NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Ébane Rocha Falconi - |
PROBABILIDADE E GENÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Edcarlos da Silva Macena - |
O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE “EQUAÇÕES DA RETA” |
Práticas Escolares |
 |
Edda Curi - UNICSUL |
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Edelaine Cristina de Andrade - UEL |
PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Edelweis Jose Tavares Barbosa - |
ARITMÉTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Edelweis Jose Tavares Barbosa - |
UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Edelweis Jose Tavares Barbosa - |
EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLOGIAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Eder José Vieira - |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE CÔNEGO MARINHO |
Formação de Professores |
 |
Eder Pereira Neves - |
ETNOMATEMÁTICA EM FOCO: AS PECULARIDADES DA MATEMÁTICA DOS REMANESCENTES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA TIA EVA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Eder Pereira Neves - |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DE UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
Práticas Escolares |
 |
Eder Quintão Lisboa - UFJF |
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRAJETÓRIA HISTORICA NA UFJF |
História da Educação Matemática |
 |
Edevaldo das Neves Marques - |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM BASE NA TEORIA DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO |
Práticas Escolares |
 |
Edieliton Paz Santos - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ENSINANDO A EQUAÇÃO DE 2º GRAU. |
Práticas Escolares |
 |
Edilaine Regina dos Santos - UEL |
PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Edilberto F Syryczyk - UFMT |
A IMPORTANCIA DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇAO DOS DOUTORES DA REAMEC COMO MEDIDA PARA FORTALECER AS COLUNAS DOCENTES NOS ESTADOS PARTE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Edilene Simões Costa dos Santos - UNB |
COMPARANDO ÁREA DE FIGURAS POR VISUALIZAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO |
História da Educação Matemática |
 |
Edilene Simões Costa dos Santos - UNB |
A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA |
História da Educação Matemática |
 |
Edilza Maria da ConceiÇÃo Silva - UFPE |
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
Práticas Escolares |
 |
Edineia dos Santos Brizola Brum - |
UM ESTUDO SOBRE A EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Edinéia Zarpelon - IFPR |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Edir Almeida de Oliveira Souza - |
ANÁLISE DA ABORDAGEM DE UM LIVRO DIDÁTICO SOBRE AS ESTRUTURAS ADITIVAS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Edite Resende Vieira - UNIBAN |
ENSINO DE GEOMETRIA E APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIA: TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS |
Formação de Professores |
 |
Edite Resende Vieira - UNIBAN |
NO PLANO OU NO ESPAÇO: A TECNOLOGIA DIGITAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Formação de Professores |
 |
Edmar Reis Thiengo - |
ABORDAGEM DE POLÍGONOS MEDIADA PELO USO DO TANGRAM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Edmar Reis Thiengo - |
A INSERÇÃO DO ALUNO-EJA-SURDO NO MERCADO FORMAL: DIVIDIR PARA MULTIPLICAR CONHECIMENTOS |
Práticas Escolares |
 |
Edmilson Minoru Torisu - |
UMA ANÁLISE DO CARÁTER POLIMOTIVACIONAL DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Edna GraÇa Scopel - UFES |
“É MAIS INTERESSANTE FALAR O DESCONTO EM PORCENTAGEM": FAZERES E SABERES MATEMÁTICOS NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL |
Práticas Escolares |
 |
Edna Maria Cordeiro - UNESP - RIO CLARO |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Ednaldo Vasconcelos da Rocha - UEL |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ORIENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Ednalva dos Santos Silva - |
PIBID: APRESENTANDO METODOLOGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO POR INTERMÉDIO DO MATERIAL DOURADO |
Práticas Escolares |
 |
Edneri Pereira Cruz - UFPE |
CLASSIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Edneri Pereira Cruz - UFPE |
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ANALISANDO ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Edson Airton Gambetta - |
PROBLEMAS E SOLUÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA |
Práticas Escolares |
 |
Edson Pereira Barbosa - |
REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Eduardo Brandl - UFSC |
AS FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE RAYMOND DUVAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Eduardo Britto Velho de Mattos - UFRGS |
APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Eduardo dos Santos de Oliveira Braga - UFRRJ |
CONSTRUINDO A TEORIA DOS CONJUNTOS COM O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Eduardo Gomes - |
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE TEXTOS DE REVISTAS |
Práticas Escolares |
 |
Eduardo Martin Borges dos Santos Junior - |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Edvanilson Santos de Oliveira - |
