NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Magali Aparecida Silvestre - |
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Magaly Marinello Souza - |
O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULATIVO NO ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANAS |
Práticas Escolares |
 |
Magna Natalia Marin Pires - UEL |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Magna Natalia Marin Pires - UEL |
O DIÁLOGO E O USO DE MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Magna Natalia Marin Pires - UEL |
UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: CONSTRUINDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Magna Paulina de Souza Ferreira |
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DAS CÔNICAS |
Formação de Professores |
 |
Magna Paulina de Souza Ferreira |
A INFORMÁTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROUCA |
Formação de Professores |
 |
Magno Luiz Ferreira - IFRJ |
MANIFESTAÇÕES ALGÉBRICAS: UM ESTUDO SOBRE ATIVIDADES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Magno Luiz Ferreira - IFRJ |
O PAPEL DOS CURSOS ANÁLISE REAL NAS LICENCIATURAS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONJUNTO DOS NUMÉROS REAIS |
Formação de Professores |
 |
Maiane Bernardi - |
INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Maiara Aparecida Coimbra Valentim - |
O CLUBE DA MATEMÁTICA: RELATOS E REFLEXÕES |
Formação de Professores |
 |
Maiara Elis Lunkes - |
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA GEOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA-MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maicon Henrique de Oliveira - UTFPR |
GEOPLANOS: ATIVIDADES UTILIZANDO GEOPLANOS MANIPULÁVEIS E DIGITAIS |
Formação de Professores |
 |
Maicon Henrique de Oliveira - UTFPR |
DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Malcus Cassiano Kuhn - |
O CONTEXTO ESCOLAR TEUTO BRASILEIRO NO RIO GRANDE DO SUL E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Manoel de Campos Almeida - |
CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ORIGENS DA MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Manoel Lima Cruz Teixeira - UFRJ |
FILOSOFIA DAS PASSAGENS |
História da Educação Matemática |
 |
Manoel Oriosvaldo de Moura - |
APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Manoel Pereira Gomes Neto - UECE |
O USO DO QVL NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Práticas Escolares |
 |
Manuella Heloisa de Souza Carrijo - UFG |
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: UM OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mara Aparecida Pedrini Germano |
CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Mara Conceição Motta |
EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS EM FORMACÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: MONITORIAS E JOGOS CONTRIBUINDO PARA ALIAR TEORIA E PRÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Mara Sueli Simão Moraes - |
A PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DA ESCOLA PÚBLICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Marcela dos Reis França - |
LIMITES E POTENCIALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE DIFERENTES PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcela dos Santos - |
UMA DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
Práticas Escolares |
 |
Marcela Ribeiro Maria - IFF |
MATEMÁGICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcele Tavares Mendes - UTFPR |
O USO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE |
Práticas Escolares |
 |
Marcele Tavares Mendes - UTFPR |
PROVA EM FASES: UM INSTRUMENTO PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Marceli Brummelhaus - |
A CALCULADORA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO ÂMBITO DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ |
O VELHO E O NOVO EM AULAS: SECCIONANDO UM CUBO COM DIFERENTES RECURSOS E DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ |
"ESQUECE ESSES DESENHOS VAMOS USAR NÚMEROS": UM ESTUDO INICIAL FOCADO NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE COMBINATÓRIA POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ |
A FORMACÃO MATEMÁTICA NO CEDERJ: UMA ANÁLISE FOCADA NO PERFIL DE GRADUANDOS DO POLO PARACAMBI |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo André A. Torraca - |
COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? |
Formação de Professores |
 |
Marcelo André A. Torraca - |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS |
Formação de Professores |
 |
Marcelo Bergamini Campos - UFJF |
UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TAREFAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcelo Câmara dos Santos - |
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA PROVA DO SAEPE/SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO. |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo Câmara dos Santos - |
A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcelo Câmara dos Santos - |
A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcelo Carlos de Proen‡a - UEM |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS TRABALHOS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo de Carvalho Borba - |
RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA APLICADA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo de Carvalho Borba - |
MINICICLO DE APRENDIZAGEM EXPANSIVA EM SISTEMA SERES-HUMANOS-COM-MÍDIAS E O FAZER MATEMÁTICA ONLINE. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcelo de Carvalho Borba - |
PERFORMANCE MATEMÁTICA: ARTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo Ferreira Martins Salvador - |
ESSA É DO BAÚ! DO ARQUIVO DA PROFESSORA ESTELA KAUFMAN PARA SALA DE AULA |
História da Educação Matemática |
 |
Marcelo Ferreira Martins Salvador - |
UMA HISTÓRIA DE PAIXÃO: ESTELA KAUFMAN FAINGUELERNT E O ENSINO DA GEOMETRIA |
História da Educação Matemática |
 |
Marcelo José Cardozo Caldeira - UFPR |
WEBQUEST: AUXILIANDO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo Lucio Ferreira - |
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE EJA NO DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO IRRACIONAL PI E SUAS APLICAÇÕES NO CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo Macedo Vieira - UEFS |
EXPERIÊNCIAS AQUIRIDAS COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR |
Formação de Professores |
 |
Marcelo Martins Corrêa - UFPEL |
O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O PROFESSOR |
Práticas Escolares |
 |
Marcelo Navarro da Silva - |
AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE BRASIL E VENEZUELA. |
Formação de Professores |
 |
MÁrcia Alessandra Souza GuimarÃes - |
APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE MEDIADA POR UMA MAQUETE TÁTIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Márcia Azevedo Campos - |
ESTUDANTES SURDOS E OS JOGOS DIGITAIS |
Práticas Escolares |
 |
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL |
ASPECTOS DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL |
CALCULADORAS GRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SISTEMATIZANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES |
Formação de Professores |
 |
Marcia Cristina Nagy - UEL |
INDÍCIOS DE MOBILIZAÇÃO DE PENSAMENTO ALGÉBRICO POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Marcia Cristina Nagy - UEL |
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DE TAREFAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marcia Estela Argüelles Lupi - UFPEL |
O LÚDICO E A MATEMÁTICA - ALGUMAS APROXIMAÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Marcia Estela Argüelles Lupi - UFPEL |
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcia Friedrich |
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA |
Práticas Escolares |
 |
Marcia Friedrich |
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA |
Formação de Professores |
 |
Marcia Furlan de Almeida - UNICAMP |
