Autores

NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO VER ARQUIVO
Maciel Gonçalves Santos MATEMÁTICA NO INTERVALO: REFLEXÕES SOBRE UMA AÇÃO - PIBID/UESB
Madeline Gurgel Barreto Maia O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO
Madeline Gurgel Barreto Maia LEIS, PNAIC E PESQUISAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO MATEMÁTICO
Magda Alves de Paula A PRODUÇÃO TEÓRICA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS PERÍODOS DE 2006 A 2016
Magda dos Reis GRUPO DE ESTUDOS NA PRÓPRIA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA
Magno Luiz Ferreira FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
Magno Luiz Ferreira REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM PROBLEMAS HISTÓRICOS E SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR
Magnus Cesar Ody A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E MULTIPLICATIVAS
Maiara Ariana Silva Paula SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA COM LIVROS PARADIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA E REGULADORA
Maiara Brenda Jesus Santos A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA
Maiara Elis Lunkes O USO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ESTIMULAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Maiara Elis Lunkes METODOLOGIAS DE ENSINO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Maiara Luisa Klein CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Maiara Luisa Klein JOGANDO E APRENDENDO MULTIPLICAÇÃO
MAICA ARAUJO COLARES INTEGRANDO COMPONENTES CURRICULARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE GEOMETRIA DINÂMICA
Makele Verônica Heidt IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS
Makele Verônica Heidt IDENTIFICANDO OS SABERES ELEMENTARES DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS (ADMISSÃO AO GINÁSIO)” DE 1968
Malcus Cassiano Kuhn AS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DE DIVISÃO NA SEGUNDA ARITMÉTICA DE OTTO GOERL [194-]
Malcus Cassiano Kuhn ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ALEMANHA
Malcus Cassiano Kuhn A TABUADA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
MANOEL DOS SANTOS COSTA PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE MATEMÁTICA
Manoel Messias Cardoso Lobo Ribeiro O ESTUDO DAS ADIÇÕES DE FRAÇÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS
Manoel Oriosvaldo de Moura EDUCAR COM A MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE
Manoel Oriosvaldo de Moura O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UNIDADE DIALÉTICA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM
manuel amancio da silva A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO PI: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Marcela Aparecida Penteado Rossini O JOGO TORRE DE HANOI E ALGUMAS DE SUAS POTENCIALIDADES EDUCACIONAIS
Marcela Bonet Becher Schavaren ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENSINANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS.
Marcela Lima Santos PRÁTICA DOCENTE: MUITOS TEMORES E POUCAS CERTEZAS
MARCELA SANTANA SANTOS REFLEXÕES DE BOLSISTAS SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID
MARCELA SANTANA SANTOS O JOGO DE DOMINÓ COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcela Souza Silva UM RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE COM O GEOGEBRA
Marcele da Silva Santos - COLéGIO PEDRO II CADERNO DE ATIVIDADES COMO APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO
Marcele Tavares Mendes A MATEMÁTICA COMO UM MEIO DE ORGANIZAR FENÔMENOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
Marceli Behm Goulart - UEPG ALGORITMO NÃO USUAL DA SUBTRAÇÃO: RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA NA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Marceli Behm Goulart - UEPG A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O SOROBAN E O CÁLCULO MENTAL
MARCELLA CLAUDIA BARBOSA DA SILVA IDENTIFICAÇÃO DA GRANDEZA ÁREA EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONCEPÇÃO PERSPECTIVA DIDÁTICA-PRAXEOLÓGICA.
Marcello Santos Amadeo O LÚDICO INVADE A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA COM OS JOGOS DO GEMAT – UERJ
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ O QUE FAZER QUANDO OS DISPOSITIVOS MÓVEIS ENTRAM EM SALA DE AULA? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA TRABALHANDO EM AMBIENTE VIRTUAL COM O GEOGEBRA
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ "EXISTE TRAPÉZIO IRREGULAR"? ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR QUADRILÁTEROS MEDIANTE TOQUES EM TELA
MARCELO ANDRÉ ABRANTES TORRACA FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
Marcelo Batista de Souza ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA AUXILIADO POR SOFTWARE
Marcelo Batista de Souza O USO DAS MÍDIAS LÁPIS, PAPEL E ÁBACO SENDO EMPREGADAS PARA ENSINAR NÚMEROS E OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Marcelo Carlos de Proença ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PEDAGOGOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS
Marcelo Carlos de Proença ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcelo Carlos de Proença O ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Marcelo Castro de Sousa O USO DAS MÍDIAS LÁPIS, PAPEL E ÁBACO SENDO EMPREGADAS PARA ENSINAR NÚMEROS E OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Marcelo de Carvalho Borba VÍDEOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS POTENCIALIDADES COMO TUTORIAL
Marcelo de Carvalho Borba POSSIBILIDADES COMUNICACIONAIS NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR A DISTÂNCIA A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Marcelo de Carvalho Borba EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENCENA: PERFORMANCES MATEMÁTICAS TEATRAIS
Marcelo Dias Pereira LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SÍNTESE DO ESTUDO DE UM CURSO PROPOSTO POR UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL EM SÃO PAULO
Marcelo Dos Santos Gomes LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE PESQUISAS COM JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2006 A 2016
MARCELO FERREIRA MARTINS SALVADOR DISCUSSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Marcelo Marques de Araújo O TABULEIRO DE DECIMAIS EM UMA CLASSE INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Marcelo Marques de Araújo APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DO USO DO TANGRAM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA SALA ESPECIALIZADA COM ALUNOS SURDOS
Marcelo Marques de Araújo CONCEITOS ELEMENTARES DE POLÍGONOS A PARTIR DO TANGRAM EM UMA CLASSE HOSPITALAR
Marcelo Oliveira Dias ANÁLISE DA PROPOSTA INICIAL DA BASE CURRICULAR COMUM DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NUMA VISÃO PÓS-MODERNA
Marcelo Oliveira Dias PROPOSTA DE UMA PLETORA PARA O ENSINO DE POLIEDROS UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA
Marcelo Rivelino Rodrigues A ABORDAGEM DO TEMA PROBABILIDADE NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLD PARA O TRIÊNIO 2015 – 2017 E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM .
Marcelo Salles Batarce - UEMS REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DE PIAGET NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Marcelo Simplício de Lyra USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE POTENCIAÇÃO
Marcelo Souza Motta O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO COM O USO DO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO ROBOMIND
Marcelo Souza Motta AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI E O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH
Marcelo Souza Motta A WEBQUEST COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Marcelo Victor Ferreira Barbosa A CONSTRUÇÃO DE UM MOSAICO A PARTIR DO CONCEITO DE PROPORÇÃO
Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UM CAMINHO PARA O FOREGROUND DOS ALUNOS
Marcia Aguiar AS LACUNAS DO ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA ANÁLISE A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Marcia Aparecida Hoschette Valverde O USO DA ESTRATÉGIA DA COMPARAÇÃO DE NÚMEROS RELATIVOS À MESMA GRANDEZA PARA A ANÁLISE DE SOLUÇÕES.
Marcia Aparecida Hoschette Valverde USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS: A OFICINA “MÃE DINADA” COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Marcia Boiko dos Santos O NÚMERO DE OURO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO
Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ANALISAR UMA TAREFA ESTATÍSTICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA ENVOLVENDO A TRANSNUMERAÇÃO
Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino ASPECTOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL MANIFESTADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM REFLEXÕES A RESPEITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
MARCIA DA SILVA SA TELES AS IMPRESSÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO IFBA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Marcia Flausino Vieira Alves AÇÕES DO PNAIC NO TOCANTINS: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O TAMANHO DO PÉ
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO NA FORMA DE VIDA DIGITAL DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
Marcia Lorena Saurin Martinez INTEGRANDO COMPONENTES CURRICULARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE GEOMETRIA DINÂMICA
Marcia Maria Alves de Assis LIVROS DIDÁTICOS DA ESCOLA NORMAL DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1960/1970
Marcia Maria Alves de Assis O CURSO DE MATEMÁTICA DO IFESP: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PERÍODO 2002 A 2014
MÁRCIA MARIA BENTO MARIM POSSIBILIDADE DE EFEITOS DE SENTIDO DA ATITUDE TERAPÊUTICO-DESCONSTRUCIONISTA EM PESQUISAS DA/NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA)
Márcia Rodrigues Notare O TRACKER PHYSICS NO ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ A TEORIA DE DUVAL.
Márcia Rodrigues Notare UTILIZANDO PARÂMETROS NO GEOGEBRA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Marcia Rosa Flores TODO DIA É DIA DE MATEMÁTICA
Marcia Rosa Uliana OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA E O ESTUDANTE CEGO: UMA ANÁLISE NO ESTADO DE RONDÔNIA
Marcia Rosa Uliana O USO DE CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TENDO EM VISTA O ENSINO DA MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA PARA ESTUDANTE CEGO
Marcia Senna de Souza CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ESTATÍSTICA DE GRADUANDOS
Márcia Souza da Fonseca CURRÍCULO E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Márcia Souza da Fonseca IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS
Marcia Sueli Barbosa Mota ANÁLISE DE TAREFAS E NARRATIVAS SOBRE FRAÇÕES COMO UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
MÁRCIA VALÉRIA AZEVEDO DE ALMEIDA RIBEIRO FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO!
Marciane Linhares Carlos UTILIZANDO PARÂMETROS NO GEOGEBRA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
MARCILIA CHAGAS BARRETO - UECE ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
MARCILIA CHAGAS BARRETO - UECE UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcilio Belini Junior FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Marcilio Dias de Oliveira A PROPORCIONALIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO RELACIONADAS AO CONSUMO
Marcio Alexandre Volpato AS CÔNICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Marcio André Martins OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA: CONSTRUÇÃO E ABORDAGEM COM COMPUTADORES MÓVEIS
Marcio Antonio da Silva A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA
Marcio Antonio da Silva AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM? O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ENTRE OLHARES E ESQUECIMENTOS
Marcio Antonio da Silva O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO IFMS CAMPUS AQUIDAUANA
Marcio Antonio Souza Paim LADOS OPOSTOS E ADJACENTES AOS ÂNGULOS INTERNOS DE PRAÇAS TRIANGULARES: ANALISANDO OS REGISTROS DE ALUNOS DA EJA
Marcio Bennemann O ENSINO DA ESTATÍSTICA: COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Marcio Bennemann TELEFONE CELULAR INTELIGENTE, UMA MÍDIA A SER CONSIDERADA PARA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA.
Marcio de Lana Abreu - UFMG DIFERENTES CONTEXTUALIZAÇÕES DE UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA: RELAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO E A PROVA DO ENEM DE MATEMÁTICA
Marcio Eugen Klinegsnchmid Lopes dos Santos IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA.
MARCIO LIMA DO NASCIMENTO - UFPA OBJETOS MATEMÁTICOS: O CONCRETO E O ABSTRATO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
MARCIO OLIVEIRA DESQUIVEL - UNIFESP TRABALHOS MANUAIS: UM LUGAR PARA GEOMETRIA NA ESCOLA DE ENSINO PRIMÁRIO
Márcio Pironel BUSCANDO PRINCÍPIOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Márcio Ponciano dos Santos RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Márcio Ponciano dos Santos FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
MARCIO UREL RODRIGUES TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL
MARCIO UREL RODRIGUES DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO
Marcio Vieira Almeida - PUC-SP UM RECURSO PARA O ENSINO DA DIFERENCIABILIDADE
MARCIVALDO SANTOS CANTUARIO MODELANDO AS EMBALAGENS: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Marco Antônio Escher UMA NOVA TÉCNICA DE FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DE MÁQUINAS: O QUE OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PENSAM SOBRE ISSO?
