Relatos

TÍTULO NOME DO AUTOR CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
FIPLAN: RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL Paulo Meireles Barguil  
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ADRIANA DA CONCEIÇÃO TESCH  
FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICAS EDUCATIVAS ATRAVÉS DE LABORATÓRIOS DE ENSINO: PRODOCÊNCIA/UFT Rochelande Felipe Rodrigues • KALED SULAIMAN KHIDIR
FORMAÇÃO CONTINUADA E SOFTWARES EDUCACIONAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA VANESSA NEVES HÖPNER • KATIA HARDT SIEWERT
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NOS ANOS 2011 A 2015. Ana Lisa Nishio - UFRRJ  
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES APARECIDA FERREIRA LOPES  
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELA ELABORAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM CONTEXTUAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Liliane de Oliveira Souza  
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PNAIC NA UFPEL Antonio Mauricio Medeiros Alves  
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRANDO GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DANIEL DA SILVA SILVEIRA • Tanise Paula Novello
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INVESTIGAÇÕES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. José Luiz Cavalcante - UFRPE • Rochelande Felipe Rodrigues
• Nahum Isaque dos Santos Cavalcante
FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE Maria de Fátima Costa Santos • Alanne de Jesus Cruz
• Márcio Ponciano dos Santos
• Luciene dos Santos - UFS
• Marcilio Belini Junior
FORMULAÇAO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: VIVENCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO E A IMPORTANCIA DO USO DESSA METODOLOGIA maria josé andreza gomes • Thalita Dayane Martins Alves
• ELLIS REGINA FERREIRA DOS SANTOS
• Cicero da Silva Pereira
GEOMETRIA ESPACIAL E AS EMBALAGENS DE LEITE: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO Leila Ines Pagliarini de Mello • Leandra Anversa Fioreze - UFRGS
GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS Daniela Aparecida de Souza • Eliana Rossi
GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS Wellington Lima Cedro • Mayline Regina Silva
• Raquel Kesciley Benfato Coutinho
• RENATO SARDINHA DE SOUZA
GRÁFICOS PODEM MENTIR: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ESTATÍSTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Jéssica Maria Magalhães Borges - UFF • Flávia dos Santos Soares - UFF
GRUPO DE ESTUDOS NA PRÓPRIA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA Mirtes de Souza Miranda • Magda dos Reis
GRUPO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: QUATRO ANOS DE TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA Flávia Cristina de Macêdo Santana • Jonei Cerqueira Barbosa - UFBA
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O CASO DO JOGO “TRILHA DOS INTEIROS” Richelle Kehrle de Paula • ALEXSANDRA BARBOSA SILVA
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Fabiana Aparecida Vilaça • Ana Claudia Siqueira
• Marcio Eugen Klinegsnchmid Lopes dos Santos
INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: O CONCEITO DE MEDIÇÃO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL Cybelle Cristina Ferreira do Amaral  
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO FABIO JUNIOR DA SILVA CASTRO • Edson Pinheiro Wanzeler
• Karem Keyth de Oliveira Marinho
INSERINDO O SMARTPHONE NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA ANDRÉ GERSTBERGER • Ieda Maria Giongo
INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Adriana Belmonte Bergmann • Italo Gabriel Neide
• Romildo Pereira da Cruz
• Ana Paula Dick
INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS Fernanda Zorzi • Thaís Schulz
• Priscila Nunes dos Santos
INTERVENÇÃO COM ALUNO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: POTENCIALIDADES DO PIBID MATEMÁTICA Maria Aparecida da Silva de Carvalho • Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho
• André Lima Rodrigues - UEL
INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES EXPONENCIAIS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA SALA DE AULA ALEX RIBEIRO BATISTA • Luiz Fernando Carvalho
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA TURMA DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA Juliano Pereira da Silva  
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS Marli Teresinha Quartieri • Ludmila Maccali
INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA NO 1˚ ANO DO ENSINO MÉDIO CAROLINE HELLEN MARTENDAL DOS SANTOS • Willian Bellini