DESCONSTRUÇÃO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Márcia Guedes Soares - UNIFESP |
A MATEMÁTICA DOS TESTES ABC |
História da Educação Matemática |
 |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - |
A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt - |
PROBLEMATIZANDO O USO DA ESTIMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Marcia Lopes Vieira - |
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
Formação de Professores |
 |
Marcia Lorena Saurin Martinez - |
MATEMÁTICA BÁSICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E SABERES PARA A VIDA |
Formação de Professores |
 |
Marcia Lorena Saurin Martinez - |
DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES |
Formação de Professores |
 |
Márcia Macedo Costa - UFU |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE UNIDADES DE MEDIDAS PADRÃO E NÃO PADRÃO A PARTIR DE UMA POESIA |
Práticas Escolares |
 |
Marcia Maioli |
INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Márcia Maria Alves de Assis - UFRN |
O COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. |
Formação de Professores |
 |
Marcia Maria Bento Marim - UNICAMP |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: NUMA ABORDAGEM DAS MATEMÁTICAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Márcia Marinelli Pereira Silva - |
UM ESTUDO SOBRE O MÉTODO DE QUADRATURA DE PIERRE DE FERMAT |
História da Educação Matemática |
 |
Márcia Nunes dos Santos - UFOP |
ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES: EXPERIÊNCIA EM UMA CLASSE DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
História da Educação Matemática |
 |
Márcia Praisler Pereira Ferreira |
CARACTERIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Márcia Regina Ferreira de Brito |
TESTE DE COMPREENSÃO DE LEITURA EM PROBLEMAS ARITMÉTICOS PCLPA - ESTUDOS PRELIMINARES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Márcia Regina Ferreira de Brito |
A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Márcia Regina Ferreira de Brito |
UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Márcia Rodrigues Luiz da Silva - |
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO OS ASPECTOS RELEVANTES E AS PERSPECTIVAS SINALIZADAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Márcia Rodrigues Luiz da Silva - |
COMPONENTE DE PRÁTICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS |
AS INTERAÇÕES ON-LINE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL |
Práticas Escolares |
 |
Márcia Rodrigues Notare - UFRGS |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NA GEOMETRIA PLANA E NA TRIGONOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Marcia Rosa Uliana - |
KIT PEDAGÓGICO EM METAL E ÍMÃ: UM RECURSO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ESTUDANTES CEGOS |
Práticas Escolares |
 |
Marcia Rosa Uliana - |
A INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA |
Práticas Escolares |
 |
Márcia Santos Melo Almeida - |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL |
Práticas Escolares |
 |
Márcia Santos Melo Almeida - |
O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS |
Práticas Escolares |
 |
Márcia Souza da Fonseca - UFPEL |
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Márcia Souza da Fonseca - UFPEL |
MATEMÁTICA E COTIDIANO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL |
Práticas Escolares |
 |
Marcia Souza de Senna - |
PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
MÁrcia ValÉria Azevedo de Almeida Ribeiro - |
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO |
Práticas Escolares |
 |
Marcia Viviane Barbetta Manosso - |
A CONSTRUÇÃO DE UMA FLOR |
Práticas Escolares |
 |
Marcila Daiane Marcenio de Oliveira - |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
Formação de Professores |
 |
Marcilia Chagas Barreto - UECE |
ALUNOS COM SURDEZ: O ENSINO DE ESTRUTURAS ADITIVAS A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE |
Práticas Escolares |
 |
Marcilia Chagas Barreto - UECE |
O USO DE RECURSOS VISUAIS E MNEMÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO COM SURDEZ |
Práticas Escolares |
 |
Marcílio Dias Henriques - UFJF |
O PIBID/UFJF NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS: CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS |
Formação de Professores |
 |
Marcio Antonio da Silva - |
SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcio Antonio da Silva - |
INTERAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES DE EPISÓDIOS DE AULAS |
Formação de Professores |
 |
Marcio Antonio da Silva - |
PERFIL DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE ALGUNS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marcio Antonio Souza Paim - |
EXEMPLOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS CONSTRUÍDAS POR ALUNOS COM SOFTWARES DIFERENTES |
Práticas Escolares |
 |
Marcio Antonio Souza Paim - |
CONCEITOS INICIAIS NECESSÁRIOS PARA A APRENDIZAGEM DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
Práticas Escolares |
 |
Marcio Bennemann - UNICSUL |
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos - UNICSUL |
ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcio Figueiredo de Souza - UNICID |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE ESTATÍSTICA: SOCIALIZANDO REFLEXÕES E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA NO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
MÁrcio GetÚlio Prado de Castro |
SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS USADOS EM UMA CULTURA DE ABACAXI: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Marcio Oliveira Desquivel - UESB |
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. |
Práticas Escolares |
 |
Márcio Paulo de Oliveira - UTFPR |
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NA MESORREGIÃO OESTE DO PARANÁ |
Práticas Escolares |
 |
MÁrcio Urel Rodrigues - UNESP - RIO CLARO |
ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 Á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marcio Vieira de Almeida - PUC-SP |
UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE DAVID TALL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marco Antônio Escher - UFSJ |
ESTUDOS SOBRE OS FRACTAIS EM TRÊS PROJETOS PIBIC-JR |
Práticas Escolares |
 |
Marco Antônio Pereira Araújo - USS |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM AUXÍLIO DE SOFTWARE EDUCACIONAL |
Práticas Escolares |
 |
Marco Aurélio Kalinke - |
UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE LOUSAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marco Aurélio Kalinke - |
A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Formação de Professores |
 |
Marco AurÉlio Kistemann Jr - UFJF |
UMA EXPERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE POLÍGONOS COM A LINGUAGEM LOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Marco AurÉlio Kistemann Jr - UFJF |
O PRODUTO EDUCACIONAL DA DISSERTAÇÃO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS FINANCEIRO-ECONÔMICOS DE DOIS INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES DA EJA. |
Práticas Escolares |
 |
Marconi Coelho dos Santos - |
PITÁGORAS E AS DEMONSTRAÇÕES DO SEU TEOREMA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcos André Teles Luna Oliveira |
REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Marcos André Teles Luna Oliveira |
LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA EM DVD |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Antonio Gonçalves Jr - |
PERSCRUTANDO DIÁRIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marcos Antonio Petrucci de Assis - FIP |
TRABALHANDO ATIVIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
 |
Marcos AurÉlio Alves e Silva - UFPE |
INTERAÇÃO SOCIAL E LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Marcos Aurélio da Silva Martins - |
UMA ABORDAGEM SOBRE JOGOS, OFICINAS E BRICADEIRAS INTERATIVAS EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Aurelio Zanlorenzi - UFPR - LITORAL |
