NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Fabian Posada Balvin - |
PRÁTICAS ALGÉBRICAS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiana Brianez - UFSCAR |
JOGOS AFRICANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO MANKALA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiana Fattore Serres - UFRGS |
MATEMATICANDO, A GENTE APRENDE BRINCANDO: UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORES POLIVALENTES E ESPECIALISTAS CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiana Fiorezi de Marco Matos - UFU |
JOGO CAÇA AO TESOURO: REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiana Oliveira Serra - |
PIBID: REFLEXÃO A RESPEITO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiana Oliveira Serra - |
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CONICAS COM USO DOS SOFTWARES GEOGEBRA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiana Pimenta de Souza |
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NO ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I COM APLICAÇÕES NA QUÍMICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiana Tamires Foglie - UEL |
AÇÃO PIBID: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiana Tamires Foglie - UEL |
AÇÃO PIBID: JOGOS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiane Cristina Höpner Noguti - |
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA O ENSINO SUPERIOR |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiane Fischer Figueiredo - ULBRA |
COURSEWARE “ESTUDANDO PORCENTAGEM” |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes - UNIBAN |
O ZERO É AMIZADE |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiane Kruk Bobek - |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiane Mondini |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO INTERPRETATIVO DO MARCO LEGAL |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiane Rodrigues Viana - UFPEL |
O ESTUDO DOS NÚMEROS DECIMAIS UTILIZANDO ENCARTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiane Santana da Silva - |
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE CONICAS COM USO DOS SOFTWARES GEOGEBRA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiane Santana da Silva - |
PIBID: REFLEXÃO A RESPEITO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiano dos Santos Souza - UFF |
BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiano dos Santos Souza - UFF |
A IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID DE MATEMÁTICA NA UFF-INFES |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiano dos Santos Souza - UFF |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA PRÁTICA: ANALISANDO DADOS, GRÁFICOS E PROPORCIONANDO SABERES |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio Alexandre Borges - UEM |
OS SURDOS E A INCLUSÃO: UMA ANÁLISE PELA VIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio Bordignon |
EXCURSÃO DE FÉRIAS:UMA INVESTIGAÇÃO FOCADA EM FUNÇÕES DO 1 GRAU |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio Bordignon |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ENSINANDO A EQUAÇÃO DE 2º GRAU. |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio Cunda - |
GEOMETRIA: CONTEXTUALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÕES E FORMAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabio da Costa Rosa - UFPR |
INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio Donizeti de Oliveira - |
SISTEMATIZAÇÃO DE DEPOIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio Donizeti de Oliveira - |
EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA ORAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio José da Costa Alves - |
A CALCULADORA NO ENSINO DA POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio José da Costa Alves - |
O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF |
UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO TEÓRICO-FILOSÓFICA DA ETNOMATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabio Lennon Marchon dos Santos - UFF |
A QUEDA DO OLIMPO: MATEMÁTICA, DO MITO EPISTÊMICO À REALIDADE DOCENTE E DISCENTE |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio Lima Abrantes - |
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: ATIVIDADES A-DIDÁTICAS DE APRENDIZAGEM EM LABORATÓRIO COMPUTACIONAL, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS SOB A PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DIDÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabio Roberto Vicentin - |
O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA E DE SEUS PROFESSORES. |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fábio Rodrigues Silva - UFU |
MATEMÁTICA E ARTE NO RENASCIMENTO ITALIANO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A PERSPECTIVA LINEAR |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabio Rubem Zimmer - |
O APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - |
O USO DA CALCULADORA NA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA INTERAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA. |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - |
COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS: |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabiola Santos Martins de Araújo Oliveira - |
MÉDIA ARITMÉTICA E PONDERADA: COMPARANDO O DESEMPENHO DOS ALUNOS DA EJA E DO ENSINO FUNDAMENTAL. |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabíola Silva de Teive e Argolo - UFS |
JOGOS MATEMÁTICOS - PIBID - UFS - 2012 |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabíola Silva de Teive e Argolo - UFS |
O PIBID SOB O PONTO DE VISTA DE ALUNOS, PROFESSORES E BOLSISTAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabíolo Moraes Amaral - |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabíolo Moraes Amaral - |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabíolo Moraes Amaral - |
TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB |
FAZENDO MÁGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: OS NÚMEROS AO ALCANCE DO ILUSIONISMO. |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB |
ENSINO DE SIMETRIA: UM OLHAR PEDAGÓGICO MEDIADO POR RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabricio de Lima Bezerra Silva - UFPB |
AÇÕES DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NO PROLICEN: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE PEDAGOGIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fabricio Eduardo Ferreira - |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS REGULARES VIA TEORIA DE VAN HIELE COM ORIGAMI |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG |
ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDOS NO 5º E NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio - UEPG |
O ENSINO DA ÁLGEBRA DE ACORDO COM TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA SEGUNDO RAYMOND DUVAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Felipe Augusto de Oliveira Martins - UFF |
MATEMÁTICA EM AÇÃO: UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Felipe de Jesus Ribeiro Marques - UFRRJ |
O VELHO E O NOVO EM AULAS: SECCIONANDO UM CUBO COM DIFERENTES RECURSOS E DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Felipe Pereira Heitmann - |
TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DO TABLET NA EDUCAÇÃO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Felipe Silva de Lima |
REATIVAÇÃO E USO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Felipe Teixeira da Silva - |
IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID: EXPERIÊNCIAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fenanda Levandoski da Silva |
O PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Andréa Fernandes Silva - UFRPE |
SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2011 |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Angelo Pereira - |
CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO PELO PIBID-UFF-INFES |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Angelo Pereira - |
BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda de Araujo Monteiro - |
A GEOMETRIA NA EJA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda de Araujo Monteiro - |
MATEMÁTICA COM ARTE |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda de Fátima Silva Ferreira - |
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: INTERAGINDO POR MEIO DE PADRÕES |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda de Oliveira Azevedo - |
INVENÇÃO EM UMA EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÕES E PRODUÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Elisbão Silva de Souza |
AULAS DE MATEMÁTICA E O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DA ÁLGEBRA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Elisbão Silva de Souza |
ARTICULAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES ALGÉBRICAS E GRÁFICAS DE UMA FUNÇÃO: CONSTRUINDO CONJECTURAS POR MEIO DO GEOGEBRA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Emmy Fukabori Nakai - UEL |
AÇÃO PIBID: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Fatima Ratajczyk Turra - |
USO DE RÉGUA, COMPASSO E ESQUADROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Hart Garcia - |
A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Hart Garcia - |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Leite Soares - |
A MODELAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA CULTURA DO MILHO NA CIDADE DE CATINGUEIRA-PB. |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Machado |
INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Machado de Lima - UEMA |
UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 7ª SÉRIE (8º ANO) ASSOCIADOS AOS CÁLCULOS DE ÁREAS DE FIGURAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Machado de Lima - UEMA |
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: UMA MANEIRA DIVERTIDA E DINÂMICA DE FAZER MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DO PERCURSO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA ESCRITA EM UM BLOG |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
UM CAMINHAR À BUSCA DA INCLUSÃO: OBSERVAÇÕES SOBRE APLICAÇÕES DE ATIVIDADES ADAPTADAS PARA O DEFICIENTE VISUAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
DOIS EXPERIMENTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁREAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Mara Freire de Oliveira - UNIOESTE-PR |
UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA TRABALHAR A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Schuck Sápiras - |
O USO DO ALGEPLAN COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES A PRODUTOS NOTÁVEIS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernanda Schuck Sápiras - |
MATERIAL CONCRETO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DO TEOREMA DE PITÁGORAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Augusto da Silva Souza - |
EDUCAÇÃO AEROESPACIAL: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Cardoso de Matos - |
O PARAFUSO DE ARQUIMEDES: UMA INOVAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO IFPA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Celso Villar Marinho |
NO PLANO OU NO ESPAÇO: A TECNOLOGIA DIGITAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Celso Villar Marinho |
ANÁLISE DO USO DO GEOGEBRA EM ROTEIROS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE ACORDO COM O CURRÍCULO MÍNIMO DA SEEDUC-RJ. |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando da Costa Barbosa - UFU |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO: UMA ARTE DE FAZER |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando da Costa Barbosa - UFU |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Dalbão Carvalho - UNICSUL |
ETNOCENTRISMO NACIONAL: A NECESSIDADE DA IMPRENSA BRASILEIRA DESENVOLVER A IMPARCIALIDADE NA ANÁLISE DOS DADOS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Emílio Leite de Almeida - UFRPE |
