ÍNDICE DE AUTORES - L

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | Y | Z |
NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO ÁREA TEMÁTICA VER ARQUIVO
Lahis Braga Souza - UFV O PROJETO DE EXTENSÃO PROFESSOR INFORMATIZADO – UMA INCLUSÃO DIGITAL DA UFV Práticas Escolares
Lailson dos Reis Pereira Lopes - O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS ÚLTIMAS PRODUÇÕES DA CIAEM E DO ENEM - 2001-2011 Práticas Escolares
Lailson dos Reis Pereira Lopes - RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS JOGOS – UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID Práticas Escolares
Lailson dos Reis Pereira Lopes - UTILIZANDO O LUDICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMATICOS:UM ESTUDO NAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID. Práticas Escolares
Laís Cristina Viel Gereti - UEL PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: UM ESTUDO COM QUESTÕES DE VESTIBULAR Pesquisa em Educação Matemática
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS A RESPEITO DO SUBCONSTRUTO RAZÃO NA RESOLUÇÃO E DISCUSSÃO DE UM PROBLEMA Formação de Professores
Laís Maria Costa Pires de Oliveira - UEL ASPECTOS DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Formação de Professores
Laís Pezzuto Porto - UNIFESP LUDICIDADE E APRENDIZAGEM NO CLUBE DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Lais Pinto Freitas Villas-boas - OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES Práticas Escolares
Lara Navega Carvalho Gualberto - UFF ENCRUZINHANDO SABERES EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Larissa Kovalski - UFPR BRINCANDO DE MATEMÁTICO Práticas Escolares
Larissa Alexandre Pinho dos Santos - UFF LEGI: O MUSEU INTERATIVO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Práticas Escolares
Larissa Bonfim de Ávila - DIFERENÇAS ENTRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA Formação de Professores
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS Formação de Professores
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONVERSÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Pesquisa em Educação Matemática
Larissa Elfisia de Lima Santana - UECE CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS Práticas Escolares
Laryssa Aquino de Andrade - A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS História da Educação Matemática
Laura Leal Moreira - CARICATURA GEOMÉTRICA Práticas Escolares
Laura Leal Moreira - MATEMÁTICA E SKATISMO: APROXIMANDO JOGOS DE LINGUAGEM Pesquisa em Educação Matemática
Laura Lima Dias - UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DA PROBABILIDADE: O USO DE AULAS MULTIMÍDIAS COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Práticas Escolares
Laura Pippi Fraga - UFSM O ESTUDO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE FUTUROS PROFESSORES Pesquisa em Educação Matemática
Laura Pippi Fraga - UFSM O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS Práticas Escolares
Laurizete Ferragut Passos - OS ENTRAVES VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXERCÍCIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ. Práticas Escolares
Laurizete Ferragut Passos - CONTEXTO HISTÓRICO DOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DIVERSIDADE CULTURAL Práticas Escolares
Laurizete Ferragut Passos - A PESQUISA REALIZADA PELO PROFESSOR NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL Formação de Professores
Lauro Chagas e Sá - CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CANUDOS E NYLON: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS GRAFOS Práticas Escolares
Lauro Chagas e Sá - EXPERIÊNCIAS PROMOVIDAS PELOS JOGOS “CUBRA 12” E “CONTIG 60” PARA ABORDAGEM DE CÁLCULO MENTAL E EXPRESSÕES NUMÉRICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Práticas Escolares
Lauro Chagas e Sá - TEORIA DOS GRAFOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFES: ANÁLISE DA DISCIPLINA “MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA” Práticas Escolares
Lauro Lopes Pereira Neto - UNEAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM IGACI – AL: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DOCENTE E AS EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES QUANTO À MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Formação de Professores
Laysa Adriely Ferreira de Lima GINCANA: COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Práticas Escolares
Laysa Adriely Ferreira de Lima JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Leandra Anversa Fioreze - UFSM O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Leandra Anversa Fioreze - UFSM MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DE UM CAMPO DE FUTEBOL Práticas Escolares
Leandra Anversa Fioreze - UFSM TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PERSPECTIVA DA VISUALIZAÇÃO A PARTIR DO EIXO DAS SETAS Práticas Escolares