INVESTIGANDO MODELOS MATEMÁTICOS PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO NUM AMBIENTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Flávio Nazareno Araujo Mesquita  
IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS Makele Verônica Heidt • Mélany dos Santos Mello
• Jardel Moreira Dylewski
• Márcia Souza da Fonseca
JOGO MISSÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Vítor Martins do Carmo  
JOGOS COM SUCATA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º E 7º ANO Géssica Lopes da Silva • Jane Cleide Lourenço Pereira
• LAIANE GONÇALVES DE LIMA - UPE
JOGOS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA Alyson Fernandes de Oliveira • ana paula de almeida saraiva magalhães
JOVERA: UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO DA VELHA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE RADICIÃO Melquisedeque dos Anjos Alves • Sinval de Oliveira - UFT
JUJUBAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLIEDROS Fabiana Chagas de Andrade • LEIDE MARIA LEÃO LOPES - UFAM
• GEOVANE ANDRE TELES DE OLIVEIRA - COLéGIO PEDRO II
• VALESSA LEAL LESSA DE SÁ PINTO - UFRJ
KHAN ACADEMY: UMA PROPOSTA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO Paulo Vicente Moreira dos Santos • AZLY SANTOS AMORIM DE SANTANA
• TAILSON JEFERSON PAIM DOS SANTOS
LABORATORIO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO ENSINO DE MATEMÁTICA JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA • Kacieli de Lima Silva - UFPB
• Anne de Souza Cunha
LETRAMENTO EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN • CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
LETRAMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EMPREGANDO GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO  
MAPEAMENTO DE TRABALHOS SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS APRESENTADOS NOS ENEM (1998 – 2013) José Roberto de Campos Lima  
MATEMÁTICA E A FUMICULTURA: UMA PROPOSTA PELO EDUCAR PELA PESQUISA Jaiane Ostemberg Dummer • vagner euzébio bastos
MATEMÁTICA E ARTE: UTILIZANDO O SOFTWARE GRAFEQ PARA O ESTUDO DA EQUAÇÃO DA RETA Elisete Maria Bonfada - UFRGS  
MATEMÁTICA E MÚSICA: ESTUDANDO FRAÇÃO POR UM OLHAR MUSICAL. CLÉSIA JORDÂNIA NUNES DA COSTA - UFRN • Elvis Medeiros de Melo - UFRN
• Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
MATEMÁTICA E SAÚDE: CONECTANDO SABERES EM CIÊNCIAS José Ricardo Ledur • Dênis Carrard Ledur
MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: JOGOS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Luana Giuliani Losekann - UFSM • Andressa Wiedenhoft Marafiga
• Andriele dos Santos Zwetsch
• Halana Garcez Borowsky Vaz
MATEMATICANDO: PRÓ-POSIÇÕES E DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR Nádia Aparecida dos Santos Sant'ana • MARILZA MARIA DE OLIVEIRA
MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA RÉGUA TRIGONOMÉTRICA Luana Oliveira Moreira de Jesus • Lizandra Monteiro de Souza
MATHCRAFT: O USO DE OBJETOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA Rodrigo Tempos de Carvalho Pereira • Catharina de Oliveira Corcoll
MÁXIMOS E MÍNIMOS DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA • HELLENA CHRISTINA FERNANDES APOLINÁRIO
MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Eliani Retzlaff • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
• MARCOS ANDRÉ COSTA
• RUBIA DIANA MANTA
• Everaldo Golzer Soares
• Rozelaine de Fatima Franzin
METODOLOGIAS COM O USO DE JOGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA MAYSA DE FATIMA MOREIRA • TANIA APARECIDA FERNANDES FONSECA
• ROSALINA MARIA DE LIMA LEITE DO NASCIMENTO
METODOLOGIAS DE ÊXITO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO EXTERNA DE MATEMÁTICA (PAEBES/2015) Eliana Bravim Teixeira Neves • EDUARDO VIANNA GAUDIO
MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS Joalisson Bahia Santana • Felipe Henrique Santana da Silva
• Daniela Batista Santos
• Felipe dos Santos Belon
• Cassio Lopes Carneiro
• ANTONIA NATANAYANA LIMA MESQUITA
MODELACIÓN MATEMÁTICA DESDE LA PERSPECTIVA SOCIO CRÍTICA CON ESTUDIANTES DE SECUNDARIA: POSIBILIDADES Y RETOS Gabriel Mancera Ortiz • Francisco Javier Camelo Bustos - UFMG
• Wilson Yesid Perilla Triana - SECRETARIA DE EDUCACIóN DISTRITA
MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O TEMA “DENGUE” Maria Rosana Soares • Luzitânia Dall\\\'Agnol
• Helena Tavares de Souza
MODELAGEM MATEMÁTICA - UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MÚSICA Denis de Aquino Umbezeiro  
MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A ELEVADA TEMPERATURA NA SALA DE AULA Rafaela Duarte Nascimento  
MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FOGUETES Elenice Josefa Kolancko Setti • Anderson Ervino Schwertner - UTFPR
• DAFNE DE MORAES DEPARIS
• Fernanda Fatima Ratajczyk Turra