PARRHESÍA: O FRANCO-FALAR NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Aurelio Zanlorenzi - UFPR - LITORAL |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FOUCAULT E CASTORIADIS NO CADINHO DO ALQUIMISTA: RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcos Coutinho Mota - |
CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE |
Formação de Professores |
 |
Marcos Coutinho Mota - |
MONITORIA: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Formação de Professores |
 |
Marcos Cruz de Azevedo - UNIGRANRIO |
WEBQUESTS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Denilson GuimarÃes - UFS |
USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE. |
História da Educação Matemática |
 |
Marcos Francisco Borges - UNEMAT |
MATEMÁTICA E RELIGIOSIDADE: O EPISÓDIO JOHANNES KEPLER |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA |
O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA |
DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Guilherme Moura Silva - UFPA |
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcos Henrique de Paula Dias da Silva - |
EXPLORAÇÃO HALLOWEEN, UM EXEMPLO DE QUE NÃO É PRECISO SABER PROGRAMAR PARA DESENVOLVER UM JOGO VIRTUAL |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Henrique de Paula Dias da Silva - |
RPG NA ESCOLA, E AGORA? |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Henrique Silva Lopes - |
O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Henrique Silva Lopes - |
A TEORIA DE VAN HIELE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Henrique Silva Lopes - |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Pavani de Carvalho |
CRIPTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE |
Formação de Professores |
 |
Marcos Pavani de Carvalho |
PIBID: O USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS RIO POMBA UMA METODOLOGIA ADOTADA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Pinheiro de Lima - |
CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS |
Práticas Escolares |
 |
Marcos Pinheiro de Lima - |
ENSINAR E APRENDER COM A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS |
Formação de Professores |
 |
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino - |
O PENSAMENTO SOBRE MATEMÁTICA E A REFLEXÃO NA SALA DE AULA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcos Vinicios de Carvalho Sulpino - |
REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcus Vinicius Casoto Zeferino - |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENEM: UM MAPA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÚLTIMA DÉCADA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcus Vinicius Casoto Zeferino - |
ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ÚLTIMA DÉCADA DO ENEM: UMA ANÁLISE USANDO O ALCESTE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcus Vinicius de Azevedo Basso - UFRGS |
APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE ATRAVÉS DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marcus Vinicius de Azevedo Basso - UFRGS |
ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS |
Práticas Escolares |
 |
Marcus Vinicius Maltempi - |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE EXPLORAÇÃO DO PADRÃO FRACTAL TETRA CÍRCULO |
Práticas Escolares |
 |
Marcus Vinícius Martinez Piratelo - UEL |
PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Margarete Fatima Borga - ULBRA |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LÓCUS ESCOLAR |
Formação de Professores |
 |
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo - UFJF |
EXPERIMENTOTECA DE MATEMÁTICA: ECOS DE UM VIVIDO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP |
A CORRENTE DO BEM: UM FILME PODE MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS |
História da Educação Matemática |
 |
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP |
A GEOMETRIA EM LIVROS DE AUTORES MINEIROS DA ÉPOCA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA |
História da Educação Matemática |
 |
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP |
ATIVIDADES INVESTIGATÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES: EXPERIÊNCIA EM UMA CLASSE DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
História da Educação Matemática |
 |
Mari Lucia Militz - UFSM |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS |
Formação de Professores |
 |
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza - |
UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO COMO JOGO EDUCATIVO A FAVOR DO PENSAMENTO MATEMÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - |
ENSAIO PRIMEIRO – RETRATOS DE UM EMARANHADO POSSÍVEL: PROJETOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Ângela Dias dos Santos Minatel - |
ANÁLISE DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS PRESENTES NO SARESP E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE QUESTÕES DESSE EXAME |
Práticas Escolares |
 |
Maria Aparecida da Silva de Carvalho - |
AÇÃO PIBID: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Aparecida da Silva de Carvalho - |
AÇÃO PIBID: O USO DO BLOG NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Aparecida da Silva de Carvalho - |
AÇÃO PIBID: JOGOS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Aparecida de Brito Rosa - |
ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO USANDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Maria Aparecida Mendes de Oliveira - UFGD |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS INDÍGENAS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Aparecida Miranda - |
TEOREMA DE TALES: DO DESAFIO AO FARAÓ ÀS GRANDES REALIZAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Maria Aparecida Miranda - |
PROVA BRASIL: DIÁLOGO INCIAL COM SEUS ITENS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Aparecida Ribeiro da Silva - UNIGRANRIO |
GEOMETRIA FINITA COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Aparecida Vilela Mendonca Pinto Coelho - |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA |
Formação de Professores |
 |
Maria Ariadla de Sousa Ferreira |
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Ariadla de Sousa Ferreira |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Formação de Professores |
 |
Maria Arlita da Silveira Soares - |
PROPORCIONALIDADE COMO FUNÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Arlita da Silveira Soares - |
O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid - |
TRABALHANDO COM GRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MOMENTOS EM QUE BRINCAR É COISA SÉRIA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Auxiliadora Lage - |
O ENSINO DE GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL PAUTADO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Formação de Professores |
 |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS |
ALAN TURING:IDEIAS PLUGADAS |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - UEFS |
A PRÁTICA DO PROFESSOR: A ARTE DA DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Maria Auxiliadora Vilela Piava - |
CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
ESTUDANTES DO 5º ANO RESOLVENDO PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVOS COM IDEIA DE COMPARAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
O CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Maria Betânia Evangelista da Silva - UFPE |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Betânia Fernandes de Vasconcelos - UFPB |
UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES |
Práticas Escolares |
 |
Maria Candida Müller - |
APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA E APRENDE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES INVESTIGATIVAS: GDS E GETEMAT |
Formação de Professores |
 |
Maria Carolina Machado Magnus - |
MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Caroline de Souza Santos - |
O ORIGAMI EM SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRIÂNGULOS PARA ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP |
A GEOMETRIA DO CURSO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA - PROGRAMAS DE ENSINO |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Célia Leme da Silva - UNIFESP |