Leandra Borba Leal - NOVAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Leandro Boszko - A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE ÁREAS E VOLUMES Práticas Escolares
Leandro Carlos de Souza Gomes - O TEATRO COMO FONTE DE APRENDIZADO SOBRE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Práticas Escolares
Leandro Carlos de Souza Gomes - UM MODO DIFERENTE DE APRENDER GEOMETRIA VIA RECORTES Práticas Escolares
Leandro Gonçalves dos Santos - UFJF O PIBID/UFJF NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS: CONCEPÇÕES DE BOLSISTAS Formação de Professores
Leandro Millis da Silva - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA Práticas Escolares
Leandro Wolkmer - TANGRAM: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS Pesquisa em Educação Matemática
Learcino dos Santos Luiz - UDESC O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Lecir D. Dorneles - REELABORANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPUTACIONAIS Práticas Escolares
Lêda Ferreira Cabral - UNESP - RIO CLARO EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS: ENQUANTO A AULA DE MATEMÁTICA (NÃO) ACONTECE O QUE ACONTECE? LINHAS DE FUGA E PRODUÇÃO DE SENTIDO Pesquisa em Educação Matemática
Ledevande Martins da Silva - COMPREENSÕES DE IDEIAS ESSENCIAIS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES VIA RESOLUÇÃO, PROPOSIÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS Práticas Escolares
Ledivaldo Gomes de Melo - RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO POTÊNCIA A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE A REPRODUÇÃO DE BACTÉRIAS Práticas Escolares
Leika Watabe - SME/PMSP A COMUNICAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Leila Cunha de Albuquerque - SEED-DF CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Pesquisa em Educação Matemática
Leiliane Coutinho da Silva Ramos - UFF CONSTRUINDO O JOGO PERFIL MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Lélia Longen Fontana - UFPR POSSIBILIDADES PARA "VER O INVISÍVEL" História da Educação Matemática
Lenio Fernandes Levy - UFPA PESQUISA DOCENTE E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Lenio Fernandes Levy - UFPA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (EM FORMAÇÃO INICIAL) Formação de Professores
Lenio Fernandes Levy - UFPA PESQUISA DOCENTE DA PRÓPRIA PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL Formação de Professores
Lenir Guilhem Alonso INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Lenise de Abreu Cardoso - UNB GEOMETRIA LÚDICA Práticas Escolares
Lenise de Abreu Cardoso - UNB CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E ARTÍSTICAS COM POLIMINÓS Práticas Escolares
Lennon de Aguilar Pereira ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA Formação de Professores
Lennon de Aguilar Pereira ÁLGEBRA É MAIS DO QUE ALGEBRISMO Práticas Escolares
Leny Rodrigues Martins Teixeira - A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CLASSES DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA: O TRATAMENTO DADO AO ERRO Pesquisa em Educação Matemática
Leo Akio Yokoyama - UMA ABORDAGEM MULTISSENSORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN Práticas Escolares
Leo Akio Yokoyama - PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS Práticas Escolares
Leonara Carlei Ferreira dos Santos Jantsch - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES. Práticas Escolares
Leonardo Andrade da Silva - A MODELAGEM MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA E O SURGIMENTO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL Práticas Escolares
Leonardo Bernardo de Morais - ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPIO DO RECIFE ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME Práticas Escolares
Leonardo de Alcântara Moreira - PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. Pesquisa em Educação Matemática
Leonardo de Medeiros Silva - PIBID E MEIO AMBIENTE: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JOGOS MATEMÁTICOS Práticas Escolares
Leonardo Donizette de Deus Menezes - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E VALORES MORAIS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ Práticas Escolares
Leonardo Florencio dos Santos - O AUXÍLIO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Leonardo Florencio dos Santos - A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO DA EJA Práticas Escolares
Leonardo José da Silva - ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTERAGINDO NUMA AULA CHAT DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Leonardo Lira de Brito - A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI Práticas Escolares
Leonardo Lira de Brito - POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF GEOMETRIA ANALÍTICA DINÂMICA Práticas Escolares
Leonardo Lisbôa de Oliveira - UFF O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Leonardo Rodrigues Leite - UFV ENSINANDO MATEMÁTICA JOGANDO: LUDICIDADE NO ENSINO Formação de Professores
