FIPLAN: RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Paulo Meireles Barguil |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. |
ADRIANA DA CONCEIÇÃO TESCH |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICAS EDUCATIVAS ATRAVÉS DE LABORATÓRIOS DE ENSINO: PRODOCÊNCIA/UFT |
Rochelande Felipe Rodrigues |
• KALED SULAIMAN KHIDIR
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA E SOFTWARES EDUCACIONAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
VANESSA NEVES HÖPNER |
• KATIA HARDT SIEWERT
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NOS ANOS 2011 A 2015. |
Ana Lisa Nishio - UFRRJ |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
APARECIDA FERREIRA LOPES |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELA ELABORAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM CONTEXTUAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Liliane de Oliveira Souza |
|
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PNAIC NA UFPEL |
Antonio Mauricio Medeiros Alves |
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRANDO GEOMETRIA E TECNOLOGIAS |
DANIEL DA SILVA SILVEIRA |
• Tanise Paula Novello
|
|
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INVESTIGAÇÕES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. |
José Luiz Cavalcante - UFRPE |
• Rochelande Felipe Rodrigues • Nahum Isaque dos Santos Cavalcante
|
|
FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
Maria de Fátima Costa Santos |
• Alanne de Jesus Cruz • Márcio Ponciano dos Santos • Luciene dos Santos - UFS • Marcilio Belini Junior
|
|
FORMULAÇAO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: VIVENCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO E A IMPORTANCIA DO USO DESSA METODOLOGIA |
maria josé andreza gomes |
• Thalita Dayane Martins Alves • ELLIS REGINA FERREIRA DOS SANTOS • Cicero da Silva Pereira
|
|
GEOMETRIA ESPACIAL E AS EMBALAGENS DE LEITE: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO |
Leila Ines Pagliarini de Mello |
• Leandra Anversa Fioreze - UFRGS
|
|
GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS |
Daniela Aparecida de Souza |
• Eliana Rossi
|
|
GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS |
Wellington Lima Cedro |
• Mayline Regina Silva • Raquel Kesciley Benfato Coutinho • RENATO SARDINHA DE SOUZA
|
|
GRÁFICOS PODEM MENTIR: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ESTATÍSTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
Jéssica Maria Magalhães Borges - UFF |
• Flávia dos Santos Soares - UFF
|
|
GRUPO DE ESTUDOS NA PRÓPRIA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA (RE)SIGNIFICAR A PRÁTICA |
Mirtes de Souza Miranda |
• Magda dos Reis
|
|
GRUPO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: QUATRO ANOS DE TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA |
Flávia Cristina de Macêdo Santana |
• Jonei Cerqueira Barbosa - UFBA
|
|
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O CASO DO JOGO “TRILHA DOS INTEIROS” |
Richelle Kehrle de Paula |
• ALEXSANDRA BARBOSA SILVA
|
|
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. |
Fabiana Aparecida Vilaça |
• Ana Claudia Siqueira • Marcio Eugen Klinegsnchmid Lopes dos Santos
|
|
INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: O CONCEITO DE MEDIÇÃO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL |
Cybelle Cristina Ferreira do Amaral |
|
|
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
FABIO JUNIOR DA SILVA CASTRO |
• Edson Pinheiro Wanzeler • Karem Keyth de Oliveira Marinho
|
|
INSERINDO O SMARTPHONE NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA |
ANDRÉ GERSTBERGER |
• Ieda Maria Giongo
|
|
INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Adriana Belmonte Bergmann |
• Italo Gabriel Neide • Romildo Pereira da Cruz • Ana Paula Dick
|
|
INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS |
Fernanda Zorzi |
• Thaís Schulz • Priscila Nunes dos Santos
|
|
INTERVENÇÃO COM ALUNO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: POTENCIALIDADES DO PIBID MATEMÁTICA |
Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
• Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho • André Lima Rodrigues - UEL
|
|
INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES EXPONENCIAIS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA SALA DE AULA |
ALEX RIBEIRO BATISTA |
• Luiz Fernando Carvalho
|
|
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA TURMA DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA |
Juliano Pereira da Silva |
|
|
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS |
Marli Teresinha Quartieri |
• Ludmila Maccali
|
|
INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA NO 1˚ ANO DO ENSINO MÉDIO |
CAROLINE HELLEN MARTENDAL DOS SANTOS |
• Willian Bellini
|
|
INVESTIGANDO MODELOS MATEMÁTICOS PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO NUM AMBIENTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA |
Flávio Nazareno Araujo Mesquita |
|
|
IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS |
Makele Verônica Heidt |
• Mélany dos Santos Mello • Jardel Moreira Dylewski • Márcia Souza da Fonseca
|
|
JOGO MISSÃO MATEMÁTICA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Vítor Martins do Carmo |
|
|
JOGOS COM SUCATA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º E 7º ANO |
Géssica Lopes da Silva |
• Jane Cleide Lourenço Pereira • LAIANE GONÇALVES DE LIMA - UPE
|
|
JOGOS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA |
Alyson Fernandes de Oliveira |
• ana paula de almeida saraiva magalhães
|
|
JOVERA: UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO DA VELHA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE RADICIÃO |
Melquisedeque dos Anjos Alves |
• Sinval de Oliveira - UFT
|
|
JUJUBAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLIEDROS |
Fabiana Chagas de Andrade |
• LEIDE MARIA LEÃO LOPES - UFAM • GEOVANE ANDRE TELES DE OLIVEIRA - COLéGIO PEDRO II • VALESSA LEAL LESSA DE SÁ PINTO - UFRJ
|
|
KHAN ACADEMY: UMA PROPOSTA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO |
Paulo Vicente Moreira dos Santos |
• AZLY SANTOS AMORIM DE SANTANA • TAILSON JEFERSON PAIM DOS SANTOS
|
|
LABORATORIO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA |
• Kacieli de Lima Silva - UFPB • Anne de Souza Cunha
|
|
LETRAMENTO EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS |
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN |
• CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
|
|
LETRAMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EMPREGANDO GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA |
ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO |
|
|
MAPEAMENTO DE TRABALHOS SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS APRESENTADOS NOS ENEM (1998 – 2013) |
José Roberto de Campos Lima |
|
|
MATEMÁTICA E A FUMICULTURA: UMA PROPOSTA PELO EDUCAR PELA PESQUISA |
Jaiane Ostemberg Dummer |
• vagner euzébio bastos
|
|
MATEMÁTICA E ARTE: UTILIZANDO O SOFTWARE GRAFEQ PARA O ESTUDO DA EQUAÇÃO DA RETA |
Elisete Maria Bonfada - UFRGS |
|
|
MATEMÁTICA E MÚSICA: ESTUDANDO FRAÇÃO POR UM OLHAR MUSICAL. |
CLÉSIA JORDÂNIA NUNES DA COSTA - UFRN |
• Elvis Medeiros de Melo - UFRN • Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
|
|
MATEMÁTICA E SAÚDE: CONECTANDO SABERES EM CIÊNCIAS |
José Ricardo Ledur |
• Dênis Carrard Ledur
|
|
MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: JOGOS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Luana Giuliani Losekann - UFSM |
• Andressa Wiedenhoft Marafiga • Andriele dos Santos Zwetsch • Halana Garcez Borowsky Vaz
|
|
MATEMATICANDO: PRÓ-POSIÇÕES E DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR |
Nádia Aparecida dos Santos Sant'ana |
• MARILZA MARIA DE OLIVEIRA
|
|
MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA RÉGUA TRIGONOMÉTRICA |
Luana Oliveira Moreira de Jesus |
• Lizandra Monteiro de Souza
|
|
MATHCRAFT: O USO DE OBJETOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA |
Rodrigo Tempos de Carvalho Pereira |
• Catharina de Oliveira Corcoll
|
|
MÁXIMOS E MÍNIMOS DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA |
• HELLENA CHRISTINA FERNANDES APOLINÁRIO
|
|
MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Eliani Retzlaff |
• ROSANGELA FERREIRA PRESTES • MARCOS ANDRÉ COSTA • RUBIA DIANA MANTA • Everaldo Golzer Soares • Rozelaine de Fatima Franzin
|
|
METODOLOGIAS COM O USO DE JOGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
MAYSA DE FATIMA MOREIRA |
• TANIA APARECIDA FERNANDES FONSECA • ROSALINA MARIA DE LIMA LEITE DO NASCIMENTO
|
|
METODOLOGIAS DE ÊXITO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO EXTERNA DE MATEMÁTICA (PAEBES/2015) |
Eliana Bravim Teixeira Neves |
• EDUARDO VIANNA GAUDIO
|
|
MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS |
Joalisson Bahia Santana |
• Felipe Henrique Santana da Silva • Daniela Batista Santos • Felipe dos Santos Belon • Cassio Lopes Carneiro • ANTONIA NATANAYANA LIMA MESQUITA
|
|
MODELACIÓN MATEMÁTICA DESDE LA PERSPECTIVA SOCIO CRÍTICA CON ESTUDIANTES DE SECUNDARIA: POSIBILIDADES Y RETOS |
Gabriel Mancera Ortiz |
• Francisco Javier Camelo Bustos - UFMG • Wilson Yesid Perilla Triana - SECRETARIA DE EDUCACIóN DISTRITA
|
|
MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O TEMA “DENGUE” |
Maria Rosana Soares |
• Luzitânia Dall\\\'Agnol • Helena Tavares de Souza
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA - UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MÚSICA |
Denis de Aquino Umbezeiro |
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A ELEVADA TEMPERATURA NA SALA DE AULA |
Rafaela Duarte Nascimento |
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FOGUETES |
Elenice Josefa Kolancko Setti |
• Anderson Ervino Schwertner - UTFPR • DAFNE DE MORAES DEPARIS • Fernanda Fatima Ratajczyk Turra
|
|