Marco Antônio Escher REDUÇÃO DA NÃO APROVAÇÃO EM CÁLCULO: INTERVENÇÕES REALIZADAS POR UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS
Marco Aurélio Jarreta Merichelli AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM UM ESTUDO DE AULA
Marco Aurélio Jarreta Merichelli UMA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DE MATEMÁTICA PARA UMA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA
Marco Aurélio Kalinke O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS
Marco Aurélio Kalinke INVESTIGANDO O USO DA LOUSA DIGITAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO COM O APOIO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO
MARCO AURÉLIO KISTEMANN JUNIOR - UFJF UMA DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O TEMA INTEGRADOR “CONSUMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA” E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
MARCOS ANDRÉ COSTA MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Marcos Andrei Ota TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE IMPULSIONAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ARTEFATOS QUE TODO EDUCADOR DEVE CONHECER
Marcos Andrei Ota ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Marcos Antonio de Macedo DEMONSTRAÇÃO DA LEI DOS SENOS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS ACERCA DO ENSINO DE GEOMETRIA.
Marcos Antonio Gonçalves Júnior O JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Marcos Antonio Gonçalves Júnior UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM PROJETO DE ATENDIMENTO A ALUNOS COM DIFICULDADE EM MATEMÁTICA
Marcos Antonio Petrucci de Assis A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Marcos Antonio Petrucci de Assis PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB
Marcos Antonio Santos de Jesus AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O DESEMPENHO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA VARIÁVEL COMPLEXA
MARCOS EVANDRO LISBOA DE MORAES A LEITURA EM BRAILLE: APROPRIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA ALUNO COM CEGUEIRA ADQUIRIDA
Marcos F. Borges - UNEMAT A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A DOCÊNCIA
Marcos F. Borges - UNEMAT O OLHAR DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2009/1 SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT/CÁCERES
Marcos Fabrício Ferreira Pereira O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS COM O APP INVENTOR 2
Marcos Fabrício Ferreira Pereira O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS NA OPINIÃO DE ALUNOS
MARCOS HENRIQUE SILVA LOPES UM MANUAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES E SUA PERSPECTIVA SOBRE COMO ENSINAR
Marcos Moraes Guimarães AUSÊNCIA E NECESSIDADE DE SINAIS ADEQUADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS
Marcos Moraes Guimarães DESAFIOS E ANGÚSTIAS NA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNO SURDO
Marcos Nascimento Magalhães - USP ATIVIDADES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marcos Nascimento Magalhães - USP UM PORTAL COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Marcos Paulo Henrique - UFRRJ SMARTPHONES EM SALA DE AULA: BUSCANDO POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
Marcos Vieira Teixeira UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ANALÍTICO E SINTÉTICO NO ENSINO SECUNDÁRIO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO SÉCULO XX A PARTIR DO EXAME DE LIVROS DIDÁTICOS DE ANDRÉ PEREZ Y MARIN
Marcos Vinícius dos Santos Amorim - UEG ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM POLINÔMIOS
MARCOS VINICIUS DOS SANTOS SOUZA CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS EM UM GRUPO DO PIBID-MATEMÁTICA: SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO
MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AÇÃO SIMULADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA DE COOPERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA
MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS EXPERIÊNCIA-AÇÃO: RELATO DE UMA FORMA POSSÍVEL DE (DES)AULA EM AMBIENTE DE SÓCIO-EDUCAÇÃO
Marcus Vinicius Maltempi GRANDEZAS PROPORCIONAIS COM GEOGEBRA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO INTEGRADO DE GEOMETRIA, ARITMÉTICA E ÁLGEBRA
Marcus Vinicius Maltempi A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE NO ENSINO DE FUNÇÃO: A VISÃO DOS ALUNOS
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo SUBTRAIR: ESCOLA-PESQUISAR PRODUZINDO FORMAÇÃO
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: ATIVIDADES PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria A. Lima Piai A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL
MARIA ALICE DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS - UFPA A (NÃO) EXISTÊNCIA DO LIMITE DE UMA FUNÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS IMAGENS CONCEITUAIS DE ESTUDANTES EM UM CURSO DE CÁLCULO
Maria Aparecida da Silva de Carvalho INTERVENÇÃO COM ALUNO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: POTENCIALIDADES DO PIBID MATEMÁTICA
Maria Aparecida da Silva Rufino AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE OS SIGNIFICADOS DE EXERCÍCIO E PROBLEMA NUMA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Maria Aparecida da Silva Rufino ATIVIDADES DIDÁTICAS: PLANIFICAÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE OBSERVAÇÃO SOBRE QUADRILÁTEROS
Maria Aparecida da Silva Rufino EXPLORANDO OS REGISTROS DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA QUESTÕES SOBRE NUMERAMENTO-LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA NO MATO GROSSO DO SUL
maria aparecida miranda ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
Maria Aparecida Silva Cruz REFORÇO ESCOLAR: UM ALIADO PARA O ENSINO
Maria Arlita da Silveira Soares PENSAMENTO ALGÉBRICO E PADRÃO: EXPLICITAÇÃO DE ENTENDIMENTOS A PARTIR DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Maria Arlita da Silveira Soares GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
MARIA AURICÉLIA GADELHA REGES - UECE ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID A FORMAÇÃO NOS CADERNOS DE EDUCAÇÃO MATEMATICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: LIVROS PARADIDÁTICOS, CULINÁRIA, JOGOS E TECNOLOGIAS.
Maria Auxiliadora Lage FORMAS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO EVIDENCIADAS EM CONCEITOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA
Maria Auxiliadora Vilela Paiva CONSTRUINDO SABERES: GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORES FORMADOS EM PEDAGOGIA E LICENCIADOS EM MATEMÁTICA
Maria Auxiliadora Vilela Paiva VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA DE CHEVALLARD EM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CONCEITO DE DIVISIBILIDADE EM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Benedita Barbosa da Silva UM ESTUDO DE CASO DOS PROFESSORES DE MATMÁTICA FORMADOS NA UNIVERIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) NOS ANOS DE 2010 A 2014
Maria Carolina Machado Magnus - UFSCAR A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PEGAGOGOS(AS)
Maria Carolina Machado Magnus - UFSCAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O TRABALHO COM PROJETOS
Maria Cecília Pereira Santarosa ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: O CASO DAS RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS GEOMETRICAS
Maria Cristiane Santos Cavalcanti RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRÁTEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
Maria Cristiane Santos Cavalcanti RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
Maria Cristina do Espírito Santo Martins RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE: METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão - PUC-SP LEIS, PNAIC E PESQUISAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO MATEMÁTICO
Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão - PUC-SP O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO
Maria da Conceição Alves Bezerra - UFRN ATIVIDADES PARA O ENSINO DE TABELAS E GRÁFICOS
Maria da Conceiçao de Sousa Cipriano dos Santos EXPERIMENTAR TAREFAS MATEMÁTICAS NUM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA - UFMG “AÍ A GENTE FICA NUMA SINUCA”: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) DO CAMPO
MARIA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES CAMPOS ESCRITA NUMÉRICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS PARA AS CRIANÇAS
Maria Dalvirene Braga TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Maria de Fátima Cardoso Gomes JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS PRÁTICAS CULTURAIS DA SALA DE AULA
Maria de Fatima Costa Leal TEORIA E PRATICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL:O CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Maria de Fátima Costa Santos FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Maria de Fátima Costa Santos RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Maria de Fátima Costa Sbrana A ÁLGEBRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA VISTA POR ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Maria de Fátima Costa Sbrana O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DO JOGO E DA MEDIAÇÃO
Maria de Fátima Dias da Silva EXPERIÊNCIAS DE ENSINO JUNTO A UM ESTUDANTE CEGO: DA TUTORIA À SUA PRÁTICA DOCENTE
Maria de Fátima Gomes do Nascimento ARTEFATOS HISTÓRICOS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
MARIA DE NAZARÉ LEAL NOGUEIRA - UFAM O ENSINO PRESENCIAL POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS
Maria Deusa Ferreira da Silva A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CÁLCULO DE ÁREAS CURVAS NÃO REGULARES
Maria Deusa Ferreira da Silva O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UNIDADE DIALÉTICA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE ENSINO
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR A MATEMÁTICA MODERNA NO CONTEXTO DA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ
Maria Dulce Gonçalves de Matos NARRATIVAS DE VIDA NA/PARA INVESTIGAÇÃO E (AUTO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Dulce Gonçalves de Matos RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES: VOZES DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA
MARIA EDNÉIA MARTINS SALANDIM UMA VERSÃO HERMENEUTICA DOS MANUSCRITOS ARITMÉTICOS DE PEIRCE
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva PULSEIRINHAS DE ELÁSTICOS COLORIDOS: UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI DE UMA BRINCADEIRA A UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva ENTENDIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Maria Elídia Teixeira Reis PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
Maria Elisabette Brisola Brito Prado FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O USO DO DISPOSITIVO MOBILE COM O SOFTWARE GEOGEBRA
Maria Elisabette Brisola Brito Prado EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
MARIA ELIZABETE SOUZA COUTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
maria emilia melo tamanini zanquetta TDAH, SURDEZ E ENSINO DE MATEMÁTICA: O CÁLCULO MENTAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA
Maria Fernanda Silva dos Santos ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO
Maria Francisca da Cunha DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE
Maria Helena Palma de Oliveira A INTERPRETAÇÃO NARRATIVA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Maria Helena Palma de Oliveira EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: JOGOS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Maria Helena Palma de Oliveira RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE COM FUNÇÃO LOGARÍTMICA POR ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: A ENUNCIAÇÃO E A AJUDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Maria Helena Soares de Souza TEXTO 3: DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE DOCUMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
Maria Inês Petrucci-Rosa DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES
Maria Inês Petrucci-Rosa PRÁTICAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA EM UM INSTITUTO FEDERAL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES E ELABORADORES DE CURRÍCULOS
Maria Inmaculada Chao Cabanas - UNESA A MATEMATICA ESCOLAR REDUZIDA A FAZER CONTAS: UMA REPRESENTAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR?
Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA: REPENSANDO PROCESSOS MERITOCRÁTICOS
Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISTEMA EDUCACIONAL
Maria Ivete Basniak CALCULADORA GRÁFICA: OLHARES PARA SEU USO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Ivete Basniak UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NO ESTUDO DE FRAÇÕES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES
maria josé andreza gomes FORMULAÇAO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: VIVENCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO E A IMPORTANCIA DO USO DESSA METODOLOGIA
maria josé andreza gomes APRENDENDO CONCEITOS GEOMETRICOS POR MEIO DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE PAPEL A4
María José Cáceres Gracía AS VANTAGENS DE UTILIZAR UMA PLATAFORMA VIRTUAL COM SUPORTE MOODLE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Maria José de Freitas Mendes OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ: DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO
Maria José de Freitas Mendes OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO
MARIA JOSÉ DE RESENDE PRESCRIÇÃO OU ORIENTAÇÃO? REVISTA A ESCOLA NORMAL E OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS APONTADOS PARA PROFESSORES (1924-1926)
MARIA JOSÉ DE RESENDE UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ELEMENTAR ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI TRATADO NO PERIÓDICO A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900-1927)
Maria José Fagundes Barbosa TDAH E MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR
Maria José Ferreira da Silva UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria José Ferreira da Silva ESTUDO DO OCTAEDRO TRUNCADO EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA
Maria Laura Magalhães Gomes CARLOS GALANTE E SUAS MEMÓRIAS: ASPECTOS DA HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Maria Laura Magalhães Gomes METODOLOGIA DE PROJETOS NA EJA: OS CURSOS DE SUPLÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BETIM (1995-1999)
Maria Laura Magalhães Gomes SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA MINEIRA NA REVISTA DO ENSINO (1925 E 1926)
MARIA LÍDIA PAULA LEDOUX PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
MARIA LÍDIA PAULA LEDOUX PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAMATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Maria Lucia de Carvalho Fontanini PONTES ENTRE PORTADORES DE SÍNDROMES DO ESPECTO AUTISTA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE O QUE JÁ EXISTE E O QUE PODE SER CONSTRUÍDO
MARIA LUCIA PANOSSIAN SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Maria Lucia Pereira Martins de Lima ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA: VIVÊNCIAS NO PROJETO DE EXTENSÃO “RECOMEÇO”
Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha OS SABERES MATEMÁTICOS DESTINADOS AOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES EM 1903
Maria Madalena Dullius FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANCORADA NA PRÁTICA E APOIADA NO MENTORING
Maria Madalena Dullius PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS
MARIA MARTA DA SILVA AS RELAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
MARIA MARTA DA SILVA 2 REINOS, 2 CORAÇÕES E 1 ESTRATÉGIA DE ENSINO
MARIA MARTA DA SILVA O MOVIMENTO LÓGICO HISTÓRICO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Maria Nazaré de Oliveira SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SIMETRIA AXIAL USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA PALMIRA DA COSTA SILVA O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA PALMIRA DA COSTA SILVA PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS?
Maria Patrícia Freitas de Lemos - UFPI O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
Maria Patrícia Freitas de Lemos - UFPI UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE 6º ANO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE CATEGORIAS DE DESEMPENHO E NÍVEIS PROFICIÊNCIA DO SPAECE
Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: 1890 A 1910
Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida GEOMETRIA E ORIGAMI EM UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL
Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz DISCUSSÃO SOBRE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS E IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Maria Rosana Soares MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O TEMA “DENGUE”
Maria Rosana Soares RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E A REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Maria Rosana Soares RELAÇÃO DO CONHECIMENTO FORMAL E INFORMAL: VALORIZANDO A ETNOMATEMÁTICA
Maria Silvania Marques Xavier de Souza ANÁLISE DE DESEMPENHO E DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES
MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Teresa Eglér Mantoan IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD
Maria Teresa Eglér Mantoan CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
MARIA TERESA MENEZES FREITAS - UFU “REFLETINDO” A MATEMÁTICA: UMA AULA DE SIMETRIA COM ESPELHOS E CALEIDOSCÓPIOS
Maria Teresa Zampieri AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DO PROJETO MAPEAMENTO
Maria Tereza Serrano Barbosa - UNIRIO ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA E O PROGRAMA COMPUTACIONAL R
Maria Vanusia de Oliveira Silva PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS PROPOSTAS CURRICULARES DO ESTADO E DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Mariana Braun Aguiar POLINÔMIOS E GEOMETRIA: A SEMIOSE POSSIBILITADA POR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL
Mariana de Avelar Galvino Lima DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE
MARIANA DE MACEDO VIDAL A MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL REGIONAL DE CATOLÉ DO ROCHA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PONTOS DE PROVAS
Mariana dos Santos Cezar A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS
Mariana dos Santos Cezar A CONSTRUÇÃO DOS CAMPOS NUMÉRICOS: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO DA DEFINIÇÃO DE NÚMEROS REAIS
Mariana Ferreira Barbosa UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO
Mariana Lima Duro A FORMACÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Mariana Lima Duro PROJETO DE MINICURSOS ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: INSERÇÃO DO LICENCIANDO EM PRÁTICAS DO FAZER DOCENTE
Mariana Lima Duro DESENVOLVIMENTO DA ESTIMATIVA NUMÉRICA E DESEMPENHO EM ARITMÉTICA EM CRIANÇAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TAREFAS
Mariana Lima Vilela DIMENSIONANDO O CONDICIONAMENTO DE LIXO EM UM CONDOMÍNIO: UMA EXPERIÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES COM MODELAGEM
Mariana Lima Vilela REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DO CONCEITO DE HIPÉRBOLE NO ENSINO MÉDIO
Mariana Melquiades APRENDER JOGANDO: EXPERIÊNCIA COM A LEI 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Mariana Moledo Moreira - UFF OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
Mariana Moledo Moreira - UFF ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA
MARIANA MORAN REGISTROS FIGURAIS EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA: INFLUÊNCIA NA APREENSÃO OPERATÓRIA
MARIANA MORAN APRENDENDO MATEMÁTICA COM O TRIÂNGULO DE SIERPINSKI
Mariana Oliveira Santos ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: EXISTE RELAÇÃO ENTRE O QUE O PROFESSOR ELABORA E O DESEMPENHO DE SEUS ESTUDANTES?
Mariana Oliveira Santos ÁREA DE UMA FIGURA RETANGULAR: ESTRATÉGIAS PARA O SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mariana Pelissari Monteiro Aguiar Baroni AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FASES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LOGARITMOS
Mariana Santana Silva CONSTRUINDO UM MOSAICO DE PESQUISAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA COM ÊNFASE NA DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Mariana Silva Mendonça REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APREDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
Mariana Silva Mendonça A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS
Mariane Batista Amorim CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA: A DIFICULDADE DOS EDUCANDOS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mariany Layne de Souza PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM OLHAR PARA AS PUBLICAÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Maridete Brito Cunha Ferreira CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE PROVAS E DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS EM UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DA BAHIA
Mariele Josiane Fuchs A ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS E ALGUMAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marieli Vanessa Rediske de Almeida A ÁLGEBRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA VISTA POR ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Marieli Vanessa Rediske de Almeida CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: TAREFAS PARA A FORMAÇÃO E SALA DE AULA
Marilaine de Fraga Sant Ana - UFRGS RÉGUA E COMPASSO: O AUXÍLIO DOS JOGOS LÓGICOS NAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
Marilaine de Fraga Sant Ana - UFRGS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À TEORIA DE GRAFOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Marilena Bittar REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS
Marilena Bittar TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marilene Rosa dos Santos ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO ACERCA DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS
Marilene Rosa dos Santos UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Marilene Rosa dos Santos CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS
Marileny Aparecida Martins - UFOP O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marília Ewen de Sena A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS ACERCA DAS DIFERENTES FACETAS DOS NÚMEROS: UM ESTUDO SOBRE SENTIDO NUMÉRICO
Marilia Lidiane Chaves da Costa A GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: EXPLORANDO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULAVEIS
Marilia Lidiane Chaves da Costa TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O USO DO BLOG
Marília Nunes Dall Asta A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA
Marília Nunes Dall Asta ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS PESCADORES ARTESANAIS
Marília Nunes Dall Asta AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Marília Prado RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: RALI MATEMÁTICO NUMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA
Marilia Rios de Paula A UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FERRAMENTAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA AS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL
Marilia Rios de Paula O USO DO TEAM BASED LEARNING NO ENSINO DE CÁLCULO III
Marília Yuka Hanita PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC) E AS PRODUÇÕES DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS SEMINÁRIOS DE 2011 E 2013
Marília Zabel CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE
MARILY APARECIDA BENICIO - UEL O ESTADO DA ARTE DA ETNOMATEMÁTICA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
MARILZA MARIA DE OLIVEIRA MATEMATICANDO: PRÓ-POSIÇÕES E DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
MARINA CARRAVERO COSTA O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE
Marina Oliveira Tavares - UECE A UBP E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA INICIAL A PARTIR DA OBRA MATEMÁTICA LÚDICA
Marina Oliveira Tavares - UECE PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA
Marinalva Conceição de Souza FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS: INTERFACES ENTRE LITERATURA INFANTIL E GRANDEZAS E MEDIDAS
Marinalva Conceição de Souza CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MATEMÁTICA: INTERFACE NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS
Marinéia dos Santos Silva A ÚLTIMA POLÍTICA PAULISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SECUNDÁRIO: OS CENTROS ESPECÍFICOS DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA O MAGISTÉRIO (CEFAM) NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Marinéia dos Santos Silva AS ENTREVISTAS E A HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DA PRODUÇÃO DE FONTES ÀS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE
Marinela da Silveira Boemo EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO: É POSSÌVEL?
marines poloni DESENROLANDO O CICLO TRIGONOMÉTRICO COM GEOGEBRA
MARIO DE SOUZA SANTANA O CICLO INVESTIGATIVO COMO RECURSO À APRENDIZAGEM ESTATÍSTICA: UM ENFOQUE NO PENSAMENTO ESTATÍSTICO
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ EXPLORAÇÃO DE ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULO E ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE LICENCIATURA E SEU POTENCIAL IMPACTO NAS CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Mário Marcos Araújo Moreno EFEITOS DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU
Marisa Conceição dos Santos CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS EM UM GRUPO DO PIBID-MATEMÁTICA: SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO
Marisa da Silva Dias O INSTRUMENTO SETOR TRIGONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ÂNGULOS E TRIÂNGULOS
Marisa da Silva Dias ANÁLISE DE RESOLUÇÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA A LUZ DA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Maristela Missio O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS
MARITA DE CARVALHO FRADE RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES: VOZES DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA
Maritza Camilli Almeida Brito O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESMISTIFICAR A “FÓRMULA DE BHASKARA”
MARIZOLI REGUEIRA SCHNEIDER O CLÁSSICO... A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA... E O PIBID – IFC
MARJUNIA ÉDITA ZIMMER KLEIN TRIGONOMETRIA NA PRÁTICA
MARLEIDE CAMPOS SANTOS COSTA ANÁLISE SOBRE A INSERÇÃO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
Marli Santana dos Santos SOROBAN NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS
Marli Teresinha Quartieri INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS
Marli Teresinha Quartieri PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS
Marli Teresinha Quartieri MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O TAMANHO DO PÉ
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP PSICOESTIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TEORIA DOS NÚMEROS
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Marlos Gomes de Albuquerque DAS ESCOLAS QUE SURGEM EM MEIO A GRUPOS FAMILIARES ÀS ESCOLAS INSTITUCIONALIZADAS: UMA TRAJETÓRIA DOS PRIMEIROS MOVIMENTOS ESCOLARES EM RONDÔNIA
Marlos Gomes de Albuquerque DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA APRENDIDA NOS BANCOS ESCOLARES A SUA APLICAÇÃO NO QUOTIDIANO: UM ELO NECESSÁRIO E SUFICIENTE
Marnei Luis Mandler CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PROPICIADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO
MARRCOS DENILSON GUIMARÃES O ENSINO DO DESENHO PRESCRITO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO DE 1829 A 1882
Marta Cristina Cezar Pozzobon A MATEMÁTICA DO COTIDIANO E A MATEMÁTICA ESCOLAR: O JOGO DE “BOLIJA”
Marta Cristina Cezar Pozzobon ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES NOS CADERNOS DO PNAIC
Marta de Oliveira Gonçalves O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Marta Elaine de Oliveira APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: UMA POLÍTICA COGNITIVA É PROBLEMATIZADA
MARTA ÉLID AMORIM CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÕES E PROVAS
Marta Glícia Cerqueira da Silva Gomes ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO
Martha Raíssa Iane Santana da Silva SABERES MATEMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO PAULISTA, 1950 A 1970.
Maryanni Cardoso Silva ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PELA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
Maryanni Cardoso Silva O LOGARITMO NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO YVES CHEVALLARD
Mateus Both - UFSM ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: O CASO DAS RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS GEOMETRICAS
MATEUS DE SOUZA GALVÃO DEMONSTRAÇÕES POR REDUÇÃO AO ABSURDO NO VOLUME I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES
Mateus Figueiredo de Souza ESTUDO DAS FUNÇÕES SENO, COSSENO E TANGENTE UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA: VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL
Mateus Figueiredo de Souza UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO
Matheus Alexandre Oliveira de Souza UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO
Matheus Alexandre Oliveira de Souza PROBLEMATIZANDO COM O CÓDIGO DE BARRAS NUMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA INDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA
Matheus Alexandre Oliveira de Souza A PROVA DOS NOVE: HISTÓRIA E APLICABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E NO COMÉRCIO
Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel - UFV AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS DA ZONA DA MATA MINEIRA
Matheus Freitas de Oliveira UMA PARCERIA EM PROL DA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Matheus Freitas de Oliveira UM CATÁLOGO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA
Matheus Henrique Damasceno AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: REFLEXÕES ACERCA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS
Matheus Henrique Morato de Moraes AUDIOVISUAL, ACESSIBILIDADE E AS TICS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATOS DO PROJETO “CURTAS MATEMÁTICOS”
Mauren Porciúncula Moreira da Silva CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ESTATÍSTICA DE GRADUANDOS
MAURÍCIO DE MORAES FONTES UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
MAURICIO RESENDE RODOVALHO REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
MAURICIO RESENDE RODOVALHO A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
maurilio antonio valentim A INTERPRETAÇÃO NARRATIVA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Maurivan Barros Pereira NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO
Mauro Carlo Romanatto ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES III
MAURO CESAR SANTOS O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO O PROGRAMA COMPUTACIONAL CMAPTOLLS
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo MILAGE APP – UMA APLICAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA USANDO SMARTPHONES E TABLETS
MAURO JOSÉ DA ROCHA OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ARCO SENO E ARCO COSSENO
Mauro Mateus Alves PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO REALIZADO NA UTFPR-DV
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS E MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS RELACIONADOS À CARREIRA DOCENTE
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO ENSINO DE VOLUME DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas APRENDENDO MATEMÁTICA
Maxwell Gonçalves Araújo DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO
Mayara dos Santos Pereira AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: REFLEXÕES ACERCA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS
MAYARA GABRIELLA GRANGEIRO PEREIRA ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE TEOREMA DE PITÁGORAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MAYARA GABRIELLA GRANGEIRO PEREIRA A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: 1890 A 1910
Mayara Permanhane Nascimento - UFV AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS DA ZONA DA MATA MINEIRA
MAYCON DOUGLAS FERREIRA - UFMS UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/MATEMÁTICA
Maycon Odailson dos Santos da Fonseca CARACTERIZAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Mayline Regina Silva GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS
Maylza Belizário dos Santos ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
MAYSA DE FATIMA MOREIRA METODOLOGIAS COM O USO DE JOGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
MAYSA DE FATIMA MOREIRA METODOLOGIAS UTILIZADAS E CONTRIBUIÇÕES NO PIBID-CCET-MATEMÁTICA.
Mazílio Coronel Malavazi UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O NÚMERO PI!
MEIRE NADJA MEIRA DE SOUZA O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO FRACIONÁRIO A PARTIR DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS
Mélany dos Santos Mello IDENTIFICANDO OS SABERES ELEMENTARES DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS (ADMISSÃO AO GINÁSIO)” DE 1968
Mélany dos Santos Mello IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS
Meline Nery Melo Pereira NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE DIFERENTES SIGNIFICADOS
Melquisedeque dos Anjos Alves JOVERA: UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO DA VELHA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE RADICIÃO
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa DISCUTINDO A MAIORIDADE PENAL EM SALA DE AULA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa ANÁLISE DE AULA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS DESENVOLVIDAS EM UM GRUPO COLABORATIVO
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE DIFERENTES SIGNIFICADOS
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN BEBEU ÁGUA? TÁ COM SEDE? FECHE A TORNEIRA!: A MATEMÁTICA EM BUSCA DE COMPREENSÃO E SOLUÇÕES PARA CRISE HÍDRICA NUMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN ENSINO DE FRAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O FRAC-SOMA 235
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN MATEMÁTICA E MÚSICA: ESTUDANDO FRAÇÃO POR UM OLHAR MUSICAL.
MERCIELLY JAMILLY PEDRO ALÉCIO DE OLIVEIRA - UNEAL ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM
Méricles Thadeu MOretti PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE O ESBOÇO DE CURVAS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DAS UNIDADES FIGURAIS
Méricles Thadeu MOretti ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARITMÉTICA: REFLEXÕES COM BASE NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Merielle Cristine da Silva Arruda APRENDENDO DE FORMA LÚDICA AS UNIDADES DE MEDIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID – PEDAGOGIA (UFRPE)
Meyrison Leandro Lima Soares O JOGO DAS RETAS NO PROJETO EDUCAÇÃO SEMIÓTICA EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS
MICHAELLE RENATA MORAES DE SANTANA NOÇÕES BÁSICAS DE PROBABILIDADE: O QUE OS LIVROS SUGEREM, O QUE OS PROFESSORES CONHECEM.
Michel Cambrainha de Paula - UNIRIO MATRIZES: UMA TECNOLOGIA DE PONTA
Michel Guerra de Souza “O MUNDO MÁGICO DE ESCHER”: EXPLORANDO ISOMETRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Michel Hallal Marques SOFTWARE GEOGEBRA: VÍDEOS TUTORIAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO
Michel silva dos Reis OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O ZERO NA RETA NUMÉRICA
Michel silva dos Reis AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Michele Cristina de Jesus MANOEL JAIRO BEZERRA E OS LIVROS DIDÁTICOS
Michele de Souza Moraes ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Michele de Souza Moraes O INSTRUMENTO SETOR TRIGONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ÂNGULOS E TRIÂNGULOS
Michele Mariane de Oliveira CURVAS CLÁSSICAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA
Michele Regiane Dias Veronez O SABER COTIDIANO E O SABER ESCOLAR: ARTICULANDO ESSES SABERES EM UMA TAREFA MATEMÁTICA
Michele Regiane Dias Veronez MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE SALAS DE CINEMA
Michelle Andrade Klaiber - UEL A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA
Michelle Andrade Klaiber - UEL A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR E OS ASPECTOS OPERACIONAIS E ESTRUTURAIS DO CONCEITO DE GRUPOS NOS TRABALHOS DE EULER E GAUSS
Michelle Fernanda da Silva A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS ANAIS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2015
Michelle Francisco de Azevedo MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DO NÚMERO
Michelle Taís Faria Feliciano - SME CURRÍCULO PRESCRITO E CURRÍCULO EM AÇÃO: O QUE JUSTIFICA AS DIFERENÇAS?
Midiele Dantas Gomes TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – DA ORIGEM DA PALAVRA À INTERAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
MIGUEL CHAQUIAM O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA
MIGUEL CHAQUIAM O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE
MIGUEL CHAQUIAM A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: 1890 A 1910
MIGUEL JOCÉLIO ALVES DA SILVA A MATEMÁTICA MODERNA NO CONTEXTO DA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ
Miguel Maciel Elias PEDALANDO NO GEOGEBRA
Miguel Ribeiro CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: TAREFAS PARA A FORMAÇÃO E SALA DE AULA
MIGUEL RODRIGUES MENINO UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO E NAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES
MIKAELLE BARBOZA CARDOSO ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
Milena Heidecher de Oliveira UM PORTAL COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Milena Moretto - USF O TRABALHO COM A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS
Milena Schneider Pudelco - UFPR CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DE ORIGAMIS
Milena Schneider Pudelco - UFPR CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Milena Schneider Pudelco - UFPR POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES DOCENTES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Milene Aparecida Malaquias Cardoso DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Miliam Juliana Alves Ferreira O DIÁLOGO SOBRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO CIBERESPAÇO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Millena Lopes de Paula Silva - UEPA ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE BELÉM UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Milton Rosa - UFOP REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A MODELAGEM
Milton Rosa - UFOP RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES:UM ESTUDO MISTO PARA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM
Milton Rosa - UFOP O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Mirael de Jesus Monteiro de Moraes - UFPA DO CÁLCULO MENTAL À DIAGNOSE CULTURAL; DA DIAGNOSE CULTURAL AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
MIRELA MENDES FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA MODALIDADE AULA COMPARTILHADA
MIRELA MENDES OS MÚLTIPLOS RECURSOS PARA ENSINAR FRAÇÃO
MIRIAM CRIEZ NOBREGA FERREIRA ANALISANDO COMO ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA RESPONDEM E INTERPRETAM QUESTÕES DE ÁLGEBRA
Miriam Ferrazza Heck - UNIFRA ANÁLISE DE ERROS EM GEOMETRIA PLANA
MIRIAN CARNEIRO DE AZEVEDO MEIRA APRENDIZAGEM DA DOCENCIA NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA: A PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS NA UESB
Mirian Fernanda Dolores Granado Martins UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO PIBID
Mirian Maria Andrade UM ESTUDO SOBRE AS NOTAS DO ESSAIS... DE LACROIX
Mirian Maria Andrade UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE POLUIÇÃO NO AR “SÃO PAULO X PEQUIM” POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Mirian Maria Andrade DA PLANTAÇÃO À MESA DO CONSUMIDOR: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MODELAGEM MATEMÁTICA COM UVA E VINHO
Mirianne Andressa Silva Santos - UFU AS CÔNICAS DE APOLÔNIO
Mirla Braz Braga - UECE BREVE RECORTE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ: A GÊNESE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE
Mirla Braz Braga - UECE A SITUAÇÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES CEARENSES, CONFORME A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Mirtes de Souza Miranda GRUPO DE ESTUDOS NA PRÓPRIA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA
Mirtes de Souza Miranda UM NOVO OLHAR PARA UM VELHO PROBLEMA: ANALISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
MIRTES RIBEIRO DE LIRA - UPE “OS PREÇOS ESTÃO NA HORA DA MORTE” – TEMA GERADOR NO ENSINO DE FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
MIRTES RIBEIRO DE LIRA - UPE DESAFIOS IMERSOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE
Misael Oliveira da Silva SOROBAN NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS
Misleine Andrade Ferreira Peel PRISMA, UMA LUZ SOBRE O SABER MATEMÁTICO
Moab Marques da Silva - UNIR PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (1985 - 2015)
Monica Fürkotter - FCT/UNESP-PP ENSINO COM TECNOLOGIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SEU IMPACTO SOBRE O FUTURO PROFESSOR
Monica Fürkotter - FCT/UNESP-PP O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mônica Gonçalves de Matos ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TELA
Mônica Gonçalves de Matos NARRATIVAS DE VIDA NA/PARA INVESTIGAÇÃO E (AUTO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Monica Karrer BASE NO PLANO: UM ESTUDO DE EXPLORAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS DESENVOLVIDO EM UM AMBIENTE DINÂMICO
Mônica Maria Kerscher MOVIMENTOS ENTRE CORPO E SUA MATEMATIZAÇÃO: UM ESTUDO DE PINTURAS DE ARTE E MANUAL DIDÁTICO DE JOÃO ZEFERINO DA COSTA
Mônica Menezes de Souza UMA LENTE PARA LER AS TRAMAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM)
Mônica Menezes de Souza DISCUSSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Mônica Souto da Silva Dias TEOREMA DE PICK: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
Mônica Souto da Silva Dias FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO!
Mônica Souto da Silva Dias DA VERTICALIZAÇÃO AO TRABALHO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFT OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFT PROPOSTA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS
MONIE FERNANDES PACITTI O PROGRAMA PÚBLICO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA
MORANE ALMEIDA DE OLIVEIRA POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O POVO YAWANAWÁ
MORGANA SCHELLER CLASSE ESPANHOLA DE “GRADO EN MAESTRO EN EDUCACIÓN PRIMARIA”: OBSERVAÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E SUAS DIDÁTICAS
MORGANA SCHELLER MOVIMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO
Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES O PROBLEMA DOS 21 VASOS, EXTRAÍDO DA OBRA O HOMEM QUE CALCULAVA, DE MALBA TAHAN
Murilo Fraga Pereira A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA
Mylane dos Santos Barreto FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO!
Mylane dos Santos Barreto DA VERTICALIZAÇÃO AO TRABALHO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA