NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho - |
ANÁLISE DO SIMULADO DE MATEMATICA DA PROVA BRASIL SOBRE O TEMA ESPAÇO E FORMA EM TURMAS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Valdemiro Carlos dos Santos Silva Filho - |
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Valdenice Leitão da Silva - |
INVESTIGANDO DESEMPENHOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIRETOS E INVERSOS POR ESTUDANTES DA EJA: NUMA PERSPECTIVA DE SABERES FAMILIARES E NÃO FAMILIARES |
Práticas Escolares |
 |
Váldina Gonçalves da Costa - |
UTILIZANDO A ANIMAÇÃO STOP MOTION NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Váldina Gonçalves da Costa - |
A CONFECÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Práticas Escolares |
 |
Valdinei Cezar Cardoso - UEM |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Valdinei Cezar Cardoso - UEM |
IDENTIFICANDO TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS EM UM CURSO DE ÁLGEBRA LINEAR |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior - |
NÚMEROS E OPERAÇÕES: SEQUÊNCIA DE ENSINO NUMA TURMA DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA BASEADA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NO JOGO TAMÔ. |
Formação de Professores |
 |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior - |
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATO DE UMA ATIVIDADE COM O USO DE CANUDOS E BARBANTE. |
Formação de Professores |
 |
Valdir Damázio Júnior - UDESC |
OS BLOGS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COMO DIÁRIOS VIRTUAIS APOIARAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
Formação de Professores |
 |
Valdir de Sousa Cavalcanti |
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: TRABALHANDO CONCEITOS DE CIRCUNFERÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Valeria Ciabotti - |
O PIBID MATEMÁTICA DA UFTM E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA |
Formação de Professores |
 |
Valeria Ciabotti - |
ELABORAÇÃO DE JOGO DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Valéria Maria de Lima Borba - |
UMA ANÁLISE SOBRE A PERMANÊNCIA E A DESISTÊNCIA DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Valéria Moura da Luz - |
ASSOCIANDO PESQUISA E INTERVENÇÃO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CÁLCULO |
Práticas Escolares |
 |
Valesca Paloma Bomfim França - |
PIBID/CAPES/IFS: UMA INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU |
Práticas Escolares |
 |
Valeska Ferreira Rezende - |
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
História da Educação Matemática |
 |
Valessa Leal Lessa de Sá Pinto - |
O ESTUDO DE CONCEITOS ARITMÉTICOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Valter Mendonca Menezes - UFS |
O QUE PENSAM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ITABAIANA SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Vanda Teresa Silva Rodrigues - |
BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Vanderleia Conceição Ribeiro - |
VIVENCIANDO O COTIDIANO DE SALA DE AULA ATRAVÉS DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM |
Formação de Professores |
 |
Vanderleia Conceição Ribeiro - |
A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA INTERFERINDO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Vandoir Stormowski - PUC-RS |
AS INTERAÇÕES ON-LINE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Vandreza Rodrigues - |
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS PELOS CAMINHOS DA GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Vandreza Rodrigues - |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TALES DE MILETO E A PIRÂMIDE EGÍPCIA |
Práticas Escolares |
 |
Vandreza Rodrigues - |
PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Amabile Provenzi |
TETRAEDROS DE SIERPINSKI: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Aparecida Alves - UNESP |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Cadan Scheffer - |
OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Cadan Scheffer - |
A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA IMPLEMENTAÇÃO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS CÂMPUS INCONFIDENTES |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Cerignoni Benites - UNESP - RIO CLARO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UM ESTUDO DE CASO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vanessa Cerignoni Benites - UNESP - RIO CLARO |
UM CURSO DE EXTENSÃO EM GEOMETRIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Cristina de Carvalho Ito |
CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DE SITUAÇÕES PARA O ENSINO DA DIVISÃO COM FRAÇÕES. |
Formação de Professores |
 |
