ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES |
1 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES
2 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES II
3 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES III
|
1 - Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR
2 - Luciane de Fatima Bertini - UNIFESP
3 - Mauro Carlo Romanatto |
|
|
APRENDIZAGENS NA VIDA E NA ESCOLA: COMBINATÓRIA, ESTATÍSTICA E GEOMETRIA |
1 - APRENDIZAGENS NA VIDA E NA ESCOLA: ESTUDO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA
2 - COMBINANDO NA VIDA E NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES
3 - APRENDIZAGENS NA VIDA E NA ESCOLA: ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS
|
1 - Edda Curi
2 - RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA
3 - Gilda Lisbôa Guimarães |
|
|
AVALIAÇÕES DE SISTEMAS EDUCACIONAIS |
1 - AVALIAÇÕES DE SISTEMA: ESTIMAÇÃO DE PROFICIÊNCIAS POR MEIO DO USO DE MODELAGENS MATEMÁTICA BASEADA NA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
2 - A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: AVANÇOS OU RETROCESSOS ?
3 - UMA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DE MATEMÁTICA PARA UMA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA
|
1 - Wagner Bandeira Andriola - UFC
2 - Luzia Queiroz Hippolyto - UFC
3 - Marco Aurélio Jarreta Merichelli |
3 - Luzia Queiroz Hippolyto - UFC |
|
COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS |
1 - A MEDIAÇÃO PARA SURDOS INCLUSOS NAS AULAS MATEMÁTICA POR INTÉRPRETES DE LIBRAS: UMA AÇÃO INTERLÍNGUAS?
2 - COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DE UMA PRÁTICA POUCO PRESENTE
3 - COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
|
1 - Fábio Alexandre Borges
2 - ROGÉRIA GAUDENCIO DO RÊGO - UFPB
3 - Alberto Costa |
|
|
CONFIGURAÇÕES DA MATEMÁTICA ESCOLAR NOS CONTEXTOS CAPIXABA E CARIOCA, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. |
1 - A MATEMÁTICA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO CAPIXABA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
2 - O QUE DIZER DO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO NO RIO DE JANEIRO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: ALGUNS CENÁRIOS E ALGUMAS INTERPRETAÇÕES
3 - ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR CAPIXABA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: O CONTEXTO DO GINÁSIO DO ESPÍRITO SANTO
|
1 - Antonio Henrique Pinto
2 - Bruno Alves Dassie - UFF
3 - Tercio Girelli Kill |
|
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
1 - O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
2 - APRENDIZAGEM E PRÁTICA DOCENTE, REVELADAS POR ALGUMAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA INFÂNCIA
3 - COMUNIDADES DE PRÁTICA COMO PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
|
1 - Luzinete de Oliveira Mendonça - UNICSUL
2 - DEBORA DE OLIVEIRA
3 - Everton José Goldoni Estevam |
|
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
1 - A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
2 - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR
3 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE A PESQUISA ACADÊMICA E A PRÁTICA DOCENTE
|
1 - Ronaldo Rocha Bastos
2 - Amarildo Melchiades da Silva
3 - IVAIL MUNIZ JUNIOR - COLéGIO PEDRO II |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E POTENCIAIS FORMATIVOS. |
1 - O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SOBRE OS POTENCIAIS DE FORMAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA
2 - RECURSOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
3 - A ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTIVA EM ESCOLAS DO CAMPO
|
1 - Nilson Antonio Ferreira Roseira
2 - Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
3 - Iranete Maria da Silva Lima |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR-GT4 DA SBEM |
1 - TEXTO 1: ÊNFASE NAS PESQUISAS ENVOLVENDO GEOMETRIA
2 - ÊNFASE NAS PESQUISAS ENVOLVENDO O CÁLCULO
3 - TEXTO 3: ÊNFASE EM ALGUMAS PESQUISAS EM ÁLGEBRA
|
1 - José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA
2 - LILIAN NASSER
3 - Ângela Marta Pereira das Dores Savioli |
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM PROJETO E SUAS VÁRIAS INTERLOCUÇÕES |
1 - O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS - EMAI NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
2 - O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EMAI NO ÂMBITO ESCOLAR
3 - O PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS – EMAI - DESENVOLVIMENTO NA ARTICULAÇÃO COM A PÓS GRADUAÇÃO
|
1 - Célia Maria Carolino Pires
2 - Débora Reis Pacheco
3 - Ivan Cruz Rodrigues |
|
|
EDUCAR COM A MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
1 - EDUCAR COM A MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE
2 - UMA PERSPECTIVA PARA O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
3 - FORMAR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADE
|
1 - Manoel Oriosvaldo de Moura
2 - Josélia Euzebio da Rosa
3 - Vanessa Moretti |
|
|
ESPAÇOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XX E XXI: RETRATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS. |
1 - TEXTO 1: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O CASO DO CAEM – IME – USP
2 - TEXTO 2: O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE COMO ESPAÇO DE ESTUDO, PRODUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PASSADO E NO PRESENTE
3 - TEXTO 3: O NÚCLEO DE ENSINO NA UNESP: MEMÓRIA DE UM ESPAÇO-TEMPO VIVIDO
|
1 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
2 - Andréia Dalcin - UFRGS
3 - Rosa Monteiro Paulo |
|
|
EXCLUSÃO MATEMÁTICA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
1 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO
2 - “BICHO DE SETE CABEÇAS”: OS DITOS E NÃO DITOS DA MATEMÁTICA NA EJA
3 - QUAL O PAPEL E O LUGAR DO SABER MATEMÁTICO NA SOCIEDADE DITA DO CONHECIMENTO?
|
1 - Rosemara Perpetua Lopes
2 - Adriana Aparecida Molina Gomes
3 - Viviane Barros Maciel |
|
|
EXPLORAR A HISTÓRIA PARA DESENVOLVER CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA |
1 - A DINÂMICA OPERATÓRIA DA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
2 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO: REALCES EM PESQUISAS BRASILEIRAS
3 - O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA
|
1 - IRAN ABREU MENDES
2 - Ligia Arantes Sad
3 - MIGUEL CHAQUIAM |
|
|
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
1 - LEGITIMIDADES POSSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
2 - A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DOS CONTEÚDOS AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS
3 - CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
1 - João Ricardo Viola dos Santos
2 - Patricia Rosana Linardi
3 - Viviane Cristina Almada de Oliveira |
|
|
HISTÓRIAS DA ARITMÉTICA ESCOLAR NO BRASIL: DO ENSINO TRADICIONAL À MATEMÁTICA MODERNA |
1 - ARITIMÉTICA ESCOLAR NOS TEMPOS DO BRASIL IMPÉRIO
2 - O ENSINO DE ARITMÉTICA EM TEMPOS DA PEDAGOGIA MODERNA
3 - ARITMÉTICA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA
|
1 - Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG
2 - DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC
3 - DENISE MEDINA DE ALMEIDA FRANCA - UERJ |
|
|
O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
1 - MEDIR... UMA NECESSIDADE. EXPERIÊNCIAS COM MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2 - O RELÓGIO MEDE O QUÊ? MEDIDA DE TEMPO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
3 - MEDIDA DE CHANCE: RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DE MEDIR E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES
|
1 - REGINA CELIA GRANDO
2 - Simone Terezinha Ferrarezi
3 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
|
|
PRÊMIO MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES |
1 - CONHECENDO NOSSA TURMA
2 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
3 - MATEMÁTICA COMO DISCURSO - PERSPECTIVAS TEORICA E METODOLOGICA PARA O SEU ENSINO |
1 - Andréia Silva Brito
2 - Célia Maria Carolino Pires & Edda Curi
3 - Ronaldo Barros Ripardo |
|
|
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA |
1 - TEXTO 1: O CURRÍCULO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO E A ELABORAÇÃO COLETIVA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
2 - TEXTO 2: A ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
3 - TEXTO 3: DIREITOS DE APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE DOCUMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
|
1 - Wanusa Rodrigues da Silva
2 - Kleber Silva
3 - Maria Helena Soares de Souza |
|
|
REVISITANDO O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS DIMENSÕES CULTURAL, POLÍTICA E SOCIAL |
1 - A CENTRALIDADE DA DIMENSÃO CULTURAL E O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR
2 - O HISTÓRICO DE IMPLANTAÇÃO CURRICULAR NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE HABERMASIANA DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS
3 - DO CONTEXTO DO TEXTO OFICIAL AO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR DA ABORDAGEM DE STEPHEN BALL
|
1 - Elenilton Vieira Godoy
2 - DEISE APARECIDA PERALTA
3 - Sueli Fanizzi |
|
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS: CORPO, METÁFORAS E ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
1 - O QUE FAZER QUANDO OS DISPOSITIVOS MÓVEIS ENTRAM EM SALA DE AULA? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
2 - A CORPOREIDADE E ARGUMENTAÇÃO, NA DISCUSSÃO DA REPRESENTAÇÃO MATEMÁTICA COM TIC
3 - COMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA LINEAR E CORPO: REPENSANDO O DESIGN DE INTERFACES DIGITAIS A PARTIR DAS METÁFORAS
|
1 - Marcelo Almeida Bairral - UFRRJ
2 - Nilce Fátima Scheffer
3 - Juliana Pereira Gonçalves de Andrade Araripe |
|
|
UMA DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O TEMA INTEGRADOR “CONSUMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA” E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA |
1 - UMA DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O TEMA INTEGRADOR “CONSUMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA” E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
2 - O PROFESSOR E O LIVRO DIDÁTICO NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
3 - EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
1 - MARCO AURÉLIO KISTEMANN JUNIOR - UFJF
2 - CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO - PUC-SP
3 - Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
|
|