NOME DO AUTOR |
TÍTULO DO TRABALHO |
ÁREA TEMÁTICA |
VER ARQUIVO |
Lahis Braga Souza - UFV |
O PROJETO DE EXTENSÃO PROFESSOR INFORMATIZADO – UMA INCLUSÃO DIGITAL DA UFV |
Práticas Escolares |
 |
Lailson dos Reis Pereira Lopes - |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS ÚLTIMAS PRODUÇÕES DA CIAEM E DO ENEM - 2001-2011 |
Práticas Escolares |
 |
Lailson dos Reis Pereira Lopes - |
RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS JOGOS – UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Lailson dos Reis Pereira Lopes - |
UTILIZANDO O LUDICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMATICOS:UM ESTUDO NAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID. |
Práticas Escolares |
 |
Laís Cristina Viel Gereti - UEL |
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UM ESTUDO COM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL |
NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS A RESPEITO DO SUBCONSTRUTO RAZÃO NA RESOLUÇÃO E DISCUSSÃO DE UM PROBLEMA |
Formação de Professores |
 |
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL |
ASPECTOS DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Laís Pezzuto Porto - UNIFESP |
LUDICIDADE E APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Lais Pinto Freitas Villas-boas - |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES |
Práticas Escolares |
 |
Lara Navega Carvalho Gualberto - UFF |
ENCRUZINHANDO SABERES EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Larissa Kovalski - UFPR |
BRINCANDO DE MATEMÁTICO |
Práticas Escolares |
 |
Larissa Alexandre Pinho dos Santos - UFF |
LEGI: O MUSEU INTERATIVO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Práticas Escolares |
 |
Larissa Bonfim de Ávila - |
DIFERENÇAS ENTRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA |
Formação de Professores |
 |
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE |
FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS |
Formação de Professores |
 |
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE |
FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE |
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS |
Práticas Escolares |
 |
Laryssa Aquino de Andrade - |
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
História da Educação Matemática |
 |
Laura Leal Moreira - |
CARICATURA GEOMÉTRICA |
Práticas Escolares |
 |
Laura Leal Moreira - |
MATEMÁTICA E SKATISMO: APROXIMANDO JOGOS DE LINGUAGEM |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Laura Lima Dias - |
UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DA PROBABILIDADE: O USO DE AULAS MULTIMÍDIAS COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Laura Pippi Fraga - UFSM |
O ESTUDO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE FUTUROS PROFESSORES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Laura Pippi Fraga - UFSM |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Laurizete Ferragut Passos - |
OS ENTRAVES VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXERCÍCIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ. |
Práticas Escolares |
 |
Laurizete Ferragut Passos - |
CONTEXTO HISTÓRICO DOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DIVERSIDADE CULTURAL |
Práticas Escolares |
 |
Laurizete Ferragut Passos - |
A PESQUISA REALIZADA PELO PROFESSOR NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL |
Formação de Professores |
 |
Lauro Chagas e Sá - |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CANUDOS E NYLON: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS GRAFOS |
Práticas Escolares |
 |
Lauro Chagas e Sá - |
EXPERIÊNCIAS PROMOVIDAS PELOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL E EXPRESSÕES NUMÉRICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Lauro Chagas e Sá - |
TEORIA DOS GRAFOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFES: ANÁLISE DA DISCIPLINA “MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA” |
Práticas Escolares |
 |
Lauro Lopes Pereira Neto - UNEAL |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM IGACI – AL: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE E AS EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES QUANTO À MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. |
Formação de Professores |
 |
Laysa Adriely Ferreira de Lima |
GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. |
Práticas Escolares |
 |
Laysa Adriely Ferreira de Lima |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Leandra Anversa Fioreze - UFSM |
O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Leandra Anversa Fioreze - UFSM |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL |
Práticas Escolares |
 |
Leandra Anversa Fioreze - UFSM |
TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PERSPECTIVA DA VISUALIZAÇÃO A PARTIR DO EIXO DAS SETAS |
