ÍNDICE DE AUTORES - J

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | Y | Z |
NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO ÁREA TEMÁTICA VER ARQUIVO
Jackeline Riquielme de Oliveira - INTERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES DE EPISÓDIOS DE AULAS Formação de Professores
Jackson Lopes da Cunha - UFRJ NO PLANO OU NO ESPAÇO: A TECNOLOGIA DIGITAL AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO Formação de Professores
Jacyara Quintela Vieira Silva - A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES: PROVOCANDO MUDANÇAS NA MANEIRA DE VER A MATEMÁTICA. Práticas Escolares
Jacyara Quintela Vieira Silva - PRÁTICA DOCENTE E JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR DJENAL TAVARES DE QUEIROZ Formação de Professores
Jadilson Ramos de Almeida - FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DAS TIC: O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Formação de Professores
Jadilson Ramos de Almeida - DUAS OU TRÊS PALAVRAS ACERCA DA RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O LIVRO DIDÁTICO História da Educação Matemática
Jadson de Souza Concei‡ão - OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES Práticas Escolares
Jaelson Dantas de Almeida IDENTIFICANDO RELAÇÕES ENTRE TERNOS PITAGÒRICOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS: APROFUNDANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA O 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Práticas Escolares
Jaelson Dantas de Almeida USO DE CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Jaelson Dantas de Almeida OS ALGORITMOS DAS QUATRO OPERAÇÕES E SUA RELAÇÕES COM O DINHEIRO Formação de Professores
Jaime Edmundo Apaza Rodriguez - UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS PELA PESQUISA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Jair Dias de Abreu - UFCG-PB TRABALHANDO ATIVIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL Práticas Escolares
Jair Lucas Jorge - UEL AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Jakelline de Aquino Batista - UEPA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Práticas Escolares
Jamerson dos Santos Pereira - O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA Formação de Professores
Jamerson dos Santos Pereira - REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS Formação de Professores
James Hudson Antonieti Bego A INFORMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROUCA Formação de Professores
James Teixeira - PUC-SP A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRECONIZADA PELA ENEF – ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS EFEITOS NA ESCOLA BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO PNLD Pesquisa em Educação Matemática
James Teixeira - PUC-SP MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA ÀS FINANÇAS PESSOAIS Pesquisa em Educação Matemática
Jamille Mineo Carvalho de Magalhães - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES SOBRE A MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRUTURADA COM JOGOS MATEMÁTICOS Formação de Professores
Jamille Vilas Boas de Souza - UFBA O ENSINO DE QUADRILÁTEROS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE TAREFAS DIDÁTICAS Práticas Escolares
Jamille Vilas Boas de Souza - UFBA INVESTIGANDO O NÚMERO DE DIAGONAIS DE UM POLÍGONO UTILIZANDO O GEOGEBRA: UM RELATO DE TAREFA Práticas Escolares
Janaina Borges da Silveira - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE COM CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Janaina Freitas dos Santos - ULBRA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR Formação de Professores
Jane Herber - JOGOS LÓGICOS E O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS Práticas Escolares
Jane Herber - A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID Práticas Escolares
Janecler Aparecida Amorin Colombo - UTFPR FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Formação de Professores
Janecler Aparecida Amorin Colombo - UTFPR REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E JOGOS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Janes Kened Rodrigues dos Santos - AS INTERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA MATEMÁTICO EM PEQUENO GRUPO Práticas Escolares
Janete Bolite Frant - EXPLORANDO FENOMENOS PERIÓDICOS Pesquisa em Educação Matemática
Janete Bolite Frant - ELABORANDO TAREFAS SOBRE TRANSFORMAÇÃO NO PLANO PARA UM AMBIENTE VIRTUAL Práticas Escolares
Janice Rubira Silva - MATEMÁTICA E COTIDIANO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL Práticas Escolares
Janice Rubira Silva - O ESTUDO DOS NÚMEROS DECIMAIS UTILIZANDO ENCARTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Janine Freitas Mota - TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT Práticas Escolares
Jânio de Jesus Cardoso BRINCANDO DE MATEMÁTICO Práticas Escolares
Jânio Elpídio de Medeiros - UFPB ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA REVER OS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIENCIA Práticas Escolares
Januária Araújo Bertani - AS MUDANÇAS DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA (1946-1966) História da Educação Matemática
