NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP |
O ENSINO DO CÁLCULO NO BRASIL: BREVE RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS ATUAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriel Lúcius dos Santos - |
O CINEMA COMO MOTIVADOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NA SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriel Ramos Maia - |
A ARGUMENTAÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO MATEMÁTICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela Aparecida Parreira - UNB |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela Aparecida Parreira - UNB |
EXPLORANDO A GEOMETRIA EUCLIDIANA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: POLÍGONOS E MOSAICOS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela Aparecida Parreira - UNB |
GEOMETRIA LÚDICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela Coelho Rodrigues - |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela de Araújo Achegaua Salazar - UFG |
LUDO MONETÁRIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ |
ETNOMATEMÁTICA E A DESCOBERTA DE UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO GUARANI |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela dos Santos Barbosa - UERJ |
REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO DE CASO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela Fontana Gabbi - UFSM |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela Fontana Gabbi - UFSM |
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ORGNANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriela Macalhães Lopes |
MANIFESTAÇÕES ALGÉBRICAS: UM ESTUDO SOBRE ATIVIDADES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gabriele Granada Veleda - |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: FOMENTANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DAS ELEIÇÕES |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gaby Murta Baltar - UFF |
LEGI: O MUSEU INTERATIVO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gaya Marinho de Oliveira - UFRJ |
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geirto de Souza - UFAC |
JOGO DO SINAL: JOGANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geirto de Souza - UFAC |
JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geirto de Souza - UFAC |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL COM A DISCIPLINA OFICINA DE MATEMÁTICA E O PIBID |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geisa Zilli Shinkawa - |
SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geisi Kerlly Florentina Souza - |
A GEOMETRIA DA NATUREZA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA ESCOLA ÁLVARES DE AZEVEDO E DOS BOLSISTAS PIBIDIANOS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geisiane Rodrigues dos Santos - UNICSUL |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE UMA TURMA DA 1ª. SÉRIE DE ESCOLA ESTADUAL PAULISTA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geliaine Teixeira Malaquias - UFU |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geliaine Teixeira Malaquias - UFU |
A RESOLUÇAO DE PROBLEMAS E O DILEMA: IR DE TRANSPORTE PÚBLICO OU PRIVADO PARA A FACULDADE? |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geneci Alves de Sousa |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geneci Alves de Sousa |
COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Genisson dos Santos Pinto - UFS |
O PIBID SOB O PONTO DE VISTA DE ALUNOS, PROFESSORES E BOLSISTAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
George Gadanidis |
SOBRE IDENTIDADE EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
George Gadanidis |
PERFORMANCE MATEMÁTICA: ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovana Luiza Kliemann - |
UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovana Luiza Kliemann - |
MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovana Luiza Kliemann - |
BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovane André Teles de Oliveira - COLéGIO PEDRO II |
CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES E ANÁLISES DE PROPOSTAS DIDÁTICAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovane Huber - |
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovane Soares Balejo - |
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DA OBESIDADE POR MEIO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovane Soares Balejo - |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO/PIBID/MATEMÁTICA/CPPP/UFMS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovânia dos Santos - UNIPAMPA |
REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geovânia dos Santos - UNIPAMPA |
O ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZADO PELA PROBLEMATIZAÇÃO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NO PIBID |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
O ENSINO DA ÁLGEBRA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
CONHECENDO NOVOS NÚMEROS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geralda de Fatima Neri Santana - |
IDEIAS DA MULTIPLICAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Aparecido Polegatti - |
ETNOMATEMÁTICA TRANSDISCIPLINAR NO PROEJA: O PREÇO DO METRO QUADRADO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE ALVENARIA SIMPLES NA CIDADE DE JUINA - MT |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Aparecido Polegatti - |
ETNOMATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA: CÁLCULO DE ÁREAS E ALTURAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Aparecido Polegatti - |
UM ENCONTRO ETNOMATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A FUNÇÃO DAS FLAUTAS DOS RIKBAKTSA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Bull da Silva Júnior - UNICSUL |
ETNOCENTRISMO NACIONAL: A NECESSIDADE DA IMPRENSA BRASILEIRA DESENVOLVER A IMPARCIALIDADE NA ANÁLISE DOS DADOS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Claudio Broetto - UFES |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Eustáquio Moreira |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, INCLUSÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Herbetet de Lacerda - |
TRABALHANDO ATIVIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Herbetet de Lacerda - |