Práticas Escolares |
 |
Leandra Borba Leal - |
NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Leandro Boszko - |
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE ÁREAS E VOLUMES |
Práticas Escolares |
 |
Leandro Carlos de Souza Gomes - |
O TEATRO COMO FONTE DE APRENDIZADO SOBRE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
Práticas Escolares |
 |
Leandro Carlos de Souza Gomes - |
UM MODO DIFERENTE DE APRENDER GEOMETRIA VIA RECORTES |
Práticas Escolares |
 |
Leandro Gonçalves dos Santos - UFJF |
O PIBID/UFJF NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS: CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS |
Formação de Professores |
 |
Leandro Millis da Silva - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA |
Práticas Escolares |
 |
Leandro Wolkmer - |
TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Learcino dos Santos Luiz - UDESC |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Lecir D. Dorneles - |
REELABORANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPUTACIONAIS |
Práticas Escolares |
 |
Lêda Ferreira Cabral - UNESP - RIO CLARO |
EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS: ENQUANTO A AULA DE MATEMÁTICA (NÃO) ACONTECE O QUE ACONTECE? LINHAS DE FUGA E PRODUÇÃO DE SENTIDO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ledevande Martins da Silva - |
COMPREENSÕES DE IDEIAS ESSENCIAIS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS |
Práticas Escolares |
 |
Ledivaldo Gomes de Melo - |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POTÊNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE A REPRODUÇÃO DE BACTÉRIAS |
Práticas Escolares |
 |
Leika Watabe - SME/PMSP |
A COMUNICAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF |
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF |
CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Leiliane Coutinho da Silva Ramos - UFF |
CONSTRUINDO O JOGO PERFIL MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Lélia Longen Fontana - UFPR |
POSSIBILIDADES PARA "VER O INVISÍVEL" |
História da Educação Matemática |
 |
Lenio Fernandes Levy - UFPA |
PESQUISA DOCENTE E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Lenio Fernandes Levy - UFPA |
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (EM FORMAÇÃO INICIAL) |
Formação de Professores |
 |
Lenio Fernandes Levy - UFPA |
PESQUISA DOCENTE DA PRÓPRIA PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL |
Formação de Professores |
 |
Lenir Guilhem Alonso |
INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Lenise de Abreu Cardoso - UNB |
GEOMETRIA LÚDICA |
Práticas Escolares |
 |
Lenise de Abreu Cardoso - UNB |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS |
Práticas Escolares |
 |
Lennon de Aguilar Pereira |
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Lennon de Aguilar Pereira |
ÁLGEBRA É MAIS DO QUE ALGEBRISMO |
Práticas Escolares |
 |
Leny Rodrigues Martins Teixeira - |
A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA: O TRATAMENTO DADO AO ERRO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Leo Akio Yokoyama - |
UMA ABORDAGEM MULTISSENSORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN |
Práticas Escolares |
 |
Leo Akio Yokoyama - |
PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS |
Práticas Escolares |
 |
Leonara Carlei Ferreira dos Santos Jantsch - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES. |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Andrade da Silva - |
A MODELAGEM MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA E O SURGIMENTO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Bernardo de Morais - |
ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPIO DO RECIFE ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo de Alcântara Moreira - |
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Leonardo de Medeiros Silva - |
PIBID E MEIO AMBIENTE: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JOGOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Donizette de Deus Menezes - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E VALORES MORAIS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Florencio dos Santos - |
O AUXÍLIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Florencio dos Santos - |
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo José da Silva - |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTERAGINDO NUMA AULA CHAT DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Leonardo Lira de Brito - |
A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Lira de Brito - |
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF |
GEOMETRIA ANALÍTICA DINÂMICA |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF |
O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Leonardo Rodrigues Leite - UFV |
ENSINANDO MATEMÁTICA JOGANDO: LUDICIDADE NO ENSINO |
Formação de Professores |
 |
Leonardo Rodrigues Leite - UFV |
FAZENDO ESTIMATIVAS A PARTIR DE SITUAÇÕES COTIDIANAS E MATERIAIS MANIPULATIVOS |
Formação de Professores |
 |
Leoni Malinoski Fillos - |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Leoni Malinoski Fillos - |
OFICINAS ITINERANTES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Formação de Professores |
 |
Leoni Malinoski Fillos - |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS SURDOS |
Práticas Escolares |
 |
Leônia Gabardo Negrelli - UTFPR |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Leonny George - |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS PARA ENTENDER O PROCESSO DA MULTIPLICAÇÃO. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Leozart da Silva Matos - UFJF |
COMO ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO COMPREENDEM OS CONCEITOS DE DERIVADA E DE INTEGRAL COM O USO DE UM CAS ONLINE? |
Formação de Professores |
 |
Lessandra Marcelly Sousa da Silva - |
OPERAÇÕES ELEMENTARES NO CÓDIGO BRAILLE |
Práticas Escolares |
 |
Letiane Oliveira da Fonseca - UFPEL |
ALIANDO SABERES DE UMA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, Á PRÁTICAS ESCOLARES, COM APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS. |
Formação de Professores |
 |
Letiane Oliveira da Fonseca - UFPEL |
CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NA COMUNIDADE |
Formação de Professores |
 |
Letícia Abel Gomes |
COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? |
Formação de Professores |
 |
Letícia Balbino Santos - UFS |
JOGOS MATEMÁTICOS - PIBID - UFS - 2012 |
Práticas Escolares |
 |
Letícia de Queiroz Maffei - UFPEL |
A MATEMÁTICA ATRELADA AO JOGO |
Práticas Escolares |
 |
Letícia de Queiroz Maffei - UFPEL |
JOGOS ELETRÔNICOS: UM ARTEFATO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E PARA A APRENDIZAGEM |
Práticas Escolares |
 |
Letícia Ellen Dal' Canton - |
O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DA EQUIVALÊNCIA DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS |
Práticas Escolares |
 |
Leticia Liceski - |
EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 |
Práticas Escolares |
 |
Leticia Maria Ferreira da Costa - UFRJ |
PAPY E O COLÉGIO SÃO BENTO - CADERNOS ESCOLARES REVELAM UMA MATEMÁTICA MODERNA |
História da Educação Matemática |
 |
Letícia Souza Rodrigues - |
JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Leticia Vieira Giordano - UNICAMP |
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA – UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO |
Formação de Professores |
 |
Leugim Corteze Romio - |
O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Leuzirene Pereira da Silva - |
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Lhaylla dos Santos Crissaff - UFF |
LEGI: O MUSEU INTERATIVO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Práticas Escolares |
 |
Lia Corr’a da Costa - |
AS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA COMO SUPORTE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO II |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Liana Krakecker - |
ENTENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS DOBRADURAS |
Práticas Escolares |
 |
Lidiane Carla Oliveira Franco Silva - |
REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Lidiane Chaves Zeferino - |
A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lidiane Ferreira Nunes - |
APRENDENDO AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM ATIVIDADES PRÁTICAS |
Práticas Escolares |
 |
Lidiane Garcia Pereira - UNIPAMPA |
REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Lidiane Garcia Pereira - UNIPAMPA |
O ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZADO PELA PROBLEMATIZAÇÃO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NO PIBID |
Práticas Escolares |
 |
Lidiane Gomes dos Santos - |
O CONCRETO E O ABSTRATO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lidiane Pereira de Carvalho - UFPE |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CONJUNTOS NÚMÉRICOS: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lidiane Santos de Freitas - |
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lidiane Schimitz Lopes - UFPEL |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM BLOG: A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
Formação de Professores |
 |
Lidinara Castelli Scolari - |
FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lídio Bezerra Bispo Junior - |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA |
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DA EJA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES |
Práticas Escolares |
 |
Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA |
CONEXÃO ENTRE OS MÉTODOS DA SUBSTITUIÇÃO E ESCALONAMENTO NO ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS LINEARES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lígia Parreira de Souza - UFU |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE UNIDADES DE MEDIDAS PADRÃO E NÃO PADRÃO A PARTIR DE UMA POESIA |
Práticas Escolares |
 |
Lilia de Souza Octavio - |
A CONSTITUIÇÃO DE UMA MATEMOTECA ESCOLAR E O DISCURSO OFICIAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lilian Akemi Kato - UEM |
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM AULAS DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Lilian Akemi Kato - UEM |
IDENTIFICANDO TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS EM UM CURSO DE ÁLGEBRA LINEAR |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lilian Akemi Kato - UEM |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Lilian Aparecida Teixeira - UEL |
PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lilian de Souza Vismara - UTFPR |
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DE LIVROS DIDÁTICOS FINLANDESES: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO? |
Práticas Escolares |
 |
Lilian Esquinelato da Silva - |
“PROFESSORA, HOJE É AULA DE ÁLGEBRA OU DE GEOMETRIA?” TRABALHANDO EM SALA DE AULA A ÁLGEBRA E A GEOMETRIA: DISCUTINDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PROPONDO ALTERNATIVAS |
Práticas Escolares |
 |
Lílian Fernanda Crisanto da Silva - |
PIBID E MEIO AMBIENTE: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JOGOS MATEMÁTICOS |
Práticas Escolares |
 |
Lilian Leandro da Fonseca - |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lilian Nasser - UFRJ |
COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? |
Formação de Professores |
 |
Lilian Nasser - UFRJ |
COMO O PROFESSOR AVALIA AS ARGUMENTAÇÕES E PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL? |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lilian Nasser - UFRJ |
A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS |
Formação de Professores |
 |
Liliane Bruna da Costa - UENP |
O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO |
Práticas Escolares |
 |
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN |
O III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DO RN (1965): UM OLHAR A PARTIR DAS PROVAS DE MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN |
EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO RN |
História da Educação Matemática |
 |
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho - UFPE |
SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: ANALISANDO POSSIBILIDADES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS |
Práticas Escolares |
 |
Liliane Martinez Antonow |
SOFTWARE WINPLOT – UMA NOVA PERSPECTIVA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES LINEARES E QUADRÁTICAS |
Práticas Escolares |
 |
Liliane Martinez Antonow |
TRABALHANDO AS RELAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Liliane Pires Valverde - |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
Formação de Professores |
 |
Liliane Rose Refatti - UNIFRA |
ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM O AUXÍLIO DO CABRI 3D |
Formação de Professores |
 |
Liliane Silveira de Medeiros - UFSC |
OLHAR, EFEITO E PROBLEMATIZAÇÃO: ARTE E VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Liliane Xavier Neves - |
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO SOFTWARE MAXIMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS |
Práticas Escolares |
 |
Liliane Xavier Neves - |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO EXCEL |
Práticas Escolares |
 |
Liliane Xavier Neves - |
A COMPREENSÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO O LADRILHAMENTO |
Práticas Escolares |
 |
Lina Paula Armond Gonçalves - |
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: INTERAGINDO POR MEIO DE PADRÕES |
Práticas Escolares |
 |
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra |
INVESTIGANDO DESEMPENHOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIRETOS E INVERSOS POR ESTUDANTES DA EJA: NUMA PERSPECTIVA DE SABERES FAMILIARES E NÃO FAMILIARES |
Práticas Escolares |
 |
Lindomar Cazzarotto - |
OS ESQUEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA |
Práticas Escolares |
 |
Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa - |
EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS 10 EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RETROSPECTIVA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lisian Caroline Lima Alves - UEFS |
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO PROJOVEM URBANO |
Formação de Professores |
 |
Lisiane Cristina Amplatz - SEED-PR |
A CONSTRUÇÃO DE UMA FLOR |
Práticas Escolares |
 |