Jaque Willian Scotton - O PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO Formação de Professores
Jaquelina da Silva Vaz - SOFTWARE WINPLOT – UMA NOVA PERSPECTIVA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES LINEARES E QUADRÁTICAS Práticas Escolares
Jaquelina da Silva Vaz - COEFICIENTE DE RENDIMENTO ESCOLAR E MATRIZ CURRICULAR: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS PRIMEIROS FORMANDOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (IFSEMG- CÂMPUS RIO POMBA) Práticas Escolares
Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos - USF JOGOS MATEMÁTICOS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMBINATÓRIO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Jaqueline de Oliveira da Silva MATEMÁTICA E LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO Formação de Professores
Jaqueline de Oliveira da Silva OFICINA DE TANGRAN: INVESTIGAÇÃO MÉTRICA E GEOMÉTRICA Práticas Escolares
Jaqueline de Oliveira da Silva REGISTRANDO A MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Jaqueline de Souza Pereira Grilo - UFBA PROGRAMA NOVOS TALENTOS: POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Jaqueline Posser Gallina - O MUSEU DO COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Práticas Escolares
Jaqueline Rodrigues da Rosa - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES. Práticas Escolares
Jaqueline Solange Hoff - OS ESQUEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA Práticas Escolares
Jaquelyne Macedo Ortega A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DA UNIR/JI-PARANÁ Formação de Professores
Jaylson Teixeira - USO DO MIT-SCRATCH PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NUMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL Formação de Professores
Jean Sebastian Toillier A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ITAIPULÂNDIA (PR) DE 1961 AO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990 História da Educação Matemática
Jeane do Socorro Costa da Silva - PUC-SP OS ENTRAVES VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXERCÍCIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ. Práticas Escolares
Jeane do Socorro Costa da Silva - PUC-SP O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES DE UMA OFICINA DE GEOMETRIA DINAMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Formação de Professores
Jeferson da Silva GonÇalves - SISTEMAS LINEARES: PROPOSTA DE UMA ENTRADA EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA EM AMBIENTE COMPUTACIONAL Práticas Escolares
Jefferson Abreu de Amaral - UFPB FAZENDO MÁGICA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: OS NÚMEROS AO ALCANCE DO ILUSIONISMO. Práticas Escolares
Jefferson Biajone - UNICAMP MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS ESTATÍSTICOS Pesquisa em Educação Matemática
Jefferson Felipe Albuquerque Cavalcante - O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE “EQUAÇÕES DA RETA” Práticas Escolares
Jefferson Rodrigues da Silveira - UFPEL RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE Formação de Professores
Jefferson Santoro - A IMPORTÂNCIA DE VIVENCIAR UMA “AULA DIFERENTE” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSOLIDANDO PRÁTICAS INOVADORAS Formação de Professores
Jennifer Valleriano Barboza - A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES Práticas Escolares
Jennifer Valleriano Barboza - A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR E SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Práticas Escolares
Jerniel da Silva Parente - A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Jessica Andrade Dias - O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS Formação de Professores
Jéssica Augusta Marchiori Rodrigues - CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Práticas Escolares
Jéssica Cristina Silva Vieira - UFU UM OLHAR PARA O CONTEXTO CULTURAL DOS ALUNOS NORDESTINOS DO CAIC DE ITUIUTABA/ MG FRENTE AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Pesquisa em Educação Matemática
Jessica de Abreu Barbosa - UNB CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS Práticas Escolares
Jessica de Abreu Barbosa - UNB GEOMETRIA LÚDICA Práticas Escolares
Jessica Fonseca Brum - O EXPERIENCIAR COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Formação de Professores
Jéssica Karolinne Medeiros Nascimento UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Jéssica Sabel - TEXTO INFORMATIVO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Jéssica Schultz Kuster - ANÁLISE DE ERROS COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: VÍRGULAS, ZEROS E DIVISÕES Práticas Escolares
Jessyka Luana Diniz de Lima - A CALCULADORA CIENTÍFICA UTILIZADA NA FORMULAÇÃO, NA RESOLUÇÃO E NA EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Jhenifer dos Santos Silva - A MATEMÁTICA ESCOLAR EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Jhone Caldeira Silva - UFG A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS Formação de Professores
Joaby de Oliveira Silva - UEFS O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA Formação de Professores
Joaby de Oliveira Silva - UEFS REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS Formação de Professores