A TABUADA DE ADIÇÃO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: UMA PROPOSTA DE ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF |
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRAJETÓRIA HISTORICA NA UFJF |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Cristina Araújo de Oliveira - UFJF |
A GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO VISTA PELOS LIVROS DIDÁTICOS VEICULADOS ENTRE A REFORMA GUSTAVO CAPANEMA E A PORTARIA MINISTERIAL DE 1951. |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Cristina do Nascimento Braga - |
GEOMETRIA E LIBRAS:UMA COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA LÓGICA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Cristina Hueb - |
GEOMETRIA, UM BALANÇO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ANO DE 2010 NO BRASIL. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Cristina Souza de Albuquerque MaranhÃo - |
CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA: ANÁLISES PRELIMINARES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria da Conceição Alves Bezerra - |
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA OPERAÇÃO MULTIPLICAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Maria da Conceição Vieira Fernandes |
UM CAMINHO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE DETERMINANTES |
Práticas Escolares |
 |
Maria Dalvanir Ferreira Vital - |
O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria das Graças Bezerra Barreto - |
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Maria de Fatima Martins - UFPEL |
A MATEMÁTICA ATRELADA AO JOGO |
Práticas Escolares |
 |
Maria de Fatima Martins - UFPEL |
OFICINA DE MATEMÁTICA COM FUTUROS PROFESSORES: UMA POSSIBILIDADE ENTRELAÇAR O LÚDICO COM A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
Formação de Professores |
 |
Maria de Fátima Mello de Almeida - SMEPG |
ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES APRESENTADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
Formação de Professores |
 |
Maria de FÁtima Rufino Froeschlin - UMESP |
PIBID OPORTUNIDADE ÚNICA PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO EDUCADOR: JOGOS EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR |
CONSTRUINDO O CONCEITO DE ESTÁGIO COMPARTILHADO NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
Formação de Professores |
 |
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR |
O NEGRINHO DO PASTOREIO E A CONTAGEM DOS CAVALOS: O QUE MANIFESTAM AS CRIANÇAS DE CINCO ANOS EM UMA ATIVIDADE DE ENSINO SOBRE CORRESPONDÊNCIA UM A UM |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria do Carmo Salgado - |
LITERACIA MATEMÁTICA, NUMERACIA: ACEPÇÕES E USOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Ednéia Martins Salandim - |
EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA ORAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Elídia Teixeira Reis - |
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA PARCERIA ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Maria Elídia Teixeira Reis - |
CHAPEUZINHO VERMELHO E LOBO MAU: JOGANDO MOEDAS PARA DISPUTAR OS DOCES DA VOVÓ |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Elisabeth Blanck Miguel |
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL AO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT |
AS CONTRIBUIÇÕES DO OBEDUC À FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNEMAT |
Formação de Professores |
 |
Maria Elizabete Rambo Kochhann - UNEMAT |
CONTRIBUIÇÕES DOS PEQUENOS GRUPOS DE PESQUISA DO PROJETO OBEDUC NA FORMAÇÃO CONTINUADA |
Formação de Professores |
 |
Maria Elizabete Souza Couto - |
EXPLORANDO A PARÁBOLA DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU EM UM AMBIENTE INFORMÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM |
AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Emilia Melo Tamanini Zanquetta - UEM |
DISCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO: ENTRE O DESEJÁVEL, O POSSÍVEL E O QUE REALMENTE ACONTECE |
Práticas Escolares |
 |
Maria Eva Freire de Alkimim - |
MOTIVOS DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFNMG - CAMPUS JANUÁRIA |
Formação de Professores |
 |
Maria Fernanda da Silva Marinho - |
PROMOVENDO SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE ÂNGULOS |
Formação de Professores |
 |
Maria Francisca de Sousa Gomes - UFT |
O DIÁLOGO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID |
Formação de Professores |
 |
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro - |
SITUAÇÃO QUOCIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Formação de Professores |
 |
Maria Helena Maffei Wolf - |
PRÁTICA MATEMÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Maria Helena Marques Loth - |
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA ARITMÉTICA NO SEXTO ANO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Ignez Diniz |
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA – UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO |
Formação de Professores |
 |
Maria Irene dos Anjos Souza da Silva - |
RECURSOS DIDÁTICOS NA RESIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Isabel da Costa Pereira |
DA ORIGEM DOS LOGARITMOS AO USO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Isabel da Costa Pereira |
INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DAS MATEMÁTICAS NAS PROFISSÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Isabel Ramalho Ortigão - UERJ |
FORMAÇÃO, PESQUISA E AVALIAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DE PERIFERIAS URBANAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Izabel Lopes de AraÚjo - |
ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA UM ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Izabel Lopes de AraÚjo - |
CADERNOS DO PROGRAMA GESTAR DA BAHIA: UM RECURSO PARA EXPLORAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Janiely de Siqueira - |
PROMOVENDO SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE ÂNGULOS |
Formação de Professores |
 |
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ |
RENDA DE BILRO E A MATEMÁTICA: ENLACES POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ |
O ESTUDO DE FRAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PIAGET |
Formação de Professores |
 |
Maria Jose Costa dos Santos - IFRJ |
A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Maria Jose de Resende Ferreira - |
“É MAIS INTERESSANTE FALAR O DESCONTO EM PORCENTAGEM": FAZERES E SABERES MATEMÁTICOS NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL |
Práticas Escolares |
 |
Maria Jose Ferreira da Silva - PUC-SP |
O USO DE TABLETS EM SALA DE AULA – UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
Formação de Professores |
 |
Maria Jose Ferreira da Silva - PUC-SP |
MUDANDO PARADIGMAS: UMA AULA TRADICIONAL TRANSFORMADA EM UMA ATIVIDADE NA QUAL O ALUNO TORNA-SE MAIS ATIVO |
Práticas Escolares |
 |
Maria José Medeiros Dantas de Melo - |
CADERNO DE REGISTRO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Formação de Professores |
 |
Maria JosÉ Neves de Amorim Moura - |
UM OLHAR SOBRE A SALA DE AULA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
Práticas Escolares |
 |
Maria JosÉ Neves de Amorim Moura - |
JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria JosÉ Santana Vieira GonÇalves |
LOUSA DIGITAL E APPLET GEOPLANO:UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Maria José Silva Lobato - UFRN |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Maria José Silva Lobato - UFRN |
INFORMÁTICA: RECURSO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Joseane Santos Teixeira - |
ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA SOBRE ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA BREVE ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Joseane Santos Teixeira - |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E O DESEMPENHO DO ALUNO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Joseane Santos Teixeira - |
