NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Rafael Cazal Silva - |
COEFICIENTE DE RENDIMENTO ESCOLAR E MATRIZ CURRICULAR: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS PRIMEIROS FORMANDOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (IFSEMG- CÂMPUS RIO POMBA) |
Práticas Escolares |
 |
Rafael Cazal Silva - |
CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE |
Formação de Professores |
 |
Rafael dos Reis Paulo - |
PRÁTICAS ESCOLARES: APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE BANANA |
Práticas Escolares |
 |
Rafael Neves Almeida - UNIBAN |
AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rafael Neves Almeida - UNIBAN |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rafael Neves Almeida - UNIBAN |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ENQUANTO MONITORA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Rafael Silva Patricio - |
MONITORIA EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA VISÃO DOS SEMINÁRIOS |
Formação de Professores |
 |
Rafael Silva Patricio - |
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE FRAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Rafael Siqueira Silva - UFG |
A ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA COMO UNIDADE MEDIADORA NAS INVESTIGAÇÕES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rafael Vassallo Neto - |
O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rafaela dos Santos Souza Muniz - |
COORDENADAS POLARES NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS |
Práticas Escolares |
 |
Rafaela Emília Biondo - |
OS ESQUEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Rafaela Silva Rabelo - USP |
VESTÍGIOS DAS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REDE DE RELAÇÕES QUE SE REVELAM |
História da Educação Matemática |
 |
Rafaela Silva Rabelo - USP |
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IME-UFG: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
História da Educação Matemática |
 |
Rafaele de Souza |
GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. |
Práticas Escolares |
 |
Rafaele de Souza |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Raimundo Otoni Melo Figueiredo - |
OFICINAS EM SALA DE AULA UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE POLIEDROS REGULARES |
Práticas Escolares |
 |
Raimundo Santos de Castro - UFSCAR |
A ETNOMATEMÁTICA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO MUNICIPIO DE ALCÂNTARA ESTADO DO MARANHÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Raissa Arvellos Dias - UNB |
GEOMETRIA LÚDICA |
Práticas Escolares |
 |
Ramon Japiassu Tavares de Lima - UFU |
BARALHO TRIGONOMÉTRICO E A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ranielle Felipe Brito de Freitas - UFU |
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS |
Formação de Professores |
 |
Ranielle Felipe Brito de Freitas - UFU |
A INFORMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROUCA |
Formação de Professores |
 |
Raphael Moreira dos Santos |
ELABORAÇÃO DE PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS ENCONTRADAS NA HISTÓRIA |
Formação de Professores |
 |
Raphaela Costa - |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO TEOREMA DE THALES |
Práticas Escolares |
 |
Raquel Anger Bulling |
O PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO |
Formação de Professores |
 |
Raquel Carneiro Dörr - UNB |
USO DE GRUPOS COLABORATIVOS:RELATO DE EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE USO NO ENSINO SUPERIOR |
Práticas Escolares |
 |
Raquel Cristyna de Souza - UCB |
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CENÁRIOS FOTOGRÁFICOS |
Práticas Escolares |
 |
Raquel Fernandes Gonçalves Machado - USF |
“É UM QUADRADO SÓ UM POUQUINHO TORTO, UM QUADRADO TORTINHO!!” |
Práticas Escolares |
 |
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP |
RECONHECENDO A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA COMO SIGNIFICATIVO ELEMENTO PARA A INTEGRAÇÃO DE TIC EM EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Formação de Professores |
 |
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP |
A FÓRMULA DE PICK EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Raquel Martins Araújo - |
BUSCANDO COMPREENDER A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS SUJEITOS DA GERAÇÃO HOMO ZAPPIENS: O USO DAS PLATAFORMAS DE ENSINO |
Práticas Escolares |
 |
Raquel Martins Araújo - |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NO PODER DAS MÍDIAS NA MODA |
Práticas Escolares |
 |
Raquel Nogueira Silva - |
CONSTRUINDO O JOGO PERFIL MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Raquel Oliveira Bodart - |
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
Formação de Professores |
 |
Raquel Rosário Matos - |
TEMÁTICAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO OFERECIDOS AOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SERGIPE SOBRE OS PCN DE MATEMÁTICA DOS CICLOS FINAIS |
Formação de Professores |
 |
Raquel Silva Silveira |
DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES |
Formação de Professores |
 |
Raquel TaÍs Breunig - |
A PASSAGEM DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÃO INICIAL DE FUNÇÃO POR ALUNOS DE CÁLCULO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Raquel Toledo Bach - |
IDÉIAS FUNDAMENTAIS DO CÁLCULO INTEGRAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rayara Barroca Silva - |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CANUDOS E NYLON: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS GRAFOS |
Práticas Escolares |
 |
Regiane Maria Kielba - UTFPR |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E JOGOS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Regina Celi de Melo Andre - |
A CONVERSÃO DE PROBLEMAS COM EQUAÇÃO E A RELAÇÃO COM O CONTRATO DIDÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Regina Célia de Oliveira - UFPE |
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Regina Célia de Oliveira - UFPE |
OS PROBLEMAS E AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA EM UMA AULA DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Regina Célia dos Santos Nunes Barros - |
UMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Regina Célia Grando - USF |
“É UM QUADRADO SÓ UM POUQUINHO TORTO, UM QUADRADO TORTINHO!!” |
Práticas Escolares |
 |
Regina Célia Grando - USF |
O REGISTRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITANDO A COMUNICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CRIANÇAS PEQUENAS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Regina Célia Grando - USF |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Regina Célia Guapo Pasquini - UEL |
PRODOCÊNCIA/UEL/MATEMÁTICA: A EJA EM FOCO |
Práticas Escolares |
 |
Regina Célia Guapo Pasquini - UEL |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ORIENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB |
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA ESCOLAS INDÍGENAS – RCNEI VERSUS PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO CONTEXTO INDÍGENA POTIGUARA |
Práticas Escolares |
 |
Regina Coelly Mendes da Silva - UFPB |
INVESTIGANDO ALGUMAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO/PB |
Formação de Professores |
 |
Regina da Silva Pina Neves - UNB |
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS |
Formação de Professores |
 |
Regina Helena Munhoz - UDESC |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Regina Helena Munhoz - UDESC |
OS BLOGS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COMO DIÁRIOS VIRTUAIS APOIARAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
Formação de Professores |
 |
Regina Helena Munhoz - UDESC |
O ENSINO DAS FRAÇÕES DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA |
Práticas Escolares |
 |
Regina Luzia Corio de Buriasco - UEL |
PROVA EM FASES: UM INSTRUMENTO PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Regina Luzia Corio de Buriasco - UEL |
PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Regina Maria Pavanello - UEM |
COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Regina Maria Pavanello - UEM |
A FORMAÇÃO GEOMÉTRICA OFERECIDA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A DISTÂNCIA DA UEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Regina Maria Pavanello - UEM |
A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA PARANAENSE |
Formação de Professores |
 |
Reginaldo Ramos de Britto - |
OS BANCOS QUEREM NOS “EDUCAR”, E AGORA?- DISCUTINDO ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Práticas Escolares |
 |
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR |
OS CONHECIMENTOS SOBRE O CONCEITO DE NÚMERO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA |
Práticas Escolares |
 |
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR |
CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MODERNA NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 |
História da Educação Matemática |
 |
Reinaldo Feio Lima - PUC-RS |
COMPREENSÃO DOS FUSOS HORÁRIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rejane Conceição Silveira da Silva - |
ENSINO DE ESTATÍSTICA A PARTIR DO CONTEXTO ESCOLAR |
Práticas Escolares |
 |
Rejane Pergher - |
REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA TENTATIVA DE REDUZIR OS ALTOS ÍNDICES |
Formação de Professores |
 |
Rejane Pergher - |
RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE |
Formação de Professores |
 |
Rejane Pergher - |
MODELAGEM MATEMÁTICA DE ROBÔS ATRAVÉS DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES |
Práticas Escolares |
 |
Rejane Waiandt Schuwartz Faria - UNESP |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE EXPLORAÇÃO DO PADRÃO FRACTAL TETRA CÍRCULO |
Práticas Escolares |
 |
Renan Correa de Lima - UFABC |
RELATO SOBRE A TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO AO ENSINO SUPERIOR E AS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Renan Correa de Lima - UFABC |
UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE GRÁFICOS COM O APOIO DE UM CAMPEONATO INTERCLASSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ-SP |
Práticas Escolares |
 |
Renan de Matos Vasconcelos - |
ALUNOS DO 8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APRENDEM MATEMÁTICA ELABORANDO JOGOS |
Práticas Escolares |
 |
Renan Gustavo Araujo de Lima - |
COMBINATÓRIA: ESTUDO DE UMA ABORDAGEM QUE PRIORIZA PROBLEMAS E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DE CONTAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Renan Marques Pereira - |
A MONITORIA COMO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Renata Arruda Barros - IFRJ |
O PAPEL DOS CURSOS ANÁLISE REAL NAS LICENCIATURAS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONJUNTO DOS NUMÉROS REAIS |
Formação de Professores |
 |
Renata Bernardo - USF |
AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E A INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE |
Formação de Professores |
 |
Renata Camacho Bezerra - |
TRABALHANDO O ASPECTO LÚDICO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ESTAÇÃO CIÊNCIA MÓDULO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Renata Cardoso Pires de Abreu - |
FERRAMENTA DIA-DIAGNÓSTICO E INFORMAÇÃO DO ALUNO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME |
Práticas Escolares |
 |
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
UMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Renata da Silva Dessbesel - UNIFRA |
ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
Formação de Professores |
 |
Renata Gomes Rodrigues - |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Renata Karoline Fernandes - UEL |
UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: CONSTRUINDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Renata Mara Sanches - |
DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Práticas Escolares |
 |
Renata Prenstteter Gama - UFSCAR |
JOGOS AFRICANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO MANKALA |
Práticas Escolares |
 |
Renata Prenstteter Gama - UFSCAR |
CONSTRUINDO O CONCEITO DE ESTÁGIO COMPARTILHADO NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
Formação de Professores |
 |
Renata Roque - |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Renata Toncovitch das Neves |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM PROJETO DE EXTENSÃO |
Formação de Professores |
 |
Renata Viviane Raffa Rodrigues - UFGD |
CONHECIMENTO CONCEITUAL DOS NÚMEROS INTEIROS: UMA ANÁLISE DE DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Renato Bezerra Silvestre - UFRN |
MATEMÁTICA EXPERIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Renato dos Santos Diniz - |
USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Renato dos Santos Diniz - |
WEBQUEST: ELO ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Renato Francisco Merli - |
QUEM PODE APRENDER COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA? |
Práticas Escolares |
 |
Renato Francisco Merli - |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA - O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁGUA |
Práticas Escolares |
 |
Renato Francisco Merli - |
OS USOS DA LINGUAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA: DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À MATEMÁTICA FUZZY |
Práticas Escolares |
 |
Renato Pereira de Figueiredo - UESB |
EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho |
ELABORAÇÃO DE PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DE PRÁTICAS ENCONTRADAS NA HISTÓRIA |
Formação de Professores |
 |
Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS |
CÁLCULO DIFERENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO UTILIZANDO OS APLICATIVOS GEOGEBRA E GRAPHMATICA |
Práticas Escolares |
 |
Renato Schneider Rivero Jover - UFRGS |
NÚMEROS IRRACIONAIS E SUA COMPREENSÃO PELA EXPERIÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Ricardo Dalla Corte - |
ENTENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS DOBRADURAS |
Práticas Escolares |
 |
Ricardo de Jesus Santos - UFS |
O QUE PENSAM OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ITABAIANA SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Ricardo de Jesus Santos - UFS |
FEIRA GEOMÉTRICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) |