Leonardo Rodrigues Leite - UFV FAZENDO ESTIMATIVAS A PARTIR DE SITUAÇÕES COTIDIANAS E MATERIAIS MANIPULATIVOS Formação de Professores
Leoni Malinoski Fillos - RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO REGISTRO DA REFLEXÃO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Leoni Malinoski Fillos - OFICINAS ITINERANTES DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Formação de Professores
Leoni Malinoski Fillos - A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS SURDOS Práticas Escolares
Leônia Gabardo Negrelli - UTFPR ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Leonny George - DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS PARA ENTENDER O PROCESSO DA MULTIPLICAÇÃO. Pesquisa em Educação Matemática
Leozart da Silva Matos - UFJF COMO ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO COMPREENDEM OS CONCEITOS DE DERIVADA E DE INTEGRAL COM O USO DE UM CAS ONLINE? Formação de Professores
Lessandra Marcelly Sousa da Silva - OPERAÇÕES ELEMENTARES NO CÓDIGO BRAILLE Práticas Escolares
Letiane Oliveira da Fonseca - UFPEL ALIANDO SABERES DE UMA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, Á PRÁTICAS ESCOLARES, COM APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS. Formação de Professores
Letiane Oliveira da Fonseca - UFPEL CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NA COMUNIDADE Formação de Professores
Letícia Abel Gomes COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? Formação de Professores
Letícia Balbino Santos - UFS JOGOS MATEMÁTICOS - PIBID - UFS - 2012 Práticas Escolares
Letícia de Queiroz Maffei - UFPEL A MATEMÁTICA ATRELADA AO JOGO Práticas Escolares
Letícia de Queiroz Maffei - UFPEL JOGOS ELETRÔNICOS: UM ARTEFATO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO E PARA A APRENDIZAGEM Práticas Escolares
Letícia Ellen Dal' Canton - O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DA EQUIVALÊNCIA DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS Práticas Escolares
Leticia Liceski - EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 Práticas Escolares
Leticia Maria Ferreira da Costa - UFRJ PAPY E O COLÉGIO SÃO BENTO - CADERNOS ESCOLARES REVELAM UMA MATEMÁTICA MODERNA História da Educação Matemática
Letícia Souza Rodrigues - JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Leticia Vieira Giordano - UNICAMP A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA – UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO Formação de Professores
Leugim Corteze Romio - O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Práticas Escolares
Leuzirene Pereira da Silva - PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Lhaylla dos Santos Crissaff - UFF LEGI: O MUSEU INTERATIVO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Práticas Escolares
Lia Corr’a da Costa - AS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA COMO SUPORTE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO II Pesquisa em Educação Matemática
Liana Krakecker - ENTENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS DOBRADURAS Práticas Escolares
Lidiane Carla Oliveira Franco Silva - REAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS COM O AUXÍLIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO Práticas Escolares
Lidiane Chaves Zeferino - A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID EM ATIVIDADE DE ENSINO Pesquisa em Educação Matemática
Lidiane Ferreira Nunes - APRENDENDO AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM ATIVIDADES PRÁTICAS Práticas Escolares
Lidiane Garcia Pereira - UNIPAMPA REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Lidiane Garcia Pereira - UNIPAMPA O ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZADO PELA PROBLEMATIZAÇÃO: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NO PIBID Práticas Escolares
Lidiane Gomes dos Santos - O CONCRETO E O ABSTRATO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Lidiane Pereira de Carvalho - UFPE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CONJUNTOS NÚMÉRICOS: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Lidiane Santos de Freitas - A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG Pesquisa em Educação Matemática
Lidiane Schimitz Lopes - UFPEL A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM BLOG: A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR Formação de Professores
Lidinara Castelli Scolari - FORMAÇÃO DE CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO FINANCEIRA Pesquisa em Educação Matemática
Lídio Bezerra Bispo Junior - TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS Formação de Professores
Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DA EJA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Práticas Escolares
Lígia Françoise Lemos Pantoja - UFPA CONEXÃO ENTRE OS MÉTODOS DA SUBSTITUIÇÃO E ESCALONAMENTO NO ESTUDO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS LINEARES Pesquisa em Educação Matemática
Lígia Parreira de Souza - UFU O ENSINO E APRENDIZAGEM DE UNIDADES DE MEDIDAS PADRÃO E NÃO PADRÃO A PARTIR DE UMA POESIA Práticas Escolares
Lilia de Souza Octavio - A CONSTITUIÇÃO DE UMA MATEMOTECA ESCOLAR E O DISCURSO OFICIAL: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES Pesquisa em Educação Matemática
Lilian Akemi Kato - UEM PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS EM AULAS DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Lilian Akemi Kato - UEM IDENTIFICANDO TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS EM UM CURSO DE ÁLGEBRA LINEAR Pesquisa em Educação Matemática
Lilian Akemi Kato - UEM AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA Práticas Escolares
Lilian Aparecida Teixeira - UEL PROFISSÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Lilian de Souza Vismara - UTFPR ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DE LIVROS DIDÁTICOS FINLANDESES: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO? Práticas Escolares
Lilian Esquinelato da Silva - “PROFESSORA, HOJE É AULA DE ÁLGEBRA OU DE GEOMETRIA?” TRABALHANDO EM SALA DE AULA A ÁLGEBRA E A GEOMETRIA: DISCUTINDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E PROPONDO ALTERNATIVAS Práticas Escolares
Lílian Fernanda Crisanto da Silva - PIBID E MEIO AMBIENTE: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM JOGOS MATEMÁTICOS Práticas Escolares
Lilian Leandro da Fonseca - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Lilian Nasser - UFRJ COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA RESOLVEM QUESTÕES FINANCEIRAS? Formação de Professores
Lilian Nasser - UFRJ COMO O PROFESSOR AVALIA AS ARGUMENTAÇÕES E PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL? Pesquisa em Educação Matemática
Lilian Nasser - UFRJ A TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR: DIFICULDADES EM PROBLEMAS DE TAXAS RELACIONADAS Formação de Professores
Liliane Bruna da Costa - UENP O USO DE MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ALUNO CEGO E COM BAIXA VISÃO Práticas Escolares
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN O III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DO RN (1965): UM OLHAR A PARTIR DAS PROVAS DE MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO RN História da Educação Matemática
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho - UFPE SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: ANALISANDO POSSIBILIDADES A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS Práticas Escolares
Liliane Martinez Antonow SOFTWARE WINPLOT – UMA NOVA PERSPECTIVA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES LINEARES E QUADRÁTICAS Práticas Escolares
Liliane Martinez Antonow TRABALHANDO AS RELAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
Liliane Pires Valverde - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES Formação de Professores
Liliane Rose Refatti - UNIFRA ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM O AUXÍLIO DO CABRI 3D Formação de Professores
Liliane Silveira de Medeiros - UFSC OLHAR, EFEITO E PROBLEMATIZAÇÃO: ARTE E VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Liliane Xavier Neves - APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO SOFTWARE MAXIMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS Práticas Escolares
Liliane Xavier Neves - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO EXCEL Práticas Escolares
Liliane Xavier Neves - A COMPREENSÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO O LADRILHAMENTO Práticas Escolares
Lina Paula Armond Gonçalves - ÁLGEBRA E GEOMETRIA: INTERAGINDO POR MEIO DE PADRÕES Práticas Escolares
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra INVESTIGANDO DESEMPENHOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIRETOS E INVERSOS POR ESTUDANTES DA EJA: NUMA PERSPECTIVA DE SABERES FAMILIARES E NÃO FAMILIARES Práticas Escolares
Lindomar Cazzarotto - OS ESQUEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA Práticas Escolares
Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa - EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS 10 EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA RETROSPECTIVA Pesquisa em Educação Matemática
Lisian Caroline Lima Alves - UEFS UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO PROJOVEM URBANO Formação de Professores
Lisiane Cristina Amplatz - SEED-PR A CONSTRUÇÃO DE UMA FLOR Práticas Escolares
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske - A PESQUISA ELEITORAL E A APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: UMA INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Práticas Escolares
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske - OFICINA DE MATEMÁTICA COM FUTUROS PROFESSORES: UMA POSSIBILIDADE ENTRELAÇAR O LÚDICO COM A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Formação de Professores
