Janaina Carneiro Marques |
O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO MEDIADO PELA MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA ARQUITETURA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
• Priscila de Souza Chisté
|
|
ANDRÉ LÚCIO GRANDE |
O ENSINO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO ENVOLVENDO O PENSAMENTO INTUITIVO E VISUAL |
|
|
Dayselane Pimenta Lopes Rezende |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Reginaldo Fernando Carneiro - UFJF
|
|
MARIA DE NAZARÉ LEAL NOGUEIRA - UFAM |
O ENSINO PRESENCIAL POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS |
• Leandro de Oliveira Souza - UFU
|
|
PAULO VILHENA DA SILVA |
O ENSINO “PARA A VIDA” NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BREVE REFLEXÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
• valdomiro pinheiro teixeira junior • robson andre barata de medeiros
|
|
Dérick de Carvalho Conceição |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANALISE COMBINATÓRIA: O DESEMPENHO DE ALUNOS DE BELÉM DO PARÁ. |
• Ducival Carvalho Pereira
|
|
Daniela Maria de Almeida - UFMT/IE |
O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA SUA RELAÇÃO COM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR |
• Fabiane Passarini Marques Pizaneschi - UFMT/IE
|
|
Eliane Matheus Plaza |
O ESPAÇO E SUAS RELAÇÕES: DISCUTINDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DA CRIANÇA |
|
|
MARILY APARECIDA BENICIO - UEL |
O ESTADO DA ARTE DA ETNOMATEMÁTICA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Juliana Çar Stal - UEL
|
|
KALED SULAIMAN KHIDIR |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NO BRASIL |
• Roseli Araujo Barros - UFPA
|
|
Roseli Araujo Barros - UFPA |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2001-2010 |
• KALED SULAIMAN KHIDIR
|
|
Vânia Cristina da Silva Rodrigues |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DOS AUTORES, DOS PROFESSORES SUPERVISORES E DOS LICENCIANDOS |
• Luiz Fernando Rodrigues
|
|
Gabriela de Oliveira |
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
|
Conceição de Lourdes Farias Brandão |
O ESTUDO DAS ADIÇÕES DE FRAÇÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS |
• Manoel Messias Cardoso Lobo Ribeiro
|
|
Isabelle Coelho da Silva - UECE |
O ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS: O CASO DO PROBLEMA 56 DO PAPIRO DE RHIND PARA O ESTUDO DE PIRÂMIDES |
• ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
|
|
Luiz Felipe Araujo Mod |
O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DE TEOREMAS DE REGIOMONTANUS |
• Celina Abar - PUC-SP
|
|
Silvio Luiz Martins Britto |
O GINÁSIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE SÃO LEOPOLDO E O ENSINO DE ARITMÉTICA |
• Arno Bayer - ULBRA
|
|
AGNES ROCHA DE OLIVEIRA |
O INSTITUTO LAURO SODRÉ NA INSTRUÇÃO PÚBLICA DO PARÁ |
|
|
Edilson De Araújo Dos Santos |
O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA |
• PRISCILA FRANÇA • Luciana Figueiredo Lacanallo • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
|
|
Cristiano Natal Toneis |
O JOGO DIGITAL E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO NO PROCESSO DE JOGAR |
|
|
Geisa Zilli Shinkawa da Silva |
O JOGO TORRE DE HANOI E ALGUMAS DE SUAS POTENCIALIDADES EDUCACIONAIS |
• Marcela Aparecida Penteado Rossini
|
|
Bianca Brenda Lopes Machado |
O LOGARITMO NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO YVES CHEVALLARD |
• Maryanni Cardoso Silva • Acylena Coelho Costa
|
|
Joice Silva Marques Mundim - UFU |
O MÉTODO DE MODELAGEM MATEMÁTICA, NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
Iris Aparecida Custódio |
O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Adair Mendes Nacarato
|
|
CEZAR AUGUSTO FERREIRA |
O MOVIMENTO LÓGICO HISTÓRICO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
• MARIA MARTA DA SILVA • Paloma Aparecida Souza do Nascimento • Angélica Paula Costa Santos
|
|
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR |
O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UNIDADE DIALÉTICA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM |
• Manoel Oriosvaldo de Moura
|
|
CÉLIO DE MENDONÇA CLEMENTE |
O NOVO ENEM E SUAS REPERCUSSÕES NO DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
• DENIZE DA SILVA SOUZA
|
|
Paulo Ferreira do Carmo |
O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO EM PESQUISAS |
• Helena Tavares de Souza
|
|
Dilce Cardoso |
O PNAIC COMO UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: FOCO NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
• Silvia Maria de Aguiar Isaia - UNIFRA
|
|
CLARICE SEGANTINI |