Vanessa da Silva - |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO PIBID/UNIR DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ-RO |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Dias Moretti - |
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vanessa Dias Moretti - |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ONDE ESTÁ O BRINCAR? |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vanessa Dias Moretti - |
LUDICIDADE E APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Franco Neto |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Gisele Beleti - UEM |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID/MATEMÁTICA DA UEM: DA IMPLEMENTAÇÃO ÀS ATIVIDADES ATUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Günzel - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES. |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Lima de Jesus - UFS |
FEIRA GEOMÉTRICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Marcelino Bistaffa - UEM |
INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Martins de Souza - PUC-RS |
O PAPEL DA IMPRENSA, EM ESPECIAL DA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NA CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO |
História da Educação Matemática |
 |
Vanessa Mendes de Almeida - UFF |
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM CALCULADORA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP |
PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP |
PARTICIPAÇÃO NO PROJETO MODELS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT FOR MATHEMATICS TEACHER |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Oechsler - |
ATIVIDADES MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vanessa Paula Reginatto |
UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Paula Reginatto |
BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Vanessa Paula Reginatto |
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Priscila Gomes - |
CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vanessa Rosa Rodrigues Andrade - UEG |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA FRENTE AO PIBID-UEG-QUIRINÓPOLIS-GO |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Silva da Luz - |
A MATEMÁTICA DIALOGANDO COM A ARTE NUM MOVIMENTO INTERDISCIPLINAR |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Silva da Luz - |
TRABALHANDO COM AS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UM CONVERSAR INTERDISCIPLINAR |
Formação de Professores |
 |
Vanessa Verbanek - |
POLIEDROS ARQUIMEDIANOS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS E O SOFTWARE POLY COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES |
CONCEPÇÕES, MEMÓRIAS E ESCOLHA PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES |
MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO |
Práticas Escolares |
 |
Vânia Maria Pereira dos Santos-wagner - UFES |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Vanilda Alves da Silva - |
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DA OBESIDADE POR MEIO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA |
Formação de Professores |
 |
Vanilda Alves da Silva - |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO/PIBID/MATEMÁTICA/CPPP/UFMS |
Formação de Professores |
 |
Vanilde Bisognin - UNIFRA |
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL |
Práticas Escolares |
 |
Vanilde Bisognin - UNIFRA |
MODELAGEM MATEMÁTICA DE OBJETOS CAMPEIROS DO RIO GRANDE DO SUL |
Práticas Escolares |
 |
Vanildo dos Santos Silva - |
O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA COM ALUNOS EM DEFASAGEM IDADE/SÉRIE |
Práticas Escolares |
 |
Vanildo dos Santos Silva - |
O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU: O JOGO DA TÁBULA-SIMÉTRICA |
Formação de Professores |
 |
Vanildo dos Santos Silva - |
EXPLORANDO O CONCEITO DE QUADRILÁTEROS POR MEIO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA |
Práticas Escolares |
 |
Vera Lucia Lucio Petronzelli - |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: AVALIAR OU EXAMINAR? ACERTAR OU ERRAR? |
Práticas Escolares |
 |
Vera Lucia Lucio Petronzelli - |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO: A LITERACIA MATEMÁTICA E O PISA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vera Maria Jarcovis Fernandes - |
REVELAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Verediana Ukan Kovalski - UFPR |
WEBQUEST: AUXILIANDO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS |
Práticas Escolares |
 |
Veridiana Rezende - UEM |
CONHECIMENTOS SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS MOBILIZADOS POR ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES DURANTE A ESCOLARIZAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Verilda Speridião Kluth - UNIFESP |