Lisiane Jaques Rodrigues Scherwenske - O ESTUDO DOS NÚMEROS DECIMAIS UTILIZANDO ENCARTES: UMA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA Práticas Escolares
Lívia Denardi - UFABC INTERPRETAÇÃO DE DADOS, PRODUÇÃO GRÁFICA E PERCEPÇÃO SÓCIO-CULTURAL, COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. Práticas Escolares
Livia Ferreira Paim - EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E COOPERAÇÃO: CONCEITOS PRESENTES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DIRECIONADAS AO MERCADO DE TRABALHO Práticas Escolares
Livia Ferreira Paim - ESTUDO DE FRAÇÕES UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO: INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS Práticas Escolares
Livia Maria Pierini - O CLUBE DA MATEMÁTICA: RELATOS E REFLEXÕES Formação de Professores
Liziane Cristine Sonda Zenere - “BRINCANDO COM A MATEMÁTICA”: OFICINAS PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Liziane Cristine Sonda Zenere - MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES Práticas Escolares
Liziane Cristine Sonda Zenere - FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Formação de Professores
Lorena Vanessa Lima Souza de Morais - PIBID: UMA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL CALCULADORAS GRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SISTEMATIZANDO PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES Formação de Professores
Loreni Aparecida Ferreira Baldini - UEL O DIÁLOGO E O USO DE MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Lorens Estevan Buriol Siguenãs - DEMONSTRANDO O TEOREMA DE TALES DE FORMA DIFERENCIADA: ATIVIDADE PRÁTICA APLICADA NO ESTÁGIO II Práticas Escolares
Lorete Sauthier - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIVERSIFICADA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
Louise Karkow Gaiatto Leal - UFRGS O CONCEITO DE RAZÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RECORTE DE UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Lourdes de La Rosa Onuchic - A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA O ENSINO SUPERIOR Práticas Escolares
Lourdes de La Rosa Onuchic - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Formação de Professores
Lourenço Gabriel Isolani - LEONARDO DA VINCI: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS Práticas Escolares
Lourenço Gabriel Isolani - REFLEXÕES E CRITÍCAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS Práticas Escolares
Lourenço Gabriel Isolani - O CONTRATO DIDÁTICO E A FREQUENTE RUPTURA DAS REGRAS IMPLÍCITAS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Lourival Alves Freitas Filho - INVESTIGANDO AS ESTRATÉGIAS USADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS. Pesquisa em Educação Matemática
Lourival Pereira Martins - DIAGNÓSTICO DE ALGUNS ASPECTOS QUE DIFICULTAM A PASSAGEM DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL Pesquisa em Educação Matemática
Lozicler Maria Moro dos Santos INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E QUÍMICA: A ELABORAÇÃO DO SABÃO AUXILIANDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Práticas Escolares
Luana Cerqueira de Almeida - CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DE TEXTOS DE REVISTAS Práticas Escolares
Luana Cerqueira de Almeida - OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: JOGOS E ATIVIDADES Práticas Escolares
Luana Ciriaco da Luz - UFPR EXPERIENCIAS NO PROJETO PIBID MATEMÁTICA 2011 Práticas Escolares
Luana Francine Nyland - A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO-LEME/FURG Pesquisa em Educação Matemática
Luana Lazzari - ENSINAR E APRENDER COM A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS Formação de Professores
Luana Lazzari - CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Práticas Escolares
Luana Leal Alves - UFPEL APRENDENDO A MATEMÁTICA COM A ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESTUDO DE CASO Práticas Escolares
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAR E FORMAR-SE PROFESSOR, PESQUISADOR E ORIENTADOR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira - UM OLHAR FREIREANO SOBRE A DOCÊNCIA NO MOMENTO EM QUE NOS TORNAMOS DOCENTES DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Luana Sara Bizatto - PERSPECTÓGRAFOS DE DÜRER: UM MODO DE OLHAR E ENTENDER DESENHOS EM PERSPECTIVA Práticas Escolares
Luana Tais Bassani - A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO: CONCEPÇÕES, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DO FUTURO PROFESSOR A PARTIR DA PRÁTICA EM SALA DE AULA Formação de Professores
Luana Tais Bassani - A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES Práticas Escolares
Luanna Laysa dos Reis Santos - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA EM ESTATÍSTICA Formação de Professores
Luanna Priscila da Silva Gomes - LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: ORIENTAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Pesquisa em Educação Matemática
Lucas Alves Lima Barbosa O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULATIVO NO ENSINO DE COORDENADAS CARTESIANAS Práticas Escolares
Lucas Alves Lima Barbosa JOGOS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES Práticas Escolares
Lucas Balthazar Leite - UFRGS LÓGICA APLICADA ÀS OPERAÇÕES COM CONJUNTOS Práticas Escolares
Lucas Balthazar Leite - UFRGS O USO DO PROGRAMA SUPERLOGO3.0 PARA O ENSINO GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO Formação de Professores
Lucas Balthazar Leite - UFRGS O USO DO PROGRAMA SUPERLOGO 3.0 NA APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: A CONSTRUÇÃO DE BANDEIRAS Formação de Professores
Lucas Carato Mazzi - ANÁLISE MATEMÁTICA: UM ENFOQUE EXPERIMENTAL Formação de Professores
Lucas Domingos dos Santos Macedo - O JOGO DOMINÓ DE FRAÇÕES COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO Práticas Escolares
Lucas Ferreira Gomes - O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Práticas Escolares
Lucas Gabriel Seibert - ULBRA JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Lucas Matheus Pontes de Souza RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID COM AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Práticas Escolares
Lucas Menezes Gois - UFS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM JOGOS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Lucas Ramos Lourenço - UFABC O CONCEITO DE INCLUSÃO DE DIFICIENTES VISUAIS NUM CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DA REGIÃO DO ABC Práticas Escolares
Lucas Sávio Gomes - UNISAL SAAM - SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO ALUNO DE MATEMÁTICA Práticas Escolares
Lucas Vanini - ULBRA O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE: “RECEITAS” PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? Formação de Professores
Lucas Vieira Lemos - UNESC DETERMINANTES DAS PRODUÇÕES DOS PROFESSORES REFERENTES À MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Lucélida de Fátima Maia da Costa - UFPA O CONTEXTO COMO POSSIBILIDADE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLAS RIBEIRINHAS Pesquisa em Educação Matemática
Luci Fátima Montezuma - UFSCAR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DO PROFESSOR POTENCIALIZADORAS DE AULAS EFICAZES DE MATEMÁTICA Pesquisa em Educação Matemática
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - UNICHAPECÓ CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: CONTINGÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OLHAR PARA O FUTURO Formação de Professores
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco - UFRJ ENSINO DE ÁLGEBRA – EXPERIÊNCIA DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA Formação de Professores
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco - UFRJ ÁLGEBRA É MAIS DO QUE ALGEBRISMO Práticas Escolares
Lucia Cristina Silveira Monteiro - UNIBAN PARADOXO DE ZENÃO: PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INTERPRETAÇÃO E VARIAÇÃO DO PROBLEMA Práticas Escolares
Lucia de Fatima Araujo - UFRPE A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO Pesquisa em Educação Matemática
Lucia de Fatima Araujo - UFRPE A METACOGNIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS. Pesquisa em Educação Matemática
Lúcia de Fátima Durão Ferreira - ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA Práticas Escolares
Lucia Maria Aversa Villela - USS O DESENHO GEOMÉTRICO COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PERÍODO DE 1890 A 1925 História da Educação Matemática
Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski - LIVROS TEXTO DE CÁLCULO E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO FUNÇÃO Práticas Escolares
Luciana Boemer Cesar Pereira - UTFPR INTERPRETAÇÃO DE TABELAS EM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO Pesquisa em Educação Matemática
Luciana Caroline Kilpp Fernandes - O TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO Formação de Professores
Luciana Caroline Kilpp Fernandes - BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Práticas Escolares
Luciana Chimendes Cabrera - UFPEL REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA TENTATIVA DE REDUZIR OS ALTOS ÍNDICES Formação de Professores
Luciana Correia de Amorim - UESB UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AVANÇOS DE UMA PESQUISA Formação de Professores
Luciana Correia de Amorim - UESB OS REFLEXOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA EDUCAÇÃO DE RIO DE CONTAS – BA (1960, 1970 E DIAS ATUAIS) História da Educação Matemática
Luciana de Kássia Catarina Amaral Santos PROCESSOS COGNITIVOS E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL Pesquisa em Educação Matemática
