ÍNDICE DE AUTORES - R

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | Y | Z |
NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO ÁREA TEMÁTICA VER ARQUIVO
Rafael Cazal Silva - COEFICIENTE DE RENDIMENTO ESCOLAR E MATRIZ CURRICULAR: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS PRIMEIROS FORMANDOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (IFSEMG- CÂMPUS RIO POMBA) Práticas Escolares
Rafael Cazal Silva - CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE Formação de Professores
Rafael dos Reis Paulo - PRÁTICAS ESCOLARES: APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE BANANA Práticas Escolares
Rafael Neves Almeida - UNIBAN AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO Pesquisa em Educação Matemática
Rafael Neves Almeida - UNIBAN RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rafael Neves Almeida - UNIBAN CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ENQUANTO MONITORA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Formação de Professores
Rafael Silva Patricio - MONITORIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA VISÃO DOS SEMINÁRIOS Formação de Professores
Rafael Silva Patricio - O USO DE JOGOS NO ENSINO DE FRAÇÃO Práticas Escolares
Rafael Siqueira Silva - UFG A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA COMO UNIDADE MEDIADORA NAS INVESTIGAÇÕES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Rafael Vassallo Neto - O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS Pesquisa em Educação Matemática
Rafaela dos Santos Souza Muniz - COORDENADAS POLARES NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS Práticas Escolares
Rafaela Emília Biondo - OS ESQUEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA Práticas Escolares
Rafaela Silva Rabelo - USP VESTÍGIOS DAS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REDE DE RELAÇÕES QUE SE REVELAM História da Educação Matemática
Rafaela Silva Rabelo - USP LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IME-UFG: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA História da Educação Matemática
Rafaele de Souza GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Práticas Escolares
Rafaele de Souza JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Raimundo Otoni Melo Figueiredo - OFICINAS EM SALA DE AULA UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE POLIEDROS REGULARES Práticas Escolares
Raimundo Santos de Castro - UFSCAR A ETNOMATEMÁTICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO MUNICIPIO DE ALCÂNTARA ESTADO DO MARANHÃO Pesquisa em Educação Matemática
Raissa Arvellos Dias - UNB GEOMETRIA LÚDICA Práticas Escolares
Ramon Japiassu Tavares de Lima - UFU BARALHO TRIGONOMÉTRICO E A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Ranielle Felipe Brito de Freitas - UFU O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS Formação de Professores
Ranielle Felipe Brito de Freitas - UFU A INFORMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROUCA Formação de Professores
Raphael Moreira dos Santos ELABORAÇÃO DE PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS ENCONTRADAS NA HISTÓRIA Formação de Professores
Raphaela Costa - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO TEOREMA DE THALES Práticas Escolares
Raquel Anger Bulling O PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO Formação de Professores
Raquel Carneiro Dörr - UNB USO DE GRUPOS COLABORATIVOS:RELATO DE EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE USO NO ENSINO SUPERIOR Práticas Escolares
Raquel Cristyna de Souza - UCB ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CENÁRIOS FOTOGRÁFICOS Práticas Escolares
Raquel Fernandes Gonçalves Machado - USF “É UM QUADRADO SÓ UM POUQUINHO TORTO, UM QUADRADO TORTINHO!!” Práticas Escolares
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP RECONHECENDO A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA COMO SIGNIFICATIVO ELEMENTO PARA A INTEGRAÇÃO DE TIC EM EDUCAÇÃO ESCOLAR Formação de Professores
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP A FÓRMULA DE PICK EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
Raquel Martins Araújo - BUSCANDO COMPREENDER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS SUJEITOS DA GERAÇÃO HOMO ZAPPIENS: O USO DAS PLATAFORMAS DE ENSINO Práticas Escolares
Raquel Martins Araújo - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NO PODER DAS MÍDIAS NA MODA Práticas Escolares
Raquel Nogueira Silva - CONSTRUINDO O JOGO PERFIL MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Raquel Oliveira Bodart - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA Formação de Professores
Raquel Rosário Matos - TEMÁTICAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO OFERECIDOS AOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SERGIPE SOBRE OS PCN DE MATEMÁTICA DOS CICLOS FINAIS Formação de Professores
Raquel Silva Silveira DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES Formação de Professores
Raquel TaÍs Breunig - A PASSAGEM DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÃO INICIAL DE FUNÇÃO POR ALUNOS DE CÁLCULO Pesquisa em Educação Matemática
Raquel Toledo Bach - IDÉIAS FUNDAMENTAIS DO CÁLCULO INTEGRAL Pesquisa em Educação Matemática
Rayara Barroca Silva - CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CANUDOS E NYLON: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS GRAFOS Práticas Escolares