O PROBLEMA DOS 21 VASOS, EXTRAÍDO DA OBRA O HOMEM QUE CALCULAVA, DE MALBA TAHAN |
• Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES
|
|
DAILSON EVANGELISTA COSTA - UFT |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO (PRO)MOTOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
• Tadeu Oliver Gonçalves
|
|
ELANE CRISTINA TEIXEIRA CORRÊA - UEPA |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM NA EJA: A OPINIÃO DISCENTE |
• Ducival Carvalho Pereira
|
|
Jossé Felice |
O PROCESSO DE ESTUDO COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA E INOVADORA |
|
|
RAFAEL SIQUEIRA SILVA - UFSCAR |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
|
|
RENATO FRANCISCO MERLI |
O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA NOS AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
• LEONARDO SEVERO
|
|
Jônatas da Silva Soares |
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA NA EJA: DIFICULDADES E DILEMAS |
• Cesar Cristiano Belmar
|
|
Dario Fiorentini |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE |
• REGINA CELIA GRANDO • Rosana Catarina Rodrigues de Lima • Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP • MARINA CARRAVERO COSTA
|
|
Josiel de Oliveira Batista - UFPR |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM AMBIENTE TECNOLÓGICO: A EAD EM FOCO |
|
|
Rodrigo Carlos Pinheiro |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
• Milton Rosa - UFOP
|
|
ANDERSON LUIS PEREIRA |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
|
|
Denison Roberto Braña Bezerra |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E ATIVIDADES RELACIONADAS ÀS TICS E A MATEMÁTICA |
• Salete Maria Chalub Bandeira
|
|
Regina CÉlia dos Santos Nunes Barros |
O PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E O SARESP: NECESSIDADES FORMATIVAS NO ENSINO E NA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. |
• Jair Lopes Junior
|
|
Ingrid Cordeiro Firme |
O PROUCA: UMA POLITICA PÚBLICA PARA INSERÇÃO DAS TIC |
• Rosa Monteiro Paulo
|
|
EDICLEIA XAVIER DA COSTA - UFPR |
O QUE CONTAM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
|
Ana Paula Lima |
O QUE DIZ O CURRÍCULO PRESCRITO PARA COMBINATÓRIA NO BRASIL? REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DO HORIZONTE E CONHECIMENTO CURRICULAR DE PROFESSORES |
• Cristiane de Arimatéa Rocha - UFPE
|
|
Alice Stephanie Tapia Sartori |
O QUE É UM TRIÂNGULO? A LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Claudia Glavam Duarte
|
|
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco |
O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Andressa Bittencourt Barbosa - UFRJ • Gilda Maria Quitete Portela • Lennon de Aguilar Pereira • Luciana Maria Lima da Silva • MARIA PALMIRA DA COSTA SILVA
|
|
Jackson Rodrigo Soares |
O SABER COTIDIANO E O SABER ESCOLAR: ARTICULANDO ESSES SABERES EM UMA TAREFA MATEMÁTICA |
• Suelen Cristina Richeski • Felipe Alves Machado • Michele Regiane Dias Veronez
|
|
Ariane Luzia dos Santos |
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: EM ANÁLISE O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
|
Flávia Streva Nunes |
O SURGIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DECIMANDO |
• Gabriela Félix Brião
|
|
Marcelo Marques de Araújo |
O TABULEIRO DE DECIMAIS EM UMA CLASSE INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
• Elielson Ribeiro de Sales
|
|
Luan de Souza Bezerra |
O TANGRAM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS DE ÁREA E PERÍMETRO |
• Janice Pereira Lopes - UFG
|
|
João Alberto da Silva |
O TEMPO E SUAS MEDIDAS NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA |
• Paula Moreira Baltar Bellemain
|
|
Alberto Costa |
O TEMPO NA COMUNICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
|
Lucas Paulino Silva |
O TEOREMA DE PITÁGORAS, UMA VALIDAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MANIPULÁVEIS |
• Renilson de Jesus Monteiro • Jean Lázaro da Encarnação Coutinho
|
|
JAMISON LUIZ BARROS SANTOS |
O TEOREMA DE TALES SOB AS LENTES DA ENGENHARIA DIDÁTICA: EXAME DE INDICADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
• Laerte Silva da Fonseca
|
|
Giovana Pereira Sander |
O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES QUE REALIZARAM O CURSO DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA |
|
|
Claudio Fernandes da Costa |
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
|
|
CARLOS ANDRÉ BOGÉA PEREIRA |
O TRABALHO DOCENTE DOS PEDAGOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS |
• WALÉRIA DE JESUS BARBOSA SOARES
|
|
Ronilce Maira Garcia Lopes |
O TRIEIRO, O NARRADOR E SUAS HISTÓRIAS |
|
|