Luciana de Oliveira Souza Mendonça - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO ANIMAÇÕES GRÁFICAS DO WINPLOT NA ABORDAGEM DE LIMITES Práticas Escolares
Luciana de Oliveira Souza Mendonça - O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Formação de Professores
Luciana dos Santos Braga - O USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM OS PROFESSORES A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO Formação de Professores
Luciana Lima de Asevedo - UERJ UM MODELO ADAPTATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE CÁLCULO Práticas Escolares
Luciana Maria de Souza Macedo A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE TDAH Práticas Escolares
Luciane Cechin Mário - O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DO IF-SC, CAMPUS CHAPECÓ Práticas Escolares
Luciane de Castro Quintiliano - UNICAMP UM ESTUDO SOBRE OS ESTILOS COGNITIVOS, AS ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÃO E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS E ALGÉBRICOS Pesquisa em Educação Matemática
Luciane de Fatima Bertini - UFSCAR INTERVENÇÕES DE TUTORES VIRTUAIS QUE ENVOLVEM CONTEÚDO MATEMÁTICO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA Formação de Professores
Luciane de FÁtima Chyczy Borges - PMC DA GEOMETRIA DE EUCLIDES À GEOMETRIA EUCLIDIANA: A GÊNESE DAS GEOMETRIAS MODERNAS História da Educação Matemática
Luciane Ferreira Mocrosky A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO INTERPRETATIVO DO MARCO LEGAL História da Educação Matemática
Luciane Ferreira Mocrosky A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES Formação de Professores
Luciane Mayumi Shiroma - UEL AÇÃO PIBID: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS Práticas Escolares
Luciane Mulazani dos Santos - UDESC OS BLOGS E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: COMO DIÁRIOS VIRTUAIS APOIARAM O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Formação de Professores
Luciane Mulazani dos Santos - UDESC O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA CURRICULAR E ESPAÇO DIFERENCIADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Luciane Rosa Monte TRABALHANDO COM AS POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UM CONVERSAR INTERDISCIPLINAR Formação de Professores
Luciane Rosa Monte RELATO DE UMA LICENCIADA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA Formação de Professores
Luciano André Carvalho Reis - UNICSUL TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Pesquisa em Educação Matemática
Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO IDOSOS EM CONVERSAS SOBRE REGULARIDADES MATEMÁTICAS UTILIZANDO CALCULADORAS Práticas Escolares
Luciano Feliciano de Lima - UNESP - RIO CLARO ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA COM IDOSOS Práticas Escolares
Luciano Ferreira - UEM PERSPECTIVA – ARTE OU MATEMÁTICA História da Educação Matemática
Luciano Moreira da Silva Junior ENSINO DE SIMETRIA: UM OLHAR PEDAGÓGICO MEDIADO POR RECURSOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Luciano Sant'ana Agne - PUC-RS RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO PPGEDUCEM DA PUCRS Pesquisa em Educação Matemática
Lucicleide Bezerra da Silva - UFPE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA PRESENCIAL EM MATEMÁTICA NO BRASIL Formação de Professores
Lucieli Martins Gonçalves Descovi - O APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA - UMA PROPOSTA DIDÁTICA Práticas Escolares
Lucilaine Goin Abitante - BRINCANDO COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE GINCANA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Práticas Escolares
Lucilaine Goin Abitante - A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. Pesquisa em Educação Matemática
Lucilaine Goin Abitante - CONSTRUINDO CONJECTURAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. Pesquisa em Educação Matemática
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira - UEM DISCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO: ENTRE O DESEJÁVEL, O POSSÍVEL E O QUE REALMENTE ACONTECE Práticas Escolares
Lucimara dos Santos - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Práticas Escolares
Lucineia dos Santos Souza - TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O CASO DO PIBID/IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS Formação de Professores
Lucivania Xavier da Silva - DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS PARA ENTENDER O PROCESSO DA MULTIPLICAÇÃO. Pesquisa em Educação Matemática
Ludiane Felix Berto - SISTEMAS DE EQUAÇÕES COM DUAS INCÓGNITAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Formação de Professores
Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento - A INSERÇÃO DO ALUNO-EJA-SURDO NO MERCADO FORMAL: DIVIDIR PARA MULTIPLICAR CONHECIMENTOS Práticas Escolares
Luis Havelange Soares - UFPB REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO Pesquisa em Educação Matemática
Luis Havelange Soares - UFPB TECNOLOGIA COMPUTACIONAL: UMA APOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Luis Havelange Soares - UFPB IDENTIDADE DOCENTE E O PIBID: EXPERIÊNCIAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA Formação de Professores
Luís Humberto Miquelino - AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CÁLCULO Formação de Professores
Luís Renan Leal de Melo - A ABORDAGEM ALGÉBRICA PROPOSTA PELO GESTAR II SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO Pesquisa em Educação Matemática
Luís Ricardo Alves Soares - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Formação de Professores
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A PROVA BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DOS DESCRITORES Pesquisa em Educação Matemática
Luis Sebastião Barbosa Bemme - UFSM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS Práticas Escolares
Luisa Matos de Barros Correia - UFRPE EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. Formação de Professores
Luísa Silva Andrade - ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS ANÁLISE DE DADOS E PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO Pesquisa em Educação Matemática
Luiz Alves de Lima - GEOMETRIA DOS FRACTAIS - UMA FORMA DIFERENTE DE VER A GEOMETRIA Pesquisa em Educação Matemática
Luiz Augustavo Almeida Feitoza - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO ANIMAÇÕES GRÁFICAS DO WINPLOT NA ABORDAGEM DE LIMITES Práticas Escolares
Luiz Augustavo Almeida Feitoza - DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COMO AÇÃO DO PIBID Formação de Professores
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA TRIGONOMETRIA NA CINCURFERÊNCIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR Práticas Escolares
Luiz Augusto de Souza Conceição - IFRJ O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Práticas Escolares
Luiz Cleber Soares Padilha - FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS: UMA CONQUISTA Formação de Professores
Luiz Fernando de Sousa - MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A EJA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA Práticas Escolares
Luiz Marcos Fedrigo Júnior O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Práticas Escolares
Luiz Paulo Ferretti Ferreira - UM ESTUDO GEOMÉTRICO DAS CÔNICAS COM O GEOGEBRA Formação de Professores
Luiza de Abreu Menezes - PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS MINEIROS NA QUANTA 2012 NA ÍNDIA FORTALECE TODA A ESCOLA EM BUSCA DE NOVAS CONQUISTAS Práticas Escolares
Luiza de Jesus dos Passos - UEFS UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO PROJOVEM URBANO Formação de Professores
Luiza Dzerva - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EM FOCO O NÚMERO π (PI) História da Educação Matemática
Luiza Fernanda Martins Costa - ULBRA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA: AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PEDRO Formação de Professores
Luiza Helena Martins Lima - FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS Formação de Professores
Luiza Helena Martins Lima - FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Formação de Professores
Luiza Santos Pontello - GEOMETRIA E LIBRAS:UMA COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA LÓGICA MATEMÁTICA Práticas Escolares
Lulu Healy - O ZERO É AMIZADE Pesquisa em Educação Matemática
Lupi Scheer dos Santos - UFPEL O ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS Práticas Escolares
Lutiele Machado Godois - UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. Práticas Escolares
Lutiele Machado Godois - A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES, REFLEXÕES E DESAFIOS. Pesquisa em Educação Matemática
Luzane Mores Bernardi - UNOCHAPECÓ CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: CONTINGÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OLHAR PARA O FUTURO Formação de Professores
Luzia Aparecida Palaro - O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A ABORDAGEM DO CONTEÚDO Práticas Escolares
Luzia Marta Bellini RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA Formação de Professores
Luzia Muniz Freitas - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO EXCEL Práticas Escolares
Luzielli Franceschi - A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA Pesquisa em Educação Matemática
Lydia Marcia Braga Bazet - A UTILIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS AFRICANOS E DOS POVOS INDÍGENAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO MATEMÁTICO INFANTIL Formação de Professores
Lyliane Drumond Lanza - ATIVIDADES MATEMÁTICAS E SAÚDE MENTAL Práticas Escolares
Lysania FrissÉlli Ferreira dos Santos Schaida - MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 A 2011 Pesquisa em Educação Matemática
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | Y | Z |