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske - |
A PESQUISA ELEITORAL E A APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: UMA INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Práticas Escolares |
 |
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske - |
OFICINA DE MATEMÁTICA COM FUTUROS PROFESSORES: UMA POSSIBILIDADE ENTRELAÇAR O LÚDICO COM A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
Formação de Professores |
 |
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske - |
O ESTUDO DOS NÚMEROS DECIMAIS UTILIZANDO ENCARTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA |
Práticas Escolares |
 |
Lívia Denardi - UFABC |
INTERPRETAÇÃO DE DADOS, PRODUÇÃO GRÁFICA E PERCEPÇÃO SÓCIO-CULTURAL, COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. |
Práticas Escolares |
 |
Livia Ferreira Paim - |
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E COOPERAÇÃO: CONCEITOS PRESENTES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DIRECIONADAS AO MERCADO DE TRABALHO |
Práticas Escolares |
 |
Livia Ferreira Paim - |
ESTUDO DE FRAÇÕES UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO: INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS |
Práticas Escolares |
 |
Livia Maria Pierini - |
O CLUBE DA MATEMÁTICA: RELATOS E REFLEXÕES |
Formação de Professores |
 |
Liziane Cristine Sonda Zenere - |
“BRINCANDO COM A MATEMÁTICA”: OFICINAS PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Liziane Cristine Sonda Zenere - |
MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES |
Práticas Escolares |
 |
Liziane Cristine Sonda Zenere - |
FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Lorena Vanessa Lima Souza de Morais - |
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL |
CALCULADORAS GRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SISTEMATIZANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES |
Formação de Professores |
 |
Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL |
O DIÁLOGO E O USO DE MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Lorens Estevan Buriol Siguenãs - |
DEMONSTRANDO O TEOREMA DE TALES DE FORMA DIFERENCIADA: ATIVIDADE PRÁTICA APLICADA NO ESTÁGIO II |
Práticas Escolares |
 |
Lorete Sauthier - |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Louise Karkow Gaiatto Leal - UFRGS |
O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Lourdes de La Rosa Onuchic - |
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA O ENSINO SUPERIOR |
Práticas Escolares |
 |
Lourdes de La Rosa Onuchic - |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Lourenço Gabriel Isolani - |
LEONARDO DA VINCI: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
Práticas Escolares |
 |
Lourenço Gabriel Isolani - |
REFLEXÕES E CRITÍCAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS |
Práticas Escolares |
 |
Lourenço Gabriel Isolani - |
O CONTRATO DIDÁTICO E A FREQUENTE RUPTURA DAS REGRAS IMPLÍCITAS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Lourival Alves Freitas Filho - |
INVESTIGANDO AS ESTRATÉGIAS USADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lourival Pereira Martins - |
DIAGNÓSTICO DE ALGUNS ASPECTOS QUE DIFICULTAM A PASSAGEM DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lozicler Maria Moro dos Santos |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: A ELABORAÇÃO DO SABÃO AUXILIANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE |
Práticas Escolares |
 |
Luana Cerqueira de Almeida - |
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE TEXTOS DE REVISTAS |
Práticas Escolares |
 |
Luana Cerqueira de Almeida - |
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES |
Práticas Escolares |
 |
Luana Ciriaco da Luz - UFPR |
EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 |
Práticas Escolares |
 |
Luana Francine Nyland - |
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luana Lazzari - |
ENSINAR E APRENDER COM A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS |
Formação de Professores |
 |
Luana Lazzari - |
CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS |
Práticas Escolares |
 |
Luana Leal Alves - UFPEL |
APRENDENDO A MATEMÁTICA COM A ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESTUDO DE CASO |
Práticas Escolares |
 |
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - |
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAR E FORMAR-SE PROFESSOR, PESQUISADOR E ORIENTADOR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - |
UM OLHAR FREIREANO SOBRE A DOCÊNCIA NO MOMENTO EM QUE NOS TORNAMOS DOCENTES DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Luana Sara Bizatto - |
PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA |
Práticas Escolares |
 |
Luana Tais Bassani - |
A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO: CONCEPÇÕES, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DO FUTURO PROFESSOR A PARTIR DA PRÁTICA EM SALA DE AULA |