Joana dos Santos Siva - VIVENCIANDO O COTIDIANO DE SALA DE AULA ATRAVÉS DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM Formação de Professores
Joana dos Santos Siva - ELABORAÇÃO DE JOGO DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Joana Tatsch da Silva Suza - UNIPAMPA OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS COM NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS Pesquisa em Educação Matemática
JoÃo AcÁcio Busquini - USP COMPETÊNCIA E MATEMÁTICA: O CENÁRIO NO CURRÍCULO. Formação de Professores
João Alberto da Silva - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE COM CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
JoÃo Batista Regis da Silva - UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES Práticas Escolares
João Batista Rodrigues da Silva - A (RE) SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DO ÁBACO Formação de Professores
João Batista Rodrigues da Silva - LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO: FERRAMENTAS NA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFBA, CAMPUS DE BARREIRAS – BA Formação de Professores
João Batista Rodrigues da Silva - UMA BREVE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL Formação de Professores
JoÃo Bosco Laudares - CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FENÔMENOS FÍSICOS SOBRE TAXAS RELACIONADAS Pesquisa em Educação Matemática
JoÃo Bosco Laudares - TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT Práticas Escolares
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS ORNAMENTOS NATALINOS E O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Práticas Escolares
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS OS JOGOS DE LINGUAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DEVERES DE CASA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Pesquisa em Educação Matemática
João Cândido Moraes Neves - UNISINOS JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE UM CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS Pesquisa em Educação Matemática
Joao Carlos Clemente - UFJF DE TRIÂNGULO A BOLA: UMA MATEMÁTICA MENOR E A SALA DE AULA Pesquisa em Educação Matemática
JoÃo Carlos Gilli Martins RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO METODOLOGIAS EM SALA DE AULA Práticas Escolares
JoÃo Carlos Gilli Martins BINGO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS Práticas Escolares
JoÃo Carlos Gilli Martins ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS Formação de Professores
João Carlos Pereira de Moraes - UEPG POR UM CONTO DE FADA: MÚLTIPLOS E LITERATURA Práticas Escolares
João Carlos Pereira de Moraes - UEPG LITERATURA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ALICE NO PAÍS DOS NÚMEROS NO SEXTO ANO Práticas Escolares
João Ferreira da Silva Neto - UNEAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM IGACI – AL: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE E AS EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES QUANTO À MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Formação de Professores
João Francisco Staffa da Costa COMPREENSÃO DOS FUSOS HORÁRIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
João Henrique Lorin - A RESPOSTA DOS PITAGÓRICOS PARA PROBLEMA DA ARKHÉ: O SURGIMENTO DE VÁRIAS DENOMINAÇÕES PARA OS NÚMEROS História da Educação Matemática
Joao Lino Neto - JOGOS PEDAGÓGICOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS: UMA NOVA VISÃO NO ENSINO DOS NUMEROS INTEIROS. Práticas Escolares
João Paulo Attie - CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES DE PODER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Pesquisa em Educação Matemática
João Paulo Attie - JOGOS MATEMÁTICOS - PIBID - UFS - 2012 Práticas Escolares
João Paulo Delfino de Lima - UFRN EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO RN História da Educação Matemática
João Paulo Silva Caldeira - ULBRA REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O FACEBOOK Práticas Escolares
João Paulo Silva Caldeira - ULBRA CYBERFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA VIA M-LEARNING Formação de Professores
João Ricardo Viola dos Santos - DIFERENÇAS ENTRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA Formação de Professores
João Ricardo Viola dos Santos - A MATEMÁTICA ESCOLAR EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
JoÃo Severino Filho - SOBRE OS MARCADORES DE TEMPO INDÍGENAS: NÃO HÁ VÃO ENTRE O CÉU E A TERRA Pesquisa em Educação Matemática
João Sidinei Marostega - CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DO TEOREMA DE TALES Práticas Escolares
Joao Victor Lima Fernandes - UFC EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO JAPÃO Pesquisa em Educação Matemática
João Vieira da Silva Neto - AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E A CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Joélia dos Santos Medeiros - UFRN INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DAS MATEMÁTICAS NAS PROFISSÕES Pesquisa em Educação Matemática
Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO ORIGAMI Formação de Professores
Joelma Fatima Torrel Mattei - ULBRA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR Formação de Professores
John Lenon Ribeiro - UEPG UMA DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL Práticas Escolares
Joicy Pimentel Ferreira O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE APPLETS NO GEOGEBRA Práticas Escolares
Joicy Pimentel Ferreira A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS EM DIFERENTES PRÁTICAS Pesquisa em Educação Matemática
Jonas da C. Ricardo - UERJ REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO DE CASO Formação de Professores
Jónata Ferreira de Moura - USF AS AULAS DE ONTEM AJUDANDO A (RE)CONSTRUIR AS AULAS DE HOJE: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Formação de Professores
Jonathan Brum Lauz - UFPEL A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pesquisa em Educação Matemática
Jonathan Ruan de Jesus O PIBID SOB O PONTO DE VISTA DE ALUNOS, PROFESSORES E BOLSISTAS Práticas Escolares
Jonison Lucas dos Santos Carvalho - UFS PRÁTICA DOCENTE E JOGOS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR DJENAL TAVARES DE QUEIROZ Formação de Professores
Jonson Ney Dias da Silva - UEFS MULHERES, MERCADO INFORMAL E A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Jonson Ney Dias da Silva - UEFS ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES Formação de Professores
Jonson Ney Dias da Silva - UEFS UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO PROJOVEM URBANO Formação de Professores
Jordana Donelli Stremel ENSINANDO E APRENDENDO TÓPICOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID Práticas Escolares
Jordana Donelli Stremel ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE TRIGONOMETRIA PLANA Práticas Escolares
Jordana Silva de Sousa - UFC INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Jordana Silva de Sousa - UFC CRIPTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Jordânia Andrezza P. da Silva - UFPB TORNANDO-SE ALUNA-PROFESSORA POR MEIO DE VIVÊNCIAS NO PROJETO PROLICEN Pesquisa em Educação Matemática
Jorge Alexandre dos Santos Gaspar - USS O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PERÍODO DE 1890 A 1925 História da Educação Matemática
Jorge Barros - TEMAS TRANSVERSAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO – CONCEPÇÕES SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS PCNS DE MATEMÁTICA. Pesquisa em Educação Matemática
Jorge C Brandão - UFC MATEMÁTICA INCLUSIVA: VIVENCIANDO SOROBÃS, TANGRANS, GEOPLANOS E POLIMINÓS, CONTEMPLANDO DISCENTES COM E SEM DEFICIÊNCIA VISUAL EM SALAS REGULARES. Práticas Escolares
Jorge Costa do Nascimento - UESB FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SABERES DOCENTES E PRÁTICA PEDAGÓGICA Formação de Professores
Jorge Costa do Nascimento - UESB A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR PROFESSORES/ALUNOS Formação de Professores
Jorge Henrique Duarte - USO DE CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Jorge Henrique Duarte - REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU.PE Formação de Professores
Jorge Henrique Duarte - A MATEMÁTICA CODIFICADA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS: UMA ANÁLISE CRIPTOGRÁFICA ENVOLVENDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. Pesquisa em Educação Matemática
Jorge Henrique Duarte - A PESQUISA ETNOGRÁFICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU Formação de Professores
Jorge Ricardo Carvalho de Freitas - O EMPREGO DA BRAÇA: A PRÁTICA E A TRADIÇÃO SE MISTURAM NOS CANAVIAIS DA MATA SUL DE PERNAMBUCO. Práticas Escolares
José Adgerson Victor da Silva - O USO DE PROGRAMAS COMPUTACIONAIS COMO RECURSO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA Pesquisa em Educação Matemática
Jose Airton Cavalcante USO DE CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Jose Airton Cavalcante IDENTIFICANDO RELAÇÕES ENTRE TERNOS PITAGÒRICOS E O TEOREMA DE PITÁGORAS: APROFUNDANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA O 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Práticas Escolares
JosÉ Alexandre Ferreira da Costa - FURG A MATEMÁTICA DIALOGANDO COM A ARTE NUM MOVIMENTO INTERDISCIPLINAR Formação de Professores
José Antônio Araújo Andrade PROGRAMA DE APOIO AO CALOURO: UM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS EM UM SISTEMA DE MENTORIA Pesquisa em Educação Matemática
José Augusto Costa Brito - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA/CAMPUS EUNÁPOLIS Formação de Professores
José Carlos Barreto Prado Júnior - UFS A (DES)PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS JOHN KENNEDY E 11 DE AGOSTO Práticas Escolares
José Carlos Cifuentes - UFPR DA GEOMETRIA DE EUCLIDES À GEOMETRIA EUCLIDIANA: A GÊNESE DAS GEOMETRIAS MODERNAS História da Educação Matemática
José Carlos Cifuentes - UFPR ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
José Carlos de Souza Junior - MOSAICOS, PAVIMENTAÇÕES DO PLANO E O ENSINO DA GEOMETRIA Práticas Escolares
José Carlos de Souza Junior - FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM VIDEOAULAS: POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Formação de Professores
José Carlos de Souza Junior - CORRIDA NO CICLO TRIGONOMÉTRICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO JOGO Práticas Escolares