UM BREVE PROGNÓSTICO DO USO DA ROBÓTICA EDUCATIVA NA PRÁTICA EDUCACIONAL DE DISCENTES∕ PROFESSORES DO MESTRADO MECM-UEPB |
Formação de Professores |
 |
Edvanilson Santos de Oliveira - |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: O PAPEL DO DIÁLOGO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS |
Práticas Escolares |
 |
Edvanilson Santos de Oliveira - |
SOFTWARES EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ÁREAS MENTAL E VISUAL |
Práticas Escolares |
 |
Edvonete Souza de Alencar - |
SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECIALIZADO A RESPEITO DE PORCENTAGEM |
Formação de Professores |
 |
Edyenis Rodrigues Frango de Souza - |
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONSTRUINDO CONCEITOS |
Formação de Professores |
 |
Elaine Cristina dos Santos Silva |
PIBID E MEIO AMBIENTE: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JOGOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Elaine Cristina Sturion - FECILCAM |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA TURMA DE 8º ANO: O PROBLEMA DA PROPORÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Elaine Sampaio Araujo - USP |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE NOVE ANOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elaine Sampaio Araujo - USP |
A CONSTITUIÇÃO DE UMA MATEMOTECA ESCOLAR E O DISCURSO OFICIAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elaine Sampaio Araujo - USP |
PROVA BRASIL: DIÁLOGO INCIAL COM SEUS ITENS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elda Vieira Tramm - UFBA |
FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Elda Vieira Tramm - UFBA |
CONSTRUINDO O LOGOTIPO DO MCDONALD’S COM O GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Elda Vieira Tramm - UFBA |
O JOGO DOS MONTES COMO UMA PROPOSTA PARA TRABALHARMOS O ALGORITMO DA DIVISÃO |
Formação de Professores |
 |
Elen Priscila Stivam - UNICAMP |
ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA CONCEPÇÃO DE DEMANDA COGNITIVA, ESTRUTURA E CONTEXTO |
Práticas Escolares |
 |
Elena Maria Brentano - |
PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Eleni Bisognin - UNIFRA |
ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM O AUXÍLIO DO CABRI 3D |
Formação de Professores |
 |
Eleni Bisognin - UNIFRA |
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COM ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL |
Práticas Escolares |
 |
Eleni Bisognin - UNIFRA |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Práticas Escolares |
 |
Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG |
A ARITMÉTICA ESCOLAR SOB UMA NOVA ÓTICA NAS ESCOLAS NO SÉCULO XIX : INSERÇÃO DO SISTEMA MÉTRICO DECIMAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS |
História da Educação Matemática |
 |
Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG |
OS PAPIROS EGÍPCIOS COMO FONTES PARA UM TRABALHO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA |
História da Educação Matemática |
 |
Elenir Terezinha Paluch Soares - |
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL EM DOIS BEST-SELLERS DE OSVALDO SANGIORGI |
História da Educação Matemática |
 |
Elenita Eliete de Lima Ramos - |
AS FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE RAYMOND DUVAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Eliana Cláudia Graciliano |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM OS PROFESSORES A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO |
Formação de Professores |
 |
Eliana G de Oliveira - PUC-CAMP |
COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICADOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2013 |
Formação de Professores |
 |
Eliane Aimi Rigon - |
BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Aparecida Martins de Almeida - |
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS: PRAXEOLOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Aparecida Martins de Almeida - |
DESAFIOS DA DOCÊNCIA: A GEOMETRIA NO PRIMEIRO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA |
Formação de Professores |
 |
Eliane Cristina da Silva Nascimento - UFABC |
INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DISCURSOS E CONCEPÇÕES PRESENTES NA GÊNESE DA PROPOSTA DA UFABC |
Formação de Professores |
 |
Eliane Farias Ananias - |
O CÁLCULO MENTAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Farias Ananias - |
DO GIRO AO ÂNGULO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Farias Ananias - |
O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Kloster Ribeiro - |
UMA VISÂO INTERDISCIPLINAR DO PROJETO NEPSO NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Maria de Oliveira Araman - UNOPAR |
OS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA E SEUS ENTEDIMENTOS A RESPEITO DE MATEMÁTICA E SEU ENSINO |
Formação de Professores |
 |
Eliane Maria Hoffmann Velho - |
SABERES ETNOMATEMÁTICOS DE PROFISSIONAIS DE MARCENARIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Eliane Matheus Plaza - UNICSUL |
PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ENUNCIADOS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Moreira da Costa - UFF |