Práticas Escolares |
 |
Ricardo Kucinskas - UFSCAR |
SITUAÇÕES VIVENCIADAS JUNTO A UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: SOBRE CÁLCULOS NECESSÁRIOS PARA A CONFECÇÃO DE PEÇAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ricardo Lisboa Martins |
CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO: FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ALAGOAS EM FOCO |
Formação de Professores |
 |
Ricardo Lisboa Martins |
TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO |
Práticas Escolares |
 |
Ricardo Nicasso Benito - UFS |
AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ricardo Nicasso Benito - UFS |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ricardo Roberto Plaza Teixeira - |
COMO AS DISPUTAS ENTRE MATEMÁTICOS INFLUENCIARAM NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E DAS SOLUÇÕES DAS EQUAÇÕES CÚBICAS |
História da Educação Matemática |
 |
Ricardo Roberto Plaza Teixeira - |
QUEDA LIVRE – INTERFACES ENTRE MATEMÁTICA, FÍSICA, ELETRÔNICA E INFORMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - |
SOBRE IDENTIDADE EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva - |
PERFORMANCE MATEMÁTICA: ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Práticas Escolares |
 |
Ricardo Viz Quadrat |
MUDANDO A FORMA E MANTENDO O VOLUME: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM EMBALAGENS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti - |
A MATEMÁTICA CODIFICADA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS: UMA ANÁLISE CRIPTOGRÁFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti - |
A PESQUISA ETNOGRÁFICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU |
Formação de Professores |
 |
Rita Cinéia Meneses Silva - |
A EXPERIÊNCIA DO PIBID ESTREITANDO LAÇOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG |
SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG |
UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rita de Cássia Amaral Vieira - UEPG |
UMA DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
Práticas Escolares |
 |
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos - |
UMA BREVE ANÁLISE DE UM DISCURSO MOTIVACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rita de Cássia Pavani Lamas - |
UMA EXPERIÊNCIA COM MODELOS GEOMÉTRICOS |
Práticas Escolares |
 |
Rita de Cássia Pavani Lamas - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DIVISORES EM LINHA: PRÁTICAS EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Rita de Cássia Pavani Lamas - |
UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA. |
Práticas Escolares |
 |
Rita de Cassia Silva Pinto - UEPA |
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
Práticas Escolares |
 |
Rita Lôbo Freitas - PUC-SP |
REPRESENTAÇÕES SOBRE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
Formação de Professores |
 |
Rita Maria Cardoso Meirelles - |
NO PLANO OU NO ESPAÇO: A TECNOLOGIA DIGITAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Formação de Professores |
 |
Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN |
ABORDAGEM DIDÁTICA DE ENSINO DE MEDIDAS NO OCTÓGONO DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA, EM BELÉM DO PARÁ. |
Formação de Professores |
 |
Rita Sidmar Alencar Gil - UFRN |
UM ESTUDO DE ARCOS GEOMÉTRICOS NA ARQUITETURA DE ANTONIO JOSÉ LANDI |
Formação de Professores |
 |
Roberta Costa - |
O PIBID MATEMÁTICA DA UFTM E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA |
Formação de Professores |
 |
Roberta Gualberto Ferreira - |
O PIBID/UFJF NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS: CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS |
Formação de Professores |
 |
Roberta Modesto Braga - |
"NOVAS" E "VELHAS" TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DO ERRO MATEMÁTICO EM PROCESSOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Roberta Modesto Braga - |
MODELAGEM MATEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO EM CÁLCULO |
Práticas Escolares |
 |
Roberto Alves Dutra - UFOP |
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA |
Práticas Escolares |
 |
Roberto André Chaves |
O USO DO GEOPLANO NA CONCRETIZAÇÃO DO APRENDIZADO |
Práticas Escolares |
 |
Roberto Arlindo Pinto - UFOP |
A CORRENTE DO BEM: UM FILME PODE MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS |
História da Educação Matemática |
 |
Roberto Barcelos Souza - |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA FRENTE AO PIBID-UEG-QUIRINÓPOLIS-GO |
Formação de Professores |
 |
Roberto Barcelos Souza - |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ELEMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DA ANALISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
Formação de Professores |
 |
