Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR TÍULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
JOSÉ WILSON PEREIRA A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E A APROPRIAÇÃO DO ARTEFATO TECNOLÓGICO APPRANTI GÉOMÈTRE 2 EM UMA SITUAÇÃO PROPOSTA • Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva
• Walenska Maysa Gomes de Santana
ANNA LUISA DE CASTRO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O CURRÍCULO DA ERA DIGITAL  
PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE LIMA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - UM OLHAR SOBRE AS PERSPECTIVAS DO PIBID • Philipe Rocha Cardoso - UCB
• Daniela Souza Lima
• Daniel Santos da Silva
• Valdir Sodré dos Santos
EMANUEL NOGUEIRA DE SOUZA A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA  
Tiago Ponciano Antunes ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM PROBLEMAS NÃO ROTINEIROS DE MATEMÁTICA • JADER OTAVIO DALTO
Jenny Patricia Acevedo Rincón APRENDIZAGEM DOCENTE DO ESTAGIÁRIO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ALÉM DAS FRONTERAS DA ESCOLA E DA UNIVERSIDADE • Dario Fiorentini
Irene Célia Bianchini Périgo CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR  
Vanessa Franco Neto EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES  
Isabelle Alves Trobia JOGOS MATEMÁTICOS: UMA TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA • José Trobia
Patrícia Priscilla Ferraz da Costa Souza O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE MELHORIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Claudinéa Soto da Silva
• Tatiane Suéllen Rodrigues
Cristiane dos Santos Leite O OLHAR DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2009/1 SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT/CÁCERES • Marcos F. Borges - UNEMAT
MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS
• ALMIR PEREIRA DE MOURA
• André Pereira da Costa
• Ronald de Santa da Silva
Gisele Americo Soares O USO DO TEAM BASED LEARNING NO ENSINO DE CÁLCULO III • Marilia Rios de Paula
WEDESON OLIVEIRA COSTA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICA POR MEIO DE UM TRABALHO COLABORATIVO • ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA
Midiele Dantas Gomes TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – DA ORIGEM DA PALAVRA À INTERAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA  
JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ELEMENTAR ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI TRATADO NO PERIÓDICO A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900-1927) • JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS
• MARIA JOSÉ DE RESENDE
SABRINE COSTA OLIVEIRA (RE)CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE PROFESSORES NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO  
MARIA ALICE DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS - UFPA A (NÃO) EXISTÊNCIA DO LIMITE DE UMA FUNÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS IMAGENS CONCEITUAIS DE ESTUDANTES EM UM CURSO DE CÁLCULO • JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA
Alana Godoy Lacava - UFSC A ABORDAGEM DA PROVA DOS NOVE NA OBRA “ELEMENTOS DE ARITHMETICA (1906)” DE JOÃO JOSÉ LUIZ VIANNA • DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC
Marcelo Rivelino Rodrigues A ABORDAGEM DO TEMA PROBABILIDADE NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLD PARA O TRIÊNIO 2015 – 2017 E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . • ELEN GRACIELE MARTINS
Maria de Fátima Costa Sbrana A ÁLGEBRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA VISTA POR ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO • KARINA AGUIAR ALVES - UFABC
• Marieli Vanessa Rediske de Almeida
• Vivilí Maria Silva Gomes
Philipe Rocha Cardoso - UCB A ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DO 6 º AO 8 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS • PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE LIMA
• Daniela Souza Lima
FLAVIA BATISTA SANTOS A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE POR UMA DUPLA DE ESTUDANTES CEGOS E VIDENTES MEDIADOS PELA MAQUETE TÁTIL  
Fábio Luiz Dias Tozo A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM VIA TAREFAS EXPLORATÓRIAS-INVESTIGATIVAS • Paulo César Oliveira
DANIEL MONTEIRO DA SILVA MOREIRA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL, CÁLCULO DE VOLUME SEGUNDO OS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO  
Diego Matos Pinto - COLéGIO PEDRO II A ARTICULAÇÃO ENTRE INTUIÇÃO E RIGOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA CULTURA MATEMÁTICA CONSTITUÍDA EM UM CURSO DE ANÁLISE REAL DA LICENCIATURA  
Simone Pozebon A AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO COMO UM ELEMENTO DO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
Michelle Andrade Klaiber - UEL A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA • Christian James de Castro Bussmann
JORGE RICARDO CARVALHO DE FREITAS A BRAÇA REVELA A ETNOMATEMÁTICA QUE TRANSCENDE O TEMPO E FORTALECE OS LAÇOS DA TRADIÇÃO NOS CANAVIAIS PERNAMBUCANOS  
Giselle Fernandes A COMUNICAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO POR CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES  
Sandra Regina D' Antonio Verrengia A COMUNICAÇÃO E O ATO DE APENDER E ENSINAR EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ • Regina Maria Pavanello - UEM
Karina Daniela Mazzaro de Brito A CONSTITUIÇÃO DO COLETIVO E O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DOCENTE • Elaine Sampaio Araujo - USP
EMILY DE VASCONCELOS SANTOS A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS
• Fabíola da Cruz Martins
Wanderley Sebastião de Freitas A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE DE MODELAGEM ORIENTADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E SUAS VOZES CONFLITANTES  
ANA MARIA DE ALMEIDA A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO NA PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM REGIME MODULAR EM CAMPO GRANDE/MS • Luzia Aparecida de Souza
Paulo Roberto Castor Maciel A CONSTRUÇÃO DE UMA PROSOPOGRAFIA DOS DOCENTES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (1942-1965)  
Aline Tafarelo Tracanella - PUC-SP A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS • Aparecida de Lourdes Bonanno
Christian James de Castro Bussmann A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR E OS ASPECTOS OPERACIONAIS E ESTRUTURAIS DO CONCEITO DE GRUPOS NOS TRABALHOS DE EULER E GAUSS • Michelle Andrade Klaiber - UEL
Ana Queli Mafalda Reis A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA • Cátia Maria Nehring
Aline Mota de Mesquita Assis A CONTEXTUALIZAÇÃO DO SABER E O DESPERTAR DO DESEJO E DA NECESSIDADE POR APRENDER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRANSFORMAÇÃO LINEAR • Beatriz Aparecida Zanatta
Emerson Bastos Lomasso A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO COTIDIANO PROFISSIONAL E/OU ACADÊMICO DE EGRESSOS PÓS-EDUCAÇÃO BÁSICA DA ESCOLA ESTADUAL CAMINHO À LUZ, NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG • CIBELE APARECIDA SANTOS ROSA
• Raquel Seriani
• Vera Lúcia Rangel de Souza
Edvonete Souza de Alencar A DIVISÃO NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: COMPARAÇÕES ENTRE PESQUISAS  
JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA E A PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 8º ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL • PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE LIMA
• Philipe Rocha Cardoso - UCB
• REGINA DA SILVA PINA NEVES - UNB
Rozelaine de Fatima Franzin A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL • Liciara Daiane Zwan
• Ana Maria Rosinski Dutra
• Eliani Retzlaff
LILIAN BRAZILE TRINDADE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO • Vagner Donizeti Tavares Ferreira
Laudicéia Fortunato Gusmão A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES • LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA - PUC-SP
• Lílian Gleisia Alves dos Santos
Emmanuelle Fontanesi dos Santos A EDUCAÇÃO MATEMATICA E A TEMATICA AMBIENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIA COM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO • KELLY CRISTINA DE MELO
Simone Moura Queiroz A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MEIO AO HIPERATIVISMO SÓCIO-CULTURAL DO MUNDO LÍQUIDO  
DEILA DA SILVA BARELI DE MORAES A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFES – CAMPUS DE ALEGRE • Antonio Henrique Pinto
Alex Andrade Alves A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS • Mariana Silva Mendonça
• Taianá Silva Pinheiro
Ana Quele Gomes de Almeida A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA: O USO DO JOGO OWARE • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
Sidney Silva Santos A EQUIVALÊNCIA, O LIVRO DIDÁTICO E OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA • Rosana Nogueira de Lima
Claudia Glavam Duarte A ESCOLA COMO ESPAÇO DE LIBERDADE: UM OLHAR FOUCAULTIANO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA • Valdirene Teixeira Flor
• Alice Stephanie Tapia Sartori
Ariel Cardoso da Silva - UENP A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS ANAIS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2015 • Michelle Fernanda da Silva
• JEFERSON TAKEO PADOAN SEKI - UENP
ROMARO ANTONIO SILVA A ETNOMATEMÁTICA NO CULTIVO E PRODUÇÃO DO AÇAÍ EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA “ILHA DE SANTANA”  
jailson lima de souza - UFPB A EVASÃO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO • Claudilene Gomes da Costa
• agnes liliane lima soares de santana
• Edilane de Lima Costa
• Surama Santos Ismael da Costa
Idalise Bernardo Bagé A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE INGRESSANTES OFERECIDO AOS DOCENTES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO  
Marcos Antonio Petrucci de Assis A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS • Roger Ruben Huaman Huanca
Vantielen da Silva Silva - UEPG A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES • Dionísio Burak
Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SÃO JOÃO DEL-REI: UM BREVE APANHADO DO INÍCIO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA FACULDADE DOM BOSCO