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Laura Magalhães Gomes - UFMG |
NARRATIVAS BIOGRÁFICAS E AUTOBIOGRÁFICAS NA (E PARA A) FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Laura Magalhães Gomes - UFMG |
APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM ATIVIDADES ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DE UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM SITUADA |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO |
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO OS ASPECTOS RELEVANTES E AS PERSPECTIVAS SINALIZADAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki - UNESP - RIO CLARO |
COMPONENTE DE PRÁTICA CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Maria Lucia Panossian - USP |
ENTRE PERÍMETRO, ÁREAS E EQUAÇÕES: A CONSCIENTIZAÇÃO DAS AÇÕES DE ENSINO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Lucivânia Souza dos Santos - UFPE |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DESAFIOS, APRENDIZADOS E REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
Formação de Professores |
 |
Maria Lucivânia Souza dos Santos - UFPE |
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATO DE UMA ATIVIDADE COM O USO DE CANUDOS E BARBANTE. |
Formação de Professores |
 |
Maria Luisa PerdigÃo Diz Ramos - UNICSUL |
DETECÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E RETIFICAÇÃO: AS TRÊS FASES NO TRATAMENTO E NA CORREÇÃO DOS ERROS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Luiza Anselmo da Silva - |
O ORIGAMI EM SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRIÂNGULOS PARA ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Madalena Dullius - |
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPORCIONANDO INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Maria Madalena Dullius - |
BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Madalena Dullius - |
“BRINCANDO COM A MATEMÁTICA”: OFICINAS PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Maria Margarete do Rosário Farias - |
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIANTE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS |
Formação de Professores |
 |
Maria Marta da Silva - UFG |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Marta da Silva - UFG |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA FRENTE AO PIBID-UEG-QUIRINÓPOLIS-GO |
Formação de Professores |
 |
Maria Niedja Pereira Martins - UFPE |
COMO ETAPAS DE ESCOLHA PODEM INFLUENCIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Palmira da Costa Silva |
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Maria Palmira da Costa Silva |
ÁLGEBRA É MAIS DO QUE ALGEBRISMO |
Práticas Escolares |
 |
Maria Queiroga Amoroso Anastacio - UFJF |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: MATEMÁTICA E SEU ENSINO |
Formação de Professores |
 |
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP |
A GEOMETRIA DA TARTARUGA: UMA INTRODUÇÃO À LINGUAGEM LOGO |
Formação de Professores |
 |
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: INTERAÇÕES ENTRE PEDAGOGOS E MATEMÁTICOS |
Formação de Professores |
 |
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP |
A ÁLGEBRA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS |
Formação de Professores |
 |
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP |
O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A OPÇÃO “SER PROFESSOR” |
Formação de Professores |
 |
Maria Regina da Rosa |
O PRAZER DE APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Salett Biembengut |
MODELAGEM MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE ALEGORIAS DE CARNAVAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Silvia Bacila Winkeler |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Solange da Silva - UL |
PROBLEMAS DE CONTEXTO NA CONCEPÇÃO DA MATEMÁTICA REALÍSTICA |
Formação de Professores |
 |
Maria Teresa Menezes Freitas |
BARALHO TRIGONOMÉTRICO E A ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni - |
PROBLEMATIZAR E RESOLVER PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS IMPLÍCITAS NESTAS PRÁTICAS |
Práticas Escolares |
 |
Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO |
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO FÓRUM DE DISCUSSÕES |
Práticas Escolares |
 |
Maria Teresa Zampieri - UNESP - RIO CLARO |
A RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE LÓGICA POR GRUPOS ONLINE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Maria Teresinha Verle Kaefer |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maria Terezinha Jesus Gaspar - UNB |
COMPARANDO ÁREA DE FIGURAS POR VISUALIZAÇÃO E SOBREPOSIÇÃO |
História da Educação Matemática |
 |
Maria Zilda Araújo de Oliveira - |
IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID: EXPERIÊNCIAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Mariana Dias Goncalves - PUC-SP |
UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS E DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO |
Práticas Escolares |
 |
Mariana do Nascimento Fuly - UFF |
O USO DE MATERIAIS CONCRETSO PARA O ENSINO DE TRIGONOMERIA |
Práticas Escolares |
 |
Mariana Gigante Barandier dos Santos - |
CONSTRUINDO O JOGO PERFIL MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL |
PROCEDIMENTOS REVELADOS POR ALUNOS DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mariana Lemes de Oliveira Zaran - UNICSUL |
AS OPERAÇÕES DO CAMPO MULTIPLICATIVO: INVESTIGAÇÕES E INDICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mariana Lima Duro - |
MATEMATICANDO, A GENTE APRENDE BRINCANDO: UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORES POLIVALENTES E ESPECIALISTAS CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Mariana Moran - UNESPAR |
EXPLORANDO A GEOMETRIA FRACTAL NA SALA DE AULA |
Formação de Professores |
 |
Mariana Pellatieri - USF |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mariana Silva Mendonça - |
TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Mariana Zolet Rigo - |
INSERSÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Mariani Araujo Preve - UNIOESTE |
HISTÓRIAS E NÚMEROS: APRENDENDO COM MALBA TAHAN |
Práticas Escolares |
 |
Mariele Cunha de Moura - UFSM |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO METODOLOGIAS EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Mariele Cunha de Moura - UFSM |
BINGO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS |
Práticas Escolares |
 |
Mariele Josiane Fuchs - |
OS NEXOS ENTRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E O PERFIL PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marijane Linhares - |
PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA |
Práticas Escolares |
 |
Marijane Linhares - |
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS PELOS CAMINHOS DA GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Marijane Linhares - |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TALES DE MILETO E A PIRÂMIDE EGÍPCIA |
Práticas Escolares |
 |
Marilena Bittar |
PRIMEIROS ESTUDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marilena Bittar |
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Marilene Ribeiro Resende - |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFFESSOR DE MATEMÁTICA NO EAD: A VISÃO DO FORMADOR |
Formação de Professores |
 |
Marilene Ribeiro Resende - |
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO |
Formação de Professores |
 |
Marilene Rosa dos Santos - UFRPE |
O ORIGAMI EM SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TRIÂNGULOS PARA ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Marília Maia Moreira - UFC |
POSSIBILIDADES DE USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Marília Massumi Yugawa Kasama - |
PIBID NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP: UM RELATO DAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marilia Nunes Dall Asta - FURG |
RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marilia Nunes Dall Asta - FURG |
