VINÍCIUS RIBEIRO GOVEIA |
AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO POSSIBILITADOR DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES |
• Patrícia de Souza Moura • ROBERTA DA SILVA
|
|
MARIA MARTA DA SILVA |
AS RELAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
• Wellington Lima Cedro
|
|
Steffani Maiara Colaço Miranda |
AS REPERCUSSÕES DO ORALISMO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE SURDOS |
|
|
TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• Sheyla Costa Rodrigues
|
|
PAULO HENRIQUE RODRIGUES - UEL |
ASPECTOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL MANIFESTADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM REFLEXÕES A RESPEITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
• JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA - UEL • Marcia Cristina Costa Trindade Cyrino
|
|
Thais Sena de Lanna Albino |
ASPECTOS RELATIVOS À NOÇÃO DE CURRÍCULO NA PEDAGOGIA WALDORF E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 7º E 8º ANO WALDORF |
|
|
Claudia Laus Angelo - UNIPAMPA |
ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• Lidiane Schimitz Lopes • Lucas Freitas de Oliveira • sonia maria da silva junqueira - UNIPAMPA
|
|
Bruna Zution Dalle Prane |
ATIVIDADES DE MODELAGEM EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE PERSPECTIVA FOUCAULTIANA |
• BETINA CAMBI - UFSCAR • Ademir Donizeti Caldeira
|
|
Douglas Monsôres de Melo Santos |
ATIVIDADES DE TUTORIA: UMA ALTERNATIVA AO FRACASSO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
• GISELA MARIA DA FONSECA PINTO - UFRRJ • Isabela de Aquino Souza • Luciano Vianna Félix
|
|
Organdi Mongin Rovetta |
ATIVIDADES DE VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÕES EM PERSPECTIVAS NO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÕES EM SALA DE AULA E NO FACEBOOK |
• SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA
|
|
Dominike Grassi Riback - UFSJ |
ATIVIDADES FUNDAMENTADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO: AVALIANDO UMA PROPOSTA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• Viviane Cristina Almada de Oliveira
|
|
Matheus Henrique Morato de Moraes |
AUDIOVISUAL, ACESSIBILIDADE E AS TICS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATOS DO PROJETO “CURTAS MATEMÁTICOS” |
• Aline Gobbi Dutra
|
|
Graciana Soares de Almeida - UFPA |
AULAS DE MATEMÁTICA E DIVERSIDADE ETÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
• L’nio Fernandes Levy - UFPA
|
|
Erica Valeria Alves |
AUTOBIOGRAFIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS |
|
|
António Fernando Zucula |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISTEMA EDUCACIONAL |
• Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ
|
|
Deise Maria Xavier de Barros Souza |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM? O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ENTRE OLHARES E ESQUECIMENTOS |
• Marcio Antonio da Silva
|
|
Gabriel dos Santos e Silva - UEL |
AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE DISSERTAÇÕES E TESES |
• PAULO HENRIQUE RODRIGUES - UEL
|
|
Caio Sérgio Oliveira Xavier |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO UMA UNIDADE ESCOLAR DO SUL DA BAHIA |
• Aida Carvalho Vita • Eduardo Silva Palmeira • Verônica Yumi Kataoka
|
|
Fernanda Celestino de Souza Meneguello |
AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DA CAPES E DO ENEM |
• Klinger Teodoro Ciríaco - FCT/UNESP-PP
|
|
Daniela Alves da Silveira Moura |
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: REFLEXÕES ACERCA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS |
• Matheus Henrique Damasceno • Mayara dos Santos Pereira • Carla Raiane Silva Santos • jormana raquel rodrigues vieira
|
|
Eva Aparecida de Gois Caio |
AVALIAÇÕES EXTERNAS E CONSEQUENCIAS COMUNS NA PRÁTICA EDUCATIVA E NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
|
Monica Karrer |
BASE NO PLANO: UM ESTUDO DE EXPLORAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS DESENVOLVIDO EM UM AMBIENTE DINÂMICO |
• Tiago Estrela de Oliveira
|
|
Hudson William da Silva |
BREVE ANÁLISE DA PESQUISA COM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
|
Mirla Braz Braga - UECE |
BREVE RECORTE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ: A GÊNESE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE |
• Ana Maria Silva Guedes - UECE
|
|
Ilisandro Pesente |
CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO DIDÁTICO EM UM CURSO EAD DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
• Clarissa de Assis Olgin
|
|
JUAN CARLO DA CRUZ SILVA |
CALCULANDO ÁREAS E VOLUMES: DO MÉTODO DE EXAUSTÃO AO PRINCÍPIO DE CAVALIERI |
• Francisco do Nascimento Lima • Cristiane Carvalho Bezerra de Lima
|
|
Patrícia Terezinha Cândido |
CAMINHOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE E DA MATEMÁTICA |
|
|
Salete Maria Chalub Bandeira |
CAMINHOS TRILHADOS PARA UMA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS NO ENSINO MÉDIO |
|
|
Jéssica Maria Oliveira de Luna - UERJ |
CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS - UERJ
|
|
Maycon Odailson dos Santos da Fonseca |
CARACTERIZAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
• André Luis Trevisan
|
|
GRACE DÓREA DOS SANTOS BAQUEIRO |
CARACTERIZADORES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS |
• Anailza da Silva Cazumba • Ana Teresa Ferreira dos Santos • Gabriele Souza de Carvalho • Jadna Araujo de Oliveira
|
|
Flávio de Ligório Silva |
CARÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA LICENCIADOS EM CORRENTE/PIAUÍ |
|
|
Maria Laura Magalhães Gomes |
CARLOS GALANTE E SUAS MEMÓRIAS: ASPECTOS DA HISTÓRIA DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
|
Rosicacia Florêncio Costa |
CARTOONS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
• Daise Lago Pereira Souto
|
|
Tiago Pereira |
CATEGORIZANDO AS PESQUISAS ACERCA DE GEOMETRIA DOS FRACTAIS VIA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS |
• Fábio Alexandre Borges
|
|
Célia Regina Roncato |
CENÁRIO INVESTIGATIVO DE APRENDIZAGEM COMPONDO A AUTONOMIA DE VIDA DE APRENDIZES |
• Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
|
|
NADIA CRISTINA PICININI PELINSON |
CENÁRIOS PARA IVESTIGAÇÃO:POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA PARA JOVENS CAMPESINOS |
|
|
Thaís Conconi Silva |
CINEMA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES : A TRAJETÓRIA DE RENÉ DESCARTES PELO NEORREALISTA ROBERTO ROSSELLINI |
|
|
Daiana Zanelato dos Anjos |
CÓDIGO MATEMÁTICO UNIFICADO: DA DEFINIÇÃO ÀS DIFERENÇAS SEMIÓTICAS NA CONVERSÃO DA TINTA AO BRAILLE |
|
|
DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA |
COMO A FILOSOFIA DA MATEMÁTICA ME AJUDOU A SER OUTRO PESQUISADOR |
|
|
CHRISTIANE MILAGRE DA SILVA RODRIGUES |
COMO O SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN APRENDE MATEMÁTICA? |
|
|
Rosemary Barbeito Pais - PUC-RJ |
COMPETÊNCIAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
|
Alexandre Terdiman Lerman - PUC-SP |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA CONSCIENCIOSIDADE |
• Ana Lúcia Manrique
|
|
Jessica Laiz Sena do Carmo |
CONCEITO DE MILIEU: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Rubens Vilhena Fonseca
|
|
ALMIR PEREIRA DE MOURA |
CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS |
• Marilene Rosa dos Santos
|
|
Maridete Brito Cunha Ferreira |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE PROVAS E DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS EM UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DA BAHIA |
|
|
Luzia Maya Kikuchi |
CONCEPÇÕES DE ERRO E CONTRATO DIDÁTICO NA ESCOLA: EM QUE A TEORIA E A TECNOLOGIA PODEM AJUDAR? |
• Wanessa Aparecida Trevizan
|
|
MARTA ÉLID AMORIM |
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÕES E PROVAS |
• Ruy Cesar Pietropaolo
|
|
FLAVIA POLLYANY TEODORO |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE LECIONARAM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
• Amauri Jersi Ceolim
|
|
Edna Mataruco Duarte |
CONCEPÇÕES DE TICS, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTIMA E PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD |
• Laura Marisa Carnielo Calejon
|
|
RONALDO CARDOSO DA SILVA |
CONFECÇÃO DE ARTESANATOS INDÍGENAS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
• Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ
|
|
Josiane Aparecida Miranda Rafael |
CONHECENDO O FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IF SUDESTE MG: UMA ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA |
• Paula Reis de Miranda
|
|
Rita Lobo Freitas - PUC-SP |
CONHECIMENTO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
|
Rodrigo Lacerda Carvalho |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS |
• Jose aires de castro filho • Dennys Leite Maia
|
|
Rosinalda Aurora de Melo Teles |
CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO |
• luciana ferreira dos santos
|
|
Marília Zabel |
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE |
|
|
Jacqueline Oliveira de Melo Gomes |
CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS ANALISADOS EM UM PROCESSO FORMATIVO |
|
|
Daniela Jéssica Veroneze |
CONSENSOS E DISSENSOS ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
• Arnaldo Nogaro • FERNANDA LEVANDOSKI DA SILVA • simone fátima zanoello
|
|
Adlai Ralph Detoni |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O CORPO MOVENTE E O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO |
• JOSÉ MILTON LOPES PINHEIRO
|
|
Simone Alves Côrtes |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR PELO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
• CRISTIANO ALBERTO MUNIZ - UNB
|
|