Marilia Rios de Paula |
A UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FERRAMENTAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA AS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL |
• Gisele Americo Soares
|
|
Katyane AnastÁcia S C C Massante |
ATIVIDADES UTILIZANDO O ALGEPLAN NO SOFTWARE GEOGEBRA |
• Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UERJ • Ion Moutinho Gonçalves - UFF
|
|
Clicia Valladares Bastos Peixoto - UERJ |
POSSIBILIDADES PARA O PRINCÍPIO DA INDUÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR |
• Johnny Nazareth dos Santos - UERJ • Agnaldo da C. Esquincalha
|
|
Rodolfo Chaves |
A CONSTRUÇÃO DOS CAMPOS NUMÉRICOS: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO DA DEFINIÇÃO DE NÚMEROS REAIS |
• Mariana dos Santos Cezar
|
|
Rouziclayde Castelo Barata |
A CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
• PAULO VILHENA DA SILVA • robson andre barata de medeiros • Janeisi de Lima Meira
|
|
Alexandre Oliveira Silva - USS |
A EVOLUÇÃO DOS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA. |
• Lucia Maria Aversa Villela - USS
|
|
Ruth Ribas Itacarambi |
A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS |
|
|
Ricardo Benedito de Oliveira - UFABC |
A INTERFACE DA GEOMETRIA PLANA À ESPACIAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRIÂNGULOS E DOS SÓLIDOS DE PLATÃO |
• Liliana Quintero López - UFABC
|
|
ana paula de almeida saraiva magalhães |
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
• Luciana Parente Rocha • Zaíra da Cunha Melo Varizo
|
|
Caio Roberto Parreiras |
A MATEMÁTICA E AS CULTURAS AFRICANAS |
• janaina de azevedo corenza - IFRJ • Nathalia de Azevedo • Glauce Gon‡alves de Assis • Vitor Pinto de Almeida Monteiro
|
|
Daniela Santa Ines Cunha |
A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA |
• Francileide Santana dos Santos • Maiara Brenda Jesus Santos • Murilo Fraga Pereira • Rodrigo Jesus da Silva • THAíS FERREIRA BRITO
|
|
Rômulo Alexandre Silva |
A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
• Ana Paula Alves Barros • ERIK DE ARAÚJO DELMIRO • José Romero da Silva Costa • Richelle Kehrle de Paula • Tiago Barbosa da Silva
|
|
Regis Forner - UNESP - RIO CLARO |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: ALGUMAS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES |
• Alex Henrique Alves Honorato
|
|
Jamille Vilas Boas de Souza |
A QUESTÃO É DE ARRANJO OU COMBINAÇÃO? UM OLHAR PARA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL EM ANÁLISE COMBINATÓRIA |
• Jean Lázaro da Encarnação Coutinho
|
|
Verusca Batista Alves - UECE |
A RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO DE LOGARITMOS: DESCRIÇÃO E CONSTRUÇÃO |
• hosana de fátima melo da silva - UECE • Eugeniano Brito Martins
|
|
PAMELLA DALA PAULA CAVALCANTE |
A RELAÇÃO ARTE E MATEMÁTICA E SUA APLICAÇÃO NA SALA DE AULA |
• Tayna da Silva Vieira
|
|
André Guilherme Buss Lemes |
A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O SOROBAN E O CÁLCULO MENTAL |
• Edivania Ruvinski Barreto • Marceli Behm Goulart - UEPG
|
|
Maria Deusa Ferreira da Silva |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CÁLCULO DE ÁREAS CURVAS NÃO REGULARES |
• Daniel de Jesus Silva • Sandra Alves de Oliveira
|
|
Sergiano Guerra de Oliveira |
A UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS MAIS ATRAENTE E EFICAZ |
• Alan de Santana Brito • Laura Marisa Carnielo Calejon
|
|
Fernando Henrique Pereira |
A WEBQUEST COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
• Marcelo Souza Motta
|
|
DAYANI QUERO DA SILVA |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA |
• JADER OTAVIO DALTO
|
|
Leila Muniz Santos |
ANÁLISE DE AULA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS DESENVOLVIDAS EM UM GRUPO COLABORATIVO |
• Giovanna Mascarenhas Carneiro • GEISA DA COSTA CURY - UFBA • Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa • SOFIA MARINHO DA NATIVIDADE
|
|
Maryanni Cardoso Silva |
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PELA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO |
• Bianca Brenda Lopes Machado
|
|
Claudiana de Souza Santos Carvalho |
ANÁLISE DE TAREFAS E NARRATIVAS SOBRE FRAÇÕES COMO UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• Flávia Cristina de Macêdo Santana • Marcia Sueli Barbosa Mota • Rivaldo Firmino Sousa
|
|
Adriana Ferreira Mendonça - UFC |
APLICAÇÕES DE JOGOS NA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI |
• Daniel Brandão Menezes - UFC
|
|
aylla gabriela paiva de araújo |
APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ |
• Luciana Maria de Souza Macêdo • JOSÉ LAMARTINE DA COSTA BARBOSA
|
|
Lisandro Bitencourt Machado |
APRENDENDO ESTATÍSTICA COM O SOFTWARE R |
• Ednei Luís Becher
|
|
Fabricia de Carvalho Paixão |
APRENDENDO MATEMÁTICA COM O TRIÂNGULO DE SIERPINSKI |
• Thais Michele Martires • Tiago Pereira • MARIANA MORAN • Veridiana Rezende
|
|
Cristiane Carvalho Bezerra de Lima |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A FERRAMENTA CMAPS TOOLS |
• Francisco do Nascimento Lima • Alysson Espedito de Melo
|
|
Walenska Maysa Gomes de Santana |
ÁREA COMO GRANDEZA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO POR MEIO DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 |
• Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva • ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS
|
|
Jacilma Barata de Lima |
ÁREA DE UMA FIGURA RETANGULAR: ESTRATÉGIAS PARA O SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
• Mariana Oliveira Santos • Luana Cerqueira de Almeida • DINÁ DA SILVA CORREIA
|
|
SIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS - UFBA |
AS CANÇÕES NOS DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: BUSCANDO A LUDICIDADE |
|
|
Leila Pessôa Da Costa |
AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, SUA RELAÇÃO COM OS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS |
|
|
Heloisa da Silva |
AS ENTREVISTAS E A HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DA PRODUÇÃO DE FONTES ÀS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE |
• Vinícius Sanches Tizzo • Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier • Marinéia dos Santos Silva
|
|
Yan Caldas dos Santos |
ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE NOTÍCIAS VINCULADAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO |
• Lizandra Monteiro de Souza • Sheila Santos da Rosa - UFRB • Rosivan Souza Reis
|
|
José Roberto da Silva |
ATIVIDADES DIDÁTICAS: PLANIFICAÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE OBSERVAÇÃO SOBRE QUADRILÁTEROS |
• Maria Aparecida da Silva Rufino
|
|
Marcos Nascimento Magalhães - USP |
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
|
Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ |
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA: REPENSANDO PROCESSOS MERITOCRÁTICOS |
• Carlos Augusto Aguilar Junior
|
|
SAMANTA MARGARIDA MILANI |
CALCULADORA: UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
|
Elizabeth Ogliari Marques |
CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
• Edite Resende Vieira - COLéGIO PEDRO II • Angela Maria Guimarães da Silva • pedro carlos pereira • Thais Guimarães de Oliveira - UFRJ
|
|
Arlete de Jesus Brito |
CONHECENDO E PRATICANDO: A CRIPTOGRAFIA DENTRO DA SALA DE AULA |
• Beatriz Fernanda Litoldo
|
|
Miguel Ribeiro |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: TAREFAS PARA A FORMAÇÃO E SALA DE AULA |
• Marieli Vanessa Rediske de Almeida • Daiane dos Santos Corrêa Cabanha
|
|
Armando Handaya |
CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA DETERMINAR AS MEDIDAS RESUMO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CLASSE |
|
|
Vannilia Santos Lima |
CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO |
• Tatiane Leão Cardoso • ANGELITA DE SOUZA LEITE • ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA
|
|
Leandro do Nascimento Diniz |
CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: A ORGANIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE RELACIONADA A UM TEMA DO COTIDIANO DOS ALUNOS |
• Emyli Paula Oliveira dos Santos • Eliene Andrade dos Santos • Fernanda Souza dos Santos da Silva • Beatriz do Vale Pereira
|
|
AGOSTINHO IAQCHAN RYOKITI HOMA |
CONSTRUIDO OBJETOS GEOMÉTRICOS COM INTERAÇÕES PROGRAMADAS NO GEOGEBRA |
|
|
Solange Taranto de Reis |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MATEMÁTICA: INTERFACE NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS |
• Marinalva Conceição de Souza • DILZA COCO • Alex Jordane de Oliveira
|
|
Washington Benicio Gonçalves Vieira |
CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DA FRAÇÃO PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL |
• Leonardo Ferreira Soares • Baldoino Sonildo da Nóbrega
|
|
JosÉ Marcelo Velloso de Oliveira |
CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA POSSIBILIDADE FACTÍVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
• Aline Mauricio Barbosa
|
|
Gilson Bispo de Jesus |
DEMONSTRAÇÃO EM GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS |
|
|
elizabeth poloni batista |
DESENROLANDO O CICLO TRIGONOMÉTRICO COM GEOGEBRA |
• marines poloni
|
|
Keila Tatiana Boni - UEL |
DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO: PROPOSTA DE TAREFAS SOBRE O CÁLCULO PROPOSICIONAL |
• Debora Cristiane Barbora Kirnev • Diego Fogaça Carvalho
|
|
CARLOS HENRIQUE CARNEIRO |
DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP |
• Jose Fabio de Araujo Lima • SIDNEY SOARES SILVA
|
|
Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz |
DISCUSSÃO SOBRE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS E IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA |
|
|
HELOISA HERNANDEZ DE FONTES SALVADOR |
DISCUSSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• APARECIDA RODRIGUES DA SILVA DUARTE • MARCELO FERREIRA MARTINS SALVADOR • Mônica Menezes de Souza
|
|
Maria Inês Petrucci-Rosa |
DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES |
• Antônio do Nascimento Gomes • Leonardo de Alcântara Moreira
|
|
Ion Moutinho Gonçalves - UFF |
DIVERSIFICAÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES |
• Rosemary Barbeito Pais - PUC-RJ
|
|
Mariana de Avelar Galvino Lima |
DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE |
• Jorge Isidro Orjuela Bernal • SIMONE APARECIDA DA COSTA SADER • Maria Francisca da Cunha
|
|
Karina Alessandra Pessoa da Silva |
É POSSIVEL HIPOTETIZAR UMA AULA COM MODELAGEM MATEMÁTICA? |
• Pamela Emanueli Alves Ferreira
|
|
Dejair Frank Barroso |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS ESCOLHAS INTERTEMPORAIS |
• Adilson Rodrigues Campos
|
|