TENDA ORIGAMI INTERATIVO: UM ESPAÇO PARA REFLEXÕES E DESCOBERTAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Oliveira Lorete - UFES |
ANÁLISE DA ABORDAGEM DE UM LIVRO DIDÁTICO SOBRE AS ESTRUTURAS ADITIVAS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Eliane Santana Novais - |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS: EM FOCO AS RODAS DE CONVERSA E O ENSINO DE MATEMÀTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Eliane Siviero da Silva - FECILCAM |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO PROBLEMA TORNEIO DE TÊNIS DE MESA |
Práticas Escolares |
 |
Eliclecia Roberta Silva de Melo - UFPE |
TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVENCIADAS NO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Elielson Ribeiro de Sales - |
A VISUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Eliene Márcia Fernandes Oliveira - |
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elieser Mateus de Sousa Neto - UECE |
LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM PROFESSOR |
Formação de Professores |
 |
Elieser Mateus de Sousa Neto - UECE |
O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Práticas Escolares |
 |
Eliete da Silva Pereira - |
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Eliete Ferreira dos Santos - |
FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Elionardo Rochelly Melo de Almeida - |
APLICAÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADES INTITULADO: PROPRIEDADES DOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO ANTIGOS E COMPARAÇÃO COM NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO. |
Formação de Professores |
 |
Elisa Seer Splett |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS |
Formação de Professores |
 |
Elisabete Marcon Mello - PUC-SP |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE A UMA SALA DE AULA INCLUSIVA COM ALUNOS CEGOS |
Práticas Escolares |
 |
Elisabete Pozzani Reis - |
A COMUNICAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elisama Batista dos Santos - |
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Elisangela Bastos de Melo Espindola - UFPE |
REPRESENTAÇÕES DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Elisangela de Campos - UFPR |
INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elisangela Dias Brugnera - UNEMAT |
OFICINAS PEDAGÓGICAS DE GEOMETRIA: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB/UFMT |
Formação de Professores |
 |
Elisangela dos Santos Meza - |
OBMEP: PROJETO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE ESTUDANTES COM TALENTO EM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Elisângela Silva Farias - |
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CONICAS COM USO DOS SOFTWARES GEOGEBRA |
Formação de Professores |
 |
Elisângela Zarpelon Aksenen - |
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO |
História da Educação Matemática |
 |
Elise Cândida Dente - |
MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES |
Práticas Escolares |
 |
Elise Cândida Dente - |
BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Elise Cândida Dente - |
“BRINCANDO COM A MATEMÁTICA”: OFICINAS PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Elisson dos Santos Morales - UNB |
EXPLORANDO A GEOMETRIA EUCLIDIANA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: POLÍGONOS E MOSAICOS |
Formação de Professores |
 |
Éliton Meireles de Moura - UFU |
O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA |
Formação de Professores |
 |
Éliton Meireles de Moura - UFU |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Eliza Souza da Silva - |
TRANSFORMAÇÃO LINEAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM ESTUDO. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elizabete Leopoldina da Silva - UNIBAN |
O QUE FALTA NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS PARA OS ALUNOS SURDOS? |
Práticas Escolares |
 |
Elizabeth Francisca de Melo Filha |
REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU.PE |
Formação de Professores |
 |
Elizabeth Francisca de Melo Filha |
USO DE CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Elizabeth Soares - UNICSUL |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE PROBABILIDADE EM LIVRO DIDÁTICO: UMA LEITURA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Elizabethe Gomes Pinheiro - |
ADEDANHA MATEMÁTICA:UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Elizandra Karla Odorico - |
CORRIDA NO CICLO TRIGONOMÉTRICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO |
Práticas Escolares |
 |
Elizangela da Silva Galvão - USF |
RESOLVENDO PROBLEMAS, COMUNICANDO ESTRATÉGIAS... O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM SALA DE AULA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elizete Maria de Jesus - |
DESAFIOS DA DOCÊNCIA: A GEOMETRIA NO PRIMEIRO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA |
Formação de Professores |
 |
Elizete Maria Possamai Ribeiro - |
O USO DO TANGRAM COMO UMA FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Formação de Professores |
 |
Elizete Maria Possamai Ribeiro - |
PRÁTICAS ESCOLARES: APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE BANANA |