José Carlos Oliveira Costa - FSA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO FRENTE A DIVERSIDADE DE CAMINHOS FORMATIVOS Práticas Escolares
Jose Carlos Santana Queiroz - OS LOGARITMOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Jose Carlos Thompson da Silva - UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO COMO JOGO EDUCATIVO A FAVOR DO PENSAMENTO MATEMÁTICO Práticas Escolares
José César Nascimento Afro - REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO Pesquisa em Educação Matemática
José César Nascimento Afro - POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
José Damião Souza de Oiveira - O PROBLEMA DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE MASCHERONI (1750 – 1800): ABORDAGEM E SOLUÇÃO HISTÓRICA ALIADA A SOLUÇÃO COM SOFTWARES GEOMÉTRICOS História da Educação Matemática
José Damião Souza de Oiveira - DA ORIGEM DOS LOGARITMOS AO USO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA História da Educação Matemática
José Dilson Beserra Cavalcanti - UFRPE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS, APRENDIZADOS E REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Formação de Professores
José Dilson Beserra Cavalcanti - UFRPE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATO DE UMA ATIVIDADE COM O USO DE CANUDOS E BARBANTE. Formação de Professores
José Elyton Batista dos Santos - RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DOMINOMÁTICA Práticas Escolares
José Elyton Batista dos Santos - TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO Práticas Escolares
José Erildo Lopes Júnior - A MATEMÁTICA E A SUSTENTABILIDADE COMO QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Práticas Escolares
José Guilherme Simion Antunes - UNIOESTE JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS Práticas Escolares
JosÉ Ivanildo Felisberto de Carvalho - UNIBAN MAS AFINAL, O QUE É MÉDIA MESMO? MOBILIZANDO PROPRIEDADES E SIGNIFICADOS DA MÉDIA ARITMÉTICA Práticas Escolares
Jose Jorge Casimiro dos Santos - A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS História da Educação Matemática
José Luiz Cavalcante - IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID: EXPERIÊNCIAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA Formação de Professores
José Luiz Cavalcante - JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Práticas Escolares
José Luiz Cavalcante - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA UTILIZANDO-SE DE SITUAÇÕES PROBLEMATIZADORAS COMO RECURSO NA PROPOSIÇÃO, FORMULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Práticas Escolares
José Luiz Cavalcante - TECNOLOGIA COMPUTACIONAL: UMA APOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
José Luiz Giarola Andrade - PUC-MG CONCEITO DE FUNÇÃO INVERSA: REPRESENTAÇÕES E RESTRIÇÕES Práticas Escolares
José Luiz Magalhães de Freitas - GEOMETRIA E MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO DIVERSIFICAR E ARTICULAR? Formação de Professores
José Luiz Magalhães de Freitas - AS ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA INDÍGENA Pesquisa em Educação Matemática
José Luiz Magalhães de Freitas - DIVISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? Práticas Escolares
José Marcos Lopes - O ESTUDO DA CONCEPÇÃO CLÁSSICA DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DO JOGO MINI-BOZÓ Práticas Escolares
José Marcos Lopes - O USO DE UM JOGO COMO REFORÇO NO ENSINO DOS CONCEITOS DE MÉDIA E VARIÂNCIA Práticas Escolares
José Mário Costa Junior - REPENSANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL Práticas Escolares
José Mário Costa Junior - O SOFTWARE SUPERLOGO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: CONSTRUINDO BANDEIRAS E APRENDENDO GEOMETRIA Práticas Escolares
José Milton Lopes Pinheiro - UFJF MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SALA DE AULA: A APRENDIZAGEM EM QUESTÃO Pesquisa em Educação Matemática
José Passos Lopes - UNIP PROFESSORAS POLIVALENTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: OLHAR SEMIÓTICO, PSICANALITICAMENTE ORIENTADO, DA PSICOGÊNESE DA BURRICE. Pesquisa em Educação Matemática
José Passos Lopes - UNIP MÚSICA, LEITURA DE IMAGENS E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Formação de Professores
José Paulino Filho - O COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Formação de Professores
José Ramão de Souza Chiquitin - INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO/PIBID/MATEMÁTICA/CPPP/UFMS Formação de Professores
José Ramão de Souza Chiquitin - PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: ESTUDO DA OBESIDADE POR MEIO DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA Formação de Professores
José Ricardo Ferreira de Almeida - IFRJ O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA TRIGONOMETRIA NA CINCURFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
José Ricardo Ferreira de Almeida - IFRJ ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR Práticas Escolares
José Ricardo Ferreira de Almeida - IFRJ O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
Jose Ricardo Souza - TRABALHANDO O ASPECTO LÚDICO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ESTAÇÃO CIÊNCIA MÓDULO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
José Roberto Costa Júnior UMA BREVE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL Formação de Professores
José Roberto Costa Júnior A (RE) SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DO ÁBACO Formação de Professores
José Roberto Linhares de Mattos - UFF UM ENCONTRO ETNOMATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A FUNÇÃO DAS FLAUTAS DOS RIKBAKTSA Práticas Escolares
José Roberto Linhares de Mattos - UFF ETNOMATEMÁTICA EM UMA ALDEIA SURUÍ PAITER Práticas Escolares
José Roberto Linhares de Mattos - UFF A LEI 10.639/03 E A ETNOMATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
José Ronaldo Melo - UFAC A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Formação de Professores
José Ronaldo Melo - UFAC PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CONEXÕES DE SABERES EM MATEMÁTICA E UMA EXPERIÊNCIA COM LEITURA E ESCRITA Formação de Professores
José Ronaldo Melo - UFAC GRUPO DE TRABALHO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO E FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ACRE Pesquisa em Educação Matemática
José Severino de Barros USO DE CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
José Severino de Barros OS ALGORITMOS DAS QUATRO OPERAÇÕES E SUA RELAÇÕES COM O DINHEIRO Formação de Professores
José Valério Gomes da Silva - COMPRIMENTO ENQUANTO GRANDEZA: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS EM LIVROS DIDATICOS DE 6° ANO Práticas Escolares
José Wilson dos Santos COORDENAÇÃO DE ÁREA DE MATEMÁTICA: ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO Formação de Professores
José Wilson dos Santos SISTEMAS DE EQUAÇÕES COM DUAS INCÓGNITAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
José Wilson dos Santos EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Formação de Professores
Joseane Pinto de Arruda HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE: O CASO DO GRUPO ESCOLAR LAURO MULLER História da Educação Matemática
Joseane Pinto de Arruda TRATAMENTO DIGITAL DAS FONTES PARA A ESCRITA DA HEM: EDIÇÃO, COMPACTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E CATALOGAÇÃO História da Educação Matemática
Joselba Liliane de Oliveira - ÁLGEBRA NA BALANÇA Práticas Escolares
Joselene Marques - GEOMETRIA ESPACIAL ABORDADA POR MEIO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Formação de Professores
Joselene Marques - FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Práticas Escolares
Joselene Marques - AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM BASE NAS HABILIDADES EXIGIDAS NA PROVA BRASIL DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Joseli Almeida Camargo - O PIBID NO COTIDIANO PROFISSIONAL DO PROFESSOR SUPERVISOR DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Joseli Almeida Camargo - UTILIZANDO O BINGO PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA Práticas Escolares
Joseli Almeida Camargo - ÁLGEBRA NA BALANÇA Práticas Escolares
Josélio Lopes Valentim Júnior - UFJF A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA PELOS LIVROS DIDÁTICOS VEICULADOS ENTRE A REFORMA GUSTAVO CAPANEMA E A PORTARIA MINISTERIAL DE 1951. História da Educação Matemática
Josenir Rodrigues da Silva - TEXTOS MULTIPLICATIVOS: FORMULAR SITUAÇÕES-PROBLEMA FAVORECE A APRENDIZAGEM PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS? Pesquisa em Educação Matemática
Josenir Rodrigues da Silva - COMO ETAPAS DE ESCOLHA PODEM INFLUENCIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS Pesquisa em Educação Matemática
Joserlene Lima Pinheiro - UECE LAPTOP EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM PROFESSOR Formação de Professores
Josiane Acácia de Oliveira Marques - A INFLUÊNCIA DO MANUAL PEDAGÓGICO DE MARGARITA COMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA História da Educação Matemática
Josiane Bernz Siqueira - TEXTO INFORMATIVO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Josiane Bernz Siqueira - VIVÊNCIAS ESCOLARES DO PIBID/MATEMÁTICA Formação de Professores
Josianne Repski - UNICENTRO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA Práticas Escolares
Josiele Maria Fusiger - UNIFRA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: A ELABORAÇÃO DO SABÃO AUXILIANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Práticas Escolares
Josislei de Passos Vieira - MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Práticas Escolares
Josislei de Passos Vieira - ANÁLISE DA UNIDADE INTERDISCIPLINAR: ÁREA E VOLUME NA FRUTICULTURA Práticas Escolares
Josislei de Passos Vieira - TRABALHANDO AS RELAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
Josué Antunes de Macêdo - UNICSUL A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA Formação de Professores
Josué Antunes de Macêdo - UNICSUL FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE CÔNEGO MARINHO Formação de Professores
Josyclesio Lima da Silva - USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Joubert Lima Ferreira - ZILDA ARAÚJO PEDREIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1967 – 1970) História da Educação Matemática