Formação de Professores |
 |
Luana Tais Bassani - |
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Luanna Laysa dos Reis Santos - |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA EM ESTATÍSTICA |
Formação de Professores |
 |
Luanna Priscila da Silva Gomes - |
LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: ORIENTAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lucas Alves Lima Barbosa |
O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULATIVO NO ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANAS |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Alves Lima Barbosa |
JOGOS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Balthazar Leite - UFRGS |
LÓGICA APLICADA ÀS OPERAÇÕES COM CONJUNTOS |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Balthazar Leite - UFRGS |
O USO DO PROGRAMA SUPERLOGO3.0 PARA O ENSINO GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO |
Formação de Professores |
 |
Lucas Balthazar Leite - UFRGS |
O USO DO PROGRAMA SUPERLOGO 3.0 NA APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: A CONSTRUÇÃO DE BANDEIRAS |
Formação de Professores |
 |
Lucas Carato Mazzi - |
ANÁLISE MATEMÁTICA: UM ENFOQUE EXPERIMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Lucas Domingos dos Santos Macedo - |
O JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Ferreira Gomes - |
O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Gabriel Seibert - ULBRA |
JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Lucas Matheus Pontes de Souza |
RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID COM AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Menezes Gois - UFS |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Ramos Lourenço - UFABC |
O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DIFICIENTES VISUAIS NUM CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DA REGIÃO DO ABC |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Sávio Gomes - UNISAL |
SAAM - SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO ALUNO DE MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Lucas Vanini - ULBRA |
O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE: “RECEITAS” PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? |
Formação de Professores |
 |
Lucas Vieira Lemos - UNESC |
DETERMINANTES DAS PRODUÇÕES DOS PROFESSORES REFERENTES À MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lucélida de Fátima Maia da Costa - UFPA |
O CONTEXTO COMO POSSIBILIDADE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS RIBEIRINHAS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luci Fátima Montezuma - UFSCAR |
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DO PROFESSOR POTENCIALIZADORAS DE AULAS EFICAZES DE MATEMÁTICA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - UNICHAPECÓ |
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: CONTINGÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OLHAR PARA O FUTURO |
Formação de Professores |
 |
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco - UFRJ |
ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco - UFRJ |
ÁLGEBRA É MAIS DO QUE ALGEBRISMO |
Práticas Escolares |
 |
Lucia Cristina Silveira Monteiro - UNIBAN |
PARADOXO DE ZENÃO: PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INTERPRETAÇÃO E VARIAÇÃO DO PROBLEMA |
Práticas Escolares |
 |
Lucia de Fatima Araujo - UFRPE |
A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lucia de Fatima Araujo - UFRPE |
A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lúcia de Fátima Durão Ferreira - |
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA |
Práticas Escolares |
 |
Lucia Maria Aversa Villela - USS |
O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PERÍODO DE 1890 A 1925 |
História da Educação Matemática |
 |
Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski - |
LIVROS TEXTO DE CÁLCULO E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO FUNÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Luciana Boemer Cesar Pereira - UTFPR |
INTERPRETAÇÃO DE TABELAS EM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luciana Caroline Kilpp Fernandes - |
O TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO |
Formação de Professores |
 |
Luciana Caroline Kilpp Fernandes - |
BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
Práticas Escolares |
 |
Luciana Chimendes Cabrera - UFPEL |
REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA TENTATIVA DE REDUZIR OS ALTOS ÍNDICES |
Formação de Professores |
 |
Luciana Correia de Amorim - UESB |
UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AVANÇOS DE UMA PESQUISA |
Formação de Professores |
 |
Luciana Correia de Amorim - UESB |
