A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA HOJE: PORQUE E COMO? |
Ubiratan D'ambrósio |
|
|
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: A PRESENÇA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Maria Aparecida Viggiani Bicudo - UNESP |
|
|
A ESCOLA DIFERENTE: ASPECTOS DE UM PROJETO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA |
Antonio Vicente Marafioti Garnica |
|
|
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PESQUISA |
Maria Melena Camara Bastos |
|
|
A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADAS |
Nilson José Machado |
|
|
A PESQUISA DA PRÁTICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: REGISTRAR, NARRAR E COMPARTILHAR COM OS PARES |
Adair Mendes Nacarato |
|
|
A POLITICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA E PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
IRENE MAURICIO CAZORLA |
|
|
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, ALFABETISMO MATEMÁTICO E NUMERAMENTO: MATEMÁTICAS NA APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS LETRADAS |
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA - UFMG |
|
|
ÁLGEBRA E SEU ENSINO: DANDO ECO ÀS MÚLTIPLAS “VOZES” DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Alessandro Jacques Ribeiro |
|
|
APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA ATRAVÉS DE TECNOLOGIA INFORMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR |
|
|
APRENDER MATEMÁTICA EM TEMPOS DE MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DE DESLOCAMENTOS EM DELEUZE E FOUCAULT. |
Alexandrina Monteiro |
|
|
AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA |
Sandra Maria Pinto Magina |
|
|
AVALIAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS EM MATEMÁTICA |
Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ |
|
|
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE MATEMÁTICA: PRESSUPOSTOS, PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E NOVA VERSÃO PRELIMINAR |
Ruy Cesar Pietropaolo |
|
|
BNCC: UM CAVALO DE TROIA E/OU UM TIRO NO PÉ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Antonio José Lopes - CEM |
|
|
CONSTRUÇÃO DE UMA SEMIOSFERA DA APRENDIZAGEM DO OLHAR EM GEOMETRIA NO INÍCIO DA ESCOLARIDADE |
Méricles Thadeu MOretti |
|
|
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Izabel Augusta Hazin Pires - UFRN |
|
|
CURRÍCULOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMO DAR UM PASSO PARA ALÉM DA ESCOLA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES? |
Roberto Catelli Jr. |
• Andréia Lunkes Conrado
|
|
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Mauricio Rosa - UFRGS |
|
|
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Marilena Bittar |
|
|
DESCONSTRUINDO NARRATIVAS NORMALIZADORAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Renato Marcone - UNIFESP |
|
|
DISCUTINDO AS ABORDAGENS GLOBAL (ÉTICA), LOCAL (ÊMICA) E GLOCAL (DIALÓGICA) EM INVESTIGAÇÕES EM ETNOMODELAGEM |
Milton Rosa - UFOP |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SOCIEDADE: CONEXÕES NECESSÁRIAS |
Gelsa Knijnik |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Priscila Domingues de Azevedo Ramalho |
|
|
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM CAMPO DE ESTUDO EM CONSTRUÇÃO. |
Dario Fiorentini |
|
|
FASES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A REINVENÇÃO DA SALA DE AULA |
Marcelo de Carvalho Borba |
|
|
GAROTOS ESPERTOS, POUCOS ANOS DE VIDA FORA E DENTRO DE ESCOLA ... MUITOS APRENDIZADOS MATEMÁTICOS MAIS COMPLEXOS |
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA |
|
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA NA ESCOLA |
WAGNER RODRIGUES VALENTE |
|
|
INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E PROFESSORES EM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
Maria Laura Magalhães Gomes |
|
|
INTERCONEXÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS |
Saddo Ag Almouloud - PUC-SP |
|
|
INTERTEXTUALIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Arlete de Jesus Brito |
|
|
MATEMATIZAR A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Tarso Bonilha Mazzotti - UNESA |
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA |
|
|
O QUE UM PROFESSOR DEVE SABER PARA ENSINAR? REFLEXÕES SOBRE O ENSINO NOS ANOS INICIAIS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA |
Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali |
|
|
PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICA E REFLEXÕES |
Jussara de Loiola Araújo |
|
|
PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS HISTÓRICAS COMO OBJETOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
IRAN ABREU MENDES |
|
|
PROBLEMATIZAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA |
REGINA CELIA GRANDO |
|
|
QUANTO DE INUSITADO GUARDA UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA? APRENDIZAGENS, PESQUISA E FORMAÇÃO |
Sônia Maria Clareto - UFJF |
|
|
RECURSO MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DA PRÁTICA DE PROFESSORES EM AULAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO |
Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino |
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - UM CAMINHO PARA REFORMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Lourdes de la Rosa Onuchic |
|
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS DESAFIOS AGORA CABEM NO BOLSO, MAS SERÁ QUE APRENDIZADO CABERÁ NAS MÃOS? |
Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ |
|
|
TODOS JUNTOS E MISTURADOS: BUSCANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS |
Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
|
|
UMA AGENDA CONTEMPORÂNEA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA |
Antonio Miguel |
|
|
UNA MIRADA SOBRE EL “FUNCIONAMIENTO” DE LOS MATERIALES CURRICULARES DEL ÁREA DE MATEMÁTICA |
Horacio Itzcovich |
|
|