Regiane Maria Kielba - UTFPR REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E JOGOS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Regina Celi de Melo Andre - A CONVERSÃO DE PROBLEMAS COM EQUAÇÃO E A RELAÇÃO COM O CONTRATO DIDÁTICO Práticas Escolares
Regina Célia de Oliveira - UFPE AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Regina Célia de Oliveira - UFPE OS PROBLEMAS E AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA EM UMA AULA DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO Pesquisa em Educação Matemática
Regina Célia dos Santos Nunes Barros - UMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Regina Célia Grando - USF “É UM QUADRADO SÓ UM POUQUINHO TORTO, UM QUADRADO TORTINHO!!” Práticas Escolares
Regina Célia Grando - USF O REGISTRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITANDO A COMUNICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CRIANÇAS PEQUENAS. Pesquisa em Educação Matemática
Regina Célia Grando - USF RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS Pesquisa em Educação Matemática
Regina Célia Guapo Pasquini - UEL PRODOCÊNCIA/UEL/MATEMÁTICA: A EJA EM FOCO Práticas Escolares
Regina Célia Guapo Pasquini - UEL A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ORIENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS Práticas Escolares
Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA ESCOLAS INDÍGENAS – RCNEI VERSUS PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO CONTEXTO INDÍGENA POTIGUARA Práticas Escolares
Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB INVESTIGANDO ALGUMAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO/PB Formação de Professores
Regina da Silva Pina Neves - UNB A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS Formação de Professores
Regina Helena Munhoz - UDESC O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Regina Helena Munhoz - UDESC OS BLOGS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COMO DIÁRIOS VIRTUAIS APOIARAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Formação de Professores
Regina Helena Munhoz - UDESC O ENSINO DAS FRAÇÕES DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA Práticas Escolares
Regina Luzia Corio de Buriasco - UEL PROVA EM FASES: UM INSTRUMENTO PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA Práticas Escolares
Regina Luzia Corio de Buriasco - UEL PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Práticas Escolares
Regina Maria Pavanello - UEM COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Formação de Professores
Regina Maria Pavanello - UEM A FORMAÇÃO GEOMÉTRICA OFERECIDA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A DISTÂNCIA DA UEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS Formação de Professores
Regina Maria Pavanello - UEM A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA PARANAENSE Formação de Professores
Reginaldo Ramos de Britto - OS BANCOS QUEREM NOS “EDUCAR”, E AGORA?- DISCUTINDO ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Práticas Escolares
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR OS CONHECIMENTOS SOBRE O CONCEITO DE NÚMERO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA Práticas Escolares
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MODERNA NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 História da Educação Matemática
Reinaldo Feio Lima - PUC-RS COMPREENSÃO DOS FUSOS HORÁRIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rejane Conceição Silveira da Silva - ENSINO DE ESTATÍSTICA A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR Práticas Escolares
Rejane Pergher - REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA TENTATIVA DE REDUZIR OS ALTOS ÍNDICES Formação de Professores
Rejane Pergher - RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE Formação de Professores
Rejane Pergher - MODELAGEM MATEMÁTICA DE ROBÔS ATRAVÉS DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES Práticas Escolares
Rejane Waiandt Schuwartz Faria - UNESP UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE EXPLORAÇÃO DO PADRÃO FRACTAL TETRA CÍRCULO Práticas Escolares
Renan Correa de Lima - UFABC RELATO SOBRE A TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO AO ENSINO SUPERIOR E AS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA Formação de Professores
Renan Correa de Lima - UFABC UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE GRÁFICOS COM O APOIO DE UM CAMPEONATO INTERCLASSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ-SP Práticas Escolares
Renan de Matos Vasconcelos - ALUNOS DO 8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM MATEMÁTICA ELABORANDO JOGOS Práticas Escolares
Renan Gustavo Araujo de Lima - COMBINATÓRIA: ESTUDO DE UMA ABORDAGEM QUE PRIORIZA PROBLEMAS E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE CONTAGEM Práticas Escolares
Renan Marques Pereira - A MONITORIA COMO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Formação de Professores
Renata Arruda Barros - IFRJ O PAPEL DOS CURSOS ANÁLISE REAL NAS LICENCIATURAS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONJUNTO DOS NUMÉROS REAIS Formação de Professores
Renata Bernardo - USF AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E A INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE Formação de Professores