OS REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA EDUCAÇÃO DE RIO DE CONTAS – BA (1960, 1970 E DIAS ATUAIS) |
História da Educação Matemática |
 |
Luciana de Kássia Catarina Amaral Santos |
PROCESSOS COGNITIVOS E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luciana de Oliveira Souza Mendonça - |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO ANIMAÇÕES GRÁFICAS DO WINPLOT NA ABORDAGEM DE LIMITES |
Práticas Escolares |
 |
Luciana de Oliveira Souza Mendonça - |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Luciana dos Santos Braga - |
O USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais |
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM OS PROFESSORES A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO |
Formação de Professores |
 |
Luciana Lima de Asevedo - UERJ |
UM MODELO ADAPTATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE CÁLCULO |
Práticas Escolares |
 |
Luciana Maria de Souza Macedo |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE TDAH |
Práticas Escolares |
 |
Luciane Cechin Mário - |
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DO IF-SC, CAMPUS CHAPECÓ |
Práticas Escolares |
 |
Luciane de Castro Quintiliano - UNICAMP |
UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luciane de Fatima Bertini - UFSCAR |
INTERVENÇÕES DE TUTORES VIRTUAIS QUE ENVOLVEM CONTEÚDO MATEMÁTICO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA |
Formação de Professores |
 |
Luciane de FÁtima Chyczy Borges - PMC |
DA GEOMETRIA DE EUCLIDES À GEOMETRIA EUCLIDIANA: A GÊNESE DAS GEOMETRIAS MODERNAS |
História da Educação Matemática |
 |
Luciane Ferreira Mocrosky |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO INTERPRETATIVO DO MARCO LEGAL |
História da Educação Matemática |
 |
Luciane Ferreira Mocrosky |
A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Formação de Professores |
 |
Luciane Mayumi Shiroma - UEL |
AÇÃO PIBID: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS |
Práticas Escolares |
 |
Luciane Mulazani dos Santos - UDESC |
OS BLOGS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COMO DIÁRIOS VIRTUAIS APOIARAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
Formação de Professores |
 |
Luciane Mulazani dos Santos - UDESC |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Luciane Rosa Monte |
TRABALHANDO COM AS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UM CONVERSAR INTERDISCIPLINAR |
Formação de Professores |
 |
Luciane Rosa Monte |
RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Luciano André Carvalho Reis - UNICSUL |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO |
IDOSOS EM CONVERSAS SOBRE REGULARIDADES MATEMÁTICAS UTILIZANDO CALCULADORAS |
Práticas Escolares |
 |
Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO |
ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA COM IDOSOS |
Práticas Escolares |
 |
Luciano Ferreira - UEM |
PERSPECTIVA – ARTE OU MATEMÁTICA |
História da Educação Matemática |
 |
Luciano Moreira da Silva Junior |
ENSINO DE SIMETRIA: UM OLHAR PEDAGÓGICO MEDIADO POR RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Luciano Sant'ana Agne - PUC-RS |
RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PPGEDUCEM DA PUCRS |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lucicleide Bezerra da Silva - UFPE |
FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA PRESENCIAL EM MATEMÁTICA NO BRASIL |
Formação de Professores |
 |
Lucieli Martins Gonçalves Descovi - |
O APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Lucilaine Goin Abitante - |
BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Lucilaine Goin Abitante - |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lucilaine Goin Abitante - |
CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira - UEM |
DISCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO: ENTRE O DESEJÁVEL, O POSSÍVEL E O QUE REALMENTE ACONTECE |
Práticas Escolares |
 |
Lucimara dos Santos - |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Práticas Escolares |
 |
Lucineia dos Santos Souza - |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS |
Formação de Professores |
 |
Lucivania Xavier da Silva - |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS PARA ENTENDER O PROCESSO DA MULTIPLICAÇÃO. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Ludiane Felix Berto - |
SISTEMAS DE EQUAÇÕES COM DUAS INCÓGNITAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Formação de Professores |
 |
Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento - |
A INSERÇÃO DO ALUNO-EJA-SURDO NO MERCADO FORMAL: DIVIDIR PARA MULTIPLICAR CONHECIMENTOS |
Práticas Escolares |
 |
Luis Havelange Soares - UFPB |
REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luis Havelange Soares - UFPB |
