Maciel Gonçalves Santos |
MATEMÁTICA NO INTERVALO: REFLEXÕES SOBRE UMA AÇÃO - PIBID/UESB |
|
Madeline Gurgel Barreto Maia |
O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO |
|
Madeline Gurgel Barreto Maia |
LEIS, PNAIC E PESQUISAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO MATEMÁTICO |
|
Magda Alves de Paula |
A PRODUÇÃO TEÓRICA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS PERÍODOS DE 2006 A 2016 |
|
Magda dos Reis |
GRUPO DE ESTUDOS NA PRÓPRIA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA |
|
Magno Luiz Ferreira |
FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? |
|
Magno Luiz Ferreira |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM PROBLEMAS HISTÓRICOS E SUA RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR |
|
Magnus Cesar Ody |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E MULTIPLICATIVAS |
|
Maiara Ariana Silva Paula |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA COM LIVROS PARADIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA E REGULADORA |
|
Maiara Brenda Jesus Santos |
A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA |
|
Maiara Elis Lunkes |
O USO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ESTIMULAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA |
|
Maiara Elis Lunkes |
METODOLOGIAS DE ENSINO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
|
Maiara Luisa Klein |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
Maiara Luisa Klein |
JOGANDO E APRENDENDO MULTIPLICAÇÃO |
|
MAICA ARAUJO COLARES |
INTEGRANDO COMPONENTES CURRICULARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE GEOMETRIA DINÂMICA |
|
Makele Verônica Heidt |
IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS |
|
Makele Verônica Heidt |
IDENTIFICANDO OS SABERES ELEMENTARES DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS (ADMISSÃO AO GINÁSIO)” DE 1968 |
|
Malcus Cassiano Kuhn |
AS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DE DIVISÃO NA SEGUNDA ARITMÉTICA DE OTTO GOERL [194-] |
|
Malcus Cassiano Kuhn |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ALEMANHA |
|
Malcus Cassiano Kuhn |
A TABUADA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
|
MANOEL DOS SANTOS COSTA |
PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Manoel Messias Cardoso Lobo Ribeiro |
O ESTUDO DAS ADIÇÕES DE FRAÇÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS |
|
Manoel Oriosvaldo de Moura |
EDUCAR COM A MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE |
|
Manoel Oriosvaldo de Moura |
O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UNIDADE DIALÉTICA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM |
|
manuel amancio da silva |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO PI: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
|
Marcela Aparecida Penteado Rossini |
O JOGO TORRE DE HANOI E ALGUMAS DE SUAS POTENCIALIDADES EDUCACIONAIS |
|
Marcela Bonet Becher Schavaren |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENSINANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS. |
|
Marcela Lima Santos |
PRÁTICA DOCENTE: MUITOS TEMORES E POUCAS CERTEZAS |
|
MARCELA SANTANA SANTOS |
REFLEXÕES DE BOLSISTAS SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID |
|
MARCELA SANTANA SANTOS |
O JOGO DE DOMINÓ COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Marcela Souza Silva |
UM RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE COM O GEOGEBRA |
|
Marcele da Silva Santos - COLéGIO PEDRO II |
CADERNO DE ATIVIDADES COMO APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
|
Marcele Tavares Mendes |
A MATEMÁTICA COMO UM MEIO DE ORGANIZAR FENÔMENOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
|
Marceli Behm Goulart - UEPG |
ALGORITMO NÃO USUAL DA SUBTRAÇÃO: RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA NA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
|
Marceli Behm Goulart - UEPG |
A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O SOROBAN E O CÁLCULO MENTAL |
|
MARCELLA CLAUDIA BARBOSA DA SILVA |
IDENTIFICAÇÃO DA GRANDEZA ÁREA EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONCEPÇÃO PERSPECTIVA DIDÁTICA-PRAXEOLÓGICA. |
|
Marcello Santos Amadeo |
O LÚDICO INVADE A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA COM OS JOGOS DO GEMAT – UERJ |
|
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ |
O QUE FAZER QUANDO OS DISPOSITIVOS MÓVEIS ENTRAM EM SALA DE AULA? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ |
LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA TRABALHANDO EM AMBIENTE VIRTUAL COM O GEOGEBRA |
|
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ |
"EXISTE TRAPÉZIO IRREGULAR"? ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR QUADRILÁTEROS MEDIANTE TOQUES EM TELA |
|
MARCELO ANDRÉ ABRANTES TORRACA |
FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? |
|
Marcelo Batista de Souza |
ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA AUXILIADO POR SOFTWARE |
|
Marcelo Batista de Souza |
O USO DAS MÍDIAS LÁPIS, PAPEL E ÁBACO SENDO EMPREGADAS PARA ENSINAR NÚMEROS E OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Marcelo Carlos de Proença |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PEDAGOGOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS |
|
Marcelo Carlos de Proença |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Marcelo Carlos de Proença |
O ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Marcelo Castro de Sousa |
O USO DAS MÍDIAS LÁPIS, PAPEL E ÁBACO SENDO EMPREGADAS PARA ENSINAR NÚMEROS E OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Marcelo de Carvalho Borba |
VÍDEOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS POTENCIALIDADES COMO TUTORIAL |
|
Marcelo de Carvalho Borba |
POSSIBILIDADES COMUNICACIONAIS NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR A DISTÂNCIA A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
|
Marcelo de Carvalho Borba |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENCENA: PERFORMANCES MATEMÁTICAS TEATRAIS |
|
Marcelo Dias Pereira |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SÍNTESE DO ESTUDO DE UM CURSO PROPOSTO POR UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL EM SÃO PAULO |
|
Marcelo Dos Santos Gomes |
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE PESQUISAS COM JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2006 A 2016 |
|
MARCELO FERREIRA MARTINS SALVADOR |
DISCUSSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Marcelo Marques de Araújo |
O TABULEIRO DE DECIMAIS EM UMA CLASSE INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
|
Marcelo Marques de Araújo |
APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DO USO DO TANGRAM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA SALA ESPECIALIZADA COM ALUNOS SURDOS |
|
Marcelo Marques de Araújo |
CONCEITOS ELEMENTARES DE POLÍGONOS A PARTIR DO TANGRAM EM UMA CLASSE HOSPITALAR |
|
Marcelo Oliveira Dias |
ANÁLISE DA PROPOSTA INICIAL DA BASE CURRICULAR COMUM DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NUMA VISÃO PÓS-MODERNA |
|
Marcelo Oliveira Dias |
PROPOSTA DE UMA PLETORA PARA O ENSINO DE POLIEDROS UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA |
|
Marcelo Rivelino Rodrigues |
A ABORDAGEM DO TEMA PROBABILIDADE NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLD PARA O TRIÊNIO 2015 – 2017 E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . |
|
Marcelo Salles Batarce - UEMS |
REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DE PIAGET NO TRABALHO COM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
|
Marcelo Simplício de Lyra |
USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE POTENCIAÇÃO |
|
Marcelo Souza Motta |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO COM O USO DO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO ROBOMIND |
|
Marcelo Souza Motta |
AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI E O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH |
|
Marcelo Souza Motta |
A WEBQUEST COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Marcelo Victor Ferreira Barbosa |
A CONSTRUÇÃO DE UM MOSAICO A PARTIR DO CONCEITO DE PROPORÇÃO |
|
Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UM CAMINHO PARA O FOREGROUND DOS ALUNOS |
|
Marcia Aguiar |
AS LACUNAS DO ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA ANÁLISE A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
|
Marcia Aparecida Hoschette Valverde |
O USO DA ESTRATÉGIA DA COMPARAÇÃO DE NÚMEROS RELATIVOS À MESMA GRANDEZA PARA A ANÁLISE DE SOLUÇÕES. |
|
Marcia Aparecida Hoschette Valverde |
USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS: A OFICINA “MÃE DINADA” COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA |
|
Marcia Boiko dos Santos |
O NÚMERO DE OURO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO |
|
Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino |
REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ANALISAR UMA TAREFA ESTATÍSTICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA ENVOLVENDO A TRANSNUMERAÇÃO |
|
Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino |
ASPECTOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL MANIFESTADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM REFLEXÕES A RESPEITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
|
MARCIA DA SILVA SA TELES |
AS IMPRESSÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO IFBA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
|
Marcia Flausino Vieira Alves |
AÇÕES DO PNAIC NO TOCANTINS: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O TAMANHO DO PÉ |
|
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt |
UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO NA FORMA DE VIDA DIGITAL DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS |
|
Marcia Lorena Saurin Martinez |
INTEGRANDO COMPONENTES CURRICULARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE GEOMETRIA DINÂMICA |
|
Marcia Maria Alves de Assis |
LIVROS DIDÁTICOS DA ESCOLA NORMAL DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1960/1970 |
|
Marcia Maria Alves de Assis |
O CURSO DE MATEMÁTICA DO IFESP: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PERÍODO 2002 A 2014 |
|
MÁRCIA MARIA BENTO MARIM |
POSSIBILIDADE DE EFEITOS DE SENTIDO DA ATITUDE TERAPÊUTICO-DESCONSTRUCIONISTA EM PESQUISAS DA/NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) |
|
Márcia Rodrigues Notare |
O TRACKER PHYSICS NO ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ A TEORIA DE DUVAL. |
|
Márcia Rodrigues Notare |
UTILIZANDO PARÂMETROS NO GEOGEBRA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
Marcia Rosa Flores |
TODO DIA É DIA DE MATEMÁTICA |
|
Marcia Rosa Uliana |
OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA E O ESTUDANTE CEGO: UMA ANÁLISE NO ESTADO DE RONDÔNIA |
|
Marcia Rosa Uliana |
O USO DE CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TENDO EM VISTA O ENSINO DA MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA PARA ESTUDANTE CEGO |
|
Marcia Senna de Souza |
CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ESTATÍSTICA DE GRADUANDOS |
|
Márcia Souza da Fonseca |
CURRÍCULO E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
|
Márcia Souza da Fonseca |
IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS |
|
Marcia Sueli Barbosa Mota |
ANÁLISE DE TAREFAS E NARRATIVAS SOBRE FRAÇÕES COMO UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
MÁRCIA VALÉRIA AZEVEDO DE ALMEIDA RIBEIRO |
FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO! |
|
Marciane Linhares Carlos |
UTILIZANDO PARÂMETROS NO GEOGEBRA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
MARCILIA CHAGAS BARRETO - UECE |
ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA |
|
MARCILIA CHAGAS BARRETO - UECE |
UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Marcilio Belini Junior |
FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
|
Marcilio Dias de Oliveira |
A PROPORCIONALIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO RELACIONADAS AO CONSUMO |
|
Marcio Alexandre Volpato |
AS CÔNICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
|
Marcio André Martins |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA: CONSTRUÇÃO E ABORDAGEM COM COMPUTADORES MÓVEIS |
|
Marcio Antonio da Silva |
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA |
|
Marcio Antonio da Silva |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM? O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ENTRE OLHARES E ESQUECIMENTOS |
|
Marcio Antonio da Silva |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO IFMS CAMPUS AQUIDAUANA |
|
Marcio Antonio Souza Paim |
LADOS OPOSTOS E ADJACENTES AOS ÂNGULOS INTERNOS DE PRAÇAS TRIANGULARES: ANALISANDO OS REGISTROS DE ALUNOS DA EJA |
|
Marcio Bennemann |
O ENSINO DA ESTATÍSTICA: COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS |
|
Marcio Bennemann |
TELEFONE CELULAR INTELIGENTE, UMA MÍDIA A SER CONSIDERADA PARA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. |
|
Marcio de Lana Abreu - UFMG |
DIFERENTES CONTEXTUALIZAÇÕES DE UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA: RELAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO E A PROVA DO ENEM DE MATEMÁTICA |
|
Marcio Eugen Klinegsnchmid Lopes dos Santos |
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. |
|
MARCIO LIMA DO NASCIMENTO - UFPA |
OBJETOS MATEMÁTICOS: O CONCRETO E O ABSTRATO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
|
MARCIO OLIVEIRA DESQUIVEL - UNIFESP |
TRABALHOS MANUAIS: UM LUGAR PARA GEOMETRIA NA ESCOLA DE ENSINO PRIMÁRIO |
|
Márcio Pironel |
BUSCANDO PRINCÍPIOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
|
Márcio Ponciano dos Santos |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
Márcio Ponciano dos Santos |
FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
|
MARCIO UREL RODRIGUES |
TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL |
|
MARCIO UREL RODRIGUES |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO |
|
Marcio Vieira Almeida - PUC-SP |
UM RECURSO PARA O ENSINO DA DIFERENCIABILIDADE |
|
MARCIVALDO SANTOS CANTUARIO |
MODELANDO AS EMBALAGENS: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
|
Marco Antônio Escher |
UMA NOVA TÉCNICA DE FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DE MÁQUINAS: O QUE OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PENSAM SOBRE ISSO? |
|
Marco Antônio Escher |
REDUÇÃO DA NÃO APROVAÇÃO EM CÁLCULO: INTERVENÇÕES REALIZADAS POR UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS |
|
Marco Aurélio Jarreta Merichelli |
AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM UM ESTUDO DE AULA |
|
Marco Aurélio Jarreta Merichelli |
UMA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DE MATEMÁTICA PARA UMA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA |
|
Marco Aurélio Kalinke |
O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS |
|
Marco Aurélio Kalinke |
INVESTIGANDO O USO DA LOUSA DIGITAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO COM O APOIO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO |
|
MARCO AURÉLIO KISTEMANN JUNIOR - UFJF |
UMA DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O TEMA INTEGRADOR “CONSUMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA” E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA |
|
MARCOS ANDRÉ COSTA |
MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Marcos Andrei Ota |
TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE IMPULSIONAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ARTEFATOS QUE TODO EDUCADOR DEVE CONHECER |
|
Marcos Andrei Ota |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Marcos Antonio de Macedo |
DEMONSTRAÇÃO DA LEI DOS SENOS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS ACERCA DO ENSINO DE GEOMETRIA. |
|
Marcos Antonio Gonçalves Júnior |
O JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
|
Marcos Antonio Gonçalves Júnior |
UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM PROJETO DE ATENDIMENTO A ALUNOS COM DIFICULDADE EM MATEMÁTICA |
|
Marcos Antonio Petrucci de Assis |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Marcos Antonio Petrucci de Assis |
PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB |
|
Marcos Antonio Santos de Jesus |
AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O DESEMPENHO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA VARIÁVEL COMPLEXA |
|
MARCOS EVANDRO LISBOA DE MORAES |
A LEITURA EM BRAILLE: APROPRIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA ALUNO COM CEGUEIRA ADQUIRIDA |
|
Marcos F. Borges - UNEMAT |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A DOCÊNCIA |
|
Marcos F. Borges - UNEMAT |
O OLHAR DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2009/1 SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT/CÁCERES |
|
Marcos Fabrício Ferreira Pereira |
O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS COM O APP INVENTOR 2 |
|
Marcos Fabrício Ferreira Pereira |
O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS NA OPINIÃO DE ALUNOS |
|
MARCOS HENRIQUE SILVA LOPES |
UM MANUAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES E SUA PERSPECTIVA SOBRE COMO ENSINAR |
|
Marcos Moraes Guimarães |
AUSÊNCIA E NECESSIDADE DE SINAIS ADEQUADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS |
|
Marcos Moraes Guimarães |
DESAFIOS E ANGÚSTIAS NA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNO SURDO |
|
Marcos Nascimento Magalhães - USP |
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Marcos Nascimento Magalhães - USP |
UM PORTAL COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
|
Marcos Paulo Henrique - UFRRJ |
SMARTPHONES EM SALA DE AULA: BUSCANDO POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA |
|
Marcos Vieira Teixeira |
UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ANALÍTICO E SINTÉTICO NO ENSINO SECUNDÁRIO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO SÉCULO XX A PARTIR DO EXAME DE LIVROS DIDÁTICOS DE ANDRÉ PEREZ Y MARIN |
|
Marcos Vinícius dos Santos Amorim - UEG |
ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM POLINÔMIOS |
|
MARCOS VINICIUS DOS SANTOS SOUZA |
CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS EM UM GRUPO DO PIBID-MATEMÁTICA: SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO |
|
MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS |
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AÇÃO SIMULADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA DE COOPERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS |
EXPERIÊNCIA-AÇÃO: RELATO DE UMA FORMA POSSÍVEL DE (DES)AULA EM AMBIENTE DE SÓCIO-EDUCAÇÃO |
|
Marcus Vinicius Maltempi |
GRANDEZAS PROPORCIONAIS COM GEOGEBRA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO INTEGRADO DE GEOMETRIA, ARITMÉTICA E ÁLGEBRA |
|
Marcus Vinicius Maltempi |
A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE NO ENSINO DE FUNÇÃO: A VISÃO DOS ALUNOS |
|
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo |
SUBTRAIR: ESCOLA-PESQUISAR PRODUZINDO FORMAÇÃO |
|
Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP |
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: ATIVIDADES PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Maria A. Lima Piai |
A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL |
|
MARIA ALICE DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS - UFPA |
A (NÃO) EXISTÊNCIA DO LIMITE DE UMA FUNÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS IMAGENS CONCEITUAIS DE ESTUDANTES EM UM CURSO DE CÁLCULO |
|
Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
INTERVENÇÃO COM ALUNO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: POTENCIALIDADES DO PIBID MATEMÁTICA |
|
Maria Aparecida da Silva Rufino |
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE OS SIGNIFICADOS DE EXERCÍCIO E PROBLEMA NUMA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
|
Maria Aparecida da Silva Rufino |
ATIVIDADES DIDÁTICAS: PLANIFICAÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE OBSERVAÇÃO SOBRE QUADRILÁTEROS |
|
Maria Aparecida da Silva Rufino |
EXPLORANDO OS REGISTROS DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
|
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA |
QUESTÕES SOBRE NUMERAMENTO-LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA NO MATO GROSSO DO SUL |
|
maria aparecida miranda |
ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
|
Maria Aparecida Silva Cruz |
REFORÇO ESCOLAR: UM ALIADO PARA O ENSINO |
|
Maria Arlita da Silveira Soares |
PENSAMENTO ALGÉBRICO E PADRÃO: EXPLICITAÇÃO DE ENTENDIMENTOS A PARTIR DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Maria Arlita da Silveira Soares |
GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
|
MARIA AURICÉLIA GADELHA REGES - UECE |
ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA |
|
MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID |
A FORMAÇÃO NOS CADERNOS DE EDUCAÇÃO MATEMATICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
|
MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID |
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID |
O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: LIVROS PARADIDÁTICOS, CULINÁRIA, JOGOS E TECNOLOGIAS. |
|
Maria Auxiliadora Lage |
FORMAS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO EVIDENCIADAS EM CONCEITOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA |
|
Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
CONSTRUINDO SABERES: GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORES FORMADOS EM PEDAGOGIA E LICENCIADOS EM MATEMÁTICA |
|
Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA DE CHEVALLARD EM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CONCEITO DE DIVISIBILIDADE EM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Maria Benedita Barbosa da Silva |
UM ESTUDO DE CASO DOS PROFESSORES DE MATMÁTICA FORMADOS NA UNIVERIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) NOS ANOS DE 2010 A 2014 |
|
Maria Carolina Machado Magnus - UFSCAR |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PEGAGOGOS(AS) |
|
Maria Carolina Machado Magnus - UFSCAR |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O TRABALHO COM PROJETOS |
|
Maria Cecília Pereira Santarosa |
ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: O CASO DAS RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS GEOMETRICAS |
|
Maria Cristiane Santos Cavalcanti |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRÁTEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
|
Maria Cristiane Santos Cavalcanti |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
|
Maria Cristina do Espírito Santo Martins |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE: METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão - PUC-SP |
LEIS, PNAIC E PESQUISAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO MATEMÁTICO |
|
Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão - PUC-SP |
O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO |
|
Maria da Conceição Alves Bezerra - UFRN |
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE TABELAS E GRÁFICOS |
|
Maria da Conceiçao de Sousa Cipriano dos Santos |
EXPERIMENTAR TAREFAS MATEMÁTICAS NUM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
|
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA - UFMG |
“AÍ A GENTE FICA NUMA SINUCA”: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) DO CAMPO |
|
MARIA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES CAMPOS |
ESCRITA NUMÉRICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS PARA AS CRIANÇAS |
|
Maria Dalvirene Braga |
TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO |
|
Maria de Fátima Cardoso Gomes |
JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS PRÁTICAS CULTURAIS DA SALA DE AULA |
|
Maria de Fatima Costa Leal |
TEORIA E PRATICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL:O CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
Maria de Fátima Costa Santos |
FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
|
Maria de Fátima Costa Santos |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
Maria de Fátima Costa Sbrana |
A ÁLGEBRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA VISTA POR ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
|
Maria de Fátima Costa Sbrana |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DO JOGO E DA MEDIAÇÃO |
|
Maria de Fátima Dias da Silva |
EXPERIÊNCIAS DE ENSINO JUNTO A UM ESTUDANTE CEGO: DA TUTORIA À SUA PRÁTICA DOCENTE |
|
Maria de Fátima Gomes do Nascimento |
ARTEFATOS HISTÓRICOS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
MARIA DE NAZARÉ LEAL NOGUEIRA - UFAM |
O ENSINO PRESENCIAL POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS |
|
Maria Deusa Ferreira da Silva |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CÁLCULO DE ÁREAS CURVAS NÃO REGULARES |
|
Maria Deusa Ferreira da Silva |
O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
|
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR |
O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UNIDADE DIALÉTICA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM |
|
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR |
SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE ENSINO |
|
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR |
A MATEMÁTICA MODERNA NO CONTEXTO DA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ |
|
Maria Dulce Gonçalves de Matos |
NARRATIVAS DE VIDA NA/PARA INVESTIGAÇÃO E (AUTO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Maria Dulce Gonçalves de Matos |
RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES: VOZES DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA |
|
MARIA EDNÉIA MARTINS SALANDIM |
UMA VERSÃO HERMENEUTICA DOS MANUSCRITOS ARITMÉTICOS DE PEIRCE |
|
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
PULSEIRINHAS DE ELÁSTICOS COLORIDOS: UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI DE UMA BRINCADEIRA A UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
ENTENDIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Maria Elídia Teixeira Reis |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR |
|
Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O USO DO DISPOSITIVO MOBILE COM O SOFTWARE GEOGEBRA |
|
Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR |
|
MARIA ELIZABETE SOUZA COUTO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
maria emilia melo tamanini zanquetta |
TDAH, SURDEZ E ENSINO DE MATEMÁTICA: O CÁLCULO MENTAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA |
|
Maria Fernanda Silva dos Santos |
ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO |
|
Maria Francisca da Cunha |
DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE |
|
Maria Helena Palma de Oliveira |
A INTERPRETAÇÃO NARRATIVA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Maria Helena Palma de Oliveira |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: JOGOS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Maria Helena Palma de Oliveira |
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE COM FUNÇÃO LOGARÍTMICA POR ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: A ENUNCIAÇÃO E A AJUDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
|
Maria Helena Soares de Souza |
TEXTO 3: DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE DOCUMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
|
Maria Inês Petrucci-Rosa |
DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES |
|
Maria Inês Petrucci-Rosa |
PRÁTICAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA EM UM INSTITUTO FEDERAL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES E ELABORADORES DE CURRÍCULOS |
|
Maria Inmaculada Chao Cabanas - UNESA |
A MATEMATICA ESCOLAR REDUZIDA A FAZER CONTAS: UMA REPRESENTAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR? |
|
Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ |
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA: REPENSANDO PROCESSOS MERITOCRÁTICOS |
|
Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISTEMA EDUCACIONAL |
|
Maria Ivete Basniak |
CALCULADORA GRÁFICA: OLHARES PARA SEU USO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Maria Ivete Basniak |
UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NO ESTUDO DE FRAÇÕES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES |
|
maria josé andreza gomes |
FORMULAÇAO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: VIVENCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO E A IMPORTANCIA DO USO DESSA METODOLOGIA |
|
maria josé andreza gomes |
APRENDENDO CONCEITOS GEOMETRICOS POR MEIO DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE PAPEL A4 |
|
María José Cáceres Gracía |
AS VANTAGENS DE UTILIZAR UMA PLATAFORMA VIRTUAL COM SUPORTE MOODLE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Maria José de Freitas Mendes |
OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ: DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO |
|
Maria José de Freitas Mendes |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO |
|
MARIA JOSÉ DE RESENDE |
PRESCRIÇÃO OU ORIENTAÇÃO? REVISTA A ESCOLA NORMAL E OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS APONTADOS PARA PROFESSORES (1924-1926) |
|
MARIA JOSÉ DE RESENDE |
UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ELEMENTAR ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI TRATADO NO PERIÓDICO A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900-1927) |
|
Maria José Fagundes Barbosa |
TDAH E MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR |
|
Maria José Ferreira da Silva |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Maria José Ferreira da Silva |
ESTUDO DO OCTAEDRO TRUNCADO EM UM AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA |
|
Maria Laura Magalhães Gomes |
CARLOS GALANTE E SUAS MEMÓRIAS: ASPECTOS DA HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Maria Laura Magalhães Gomes |
METODOLOGIA DE PROJETOS NA EJA: OS CURSOS DE SUPLÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BETIM (1995-1999) |
|
Maria Laura Magalhães Gomes |
SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA MINEIRA NA REVISTA DO ENSINO (1925 E 1926) |
|
MARIA LÍDIA PAULA LEDOUX |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
MARIA LÍDIA PAULA LEDOUX |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAMATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
Maria Lucia de Carvalho Fontanini |
PONTES ENTRE PORTADORES DE SÍNDROMES DO ESPECTO AUTISTA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE O QUE JÁ EXISTE E O QUE PODE SER CONSTRUÍDO |
|
MARIA LUCIA PANOSSIAN |
SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
|