Renata Camacho Bezerra - TRABALHANDO O ASPECTO LÚDICO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ESTAÇÃO CIÊNCIA MÓDULO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Renata Cardoso Pires de Abreu - FERRAMENTA DIA-DIAGNÓSTICO E INFORMAÇÃO DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS Pesquisa em Educação Matemática
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME Práticas Escolares
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP UMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Renata da Silva Dessbesel - UNIFRA ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Formação de Professores
Renata Gomes Rodrigues - TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS Formação de Professores
Renata Karoline Fernandes - UEL UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: CONSTRUINDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Renata Mara Sanches - DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Práticas Escolares
Renata Prenstteter Gama - UFSCAR JOGOS AFRICANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO MANKALA Práticas Escolares
Renata Prenstteter Gama - UFSCAR CONSTRUINDO O CONCEITO DE ESTÁGIO COMPARTILHADO NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Formação de Professores
Renata Roque - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Formação de Professores
Renata Toncovitch das Neves FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM PROJETO DE EXTENSÃO Formação de Professores
Renata Viviane Raffa Rodrigues - UFGD CONHECIMENTO CONCEITUAL DOS NÚMEROS INTEIROS: UMA ANÁLISE DE DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA Pesquisa em Educação Matemática
Renato Bezerra Silvestre - UFRN MATEMÁTICA EXPERIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Renato dos Santos Diniz - USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Renato dos Santos Diniz - WEBQUEST: ELO ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA Formação de Professores
Renato Francisco Merli - QUEM PODE APRENDER COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA? Práticas Escolares
Renato Francisco Merli - O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA - O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁGUA Práticas Escolares
Renato Francisco Merli - OS USOS DA LINGUAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA: DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À MATEMÁTICA FUZZY Práticas Escolares
Renato Pereira de Figueiredo - UESB EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO Práticas Escolares
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho ELABORAÇÃO DE PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS ENCONTRADAS NA HISTÓRIA Formação de Professores
Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS CÁLCULO DIFERENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO UTILIZANDO OS APLICATIVOS GEOGEBRA E GRAPHMATICA Práticas Escolares
Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS NÚMEROS IRRACIONAIS E SUA COMPREENSÃO PELA EXPERIÊNCIA Práticas Escolares
Ricardo Dalla Corte - ENTENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS DOBRADURAS Práticas Escolares
Ricardo de Jesus Santos - UFS O QUE PENSAM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ITABAIANA SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA Práticas Escolares
Ricardo de Jesus Santos - UFS FEIRA GEOMÉTRICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) Práticas Escolares
Ricardo Kucinskas - UFSCAR SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS Pesquisa em Educação Matemática
Ricardo Lisboa Martins CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO: FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALAGOAS EM FOCO Formação de Professores
Ricardo Lisboa Martins TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO Práticas Escolares
Ricardo Nicasso Benito - UFS AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO Pesquisa em Educação Matemática
Ricardo Nicasso Benito - UFS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Ricardo Roberto Plaza Teixeira - COMO AS DISPUTAS ENTRE MATEMÁTICOS INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E DAS SOLUÇÕES DAS EQUAÇÕES CÚBICAS História da Educação Matemática
Ricardo Roberto Plaza Teixeira - QUEDA LIVRE – INTERFACES ENTRE MATEMÁTICA, FÍSICA, ELETRÔNICA E INFORMÁTICA Formação de Professores
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - SOBRE IDENTIDADE EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS Pesquisa em Educação Matemática
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - PERFORMANCE MATEMÁTICA: ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS Práticas Escolares
Ricardo Viz Quadrat MUDANDO A FORMA E MANTENDO O VOLUME: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM EMBALAGENS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL Práticas Escolares
Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti - A MATEMÁTICA CODIFICADA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS: UMA ANÁLISE CRIPTOGRÁFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. Pesquisa em Educação Matemática
Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti - A PESQUISA ETNOGRÁFICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU Formação de Professores