AS NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Geraldo Vernijo Deixa - UEL |
A EXPERIÊNCIA DE 4 PROFESSORES A RESPEITO DO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS: UM ESTUDO COM PROFESSORES MOÇAMBICANOS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gerson dos Santos Correia - |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR: POTENCIALIDADES DO PIBID |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gerson Pastre de Oliveira - |
UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS E DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gerson Pastre de Oliveira - |
TRANSFORMAÇÃO LINEAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM ESTUDO. |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gerson Pastre de Oliveira - |
PROBLEMATIZAR E RESOLVER PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS IMPLÍCITAS NESTAS PRÁTICAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gessé Pereira Ferreira - |
A MODELAGEM MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA E O SURGIMENTO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Getúlio Rocha Silva |
MATEMÁTICAS, DIFERENÇAS E IDENTIDADES, UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS NORMAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giani Ramona da Silva - |
UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO DANTAS FILGUEIRAS NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS MS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gideone Oliveira Ribeiro - UEFS |
EXPERIÊNCIAS AQUIRIDAS COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN |
A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA CERÂMICA PERUANA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilberto Cunha de AraÚjo JÚnior - UFRN |
ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DO LABOR DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICA DO MUNICÍPIO DE RUSSAS-CE AO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilberto Emanoel Reis Vogado - PUC-SP |
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS EM LIMITE E DERIVADA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilberto Emanoel Reis Vogado - PUC-SP |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilberto Francisco Alves de Melo - |
GRUPO DE TRABALHO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO E FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ACRE |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilberto Ribeiro Rafael - |
QUEDA LIVRE – INTERFACES ENTRE MATEMÁTICA, FÍSICA, ELETRÔNICA E INFORMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilberto Vieira - UNICSUL |
UMA ANÁLISE SOBRE OS RUMOS DE PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilcilene Santos Chaves - |
PIBID/CAPES/IFS:DESENVOLVENDO ATIVIDADES DE DIVISÃO ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilcilene Santos Chaves - |
PIBID NO IFS: UMA INTEVENÇÃO DE “FRAÇÕES” |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilcilene Santos Chaves - |
PIBID/CAPES/IFS: UMA INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilcilene Santos Chaves - |
PIBID/CAPES/IFS: FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DO SABER |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE |
O CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE |
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilda Lisbôa Guimarães - UFPE |
COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DE 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AMOSTRA E POPULAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilda Maria Quitete Portela |
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilda Maria Quitete Portela |
ÁLGEBRA É MAIS DO QUE ALGEBRISMO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilian Cristina Barros - UFPR |
ANÁLISE DA ETAPA TAREFA DE UMA WEBQUEST DE ÁLGEBRA, QUE CAMINHO SEGUIR? |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilmara Emily Barbosa da Silva - |
PIBID E MEIO AMBIENTE: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JOGOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilmara Gomes Meira - |
O TRIÂNGULO DE PASCAL COMO RECURSO FACILITADOR NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto - |
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM FRACTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilson Bispo de Jesus - |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilson Bispo de Jesus - |
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE TEXTOS DE REVISTAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilson Bispo de Jesus - |
O PIBID E A FORMAÇÃO DE ALUNOS DA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilson Leandro Pacheco Alves - |
O TRABALHO COM ÂNGULOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM VISTAS A UMA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gilvan Soares de Oliveira - |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA ENSINAR O TEOREMA DE PITÁGORAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giovana Pereira Sander - |
ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giovana Pereira Sander - |
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giovane Tiago de Araújo Lima - |
RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID COM AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giovanna Mascarenhas Carneiro |
O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giovanna Mascarenhas Carneiro |
REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giovanni Gaeski da Silva - |
SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gisela Maria da Fonseca Pnto - UFRRJ |
USO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID UFRRJ MATEMÁTICA SEROPÉDICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gisela Maria da Fonseca Pnto - UFRRJ |
POLÍTICAS PÚBLICAS RECENTES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gisela Maria da Fonseca Pnto - UFRRJ |
UM ESTUDO GEOMÉTRICO DAS CÔNICAS COM O GEOGEBRA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gisele Americo Soares - UFF |
FORMAÇÃO MATEMÁTICA OFERECIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REVELANDO OLHARES. |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gisele Barbosa - |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INTEGRAR O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gisele Romano Paez - UFSCAR |
