Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Thiago Fernando Mendes - UEL MODELAGEM MATEMÁTICA E PENSAMENTO ALGÉBRICO: EXPLORANDO ALGUMAS SITUAÇÕES • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim
• RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA - UENP
Karla Jaqueline Souza Tatsch - UNIFRA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS • Janice Rachelli - UNIFRA
• VANILDE BISOGNIN - UNIFRA
ELHANE DE FATIMA FRITSCH CARARO MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA REVERSÃO DA ANSIEDADE À MATEMÁTICA  
Emerson Tortola MODELOS MATEMÁTICOS E LINGUAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA
Jucileide das Dores Lucas Tolentino MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? • ANA CRISTINA FERREIRA
Luciana Dutra Pereira MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 1) • André Seixas de Novais
André Seixas de Novais MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 2) • Luciana Dutra Pereira
Bruna Camila Both NAEC E GEPEMAT: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CUIABÁ NA DÉCADA DE 1980  
Cidineia da Costa Luvison NARRANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE MEDIDAS, PLANTA E ESCALA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • Luzia Batista de Oliveira Silva
Denise Filomena Bagne Marquesin NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE FUTURAS PROFESSOAS: MARCAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR  
Karina Dorneles Barbosa NARRATIVAS DE ALUNOS DO OITAVO ANO: PERCEPÇÕES REFERENTES AOS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE OS LEVARAM AO ERRO NAS OPERAÇÕES COM MONÔMIOS E POLINÔMIOS • Amauri Jersi Ceolim
Erika DÁvila de Sá Rocha NATUREZA DAS TAREFAS DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NEGOCIANDO CONCEITOS SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO • jónata ferreira de moura
Jadilson Ramos de Almeida NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: EM BUSCA DE UM MODELO PARA OS PROBLEMAS DE PARTILHA DE QUANTIDADE  
MICHAELLE RENATA MORAES DE SANTANA NOÇÕES BÁSICAS DE PROBABILIDADE: O QUE OS LIVROS SUGEREM, O QUE OS PROFESSORES CONHECEM.  
Janine Garcia dos Santos NOSSA ARITMÉTICA: UMA PROPOSTA DE LIVRO DE EXERCÍCIOS NOS ANOS 1930  
Paulo Ferreira da Gama NÚMEROS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE NA ANÁLISE DOS ERROS • Lucas Antonio Mendes de Lima
Tiago Soares dos Reis NÚMEROS TRANSREAIS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DOS POTENCIAIS EDUCATIVOS DE UM NOVO CONJUNTO ONDE É POSSÍVEL A DIVISÃO POR ZERO • Renata Arruda Barros
Fábio Gerab O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ENSINO MÉDIO-ENSINO DE ENGENHARIA: UM DIAGNÓSTICO SOB A ÓTICA DO ESTUDANTE • Elenilton Vieira Godoy
Laynara dos Reis Santos Zontini O BICHO DE SETE CABEÇAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PROFESSOR DOS ANOS INCIAIS E O MEDO DA MATEMÁTICA • Luciane Ferreira Mocrosky
Madeline Gurgel Barreto Maia O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO • Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão - PUC-SP
Ana Paula Nascimento Pegado Couto O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE • Lucas Antonio Mendes de Lima
• MIGUEL CHAQUIAM
Florisval Santana Filho O CONCEITO DE FUNÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA  
Rogério Fernando Pires O CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO EPISTEMOLÓGICA  
Elvis Miranda Silveira O CONCEITO DE MÉDIA E VARIABILIDADE NO ENSINO MÉDIO  
Camila de Amorim Passos - UMESP O CONHECIMENTO DE PROFESSORES SOBRE O ALGORITMO DA DIVISÃO DE FRAÇÕES • Carla S. Moreno Battaglioli - UMESP
Maria Patrícia Freitas de Lemos - UFPI O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL  
Hudney Alves Faria de Carvalho O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA VISÃO DE TRÊS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • ANA CRISTINA FERREIRA
Ivanete Fátima Blauth O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PLANEJAMENTO DE AULAS • suely scherer
José Fernando Fernandes Pereira O CONJUNTO DAS INVARIANTES DE UM CONCEITO: SUA IMPORTÂNCIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DE 5º ANO • Edda Curi
Anderson Martins Corrêa O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO IFMS CAMPUS AQUIDAUANA • Marcio Antonio da Silva
Eduardo Machado da Silva O CURRÍCULO EM MOVIMENTO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E MECÂNICA DOS FLUÍDOS NO CURSO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL  
JOSÉ PAULINO FILHO O CURSO DE MATEMÁTICA DO IFESP: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PERÍODO 2002 A 2014 • Marcia Maria Alves de Assis
Sara Miranda de Lacerda O DESAFIO DE APRENDER MATEMÁTICA ENTRE OS PARTICIPANTES DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA • Hudson William da Silva
ELIENAE DA COSTA NASCIMENTO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO, INTERAÇÃO SOCIAL E ORIGAMI  
Marcelo Souza Motta O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO COM O USO DO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO ROBOMIND  
Dayana Machado Rosales Cerva O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Carlos Eduardo Rocha dos Santos O DESIGN UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
Antomar Araújo Ferreira O DIABO DOS NÚMEROS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE UM PARADIDÁTICO • Reines Rosa Filho
Sebastião Wesley Freitas da Silva O DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UMA REVISÃO DE LITERATURA • ROBERTA DA SILVA
Miliam Juliana Alves Ferreira O DIÁLOGO SOBRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO CIBERESPAÇO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO • Rosa Monteiro Paulo
ROSALBA LOPES DE OLIVEIRA O EDUCADOR MATEMÁTICO ANTONIO PINHEIRO DE ARAÚJO: RECORTES DA SUA HISTÓRIA • Anilda Pereira da S. Guimarães
ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO O ENFOQUE DA ACESSIBILIDADE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA • João Paulo Attie
• Juliene Santos Oliveira
• ROSILENE SOARES SANTANA
Dalcio Schmitz O ENSINO DA ESTATÍSTICA: COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS • Marcio Bennemann
Elise Cristina Pinheiro da Silva Pires O ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA: OPINIÕES DE DOCENTES E DISCENTES PARAENSES  
Priscila Kniss Ferreira O ENSINO DA TRIGONOMETRIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA • Angelita Minetto Araújo
• Edna Sakon Banin
Julia de Cassia Pereira do Nascimento O ENSINO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO • Vera Maria Jarcovis Fernandes
Christiano Otávio de Rezende Sena - CEFET-MG O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS • YARA PATRÍCIA BARRAL DE QUEIROZ GUIMARAIS
Bruna Lima Ramos - UNIFESP O ENSINO DE ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO PAULISTA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA, 1930 - 1950  
Geraldo Bull da Silva Junior O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E O FATOR CONTROLE • Celi Aparecida Espasandin Lopes
Alcione Cappelin O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS • Marco Aurélio Kalinke
• Angelita Minetto Araújo
Quezia de Oliveira Vargas da Silva - UNIGRANRIO O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA  
naiara chierici da rocha - FCT/UNESP-PP O ENSINO DE MATEMÁTICA E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DE PROJETOS E DA ABORDAGEM CCS • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen - FCT/UNESP-PP
Vinícius Fernandes de Farias - UFSCAR O ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTADO DA ARTE SOBRE AS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS  
Sérgio do Nascimento Senna O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: CURRÍCULOS E PRÁTICAS • Harryson Júnio Lessa Gonçalves - UFMS
SANDRA DA SILVA SANTOS - UFRPE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DA FORMAÇÃO PARA O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS • Cleide Oliveira Rodrigues
• Kalina Lígia de Lima Gomes - UFRPE
Pedro Marinho de AraÚjo O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE • Cicero da Silva Pereira
Franciana Carneiro de Castro O ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL • Adriana Claudia Ribeiro da Silva Rodrigues
Wilter Freitas Ibiapina O ENSINO DO ALGORITMO DA ADIÇÃO ATRAVÉS DO ÁBACO ROMANO  
Paula Tamyris Moya O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
MARRCOS DENILSON GUIMARÃES O ENSINO DO DESENHO PRESCRITO EM MANUAIS PEDAGÓGICOS: UM ESTUDO DE 1829 A 1882