Rita Cinéia Meneses Silva - A EXPERIÊNCIA DO PIBID ESTREITANDO LAÇOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA Formação de Professores
Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG UMA DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL Práticas Escolares
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos - UMA BREVE ANÁLISE DE UM DISCURSO MOTIVACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Rita de Cássia Pavani Lamas - UMA EXPERIÊNCIA COM MODELOS GEOMÉTRICOS Práticas Escolares
Rita de Cássia Pavani Lamas - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DIVISORES EM LINHA: PRÁTICAS EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Rita de Cássia Pavani Lamas - UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA. Práticas Escolares
Rita de Cassia Silva Pinto - UEPA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Práticas Escolares
Rita Lôbo Freitas - PUC-SP REPRESENTAÇÕES SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL Formação de Professores
Rita Maria Cardoso Meirelles - NO PLANO OU NO ESPAÇO: A TECNOLOGIA DIGITAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO Formação de Professores
Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN ABORDAGEM DIDÁTICA DE ENSINO DE MEDIDAS NO OCTÓGONO DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA, EM BELÉM DO PARÁ. Formação de Professores
Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN UM ESTUDO DE ARCOS GEOMÉTRICOS NA ARQUITETURA DE ANTONIO JOSÉ LANDI Formação de Professores
Roberta Costa - O PIBID MATEMÁTICA DA UFTM E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA Formação de Professores
Roberta Gualberto Ferreira - O PIBID/UFJF NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS: CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS Formação de Professores
Roberta Modesto Braga - "NOVAS" E "VELHAS" TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DO ERRO MATEMÁTICO EM PROCESSOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Roberta Modesto Braga - MODELAGEM MATEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO EM CÁLCULO Práticas Escolares
Roberto Alves Dutra - UFOP A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA Práticas Escolares
Roberto André Chaves O USO DO GEOPLANO NA CONCRETIZAÇÃO DO APRENDIZADO Práticas Escolares
Roberto Arlindo Pinto - UFOP A CORRENTE DO BEM: UM FILME PODE MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS História da Educação Matemática
Roberto Barcelos Souza - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA FRENTE AO PIBID-UEG-QUIRINÓPOLIS-GO Formação de Professores
Roberto Barcelos Souza - O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ELEMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DA ANALISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Formação de Professores
Roberto Barcelos Souza - APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Roberto João Eissler - A IDEIA DE NÚMERO NA OBRA “ARITHMETICA PRATICA EM QUATRO PARTES”, DE OTTO BÜCHLER (1915): CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL História da Educação Matemática
Roberto Preussler - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM MOMENTO PARA SIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Roberto Preussler - INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA ENSINAR O TEOREMA DE PITÁGORAS Práticas Escolares
Roberto Preussler - TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS Pesquisa em Educação Matemática
Roberto Saulo Cargnin - TRABALHANDO PESOS E MEDIDAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Robson Aldrin Lima Mattos - CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA: ANÁLISES PRELIMINARES Pesquisa em Educação Matemática
Robson dos Santos Ferreira - UNIBAN “PASSEIOS ALEATÓRIOS DA CARLINHA”: EXPLORANDO O CONCEITO DE NÃO EQUIPROBABILIDADE. Práticas Escolares
Robson Marques de Souza - UFRRJ A FORMACÃO MATEMÁTICA NO CEDERJ: UMA ANÁLISE FOCADA NO PERFIL DE GRADUANDOS DO POLO PARACAMBI Práticas Escolares
Rochelande Felipe Rodrigues - UFT FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Formação de Professores
Rodolfo Eduardo Vertuan - UEL MODELAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA RESIDENCIAL Práticas Escolares
Rodolfo Eduardo Vertuan - UEL UM ESTUDO SOBRE A EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O GEOGEBRA Práticas Escolares
Rodolfo Favaretto Mileski - UEL AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rodolpho Pinheiro de Azevedo - UNB REDESCOBRINDO O LILAVATI DE BHASKARA (1150) História da Educação Matemática
Rodrigo Albuquerque Tavares - UFF BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA Práticas Escolares
Rodrigo Albuquerque Tavares - UFF CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO PELO PIBID-UFF-INFES Formação de Professores
Rodrigo Bastos Daude - UFG A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA EXPERIENCIA NOS MUSEUS DAS BANDEIRAS-MUBAN-CIDADE DE GOIÁS Formação de Professores
Rodrigo Camarinho de Oliveira - UEL PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Práticas Escolares
Rodrigo Dalla Vecchia - ULBRA O USO DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE INTEGRAIS DUPLAS EM COORDENADAS POLARES Práticas Escolares