TRABALHANDO COM AS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UM CONVERSAR INTERDISCIPLINAR |
Formação de Professores |
 |
Marília Rocha de Oliveira Silva - |
TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO |
Práticas Escolares |
 |
Marília Rocha de Oliveira Silva - |
A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Marília Rocha de Oliveira Silva - |
ORIGAMI – UMA FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Práticas Escolares |
 |
Marília Zabel - |
O ENSINO DAS FRAÇÕES DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA |
Práticas Escolares |
 |
Mariliza Simonete Portela |
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO ESTADO DO PARANÁ DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. |
História da Educação Matemática |
 |
Mariliza Simonete Portela |
NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950) |
História da Educação Matemática |
 |
Marina Ludugério de Souza - |
UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE GRÁFICOS COM O APOIO DE UM CAMPEONATO INTERCLASSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ-SP |
Práticas Escolares |
 |
Marinéia dos Santos Silva - |
A RECOMENDAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES E SUA UTILIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Marines Yole Poloni - |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O USO DE JOGOS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA |
Formação de Professores |
 |
Marines Yole Poloni - |
TRIGONOMETRIA EM CARTAS E CARTELAS |
Formação de Professores |
 |
Marinez Meneghello Passos - UEL |
A EXPERIÊNCIA DE 4 PROFESSORES A RESPEITO DO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS: UM ESTUDO COM PROFESSORES MOÇAMBICANOS |
Práticas Escolares |
 |
Marinez Meneghello Passos - UEL |
PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marinez Meneghello Passos - UEL |
O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA E DE SEUS PROFESSORES. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mario de Souza Santana - |
INVESTIGAÇÕES ESTATÍSTICAS: ELEMENTOS DIDÁTICOS PARA UMA LEITURA CRÍTICA DO USO SOCIAL DA LINGUAGEM ESTATÍSTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mário Eduardo Marques Fernandes - UNICAMP |
A MATEMÁTICA MODERNA E O GINÁSIO ESTADUAL VOCACIONAL "OSWALDO ARANHA": UMA HISTÓRIA CONTADA EM MÔNADAS |
História da Educação Matemática |
 |
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ |
INTUIÇÃO E LÓGICA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O POSTULADO DAS PARALELAS |
História da Educação Matemática |
 |
Mário Lucio Alexandre - UFU |
UM SIGNIFICADO PARA A RAZÃO EM MATEMÁTICA NA VIDA DOS ESTUDANTES QUE ALMEJAM O CURSO SUPERIOR |
Práticas Escolares |
 |
Mário Lucio Alexandre - UFU |
CARONAS UNIVERSITÁRIAS: CONTABILIDADE DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Práticas Escolares |
 |
Mário Lucio Alexandre - UFU |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Formação de Professores |
 |
Marisa Beatriz Bezerra Leal - UFRJ |
A PARCERIA ENTRE O INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFRJ E O PROGRAMA CAPES: NOVOS TALENTOS |
Práticas Escolares |
 |
Marisa da Silva Dias - UNESP |
ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CONCEITOS DA TEORIA DA ATIVIDADE EM ONZE ARTIGOS CIENTÍFICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marisa da Silva Dias - UNESP |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
Formação de Professores |
 |
Marisa do Carmo Pacoff da Silva - |
CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marisa Gomes dos Santos - UFG |
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IME-UFG: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
História da Educação Matemática |
 |
Marisol Vieira Melo - UNICAMP |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTEXTOS E PRÁTICAS FORMATIVAS DESENVOLVIDAS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
Formação de Professores |
 |
Mariza dos Santos - |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES EXPOSTAS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UNIR, CAMPUS DE JI-PARANÁ |
Formação de Professores |
 |
Marjorie Samira Ferreira Bolognani - USF |
O QUANTO FALAR DE SI POSSIBILITA ÀS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SE FORMAREM? |
Formação de Professores |
 |
Marleide Coan Cardoso - |
ORGANIZAÇÃO E USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFC-SOMBRIO |
Práticas Escolares |
 |
Marleide Coan Cardoso - |
PRÁTICAS ESCOLARES: APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE BANANA |
Práticas Escolares |
 |
Marleide Coan Cardoso - |
O USO DO TANGRAM COMO UMA FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Formação de Professores |
 |
Marlene Alves Dias - |
DIAGNÓSTICO DE ALGUNS ASPECTOS QUE DIFICULTAM A PASSAGEM DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marlene Alves Dias - |
PESQUISAS QUE UTILIZAM UM “SOFTWARE” EDUCATIVO PARA A INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
Práticas Escolares |
 |
Marlene Alves Dias - |
A NOÇÃO DE FUNÇÃO: UMA ABORDAGEM CENTRADA EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Marli de Carvalho Graupner - |
ATIVIDADE PROGRAMADA DE ESTÁGIO DOCENTE: BREVE RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO EM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Formação de Professores |
 |
Marli Regina dos Santos |
O PROJETO DE EXTENSÃO PROFESSOR INFORMATIZADO – UMA INCLUSÃO DIGITAL DA UFV |
Práticas Escolares |
 |
Marli Regina dos Santos |
O USO DOS CALEIDOSCÓPIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS |
Formação de Professores |
 |
Marli Regina dos Santos |
FAZENDO ESTIMATIVAS A PARTIR DE SITUAÇÕES COTIDIANAS E MATERIAIS MANIPULATIVOS |
Formação de Professores |
 |
Marli Regina dos Santos |
A MATEMÁTICA POSSÍVEL DE SER TRABALHADA COM A UTILIZAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS, ESPELHOS ARTICULADOS E CALEIDOSCÓPIOS |
Práticas Escolares |
 |
Marli Schmitt Zanella - UEM |
UM ESTUDO TEÓRICO DE PROBLEMAS DA ESTRUTURA ADITIVA DE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marli Teresinha Quartieri - |
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPORCIONANDO INSERÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marli Teresinha Quartieri - |
A MATEMÁTICA PRESENTE NAS ATIVIDADES LABORAIS DE ENGENHEIROS CIVIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marli Teresinha Quartieri - |
PROBLEMATIZANDO O USO DA ESTIMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB |
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
História da Educação Matemática |
 |
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UFCG-PB |
TRABALHANDO ATIVIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
 |
Marlova Estela Caldatto - UEM |
A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA PARANAENSE |
Formação de Professores |
 |
Marnei Luis Mandler - UDESC |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PIAGETIANAS COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS |
Práticas Escolares |
 |
Marta Alves da Silva - UFC |
A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Marta Burda Schastai - |
ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES APRESENTADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
Formação de Professores |
 |
Marta Cristina Cezar Pozzobon - |
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 |
Formação de Professores |
 |
Marta Cristina Cezar Pozzobon - |
UM COMPONENTE DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE INDICAM AS PRODUÇÕES DE LICENCIANDOS? |
Formação de Professores |
 |
Marta Figueredo dos Anjos - UFRN |
OS CARTÕES BORDADOS DE MARY BOOLE: UMA PROPOSTA LÚDICA APOIADA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Marta Maria Maurício Macena - |
CENTROS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO(A) CECINE, A COORDENADORIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE |
História da Educação Matemática |
 |