Roberto Barcelos Souza - |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Roberto João Eissler - |
A IDEIA DE NÚMERO NA OBRA “ARITHMETICA PRATICA EM QUATRO PARTES”, DE OTTO BÜCHLER (1915): CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
História da Educação Matemática |
 |
Roberto Preussler - |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM MOMENTO PARA SIGNIFICAR AS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Roberto Preussler - |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA ENSINAR O TEOREMA DE PITÁGORAS |
Práticas Escolares |
 |
Roberto Preussler - |
TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Roberto Saulo Cargnin - |
TRABALHANDO PESOS E MEDIDAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Robson Aldrin Lima Mattos - |
CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA: ANÁLISES PRELIMINARES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Robson dos Santos Ferreira - UNIBAN |
“PASSEIOS ALEATÓRIOS DA CARLINHA”: EXPLORANDO O CONCEITO DE NÃO EQUIPROBABILIDADE. |
Práticas Escolares |
 |
Robson Marques de Souza - UFRRJ |
A FORMACÃO MATEMÁTICA NO CEDERJ: UMA ANÁLISE FOCADA NO PERFIL DE GRADUANDOS DO POLO PARACAMBI |
Práticas Escolares |
 |
Rochelande Felipe Rodrigues - UFT |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
Formação de Professores |
 |
Rodolfo Eduardo Vertuan - UEL |
MODELAGEM MATEMÁTICA: ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA RESIDENCIAL |
Práticas Escolares |
 |
Rodolfo Eduardo Vertuan - UEL |
UM ESTUDO SOBRE A EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA UTILIZANDO O GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Rodolfo Favaretto Mileski - UEL |
AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rodolpho Pinheiro de Azevedo - UNB |
REDESCOBRINDO O LILAVATI DE BHASKARA (1150) |
História da Educação Matemática |
 |
Rodrigo Albuquerque Tavares - UFF |
BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Albuquerque Tavares - UFF |
CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO PELO PIBID-UFF-INFES |
Formação de Professores |
 |
Rodrigo Bastos Daude - UFG |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA EXPERIENCIA NOS MUSEUS DAS BANDEIRAS-MUBAN-CIDADE DE GOIÁS |
Formação de Professores |
 |
Rodrigo Camarinho de Oliveira - UEL |
PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Dalla Vecchia - ULBRA |
O USO DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE INTEGRAIS DUPLAS EM COORDENADAS POLARES |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Farias Gama - |
ESPAÇO MATEMÁTICA: O USO DE BLOGS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIANDO NO APRENDIZADO |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Fernando Domingos - |
CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Gonçalves Oliveira - UFPEL |
APRENDENDO A MATEMÁTICA COM A ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESTUDO DE CASO |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE |
LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM PROFESSOR |
Formação de Professores |
 |
Rodrigo Lacerda Carvalho - UECE |
O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Oliveira Souza Santos - UFS |
PRÁTICA DOCENTE E JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR DJENAL TAVARES DE QUEIROZ |
Formação de Professores |
 |
Rodrigo Oliveira Souza Santos - UFS |
JOGOS MATEMÁTICOS - PIBID - UFS - 2012 |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Rodrigues Dias - |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
Formação de Professores |
 |
Rodrigo Silva Lima - |
O PERFIL DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ E O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ONLINE |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - |
PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Rodrigo Verri Pitta - UEL |
AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Viana Pereira - UFF |
O PROBLEMA DA MEDIDA: CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS RACIONAIS COM O AUXÍLIO DO FRAC - SOMA 235 |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Viana Pereira - UFF |
(RE)CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Zanette - |
TRABALHANDO COM A GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Rodrigo Zanette - |
CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS |
Práticas Escolares |
 |
Roger Eduardo Silva Santos - UFSCAR |
PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Roger Miarka - |
OS BLOGS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COMO DIÁRIOS VIRTUAIS APOIARAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
Formação de Professores |
 |
Rogério de Aguiar - UDESC |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE DERIVADA E DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS |
Práticas Escolares |
 |
Rogério de Aguiar - UDESC |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Rogério Fernando Pires - PUC-SP |
O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rogério Maurício Fernandes Pessanha - |
A GEOMETRIA NA EJA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Práticas Escolares |
 |
Rogério Maurício Fernandes Pessanha - |
MATEMÁTICA COM ARTE |
Práticas Escolares |
 |
Rogério Sacramento Burkert - |
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E PEDAGÓGICOS COMO HORIZONTE DE FORMAÇÃO – OLHARES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Romário Cândido Ribeiro - UFF |
MATEMÁTICA SEM FIO |
Formação de Professores |
 |
Romaro Antonio Silva - |
O USO DE MATERIAL RECICLADO NO ENSINO DA ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DO IF – SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA |
Práticas Escolares |
 |
Romaro Antonio Silva - |
PIBID: O USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS RIO POMBA UMA METODOLOGIA ADOTADA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA |
Práticas Escolares |
 |
Romerito Nascimento de Almeida - UFS |
AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rômulo Alexandre Silva - |
EXPLORANDO O FORMATO HEXAGONAL DOS FAVOS DE MEL DAS ABELHAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rômulo Alexandre Silva - |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Rômulo Alexandre Silva - |
A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI |
Práticas Escolares |
 |
Romulo Campos Lins |
REGISTRO ACADÊMICO E DA AVALIAÇÃO COMO ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - |
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
História da Educação Matemática |
 |
Ronalti Walaci Santiago Martin - FECILCAM |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA TURMA DE 8º ANO: O PROBLEMA DA PROPORÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Rone Peterson Oliveira Santos - |
NÚCLEO CENTRAL DE MATEMÁTICA EM SERGIPE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1988-1996) |
História da Educação Matemática |
 |
Ronei Osvaldo Ziech - |
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rony Cláudio de Oliveira Freitas - |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL |
Práticas Escolares |
 |
Rosa Aluotto de Oliveira - PUC-SP |
O USO DE TABLETS EM SALA DE AULA – UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
Formação de Professores |
 |
Rosa Aluotto de Oliveira - PUC-SP |
MUDANDO PARADIGMAS: UMA AULA TRADICIONAL TRANSFORMADA EM UMA ATIVIDADE NA QUAL O ALUNO TORNA-SE MAIS ATIVO |
Práticas Escolares |
 |
Rosa Monteiro Paulo - |
O TANGRAM COMO RECURSO PARA O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosa Monteiro Paulo - |
CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA A EXPRESSÃO DOS SUJEITOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosalba Lopes de Oliveira - |
ARTEFATOS HISTÓRICOS: CONSTRUINDO SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
História da Educação Matemática |
 |
Rosalba Lopes de Oliveira - |
CADERNO DE REGISTRO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Formação de Professores |
 |
Rosalba Lopes de Oliveira - |
A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA DA UERN: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho - |
A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA |
História da Educação Matemática |
 |
Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento - UEG |
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosalina Piva - UFMT |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE DIVISÃO:UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE- MT |
Práticas Escolares |
 |
Rosalina Vieira dos Anjos - |
MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Rosalina Vieira dos Anjos - |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA COM FOCO NO PODER DAS MÍDIAS NA MODA |
Práticas Escolares |
 |
Rosana Catarina Rodrigues de Lima - PUC - CAMPINAS |
INVESTIGAR E ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DO USO DA CALCULADORA |
Formação de Professores |
 |
Rosana Figueiredo Salvi - |
O USO DAS MÍDIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosana Figueiredo Salvi - |
A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DIDÁTICO DO ERRO EM PROVA ESCRITA DE MATEMÁTICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosana Figueiredo Salvi - |
UMA BREVE ANÁLISE DE UM DISCURSO MOTIVACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UM ESTUDO DE CASO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - |
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIANTE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS |
Formação de Professores |
 |
