Mário Keniichi Gushima Moura - UFRJ |
EXPLORAÇÃO DE ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULO E ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE LICENCIATURA E SEU POTENCIAL IMPACTO NAS CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO |
|
|
Wesley Djordan Filus |
EXPLORANDO CONSTRUÇÕES DOS SÓLIDOS REGULARES NO SOFTWARE GEOGEBRA |
• Emanueli Pereira
|
|
Laura Rodrigues Xavier - UFSCAR |
EXPLORANDO O NOVO ENEM: ESCALA, COMPETÊNCIAS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
|
ValÉria da Silva Santos |
EXPLORANDO OS REGISTROS DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
• Maria Aparecida da Silva Rufino
|
|
LEONARDO CINÉSIO GOMES |
FIGURAS GEOMETRICAS ENCONTRADAS EM PINTURAS CORPORAIS DOS POVOS INDÍGENAS POTIGUARA DA PARAÍBA. |
• JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA
|
|
Jose Wilson dos Santos |
FIXA OU FLUTUANTE? ÚNICA OU PLURAL? UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PRÁTICA EM MOVIMENTO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
|
CÍLIA CARDOSO RODRIGUES DA SILVA |
FLEXIBILIDADE DE CÁLCULO MENTAL NAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO |
|
|
Adriano Santos Lago |
FORMAÇÃO COLABORATIVA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1ª GRAU |
• Larissa Pinca Sarro Gomes
|
|
Sandra Maria Nascimento de Mattos |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: FOCANDO PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• José Roberto Linhares de Mattos - UFF
|
|
Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANCORADA NA PRÁTICA E APOIADA NO MENTORING |
• Maria Madalena Dullius
|
|
ANELITA OLIVEIRA SILVA - UECE |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO ÂMBITO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. |
|
|
Fábio Rogério Porto |
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O USO DO DISPOSITIVO MOBILE COM O SOFTWARE GEOGEBRA |
• Maria Elisabette Brisola Brito Prado
|
|
JEFERSON TAKEO PADOAN SEKI - UENP |
FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS ANAIS DE EVENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• Ariel Cardoso da Silva - UENP • RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA - UENP
|
|
MIRELA MENDES |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA MODALIDADE AULA COMPARTILHADA |
• Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
|
|
KÁTIA LIÉGE NUNES GONÇALVES - UFPA |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES MATEMÁTICOS DO CAMPO: DESVIOS SINUOSOS |
|
|
Marinalva Conceição de Souza |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS: INTERFACES ENTRE LITERATURA INFANTIL E GRANDEZAS E MEDIDAS |
• DILZA COCO
|
|
Islenis Carolina Botello Cuvides |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAS EM COLÔMBIA POR MEDIO DA TELEVISÃO EDUCATIVA NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 |
|
|
Suzete de Souza Borelli |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1º ANO QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAMENTO COLETIVO EM UM PROJETO DE PESQUISA |
• Débora Reis Pacheco • Célia Maria Carolino Pires
|
|
Rubervan da Silva Leite - PUC-SP |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GEOGEBRA: UMA PROPOSTA PARA COMPREENDER E ENSINAR O TEOREMA DE TALES |
• Gerson Pastre de Oliveira
|
|
Tanara da Silva Dicetti |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA PESQUISA ACERCA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
• Andressa De Siqueira Cereta
|
|
Joseane Gabriela Almeida Mezerhane Correia |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES:IMPLICAÇÕES DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
• Itamar Miranda da Silva • Salete Maria Chalub Bandeira
|
|
Cibele Faria Cunha - UNIFEI |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E OS DESAFIOS ATUAIS: ENTRE O PIBID, A CRISE E AS NOVAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
• Flávia Sueli Fabiani Marcatto - UNIFEI
|
|
Gabriel Souza Gregorutti |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL E IMAGEM PÚBLICA DA MATEMÁTICA |
|
|
Andressa De Siqueira Cereta |
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS |
• Leugim Corteze Romio - UNIPAMPA • RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
|
|
Nadia Regina Baccan Cavamura |
FORMAÇÃO: MOVIMENTO DE GOVERNO E VERDADE |
• Tassia Ferreira Tartaro
|
|
Jose Everaldo Pereira |
FORMANDO A INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS CARTESIANOS POR MEIO DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DE GALPERIN |
|
|
Daniele Cristina Gonçalves - UEMG |
FORMAS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO EVIDENCIADAS EM CONCEITOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA |
• Maria Auxiliadora Lage
|
|
Emilio Celso de Oliveira |
FÓRUM DE DISCUSSÃO NO CONTEXTO DO CURSO DE GEOGEBRA |
|
|
Andreza Santana da Silva |
FUNÇÃO QUADRÁTICA SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA. |
|
|
NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA |
FUNÇÃO QUADRÁTICA: ANÁLISE DE UMA QUESTÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO |
• VERA MÔNICA RIBEIRO
|
|
Helenara Machado de Souza |
GEOMETRIA DO TAXI: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
• José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA
|
|
Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da Silva |
GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA |
• José Edeson de Melo Siqueira
|
|
Dienifer da Luz Ferner - UNIPAMPA |
GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
• Leugim Corteze Romio - UNIPAMPA • Maria Arlita da Silveira Soares • RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
|
|
Guilherme Franklin Lauxen Neto |
GERAÇÃO DE RENDA (GERAÇÃO/POA): MATEMÁTICAS DESSE CONTEXTO |
• Josaine de Moura PInheiro • SUELEN ASSUNÇÃO SANTOS
|
|
Nandyne Londero - UFSM |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS |
|
|
WAGNER RODRIGUES VALENTE |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS ARQUIVOS DO INSTITUTO JEAN-JACQUES ROUSSEAU DA UNIVERSIDADE DE GENEBRA: BUSCANDO CLAPARÈDE E ENCONTRANDO ANDRÉ REY |
|
|
Bruna de Farias Xavier |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PELOTAS E SEU POTENCIAL PARA DEBATES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
• DIOGO FRANCO RIOS
|
|
Eliane Siviero da Silva |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
• Lucieli Maria Trivizoli
|
|
Lucas Ferreira Gomes - UTFPR |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM ALGUNS PERIÓDICOS NACIONAIS NA ÚLTIMA DÉCADA |
• Eliane Maria de Oliveira Araman
|
|
Samya de Oliveira Lima |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
• Francisco Adeilton da Silva • Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP • Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira • WELLTON CARDOSO PEREIRA
|
|
Lidiane Tania Ronsoni Maier - UFFS |
HISTÓRIAS DE VIDA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO |
• Adriana Richit
|
|
Joelma Maria da Silva |
HOMEM DE VITRUVIUS- PROPORÇÃO ÁUREA NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
• Dayane Marques da Silva Massaranduba • Vania de Moura Barbosa Duarte
|
|
Paula Resende Adelino |
IDEIAS ASSOCIADAS AO CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL: ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS |
|
|
Edmundo Silva Guerra |
IDENTIFICAÇÃO DA GRANDEZA ÁREA EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONCEPÇÃO PERSPECTIVA DIDÁTICA-PRAXEOLÓGICA. |
• MARCELLA CLAUDIA BARBOSA DA SILVA • Jorge Henrique Duarte
|
|
Maria Teresa Eglér Mantoan |
IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD |
• José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
|
|
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP |
IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CASO DE ENSINO |
|
|
Mélany dos Santos Mello |
IDENTIFICANDO OS SABERES ELEMENTARES DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS (ADMISSÃO AO GINÁSIO)” DE 1968 |
• Makele Verônica Heidt • DIOGO FRANCO RIOS
|
|
ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS |
IDENTIFICANDO TIPOS E SUBTIPOS DE TAREFAS EM TORNO DO CONCEITO DE ÁREA EM UMA COLEÇAO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
|
|
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva |
IMAGENS SOBRE MATEMÁTICOS EM UM HARLEM MATH SHAKE |
|
|
Edmo Fernandes Carvalho - UFBA |
IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE MATEMÁTICA |
• ANDERSON SOUZA NEVES • ELIANE SANTANA DE SOUZA • Luiz Márcio Santos Farias - UFBA
|
|
Francisco Jeovane do Nascimento |
IMPLICAÇÕES DO PIBID NA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA INICIANTES |
• ELIZIANE ROCHA CASTRO • Neiva Daiane Cordeiro Gomes
|
|
Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR |
IMPRESSÕES DOS FUTUROS PROFESSORES QUANTO A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PRODUZIDAS EM DIÁRIOS REFLEXIVOS |
• Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCAR
|
|
simone fátima zanoello |
INDICATIVOS PARA UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO QUE PRIORIZA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA 15ª CRE |
• Claudia Lisete Oliveira Groenwald - ULBRA
|
|
Ednéia Consolin Poli - UEL |
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO POLÍTICA PÚBLICA: ESTUDO CURRICULAR DE MATEMÁTICA |
|
|
CLÁUDIA DE ALBUQUERQUE NASCIMENTO IGNÁCIO |
INDÍCIOS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO SOBRE MASSA E CAPACIDADE EXPLICITADOS POR ORIENTADORES DE ESTUDO DO PNAIC/PE |
• Rosinalda Aurora de Melo Teles
|
|
Daniela Cristina de Oliveira |
INDÍCIOS DE GENERALIZAÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA SIMBÓLICA POR ESTUDANTES DO CLUBE DE MATEMÁTICA |
• Wellington Lima Cedro
|
|
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
INDÍCIOS DO CONHECIMENTO DA PRÁTICA EVIDENCIADOS EM MOMENTOS DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• Vanessa Cerignoni Benites Bonetti
|
|
REJANE DE OLIVEIRA ALVES - UNB |
INÉDITOS-VIÁVEIS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EJA |
|
|
Ednei Luís Becher |
INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL |
• JUTTA CORNELIA REUWSAAT JUSTO
|
|
Wilson de Jesus Masola |
INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS PUBLICADAS NOS ANAIS DOS X E XI ENEMS |
• GILBERTO VIEIRA • NORMA SUELY GOMES ALLEVATO - UNICSUL
|
|