Joubert Lima Ferreira - LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA E SUAS ATIVIDADES ESCOLARES NO GINÁSIO MAIRI (1971 – 1979) História da Educação Matemática
Joyce Jaquelinne Caetano - UNICENTRO OFICINAS ITINERANTES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Formação de Professores
Joyce Jaquelinne Caetano - UNICENTRO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA Práticas Escolares
Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO VALE DO RIBEIRA/SP Práticas Escolares
Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL PROFESSORES DO 5º ANO E ITENS DE AVALIAÇÃO DA PROVA BRASIL: O TRABALHO VOLTADO AO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS E ÀS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS Formação de Professores
Jozeildo Kleberson Barbosa - UNICSUL FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Juan Carlo da Cruz Silva - UFRN TÓPICOS DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO PROBABILÍSTICO: UMA ABORDAGEM EM TRÊS EPISÓDIOS História da Educação Matemática
Juarez Dumke Streda - O USO DO GEOPLANO NA CONCRETIZAÇÃO DO APRENDIZADO Práticas Escolares
Juciele Carine Decezare - OS ESQUEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA Práticas Escolares
Jucilene Hundertmarck - UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MEDIDAS DE COMPRIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Jucilene Hundertmarck - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS Práticas Escolares
Julhane Alice Thomas Schulz - CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Práticas Escolares
Julia de Cassia Pereira do Nascimento - UNICSUL GRUPOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Formação de Professores
Julia Schaetzle Wrobel - UFES ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ÚLTIMA DÉCADA DO ENEM: UMA ANÁLISE USANDO O ALCESTE Pesquisa em Educação Matemática
Julia Schaetzle Wrobel - UFES CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENEM: UM MAPA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÚLTIMA DÉCADA Pesquisa em Educação Matemática
Juliana Alves de Souza - A ÁLGEBRA ESCOLAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Juliana Aparecida Rissardi Finato - UNESP - RIO CLARO O PROFESSOR DE MATEMÁTICA PAULISTA E AS DIFICULDADES DA PROFISSÃO História da Educação Matemática
Juliana Azevedo - UFPE A INFLUÊNCIA DE INTERVENÇÕES COM ÁRVORES DE POSSIBILIDADES NA UTILIZAÇÃO DE DIVERSIFICADAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO Práticas Escolares
Juliana Azevedo - UFPE PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS COMBINATÓRIOS Formação de Professores
Juliana Azevedo - UFPE REBOOT EDUCATION: USABILIDADE DE GAMES E SOFTWARES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
Juliana Bagne - O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Juliana Barreto Pereira - UFS AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO Pesquisa em Educação Matemática
Juliana Batista Faria - PESQUISA SOBRE NAMORO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS E CHILENOS: A METODOLOGIA "NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO" NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Juliana Çar Stal - UTILIZANDO O BINGO PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA Práticas Escolares
Juliana de Oliveira Gonzalez RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA Formação de Professores
Juliana Diniz Lima BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Juliana Ferreira de Sousa Pardim - UFMS A FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2005-2011) Formação de Professores
Juliana França Viol Paulin - UNESP - RIO CLARO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COM PESQUISAS EM EDUCAÇAO MATEMÁTICA Formação de Professores
Juliana Gularte Coutinho - UFPEL A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pesquisa em Educação Matemática
Juliana Marques Vieira da Silva - LIVROS INFANTIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Juliana Martins - PERSONALIDADES NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Juliana Meregalli Schreiber - JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE UM CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS Pesquisa em Educação Matemática
Juliana Meregalli Schreiber - OS JOGOS DE LINGUAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DEVERES DE CASA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO Pesquisa em Educação Matemática
Juliana Meregalli Schreiber - ORNAMENTOS NATALINOS E O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Práticas Escolares
Juliana Raupp dos Reis - UNIOESTE-PR JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS Práticas Escolares
Juliana Rodrigues de Araújo - UFPR WEBQUEST: AUXILIANDO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS Práticas Escolares
Juliana Silva de Andrade - UNEMAT CONTRIBUIÇÕES DOS PEQUENOS GRUPOS DE PESQUISA DO PROJETO OBEDUC NA FORMAÇÃO CONTINUADA Formação de Professores
Juliana Teixeira Dornelos Alves - UFRN EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO RN História da Educação Matemática
Juliana Ventura de Faria - UCB MATEMÁTICA: NENHUM A MENOS – INTERAÇÃO E DIÁLOGO NO ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR Pesquisa em Educação Matemática
