ÍNDICE DE AUTORES - M

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | Y | Z |
NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO ÁREA TEMÁTICA VER ARQUIVO
Magali Aparecida Silvestre - A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO Pesquisa em Educação Matemática
Magaly Marinello Souza - O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULATIVO NO ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANAS Práticas Escolares
Magna Natalia Marin Pires - UEL O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Magna Natalia Marin Pires - UEL O DIÁLOGO E O USO DE MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Magna Natalia Marin Pires - UEL UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: CONSTRUINDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Magna Paulina de Souza Ferreira O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS Formação de Professores
Magna Paulina de Souza Ferreira A INFORMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROUCA Formação de Professores
Magno Luiz Ferreira - IFRJ MANIFESTAÇÕES ALGÉBRICAS: UM ESTUDO SOBRE ATIVIDADES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Magno Luiz Ferreira - IFRJ O PAPEL DOS CURSOS ANÁLISE REAL NAS LICENCIATURAS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONJUNTO DOS NUMÉROS REAIS Formação de Professores
Maiane Bernardi - INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Práticas Escolares
Maiara Aparecida Coimbra Valentim - O CLUBE DA MATEMÁTICA: RELATOS E REFLEXÕES Formação de Professores
Maiara Elis Lunkes - A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA GEOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA-MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maicon Henrique de Oliveira - UTFPR GEOPLANOS: ATIVIDADES UTILIZANDO GEOPLANOS MANIPULÁVEIS E DIGITAIS Formação de Professores
Maicon Henrique de Oliveira - UTFPR DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Formação de Professores
Malcus Cassiano Kuhn - O CONTEXTO ESCOLAR TEUTO BRASILEIRO NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO DA MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Manoel de Campos Almeida - CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ORIGENS DA MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Manoel Lima Cruz Teixeira - UFRJ FILOSOFIA DAS PASSAGENS História da Educação Matemática
Manoel Oriosvaldo de Moura - APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE Pesquisa em Educação Matemática
Manoel Pereira Gomes Neto - UECE O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Práticas Escolares
Manuella Heloisa de Souza Carrijo - UFG EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: UM OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Pesquisa em Educação Matemática
Mara Aparecida Pedrini Germano CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Mara Conceição Motta EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS EM FORMACÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: MONITORIAS E JOGOS CONTRIBUINDO PARA ALIAR TEORIA E PRÁTICA Formação de Professores
Mara Sueli Simão Moraes - A PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DA ESCOLA PÚBLICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES Práticas Escolares
Marcela dos Reis França - LIMITES E POTENCIALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE DIFERENTES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS Pesquisa em Educação Matemática
Marcela dos Santos - UMA DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL Práticas Escolares
Marcela Ribeiro Maria - IFF MATEMÁGICA. Pesquisa em Educação Matemática
Marcele Tavares Mendes - UTFPR O USO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE Práticas Escolares
Marcele Tavares Mendes - UTFPR PROVA EM FASES: UM INSTRUMENTO PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA Práticas Escolares
Marceli Brummelhaus - A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID Práticas Escolares
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ O VELHO E O NOVO EM AULAS: SECCIONANDO UM CUBO COM DIFERENTES RECURSOS E DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO Práticas Escolares
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ "ESQUECE ESSES DESENHOS VAMOS USAR NÚMEROS": UM ESTUDO INICIAL FOCADO NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL Práticas Escolares
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ A FORMACÃO MATEMÁTICA NO CEDERJ: UMA ANÁLISE FOCADA NO PERFIL DE GRADUANDOS DO POLO PARACAMBI Práticas Escolares
Marcelo André A. Torraca - COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? Formação de Professores
Marcelo André A. Torraca - A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS Formação de Professores
Marcelo Bergamini Campos - UFJF UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TAREFAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Pesquisa em Educação Matemática
Marcelo Câmara dos Santos - ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA PROVA DO SAEPE/SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO. Práticas Escolares
Marcelo Câmara dos Santos - A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO Pesquisa em Educação Matemática
Marcelo Câmara dos Santos - A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. Pesquisa em Educação Matemática
Marcelo Carlos de Proen‡a - UEM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
Marcelo de Carvalho Borba - RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA APLICADA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Práticas Escolares
Marcelo de Carvalho Borba - MINICICLO DE APRENDIZAGEM EXPANSIVA EM SISTEMA SERES-HUMANOS-COM-MÍDIAS E O FAZER MATEMÁTICA ONLINE. Pesquisa em Educação Matemática
Marcelo de Carvalho Borba - PERFORMANCE MATEMÁTICA: ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS Práticas Escolares
Marcelo Ferreira Martins Salvador - ESSA É DO BAÚ! DO ARQUIVO DA PROFESSORA ESTELA KAUFMAN PARA SALA DE AULA História da Educação Matemática
Marcelo Ferreira Martins Salvador - UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA História da Educação Matemática
Marcelo José Cardozo Caldeira - UFPR WEBQUEST: AUXILIANDO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS Práticas Escolares
Marcelo Lucio Ferreira - MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE EJA NO DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO IRRACIONAL PI E SUAS APLICAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA Práticas Escolares
Marcelo Macedo Vieira - UEFS EXPERIÊNCIAS AQUIRIDAS COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR Formação de Professores
Marcelo Martins Corrêa - UFPEL O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O PROFESSOR Práticas Escolares
Marcelo Navarro da Silva - AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE BRASIL E VENEZUELA. Formação de Professores
MÁrcia Alessandra Souza GuimarÃes - APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE MEDIADA POR UMA MAQUETE TÁTIL Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Azevedo Campos - ESTUDANTES SURDOS E OS JOGOS DIGITAIS Práticas Escolares
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL ASPECTOS DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Formação de Professores
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL CALCULADORAS GRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SISTEMATIZANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES Formação de Professores
Marcia Cristina Nagy - UEL INDÍCIOS DE MOBILIZAÇÃO DE PENSAMENTO ALGÉBRICO POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Marcia Cristina Nagy - UEL CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DE TAREFAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Formação de Professores
Marcia Estela Argüelles Lupi - UFPEL O LÚDICO E A MATEMÁTICA - ALGUMAS APROXIMAÇÕES Formação de Professores
Marcia Estela Argüelles Lupi - UFPEL PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO Pesquisa em Educação Matemática
Marcia Friedrich PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA Práticas Escolares
Marcia Friedrich EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA Formação de Professores
Marcia Furlan de Almeida - UNICAMP DESCONSTRUÇÃO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Guedes Soares - UNIFESP A MATEMÁTICA DOS TESTES ABC História da Educação Matemática
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - PROBLEMATIZANDO O USO DA ESTIMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA Formação de Professores
Marcia Lopes Vieira - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA Formação de Professores
Marcia Lorena Saurin Martinez - MATEMÁTICA BÁSICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E SABERES PARA A VIDA Formação de Professores
Marcia Lorena Saurin Martinez - DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES Formação de Professores
Márcia Macedo Costa - UFU O ENSINO E APRENDIZAGEM DE UNIDADES DE MEDIDAS PADRÃO E NÃO PADRÃO A PARTIR DE UMA POESIA Práticas Escolares
Marcia Maioli INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Márcia Maria Alves de Assis - UFRN O COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Formação de Professores
Marcia Maria Bento Marim - UNICAMP RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: NUMA ABORDAGEM DAS MATEMÁTICAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS Práticas Escolares
Márcia Marinelli Pereira Silva - UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE QUADRATURA DE PIERRE DE FERMAT História da Educação Matemática
Márcia Nunes dos Santos - UFOP ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES: EXPERIÊNCIA EM UMA CLASSE DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA História da Educação Matemática
Márcia Praisler Pereira Ferreira CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Márcia Regina Ferreira de Brito TESTE DE COMPREENSÃO DE LEITURA EM PROBLEMAS ARITMÉTICOS PCLPA - ESTUDOS PRELIMINARES Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Regina Ferreira de Brito A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Regina Ferreira de Brito UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Rodrigues Luiz da Silva - ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO OS ASPECTOS RELEVANTES E AS PERSPECTIVAS SINALIZADAS Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Rodrigues Luiz da Silva - COMPONENTE DE PRÁTICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES Formação de Professores
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS AS INTERAÇÕES ON-LINE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL Práticas Escolares
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA Práticas Escolares
Marcia Rosa Uliana - KIT PEDAGÓGICO EM METAL E ÍMÃ: UM RECURSO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ESTUDANTES CEGOS Práticas Escolares
Marcia Rosa Uliana - A INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA Práticas Escolares
Márcia Santos Melo Almeida - A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Práticas Escolares
Márcia Santos Melo Almeida - O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS Práticas Escolares
Márcia Souza da Fonseca - UFPEL PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO Pesquisa em Educação Matemática
Márcia Souza da Fonseca - UFPEL MATEMÁTICA E COTIDIANO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL Práticas Escolares
Marcia Souza de Senna - PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA Pesquisa em Educação Matemática
MÁrcia ValÉria Azevedo de Almeida Ribeiro - O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO Práticas Escolares
Marcia Viviane Barbetta Manosso - A CONSTRUÇÃO DE UMA FLOR Práticas Escolares
Marcila Daiane Marcenio de Oliveira - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES Formação de Professores
Marcilia Chagas Barreto - UECE ALUNOS COM SURDEZ: O ENSINO DE ESTRUTURAS ADITIVAS A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE Práticas Escolares
Marcilia Chagas Barreto - UECE O USO DE RECURSOS VISUAIS E MNEMÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM SURDEZ Práticas Escolares
Marcílio Dias Henriques - UFJF O PIBID/UFJF NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS: CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS Formação de Professores
Marcio Antonio da Silva - SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONAL Pesquisa em Educação Matemática
Marcio Antonio da Silva - INTERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES DE EPISÓDIOS DE AULAS Formação de Professores
Marcio Antonio da Silva - PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Marcio Antonio Souza Paim - EXEMPLOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS CONSTRUÍDAS POR ALUNOS COM SOFTWARES DIFERENTES Práticas Escolares
Marcio Antonio Souza Paim - CONCEITOS INICIAIS NECESSÁRIOS PARA A APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Práticas Escolares
Marcio Bennemann - UNICSUL UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Formação de Professores
Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos - UNICSUL ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Marcio Figueiredo de Souza - UNICID O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE ESTATÍSTICA: SOCIALIZANDO REFLEXÕES E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA NO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
MÁrcio GetÚlio Prado de Castro SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS USADOS EM UMA CULTURA DE ABACAXI: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
Marcio Oliveira Desquivel - UESB O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. Práticas Escolares
Márcio Paulo de Oliveira - UTFPR UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NA MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ Práticas Escolares
MÁrcio Urel Rodrigues - UNESP - RIO CLARO ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 Á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Marcio Vieira de Almeida - PUC-SP UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE DAVID TALL Pesquisa em Educação Matemática
Marco Antônio Escher - UFSJ ESTUDOS SOBRE OS FRACTAIS EM TRÊS PROJETOS PIBIC-JR Práticas Escolares
Marco Antônio Pereira Araújo - USS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Práticas Escolares
Marco Aurélio Kalinke - UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE LOUSAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Marco Aurélio Kalinke - A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES Formação de Professores
Marco AurÉlio Kistemann Jr - UFJF UMA EXPERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE POLÍGONOS COM A LINGUAGEM LOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Marco AurÉlio Kistemann Jr - UFJF O PRODUTO EDUCACIONAL DA DISSERTAÇÃO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS FINANCEIRO-ECONÔMICOS DE DOIS INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES DA EJA. Práticas Escolares
Marconi Coelho dos Santos - PITÁGORAS E AS DEMONSTRAÇÕES DO SEU TEOREMA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Pesquisa em Educação Matemática
Marcos André Teles Luna Oliveira REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO Práticas Escolares
Marcos André Teles Luna Oliveira LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA EM DVD Práticas Escolares
Marcos Antonio Gonçalves Jr - PERSCRUTANDO DIÁRIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Marcos Antonio Petrucci de Assis - FIP TRABALHANDO ATIVIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL Práticas Escolares
Marcos AurÉlio Alves e Silva - UFPE INTERAÇÃO SOCIAL E LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Formação de Professores
Marcos Aurélio da Silva Martins - UMA ABORDAGEM SOBRE JOGOS, OFICINAS E BRICADEIRAS INTERATIVAS EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Marcos Aurelio Zanlorenzi - UFPR - LITORAL PARRHESÍA: O FRANCO-FALAR NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO Práticas Escolares
Marcos Aurelio Zanlorenzi - UFPR - LITORAL EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FOUCAULT E CASTORIADIS NO CADINHO DO ALQUIMISTA: RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS Pesquisa em Educação Matemática
Marcos Coutinho Mota - CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE Formação de Professores
Marcos Coutinho Mota - MONITORIA: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE Formação de Professores
Marcos Cruz de Azevedo - UNIGRANRIO WEBQUESTS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Marcos Denilson GuimarÃes - UFS USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. História da Educação Matemática
Marcos Francisco Borges - UNEMAT MATEMÁTICA E RELIGIOSIDADE: O EPISÓDIO JOHANNES KEPLER Pesquisa em Educação Matemática
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS Pesquisa em Educação Matemática
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Marcos Henrique de Paula Dias da Silva - EXPLORAÇÃO HALLOWEEN, UM EXEMPLO DE QUE NÃO É PRECISO SABER PROGRAMAR PARA DESENVOLVER UM JOGO VIRTUAL Práticas Escolares
Marcos Henrique de Paula Dias da Silva - RPG NA ESCOLA, E AGORA? Práticas Escolares
Marcos Henrique Silva Lopes - O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS Práticas Escolares
Marcos Henrique Silva Lopes - A TEORIA DE VAN HIELE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Marcos Henrique Silva Lopes - A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Práticas Escolares
Marcos Pavani de Carvalho CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE Formação de Professores
Marcos Pavani de Carvalho PIBID: O USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS RIO POMBA UMA METODOLOGIA ADOTADA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA Práticas Escolares
Marcos Pinheiro de Lima - CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Práticas Escolares
Marcos Pinheiro de Lima - ENSINAR E APRENDER COM A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS Formação de Professores
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino - O PENSAMENTO SOBRE MATEMÁTICA E A REFLEXÃO NA SALA DE AULA Pesquisa em Educação Matemática
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino - REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO Pesquisa em Educação Matemática
Marcus Vinicius Casoto Zeferino - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENEM: UM MAPA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÚLTIMA DÉCADA Pesquisa em Educação Matemática
Marcus Vinicius Casoto Zeferino - ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ÚLTIMA DÉCADA DO ENEM: UMA ANÁLISE USANDO O ALCESTE Pesquisa em Educação Matemática
Marcus Vinicius de Azevedo Basso - UFRGS APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Marcus Vinicius de Azevedo Basso - UFRGS ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS Práticas Escolares
Marcus Vinicius Maltempi - UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE EXPLORAÇÃO DO PADRÃO FRACTAL TETRA CÍRCULO Práticas Escolares
Marcus Vinícius Martinez Piratelo - UEL PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Margarete Fatima Borga - ULBRA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR Formação de Professores
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo - UFJF EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: ECOS DE UM VIVIDO Pesquisa em Educação Matemática
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP A CORRENTE DO BEM: UM FILME PODE MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS História da Educação Matemática
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP A GEOMETRIA EM LIVROS DE AUTORES MINEIROS DA ÉPOCA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA História da Educação Matemática
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES: EXPERIÊNCIA EM UMA CLASSE DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA História da Educação Matemática
Mari Lucia Militz - UFSM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS Formação de Professores
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza - UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO COMO JOGO EDUCATIVO A FAVOR DO PENSAMENTO MATEMÁTICO Práticas Escolares
Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - ENSAIO PRIMEIRO – RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS Práticas Escolares
Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME Práticas Escolares
Maria Aparecida da Silva de Carvalho - AÇÃO PIBID: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS Práticas Escolares
Maria Aparecida da Silva de Carvalho - AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maria Aparecida da Silva de Carvalho - AÇÃO PIBID: JOGOS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maria Aparecida de Brito Rosa - ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO USANDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM Práticas Escolares
Maria Aparecida Mendes de Oliveira - UFGD O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS INDÍGENAS Práticas Escolares
Maria Aparecida Miranda - TEOREMA DE TALES: DO DESAFIO AO FARAÓ ÀS GRANDES REALIZAÇÕES Práticas Escolares
Maria Aparecida Miranda - PROVA BRASIL: DIÁLOGO INCIAL COM SEUS ITENS. Pesquisa em Educação Matemática
Maria Aparecida Ribeiro da Silva - UNIGRANRIO GEOMETRIA FINITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Maria Aparecida Vilela Mendonca Pinto Coelho - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA Formação de Professores
Maria Ariadla de Sousa Ferreira FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Pesquisa em Educação Matemática
Maria Ariadla de Sousa Ferreira FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Formação de Professores
Maria Arlita da Silveira Soares - PROPORCIONALIDADE COMO FUNÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Maria Arlita da Silveira Soares - O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Práticas Escolares
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid - TRABALHANDO COM GRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MOMENTOS EM QUE BRINCAR É COISA SÉRIA Práticas Escolares
Maria Auxiliadora Lage - O ENSINO DE GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL PAUTADO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Práticas Escolares
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Formação de Professores
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS ALAN TURING:IDEIAS PLUGADAS História da Educação Matemática
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS A PRÁTICA DO PROFESSOR: A ARTE DA DOCÊNCIA Formação de Professores
Maria Auxiliadora Vilela Piava - CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Pesquisa em Educação Matemática
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE ESTUDANTES DO 5º ANO RESOLVENDO PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVOS COM IDEIA DE COMPARAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO Pesquisa em Educação Matemática
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE O CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA. Pesquisa em Educação Matemática
Maria Betânia Fernandes de Vasconcelos - UFPB UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES Práticas Escolares
Maria Candida Müller - APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA E APRENDE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES INVESTIGATIVAS: GDS E GETEMAT Formação de Professores
Maria Carolina Machado Magnus - MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Maria Caroline de Souza Santos - O ORIGAMI EM SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRIÂNGULOS PARA ALUNOS SURDOS Práticas Escolares
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP A GEOMETRIA DO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA - PROGRAMAS DE ENSINO História da Educação Matemática
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP A TABUADA DE ADIÇÃO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: UMA PROPOSTA DE ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO História da Educação Matemática
Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRAJETÓRIA HISTORICA NA UFJF História da Educação Matemática
Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA PELOS LIVROS DIDÁTICOS VEICULADOS ENTRE A REFORMA GUSTAVO CAPANEMA E A PORTARIA MINISTERIAL DE 1951. História da Educação Matemática
Maria Cristina do Nascimento Braga - GEOMETRIA E LIBRAS:UMA COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA LÓGICA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maria Cristina Hueb - GEOMETRIA, UM BALANÇO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ANO DE 2010 NO BRASIL. Pesquisa em Educação Matemática
Maria Cristina Souza de Albuquerque MaranhÃo - CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA: ANÁLISES PRELIMINARES Pesquisa em Educação Matemática
Maria da Conceição Alves Bezerra - O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA OPERAÇÃO MULTIPLICAÇÃO Práticas Escolares
Maria da Conceição Vieira Fernandes UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES Práticas Escolares
Maria Dalvanir Ferreira Vital - O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maria das Graças Bezerra Barreto - A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Maria de Fatima Martins - UFPEL A MATEMÁTICA ATRELADA AO JOGO Práticas Escolares
Maria de Fatima Martins - UFPEL OFICINA DE MATEMÁTICA COM FUTUROS PROFESSORES: UMA POSSIBILIDADE ENTRELAÇAR O LÚDICO COM A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Formação de Professores
Maria de Fátima Mello de Almeida - SMEPG ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES APRESENTADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Formação de Professores
Maria de FÁtima Rufino Froeschlin - UMESP PIBID OPORTUNIDADE ÚNICA PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO EDUCADOR: JOGOS EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR CONSTRUINDO O CONCEITO DE ESTÁGIO COMPARTILHADO NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Formação de Professores
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR O NEGRINHO DO PASTOREIO E A CONTAGEM DOS CAVALOS: O QUE MANIFESTAM AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO SOBRE CORRESPONDÊNCIA UM A UM Pesquisa em Educação Matemática
Maria do Carmo Salgado - LITERACIA MATEMÁTICA, NUMERACIA: ACEPÇÕES E USOS Pesquisa em Educação Matemática
Maria Ednéia Martins Salandim - EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA ORAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE História da Educação Matemática
Maria Elídia Teixeira Reis - UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA PARCERIA ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Maria Elídia Teixeira Reis - CHAPEUZINHO VERMELHO E LOBO MAU: JOGANDO MOEDAS PARA DISPUTAR OS DOCES DA VOVÓ Pesquisa em Educação Matemática
Maria Elisabeth Blanck Miguel A MATEMÁTICA PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO História da Educação Matemática
Maria Elisabette Brisola Brito Prado A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT AS CONTRIBUIÇÕES DO OBEDUC À FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNEMAT Formação de Professores
Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT CONTRIBUIÇÕES DOS PEQUENOS GRUPOS DE PESQUISA DO PROJETO OBEDUC NA FORMAÇÃO CONTINUADA Formação de Professores
Maria Elizabete Souza Couto - EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO Práticas Escolares
Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS Práticas Escolares
Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM DISCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO: ENTRE O DESEJÁVEL, O POSSÍVEL E O QUE REALMENTE ACONTECE Práticas Escolares
Maria Eva Freire de Alkimim - MOTIVOS DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFNMG - CAMPUS JANUÁRIA Formação de Professores
Maria Fernanda da Silva Marinho - PROMOVENDO SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE ÂNGULOS Formação de Professores
Maria Francisca de Sousa Gomes - UFT O DIÁLOGO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID Formação de Professores
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro - SITUAÇÃO QUOCIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES Formação de Professores
Maria Helena Maffei Wolf - PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES Práticas Escolares
Maria Helena Marques Loth - UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA ARITMÉTICA NO SEXTO ANO Práticas Escolares
Maria Ignez Diniz A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA – UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO Formação de Professores
Maria Irene dos Anjos Souza da Silva - RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PRÓ-LETRAMENTO Práticas Escolares
Maria Isabel da Costa Pereira DA ORIGEM DOS LOGARITMOS AO USO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Maria Isabel da Costa Pereira INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DAS MATEMÁTICAS NAS PROFISSÕES Pesquisa em Educação Matemática
Maria Isabel Ramalho Ortigão - UERJ FORMAÇÃO, PESQUISA E AVALIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DE PERIFERIAS URBANAS Pesquisa em Educação Matemática
Maria Izabel Lopes de AraÚjo - ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA UM ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maria Izabel Lopes de AraÚjo - CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA EXPLORAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maria Janiely de Siqueira - PROMOVENDO SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE ÂNGULOS Formação de Professores
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ RENDA DE BILRO E A MATEMÁTICA: ENLACES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIA Pesquisa em Educação Matemática
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ O ESTUDO DE FRAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PIAGET Formação de Professores
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Maria Jose de Resende Ferreira - “É MAIS INTERESSANTE FALAR O DESCONTO EM PORCENTAGEM": FAZERES E SABERES MATEMÁTICOS NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL Práticas Escolares
Maria Jose Ferreira da Silva - PUC-SP O USO DE TABLETS EM SALA DE AULA – UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Formação de Professores
Maria Jose Ferreira da Silva - PUC-SP MUDANDO PARADIGMAS: UMA AULA TRADICIONAL TRANSFORMADA EM UMA ATIVIDADE NA QUAL O ALUNO TORNA-SE MAIS ATIVO Práticas Escolares
Maria José Medeiros Dantas de Melo - CADERNO DE REGISTRO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA Formação de Professores
Maria JosÉ Neves de Amorim Moura - UM OLHAR SOBRE A SALA DE AULA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Práticas Escolares
Maria JosÉ Neves de Amorim Moura - JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maria JosÉ Santana Vieira GonÇalves LOUSA DIGITAL E APPLET GEOPLANO:UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Maria José Silva Lobato - UFRN DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ALUNOS SURDOS Práticas Escolares
Maria José Silva Lobato - UFRN INFORMÁTICA: RECURSO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. Pesquisa em Educação Matemática
Maria Joseane Santos Teixeira - ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA SOBRE ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA BREVE ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO Práticas Escolares
Maria Joseane Santos Teixeira - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E O DESEMPENHO DO ALUNO Pesquisa em Educação Matemática
Maria Joseane Santos Teixeira - PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA. Pesquisa em Educação Matemática
Maria Laura Magalhães Gomes - UFMG NARRATIVAS BIOGRÁFICAS E AUTOBIOGRÁFICAS NA (E PARA A) FORMAÇÃO DE PROFESSORES História da Educação Matemática
Maria Laura Magalhães Gomes - UFMG APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DE UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM SITUADA História da Educação Matemática
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO OS ASPECTOS RELEVANTES E AS PERSPECTIVAS SINALIZADAS Pesquisa em Educação Matemática
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO COMPONENTE DE PRÁTICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES Formação de Professores
Maria Lucia Panossian - USP ENTRE PERÍMETRO, ÁREAS E EQUAÇÕES: A CONSCIENTIZAÇÃO DAS AÇÕES DE ENSINO Pesquisa em Educação Matemática
Maria Lucivânia Souza dos Santos - UFPE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS, APRENDIZADOS E REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Formação de Professores
Maria Lucivânia Souza dos Santos - UFPE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATO DE UMA ATIVIDADE COM O USO DE CANUDOS E BARBANTE. Formação de Professores
Maria Luisa PerdigÃo Diz Ramos - UNICSUL DETECÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E RETIFICAÇÃO: AS TRÊS FASES NO TRATAMENTO E NA CORREÇÃO DOS ERROS Práticas Escolares
Maria Luiza Anselmo da Silva - O ORIGAMI EM SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRIÂNGULOS PARA ALUNOS SURDOS Práticas Escolares
Maria Madalena Dullius - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPORCIONANDO INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Maria Madalena Dullius - BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Práticas Escolares
Maria Madalena Dullius - “BRINCANDO COM A MATEMÁTICA”: OFICINAS PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Maria Margarete do Rosário Farias - AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIANTE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS Formação de Professores
Maria Marta da Silva - UFG APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Maria Marta da Silva - UFG A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA FRENTE AO PIBID-UEG-QUIRINÓPOLIS-GO Formação de Professores
Maria Niedja Pereira Martins - UFPE COMO ETAPAS DE ESCOLHA PODEM INFLUENCIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS Pesquisa em Educação Matemática
Maria Palmira da Costa Silva ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA Formação de Professores
Maria Palmira da Costa Silva ÁLGEBRA É MAIS DO QUE ALGEBRISMO Práticas Escolares
Maria Queiroga Amoroso Anastacio - UFJF FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: MATEMÁTICA E SEU ENSINO Formação de Professores
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP A GEOMETRIA DA TARTARUGA: UMA INTRODUÇÃO À LINGUAGEM LOGO Formação de Professores
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: INTERAÇÕES ENTRE PEDAGOGOS E MATEMÁTICOS Formação de Professores
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP A ÁLGEBRA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS Formação de Professores
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A OPÇÃO “SER PROFESSOR” Formação de Professores
Maria Regina da Rosa O PRAZER DE APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS Práticas Escolares
Maria Salett Biembengut MODELAGEM MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL Pesquisa em Educação Matemática
Maria Silvia Bacila Winkeler DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA Práticas Escolares
Maria Solange da Silva - UL PROBLEMAS DE CONTEXTO NA CONCEPÇÃO DA MATEMÁTICA REALÍSTICA Formação de Professores
Maria Teresa Menezes Freitas BARALHO TRIGONOMÉTRICO E A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni - PROBLEMATIZAR E RESOLVER PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS IMPLÍCITAS NESTAS PRÁTICAS Práticas Escolares
Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO FÓRUM DE DISCUSSÕES Práticas Escolares
Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO A RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE LÓGICA POR GRUPOS ONLINE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Práticas Escolares
Maria Teresinha Verle Kaefer A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. Pesquisa em Educação Matemática
Maria Terezinha Jesus Gaspar - UNB COMPARANDO ÁREA DE FIGURAS POR VISUALIZAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO História da Educação Matemática
Maria Zilda Araújo de Oliveira - IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID: EXPERIÊNCIAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Mariana Dias Goncalves - PUC-SP UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS E DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO Práticas Escolares
Mariana do Nascimento Fuly - UFF O USO DE MATERIAIS CONCRETSO PARA O ENSINO DE TRIGONOMERIA Práticas Escolares
Mariana Gigante Barandier dos Santos - CONSTRUINDO O JOGO PERFIL MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL PROCEDIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS Pesquisa em Educação Matemática
Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL AS OPERAÇÕES DO CAMPO MULTIPLICATIVO: INVESTIGAÇÕES E INDICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Pesquisa em Educação Matemática
Mariana Lima Duro - MATEMATICANDO, A GENTE APRENDE BRINCANDO: UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORES POLIVALENTES E ESPECIALISTAS CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Mariana Moran - UNESPAR EXPLORANDO A GEOMETRIA FRACTAL NA SALA DE AULA Formação de Professores
Mariana Pellatieri - USF RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS Pesquisa em Educação Matemática
Mariana Silva Mendonça - TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS Formação de Professores
Mariana Zolet Rigo - INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Práticas Escolares
Mariani Araujo Preve - UNIOESTE HISTÓRIAS E NÚMEROS: APRENDENDO COM MALBA TAHAN Práticas Escolares
Mariele Cunha de Moura - UFSM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO METODOLOGIAS EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Mariele Cunha de Moura - UFSM BINGO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS Práticas Escolares
Mariele Josiane Fuchs - OS NEXOS ENTRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E O PERFIL PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Marijane Linhares - PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA Práticas Escolares
Marijane Linhares - RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS PELOS CAMINHOS DA GEOMETRIA Práticas Escolares
Marijane Linhares - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TALES DE MILETO E A PIRÂMIDE EGÍPCIA Práticas Escolares
Marilena Bittar PRIMEIROS ESTUDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Marilena Bittar CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Marilene Ribeiro Resende - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFFESSOR DE MATEMÁTICA NO EAD: A VISÃO DO FORMADOR Formação de Professores
Marilene Ribeiro Resende - AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO Formação de Professores
Marilene Rosa dos Santos - UFRPE O ORIGAMI EM SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRIÂNGULOS PARA ALUNOS SURDOS Práticas Escolares
Marília Maia Moreira - UFC POSSIBILIDADES DE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL Práticas Escolares
Marília Massumi Yugawa Kasama - PIBID NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP: UM RELATO DAS AULAS DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Marilia Nunes Dall Asta - FURG RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA Formação de Professores
Marilia Nunes Dall Asta - FURG TRABALHANDO COM AS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UM CONVERSAR INTERDISCIPLINAR Formação de Professores
Marília Rocha de Oliveira Silva - TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO Práticas Escolares
Marília Rocha de Oliveira Silva - A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Marília Rocha de Oliveira Silva - ORIGAMI – UMA FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL Práticas Escolares
Marília Zabel - O ENSINO DAS FRAÇÕES DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA Práticas Escolares
Mariliza Simonete Portela ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO ESTADO DO PARANÁ DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. História da Educação Matemática
Mariliza Simonete Portela NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950) História da Educação Matemática
Marina Ludugério de Souza - UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE GRÁFICOS COM O APOIO DE UM CAMPEONATO INTERCLASSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ-SP Práticas Escolares
Marinéia dos Santos Silva - A RECOMENDAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES E SUA UTILIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS Práticas Escolares
Marines Yole Poloni - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DE JOGOS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA Formação de Professores
Marines Yole Poloni - TRIGONOMETRIA EM CARTAS E CARTELAS Formação de Professores
Marinez Meneghello Passos - UEL A EXPERIÊNCIA DE 4 PROFESSORES A RESPEITO DO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS: UM ESTUDO COM PROFESSORES MOÇAMBICANOS Práticas Escolares
Marinez Meneghello Passos - UEL PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Marinez Meneghello Passos - UEL O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA E DE SEUS PROFESSORES. Pesquisa em Educação Matemática
Mario de Souza Santana - INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS: ELEMENTOS DIDÁTICOS PARA UMA LEITURA CRÍTICA DO USO SOCIAL DA LINGUAGEM ESTATÍSTICA Pesquisa em Educação Matemática
Mário Eduardo Marques Fernandes - UNICAMP A MATEMÁTICA MODERNA E O GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL "OSWALDO ARANHA": UMA HISTÓRIA CONTADA EM MÔNADAS História da Educação Matemática
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS História da Educação Matemática
Mário Lucio Alexandre - UFU UM SIGNIFICADO PARA A RAZÃO EM MATEMÁTICA NA VIDA DOS ESTUDANTES QUE ALMEJAM O CURSO SUPERIOR Práticas Escolares
Mário Lucio Alexandre - UFU CARONAS UNIVERSITÁRIAS: CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA Práticas Escolares
Mário Lucio Alexandre - UFU ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Formação de Professores
Marisa Beatriz Bezerra Leal - UFRJ A PARCERIA ENTRE O INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFRJ E O PROGRAMA CAPES: NOVOS TALENTOS Práticas Escolares
Marisa da Silva Dias - UNESP ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CONCEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE EM ONZE ARTIGOS CIENTÍFICOS Pesquisa em Educação Matemática
Marisa da Silva Dias - UNESP O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR Formação de Professores
Marisa do Carmo Pacoff da Silva - CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. Pesquisa em Educação Matemática
Marisa Gomes dos Santos - UFG LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IME-UFG: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA História da Educação Matemática
Marisol Vieira Melo - UNICAMP ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS FORMATIVAS DESENVOLVIDAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS Formação de Professores
Mariza dos Santos - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES EXPOSTAS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UNIR, CAMPUS DE JI-PARANÁ Formação de Professores
Marjorie Samira Ferreira Bolognani - USF O QUANTO FALAR DE SI POSSIBILITA ÀS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SE FORMAREM? Formação de Professores
Marleide Coan Cardoso - ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO Práticas Escolares
Marleide Coan Cardoso - PRÁTICAS ESCOLARES: APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE BANANA Práticas Escolares
Marleide Coan Cardoso - O USO DO TANGRAM COMO UMA FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Formação de Professores
Marlene Alves Dias - DIAGNÓSTICO DE ALGUNS ASPECTOS QUE DIFICULTAM A PASSAGEM DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL Pesquisa em Educação Matemática
Marlene Alves Dias - PESQUISAS QUE UTILIZAM UM “SOFTWARE” EDUCATIVO PARA A INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Práticas Escolares
Marlene Alves Dias - A NOÇÃO DE FUNÇÃO: UMA ABORDAGEM CENTRADA EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM Práticas Escolares
Marli de Carvalho Graupner - ATIVIDADE PROGRAMADA DE ESTÁGIO DOCENTE: BREVE RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO EM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA Formação de Professores
Marli Regina dos Santos O PROJETO DE EXTENSÃO PROFESSOR INFORMATIZADO – UMA INCLUSÃO DIGITAL DA UFV Práticas Escolares
Marli Regina dos Santos O USO DOS CALEIDOSCÓPIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS Formação de Professores
Marli Regina dos Santos FAZENDO ESTIMATIVAS A PARTIR DE SITUAÇÕES COTIDIANAS E MATERIAIS MANIPULATIVOS Formação de Professores
Marli Regina dos Santos A MATEMÁTICA POSSÍVEL DE SER TRABALHADA COM A UTILIZAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS, ESPELHOS ARTICULADOS E CALEIDOSCÓPIOS Práticas Escolares
Marli Schmitt Zanella - UEM UM ESTUDO TEÓRICO DE PROBLEMAS DA ESTRUTURA ADITIVA DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA Pesquisa em Educação Matemática
Marli Teresinha Quartieri - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPORCIONANDO INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Marli Teresinha Quartieri - A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS Pesquisa em Educação Matemática
Marli Teresinha Quartieri - PROBLEMATIZANDO O USO DA ESTIMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA Formação de Professores
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS História da Educação Matemática
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB TRABALHANDO ATIVIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL Práticas Escolares
Marlova Estela Caldatto - UEM A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA PARANAENSE Formação de Professores
Marnei Luis Mandler - UDESC A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PIAGETIANAS COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS Práticas Escolares
Marta Alves da Silva - UFC A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Marta Burda Schastai - ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES APRESENTADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Formação de Professores
Marta Cristina Cezar Pozzobon - AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 Formação de Professores
Marta Cristina Cezar Pozzobon - UM COMPONENTE DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE INDICAM AS PRODUÇÕES DE LICENCIANDOS? Formação de Professores
Marta Figueredo dos Anjos - UFRN OS CARTÕES BORDADOS DE MARY BOOLE: UMA PROPOSTA LÚDICA APOIADA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Marta Maria Maurício Macena - CENTROS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO(A) CECINE, A COORDENADORIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE História da Educação Matemática
Marta Maria Pontin Darsie - ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA PELOS CEFAPROS PARA OS EDUCADORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EJA Formação de Professores
Marta Maria Pontin Darsie - O FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA QUE AMPLIA OS DEBATES EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O CASO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CONVÊNIO BRASIL/JAPÃO Práticas Escolares
Marta Maria Pontin Darsie - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Marta Oliveira Guimarães - UFPEL PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO Pesquisa em Educação Matemática
Marta Santana Comério - A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Pesquisa em Educação Matemática
Martha Raíssa Iane Santana da Silva - A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA FNFI: COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA EDUCACIONAL História da Educação Matemática
Martiela Bispo Eilert - CAIXINHA DOS NÚMEROS INTEIROS Práticas Escolares
Mary Ângela Teixeira Brandalise - UEPG ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ESCOLA BÁSICA: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL Formação de Professores
Mateus Gianni Fonseca - AVALIAÇÃO ATIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PRODUTIVA Práticas Escolares
Mateus Mendes Magela - UFES QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD UM CONVITE AO PENSAMENTO CRIATIVO MATEMÁTICO Práticas Escolares
Matheus Felipe Vaz - SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Matheus Freitas de Oliveira - DOIS EXPERIMENTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁREAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Práticas Escolares
Mauren Porciúncula Moreira da Silva - PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA Pesquisa em Educação Matemática
Mauren Porciúncula Moreira da Silva - A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG Pesquisa em Educação Matemática
Mauricio Alves Nascimento - ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: EXPLORANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS Práticas Escolares
Mauricio Alves Nascimento - TRIGONOMETRIA: UM OLHAR COM A PESQUISA E A SALA DE AULA Práticas Escolares
Maurício Barbosa da Silva - PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO O JOGO CORRIDA AO CEM Práticas Escolares
Maurício Barbosa da Silva - QUEM PODE APRENDER COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA? Práticas Escolares
Maurício Barbosa da Silva - MOSAICOS, FAIXAS, ROSETAS E FRACTAIS COM O GEOGEBRA Práticas Escolares
Maurício da Silva Pinto - A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE ÁREAS E VOLUMES Práticas Escolares
Maurício Gomes Bahia - O PIBID MATEMÁTICA TRAZENDO NOVAS PERSPECTIVAS A FUTUROS DOCENTES DE MATEMÁTICA DA UFTM Formação de Professores
Mauricio Ramos Lutz - DOBRANDO E DESDOBRANDO A GEOMETRIA Práticas Escolares
Maurício Rosa - ULBRA CYBERFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA VIA M-LEARNING Formação de Professores
Maurício Rosa - ULBRA O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE: “RECEITAS” PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? Formação de Professores
Maurício Silva Lacerda - UFV FAZENDO ESTIMATIVAS A PARTIR DE SITUAÇÕES COTIDIANAS E MATERIAIS MANIPULATIVOS Formação de Professores
Maurício Silva Lacerda - UFV ENSINANDO MATEMÁTICA JOGANDO: LUDICIDADE NO ENSINO Formação de Professores
Maurilio Antonio Valentim - OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Maurílio Mendes da Silva - UFRPE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA - CONSTRUINDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES Formação de Professores
Maurílio Mendes da Silva - UFRPE O USO DE ESTRATÉGIAS DE METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE PORCENTAGEM NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Práticas Escolares
Maur›cio de Moraes Fontes - OBMEP 2012; UMA OLHADA NO ENSINO DE GEOMETRIA Práticas Escolares
Maur›cio de Moraes Fontes - ERROS ENCONTRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maur›cio de Moraes Fontes - USAR OU NÃO USAR A CALCULADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas - A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA Práticas Escolares
Mayara do Prado Franco - O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Mayara Fervorini Silva - UNIFESP LUDICIDADE E APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Mayara Laysa de Oliveira Silva - UFS A PROBABILIDADE DE APRENDER Pesquisa em Educação Matemática
Mayara Pierre Prado - O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A OPÇÃO “SER PROFESSOR” Formação de Professores
Mayara Poyer da Silva - UFPR WEBQUEST: AUXILIANDO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS Práticas Escolares
Mayra Taís Albuquerque Santos - O USO DO WINPLOT NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Maysa Ferreira da Silva - DIVISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? Práticas Escolares
Meiriele Nonato de Oliveira O PIBID/UFJF NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS: CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS Formação de Professores
Meline Nery Melo Pereira - O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA Formação de Professores
Meline Nery Melo Pereira - REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS Formação de Professores
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa - REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS Formação de Professores
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa - O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA Formação de Professores
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ Práticas Escolares
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN MATEMÁTICA E LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO Formação de Professores
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA PARA ALUNOS DO 9º ANO Práticas Escolares
Messenas Miranda Rocha - UFES RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Práticas Escolares
Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN MATEMÁTICA E LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO Formação de Professores
Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN IMPLEMENTAÇÃO DO LEM: UMA CONQUISTA COLETIVA Práticas Escolares
Michaelle Renata Moraes de Santana - EDUCAÇÃO AEROESPACIAL: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE Formação de Professores
Michel Hallal Marques - UFPEL A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pesquisa em Educação Matemática
Michel Rezende dos Santos - UFS AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO Pesquisa em Educação Matemática
Michela Tuchapesk da Silva - UNESP - RIO CLARO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CARTOGRAFIA: UMA PRODUÇÃO DE DADOS EM UM SÉTIMO ANO. Pesquisa em Educação Matemática
Michela Tuchapesk da Silva - UNESP - RIO CLARO MAPAS E CARTOGRAFIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Michele Carvalho de Barros - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Michele Giehl de Oliveira - A VIDA POR TRÁS DAS EXPRESSÕES Práticas Escolares
Michele Giehl de Oliveira - O LÚDICO E A MATEMÁTICA - ALGUMAS APROXIMAÇÕES Formação de Professores
Michele Maciel Sacramento - ALGEBRIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA Práticas Escolares
Michele Pilato - UFPR CONDIÇÕES PARA A CONCLUSÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES Formação de Professores
Michele Pilato - UFPR TETRAEDROS DE SIERPINSKI: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA Práticas Escolares
Micheli Cristina Starosky Roloff - DIFERENTES POVOS E SUAS TÉCNICAS DE MULTIPLICAR Práticas Escolares
Micheli Pinheiro Teresa - O USO DO TANGRAM COMO UMA FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Formação de Professores
Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez - DE QUE MODO O CONTEÚDO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS ESTÁ PRESENTE EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS MAIS ESCOLHIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT Práticas Escolares
Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Michelle Dinelli de Souza - PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM FRACTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Miguel Chaquiam - UNAMA O CIENTISTA GUILHERME DE LA PENHA História da Educação Matemática
Miguel Jocélio Alves da Silva - COMO ALGUNS ESTUDANTES DO 9º ANO, ATENDIDOS PELO PIBID_UVA_2011, PERCEBEM A MATEMÁTICA. Pesquisa em Educação Matemática
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Pesquisa em Educação Matemática
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS Práticas Escolares
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Formação de Professores
Mike Christian de Lima - UFSC A MATEMÁTICA NO NU DE MARTINHO DE HARO: VISUALIDADE, ARTE E EDUCAÇÃO História da Educação Matemática
Milena Abreu Resende - UFU GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Práticas Escolares
Milena Abreu Resende - UFU JOGO CAÇA AO TESOURO: REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Práticas Escolares
Milena Barbosa da Rocha - UFRN DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ Práticas Escolares
Milena Ruas Marques - A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG Pesquisa em Educação Matemática
Milene Carneiro Machado - UNICAMP UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES Pesquisa em Educação Matemática
Miliam Juliana Alves Ferreira - UNESP - RIO CLARO CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA A EXPRESSÃO DOS SUJEITOS Pesquisa em Educação Matemática
Miliam Juliana Alves Ferreira - UNESP - RIO CLARO O TANGRAM COMO RECURSO PARA O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Millena Lopes de Paula Silva - UM ESTUDO DE ARCOS GEOMÉTRICOS NA ARQUITETURA DE ANTONIO JOSÉ LANDI Formação de Professores
Milton Kist - IMPRESSÕES DE PROFESSORES FORMADORES SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR Formação de Professores
Milton Kist - O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Práticas Escolares
Miriam Cardoso Utsumi - CALCULE SE FOR CAPAZ: UM JOGO DE CARTAS PARA MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Miriam Cardoso Utsumi - LOST IN SPACE: UM JOGO PARA MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Miriam Correia da Silva - RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POTÊNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE A REPRODUÇÃO DE BACTÉRIAS Práticas Escolares
Miriam da Silva Castro Furlan - UEM CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Práticas Escolares
Miriam Ferrazza Heck - AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 Formação de Professores
Mírian Aparecida Montanholi Dariva O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS Formação de Professores
Mirian Célia Castellain Guebert - PUCPR DIFERENTES RECURSOS PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA Pesquisa em Educação Matemática
Mirian Ferreira de Brito - A FORMAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO RCNEI E DIRETRIZES CURRICULARES Formação de Professores
Mirian Ferreira de Brito - A GEOMETRIA NO CURRÍCULO DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU, BAHIA Práticas Escolares
Mirian Maria Andrade - PIBID E O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Mirian Maria Andrade - A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Mirian Maria Andrade - UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DA OBRA “ARITHMETICA: THEORICO-PRATICA” A PARTIR DO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Mirleide Andrade Silva - UFS UMA RELEITURA DO LIVRO "A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS" DE GEORGE POLYA (1978) Práticas Escolares
Mirtes Pereira de Souza - OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE Formação de Professores
Mirtes Pereira de Souza - SITUAÇÃO QUOCIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES Formação de Professores
Misleide Silva Santiago - A CALCULADORA CIENTÍFICA UTILIZADA NA FORMULAÇÃO, NA RESOLUÇÃO E NA EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Misleide Silva Santiago - UM MODO DIFERENTE DE APRENDER GEOMETRIA VIA RECORTES Práticas Escolares
Monalisa Cardoso Silva - UFPE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA ENVOLVENDO O PRINCÍPIO ADITIVO E MULTIPLICATIVO Formação de Professores
Monica Bertoni dos Santos - PUC-RS O PAPEL DA IMPRENSA, EM ESPECIAL DA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NA CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO História da Educação Matemática
Mônica Cerbella Freire Mandarino - UNIRIO EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS 18 ANOS E A COLOCAÇÃO DOS GRADUADOS NO MERCADO DE TRABALHO SEGUNDO O CENSO AMOSTRAL DE 2010 Formação de Professores
Monica de Cassia Vieira Waldhelm - AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Práticas Escolares
Monica de Cassia Vieira Waldhelm - AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO PEDRO II Práticas Escolares
Mônica Fürkotter A GEOMETRIA DA TARTARUGA: UMA INTRODUÇÃO À LINGUAGEM LOGO Formação de Professores
Monica Karrer - UNIBAN “PASSEIOS ALEATÓRIOS DA CARLINHA”: EXPLORANDO O CONCEITO DE NÃO EQUIPROBABILIDADE. Práticas Escolares
Monica Karrer - UNIBAN SISTEMAS LINEARES: PROPOSTA DE UMA ENTRADA EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA EM AMBIENTE COMPUTACIONAL Práticas Escolares
Mônica Lima Alves - UFS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ENQUANTO MONITORA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Formação de Professores
Mônica Maria Lins Santiago SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2011 Pesquisa em Educação Matemática
Mônica Menezes de Souza - UNIBAN A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA História da Educação Matemática
Mônica Menezes de Souza - UNIBAN MANCALA: JOGO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EXPRESSÃO SOCIOCULTURAL AFRICANA Práticas Escolares
MÔnica NazarÉ Sanches Figueiredo Viana PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ. Práticas Escolares
Mônica Souto da Silva Dias - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS: ANÁLISE DE RESULTADOS DE PESQUISAS CONCLUÍDAS NO PERÍODO 1987 – 2011. Pesquisa em Educação Matemática
Mônica Souto da Silva Dias - MATEMÁGICA. Pesquisa em Educação Matemática
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS Pesquisa em Educação Matemática
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Morgani Mumbach - TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS Pesquisa em Educação Matemática
Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES TRÊS BREVES HISTÓRIAS SOBRE MALBA TAHAN História da Educação Matemática
Mylane dos Santos Barreto - O USO DE DOBRADURAS E ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA Práticas Escolares
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | Y | Z |