Minicursos

NOME DO AUTOR TÍULO DO TRABALHO CO-AUTOR(ES) VER ARQUIVO
Marilia Rios de Paula A UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FERRAMENTAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA AS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL • Gisele Americo Soares
Katyane AnastÁcia S C C Massante ATIVIDADES UTILIZANDO O ALGEPLAN NO SOFTWARE GEOGEBRA • Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UERJ
• Ion Moutinho Gonçalves - UFF
Clicia Valladares Bastos Peixoto - UERJ POSSIBILIDADES PARA O PRINCÍPIO DA INDUÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR • Johnny Nazareth dos Santos - UERJ
• Agnaldo da C. Esquincalha
Rodolfo Chaves A CONSTRUÇÃO DOS CAMPOS NUMÉRICOS: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO DA DEFINIÇÃO DE NÚMEROS REAIS • Mariana dos Santos Cezar
Rouziclayde Castelo Barata A CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA • PAULO VILHENA DA SILVA
• robson andre barata de medeiros
• Janeisi de Lima Meira
Alexandre Oliveira Silva - USS A EVOLUÇÃO DOS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA. • Lucia Maria Aversa Villela - USS
Ruth Ribas Itacarambi A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS  
Ricardo Benedito de Oliveira - UFABC A INTERFACE DA GEOMETRIA PLANA À ESPACIAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRIÂNGULOS E DOS SÓLIDOS DE PLATÃO • Liliana Quintero López - UFABC
ana paula de almeida saraiva magalhães A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA • Luciana Parente Rocha
• Zaíra da Cunha Melo Varizo
Caio Roberto Parreiras A MATEMÁTICA E AS CULTURAS AFRICANAS • janaina de azevedo corenza - IFRJ
• Nathalia de Azevedo
• Glauce Gon‡alves de Assis
• Vitor Pinto de Almeida Monteiro
Daniela Santa Ines Cunha A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA • Francileide Santana dos Santos
• Maiara Brenda Jesus Santos
• Murilo Fraga Pereira
• Rodrigo Jesus da Silva
• THAíS FERREIRA BRITO
Rômulo Alexandre Silva A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA • Ana Paula Alves Barros
• ERIK DE ARAÚJO DELMIRO
• José Romero da Silva Costa
• Richelle Kehrle de Paula
• Tiago Barbosa da Silva
Regis Forner - UNESP - RIO CLARO A MODELAGEM MATEMÁTICA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: ALGUMAS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES • Alex Henrique Alves Honorato
Jamille Vilas Boas de Souza A QUESTÃO É DE ARRANJO OU COMBINAÇÃO? UM OLHAR PARA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL EM ANÁLISE COMBINATÓRIA • Jean Lázaro da Encarnação Coutinho
Verusca Batista Alves - UECE A RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO DE LOGARITMOS: DESCRIÇÃO E CONSTRUÇÃO • hosana de fátima melo da silva - UECE
• Eugeniano Brito Martins
PAMELLA DALA PAULA CAVALCANTE A RELAÇÃO ARTE E MATEMÁTICA E SUA APLICAÇÃO NA SALA DE AULA • Tayna da Silva Vieira
André Guilherme Buss Lemes A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O SOROBAN E O CÁLCULO MENTAL • Edivania Ruvinski Barreto
• Marceli Behm Goulart - UEPG
Maria Deusa Ferreira da Silva A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CÁLCULO DE ÁREAS CURVAS NÃO REGULARES • Daniel de Jesus Silva
• Sandra Alves de Oliveira
Sergiano Guerra de Oliveira A UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS MAIS ATRAENTE E EFICAZ • Alan de Santana Brito
• Laura Marisa Carnielo Calejon
Fernando Henrique Pereira A WEBQUEST COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA • Marcelo Souza Motta
DAYANI QUERO DA SILVA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA • JADER OTAVIO DALTO
Leila Muniz Santos ANÁLISE DE AULA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS DESENVOLVIDAS EM UM GRUPO COLABORATIVO • Giovanna Mascarenhas Carneiro
• GEISA DA COSTA CURY - UFBA
• Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa
• SOFIA MARINHO DA NATIVIDADE
Maryanni Cardoso Silva ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PELA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO • Bianca Brenda Lopes Machado
Claudiana de Souza Santos Carvalho ANÁLISE DE TAREFAS E NARRATIVAS SOBRE FRAÇÕES COMO UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA • Flávia Cristina de Macêdo Santana
• Marcia Sueli Barbosa Mota
• Rivaldo Firmino Sousa
Adriana Ferreira Mendonça - UFC APLICAÇÕES DE JOGOS NA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI • Daniel Brandão Menezes - UFC
aylla gabriela paiva de araújo APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ • Luciana Maria de Souza Macêdo
• JOSÉ LAMARTINE DA COSTA BARBOSA
Lisandro Bitencourt Machado APRENDENDO ESTATÍSTICA COM O SOFTWARE R • Ednei Luís Becher
Fabricia de Carvalho Paixão APRENDENDO MATEMÁTICA COM O TRIÂNGULO DE SIERPINSKI • Thais Michele Martires
• Tiago Pereira
• MARIANA MORAN
• Veridiana Rezende
Cristiane Carvalho Bezerra de Lima APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A FERRAMENTA CMAPS TOOLS • Francisco do Nascimento Lima
• Alysson Espedito de Melo
Walenska Maysa Gomes de Santana ÁREA COMO GRANDEZA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO POR MEIO DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 • Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva
• ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS
Jacilma Barata de Lima ÁREA DE UMA FIGURA RETANGULAR: ESTRATÉGIAS PARA O SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA • Mariana Oliveira Santos
• Luana Cerqueira de Almeida
• DINÁ DA SILVA CORREIA
SIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS - UFBA AS CANÇÕES NOS DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: BUSCANDO A LUDICIDADE  
Leila Pessôa Da Costa AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, SUA RELAÇÃO COM OS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS  
Heloisa da Silva AS ENTREVISTAS E A HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DA PRODUÇÃO DE FONTES ÀS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE • Vinícius Sanches Tizzo
• Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier
• Marinéia dos Santos Silva
Yan Caldas dos Santos ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE NOTÍCIAS VINCULADAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO • Lizandra Monteiro de Souza
• Sheila Santos da Rosa - UFRB
• Rosivan Souza Reis
José Roberto da Silva ATIVIDADES DIDÁTICAS: PLANIFICAÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE OBSERVAÇÃO SOBRE QUADRILÁTEROS • Maria Aparecida da Silva Rufino
Marcos Nascimento Magalhães - USP ATIVIDADES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA  
Maria Isabel Ramalho Ortigao - UERJ AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA: REPENSANDO PROCESSOS MERITOCRÁTICOS • Carlos Augusto Aguilar Junior
SAMANTA MARGARIDA MILANI CALCULADORA: UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA  
Elizabeth Ogliari Marques CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS • Edite Resende Vieira - COLéGIO PEDRO II
• Angela Maria Guimarães da Silva
• pedro carlos pereira
• Thais Guimarães de Oliveira - UFRJ
Arlete de Jesus Brito CONHECENDO E PRATICANDO: A CRIPTOGRAFIA DENTRO DA SALA DE AULA • Beatriz Fernanda Litoldo
Miguel Ribeiro CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: TAREFAS PARA A FORMAÇÃO E SALA DE AULA • Marieli Vanessa Rediske de Almeida
• Daiane dos Santos Corrêa Cabanha
Armando Handaya CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA DETERMINAR AS MEDIDAS RESUMO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CLASSE  
Vannilia Santos Lima CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO • Tatiane Leão Cardoso
• ANGELITA DE SOUZA LEITE
• ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA
Leandro do Nascimento Diniz CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: A ORGANIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE RELACIONADA A UM TEMA DO COTIDIANO DOS ALUNOS • Emyli Paula Oliveira dos Santos
• Eliene Andrade dos Santos
• Fernanda Souza dos Santos da Silva
• Beatriz do Vale Pereira
AGOSTINHO IAQCHAN RYOKITI HOMA CONSTRUIDO OBJETOS GEOMÉTRICOS COM INTERAÇÕES PROGRAMADAS NO GEOGEBRA  
Solange Taranto de Reis CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MATEMÁTICA: INTERFACE NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS • Marinalva Conceição de Souza
• DILZA COCO
• Alex Jordane de Oliveira
Washington Benicio Gonçalves Vieira CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DA FRAÇÃO PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL • Leonardo Ferreira Soares
• Baldoino Sonildo da Nóbrega
JosÉ Marcelo Velloso de Oliveira CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA POSSIBILIDADE FACTÍVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA • Aline Mauricio Barbosa
Gilson Bispo de Jesus DEMONSTRAÇÃO EM GEOMETRIA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS  
elizabeth poloni batista DESENROLANDO O CICLO TRIGONOMÉTRICO COM GEOGEBRA • marines poloni
Keila Tatiana Boni - UEL DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO: PROPOSTA DE TAREFAS SOBRE O CÁLCULO PROPOSICIONAL • Debora Cristiane Barbora Kirnev
• Diego Fogaça Carvalho
CARLOS HENRIQUE CARNEIRO DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP • Jose Fabio de Araujo Lima
• SIDNEY SOARES SILVA
Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz DISCUSSÃO SOBRE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS E IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA  
HELOISA HERNANDEZ DE FONTES SALVADOR DISCUSSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA • APARECIDA RODRIGUES DA SILVA DUARTE
• MARCELO FERREIRA MARTINS SALVADOR
• Mônica Menezes de Souza
Maria Inês Petrucci-Rosa DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES • Antônio do Nascimento Gomes
• Leonardo de Alcântara Moreira
Ion Moutinho Gonçalves - UFF DIVERSIFICAÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES • Rosemary Barbeito Pais - PUC-RJ
Mariana de Avelar Galvino Lima DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE • Jorge Isidro Orjuela Bernal
• SIMONE APARECIDA DA COSTA SADER
• Maria Francisca da Cunha
Karina Alessandra Pessoa da Silva É POSSIVEL HIPOTETIZAR UMA AULA COM MODELAGEM MATEMÁTICA? • Pamela Emanueli Alves Ferreira
Dejair Frank Barroso EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS ESCOLHAS INTERTEMPORAIS • Adilson Rodrigues Campos