Juliana Vignoto - UEM A CONCEPÇÃO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES Pesquisa em Educação Matemática
Juliane Berlanda A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA Pesquisa em Educação Matemática
Juliane Dias Guillen A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA COM OS PROFESSORES Formação de Professores
Juliane do Nascimento - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO MATERIAL DO PIC Práticas Escolares
Juliane do Nascimento - A NUMERAÇÃO NA SALA DE AULA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Práticas Escolares
Juliane dos Santos Medeiros - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS - INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Juliane Marques - INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA ENSINAR O TEOREMA DE PITÁGORAS Práticas Escolares
Juliano Cezar Ferreira - UFJF INTEGRAL DE LINHA DE CAMPOS VETORIAIS/TRABALHO REALIZADO: IMAGEM DE CONCEITO E DEFINIÇÃO DE CONCEITO Pesquisa em Educação Matemática
Juliany Santana dos Santos - UEFS CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: ATIVIDADES MATEMÁTICAS DA ESCOLA-CLASSE 4 História da Educação Matemática
Júlio César da Silva - USS ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: BASEADO NA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
Júlio César da Silva - USS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Práticas Escolares
Júlio César da Silva Brito - UFRN MATEMÁTICA EXPERIMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Júlio César Gomes de Oliveira - UFMS GESTAR II E O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Júlio César Schebelski SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Julio Cezar Rodrigues de Oliveira - O DIÁLOGO E O USO DE MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Júlio Paulo Cabral dos Reis - PUC-MG CRIANDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FENÔMENOS FÍSICOS SOBRE TAXAS RELACIONADAS Pesquisa em Educação Matemática
Júlio Paulo Cabral dos Reis - PUC-MG CONCEITO DE FUNÇÃO INVERSA: REPRESENTAÇÕES E RESTRIÇÕES Práticas Escolares
Jurgledes Domingues Santana - TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS Formação de Professores
Juscelândia Machado Vasconcelos - JUNTAR E RETIRAR AS PRIMEIRAS OPERAÇÕES DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Formação de Professores
Juscelândia Machado Vasconcelos - A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE TDAH Práticas Escolares
Jusley Talita Grimes de Souza - UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS Pesquisa em Educação Matemática
Jussara Aparecida da Fonseca - DOBRANDO E DESDOBRANDO A GEOMETRIA Práticas Escolares
Jussara Clementino - UFPB REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA ESCOLAS INDÍGENAS – RCNEI VERSUS PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO CONTEXTO INDÍGENA POTIGUARA Práticas Escolares
Jussara Clementino - UFPB ABORDAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS Práticas Escolares
Jussara de Loiola Araújo - UFMG UMA ANÁLISE DO CARÁTER POLIMOTIVACIONAL DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE Pesquisa em Educação Matemática
Jussara Gomes Araújo Cunha - INTRODUZINDO O ESTUDO DA FUNÇÂO EXPONENCIAL ATRAVÉS DA TORRE DE HANOI Práticas Escolares
Jussara Gomes Araújo Cunha - CONSTRUINDO O LOGOTIPO DO MCDONALD’S COM O GEOGEBRA Práticas Escolares
Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva - TORNANDO-SE ALUNA-PROFESSORA POR MEIO DE VIVÊNCIAS NO PROJETO PROLICEN Pesquisa em Educação Matemática
Jussara Pereira Fernandes - UNB APRENDENDO O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES ATRAVÉS DO JOGO DEFINIÇÕES E TABELAS DO LILAVATI DE BHASKARA Práticas Escolares
Jussara Pereira Fernandes - UNB LILAVATI DO HINDU AO PORTUGUÊS: QUASE NOVE SÉCULOS História da Educação Matemática
Jussara Pereira Fernandes - UNB REDESCOBRINDO O LILAVATI DE BHASKARA (1150) História da Educação Matemática
Jussara Vanz - UPF O TEMA DE CASA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Jussiele de Oliveira Mendon‡a Costa - UFS ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Práticas Escolares
Jussileno Souza da Cunha - MATEQXPRESS Práticas Escolares
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR Formação de Professores
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA CONCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES SOBRE A MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRUTURADA COM JOGOS MATEMÁTICOS Formação de Professores
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo - ULBRA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO ORIGAMI Formação de Professores
Juvenal de Almeida Junior - O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DO PIBID/UFRB: REALIZAÇÕES E EMPECILHOS Formação de Professores
Juvenal de Almeida Junior - OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES Práticas Escolares
Juvenal de Gouveia - A NOÇÃO DE FUNÇÃO: UMA ABORDAGEM CENTRADA EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM Práticas Escolares
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | Y | Z |