CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA |
ANDREZA CASTRO RIBEIRO |
• Roselene Alves Amâncio
|
|
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: (RE)SIGNIFICANDO O CONTEÚDO DA DIVISÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Lucas Aparecido de Castro Oliveira - UFU |
• Leonardo Donizette de Deus Menezes
|
|
CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS |
Carla Marcela Spannenberg Machado dos Passos |
• Milena Schneider Pudelco - UFPR
|
|
CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DE ORIGAMIS |
Milena Schneider Pudelco - UFPR |
• Carla Marcela Spannenberg Machado dos Passos
|
|
CRENÇAS, ATITUDES E EMOÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Francisco Ronald Feitosa Moraes - UFC |
• Paulo Meireles Barguil • Francisco Rômulo Feitosa Moraes
|
|
CRIAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBIC-JR |
Ana Catarina Cantoni Roque |
|
|
DA EXPERIÊNCIA COMO ALUNO À DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
FABÍOLA BARCELOS RISSO |
• Rosana Martins Mattiuzzi dos Santos • Danielli Veiga Carneiro Sondermann • Wendel Alexandre Albino Macedo
|
|
DA VERTICALIZAÇÃO AO TRABALHO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA |
ANA PAULA RANGEL DE ANDRADE |
• Mônica Souto da Silva Dias • Mylane dos Santos Barreto
|
|
DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: VOZES DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
Genielson de Jesus Nasaré Mendes |
• Jasmines Fernandes Chaves • Giselle de Jesus Pereira Soares • Déa Nunes Fernandes
|
|
DAS REPRESENTAÇÕES ESPONTÂNEAS PARA A LINGUAGEM MATEMÁTICA CONVENCIONAL: ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA |
|
|
DEFINIÇÃO CLÁSSICA E DEFINIÇÃO FREQUENTISTA DE PROBABILIDADE: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA |
Polion Barboza de Souza e Silva Pereira |
• Geovana ferreira do Nascimento • Gabriel de Amaral Sibo • Amari Goulart
|
|
DESAFIOS DA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
TATIANA LAIZ FREITAS DA FONSECA DE OLIVEIRA |
|
|
DESAFIOS E ANGÚSTIAS NA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNO SURDO |
Marcos Moraes Guimarães |
|
|
DESAFIOS NA COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E LINGUAGEM VERBAL |
Thiago Henrique das Neves Barbosa |
|
|
DESCOBRINDO A BASE MÉDIA DO TRAPÉZIO: O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A EJA |
ELIZA SOUZA DA SILVA |
• Jeane do Socorro Costa da Silva
|
|
DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Vanessa Silva da Luz |
• CELIANE COSTA MACHADO • Elaine Corrêa Pereira
|
|
DIMENSIONANDO O CONDICIONAMENTO DE LIXO EM UM CONDOMÍNIO: UMA EXPERIÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES COM MODELAGEM |
Mariana Lima Vilela |
• BRUNO MONTEIRO DE CARVALHO ALMEIDA
|
|
DISCUSSÕES E REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA E PESQUISADORA EM UM GRUPO DE TRABALHO |
Elaine Cristina Braga Ovando |
|
|
DISCUTINDO A MAIORIDADE PENAL EM SALA DE AULA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa |
• SOFIA MARINHO DA NATIVIDADE
|
|
DOCÊNCIA: UM CAMINHO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
JOALDO SILVA DOS SANTOS |
• José de Aquino Santos • HELDER LIMA SILVA
|
|
E A MATEMÁTICA! CADÊ? |
Elisete Gumz Cipriani |
|
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR |
Adriana Pereira dos Santos |
• Maria Elisabette Brisola Brito Prado
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO: É POSSÌVEL? |
Marinela da Silveira Boemo |
• Liane Teresinha Wendling Roos
|
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA POR TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Denise Ritter - UNIFRA |
• Luana Pereira Villa Real - UNIFRA • Ana Marli Bulegon - UNIFRA
|
|
EDUCAR PELA PESQUISA: O CASO DAS PEQUENAS PROFESSORAS |
Luciano Sant Ana Agne |
|
|
EFEITOS DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU |
Mário Marcos Araújo Moreno |
• Adriano Santos Lago
|
|
ENGENHARIA DIDÁTICA: O ESTUDO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL PELO PROCESSO FARMACOLÓGICO NO ORGANISMO |
Grasiella Vieira |
• Fabiana Policarpo
|
|
ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO |
Maylza Belizário dos Santos |
• Vanessa Salustiano Amâncio • JOSEFA SIRLENE BELO DA SILVA - UNEAL • CAMILA LIMA DA COSTA • Leila Kely dos Santos da Paz • João Ferreira da Silva Neto
|
|
ENSINO DA GEOMETRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF |
Tainá Luara Ferreira Salles - UNB |
• Rubens Carlos Viriato Júnior - UNB
|
|
ENSINO DA MATEMÁTICA: FALHAS E INSUCESSOS |
Janaina Isabela de Jesus |
• Elizandra de Sousa Barroso • Daniela Alves da Silveira Moura
|
|
ENSINO DA MATEMÁTICA: RELATANDO E REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Bruno Vieira de Menezes |
• Fábio Henrique Gonçalves Conceição
|
|
ENSINO DE ÁLGEBRA NO 8O ANO E A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES: RECONHECENDO PARTES DO TODO |
Flávia Christiane do Nascimento Regis |
• Teresinha Fumi Kawasaki
|
|
ENSINO DE FRAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O FRAC-SOMA 235 |
Elvis Medeiros de Melo - UFRN |
• CLÉSIA JORDÂNIA NUNES DA COSTA - UFRN • Mércia de Oliveira Pontes - UFRN
|
|
ENSINO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES ATRAVÉS DE DOBRADURAS |
Karina Costa do Nascimento |
• Isabela Alcantara do Nascimento • Deumara Galdino de Oliveira
|
|
ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA AUXILIADO POR SOFTWARE |
Marcelo Batista de Souza |
|
|
ENSINO DE GEOMETRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS |
Bruna Albieri Cruz da Silva |
• Aline Pereira Ramirez Barbosa
|
|
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS EM PRIVATIVA DE LIBERDADE |
Analice Oliveira Simões |
• Jorge Costa do Nascimento
|
|
ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM UTILIZAÇÃO DE GEOPLANOS NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA |
SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA |
• Lauro Chagas e Sá • SABRINE COSTA OLIVEIRA
|
|
EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE PROCEDIMENTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Carlos Eduardo Petronilho Boiago |
• Gislaine Sebastiana Gondim Cruz - UFU • Odalea Aparecida Viana - UFU
|
|
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA |
Lucas Ferreira Gomes - UTFPR |
|
|
ESCRITA NUMÉRICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS PARA AS CRIANÇAS |
AURINETE BARBOSA FERREIRA MELO |
• MARIA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES CAMPOS
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ALEMANHA |
Malcus Cassiano Kuhn |
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA: UMA ABORDAGEM SOBRE PERFIS E METODOLOGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon |
• Jéssica Mistura Zanon • Pedro Henrique Milagre
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE |
Thais Michele Martires |
• Fabricia de Carvalho Paixão
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO COM QUEBRAS DE PARADIGMAS E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DE DOIS PROFESSORES |
Tiago Lino Bello |
• Cleilton Leandro da Silva
|
|
ESTUDO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE RETAS COM O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
YARA PATRÍCIA BARRAL DE QUEIROZ GUIMARAIS |
• ADILSON LOPES DE OLIVEIRA - CEFET-MG • Christiano Otávio de Rezende Sena - CEFET-MG
|
|
ESTUDO DE INEQUAÇÕES VIA SOFTWARE APLUSIX: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 1º ANO DE MATEMÁTICA |
Wilian Barbosa Travassos |
• Daiane Daniele Gaioski de Lima • Veridiana Rezende
|
|
ESTUDO EM DISCALCULIA |
Jeanne Denise Bezerra de Barros - UERJ |
• ClÁudia Ferreira Reis Concordido
|
|
EXPERIÊNCIA-AÇÃO: RELATO DE UMA FORMA POSSÍVEL DE (DES)AULA EM AMBIENTE DE SÓCIO-EDUCAÇÃO |
João Marcos Marques Machado |
• Bruna Sachet • GUILHERME VIER • KAONI CHER OLIVEIRA KENNE • MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS
|
|
EXPERIÊNCIAS COM USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
CRISTIANE SIQUEIRA DE MACEDO NOBR |
|
|
EXPERIÊNCIAS DE ENSINO JUNTO A UM ESTUDANTE CEGO: DA TUTORIA À SUA PRÁTICA DOCENTE |
Franksilane Gonçalves Camelo |
• Maria de Fátima Dias da Silva • Camila Tenório Freitas de Oliveira • Silvânia Cordeiro de Oliveira - PUC-MG
|
|
EXPERIMENTAÇÃO E A PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: ESTEQUIOMETRIA E AJUSTE DE CURVAS |
JANAINA DE CASTRO BRISOLA |
• Juliana Maria Telles Matta Avanci - PUCPR • WALÉRIA ADRIANA GONÇALEZ CECILIO
|
|
EXPERIMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO |
Cristiane Machado Pereira Felício |
|
|
EXPLORANDO CURVAS PLANAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA GEOMETRIA DINÂMICA: UMA EXPERIÊNCIA COM UM GRUPO DE ALUNOS |
Caroline Conrado Pereira |
• Charles Bruno da Silva Melo
|
|
EXPLORANDO O APRENDIZADO DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. |
FRANCISCA BRUM TOLIO - UNIFRA |
• Eleni Bisognin - UNIFRA
|
|
EXPLORANDO O JOGO LABIRINTO DOS DECIMAIS: O RECORTE DE UMA EXPERIÊNCIA |
Anielle Glória Vaz Coelho |
• Fabiana Fiorezi de Marco - UFU
|
|
EXPLORAR E INVESTIGAR NA EJA |
Geraldo Borges Martins Neto |
• Adriana Aparecida Molina Gomes
|
|
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PROJETO TUTORES PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA |
Camila Molina Palles |
• Dayane Carolina Gonçalves • Ludmila Ariel Torquato
|
|
FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO! |
MÁRCIA VALÉRIA AZEVEDO DE ALMEIDA RIBEIRO |
• ANA MARY FONSECA BARRETO DE ALMEIDA - IFF • Mônica Souto da Silva Dias • Mylane dos Santos Barreto
|
|
FAZERES PEDAGÓGICOS E INVESTIGATIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI |
|
|