A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Fernanda Souza dos Santos da Silva |
• Beatriz do Vale Pereira
|
|
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA |
Daiane Frighetto Frighetto |
• Fernanda Zorzi
|
|
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA – EXPERIÊNCIA COM JOGOS MATEMÁTICOS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS |
Cintia Schneider |
• Deise Nivia Reisdoefer
|
|
A FORMACÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
Mariana Lima Duro |
• JAQUELINE MOLON
|
|
AÇÕES E RESULTADOS DO PIBID MATEMÁTICA: A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
agnes liliane lima soares de santana |
• Claudilene Gomes da Costa
|
|
APRENDER E ENSINAR SOBRE MEDIDA DE ÁREA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Rochele Ribas de Oliveira |
• Ana Luiza Golin • Laura Pippi Fraga • SIMONE TONATTO FERRAZ • Thanize Bortolini Scalabrin
|
|
APRENDIZAGEM ATIVA NA SALA DE AULA DE ESTATÍSTICA: O PROBLEMA DE MONTY HALL |
Gabriela Machado Moura |
• Suzi Samá Pinto • CAMILA RUBIRA SILVA
|
|
AUSÊNCIA E NECESSIDADE DE SINAIS ADEQUADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS |
Marcos Moraes Guimarães |
|
|
AUTOEFICÁCIA, AUTORREGULAÇÃO E REMEDIAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS ADULTOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS: UM RELATO |
Djalma Adão Barbosa Júnior |
|
|
COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DE UM NÚMERO QUADRADO PERFEITO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Adelmo Carvalho da Silva - UFMT/IE |
• Giselle de Paiva Silva - UFMT/IE • Vanessa Lacerda Tarouco - UFMT/IE
|
|
CONFECÇÃO DE GAMES MATEMÁTICOS COM O ENSINO FUNDAMENTAL II |
Tatiane Santos Xavier do Nascimento |
• Flávio Borges do Nascimento
|
|
DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Milene Aparecida Malaquias Cardoso |
• Íria Bonfim Gaviolli • Rodolfo Eduardo Vertuan
|
|
ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO |
PAULO APARECIDO TOMAZ |
• Saulo Furletti
|
|
LADOS OPOSTOS E ADJACENTES AOS ÂNGULOS INTERNOS DE PRAÇAS TRIANGULARES: ANALISANDO OS REGISTROS DE ALUNOS DA EJA |
Marcio Antonio Souza Paim |
|
|
UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EJA: O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DAS DOBRADURAS |
Jeane do Socorro Costa da Silva |
|
|
UTILIZANDO PROBLEMAS DE FERMI PARA ESTIMAR |
Heloisa Almeida de Figueiredo - UFF |
• Flávia dos Santos Soares - UFF
|
|
(DES)-COMPREENSÕES AOS CONTORNOS DO PERÍMETRO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO NO CONCEITO |
Daniela Miray Igarashi |
• Bruno Moreno Francisco - UFSC
|
|
2 REINOS, 2 CORAÇÕES E 1 ESTRATÉGIA DE ENSINO |
ÉRIKA LÚCIA FERREIRA DE JESUS |
• MARIA MARTA DA SILVA • CEZAR AUGUSTO FERREIRA
|
|
A ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS E ALGUMAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Cátia Luana Bullmann |
• Mariele Josiane Fuchs
|
|
A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DENTRO DE UMA PROPOSTA LÚDICA: CAIXA MATEMÁTICA E JOGOS” |
Adriane Regina Bravo Mendes |
|
|
A APLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE TAXAS RELACIONADAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI |
Daniel Brandão Menezes - UFC |
• Hermínio Borges Neto - UFC • Adriana Ferreira Mendonça - UFC • Francisca Claudia Fernandes Fontenele
|
|
A ÁREA VIA COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA |
FRANCIELE MARCIANE MEINERZ |
• LUISA RODRIGUEZ DOERING
|
|
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO PROJETO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
GREITON TOLEDO DE AZEVED |
• José Pedro Machado Ribeiro • Gene Maria Vieira Lyra-Silva
|
|
A CONSTRUÇÃO DE UM MOSAICO A PARTIR DO CONCEITO DE PROPORÇÃO |
Giedre Alves Sirilo |
• Vitor Lacerda Siqueira • Janaina Carneiro Marques • Gustavo Poloni Loureiro • Marcelo Victor Ferreira Barbosa • Samarone Lima Santos Júnior
|
|
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO INTUITIVO DE LIMITE COM APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Elisangela Pavanelo |
|
|
A DIALOGICIDADE NAS AULAS DE METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
ELISABETE FERREIRA ESTEVES CAMPOS - FSA |
|
|
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT |
Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci |
• Lucenildo Elias da Silva - UFMT • JOSÉLIA DE SOUZA SOARES FERREIRA • Ednalva Antonia Ribeiro Coelho • EMERSON JOSE BELO DE SOUZA
|
|
A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Rivaldo Firmino Sousa |
• Flávia Cristina de Macêdo Santana
|
|
A ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM MATEMÁTICA |
Wilma Pereira Santos Faria - UFU |
• Jeferson Junio Batista Silva - UFU • Silene Rodolfo Cajuella
|
|
A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SERGIPE |
JOÃO PAULO APARECIDO BARBOSA MELO |
• Gleidson Eugenio dos Santos
|
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O PNAIC-PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO POLO 06-CAETITÉ/GUANAMBI-BA: ALGUMAS REFLEXÕES |
Eliene Marcia Fernandes Oliveira |
• ELIANA MAGALHÃES FERNANDES PEREIRA
|
|