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COM PESQUISAS EM EDUCAÇAO MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Rosana Jorge Monteiro Magni - |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Formação de Professores |
 |
Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF |
A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO DOCENTE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosana Maria Luvezute Kripka - UPF |
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA PAZ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosana Maria Martins - UFSCAR |
NOS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: O ESTÁGIO COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Rosana Zanon - |
PESQUISA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosane da Silva Fran‡a Lubaszewski Cavasin |
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR E SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Práticas Escolares |
 |
Rosane Leite Funato - |
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosane Sousa Staniszewski - UFPR |
A MATEMÁTICA ESCOLAR NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DOS POLONESES EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ |
História da Educação Matemática |
 |
Rosangela Araujo da Silva - |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR: UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS |
Práticas Escolares |
 |
Rosangela Araujo da Silva - |
DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CÂMPUS SANTA CRUZ |
Práticas Escolares |
 |
Rosangela de Souza Jorge Ando - |
ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ITENS DO SARESP |
Formação de Professores |
 |
Rosangela Kirst da Silveira - UFSC |
TRATAMENTO DIGITAL DAS FONTES PARA A ESCRITA DA HEM: EDIÇÃO, COMPACTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E CATALOGAÇÃO |
História da Educação Matemática |
 |
Rosangela Maria Medeiros da Silva - |
RELAÇÕES ENTRE ATITUDES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA GEOMETRIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosária Ilgenfritz Sperotto - |
JOGOS ELETRÔNICOS: UM ARTEFATO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E PARA A APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Rosária Ilgenfritz Sperotto - |
ESPAÇO MATEMÁTICA: O USO DE BLOGS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIANDO NO APRENDIZADO |
Práticas Escolares |
 |
Roseane da Silva Martins - |
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Roseane Sobrinho Braga |
A UTILIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS AFRICANOS E DOS POVOS INDÍGENAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO MATEMÁTICO INFANTIL |
Formação de Professores |
 |
Roselaine Maria Trens - UFPEL |
MATEMÁTICA E SKATISMO: APROXIMANDO JOGOS DE LINGUAGEM |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Roselaine Maria Trens - UFPEL |
CARICATURA GEOMÉTRICA |
Práticas Escolares |
 |
Roselaine Maria Trens - UFPEL |
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Roselene Alves Amancio - |
TRABALHANDO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE UMA COLEÇÃO VARIADA DE FIGURAS |
Práticas Escolares |
 |
Roselice Parmegiani - UCS |
PROJETO DE TRABALHO UTILIZANDO FUNÇÕES E ANIMAÇÃO COMPUTACIONAL |
Práticas Escolares |
 |
Roselice Parmegiani - UCS |
AS OFICINAS DE MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO |
Formação de Professores |
 |
Rosemari Ferrari Andreis - UNICHAPECÓ |
MATEMÁGICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosemeire Bressan - |
CONSTRUINDO E EXPONDO MOSAICOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE TESS |
Práticas Escolares |
 |
Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS |
A MATEMÁTICA POSSÍVEL DE SER TRABALHADA COM A UTILIZAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS, ESPELHOS ARTICULADOS E CALEIDOSCÓPIOS |
Práticas Escolares |
 |
Rosemeire de Fatima Batistela - UEFS |
O USO DOS CALEIDOSCÓPIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS |
Formação de Professores |
 |
Rosemeire Roberta de Lima - |
REFLETINDO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVISÃO REVELADOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS |
O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Rosemeri Dall' Agnol - UFRGS |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL |
Práticas Escolares |
 |
Rosenilde Nogueira Paniano - UNB |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Rosiane de Jesus Santos - |
OS JOGOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
Práticas Escolares |
 |
Rosiane de Jesus Santos - |
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA FRENTE AS TECNOLOGIAS |
Práticas Escolares |
 |
Rosilane Maria da Silva - |
APLICAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA AO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosilda dos Santos Morais - |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Rosilene Beatriz Machado - |
CONVERGÊNCIAS NO INFINITO: DISCUSSÕES SOBRE ARTE, MATEMÁTICA E OLHAR |
História da Educação Matemática |
 |
Rosilene In’s König - |
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Rosilene In’s König - |
UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Rosilene In’s König - |
MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES |
Práticas Escolares |
 |
Rosimary Rosa Pires Zanetti - UFG |
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA |
Práticas Escolares |
 |
Rosinalda Aurora de Melo Teles - |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADE DE NOVOS HORIZONTES E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS |
Formação de Professores |
 |
Rosinalda Aurora de Melo Teles - |
COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO RELATIVAS AO VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Rosineide de Sousajucá - |
O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Rosineide de Sousajucá - |
UMA ANÁLISE DE ERROS NAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosineide de Sousajucá - |
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS EM LIMITE E DERIVADA |
Práticas Escolares |
 |
Rosinéte Gaertner - |
ATIVIDADES MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO MILÊNIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rosinéte Gaertner - |
UMA CAMPANHA E SUAS ORIENTAÇÕES: TRAÇOS DA CADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Rosiney de Jesus Ferreira - |
MATEMÁTICA E ARTE UM DIÁLOGO POSSÍVEL: TRABALHANDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Rosivaldo Severino dos Santos - |
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA PROVA DO SAEPE/SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO. |
Práticas Escolares |
 |
Rosmaidi Andréia Dirings - UFPEL |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÀTICA – REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosni Troyner - |
CRIATIVIDADE: REFLEXÕES PARA AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Ross Alves do Nascimento - UFRPE |
ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. |
Formação de Professores |
 |
Rosssiter Ambrósio dos Santos - |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO METODOLOGIA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rosssiter Ambrósio dos Santos - |
A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA DIMENSÃO HISTÓRICA |
História da Educação Matemática |
 |
Rúbia Barcelos Amaral |
ANÁLISE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA CONCEPÇÃO DE DEMANDA COGNITIVA, ESTRUTURA E CONTEXTO |
Práticas Escolares |
 |
Rúbia Barcelos Amaral |
UM ESTUDO SOBRE PIRÂMIDES EM UM AMBIENTE DE BASE CONSTRUCIONISTA |
Práticas Escolares |
 |
Rúbia Juliana Gomes Fernandes - |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ESTRÁTEGIA PARA O ENSINO DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
História da Educação Matemática |
 |
Rúbia Juliana Gomes Fernandes - |
JOGOS NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rudolph dos Santos Gomes Pereira - |
ANÁLISE DE CONTEÚDO: UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO SENO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Rudolph dos Santos Gomes Pereira - |
O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO |
Práticas Escolares |
 |
Rudolph dos Santos Gomes Pereira - |
UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Rudolph dos Santos Gomes Pereira - |
LINGUAGEM VISUAL DE PROGRAMAÇÃO: OPÇÃO DE MÍDIA E TECNOLOGIA INTERESSANTE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Rute Cristina Domingos da Palma - |
O QUE SE ENSINA DE MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE CADERNOS DE ALUNOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rute Cristina Domingos da Palma - |
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2011 |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - |
COMO ETAPAS DE ESCOLHA PODEM INFLUENCIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - |
A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS |
Formação de Professores |
 |
Ruth Ribas Itacarambi - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSTRUINDO UMA METODOLOGIA. |
Formação de Professores |
 |
Ruth Ribas Itacarambi - |
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE EJA NO DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO IRRACIONAL PI E SUAS APLICAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Ruy Cesar Pietropaolo - |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Ruy Cesar Pietropaolo - |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Formação de Professores |
 |