUMAR |
AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Clenir Fernanda Alba - UTFPR |
MODELAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA RESIDENCIAL |
Práticas Escolares |
 |
Cleomar Alexandre Hirt - UNICHAPECÓ |
ATRIBUTOS DO "BOM PROFESSOR" DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cleonice Puggian |
WEBQUESTS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Cleonice Puggian |
GEOMETRIA FINITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Cleria Bitencorte Meller - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES. |
Práticas Escolares |
 |
Cleuma Ferreira Artimandes - |
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Cleusiane Vieira Silva - PUC-SP |
UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES COM RELAÇÃO À SIMETRIA ORTOGONAL |
Formação de Professores |
 |
Cleyton Hércules Gontijo - UNB |
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cleyton Hércules Gontijo - UNB |
CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
ClÍcia Valladares Peixoto Friedmman |
WEBQUESTS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Clisman Uolin Bach |
INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Conceição de Lourdes Farias Brandão - |
O ENSINO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Formação de Professores |
 |
Cosmo Matias Gomes - |
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO PARA O USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO |
Formação de Professores |
 |
Cristewany Regina Capitani - UTFPR |
EXPLORANDO DIFERENTES DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Crístiam Wallao Rosa - UFSM |
O ESTUDO DAS FUNÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO E A TECNOLOGIA |
Formação de Professores |
 |
Crístiam Wallao Rosa - UFSM |
O ESTUDO DAS FUNÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO |
Formação de Professores |
 |
Cristiane Antonia Hauschild - |
JOGOS LÓGICOS E O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Antonia Hauschild - |
A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS |
Formação de Professores |
 |
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa - UFPE |
TEXTOS MULTIPLICATIVOS: FORMULAR SITUAÇÕES-PROBLEMA FAVORECE A APRENDIZAGEM PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS? |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cristiane Borges Angelo - UFRN |
A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFPB VIRTUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Cristiane Borges Angelo - UFRN |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MINICURSO ENVOLVENDO JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS QUATRO OPERAÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Cristiane Borges Angelo - UFRN |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS: UMA ALIANÇA NECESSÁRIA |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Candido Luz Caberlim - PUC-SP |
O ENSINO ATUAL DE PROBABILIDADE NA ESCOLA BÁSICA: UM ESTUDO DO GUIA DO PNLD 2012 |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Chica - |
CORPO EM MOVIMENTO PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU |
DA REVISTA MATEMÁTICA (1956-1960): CAMINHOS PARA UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR |
História da Educação Matemática |
 |
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU |
UM OLHAR PARA O CONTEXTO CULTURAL DOS ALUNOS NORDESTINOS DO CAIC DE ITUIUTABA/ MG FRENTE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU |
POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ETNOMATEMATICO |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane da Silva Stamberg - |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cristiane da Silva Stamberg - |
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: PROPOSTAS E CONSTITUIÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR |
Formação de Professores |
 |
Cristiane da Silva Stamberg - |
UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane de Arimatéa Rocha - |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM E A COMPREENSÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS: OLHARES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
Formação de Professores |
 |
Cristiane de Arimatéa Rocha - |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS, APRENDIZADOS E REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
Formação de Professores |
 |
Cristiane Fernandes de Souza - UFPB |
INVESTIGANDO ALGUMAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO/PB |
Formação de Professores |
 |
Cristiane Nogueira Aires - |
UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA. |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Santos da Costa - |
USO DE CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Soares Araujo - UFPEL |
O ESTUDO DOS NÚMEROS DECIMAIS UTILIZANDO ENCARTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Soares Araujo - UFPEL |
A GEOMETRIA NO CAIS DO PORTO |
Práticas Escolares |
 |
Cristiane Toniolo Dias - UFS |
A PROBABILIDADE DE APRENDER |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cristiane Vilmer Correa - |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO PIBID/UNIR DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ-RO |
Formação de Professores |
 |
Cristiane Vinholes Jacomelli - UFSCAR |
O NEGRINHO DO PASTOREIO E A CONTAGEM DOS CAVALOS: O QUE MANIFESTAM AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO SOBRE CORRESPONDÊNCIA UM A UM |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cristiano Alberto Muniz - UNB |
A EMERGÊNCIA DE TEOREMAS EM ATO EM DIÁLOGOS CONSTITUIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO INTEIRO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cristiano Alberto Muniz - UNB |
COMPARANDO ÁREA DE FIGURAS POR VISUALIZAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO |
História da Educação Matemática |
 |
Cristiano Alberto Muniz - UNB |
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ |
Práticas Escolares |
 |
Cristiano Cardoso Pereira - UFRGS |
NÚMEROS RELATIVOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cristiano da Silva dos Anjos - |
INTERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES DE EPISÓDIOS DE AULAS |
Formação de Professores |
 |
Cristina Cirino de Jesus - |
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DE TAREFAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Cristina Coutinho de Oliveira - |
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: ATIVIDADES A-DIDÁTICAS DE APRENDIZAGEM EM LABORATÓRIO COMPUTACIONAL, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS SOB A PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DIDÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Cristina Girotto - |
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Cristina Girotto - |
CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Cristina Spohr Reis - UTFPR |
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DO IF-SC, CAMPUS CHAPECÓ |
Práticas Escolares |
 |
Cristine Coelho Sussmann - UMESP |
PIBID OPORTUNIDADE ÚNICA PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO EDUCADOR: JOGOS EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF |
O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF |
CÁLCULO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS POR DISSECÇÃO E RECOMPOSIÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Cybelle Passos Bezerra Lara - UFF |
GEOMETRIA ANALÍTICA DINÂMICA |
Práticas Escolares |
 |