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA PELA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Carina de Sousa Gomes Sena |
• Eliana Maria de Jesus • ELISÂNGELA SOARES RIBEIRO
|
|
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PLANEJANDO ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM SOFTWARE DE AUTORIA |
ELISÂNGELA SOARES RIBEIRO |
• Claudinei de Camargo Sant´Ana
|
|
A IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO ITINERANTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE BARREIRAS-BA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES |
Ilvanete dos Santos de Souza |
• SIMONE SILVA DA FONSECA • Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR
|
|
A INFLUÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Giovana Papacosta |
• KAROLYNE DAMM MELO • Adriana Fatima de Souza Miola • Edinalva da Cruz Teixeira Sakai • ADRIANE EIDAM
|
|
A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Suseli de Paula Vissicaro |
|
|
A MATEMÁTICA COMO UM MEIO DE ORGANIZAR FENÔMENOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
Marcele Tavares Mendes |
• Daniela Harmuch
|
|
A MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA DIGITAL |
Arlindo José de Souza Júnior |
• Deive B. Alves - UFU • ALEX MEDEIROS DE CARVALHO
|
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA. |
Jeane Albino Lima |
• ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS
|
|
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PEGAGOGOS(AS) |
Maria Carolina Machado Magnus - UFSCAR |
• BETINA CAMBI - UFSCAR
|
|
A PESQUISA DE OPINIÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA NEPSO |
Aliene Araújo Villaça |
• Ruana Priscila da Silva Brito
|
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE A ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz |
|
|
A PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO METODOLOGIAS DO ENSINO E MATEMÁTICA DISCRETA |
LUCIANO DE OLIVEIRA |
• Patrícia Perlin
|
|
A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Gabriel Martins Felix - UFF |
• Gabriella Marie Lobo Alves Sodré - UFF • Lilian Meyre Costa de Souza - UFF • Danilo Magalhães Farias - UFF • Luiza Vasconcelos Coimbra - UFF • Wanderley Moura Rezende - UFF
|
|
A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Rogério Joaquim Santana |
• Gilberto Januario
|
|
A PROVA DOS NOVE: HISTÓRIA E APLICABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E NO COMÉRCIO |
Sávio Gomes Freitas |
• Matheus Alexandre Oliveira de Souza • Lidia Ariela de Melo Lopes • Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra
|
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A DESCOBERTA GUIADA COMO METODOLOGIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE OTIMIZAÇÃO EM CÁLCULO |
JULIO PAULO CABRAL DOS REIS - PUC-MG |
|
|
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ÁLGEBRA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Jéssica Mistura Zanon |
• Pedro Henrique Milagre • Adriano Santos Lago • Rogério Fernando Pires
|
|
A ROBÓTICA COMO TÉCNICA DE APRIMORAMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO QUILOMBO DO PEAFÚ - MONTE ALEGRE/PARÁ |
Juliane Conceição de Meireles |
• JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
|
|
A SEGURANÇA DE TRABALHADORES DE AÇOUGUES E FRIGORÍFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA |
Ilaine da Silva Campos - UFMG |
• Ana Catarina Cantoni Roque
|
|
A TEORIA-PRÁTICA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
Zenilda Botti Fernandes |
|
|
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
Felipe dos Santos Belon |
• Cassio Lopes Carneiro • Daniela Batista Santos • Joalisson Bahia Santana • Felipe Henrique Santana da Silva • ANTONIA NATANAYANA LIMA MESQUITA
|
|
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Mauro Sérgio Teixeira de Araújo |
• Karina Carvalho do Nascimento • Ricardo Formenton
|
|
A UTILIZAÇÃO DO INICIADOR DA GOOGLE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA "UMA EXPERIÊNCIA NO AMAZONAS - NORTE DO BRASIL" |
Aldemir Malveira de Oliveira |
|
|
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DAS FUNÇÕES NA SALA DE AULA |
Caio Robério Barpp da Silva |
• Leticia Lopes Hespanhol • Liliane Nicola • Giovani Marcelo Schmidt • Carla Margarete Ferreira dos Santos • Elizete Maria Possamai Ribeiro
|
|
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
Leticia Lopes Hespanhol |
• Liliane Nicola • Caio Robério Barpp da Silva • Carla Margarete Ferreira dos Santos • Elizete Maria Possamai Ribeiro
|
|
ABORDAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 7º ANO. |
Rozana Morais Lopes Feitosa |
|
|
AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR |
JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA |
• Vanessa Silva da Luz • Marília Nunes Dall Asta • TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO
|
|
AÇÕES E RESULTADOS DO PROLICEN: A INSERÇÃO DO USO DAS TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Claudilene Gomes da Costa |
• agnes liliane lima soares de santana • Edilane de Lima Costa • Surama Santos Ismael da Costa
|
|
ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS |
Leticia Klein Parnoff |
• Antonio Mauricio Medeiros Alves • Luana Leal Alves • Patrícia da Conceição Fantinel
|
|