Marta Maria Pontin Darsie - |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA PELOS CEFAPROS PARA OS EDUCADORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EJA |
Formação de Professores |
 |
Marta Maria Pontin Darsie - |
O FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA QUE AMPLIA OS DEBATES EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O CASO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CONVÊNIO BRASIL/JAPÃO |
Práticas Escolares |
 |
Marta Maria Pontin Darsie - |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marta Oliveira Guimarães - UFPEL |
PIBID/UFPEL: TRÊS OLHARES SOBRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Marta Santana Comério - |
A MATEMÁTICA, A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E A COMPREENSÃO EM LEITURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Martha Raíssa Iane Santana da Silva - |
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA FNFI: COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA EDUCACIONAL |
História da Educação Matemática |
 |
Martiela Bispo Eilert - |
CAIXINHA DOS NÚMEROS INTEIROS |
Práticas Escolares |
 |
Mary Ângela Teixeira Brandalise - UEPG |
ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ESCOLA BÁSICA: PERSPECTIVAS E PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL |
Formação de Professores |
 |
Mateus Gianni Fonseca - |
AVALIAÇÃO ATIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PRODUTIVA |
Práticas Escolares |
 |
Mateus Mendes Magela - UFES |
QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD UM CONVITE AO PENSAMENTO CRIATIVO MATEMÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Matheus Felipe Vaz - |
SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Matheus Freitas de Oliveira - |
DOIS EXPERIMENTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁREAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Práticas Escolares |
 |
Mauren Porciúncula Moreira da Silva - |
PSICOLOGIA COGNITIVA APLICADA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mauren Porciúncula Moreira da Silva - |
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mauricio Alves Nascimento - |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: EXPLORANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS |
Práticas Escolares |
 |
Mauricio Alves Nascimento - |
TRIGONOMETRIA: UM OLHAR COM A PESQUISA E A SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Maurício Barbosa da Silva - |
PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO O JOGO CORRIDA AO CEM |
Práticas Escolares |
 |
Maurício Barbosa da Silva - |
QUEM PODE APRENDER COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA? |
Práticas Escolares |
 |
Maurício Barbosa da Silva - |
MOSAICOS, FAIXAS, ROSETAS E FRACTAIS COM O GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Maurício da Silva Pinto - |
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE ÁREAS E VOLUMES |
Práticas Escolares |
 |
Maurício Gomes Bahia - |
O PIBID MATEMÁTICA TRAZENDO NOVAS PERSPECTIVAS A FUTUROS DOCENTES DE MATEMÁTICA DA UFTM |
Formação de Professores |
 |
Mauricio Ramos Lutz - |
DOBRANDO E DESDOBRANDO A GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Maurício Rosa - ULBRA |
CYBERFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA VIA M-LEARNING |
Formação de Professores |
 |
Maurício Rosa - ULBRA |
O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE: “RECEITAS” PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? |
Formação de Professores |
 |
Maurício Silva Lacerda - UFV |
FAZENDO ESTIMATIVAS A PARTIR DE SITUAÇÕES COTIDIANAS E MATERIAIS MANIPULATIVOS |
Formação de Professores |
 |
Maurício Silva Lacerda - UFV |
ENSINANDO MATEMÁTICA JOGANDO: LUDICIDADE NO ENSINO |
Formação de Professores |
 |
Maurilio Antonio Valentim - |
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Maurílio Mendes da Silva - UFRPE |
LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA - CONSTRUINDO A MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Maurílio Mendes da Silva - UFRPE |
O USO DE ESTRATÉGIAS DE METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE PORCENTAGEM NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Maur›cio de Moraes Fontes - |
OBMEP 2012; UMA OLHADA NO ENSINO DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Maur›cio de Moraes Fontes - |
ERROS ENCONTRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maur›cio de Moraes Fontes - |
USAR OU NÃO USAR A CALCULADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas - |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA |
Práticas Escolares |
 |
Mayara do Prado Franco - |
O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Mayara Fervorini Silva - UNIFESP |
LUDICIDADE E APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Mayara Laysa de Oliveira Silva - UFS |
A PROBABILIDADE DE APRENDER |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mayara Pierre Prado - |
O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE A OPÇÃO “SER PROFESSOR” |
Formação de Professores |
 |
Mayara Poyer da Silva - UFPR |
WEBQUEST: AUXILIANDO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS |
Práticas Escolares |
 |
Mayra Taís Albuquerque Santos - |
O USO DO WINPLOT NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Maysa Ferreira da Silva - |
DIVISIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? |
Práticas Escolares |
 |
Meiriele Nonato de Oliveira |
O PIBID/UFJF NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS: CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS |
Formação de Professores |
 |
Meline Nery Melo Pereira - |
O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA |
Formação de Professores |
 |
Meline Nery Melo Pereira - |
REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS |
Formação de Professores |
 |
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa - |
REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS |
Formação de Professores |
 |
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa - |
O ENSINO DE TRIÂNGULOS: A PRODUÇÃO DE TAREFAS NO OEM-BAHIA |
Formação de Professores |
 |
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN |
DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ |
Práticas Escolares |
 |
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN |
MATEMÁTICA E LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA PARA ALUNOS DO 9º ANO |
Práticas Escolares |
 |
Messenas Miranda Rocha - UFES |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN |
MATEMÁTICA E LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Micarlla Priscilla Freitas da Silva - UFRN |
IMPLEMENTAÇÃO DO LEM: UMA CONQUISTA COLETIVA |
Práticas Escolares |
 |
Michaelle Renata Moraes de Santana - |
EDUCAÇÃO AEROESPACIAL: UMA SONDAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE |
Formação de Professores |
 |
Michel Hallal Marques - UFPEL |
A APLICAÇÃO DA TEORIA COGNITIVISTA E DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE CONJUNTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Michel Rezende dos Santos - UFS |
AÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NO AGRESTE SERGIPANO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Michela Tuchapesk da Silva - UNESP - RIO CLARO |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CARTOGRAFIA: UMA PRODUÇÃO DE DADOS EM UM SÉTIMO ANO. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Michela Tuchapesk da Silva - UNESP - RIO CLARO |
MAPAS E CARTOGRAFIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Michele Carvalho de Barros - |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Michele Giehl de Oliveira - |
A VIDA POR TRÁS DAS EXPRESSÕES |
Práticas Escolares |
 |
Michele Giehl de Oliveira - |
O LÚDICO E A MATEMÁTICA - ALGUMAS APROXIMAÇÕES |
Formação de Professores |
 |
Michele Maciel Sacramento - |
ALGEBRIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Michele Pilato - UFPR |
CONDIÇÕES PARA A CONCLUSÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES |
Formação de Professores |
 |
Michele Pilato - UFPR |