VEREDA FENOMENOLÓGICA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RAZÃO E PROPORÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Verônica Barbosa de Souza - UFF |
ENCRUZINHANDO SABERES EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Veronica de Almeida Chaves - |
UMA ABORDAGEM SOBRE JOGOS, OFICINAS E BRICADEIRAS INTERATIVAS EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Verônica de Jesus Chaves - |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Verônica Gitirana Gomes Ferreira - UFPE |
FUNÇÃO QUADRÁTICA E PROGRESSÕES ARITMÉTICAS - UMA ABORDAGEM COM AUXILIO DE SOFWTARES |
Práticas Escolares |
 |
Verônica Gitirana Gomes Ferreira - UFPE |
FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA PRESENCIAL EM MATEMÁTICA NO BRASIL |
Formação de Professores |
 |
Verônica Lima de Almeida Caldeira - |
DO GIRO AO ÂNGULO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Verônica Lima de Almeida Caldeira - |
GEOMETRIA E A TEORIA DOS CONSTRUTOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Verônica Lima de Almeida Caldeira - |
O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Verônica Maria Miranda da Silva |
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Verônica Maria Miranda da Silva |
ANÁLISE DO SIMULADO DE MATEMATICA DA PROVA BRASIL SOBRE O TEMA ESPAÇO E FORMA EM TURMAS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Verônica Yumi Kataoka - |
“PASSEIOS ALEATÓRIOS DA CARLINHA”: EXPLORANDO O CONCEITO DE NÃO EQUIPROBABILIDADE. |
Práticas Escolares |
 |
Verônica Yumi Kataoka - |
O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS CEGOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE TÁTIL PARA A APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Victor Hugo dos Santos Gois - UEL |
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM RELATO |
Formação de Professores |
 |
Victor Hugo dos Santos Gois - UEL |
DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Práticas Escolares |
 |
Victor Kievster Silva Barros - |
RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID COM AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Vilma Luisa Siegloch Barros |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM O LAPTOP UCA: PARTINDO DA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL |
Práticas Escolares |
 |
Vilma Luisa Siegloch Barros |
OS SABERES E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DO SÉCULO XXI: AS TICS INTEGRADAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR |
Práticas Escolares |
 |
Vilma Rinaldi Bisconsini - |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Vilma Rinaldi Bisconsini - |
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO ALGÉBRICO ATRAVÉS DE GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Vilma Rinaldi Bisconsini - |
O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO CÁLCULO DO VOLUME DA ESFERA. |
Práticas Escolares |
 |
Vilmar Gomes da Fonseca |
ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE FUNÇÕES: UMA RETROSPECTIVA |
História da Educação Matemática |
 |
Vilmar Gomes da Fonseca |
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE QUESTÕES EXAMES NACIONAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vilmar Gomes da Fonseca |
FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DAS SOLUÇOES DE QUESTÕES POR ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vilmar Gomes da Fonseca |
ENFRENTANDO OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM O GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Vilmondes Rocha - UCB |
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CENÁRIOS FOTOGRÁFICOS |
Práticas Escolares |
 |
Vinício de Macedo Santos - |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO FRENTE A DIVERSIDADE DE CAMINHOS FORMATIVOS |
Práticas Escolares |
 |
Vinicius Affonso - |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO INTERVENÇÃO NA REALIDADE DA ESCOLA PARCEIRA NO CONTEXTO DO PIBID DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Vinicius Arthur dos Santos Guissi - |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO INTERVENÇÃO NA REALIDADE DA ESCOLA PARCEIRA NO CONTEXTO DO PIBID DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Vinícius dos Santos Honorato - UFRRJ |
O VELHO E O NOVO EM AULAS: SECCIONANDO UM CUBO COM DIFERENTES RECURSOS E DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Práticas Escolares |
 |
Vinicius Machado Pereira dos Santos - |
CIÊNCIAS, DISCIPLINAS E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFMT |
Formação de Professores |
 |
Vinicius Machado Pereira dos Santos - |
UMA BREVE HISTÓRIA DAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL |
História da Educação Matemática |
 |
Vinicius Mendes Couto Pereira - UFRJ |
A IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID DE MATEMÁTICA NA UFF-INFES |
Formação de Professores |
 |
Vinicius Mendes Couto Pereira - UFRJ |
OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: IDEIAS, SIGNIFICADOS E ALGORÍTMOS |
Formação de Professores |
 |
Vinícius Sanches Tizzo - UNESP - RIO CLARO |
SOBRE POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA ORAL COMO ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Vinícius Sanches Tizzo - UNESP - RIO CLARO |
NARRATIVAS BIOGRÁFICAS E AUTOBIOGRÁFICAS NA (E PARA A) FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
História da Educação Matemática |
 |
Virgínia Cardia Cardoso - UFABC |
A MATEMÁTICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE VIA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE |
Práticas Escolares |
 |
Virgínia Cardia Cardoso - UFABC |
A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Virgínia Cardia Cardoso - UFABC |
O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DIFICIENTES VISUAIS NUM CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DA REGIÃO DO ABC |
Práticas Escolares |
 |
Virginia Furlanetto - |
UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Virginia Furlanetto - |
O TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO |
Formação de Professores |
 |
Virginia Furlanetto - |
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Vital Araujo Barbosa de Oliveira - |
A MODELAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA CULTURA DO MILHO NA CIDADE DE CATINGUEIRA-PB. |
Práticas Escolares |
 |
Vitor da Costa Souza - UFRJ |
ANÁLISE DO USO DO GEOGEBRA EM ROTEIROS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE ACORDO COM O CURRÍCULO MÍNIMO DA SEEDUC-RJ. |
Práticas Escolares |
 |
Vitor José Petry - UTFPR |
GEOPLANOS: ATIVIDADES UTILIZANDO GEOPLANOS MANIPULÁVEIS E DIGITAIS |
Formação de Professores |
 |
Vitor José Petry - UTFPR |
DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Vítor Martins do Carmo - UFU |
JOGO CAÇA AO TESOURO: REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Vítor Martins do Carmo - UFU |
GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Vítor Martins do Carmo - UFU |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Vitor Rezende Almeida - |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE TAREFAS FAMILIARES E NÃO-USUAIS |
Formação de Professores |
 |
Vitor Rezende Almeida - |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE SERVIÇO EM ÁLGEBRA LINEAR |
Formação de Professores |
 |
Vívia Dayana Gomes dos Santos - |
ORIGAMI – UMA FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Vívia Dayana Gomes dos Santos - |
A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Vivia de Jesus Santos - UFS |
O PIBID SOB O PONTO DE VISTA DE ALUNOS, PROFESSORES E BOLSISTAS |
Práticas Escolares |
 |
Viviane Barros Maciel - UFG |
CHAPEUZINHO VERMELHO E LOBO MAU: JOGANDO MOEDAS PARA DISPUTAR OS DOCES DA VOVÓ |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Viviane Barros Maciel - UFG |
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA PARCERIA ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Viviane Lovatti Ferreira - PUC-SP |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU NO CURSO DE PEDAGOGIA |
História da Educação Matemática |
 |
Viviane Mendonça dos Santos - |
DESCOBRINDO O SEGREDO DAS FÓRMULAS DE ÁREA |
Práticas Escolares |
 |
Viviane Raquel Backendorf |
CONSTRUINDO OS CONCEITOS DE MEDIDA DE COMPRIMENTO E ÁREA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Viviane Roncaglio - |
UM COMPONENTE DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE INDICAM AS PRODUÇÕES DE LICENCIANDOS? |
Formação de Professores |
 |
Viviane Roncaglio - |
REELABORANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPUTACIONAIS |
Práticas Escolares |
 |
Vivilí Maria Silva Gomes - |
GEOMETRIA E MODELAÇÃO: EXPERIMENTAÇÕES COM JOVENS E ADULTOS EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Vlademir Magno Ventura Cavalcante - |
JOGOS PEDAGÓGICOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS: UMA NOVA VISÃO NO ENSINO DOS NUMEROS INTEIROS. |
Práticas Escolares |
 |
Vlademir Marim - UFU |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE AS INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Vlademir Marim - UFU |
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO E A ADOÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO |
Práticas Escolares |
 |
Vlademir Marim - UFU |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA APRESENTADOS NO ENEM/2010 |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |