Gilberto Januario |
A RELAÇÃO PROFESSOR-CURRÍCULO E OS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA |
• Kátia Cristina Lima Santana • Célia Maria Carolino Pires
|
|
Roselene Alves Amâncio |
A RESIDÊNCIA DOCENTE E A EXPERIÊNCIA COLETIVA NA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ATIVIDADES QUE UTILIZAM O GEOGEBRA |
|
|
Neila Tonin Agranionih |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR |
• Vanessa Grebogi - UFPR
|
|
Magnus Cesar Ody |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E MULTIPLICATIVAS |
• Nathalia Fernanda Morais • ZENAR PEDRO SCHEIN
|
|
Andresa Maria Justulin |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TRÊS CONTEXTOS – PESQUISA, DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS |
• ROSILDA DOS SANTOS MORAIS
|
|
Ronaldo Fernandes Roque |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES VIRTUAIS E A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO |
|
|
lucia menoncini |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA MATEMÁTICA À LUZ DA PERSPECTIVA DOS PARADIGMAS KUHNIANOS |
|
|
Vaquírio Firmino da Silva |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DA ÁLGEBRA ELEMENTAR: UMA INVESTIGAÇÃO DOS SABERES E PRÁTICAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE 7º E 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Gilberto Francisco Alves de Melo
|
|
ANA PAULA GONÇALVES PITA |
A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO NA EJA: DO RASCUNHO AO CONVENCIMENTO. |
• Rosana Nogueira de Lima
|
|
Andreia Fernandes de Souza - UNIFESP |
A REVISTA “A ESCHOLA PUBLICA” COMO CAIXA DE UTENSÍLIOS: ORIENTAÇÕES PARA AS AULAS DE ARITMÉTICA |
|
|
Francisca Claudia Fernandes Fontenele |
A SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SUPERIOR: CAMINHOS PERCORRIDOS E INVESTIGAÇÕES FUTURAS |
• Hermínio Borges Neto - UFC • ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC • Virlane Nogueira Melo Pedrosa
|
|
Ana Maria Silva Guedes - UECE |
A SITUAÇÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES CEARENSES, CONFORME A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
• Mirla Braz Braga - UECE
|
|
Arno Bayer - ULBRA |
A TABUADA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
• Malcus Cassiano Kuhn
|
|
José Edeson de Melo Siqueira |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
• Franck Bellemain
|
|
Marina Oliveira Tavares - UECE |
A UBP E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA INICIAL A PARTIR DA OBRA MATEMÁTICA LÚDICA |
|
|
Marinéia dos Santos Silva |
A ÚLTIMA POLÍTICA PAULISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SECUNDÁRIO: OS CENTROS ESPECÍFICOS DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA O MAGISTÉRIO (CEFAM) NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP) |
• Heloisa da Silva
|
|
Analice de Lima e Silva Ferraz |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DA MICRORREGIÃO DO LITORAL NORTE - PB |
• JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA
|
|
manuel amancio da silva |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO PI: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS |
• Graciana Ferreira Dias
|
|
Luiz Augusto de Souza Conceição |
A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE BANANAL/SP |
• RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ
|
|
Sabrina Battisti |
A UTILIZAÇÃO DE TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE ERECHIM-RS: UM DIAGNÓSTICO |
• Nilce Fátima Scheffer
|
|
SHEILA ALINE DOS SANTOS SILVA MARQUES |
A UTILIZAÇÃO DE UM PCOC MATERIALIZADO NA IMPRESSORA 3D PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS DUPLAS |
|
|
Cleia Alves Nogueira |
A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PARA O ENSINO DA GEOMETRIA: REFLEXÕES DE PROFESSORES |
|
|
Hércules Nascimento Silva |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA RECONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES DO IMAGICIEL |
• Celina Abar - PUC-SP
|
|
IRLENE SILVA DE ALMEIDA |
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
• JOALDO SILVA DOS SANTOS • washington santos carneiro
|
|
Laís Aparecida Romanello |
A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE NO ENSINO DE FUNÇÃO: A VISÃO DOS ALUNOS |
• Marcus Vinicius Maltempi
|
|
Alan de Santana Brito |
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
PRISCILA FERREIRA DE LIMA |
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DE AULAS DE MATEMÁTICA |
• Rosinalda Aurora de Melo Teles
|
|
Marcos Vinícius dos Santos Amorim - UEG |
ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM POLINÔMIOS |
• Luciano Feliciano de Lima
|
|
Danrlei Silveira Trindade |
ABORDAGEM DO CONCEITO DE SEQUÊNCIAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
• Alessandra Lucero Silva
|
|
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel |
ACERVO PESSOAL MANOEL JAIRO BEZERRA E A UNIVERSIDADE DE CULTURA POPULAR |
• Jonatan Maia de Oliveira - UNIP • Lilian Aurea Rodrigues
|
|
Guilherme Henrique Gomes da Silva |
AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DISCUTINDO A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE |
|
|
Ariel Wesley Soares |
AÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE |
|
|
Patricia Fasseira Andrade |
AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DO PROJETO MAPEAMENTO |
• Maria Teresa Zampieri • Sueli Liberatti Javaroni • ANNA LUISA DE CASTRO • Tiago Giorgetti Chinellato • ANDERSON LUIS PEREIRA
|
|
NADIA FLAUSINO VIEIRA BORGES |
AÇÕES DO PNAIC NO TOCANTINS: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
• Marcia Flausino Vieira Alves • Simone Lima de Arruda Irigon • Otavio Cesar dos Santos Borges • Elisiane Fernandes da S S Andrade
|
|
Jussara de Loiola Araújo |
AÇÕES DOS SUJEITOS DA ATIVIDADE DIANTE DE UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
• Thais Fernanda Pinto • Nicole Cardoso Soares • Fernando Henrique de Lima
|
|
Eduarda de Jesus Cardoso |
ADAPTAÇÃO DA TEORIA DE VAN HIELE PARA O TÓPICO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO |
• LILIAN NASSER
|
|
WALBER CHRISTIANO LIMA DA COSTA |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ALGUNS APONTAMENTOS |
• Rouziclayde Castelo Barata
|
|
Michele de Souza Moraes |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
• Josiane Faxina • Bruna Albieri Cruz da Silva
|
|
Josiane Faxina |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS IDEIAS E CONCEITOS |
• NELSON ANTONIO PIROLA
|
|
Francisco de Oliveira Filho |
ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA: UMA ESPECIALISTA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
|
|
Denis Herbert de Almeida |
ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA: VESTÍGIOS DA TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA MATEMÁTICA |
• Rafaela Silva Rabelo - USP
|
|
Regina de Lima Silva |
ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD |
• Ana Quele Gomes de Almeida • CLÁUDIA DE ALBUQUERQUE NASCIMENTO IGNÁCIO
|
|
JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR |
ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS NO CONCEITO DE INTEGRAL DEFINIDA |
|
|
ANA MARIA PORTO NASCIMENTO - UNB |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM MATEMÁTICA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PESQUISA E FORMAÇÃO |
|
|
FLÁVIA CRISTINA DUARTE PÔSSAS GROSSI |
ALGUMAS RELAÇÕES QUE ALUNOS NA TERCEIRA IDADE ESTABELECEM COM A MATEMÁTICA ESCOLAR |
|
|
Grace Zaggia Utimura |
ALGUMAS REVELAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O SIGNIFICADO PARTE-TODO DOS NÚMEROS RACIONAIS |
• Edda Curi
|
|
Claudia Alves de Castro |
ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE O ENFOQUE DO CAMPO MULTIPLICATIVO NUMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
Elaine Cristina Fuchs dos Reis |
ALGUNS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A ARTE DE APRENDER |
• Grasiella Vieira • Afranio Austregesilo Thiel
|
|
Jussara Pereira Fernandes - SEEDF |
ALIANÇA NECESSÁRIA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (MENTAL) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS E APRESENTADOS (2006 A 2015) |
• Carmyra Oliveira Batista - UCB
|
|
Lucas Gabriel Seibert |
ALIENÍGENAS, MONSTROS E GUETOS: REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA UTILIZADA EM LEAGUE OF LEGENDS |
|
|
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida |
ALUNOS, PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CÁLCULO I DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
|
|
Erlan Almeida e Silva |
ANALISANDO COMO ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA RESPONDEM E INTERPRETAM QUESTÕES DE ÁLGEBRA |
• Evonir Albrecht • MIRIAM CRIEZ NOBREGA FERREIRA • Debora da Silva Souza
|
|
Tiêgo dos Santos Freitas |
ANALISANDO PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE LÍNGUA MATERNA E LINGUAGEM MATEMÁTICA |
|
|
Aline Franco de Brito |
ANÁLISE DA ABORDAGEM DADA AOS LOGARITMOS NO CADERNO DO ALUNO, À LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
• ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA
|
|
Marcelo Oliveira Dias |
ANÁLISE DA PROPOSTA INICIAL DA BASE CURRICULAR COMUM DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NUMA VISÃO PÓS-MODERNA |
|
|
Marilene Rosa dos Santos |
ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO ACERCA DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS |
• Gilberto Mendes Pereira Filho • IELTON TEIXEIRA REZENDE DE LUNA - UPE
|
|
Géssica Bruna Bahia de Souza |
ANÁLISE DAS INTERPRETAÇÕES E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS, RELACIONANDO COM SEU COTIDIANO. |
|
|
Juscileide Braga de Castro - UFC |
ANÁLISE DE DESEMPENHO E DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES |
• Danilo do Carmo de Souza • deborah monte medeiros • Maria Silvania Marques Xavier de Souza • Ana Carla Amancio Machado Dias • Jose aires de castro filho
|
|
Sivonaldo de Melo Sales |
ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES/TESES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
|
Mateus Both - UFSM |
ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: O CASO DAS RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS GEOMETRICAS |
• CARMEN VIEIRA MATHIAS • Maria Cecília Pereira Santarosa
|
|