Comunicações Científicas

NOME DO AUTOR T?ULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ EXPLORAÇÃO DE ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULO E ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE LICENCIATURA E SEU POTENCIAL IMPACTO NAS CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO  
Wesley Djordan Filus EXPLORANDO CONSTRUÇÕES DOS SÓLIDOS REGULARES NO SOFTWARE GEOGEBRA • Emanueli Pereira
Laura Rodrigues Xavier - UFSCAR EXPLORANDO O NOVO ENEM: ESCALA, COMPETÊNCIAS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS  
ValÉria da Silva Santos EXPLORANDO OS REGISTROS DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA • Maria Aparecida da Silva Rufino
LEONARDO CINÉSIO GOMES FIGURAS GEOMETRICAS ENCONTRADAS EM PINTURAS CORPORAIS DOS POVOS INDÍGENAS POTIGUARA DA PARAÍBA. • JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA
Jose Wilson dos Santos FIXA OU FLUTUANTE? ÚNICA OU PLURAL? UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PRÁTICA EM MOVIMENTO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA  
CÍLIA CARDOSO RODRIGUES DA SILVA FLEXIBILIDADE DE CÁLCULO MENTAL NAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO  
Adriano Santos Lago FORMAÇÃO COLABORATIVA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1ª GRAU • Larissa Pinca Sarro Gomes
Sandra Maria Nascimento de Mattos FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: FOCANDO PROFESSORES DE MATEMÁTICA • José Roberto Linhares de Mattos - UFF
Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANCORADA NA PRÁTICA E APOIADA NO MENTORING • Maria Madalena Dullius
ANELITA OLIVEIRA SILVA - UECE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO ÂMBITO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO.  
Fábio Rogério Porto FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O USO DO DISPOSITIVO MOBILE COM O SOFTWARE GEOGEBRA • Maria Elisabette Brisola Brito Prado
JEFERSON TAKEO PADOAN SEKI - UENP FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS ANAIS DE EVENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • Ariel Cardoso da Silva - UENP
• RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA - UENP
MIRELA MENDES FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA MODALIDADE AULA COMPARTILHADA • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
KÁTIA LIÉGE NUNES GONÇALVES - UFPA FORMAÇÃO DE EDUCADORES MATEMÁTICOS DO CAMPO: DESVIOS SINUOSOS  
Marinalva Conceição de Souza FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS: INTERFACES ENTRE LITERATURA INFANTIL E GRANDEZAS E MEDIDAS • DILZA COCO
Islenis Carolina Botello Cuvides FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAS EM COLÔMBIA POR MEDIO DA TELEVISÃO EDUCATIVA NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970  
Suzete de Souza Borelli FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1º ANO QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAMENTO COLETIVO EM UM PROJETO DE PESQUISA • Débora Reis Pacheco
• Célia Maria Carolino Pires
Rubervan da Silva Leite - PUC-SP FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GEOGEBRA: UMA PROPOSTA PARA COMPREENDER E ENSINAR O TEOREMA DE TALES • Gerson Pastre de Oliveira
Tanara da Silva Dicetti FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA PESQUISA ACERCA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO • Andressa De Siqueira Cereta
Joseane Gabriela Almeida Mezerhane Correia FORMAÇÃO DE PROFESSORES:IMPLICAÇÕES DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA • Itamar Miranda da Silva
• Salete Maria Chalub Bandeira
Cibele Faria Cunha - UNIFEI FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E OS DESAFIOS ATUAIS: ENTRE O PIBID, A CRISE E AS NOVAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE • Flávia Sueli Fabiani Marcatto - UNIFEI
Gabriel Souza Gregorutti FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL E IMAGEM PÚBLICA DA MATEMÁTICA  
Andressa De Siqueira Cereta FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS • Leugim Corteze Romio - UNIPAMPA
• RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
Nadia Regina Baccan Cavamura FORMAÇÃO: MOVIMENTO DE GOVERNO E VERDADE • Tassia Ferreira Tartaro
Jose Everaldo Pereira FORMANDO A INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS CARTESIANOS POR MEIO DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DE GALPERIN  
Daniele Cristina Gonçalves - UEMG FORMAS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO EVIDENCIADAS EM CONCEITOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA • Maria Auxiliadora Lage
Emilio Celso de Oliveira FÓRUM DE DISCUSSÃO NO CONTEXTO DO CURSO DE GEOGEBRA  
Andreza Santana da Silva FUNÇÃO QUADRÁTICA SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA.  
NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA FUNÇÃO QUADRÁTICA: ANÁLISE DE UMA QUESTÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO • VERA MÔNICA RIBEIRO
Helenara Machado de Souza GEOMETRIA DO TAXI: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO • José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA
Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da Silva GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA • José Edeson de Melo Siqueira
Dienifer da Luz Ferner - UNIPAMPA GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO • Leugim Corteze Romio - UNIPAMPA
• Maria Arlita da Silveira Soares
• RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
Guilherme Franklin Lauxen Neto GERAÇÃO DE RENDA (GERAÇÃO/POA): MATEMÁTICAS DESSE CONTEXTO • Josaine de Moura PInheiro
• SUELEN ASSUNÇÃO SANTOS
Nandyne Londero - UFSM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS  
WAGNER RODRIGUES VALENTE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS ARQUIVOS DO INSTITUTO JEAN-JACQUES ROUSSEAU DA UNIVERSIDADE DE GENEBRA: BUSCANDO CLAPARÈDE E ENCONTRANDO ANDRÉ REY  
Bruna de Farias Xavier HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PELOTAS E SEU POTENCIAL PARA DEBATES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES • DIOGO FRANCO RIOS
Eliane Siviero da Silva HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS • Lucieli Maria Trivizoli
Lucas Ferreira Gomes - UTFPR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM ALGUNS PERIÓDICOS NACIONAIS NA ÚLTIMA DÉCADA • Eliane Maria de Oliveira Araman
Samya de Oliveira Lima HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA • Francisco Adeilton da Silva
• Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP
• Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira
• WELLTON CARDOSO PEREIRA
Lidiane Tania Ronsoni Maier - UFFS HISTÓRIAS DE VIDA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO • Adriana Richit
Joelma Maria da Silva HOMEM DE VITRUVIUS- PROPORÇÃO ÁUREA NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS • Dayane Marques da Silva Massaranduba
• Vania de Moura Barbosa Duarte
Paula Resende Adelino IDEIAS ASSOCIADAS AO CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL: ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS  
Edmundo Silva Guerra IDENTIFICAÇÃO DA GRANDEZA ÁREA EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONCEPÇÃO PERSPECTIVA DIDÁTICA-PRAXEOLÓGICA. • MARCELLA CLAUDIA BARBOSA DA SILVA
• Jorge Henrique Duarte
Maria Teresa Eglér Mantoan IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD • José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CASO DE ENSINO  
Mélany dos Santos Mello IDENTIFICANDO OS SABERES ELEMENTARES DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS (ADMISSÃO AO GINÁSIO)” DE 1968 • Makele Verônica Heidt
• DIOGO FRANCO RIOS
ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS IDENTIFICANDO TIPOS E SUBTIPOS DE TAREFAS EM TORNO DO CONCEITO DE ÁREA EM UMA COLEÇAO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO  
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva IMAGENS SOBRE MATEMÁTICOS EM UM HARLEM MATH SHAKE  
Edmo Fernandes Carvalho - UFBA IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE MATEMÁTICA • ANDERSON SOUZA NEVES
• ELIANE SANTANA DE SOUZA
• Luiz Márcio Santos Farias - UFBA
Francisco Jeovane do Nascimento IMPLICAÇÕES DO PIBID NA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA INICIANTES • ELIZIANE ROCHA CASTRO
• Neiva Daiane Cordeiro Gomes
Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR IMPRESSÕES DOS FUTUROS PROFESSORES QUANTO A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PRODUZIDAS EM DIÁRIOS REFLEXIVOS • Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR
simone fátima zanoello INDICATIVOS PARA UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO QUE PRIORIZA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA 15ª CRE • Claudia Lisete Oliveira Groenwald - ULBRA
Ednéia Consolin Poli - UEL ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO POLÍTICA PÚBLICA: ESTUDO CURRICULAR DE MATEMÁTICA  
CLÁUDIA DE ALBUQUERQUE NASCIMENTO IGNÁCIO INDÍCIOS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO SOBRE MASSA E CAPACIDADE EXPLICITADOS POR ORIENTADORES DE ESTUDO DO PNAIC/PE • Rosinalda Aurora de Melo Teles
Daniela Cristina de Oliveira INDÍCIOS DE GENERALIZAÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR ESTUDANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA • Wellington Lima Cedro
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin INDÍCIOS DO CONHECIMENTO DA PRÁTICA EVIDENCIADOS EM MOMENTOS DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA • Vanessa Cerignoni Benites Bonetti
REJANE DE OLIVEIRA ALVES - UNB INÉDITOS-VIÁVEIS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EJA  
Ednei Luís Becher INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL • JUTTA CORNELIA REUWSAAT JUSTO
Wilson de Jesus Masola INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS PUBLICADAS NOS ANAIS DOS X E XI ENEMS • GILBERTO VIEIRA
• NORMA SUELY GOMES ALLEVATO - UNICSUL