Rodrigo Farias Gama - ESPAÇO MATEMÁTICA: O USO DE BLOGS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIANDO NO APRENDIZADO Práticas Escolares
Rodrigo Fernando Domingos - CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Práticas Escolares
Rodrigo Gonçalves Oliveira - UFPEL APRENDENDO A MATEMÁTICA COM A ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESTUDO DE CASO Práticas Escolares
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM PROFESSOR Formação de Professores
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Práticas Escolares
Rodrigo Oliveira Souza Santos - UFS PRÁTICA DOCENTE E JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR DJENAL TAVARES DE QUEIROZ Formação de Professores
Rodrigo Oliveira Souza Santos - UFS JOGOS MATEMÁTICOS - PIBID - UFS - 2012 Práticas Escolares
Rodrigo Rodrigues Dias - A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL Formação de Professores
Rodrigo Silva Lima - O PERFIL DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ E O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ONLINE Práticas Escolares
Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Rodrigo Verri Pitta - UEL AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rodrigo Viana Pereira - UFF O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS COM O AUXÍLIO DO FRAC - SOMA 235 Práticas Escolares
Rodrigo Viana Pereira - UFF (RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL Práticas Escolares
Rodrigo Zanette - TRABALHANDO COM A GEOMETRIA Práticas Escolares
Rodrigo Zanette - CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Práticas Escolares
Roger Eduardo Silva Santos - UFSCAR PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Pesquisa em Educação Matemática
Roger Miarka - OS BLOGS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COMO DIÁRIOS VIRTUAIS APOIARAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Formação de Professores
Rogério de Aguiar - UDESC REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DERIVADA E DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS Práticas Escolares
Rogério de Aguiar - UDESC O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Rogério Fernando Pires - PUC-SP O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Práticas Escolares
Rogério Maurício Fernandes Pessanha - A GEOMETRIA NA EJA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Práticas Escolares
Rogério Maurício Fernandes Pessanha - MATEMÁTICA COM ARTE Práticas Escolares
Rogério Sacramento Burkert - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PEDAGÓGICOS COMO HORIZONTE DE FORMAÇÃO – OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Romário Cândido Ribeiro - UFF MATEMÁTICA SEM FIO Formação de Professores
Romaro Antonio Silva - O USO DE MATERIAL RECICLADO NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO IF – SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA Práticas Escolares
Romaro Antonio Silva - PIBID: O USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS RIO POMBA UMA METODOLOGIA ADOTADA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA Práticas Escolares
Romerito Nascimento de Almeida - UFS AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO Pesquisa em Educação Matemática
Rômulo Alexandre Silva - EXPLORANDO O FORMATO HEXAGONAL DOS FAVOS DE MEL DAS ABELHAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rômulo Alexandre Silva - O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Rômulo Alexandre Silva - A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI Práticas Escolares
Romulo Campos Lins REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Formação de Professores
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS História da Educação Matemática
Ronalti Walaci Santiago Martin - FECILCAM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA TURMA DE 8º ANO: O PROBLEMA DA PROPORÇÃO Práticas Escolares
Rone Peterson Oliveira Santos - NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA EM SERGIPE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1988-1996) História da Educação Matemática
Ronei Osvaldo Ziech - O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rony Cláudio de Oliveira Freitas - REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL Práticas Escolares
Rosa Aluotto de Oliveira - PUC-SP O USO DE TABLETS EM SALA DE AULA – UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Formação de Professores
Rosa Aluotto de Oliveira - PUC-SP MUDANDO PARADIGMAS: UMA AULA TRADICIONAL TRANSFORMADA EM UMA ATIVIDADE NA QUAL O ALUNO TORNA-SE MAIS ATIVO Práticas Escolares
Rosa Monteiro Paulo - O TANGRAM COMO RECURSO PARA O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rosa Monteiro Paulo - CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA A EXPRESSÃO DOS SUJEITOS Pesquisa em Educação Matemática
Rosalba Lopes de Oliveira - ARTEFATOS HISTÓRICOS: CONSTRUINDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE História da Educação Matemática
Rosalba Lopes de Oliveira - CADERNO DE REGISTRO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA Formação de Professores
Rosalba Lopes de Oliveira - A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA DA UERN: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES Formação de Professores
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho - A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA História da Educação Matemática
Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rosalina Piva - UFMT RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE DIVISÃO:UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE- MT Práticas Escolares
Rosalina Vieira dos Anjos - MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Práticas Escolares
Rosalina Vieira dos Anjos - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NO PODER DAS MÍDIAS NA MODA Práticas Escolares
Rosana Catarina Rodrigues de Lima - PUC - CAMPINAS INVESTIGAR E ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DO USO DA CALCULADORA Formação de Professores
Rosana Figueiredo Salvi - O USO DAS MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rosana Figueiredo Salvi - A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DIDÁTICO DO ERRO EM PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA. Pesquisa em Educação Matemática
Rosana Figueiredo Salvi - UMA BREVE ANÁLISE DE UM DISCURSO MOTIVACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UM ESTUDO DE CASO Pesquisa em Educação Matemática
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIANTE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS Formação de Professores
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COM PESQUISAS EM EDUCAÇAO MATEMÁTICA Formação de Professores
Rosana Jorge Monteiro Magni - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Formação de Professores
Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO DOCENTE Pesquisa em Educação Matemática
Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA PAZ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL Pesquisa em Educação Matemática
Rosana Maria Martins - UFSCAR NOS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: O ESTÁGIO COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Rosana Zanon - PESQUISA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Pesquisa em Educação Matemática
Rosane da Silva Fran‡a Lubaszewski Cavasin A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR E SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Práticas Escolares
Rosane Leite Funato - A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BÁSICA Práticas Escolares
Rosane Sousa Staniszewski - UFPR A MATEMÁTICA ESCOLAR NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DOS POLONESES EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ História da Educação Matemática
Rosangela Araujo da Silva - O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR: UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS Práticas Escolares
Rosangela Araujo da Silva - DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CÂMPUS SANTA CRUZ Práticas Escolares
Rosangela de Souza Jorge Ando - ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ITENS DO SARESP Formação de Professores
Rosangela Kirst da Silveira - UFSC TRATAMENTO DIGITAL DAS FONTES PARA A ESCRITA DA HEM: EDIÇÃO, COMPACTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E CATALOGAÇÃO História da Educação Matemática
Rosangela Maria Medeiros da Silva - RELAÇÕES ENTRE ATITUDES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA GEOMETRIA Pesquisa em Educação Matemática
Rosária Ilgenfritz Sperotto - JOGOS ELETRÔNICOS: UM ARTEFATO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E PARA A APRENDIZAGEM Práticas Escolares
Rosária Ilgenfritz Sperotto - ESPAÇO MATEMÁTICA: O USO DE BLOGS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIANDO NO APRENDIZADO Práticas Escolares
Roseane da Silva Martins - A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BÁSICA Práticas Escolares
Roseane Sobrinho Braga A UTILIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS AFRICANOS E DOS POVOS INDÍGENAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO MATEMÁTICO INFANTIL Formação de Professores
Roselaine Maria Trens - UFPEL MATEMÁTICA E SKATISMO: APROXIMANDO JOGOS DE LINGUAGEM Pesquisa em Educação Matemática
Roselaine Maria Trens - UFPEL CARICATURA GEOMÉTRICA Práticas Escolares
Roselaine Maria Trens - UFPEL PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO Pesquisa em Educação Matemática
Roselene Alves Amancio - TRABALHANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE UMA COLEÇÃO VARIADA DE FIGURAS Práticas Escolares
Roselice Parmegiani - UCS PROJETO DE TRABALHO UTILIZANDO FUNÇÕES E ANIMAÇÃO COMPUTACIONAL Práticas Escolares
Roselice Parmegiani - UCS AS OFICINAS DE MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO Formação de Professores
Rosemari Ferrari Andreis - UNICHAPECÓ MATEMÁGICA Práticas Escolares
Rosemeire Bressan - CONSTRUINDO E EXPONDO MOSAICOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE TESS Práticas Escolares
Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS A MATEMÁTICA POSSÍVEL DE SER TRABALHADA COM A UTILIZAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS, ESPELHOS ARTICULADOS E CALEIDOSCÓPIOS Práticas Escolares
Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS O USO DOS CALEIDOSCÓPIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS Formação de Professores
Rosemeire Roberta de Lima - REFLETINDO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVISÃO REVELADOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL Práticas Escolares
