Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Janaina Carneiro Marques O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO MEDIADO PELA MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA ARQUITETURA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA • Priscila de Souza Chisté
ANDRÉ LÚCIO GRANDE O ENSINO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO ENVOLVENDO O PENSAMENTO INTUITIVO E VISUAL  
Dayselane Pimenta Lopes Rezende O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Reginaldo Fernando Carneiro - UFJF
MARIA DE NAZARÉ LEAL NOGUEIRA - UFAM O ENSINO PRESENCIAL POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS • Leandro de Oliveira Souza - UFU
PAULO VILHENA DA SILVA O ENSINO “PARA A VIDA” NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BREVE REFLEXÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA • valdomiro pinheiro teixeira junior
• robson andre barata de medeiros
Dérick de Carvalho Conceição O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANALISE COMBINATÓRIA: O DESEMPENHO DE ALUNOS DE BELÉM DO PARÁ. • Ducival Carvalho Pereira
Daniela Maria de Almeida - UFMT/IE O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA SUA RELAÇÃO COM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR • Fabiane Passarini Marques Pizaneschi - UFMT/IE
Eliane Matheus Plaza O ESPAÇO E SUAS RELAÇÕES: DISCUTINDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DA CRIANÇA  
MARILY APARECIDA BENICIO - UEL O ESTADO DA ARTE DA ETNOMATEMÁTICA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Juliana Çar Stal - UEL
KALED SULAIMAN KHIDIR O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NO BRASIL • Roseli Araujo Barros - UFPA
Roseli Araujo Barros - UFPA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2001-2010 • KALED SULAIMAN KHIDIR
Vânia Cristina da Silva Rodrigues O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DOS AUTORES, DOS PROFESSORES SUPERVISORES E DOS LICENCIANDOS • Luiz Fernando Rodrigues
Gabriela de Oliveira O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O PROFESSOR DE MATEMÁTICA  
Conceição de Lourdes Farias Brandão O ESTUDO DAS ADIÇÕES DE FRAÇÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS • Manoel Messias Cardoso Lobo Ribeiro
Isabelle Coelho da Silva - UECE O ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS: O CASO DO PROBLEMA 56 DO PAPIRO DE RHIND PARA O ESTUDO DE PIRÂMIDES • ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
Luiz Felipe Araujo Mod O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DE TEOREMAS DE REGIOMONTANUS • Celina Abar - PUC-SP
Silvio Luiz Martins Britto O GINÁSIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE SÃO LEOPOLDO E O ENSINO DE ARITMÉTICA • Arno Bayer - ULBRA
AGNES ROCHA DE OLIVEIRA O INSTITUTO LAURO SODRÉ NA INSTRUÇÃO PÚBLICA DO PARÁ  
Edilson De Araújo Dos Santos O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA • PRISCILA FRANÇA
• Luciana Figueiredo Lacanallo
• Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
Cristiano Natal Toneis O JOGO DIGITAL E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO NO PROCESSO DE JOGAR  
Geisa Zilli Shinkawa da Silva O JOGO TORRE DE HANOI E ALGUMAS DE SUAS POTENCIALIDADES EDUCACIONAIS • Marcela Aparecida Penteado Rossini
Bianca Brenda Lopes Machado O LOGARITMO NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO YVES CHEVALLARD • Maryanni Cardoso Silva
• Acylena Coelho Costa
Joice Silva Marques Mundim - UFU O MÉTODO DE MODELAGEM MATEMÁTICA, NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Iris Aparecida Custódio O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL • Adair Mendes Nacarato
CEZAR AUGUSTO FERREIRA O MOVIMENTO LÓGICO HISTÓRICO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL • MARIA MARTA DA SILVA
• Paloma Aparecida Souza do Nascimento
• Angélica Paula Costa Santos
Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UNIDADE DIALÉTICA ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM • Manoel Oriosvaldo de Moura
CÉLIO DE MENDONÇA CLEMENTE O NOVO ENEM E SUAS REPERCUSSÕES NO DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO • DENIZE DA SILVA SOUZA
Paulo Ferreira do Carmo O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO EM PESQUISAS • Helena Tavares de Souza
Dilce Cardoso O PNAIC COMO UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: FOCO NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA • Silvia Maria de Aguiar Isaia - UNIFRA
CLARICE SEGANTINI O PROBLEMA DOS 21 VASOS, EXTRAÍDO DA OBRA O HOMEM QUE CALCULAVA, DE MALBA TAHAN • Moysés Gonçalves Siqueira Filho - UFES
DAILSON EVANGELISTA COSTA - UFT O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO (PRO)MOTOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES • Tadeu Oliver Gonçalves
ELANE CRISTINA TEIXEIRA CORRÊA - UEPA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM NA EJA: A OPINIÃO DISCENTE • Ducival Carvalho Pereira
Jossé Felice O PROCESSO DE ESTUDO COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA E INOVADORA  
RAFAEL SIQUEIRA SILVA - UFSCAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CLUBE DE MATEMÁTICA  
RENATO FRANCISCO MERLI O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA NOS AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM • LEONARDO SEVERO
Jônatas da Silva Soares O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA NA EJA: DIFICULDADES E DILEMAS • Cesar Cristiano Belmar
Dario Fiorentini O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE • REGINA CELIA GRANDO
• Rosana Catarina Rodrigues de Lima
• Vanessa Moreira Crecci - UNICAMP
• MARINA CARRAVERO COSTA
Josiel de Oliveira Batista - UFPR O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM AMBIENTE TECNOLÓGICO: A EAD EM FOCO  
Rodrigo Carlos Pinheiro O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA • Milton Rosa - UFOP
ANDERSON LUIS PEREIRA O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR  
Denison Roberto Braña Bezerra O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E ATIVIDADES RELACIONADAS ÀS TICS E A MATEMÁTICA • Salete Maria Chalub Bandeira
Regina CÉlia dos Santos Nunes Barros O PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E O SARESP: NECESSIDADES FORMATIVAS NO ENSINO E NA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. • Jair Lopes Junior
Ingrid Cordeiro Firme O PROUCA: UMA POLITICA PÚBLICA PARA INSERÇÃO DAS TIC • Rosa Monteiro Paulo
EDICLEIA XAVIER DA COSTA - UFPR O QUE CONTAM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA  
Ana Paula Lima O QUE DIZ O CURRÍCULO PRESCRITO PARA COMBINATÓRIA NO BRASIL? REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DO HORIZONTE E CONHECIMENTO CURRICULAR DE PROFESSORES • Cristiane de Arimatéa Rocha - UFPE
Alice Stephanie Tapia Sartori O QUE É UM TRIÂNGULO? A LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Claudia Glavam Duarte
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL • Andressa Bittencourt Barbosa - UFRJ
• Gilda Maria Quitete Portela
• Lennon de Aguilar Pereira
• Luciana Maria Lima da Silva
• MARIA PALMIRA DA COSTA SILVA
Jackson Rodrigo Soares O SABER COTIDIANO E O SABER ESCOLAR: ARTICULANDO ESSES SABERES EM UMA TAREFA MATEMÁTICA • Suelen Cristina Richeski
• Felipe Alves Machado
• Michele Regiane Dias Veronez
Ariane Luzia dos Santos O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: EM ANÁLISE O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA  
Flávia Streva Nunes O SURGIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DECIMANDO • Gabriela Félix Brião
Marcelo Marques de Araújo O TABULEIRO DE DECIMAIS EM UMA CLASSE INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL • Elielson Ribeiro de Sales
Luan de Souza Bezerra O TANGRAM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS DE ÁREA E PERÍMETRO • Janice Pereira Lopes - UFG
João Alberto da Silva O TEMPO E SUAS MEDIDAS NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA • Paula Moreira Baltar Bellemain
Alberto Costa O TEMPO NA COMUNICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA  
Lucas Paulino Silva O TEOREMA DE PITÁGORAS, UMA VALIDAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MANIPULÁVEIS • Renilson de Jesus Monteiro
• Jean Lázaro da Encarnação Coutinho
JAMISON LUIZ BARROS SANTOS O TEOREMA DE TALES SOB AS LENTES DA ENGENHARIA DIDÁTICA: EXAME DE INDICADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA • Laerte Silva da Fonseca
Giovana Pereira Sander O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES QUE REALIZARAM O CURSO DO PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA  
Claudio Fernandes da Costa O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA  
CARLOS ANDRÉ BOGÉA PEREIRA O TRABALHO DOCENTE DOS PEDAGOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS • WALÉRIA DE JESUS BARBOSA SOARES
Ronilce Maira Garcia Lopes O TRIEIRO, O NARRADOR E SUAS HISTÓRIAS