Práticas Escolares |
 |
Elizete Maria Possamai Ribeiro - |
ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO |
Práticas Escolares |
 |
Elizete Maria Possamai Ribeiro - |
O MUSEU DO COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Eliziê Frans de Castro Monteiro - |
PRÁTICAS AVALIATIVAS EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE |
Práticas Escolares |
 |
Elma Daniela Bezerra Lima - |
A LEI 10.639/03 E A ETNOMATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Elvis Roberto de Freitas - |
INTERPRETAÇÃO DE DADOS, PRODUÇÃO GRÁFICA E PERCEPÇÃO SÓCIO-CULTURAL, COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. |
Práticas Escolares |
 |
Elvys Wagner Ferreira da Silva - UEMA |
UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 7ª SÉRIE (8º ANO) ASSOCIADOS AOS CÁLCULOS DE ÁREAS DE FIGURAS |
Práticas Escolares |
 |
Elvys Wagner Ferreira da Silva - UEMA |
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: UMA MANEIRA DIVERTIDA E DINÂMICA DE FAZER MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Emanueli Bandeira Avi - |
MEDIAÇÃO DO PROFESSOR EM INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Emanueli Bandeira Avi - |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – COMO APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMATICOS |
Formação de Professores |
 |
Emanueli Bandeira Avi - |
CARACTERÍSTICAS ESPERADAS NOS MATERIAIS VIRTUAIS INTERATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Emanueli Pereira - UNICENTRO |
MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIALIZADORAS DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Emerson Butyn - UFPR |
ATIVIDADES DE INVESTIGATIÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Formação de Professores |
 |
Emerson da Silva Ribeiro - |
A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DA UNIR/JI-PARANÁ |
Formação de Professores |
 |
Emerson Tortola |
OS USOS DA LINGUAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA: DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À MATEMÁTICA FUZZY |
Práticas Escolares |
 |
Emilio Celso de Oliveira - PUC-SP |
INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS DE BRASIL E ARGENTINA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Emilly Patricia Almeida Pereira - |
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Emilly Patricia Almeida Pereira - |
ANÁLISE DO SIMULADO DE MATEMATICA DA PROVA BRASIL SOBRE O TEMA ESPAÇO E FORMA EM TURMAS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Emmanuel Falcao - UFPB |
FAZENDO MÁGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: OS NÚMEROS AO ALCANCE DO ILUSIONISMO. |
Práticas Escolares |
 |
Emmanuel Falcao - UFPB |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MINICURSO ENVOLVENDO JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS QUATRO OPERAÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Enderson Lopes Guimaraes - UFPR |
TETRAEDROS DE SIERPINSKI: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Eneias de Almeida Prado - PUC-SP |
DECOMPOSIÇÃO GENÉTICA PARA AS NOÇÕES BASE E DIMENSÃO DE UM ESPAÇO VETORIAL FINITAMENTE GERADO |
Formação de Professores |
 |
Enilson Rodrigues de Melo - UFRPE |
EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. |
Formação de Professores |
 |
Enio Gomes Araujo - |
WEBSITE LIBRAS MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Enio Gomes Araujo - |
PIBID/CAPES/IFS: FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DO SABER |
Formação de Professores |
 |
Enio Gomes Araujo - |
PIBID/CAPES/IFS:DESENVOLVENDO ATIVIDADES DE DIVISÃO ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO |
Práticas Escolares |
 |
Enio Gomes Araujo - |
PIBID NO IFS: UMA INTEVENÇÃO DE “FRAÇÕES” |
Práticas Escolares |
 |
Enio Gomes Araujo - |
PIBID/CAPES/IFS: UMA INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU |
Práticas Escolares |
 |
Enio Marques Muniz Junior - UFU |
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS |
Formação de Professores |
 |
Enio Marques Muniz Junior - UFU |
A INFORMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROUCA |
Formação de Professores |
 |
Enio Marques Muniz Junior - UFU |
MATEMÁTICA E ARTE NO RENASCIMENTO ITALIANO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A PERSPECTIVA LINEAR |
História da Educação Matemática |
 |
Enoilma Simões Paixão Correia Silva - |
ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA BAHIA POR MEIO DO PROJETO-AÇÃO “GESTAR NA ESCOLA” |
Formação de Professores |
 |
Erica Aparecida Capasio Rosa - UNESP - RIO CLARO |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM OLHAR PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS |
Práticas Escolares |
 |
Érica Cordeiro da Silva - |
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO |
Formação de Professores |
 |
Érica Cordeiro da Silva - |
PROBABILIDADE E GENÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Erik Sardela Marques |
A IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID DE MATEMÁTICA NA UFF-INFES |
Formação de Professores |
 |
Erik Sardela Marques |
ADVINHAÇÕES ALGÉBRICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Érika Brinck Gonçalves - |
A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA INTERFERINDO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Érika da Costa Bezerra - |
ROBÓTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA |
Práticas Escolares |
 |
Erika Gomes Hagenbeck Santos - |
A PROBABILIDADE DE APRENDER |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Érika Janine Maia - |
ATIVIDADES MOTIVADORAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: APRESENTANDO EXPERIÊNCIAS DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Erika Lorenna Bezerra Moreira |
PIBID: APRESENTANDO METODOLOGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO POR INTERMÉDIO DO MATERIAL DOURADO |
Práticas Escolares |
 |
Érika Sathie Takatsuki - |
BRINCANDO DE MATEMÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Erillainy Roberta Soares Silva - UFPE |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CONJUNTOS NÚMÉRICOS: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Erondina Barbosa da Silva - UNB |
A EMERGÊNCIA DE TEOREMAS EM ATO EM DIÁLOGOS CONSTITUIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO INTEIRO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Erondina Barbosa da Silva - UNB |
MATEMÁTICA: NENHUM A MENOS – INTERAÇÃO E DIÁLOGO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Erondina Barbosa da Silva - UNB |
OBSTÁCULOS APRESENTADOS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO |
Práticas Escolares |
 |
Estela Kaufman Fainguelernt - USS |
DESCOBRINDO MATEMÁTICA NA ARTE |
Formação de Professores |
 |
Ester Souza Ribeiro Ibraim - |
O USO DE DOBRADURAS E ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA |
Práticas Escolares |
 |
Esther Pacheco de Almeida Prado - |
A RECOMENDAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES E SUA UTILIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Esther Pacheco de Almeida Prado - |
RPG NA ESCOLA, E AGORA? |
Práticas Escolares |
 |
Etienne Lautenschlager - SME/PMSP |
DISCUTINDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DE EQUAÇÃO NUM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR |
RECURSOS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: SÍNTESE DE UMA TRAJETÓRIA |
Formação de Professores |
 |
Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR |
ESTUDO SOBRE COMPREENSÃO TEXTUAL DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Eudiany Vieira dos Reis - UFT |
MONITORIA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. |
Formação de Professores |
 |
Eugeniano Brito Martins |
O ENSINO DE ANALISE COMBINATÓRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ |
ROBÓTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA |
Práticas Escolares |
 |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ |
SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS USADOS EM UMA CULTURA DE ABACAXI: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ |
O EMPREGO DA BRAÇA: A PRÁTICA E A TRADIÇÃO SE MISTURAM NOS CANAVIAIS DA MATA SUL DE PERNAMBUCO. |
Práticas Escolares |
 |
Evandro Ghedin - |
DAS DIFICULDADES ÀS POSSIBILIDADES: DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA CEGA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Evandro Tortora - |
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Evandro Tortora - |
ESPAÇO E FORMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ATUANTES EM FORMAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Evani Machado de Melo - UFS |
A TOPOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE UM NOVO OLHAR COM MAPAS CONCEITUAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Evanilson Landim Alves - UFRPE |
O ENSINO DA FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Formação de Professores |
 |
Évelli Aline de Jesus Maia |
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA TRIGONOMETRIA NA CINCURFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Évelli Aline de Jesus Maia |
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Évelli Aline de Jesus Maia |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR |
Práticas Escolares |
 |
Evelyn Rosana Cardoso - UEM |
EXPLORANDO A GEOMETRIA FRACTAL NA SALA DE AULA |
Formação de Professores |
 |
Evelyn Rosana Cardoso - UEM |
DISCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO: ENTRE O DESEJÁVEL, O POSSÍVEL E O QUE REALMENTE ACONTECE |
Práticas Escolares |
 |
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos - |
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES DE UMA OFICINA DE GEOMETRIA DINAMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. |
Formação de Professores |
 |
Everaldo Silveira - UFSC |
MODELAGEM NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CTS |
Práticas Escolares |
 |
Everton José Goldoni Estevam - UEL |
CONHECIMENTO DIDÁTICO EM ESTATÍSTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS |
Formação de Professores |
 |
Everton José Goldoni Estevam - UEL |
POLIEDROS ARQUIMEDIANOS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS E O SOFTWARE POLY COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Everton José Goldoni Estevam - UEL |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: FOMENTANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DAS ELEIÇÕES |
Formação de Professores |
 |