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE SUPERVISIONAR BOLSISTAS PIBID |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giselle Costa de Sousa - UFRN |
OS CARTÕES BORDADOS DE MARY BOOLE: UMA PROPOSTA LÚDICA APOIADA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giselle Costa de Sousa - UFRN |
O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE MASCHERONI (1750 – 1800): ABORDAGEM E SOLUÇÃO HISTÓRICA ALIADA A SOLUÇÃO COM SOFTWARES GEOMÉTRICOS |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Giselle Costa de Sousa - UFRN |
REGISTRANDO A MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gislaine Ferreira Gomes - |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Givaédina Moreira de Souza - |
RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gladys Denise Wielewski - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE DIVISÃO:UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE- MT |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gladys Denise Wielewski - |
DE QUE MODO O CONTEÚDO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS ESTÁ PRESENTE EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS MAIS ESCOLHIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Glaucia Garcia Bandeira de Vargas - UNIFRA |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Glaucianny Amorim Noronha - UFRN |
UTILIZANDO A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Glaucianny Amorim Noronha - UFRN |
OBRAS COMPLEMENTARES: UM ELO ENTRE A LEITURA E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Glaucianny Amorim Noronha - UFRN |
GUIA DE ORIENTAÇÃO DE USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Glauco da Silva Aguiar - |
FORMAÇÃO, PESQUISA E AVALIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DE PERIFERIAS URBANAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gleisson Barros da Silva - UFC |
CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gleisson Barros da Silva - UFC |
INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gleydson Winston Araújo do Nascimento - UFRN |
OFICINA DE TANGRAN: INVESTIGAÇÃO MÉTRICA E GEOMÉTRICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Graça Aparecida Cicillini |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS: EM FOCO AS RODAS DE CONVERSA E O ENSINO DE MATEMÀTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Grace da Ré Aurich - UFRGS |
O BOM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: JOGOS DE VERDADE NAS POSSIBILIDADES DE AUTOCONSTITUIÇÃO DOCENTE |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Graciela Moro - UDESC |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DERIVADA E DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Graciele de Borba Gomes Arend - |
TRABALHANDO PESOS E MEDIDAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Graciele de Borba Gomes Arend - |
EQUAÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO SOMA E PRODUTO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Graziele Martins Reis - UEG |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Graziele Martins Reis - UEG |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA FRENTE AO PIBID-UEG-QUIRINÓPOLIS-GO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Greicy Kelly Rockenbach da Silva - UFPR |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Greicy Kelly Rockenbach da Silva - UFPR |
INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Greyk Naara Alves Benevenuto Braga - |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO INTERVENÇÃO NA REALIDADE DA ESCOLA PARCEIRA NO CONTEXTO DO PIBID DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guataçara dos Santos Junior - UTFPR |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ESTRÁTEGIA PARA O ENSINO DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guataçara dos Santos Junior - UTFPR |
JOGOS NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guataçara dos Santos Junior - UTFPR |
UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme Carvalho Rodrigues da Silveira - UNIRIO |
UMA ANÁLISE DO MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme da Cruz Moraes - UFPEL |
O LÚDICO E A MATEMÁTICA - ALGUMAS APROXIMAÇÕES |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme de Lima de Menezes - UFRGS |
ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE TRIGONOMETRIA PLANA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme de Lima de Menezes - UFRGS |
ENSINANDO E APRENDENDO TÓPICOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme Francisco Ferreira - |
QUEM PODE APRENDER COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA? |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme Francisco Ferreira - |
MOSAICOS, FAIXAS, ROSETAS E FRACTAIS COM O GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme Francisco Ferreira - |
PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO O JOGO CORRIDA AO CEM |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme Henrique Gomes da Silva - |
AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme Henrique Gomes da Silva - |
O SOFTWARE GEOGEBRA E O TRABALHO COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme Lazarini Ferreira - |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Guilherme Mello dos Santos - |
O EXPERIENCIAR COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gustavo Alves Caetano Neto - |
O PIBID MATEMÁTICA TRAZENDO NOVAS PERSPECTIVAS A FUTUROS DOCENTES DE MATEMÁTICA DA UFTM |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gustavo Boaventura de Oliveira - UFU |
UMA VISITA À UNIVERSIDADE: A MATEMÁTICA, A LOUSA DIGITAL E A ROBÓTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gustavo Boaventura de Oliveira - UFU |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gustavo Boaventura de Oliveira - UFU |
UM SIGNIFICADO PARA A RAZÃO EM MATEMÁTICA NA VIDA DOS ESTUDANTES QUE ALMEJAM O CURSO SUPERIOR |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gustavo dos Santos Wenceslau - |
O USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Gustavo Venancio Pimenta - |
SUCATA SINFÔNICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA DE MODELOS MATEMÁTICOS EM INSTRUMENTOS FEITOS DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |