| Thiago Fernando Mendes - UEL |
MODELAGEM MATEMÁTICA E PENSAMENTO ALGÉBRICO: EXPLORANDO ALGUMAS SITUAÇÕES |
• Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim • RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA - UENP
|
|
| Karla Jaqueline Souza Tatsch - UNIFRA |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS |
• Janice Rachelli - UNIFRA • VANILDE BISOGNIN - UNIFRA
|
|
| ELHANE DE FATIMA FRITSCH CARARO |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA REVERSÃO DA ANSIEDADE À MATEMÁTICA |
|
|
| Emerson Tortola |
MODELOS MATEMÁTICOS E LINGUAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA
|
|
| Jucileide das Dores Lucas Tolentino |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? |
• ANA CRISTINA FERREIRA
|
|
| Luciana Dutra Pereira |
MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 1) |
• André Seixas de Novais
|
|
| André Seixas de Novais |
MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 2) |
• Luciana Dutra Pereira
|
|
| Bruna Camila Both |
NAEC E GEPEMAT: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CUIABÁ NA DÉCADA DE 1980 |
|
|
| Cidineia da Costa Luvison |
NARRANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE MEDIDAS, PLANTA E ESCALA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Luzia Batista de Oliveira Silva
|
|
| Denise Filomena Bagne Marquesin |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE FUTURAS PROFESSOAS: MARCAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR |
|
|
| Karina Dorneles Barbosa |
NARRATIVAS DE ALUNOS DO OITAVO ANO: PERCEPÇÕES REFERENTES AOS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE OS LEVARAM AO ERRO NAS OPERAÇÕES COM MONÔMIOS E POLINÔMIOS |
• Amauri Jersi Ceolim
|
|
| Erika DÁvila de Sá Rocha |
NATUREZA DAS TAREFAS DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NEGOCIANDO CONCEITOS SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO |
• jónata ferreira de moura
|
|
| Jadilson Ramos de Almeida |
NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: EM BUSCA DE UM MODELO PARA OS PROBLEMAS DE PARTILHA DE QUANTIDADE |
|
|
| MICHAELLE RENATA MORAES DE SANTANA |
NOÇÕES BÁSICAS DE PROBABILIDADE: O QUE OS LIVROS SUGEREM, O QUE OS PROFESSORES CONHECEM. |
|
|
| Janine Garcia dos Santos |
NOSSA ARITMÉTICA: UMA PROPOSTA DE LIVRO DE EXERCÍCIOS NOS ANOS 1930 |
|
|
| Paulo Ferreira da Gama |
NÚMEROS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE NA ANÁLISE DOS ERROS |
• Lucas Antonio Mendes de Lima
|
|
| Tiago Soares dos Reis |
NÚMEROS TRANSREAIS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DOS POTENCIAIS EDUCATIVOS DE UM NOVO CONJUNTO ONDE É POSSÍVEL A DIVISÃO POR ZERO |
• Renata Arruda Barros
|
|
| Fábio Gerab |
O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ENSINO MÉDIO-ENSINO DE ENGENHARIA: UM DIAGNÓSTICO SOB A ÓTICA DO ESTUDANTE |
• Elenilton Vieira Godoy
|
|
| Laynara dos Reis Santos Zontini |
O BICHO DE SETE CABEÇAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PROFESSOR DOS ANOS INCIAIS E O MEDO DA MATEMÁTICA |
• Luciane Ferreira Mocrosky
|
|
| Madeline Gurgel Barreto Maia |
O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO |
• Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão - PUC-SP
|
|
| Ana Paula Nascimento Pegado Couto |
O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE |
• Lucas Antonio Mendes de Lima • MIGUEL CHAQUIAM
|
|
| Florisval Santana Filho |
O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
|
|
| Rogério Fernando Pires |
O CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO EPISTEMOLÓGICA |
|
|
| Elvis Miranda Silveira |
O CONCEITO DE MÉDIA E VARIABILIDADE NO ENSINO MÉDIO |
|
|
| Camila de Amorim Passos - UMESP |
O CONHECIMENTO DE PROFESSORES SOBRE O ALGORITMO DA DIVISÃO DE FRAÇÕES |
• Carla S. Moreno Battaglioli - UMESP
|
|
| Maria Patrícia Freitas de Lemos - UFPI |
O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL |
|
|
| Hudney Alves Faria de Carvalho |
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA VISÃO DE TRÊS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• ANA CRISTINA FERREIRA
|
|
| Ivanete Fátima Blauth |
O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PLANEJAMENTO DE AULAS |
• suely scherer
|
|
| José Fernando Fernandes Pereira |
O CONJUNTO DAS INVARIANTES DE UM CONCEITO: SUA IMPORTÂNCIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DE 5º ANO |
• Edda Curi
|
|
| Anderson Martins Corrêa |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO IFMS CAMPUS AQUIDAUANA |
• Marcio Antonio da Silva
|
|
| Eduardo Machado da Silva |
O CURRÍCULO EM MOVIMENTO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E MECÂNICA DOS FLUÍDOS NO CURSO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL |
|
|
| JOSÉ PAULINO FILHO |
O CURSO DE MATEMÁTICA DO IFESP: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PERÍODO 2002 A 2014 |
• Marcia Maria Alves de Assis
|
|
| Sara Miranda de Lacerda |
O DESAFIO DE APRENDER MATEMÁTICA ENTRE OS PARTICIPANTES DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA |
• Hudson William da Silva
|
|
| ELIENAE DA COSTA NASCIMENTO |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO, INTERAÇÃO SOCIAL E ORIGAMI |
|
|
| Marcelo Souza Motta |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO COM O USO DO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO ROBOMIND |
|
|
| Dayana Machado Rosales Cerva |
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
| Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
O DESIGN UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
• Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
|
|
| Antomar Araújo Ferreira |
O DIABO DOS NÚMEROS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE UM PARADIDÁTICO |
• Reines Rosa Filho
|
|
| Sebastião Wesley Freitas da Silva |
O DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
• ROBERTA DA SILVA
|
|
| Miliam Juliana Alves Ferreira |
O DIÁLOGO SOBRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO CIBERESPAÇO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
• Rosa Monteiro Paulo
|
|
| ROSALBA LOPES DE OLIVEIRA |
O EDUCADOR MATEMÁTICO ANTONIO PINHEIRO DE ARAÚJO: RECORTES DA SUA HISTÓRIA |
• Anilda Pereira da S. Guimarães
|
|
| ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO |
O ENFOQUE DA ACESSIBILIDADE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
• João Paulo Attie • Juliene Santos Oliveira • ROSILENE SOARES SANTANA
|
|
| Dalcio Schmitz |
O ENSINO DA ESTATÍSTICA: COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS |
• Marcio Bennemann
|
|
| Elise Cristina Pinheiro da Silva Pires |
O ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA: OPINIÕES DE DOCENTES E DISCENTES PARAENSES |
|
|
| Priscila Kniss Ferreira |
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
• Angelita Minetto Araújo • Edna Sakon Banin
|
|
| Julia de Cassia Pereira do Nascimento |
O ENSINO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO |
• Vera Maria Jarcovis Fernandes
|
|
| Christiano Otávio de Rezende Sena - CEFET-MG |
O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
• YARA PATRÍCIA BARRAL DE QUEIROZ GUIMARAIS
|
|
| Bruna Lima Ramos - UNIFESP |
O ENSINO DE ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA, 1930 - 1950 |
|
|
| Geraldo Bull da Silva Junior |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E O FATOR CONTROLE |
• Celi Aparecida Espasandin Lopes
|
|
| Alcione Cappelin |
O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS |
• Marco Aurélio Kalinke • Angelita Minetto Araújo
|
|
| Quezia de Oliveira Vargas da Silva - UNIGRANRIO |
O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA |
|
|
| naiara chierici da rocha - FCT/UNESP-PP |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DE PROJETOS E DA ABORDAGEM CCS |
• Elisa Tomoe Moriya Schlünzen - FCT/UNESP-PP
|
|
| Vinícius Fernandes de Farias - UFSCAR |
O ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTADO DA ARTE SOBRE AS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS |
|
|
| Sérgio do Nascimento Senna |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: CURRÍCULOS E PRÁTICAS |
• Harryson Júnio Lessa Gonçalves - UFMS
|
|
| SANDRA DA SILVA SANTOS - UFRPE |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DA FORMAÇÃO PARA O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
• Cleide Oliveira Rodrigues • Kalina Lígia de Lima Gomes - UFRPE
|
|
| Pedro Marinho de AraÚjo |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE |
• Cicero da Silva Pereira
|
|
| Franciana Carneiro de Castro |
O ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
• Adriana Claudia Ribeiro da Silva Rodrigues
|
|
| Wilter Freitas Ibiapina |
O ENSINO DO ALGORITMO DA ADIÇÃO ATRAVÉS DO ÁBACO ROMANO |
|
|
| Paula Tamyris Moya |
O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES |
• Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
|
|
| MARRCOS DENILSON GUIMARÃES |
O ENSINO DO DESENHO PRESCRITO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO DE 1829 A 1882 |
|
|