TETRAEDROS DE SIERPINSKI: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Micheli Cristina Starosky Roloff - |
DIFERENTES POVOS E SUAS TÉCNICAS DE MULTIPLICAR |
Práticas Escolares |
 |
Micheli Pinheiro Teresa - |
O USO DO TANGRAM COMO UMA FERRAMENTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Formação de Professores |
 |
Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez - |
DE QUE MODO O CONTEÚDO DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS ESTÁ PRESENTE EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS MAIS ESCOLHIDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT |
Práticas Escolares |
 |
Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez - |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Michelle Dinelli de Souza - |
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM FRACTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Miguel Chaquiam - UNAMA |
O CIENTISTA GUILHERME DE LA PENHA |
História da Educação Matemática |
 |
Miguel Jocélio Alves da Silva - |
COMO ALGUNS ESTUDANTES DO 9º ANO, ATENDIDOS PELO PIBID_UVA_2011, PERCEBEM A MATEMÁTICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE |
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE |
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS |
Práticas Escolares |
 |
Mikaelle Barboza Cardoso - UECE |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Formação de Professores |
 |
Mike Christian de Lima - UFSC |
A MATEMÁTICA NO NU DE MARTINHO DE HARO: VISUALIDADE, ARTE E EDUCAÇÃO |
História da Educação Matemática |
 |
Milena Abreu Resende - UFU |
GINCANA MATEMÁTICA: REVISÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Milena Abreu Resende - UFU |
JOGO CAÇA AO TESOURO: REVISANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Milena Barbosa da Rocha - UFRN |
DESCOBRINDO A GEOMETRIA COM O HAGÁQUÊ |
Práticas Escolares |
 |
Milena Ruas Marques - |
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Milene Carneiro Machado - UNICAMP |
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Miliam Juliana Alves Ferreira - UNESP - RIO CLARO |
CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E MATEMÁTICA: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO PARA A EXPRESSÃO DOS SUJEITOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Miliam Juliana Alves Ferreira - UNESP - RIO CLARO |
O TANGRAM COMO RECURSO PARA O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Millena Lopes de Paula Silva - |
UM ESTUDO DE ARCOS GEOMÉTRICOS NA ARQUITETURA DE ANTONIO JOSÉ LANDI |
Formação de Professores |
 |
Milton Kist - |
IMPRESSÕES DE PROFESSORES FORMADORES SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR |
Formação de Professores |
 |
Milton Kist - |
O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Miriam Cardoso Utsumi - |
CALCULE SE FOR CAPAZ: UM JOGO DE CARTAS PARA MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Miriam Cardoso Utsumi - |
LOST IN SPACE: UM JOGO PARA MOTIVAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Miriam Correia da Silva - |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POTÊNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE A REPRODUÇÃO DE BACTÉRIAS |
Práticas Escolares |
 |
Miriam da Silva Castro Furlan - UEM |
CONEXÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA: PROPOSTA DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Miriam Ferrazza Heck - |
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 |
Formação de Professores |
 |
Mírian Aparecida Montanholi Dariva |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS |
Formação de Professores |
 |
Mirian Célia Castellain Guebert - PUCPR |
DIFERENTES RECURSOS PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mirian Ferreira de Brito - |
A FORMAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO RCNEI E DIRETRIZES CURRICULARES |
Formação de Professores |
 |
Mirian Ferreira de Brito - |
A GEOMETRIA NO CURRÍCULO DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU, BAHIA |
Práticas Escolares |
 |
Mirian Maria Andrade - |
PIBID E O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Mirian Maria Andrade - |
A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Mirian Maria Andrade - |
UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DA OBRA “ARITHMETICA: THEORICO-PRATICA” A PARTIR DO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Mirleide Andrade Silva - UFS |
UMA RELEITURA DO LIVRO "A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS" DE GEORGE POLYA (1978) |
Práticas Escolares |
 |
Mirtes Pereira de Souza - |
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE |
Formação de Professores |
 |
Mirtes Pereira de Souza - |
SITUAÇÃO QUOCIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Formação de Professores |
 |
Misleide Silva Santiago - |
A CALCULADORA CIENTÍFICA UTILIZADA NA FORMULAÇÃO, NA RESOLUÇÃO E NA EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Misleide Silva Santiago - |
UM MODO DIFERENTE DE APRENDER GEOMETRIA VIA RECORTES |
Práticas Escolares |
 |
Monalisa Cardoso Silva - UFPE |
ESTUDANTES DE PEDAGOGIA RESOLVENDO PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA ENVOLVENDO O PRINCÍPIO ADITIVO E MULTIPLICATIVO |
Formação de Professores |
 |
Monica Bertoni dos Santos - PUC-RS |
O PAPEL DA IMPRENSA, EM ESPECIAL DA REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NA CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO |
História da Educação Matemática |
 |
Mônica Cerbella Freire Mandarino - UNIRIO |
EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS 18 ANOS E A COLOCAÇÃO DOS GRADUADOS NO MERCADO DE TRABALHO SEGUNDO O CENSO AMOSTRAL DE 2010 |
Formação de Professores |
 |
Monica de Cassia Vieira Waldhelm - |
AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Monica de Cassia Vieira Waldhelm - |
AUTOAVALIAÇÃO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO: TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO COLÉGIO PEDRO II |
Práticas Escolares |
 |
Mônica Fürkotter |
A GEOMETRIA DA TARTARUGA: UMA INTRODUÇÃO À LINGUAGEM LOGO |
Formação de Professores |
 |
Monica Karrer - UNIBAN |
“PASSEIOS ALEATÓRIOS DA CARLINHA”: EXPLORANDO O CONCEITO DE NÃO EQUIPROBABILIDADE. |
Práticas Escolares |
 |
Monica Karrer - UNIBAN |
SISTEMAS LINEARES: PROPOSTA DE UMA ENTRADA EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA EM AMBIENTE COMPUTACIONAL |
Práticas Escolares |
 |
Mônica Lima Alves - UFS |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ENQUANTO MONITORA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
Formação de Professores |
 |
Mônica Maria Lins Santiago |
SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 2011 |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mônica Menezes de Souza - UNIBAN |
A HISTÓRIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO DISTRITO FEDERAL: PAISAGEM DA PESQUISA |
História da Educação Matemática |
 |
Mônica Menezes de Souza - UNIBAN |
MANCALA: JOGO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EXPRESSÃO SOCIOCULTURAL AFRICANA |
Práticas Escolares |
 |
MÔnica NazarÉ Sanches Figueiredo Viana |
PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ. |
Práticas Escolares |
 |
Mônica Souto da Silva Dias - |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS: ANÁLISE DE RESULTADOS DE PESQUISAS CONCLUÍDAS NO PERÍODO 1987 – 2011. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mônica Souto da Silva Dias - |
MATEMÁGICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA |
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COM A ETNOMATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA |
O EDUCADOR MATEMÁTICO FRENTE ÀS IDEIAS BOURDIEUNIANAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFPA |
DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Morgani Mumbach - |
TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES |
TRÊS BREVES HISTÓRIAS SOBRE MALBA TAHAN |
História da Educação Matemática |
 |
Mylane dos Santos Barreto - |
O USO DE DOBRADURAS E ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA |
Práticas Escolares |
 |