TECNOLOGIA COMPUTACIONAL: UMA APOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Luis Havelange Soares - UFPB |
IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID: EXPERIÊNCIAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Luís Humberto Miquelino - |
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO |
Formação de Professores |
 |
Luís Renan Leal de Melo - |
A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luís Ricardo Alves Soares - |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Formação de Professores |
 |
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM |
OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A PROVA BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS DESCRITORES |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS |
Práticas Escolares |
 |
Luisa Matos de Barros Correia - UFRPE |
EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. |
Formação de Professores |
 |
Luísa Silva Andrade - |
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS ANÁLISE DE DADOS E PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luiz Alves de Lima - |
GEOMETRIA DOS FRACTAIS - UMA FORMA DIFERENTE DE VER A GEOMETRIA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luiz Augustavo Almeida Feitoza - |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO ANIMAÇÕES GRÁFICAS DO WINPLOT NA ABORDAGEM DE LIMITES |
Práticas Escolares |
 |
Luiz Augustavo Almeida Feitoza - |
DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO AÇÃO DO PIBID |
Formação de Professores |
 |
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ |
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA TRIGONOMETRIA NA CINCURFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR |
Práticas Escolares |
 |
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ |
O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
Práticas Escolares |
 |
Luiz Cleber Soares Padilha - |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS: UMA CONQUISTA |
Formação de Professores |
 |
Luiz Fernando de Sousa - |
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A EJA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Luiz Marcos Fedrigo Júnior |
O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Práticas Escolares |
 |
Luiz Paulo Ferretti Ferreira - |
UM ESTUDO GEOMÉTRICO DAS CÔNICAS COM O GEOGEBRA |
Formação de Professores |
 |
Luiza de Abreu Menezes - |
PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS MINEIROS NA QUANTA 2012 NA ÍNDIA FORTALECE TODA A ESCOLA EM BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS |
Práticas Escolares |
 |
Luiza de Jesus dos Passos - UEFS |
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO PROJOVEM URBANO |
Formação de Professores |
 |
Luiza Dzerva - |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O NÚMERO π (PI) |
História da Educação Matemática |
 |
Luiza Fernanda Martins Costa - ULBRA |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PEDRO |
Formação de Professores |
 |
Luiza Helena Martins Lima - |
FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS |
Formação de Professores |
 |
Luiza Helena Martins Lima - |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Formação de Professores |
 |
Luiza Santos Pontello - |
GEOMETRIA E LIBRAS:UMA COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA LÓGICA MATEMÁTICA |
Práticas Escolares |
 |
Lulu Healy - |
O ZERO É AMIZADE |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lupi Scheer dos Santos - UFPEL |
O ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS |
Práticas Escolares |
 |
Lutiele Machado Godois - |
UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. |
Práticas Escolares |
 |
Lutiele Machado Godois - |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Luzane Mores Bernardi - UNOCHAPECÓ |
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: CONTINGÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OLHAR PARA O FUTURO |
Formação de Professores |
 |
Luzia Aparecida Palaro - |
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A ABORDAGEM DO CONTEÚDO |
Práticas Escolares |
 |
Luzia Marta Bellini |
RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
Formação de Professores |
 |
Luzia Muniz Freitas - |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO EXCEL |
Práticas Escolares |
 |
Luzielli Franceschi - |
A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |
Lydia Marcia Braga Bazet - |
A UTILIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS AFRICANOS E DOS POVOS INDÍGENAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO MATEMÁTICO INFANTIL |
Formação de Professores |
 |
Lyliane Drumond Lanza - |
ATIVIDADES MATEMÁTICAS E SAÚDE MENTAL |
Práticas Escolares |
 |
Lysania FrissÉlli Ferreira dos Santos Schaida - |
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2011 |
Pesquisa em Educação Matemática |
 |