Rosenilde Nogueira Paniano - UNB CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Formação de Professores
Rosiane de Jesus Santos - OS JOGOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA Práticas Escolares
Rosiane de Jesus Santos - A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA FRENTE AS TECNOLOGIAS Práticas Escolares
Rosilane Maria da Silva - APLICAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA AO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Práticas Escolares
Rosilda dos Santos Morais - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Formação de Professores
Rosilene Beatriz Machado - CONVERGÊNCIAS NO INFINITO: DISCUSSÕES SOBRE ARTE, MATEMÁTICA E OLHAR História da Educação Matemática
Rosilene In’s König - FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Formação de Professores
Rosilene In’s König - UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS Práticas Escolares
Rosilene In’s König - MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES Práticas Escolares
Rosimary Rosa Pires Zanetti - UFG PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA Práticas Escolares
Rosinalda Aurora de Melo Teles - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADE DE NOVOS HORIZONTES E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS Formação de Professores
Rosinalda Aurora de Melo Teles - COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO RELATIVAS AO VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Práticas Escolares
Rosineide de Sousajucá - O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS Formação de Professores
Rosineide de Sousajucá - UMA ANÁLISE DE ERROS NAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Pesquisa em Educação Matemática
Rosineide de Sousajucá - UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS EM LIMITE E DERIVADA Práticas Escolares
Rosinéte Gaertner - ATIVIDADES MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO Pesquisa em Educação Matemática
Rosinéte Gaertner - UMA CAMPANHA E SUAS ORIENTAÇÕES: TRAÇOS DA CADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Rosiney de Jesus Ferreira - MATEMÁTICA E ARTE UM DIÁLOGO POSSÍVEL: TRABALHANDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Rosivaldo Severino dos Santos - ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA PROVA DO SAEPE/SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO. Práticas Escolares
Rosmaidi Andréia Dirings - UFPEL A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÀTICA – REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Práticas Escolares
Rosni Troyner - CRIATIVIDADE: REFLEXÕES PARA AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Ross Alves do Nascimento - UFRPE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Formação de Professores
Rosssiter Ambrósio dos Santos - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO METODOLOGIA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rosssiter Ambrósio dos Santos - A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA DIMENSÃO HISTÓRICA História da Educação Matemática
Rúbia Barcelos Amaral ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA CONCEPÇÃO DE DEMANDA COGNITIVA, ESTRUTURA E CONTEXTO Práticas Escolares
Rúbia Barcelos Amaral UM ESTUDO SOBRE PIRÂMIDES EM UM AMBIENTE DE BASE CONSTRUCIONISTA Práticas Escolares
Rúbia Juliana Gomes Fernandes - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ESTRÁTEGIA PARA O ENSINO DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR História da Educação Matemática
Rúbia Juliana Gomes Fernandes - JOGOS NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rudolph dos Santos Gomes Pereira - ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO SENO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
Rudolph dos Santos Gomes Pereira - O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO Práticas Escolares
Rudolph dos Santos Gomes Pereira - UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Rudolph dos Santos Gomes Pereira - LINGUAGEM VISUAL DE PROGRAMAÇÃO: OPÇÃO DE MÍDIA E TECNOLOGIA INTERESSANTE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
Rute Cristina Domingos da Palma - O QUE SE ENSINA DE MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE CADERNOS DE ALUNOS Pesquisa em Educação Matemática
Rute Cristina Domingos da Palma - MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2011 Pesquisa em Educação Matemática
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - COMO ETAPAS DE ESCOLHA PODEM INFLUENCIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS Pesquisa em Educação Matemática
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS Pesquisa em Educação Matemática
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS Formação de Professores
Ruth Ribas Itacarambi - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSTRUINDO UMA METODOLOGIA. Formação de Professores
Ruth Ribas Itacarambi - MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE EJA NO DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO IRRACIONAL PI E SUAS APLICAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA Práticas Escolares
Ruy Cesar Pietropaolo - PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Ruy Cesar Pietropaolo - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Formação de Professores
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | Y | Z |