Maria Lucia Pereira Martins de Lima |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA: VIVÊNCIAS NO PROJETO DE EXTENSÃO “RECOMEÇO” |
|
Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha |
OS SABERES MATEMÁTICOS DESTINADOS AOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES EM 1903 |
|
Maria Madalena Dullius |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANCORADA NA PRÁTICA E APOIADA NO MENTORING |
|
Maria Madalena Dullius |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS |
|
MARIA MARTA DA SILVA |
AS RELAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
MARIA MARTA DA SILVA |
2 REINOS, 2 CORAÇÕES E 1 ESTRATÉGIA DE ENSINO |
|
MARIA MARTA DA SILVA |
O MOVIMENTO LÓGICO HISTÓRICO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
Maria Nazaré de Oliveira |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SIMETRIA AXIAL USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
MARIA PALMIRA DA COSTA SILVA |
O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
MARIA PALMIRA DA COSTA SILVA |
PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS? |
|
Maria Patrícia Freitas de Lemos - UFPI |
O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL |
|
Maria Patrícia Freitas de Lemos - UFPI |
UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE 6º ANO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE CATEGORIAS DE DESEMPENHO E NÍVEIS PROFICIÊNCIA DO SPAECE |
|
Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida |
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: 1890 A 1910 |
|
Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida |
PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA |
|
Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida |
GEOMETRIA E ORIGAMI EM UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL |
|
Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz |
DISCUSSÃO SOBRE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS E IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA |
|
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP |
O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS |
|
Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP |
ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Maria Rosana Soares |
MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O TEMA “DENGUE” |
|
Maria Rosana Soares |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E A REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
|
Maria Rosana Soares |
RELAÇÃO DO CONHECIMENTO FORMAL E INFORMAL: VALORIZANDO A ETNOMATEMÁTICA |
|
Maria Silvania Marques Xavier de Souza |
ANÁLISE DE DESEMPENHO E DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES |
|
MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA |
O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Maria Teresa Eglér Mantoan |
IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD |
|
Maria Teresa Eglér Mantoan |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
|
MARIA TERESA MENEZES FREITAS - UFU |
“REFLETINDO” A MATEMÁTICA: UMA AULA DE SIMETRIA COM ESPELHOS E CALEIDOSCÓPIOS |
|
Maria Teresa Zampieri |
AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DO PROJETO MAPEAMENTO |
|
Maria Tereza Serrano Barbosa - UNIRIO |
ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA E O PROGRAMA COMPUTACIONAL R |
|
Maria Vanusia de Oliveira Silva |
PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS PROPOSTAS CURRICULARES DO ESTADO E DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO |
|
Mariana Braun Aguiar |
POLINÔMIOS E GEOMETRIA: A SEMIOSE POSSIBILITADA POR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL |
|
Mariana de Avelar Galvino Lima |
DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE |
|
MARIANA DE MACEDO VIDAL |
A MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL REGIONAL DE CATOLÉ DO ROCHA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PONTOS DE PROVAS |
|
Mariana dos Santos Cezar |
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS |
|
Mariana dos Santos Cezar |
A CONSTRUÇÃO DOS CAMPOS NUMÉRICOS: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO DA DEFINIÇÃO DE NÚMEROS REAIS |
|
Mariana Ferreira Barbosa |
UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO |
|
Mariana Lima Duro |
A FORMACÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
|
Mariana Lima Duro |
PROJETO DE MINICURSOS ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: INSERÇÃO DO LICENCIANDO EM PRÁTICAS DO FAZER DOCENTE |
|
Mariana Lima Duro |
DESENVOLVIMENTO DA ESTIMATIVA NUMÉRICA E DESEMPENHO EM ARITMÉTICA EM CRIANÇAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TAREFAS |
|
Mariana Lima Vilela |
DIMENSIONANDO O CONDICIONAMENTO DE LIXO EM UM CONDOMÍNIO: UMA EXPERIÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES COM MODELAGEM |
|
Mariana Lima Vilela |
REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DO CONCEITO DE HIPÉRBOLE NO ENSINO MÉDIO |
|
Mariana Melquiades |
APRENDER JOGANDO: EXPERIÊNCIA COM A LEI 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
Mariana Moledo Moreira - UFF |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
|
Mariana Moledo Moreira - UFF |
ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA |
|
MARIANA MORAN |
REGISTROS FIGURAIS EM UMA ATIVIDADE DE GEOMETRIA: INFLUÊNCIA NA APREENSÃO OPERATÓRIA |
|
MARIANA MORAN |
APRENDENDO MATEMÁTICA COM O TRIÂNGULO DE SIERPINSKI |
|
Mariana Oliveira Santos |
ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: EXISTE RELAÇÃO ENTRE O QUE O PROFESSOR ELABORA E O DESEMPENHO DE SEUS ESTUDANTES? |
|
Mariana Oliveira Santos |
ÁREA DE UMA FIGURA RETANGULAR: ESTRATÉGIAS PARA O SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Mariana Pelissari Monteiro Aguiar Baroni |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FASES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LOGARITMOS |
|
Mariana Santana Silva |
CONSTRUINDO UM MOSAICO DE PESQUISAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA COM ÊNFASE NA DEFICIÊNCIA AUDITIVA |
|
Mariana Silva Mendonça |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APREDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
|
Mariana Silva Mendonça |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS |
|
Mariane Batista Amorim |
CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA: A DIFICULDADE DOS EDUCANDOS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Mariany Layne de Souza |
PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM OLHAR PARA AS PUBLICAÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Maridete Brito Cunha Ferreira |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE PROVAS E DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS EM UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DA BAHIA |
|
Mariele Josiane Fuchs |
A ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS E ALGUMAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
Marieli Vanessa Rediske de Almeida |
A ÁLGEBRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA VISTA POR ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
|
Marieli Vanessa Rediske de Almeida |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: TAREFAS PARA A FORMAÇÃO E SALA DE AULA |
|
Marilaine de Fraga Sant Ana - UFRGS |
RÉGUA E COMPASSO: O AUXÍLIO DOS JOGOS LÓGICOS NAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS |
|
Marilaine de Fraga Sant Ana - UFRGS |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À TEORIA DE GRAFOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Marilena Bittar |
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS |
|
Marilena Bittar |
TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Marilene Rosa dos Santos |
ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO ACERCA DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS |
|
Marilene Rosa dos Santos |
UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO |
|
Marilene Rosa dos Santos |
CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS |
|
Marileny Aparecida Martins - UFOP |
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
Marília Ewen de Sena |
A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS ACERCA DAS DIFERENTES FACETAS DOS NÚMEROS: UM ESTUDO SOBRE SENTIDO NUMÉRICO |
|
Marilia Lidiane Chaves da Costa |
A GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: EXPLORANDO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULAVEIS |
|
Marilia Lidiane Chaves da Costa |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O USO DO BLOG |
|
Marília Nunes Dall Asta |
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA |
|
Marília Nunes Dall Asta |
ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS PESCADORES ARTESANAIS |
|
Marília Nunes Dall Asta |
AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR |
|
Marília Prado |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: RALI MATEMÁTICO NUMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA |
|
Marilia Rios de Paula |
A UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FERRAMENTAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA AS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL |
|
Marilia Rios de Paula |
O USO DO TEAM BASED LEARNING NO ENSINO DE CÁLCULO III |
|
Marília Yuka Hanita |
PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC) E AS PRODUÇÕES DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS SEMINÁRIOS DE 2011 E 2013 |
|
Marília Zabel |
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE |
|
MARILY APARECIDA BENICIO - UEL |
O ESTADO DA ARTE DA ETNOMATEMÁTICA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
MARILZA MARIA DE OLIVEIRA |
MATEMATICANDO: PRÓ-POSIÇÕES E DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR |
|
MARINA CARRAVERO COSTA |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE |
|
Marina Oliveira Tavares - UECE |
A UBP E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA INICIAL A PARTIR DA OBRA MATEMÁTICA LÚDICA |
|
Marina Oliveira Tavares - UECE |
PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
Marinalva Conceição de Souza |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS: INTERFACES ENTRE LITERATURA INFANTIL E GRANDEZAS E MEDIDAS |
|
Marinalva Conceição de Souza |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MATEMÁTICA: INTERFACE NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS |
|
Marinéia dos Santos Silva |
A ÚLTIMA POLÍTICA PAULISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SECUNDÁRIO: OS CENTROS ESPECÍFICOS DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA O MAGISTÉRIO (CEFAM) NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP) |
|
Marinéia dos Santos Silva |
AS ENTREVISTAS E A HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DA PRODUÇÃO DE FONTES ÀS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE |
|
Marinela da Silveira Boemo |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO: É POSSÌVEL? |
|
marines poloni |
DESENROLANDO O CICLO TRIGONOMÉTRICO COM GEOGEBRA |
|
MARIO DE SOUZA SANTANA |
O CICLO INVESTIGATIVO COMO RECURSO À APRENDIZAGEM ESTATÍSTICA: UM ENFOQUE NO PENSAMENTO ESTATÍSTICO |
|
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ |
EXPLORAÇÃO DE ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULO E ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE LICENCIATURA E SEU POTENCIAL IMPACTO NAS CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO |
|
Mário Marcos Araújo Moreno |
EFEITOS DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU |
|
Marisa Conceição dos Santos |
CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS EM UM GRUPO DO PIBID-MATEMÁTICA: SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO |
|
Marisa da Silva Dias |
O INSTRUMENTO SETOR TRIGONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ÂNGULOS E TRIÂNGULOS |
|
Marisa da Silva Dias |
ANÁLISE DE RESOLUÇÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA A LUZ DA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
|
Maristela Missio |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS |
|
MARITA DE CARVALHO FRADE |
RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES: VOZES DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA |
|
Maritza Camilli Almeida Brito |
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESMISTIFICAR A “FÓRMULA DE BHASKARA” |
|
MARIZOLI REGUEIRA SCHNEIDER |
O CLÁSSICO... A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA... E O PIBID – IFC |
|
MARJUNIA ÉDITA ZIMMER KLEIN |
TRIGONOMETRIA NA PRÁTICA |
|
MARLEIDE CAMPOS SANTOS COSTA |
ANÁLISE SOBRE A INSERÇÃO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO |
|
Marli Santana dos Santos |
SOROBAN NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS |
|
Marli Teresinha Quartieri |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS |
|
Marli Teresinha Quartieri |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS |
|
Marli Teresinha Quartieri |
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O TAMANHO DO PÉ |
|
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP |
PSICOESTIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS |
|
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP |
AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO TEORIA DOS NÚMEROS |
|
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Marlos Gomes de Albuquerque |
DAS ESCOLAS QUE SURGEM EM MEIO A GRUPOS FAMILIARES ÀS ESCOLAS INSTITUCIONALIZADAS: UMA TRAJETÓRIA DOS PRIMEIROS MOVIMENTOS ESCOLARES EM RONDÔNIA |
|
Marlos Gomes de Albuquerque |
DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA APRENDIDA NOS BANCOS ESCOLARES A SUA APLICAÇÃO NO QUOTIDIANO: UM ELO NECESSÁRIO E SUFICIENTE |
|
Marnei Luis Mandler |
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PROPICIADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO |
|
MARRCOS DENILSON GUIMARÃES |
O ENSINO DO DESENHO PRESCRITO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO DE 1829 A 1882 |
|
Marta Cristina Cezar Pozzobon |
A MATEMÁTICA DO COTIDIANO E A MATEMÁTICA ESCOLAR: O JOGO DE “BOLIJA” |
|
Marta Cristina Cezar Pozzobon |
ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES NOS CADERNOS DO PNAIC |
|
Marta de Oliveira Gonçalves |
O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
|
Marta Elaine de Oliveira |
APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: UMA POLÍTICA COGNITIVA É PROBLEMATIZADA |
|
MARTA ÉLID AMORIM |
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÕES E PROVAS |
|
Marta Glícia Cerqueira da Silva Gomes |
ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO |
|
Martha Raíssa Iane Santana da Silva |
SABERES MATEMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO PAULISTA, 1950 A 1970. |
|
Maryanni Cardoso Silva |
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PELA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO |
|
Maryanni Cardoso Silva |
O LOGARITMO NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO YVES CHEVALLARD |
|
Mateus Both - UFSM |
ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: O CASO DAS RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS GEOMETRICAS |
|
MATEUS DE SOUZA GALVÃO |
DEMONSTRAÇÕES POR REDUÇÃO AO ABSURDO NO VOLUME I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES |
|
Mateus Figueiredo de Souza |
ESTUDO DAS FUNÇÕES SENO, COSSENO E TANGENTE UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA: VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
|
Mateus Figueiredo de Souza |
UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO |
|
Matheus Alexandre Oliveira de Souza |
UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO |
|
Matheus Alexandre Oliveira de Souza |
PROBLEMATIZANDO COM O CÓDIGO DE BARRAS NUMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA INDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA |
|
Matheus Alexandre Oliveira de Souza |
A PROVA DOS NOVE: HISTÓRIA E APLICABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E NO COMÉRCIO |
|
Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel - UFV |
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS DA ZONA DA MATA MINEIRA |
|
Matheus Freitas de Oliveira |
UMA PARCERIA EM PROL DA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
|
Matheus Freitas de Oliveira |
UM CATÁLOGO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA |
|
Matheus Henrique Damasceno |
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: REFLEXÕES ACERCA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS |
|
Matheus Henrique Morato de Moraes |
AUDIOVISUAL, ACESSIBILIDADE E AS TICS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATOS DO PROJETO “CURTAS MATEMÁTICOS” |
|
Mauren Porciúncula Moreira da Silva |
CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ESTATÍSTICA DE GRADUANDOS |
|
MAURÍCIO DE MORAES FONTES |
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA |
|
MAURICIO RESENDE RODOVALHO |
REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
MAURICIO RESENDE RODOVALHO |
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
|
maurilio antonio valentim |
A INTERPRETAÇÃO NARRATIVA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Maurivan Barros Pereira |
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO |
|
Mauro Carlo Romanatto |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES III |
|
MAURO CESAR SANTOS |
O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO O PROGRAMA COMPUTACIONAL CMAPTOLLS |
|
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo |
MILAGE APP – UMA APLICAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA USANDO SMARTPHONES E TABLETS |
|
MAURO JOSÉ DA ROCHA |
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ARCO SENO E ARCO COSSENO |
|
Mauro Mateus Alves |
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA |
|
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo |
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO REALIZADO NA UTFPR-DV |
|
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo |
ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS E MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS RELACIONADOS À CARREIRA DOCENTE |
|
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas |
UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO ENSINO DE VOLUME DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
|
Maxlei Vinícius Cândido de Freitas |
APRENDENDO MATEMÁTICA |
|
Maxwell Gonçalves Araújo |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO |
|
Mayara dos Santos Pereira |
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: REFLEXÕES ACERCA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS |
|
MAYARA GABRIELLA GRANGEIRO PEREIRA |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE TEOREMA DE PITÁGORAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
MAYARA GABRIELLA GRANGEIRO PEREIRA |
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: 1890 A 1910 |
|
Mayara Permanhane Nascimento - UFV |
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS DA ZONA DA MATA MINEIRA |
|
MAYCON DOUGLAS FERREIRA - UFMS |
UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/MATEMÁTICA |
|
Maycon Odailson dos Santos da Fonseca |
CARACTERIZAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
Mayline Regina Silva |
GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS |
|
Maylza Belizário dos Santos |
ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO |
|
MAYSA DE FATIMA MOREIRA |
METODOLOGIAS COM O USO DE JOGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
MAYSA DE FATIMA MOREIRA |
METODOLOGIAS UTILIZADAS E CONTRIBUIÇÕES NO PIBID-CCET-MATEMÁTICA. |
|
Mazílio Coronel Malavazi |
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O NÚMERO PI! |
|
MEIRE NADJA MEIRA DE SOUZA |
O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO FRACIONÁRIO A PARTIR DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS |
|
Mélany dos Santos Mello |
IDENTIFICANDO OS SABERES ELEMENTARES DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS (ADMISSÃO AO GINÁSIO)” DE 1968 |
|
Mélany dos Santos Mello |
IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS |
|
Meline Nery Melo Pereira |
NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE DIFERENTES SIGNIFICADOS |
|
Melquisedeque dos Anjos Alves |
JOVERA: UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO DA VELHA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE RADICIÃO |
|
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa |
DISCUTINDO A MAIORIDADE PENAL EM SALA DE AULA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa |
ANÁLISE DE AULA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS DESENVOLVIDAS EM UM GRUPO COLABORATIVO |
|
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa |
NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE DIFERENTES SIGNIFICADOS |
|
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN |
BEBEU ÁGUA? TÁ COM SEDE? FECHE A TORNEIRA!: A MATEMÁTICA EM BUSCA DE COMPREENSÃO E SOLUÇÕES PARA CRISE HÍDRICA NUMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA |
|
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN |
ENSINO DE FRAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O FRAC-SOMA 235 |
|
Mércia de Oliveira Pontes - UFRN |
MATEMÁTICA E MÚSICA: ESTUDANDO FRAÇÃO POR UM OLHAR MUSICAL. |
|
MERCIELLY JAMILLY PEDRO ALÉCIO DE OLIVEIRA - UNEAL |
ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM |
|
Méricles Thadeu MOretti |
PANORAMA DE PESQUISAS SOBRE O ESBOÇO DE CURVAS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DAS UNIDADES FIGURAIS |
|
Méricles Thadeu MOretti |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARITMÉTICA: REFLEXÕES COM BASE NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
|
Merielle Cristine da Silva Arruda |
APRENDENDO DE FORMA LÚDICA AS UNIDADES DE MEDIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID – PEDAGOGIA (UFRPE) |
|
Meyrison Leandro Lima Soares |
O JOGO DAS RETAS NO PROJETO EDUCAÇÃO SEMIÓTICA EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS |
|
MICHAELLE RENATA MORAES DE SANTANA |
NOÇÕES BÁSICAS DE PROBABILIDADE: O QUE OS LIVROS SUGEREM, O QUE OS PROFESSORES CONHECEM. |
|
Michel Cambrainha de Paula - UNIRIO |
MATRIZES: UMA TECNOLOGIA DE PONTA |
|
Michel Guerra de Souza |
“O MUNDO MÁGICO DE ESCHER”: EXPLORANDO ISOMETRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Michel Hallal Marques |
SOFTWARE GEOGEBRA: VÍDEOS TUTORIAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO |
|
Michel silva dos Reis |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O ZERO NA RETA NUMÉRICA |
|
Michel silva dos Reis |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
Michele Cristina de Jesus |
MANOEL JAIRO BEZERRA E OS LIVROS DIDÁTICOS |
|
Michele de Souza Moraes |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
|
Michele de Souza Moraes |
O INSTRUMENTO SETOR TRIGONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ÂNGULOS E TRIÂNGULOS |
|
Michele Mariane de Oliveira |
CURVAS CLÁSSICAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA |
|
Michele Regiane Dias Veronez |
O SABER COTIDIANO E O SABER ESCOLAR: ARTICULANDO ESSES SABERES EM UMA TAREFA MATEMÁTICA |
|
Michele Regiane Dias Veronez |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE SALAS DE CINEMA |
|
Michelle Andrade Klaiber - UEL |
A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA |
|
Michelle Andrade Klaiber - UEL |
A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR E OS ASPECTOS OPERACIONAIS E ESTRUTURAIS DO CONCEITO DE GRUPOS NOS TRABALHOS DE EULER E GAUSS |
|
Michelle Fernanda da Silva |
A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS ANAIS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2015 |
|
Michelle Francisco de Azevedo |
MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DO NÚMERO |
|
Michelle Taís Faria Feliciano - SME |
CURRÍCULO PRESCRITO E CURRÍCULO EM AÇÃO: O QUE JUSTIFICA AS DIFERENÇAS? |
|
Midiele Dantas Gomes |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – DA ORIGEM DA PALAVRA À INTERAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
MIGUEL CHAQUIAM |
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA |
|
MIGUEL CHAQUIAM |
O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE |
|
MIGUEL CHAQUIAM |
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: 1890 A 1910 |
|
MIGUEL JOCÉLIO ALVES DA SILVA |
A MATEMÁTICA MODERNA NO CONTEXTO DA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ |
|
Miguel Maciel Elias |
PEDALANDO NO GEOGEBRA |
|
Miguel Ribeiro |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: TAREFAS PARA A FORMAÇÃO E SALA DE AULA |
|
MIGUEL RODRIGUES MENINO |
UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO E NAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES |
|
MIKAELLE BARBOZA CARDOSO |
ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA |
|
Milena Heidecher de Oliveira |
UM PORTAL COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
|
Milena Moretto - USF |
O TRABALHO COM A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS |
|
Milena Schneider Pudelco - UFPR |
CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DE ORIGAMIS |
|
Milena Schneider Pudelco - UFPR |
CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS |
|
Milena Schneider Pudelco - UFPR |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES DOCENTES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Milene Aparecida Malaquias Cardoso |
DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Miliam Juliana Alves Ferreira |
O DIÁLOGO SOBRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO CIBERESPAÇO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
|
Millena Lopes de Paula Silva - UEPA |
ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE BELÉM UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA |
|
Milton Rosa - UFOP |
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A MODELAGEM |
|
Milton Rosa - UFOP |
RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES:UM ESTUDO MISTO PARA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM |
|
Milton Rosa - UFOP |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
|
Mirael de Jesus Monteiro de Moraes - UFPA |
DO CÁLCULO MENTAL À DIAGNOSE CULTURAL; DA DIAGNOSE CULTURAL AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
|
MIRELA MENDES |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA MODALIDADE AULA COMPARTILHADA |
|
MIRELA MENDES |
OS MÚLTIPLOS RECURSOS PARA ENSINAR FRAÇÃO |
|
MIRIAM CRIEZ NOBREGA FERREIRA |
ANALISANDO COMO ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA RESPONDEM E INTERPRETAM QUESTÕES DE ÁLGEBRA |
|
Miriam Ferrazza Heck - UNIFRA |
ANÁLISE DE ERROS EM GEOMETRIA PLANA |
|
MIRIAN CARNEIRO DE AZEVEDO MEIRA |
APRENDIZAGEM DA DOCENCIA NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA: A PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS NA UESB |
|
Mirian Fernanda Dolores Granado Martins |
UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO PIBID |
|
Mirian Maria Andrade |
UM ESTUDO SOBRE AS NOTAS DO ESSAIS... DE LACROIX |
|
Mirian Maria Andrade |
UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE POLUIÇÃO NO AR “SÃO PAULO X PEQUIM” POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Mirian Maria Andrade |
DA PLANTAÇÃO À MESA DO CONSUMIDOR: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MODELAGEM MATEMÁTICA COM UVA E VINHO |
|
Mirianne Andressa Silva Santos - UFU |
AS CÔNICAS DE APOLÔNIO |
|
Mirla Braz Braga - UECE |
BREVE RECORTE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ: A GÊNESE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE |
|
Mirla Braz Braga - UECE |
A SITUAÇÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES CEARENSES, CONFORME A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
Mirtes de Souza Miranda |
GRUPO DE ESTUDOS NA PRÓPRIA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA |
|
Mirtes de Souza Miranda |
UM NOVO OLHAR PARA UM VELHO PROBLEMA: ANALISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA |
|
MIRTES RIBEIRO DE LIRA - UPE |
“OS PREÇOS ESTÃO NA HORA DA MORTE” – TEMA GERADOR NO ENSINO DE FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
MIRTES RIBEIRO DE LIRA - UPE |
DESAFIOS IMERSOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE |
|
Misael Oliveira da Silva |
SOROBAN NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS |
|
Misleine Andrade Ferreira Peel |
PRISMA, UMA LUZ SOBRE O SABER MATEMÁTICO |
|
Moab Marques da Silva - UNIR |
PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (1985 - 2015) |
|
Monica Fürkotter - FCT/UNESP-PP |
ENSINO COM TECNOLOGIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SEU IMPACTO SOBRE O FUTURO PROFESSOR |
|
Monica Fürkotter - FCT/UNESP-PP |
O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Mônica Gonçalves de Matos |
ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TELA |
|
Mônica Gonçalves de Matos |
NARRATIVAS DE VIDA NA/PARA INVESTIGAÇÃO E (AUTO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Monica Karrer |
BASE NO PLANO: UM ESTUDO DE EXPLORAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS DESENVOLVIDO EM UM AMBIENTE DINÂMICO |
|
Mônica Maria Kerscher |
MOVIMENTOS ENTRE CORPO E SUA MATEMATIZAÇÃO: UM ESTUDO DE PINTURAS DE ARTE E MANUAL DIDÁTICO DE JOÃO ZEFERINO DA COSTA |
|
Mônica Menezes de Souza |
UMA LENTE PARA LER AS TRAMAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) |
|
Mônica Menezes de Souza |
DISCUSSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Mônica Souto da Silva Dias |
TEOREMA DE PICK: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
|
Mônica Souto da Silva Dias |
FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO! |
|
Mônica Souto da Silva Dias |
DA VERTICALIZAÇÃO AO TRABALHO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA |
|
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFT |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÃO |
|
Mônica Suelen Ferreira de Moraes - UFT |
PROPOSTA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS |
|
MONIE FERNANDES PACITTI |
O PROGRAMA PÚBLICO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA |
|
MORANE ALMEIDA DE OLIVEIRA |
POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O POVO YAWANAWÁ |
|
MORGANA SCHELLER |
CLASSE ESPANHOLA DE “GRADO EN MAESTRO EN EDUCACIÓN PRIMARIA”: OBSERVAÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E SUAS DIDÁTICAS |
|
MORGANA SCHELLER |
MOVIMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO |
|
Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES |
O PROBLEMA DOS 21 VASOS, EXTRAÍDO DA OBRA O HOMEM QUE CALCULAVA, DE MALBA TAHAN |
|
Murilo Fraga Pereira |
A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA |
|
Mylane dos Santos Barreto |
FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO! |
|
Mylane dos Santos Barreto |
DA VERTICALIZAÇÃO AO TRABALHO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA |
|