PROMOVENDO SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE ÂNGULOS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Emílio Leite de Almeida - UFRPE |
AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Guedes Cury - UFRN |
EXERCÍCIOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GOIÁS E NO TOCANTINS |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Guedes Cury - UFRN |
EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA ORAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Tranquilino Marques dos Santos - |
A PESQUISA ETNOGRÁFICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Fernando Tranquilino Marques dos Santos - |
A MATEMÁTICA CODIFICADA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS: UMA ANÁLISE CRIPTOGRÁFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Filipe Sarmento Barreto - |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DESENVOLVIDA COMO ATIVIDADE DO PROJETO RONDON COM PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE TAQUARANA/AL |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita - |
GEOMETRIA E A TEORIA DOS CONSTRUTOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flainer Rosa de Lima - |
CURSO DE MADUREZA TELEVISIONADO NOS ANOS DE 1960 E 1970 |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
FlÁvia Batista Santos - |
APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE MEDIADA POR UMA MAQUETE TÁTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Caraiba de Castro - UFSC |
UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA PRESENTE NAS CONSTRUÇÕES DAS CASAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA, ARRAIAS, TO |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flavia Cardoso Pereira - UFRJ |
RECURSOS PARA O ENSINO DE GRÁFICOS E FUNÇÕES PARA DEFICIENTES VISUAIS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Cristina de Macêdo Santana - |
PROGRAMA NOVOS TALENTOS: POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Cristina de Macêdo Santana - |
O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Cristina de Macêdo Santana - |
REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia de Andrade Niemann - UPF |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O CAMPO MULTIPLICATIVO |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Dias Ribeiro - UTFPR |
APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
FlÁvia dos Santos Soares - UFF |
A LÓGICA EM SALA DE AULA: ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
FlÁvia dos Santos Soares - UFF |
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LABEM/UFF): UM ESPAÇO DE REFLEXÃO E AÇÃO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
FlÁvia dos Santos Soares - UFF |
A AULA DE COMÉRCIO EM PORTUGAL |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Myrella Tenório Braz - |
PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS: A INFLUÊNCIA DOS INVARIANTES NA CATEGORIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Myrella Tenório Braz - |
A COMPREENSÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flavia Pollyany Teodoro - FECILCAM |
A UTILIZAÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA. |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
FlÁvia Roldan Viana - UECE |
VAMOS BRINCAR? AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
FlÁvia Roldan Viana - UECE |
ALUNOS COM SURDEZ: O ENSINO DE ESTRUTURAS ADITIVAS A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
FlÁvia Roldan Viana - UECE |
O USO DE RECURSOS VISUAIS E MNEMÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM SURDEZ |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Sueli Fabiani Marcatto - |
UM PANORAMA DA PRÁTICA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávia Sueli Fabiani Marcatto - |
O PERFIL DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ E O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ONLINE |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flaviane Predebon Titon - UFRGS |
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: PROPOSTAS E CONSTITUIÇÃO DE SABERES NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flaviane Predebon Titon - UFRGS |
ENTENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS DOBRADURAS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flaviane Predebon Titon - UFRGS |
A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO: CONCEPÇÕES, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DO FUTURO PROFESSOR A PARTIR DA PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávio Bittencourt - UFV |
UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DA PROBABILIDADE: O USO DE AULAS MULTIMÍDIAS COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávio Bittencourt - UFV |
COEFICIENTE DE RENDIMENTO ESCOLAR E MATRIZ CURRICULAR: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS PRIMEIROS FORMANDOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (IFSEMG- CÂMPUS RIO POMBA) |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávio de Souza Coelho - UNESP - RIO CLARO |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO INTERPRETATIVO DO MARCO LEGAL |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávio do Sacramento Maia - UFF |
A RÉGUA DE CÁLCULO: UMA APLICAÇÃO DAS PROPRIEDADES DOS LOGARITMOS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Flávio Nazareno Araujo Mesquita - UFPA |
AS INTERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA MATEMÁTICO EM PEQUENO GRUPO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Florisval Santana Filho - UFS |
PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM OLHAR A PARTIR DO ENTENDIMENTO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ARACAJU\SE |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Franciane Alice Bispo Leite - UFAC |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CONEXÕES DE SABERES EM MATEMÁTICA E UMA EXPERIÊNCIA COM LEITURA E ESCRITA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Franciele Lopes da Silva - |
MATEATRO - UM MÉTODO DIFERENCIADO DE ENSINAR MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Franciele Rodrigues de Moraes - |
UM ESTUDO SOBRE ERROS COM O SOFTWARE APLUSIX |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Franciele Roulim Negreiros - |
O USO DO ALGEPLAN COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS REFERENTES A PRODUTOS NOTÁVEIS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Franciele Taís de Oliveira - |
UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O INÍCIO DE UM LONGO PERCURSO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Franciele Taís de Oliveira - |
WEBQUEST: UM RECURSO TECNOLÓGICO BENEFICIANDO O ACESSO E MANEJO DAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NA INTERNET |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Franciely Fabrícia de Souza Ferreira - UEM |
CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francis Miller Barbosa Moreira - |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele - UFC |
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A NUMERALIZAÇÃO INFANTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele - UFC |
A ALAVANCA META EM LIVROS DIDÁTICOS DE ÁLGEBRA LINEAR |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Eriane Brito Marques - UFC |
O ENSINO DE MATEMÁTICA: A INVESTIGAÇÃO E A REFLEXÃO NA AULA DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Maria Gomes Pinto - |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE COM CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Priscila Ferreira da Silva - UNB |
EXPLORANDO A GEOMETRIA EUCLIDIANA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: POLÍGONOS E MOSAICOS |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Priscila Ferreira da Silva - UNB |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Priscila Ferreira da Silva - UNB |
GEOMETRIA LÚDICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB |
ENSINO DE SIMETRIA: UM OLHAR PEDAGÓGICO MEDIADO POR RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB |
AÇÕES DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NO PROLICEN: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE PEDAGOGIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisca Vandilma Costa - UFRN |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ATIVIDADES DE ENSINO SOB ALGUNS ASPECTOS NA MATEMÁTICA ANTIGA DOS GREGOS AO SÉCULO XVI DE ANDREA PALLADIO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Aldrin Armstrong Rufino - |
DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CÂMPUS SANTA CRUZ |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Aldrin Armstrong Rufino - |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR: UMA ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco de Assis Bandeira - UFRN |
A ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA CERÂMICA PERUANA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco de Assis Bandeira - UFRN |
ETNOMATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DO LABOR DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICA DO MUNICÍPIO DE RUSSAS-CE AO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco de Moura e Silva JÚnior - PUC-SP |
ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM UM OLHAR DA ENCULTURAÇÃO MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco de Oliveira Filho - UNIBAN |
OS CURSOS COMPLEMENTARES COMO EMBRIÃO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA O COLÉGIO |
História da Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC |
O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC |
VAMOS BRINCAR? AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Edisom Eugenio de Sousa - UFC |
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A NUMERALIZAÇÃO INFANTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Erilson Freire de Oliveira - |
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE NÚMEROS COMPLEXOS NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Erilson Freire de Oliveira - |
DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO AÇÃO DO PIBID |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Guedes de Moura - UFRN |
REGISTRANDO A MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Guedes de Moura - UFRN |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA PARA ALUNOS DO 9º ANO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Guedes de Moura - UFRN |
MATEMÁTICA EXPERIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco LeitÃo de Oliveira Neto - |
RELATO DE UM SUPERVISOR DO PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Regis Vieira Alves - |
SOBRE O ENSINO DAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO COM APOIO NA VISUALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Regis Vieira Alves - |
DISCUSSÃO DO ENSINO DE INTEGRAIS IMPRÓPRIAS COM AMPARO DA TECNOLOGIA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Regis Vieira Alves - |
UTILIZANDO MÁGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Regis Vieira Alves - |
A ALAVANCA META EM LIVROS DIDÁTICOS DE ÁLGEBRA LINEAR |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Regis Vieira Alves - |
SOBRE O ENTENDIMENTO DA NOÇÃO DE INDETERMINAÇÃO: O CASO DA REGRA DE L`HOSPITAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos - |
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE NÚMEROS COMPLEXOS NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Francisco Roberto Pinto Mattos - COLéGIO PEDRO II |
UMA ANÁLISE DO MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Frank Jonis Flores de Almeida |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
![](images/icone_pdf.jpg) |
Franklin Zillmer - UFS |
A (DES)PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS JOHN KENNEDY E 11 DE AGOSTO |
Práticas Escolares |
![](images/icone_pdf.jpg) |