JOSÉ WILSON PEREIRA |
A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E A APROPRIAÇÃO DO ARTEFATO TECNOLÓGICO APPRANTI GÉOMÈTRE 2 EM UMA SITUAÇÃO PROPOSTA |
• Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva • Walenska Maysa Gomes de Santana
|
|
ANNA LUISA DE CASTRO |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O CURRÍCULO DA ERA DIGITAL |
|
|
PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE LIMA |
A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - UM OLHAR SOBRE AS PERSPECTIVAS DO PIBID |
• Philipe Rocha Cardoso - UCB • Daniela Souza Lima • Daniel Santos da Silva • Valdir Sodré dos Santos
|
|
EMANUEL NOGUEIRA DE SOUZA |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA |
|
|
Tiago Ponciano Antunes |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM PROBLEMAS NÃO ROTINEIROS DE MATEMÁTICA |
• JADER OTAVIO DALTO
|
|
Jenny Patricia Acevedo Rincón |
APRENDIZAGEM DOCENTE DO ESTAGIÁRIO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ALÉM DAS FRONTERAS DA ESCOLA E DA UNIVERSIDADE |
• Dario Fiorentini
|
|
Irene Célia Bianchini Périgo |
CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR |
|
|
Vanessa Franco Neto |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES |
|
|
Isabelle Alves Trobia |
JOGOS MATEMÁTICOS: UMA TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
• José Trobia
|
|
Patrícia Priscilla Ferraz da Costa Souza |
O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE MELHORIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Claudinéa Soto da Silva • Tatiane Suéllen Rodrigues
|
|
Cristiane dos Santos Leite |
O OLHAR DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2009/1 SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT/CÁCERES |
• Marcos F. Borges - UNEMAT
|
|
MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA |
O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS • ALMIR PEREIRA DE MOURA • André Pereira da Costa • Ronald de Santa da Silva
|
|
Gisele Americo Soares |
O USO DO TEAM BASED LEARNING NO ENSINO DE CÁLCULO III |
• Marilia Rios de Paula
|
|
WEDESON OLIVEIRA COSTA |
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICA POR MEIO DE UM TRABALHO COLABORATIVO |
• ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA
|
|
Midiele Dantas Gomes |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – DA ORIGEM DA PALAVRA À INTERAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
|
JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO |
UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ELEMENTAR ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI TRATADO NO PERIÓDICO A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900-1927) |
• JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS • MARIA JOSÉ DE RESENDE
|
|
SABRINE COSTA OLIVEIRA |
(RE)CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE PROFESSORES NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO |
|
|
MARIA ALICE DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS - UFPA |
A (NÃO) EXISTÊNCIA DO LIMITE DE UMA FUNÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS IMAGENS CONCEITUAIS DE ESTUDANTES EM UM CURSO DE CÁLCULO |
• JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA
|
|
Alana Godoy Lacava - UFSC |
A ABORDAGEM DA PROVA DOS NOVE NA OBRA “ELEMENTOS DE ARITHMETICA (1906)” DE JOÃO JOSÉ LUIZ VIANNA |
• DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC
|
|
Marcelo Rivelino Rodrigues |
A ABORDAGEM DO TEMA PROBABILIDADE NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLD PARA O TRIÊNIO 2015 – 2017 E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . |
• ELEN GRACIELE MARTINS
|
|
Maria de Fátima Costa Sbrana |
A ÁLGEBRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA VISTA POR ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
• KARINA AGUIAR ALVES - UFABC • Marieli Vanessa Rediske de Almeida • Vivilí Maria Silva Gomes
|
|
Philipe Rocha Cardoso - UCB |
A ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DO 6 º AO 8 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
• PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE LIMA • Daniela Souza Lima
|
|
FLAVIA BATISTA SANTOS |
A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE POR UMA DUPLA DE ESTUDANTES CEGOS E VIDENTES MEDIADOS PELA MAQUETE TÁTIL |
|
|
Fábio Luiz Dias Tozo |
A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM VIA TAREFAS EXPLORATÓRIAS-INVESTIGATIVAS |
• Paulo César Oliveira
|
|
DANIEL MONTEIRO DA SILVA MOREIRA |
A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL, CÁLCULO DE VOLUME SEGUNDO OS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
|
Diego Matos Pinto - COLéGIO PEDRO II |
A ARTICULAÇÃO ENTRE INTUIÇÃO E RIGOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA CULTURA MATEMÁTICA CONSTITUÍDA EM UM CURSO DE ANÁLISE REAL DA LICENCIATURA |
|
|
Simone Pozebon |
A AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO COMO UM ELEMENTO DO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA |
• Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
|
|
Michelle Andrade Klaiber - UEL |
A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA |
• Christian James de Castro Bussmann
|
|
JORGE RICARDO CARVALHO DE FREITAS |
A BRAÇA REVELA A ETNOMATEMÁTICA QUE TRANSCENDE O TEMPO E FORTALECE OS LAÇOS DA TRADIÇÃO NOS CANAVIAIS PERNAMBUCANOS |
|
|
Giselle Fernandes |
A COMUNICAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO POR CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
|
|
Sandra Regina D' Antonio Verrengia |
A COMUNICAÇÃO E O ATO DE APENDER E ENSINAR EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
• Regina Maria Pavanello - UEM
|
|
Karina Daniela Mazzaro de Brito |
A CONSTITUIÇÃO DO COLETIVO E O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DOCENTE |
• Elaine Sampaio Araujo - USP
|
|
EMILY DE VASCONCELOS SANTOS |
A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS • Fabíola da Cruz Martins
|
|
Wanderley Sebastião de Freitas |
A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE DE MODELAGEM ORIENTADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E SUAS VOZES CONFLITANTES |
|
|
ANA MARIA DE ALMEIDA |
A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO NA PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM REGIME MODULAR EM CAMPO GRANDE/MS |
• Luzia Aparecida de Souza
|
|
Paulo Roberto Castor Maciel |
A CONSTRUÇÃO DE UMA PROSOPOGRAFIA DOS DOCENTES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (1942-1965) |
|
|
Aline Tafarelo Tracanella - PUC-SP |
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS |
• Aparecida de Lourdes Bonanno
|
|
Christian James de Castro Bussmann |
A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR E OS ASPECTOS OPERACIONAIS E ESTRUTURAIS DO CONCEITO DE GRUPOS NOS TRABALHOS DE EULER E GAUSS |
• Michelle Andrade Klaiber - UEL
|
|
Ana Queli Mafalda Reis |
A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
• Cátia Maria Nehring
|
|
Aline Mota de Mesquita Assis |
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO SABER E O DESPERTAR DO DESEJO E DA NECESSIDADE POR APRENDER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRANSFORMAÇÃO LINEAR |
• Beatriz Aparecida Zanatta
|
|
Emerson Bastos Lomasso |
A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO COTIDIANO PROFISSIONAL E/OU ACADÊMICO DE EGRESSOS PÓS-EDUCAÇÃO BÁSICA DA ESCOLA ESTADUAL CAMINHO À LUZ, NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG |
• CIBELE APARECIDA SANTOS ROSA • Raquel Seriani • Vera Lúcia Rangel de Souza
|
|
Edvonete Souza de Alencar |
A DIVISÃO NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: COMPARAÇÕES ENTRE PESQUISAS |
|
|
JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA |
A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA E A PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 8º ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL |
• PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE LIMA • Philipe Rocha Cardoso - UCB • REGINA DA SILVA PINA NEVES - UNB
|
|
Rozelaine de Fatima Franzin |
A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL |
• Liciara Daiane Zwan • Ana Maria Rosinski Dutra • Eliani Retzlaff
|
|
LILIAN BRAZILE TRINDADE |
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO |
• Vagner Donizeti Tavares Ferreira
|
|
Laudicéia Fortunato Gusmão |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
• LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA - PUC-SP • Lílian Gleisia Alves dos Santos
|
|
Emmanuelle Fontanesi dos Santos |
A EDUCAÇÃO MATEMATICA E A TEMATICA AMBIENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIA COM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO |
• KELLY CRISTINA DE MELO
|
|
Simone Moura Queiroz |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MEIO AO HIPERATIVISMO SÓCIO-CULTURAL DO MUNDO LÍQUIDO |
|
|
DEILA DA SILVA BARELI DE MORAES |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFES – CAMPUS DE ALEGRE |
• Antonio Henrique Pinto
|
|
Alex Andrade Alves |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS |
• Mariana Silva Mendonça • Taianá Silva Pinheiro
|
|
Ana Quele Gomes de Almeida |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA: O USO DO JOGO OWARE |
• Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
|
|
Sidney Silva Santos |
A EQUIVALÊNCIA, O LIVRO DIDÁTICO E OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA |
• Rosana Nogueira de Lima
|
|
Claudia Glavam Duarte |
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE LIBERDADE: UM OLHAR FOUCAULTIANO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
• Valdirene Teixeira Flor • Alice Stephanie Tapia Sartori
|
|
Ariel Cardoso da Silva - UENP |
A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS ANAIS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2015 |
• Michelle Fernanda da Silva • JEFERSON TAKEO PADOAN SEKI - UENP
|
|
ROMARO ANTONIO SILVA |
A ETNOMATEMÁTICA NO CULTIVO E PRODUÇÃO DO AÇAÍ EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA “ILHA DE SANTANA” |
|
|
jailson lima de souza - UFPB |
A EVASÃO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO |
• Claudilene Gomes da Costa • agnes liliane lima soares de santana • Edilane de Lima Costa • Surama Santos Ismael da Costa
|
|
Idalise Bernardo Bagé |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE INGRESSANTES OFERECIDO AOS DOCENTES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
|
|
Marcos Antonio Petrucci de Assis |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
• Roger Ruben Huaman Huanca
|
|
Vantielen da Silva Silva - UEPG |
A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES |
• Dionísio Burak
|
|
Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SÃO JOÃO DEL-REI: UM BREVE APANHADO DO INÍCIO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA FACULDADE DOM BOSCO |
|
|