IVAIL MUNIZ JUNIOR - COLéGIO PEDRO II |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: DESIGN DE TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR |
|
|
Ana Paula Ximenes Flores |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE A TÉCNICA DE ENTRELACE E GRAFOS |
|
|
Ricardo Ferreira Paraizo |
ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO |
|
|
Luciane de Souza Velasque - UNIRIO |
ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA E O PROGRAMA COMPUTACIONAL R |
• Alexandre Sousa da Silva • Maria Tereza Serrano Barbosa - UNIRIO
|
|
Claire Souza da Costa Marques |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA |
• Luana Cerqueira de Almeida
|
|
EDUARDO JESUS DIAS |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
• Marcos Andrei Ota • Ademir Cenati • Carlos Fernando de Araújo Jr
|
|
VALÉRIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS |
ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: TEORIA E PRÁTICA ENVOLVENDO PROPORÇÃO DUPLA E MÚLTIPLA |
• IRLENE SILVA DE ALMEIDA
|
|
Luiz Gonzaga Alves da Cunha |
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES POR MEIO DE DERIVADAS NO AMBIENTE WEB 2.0: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA E DINÂMICA |
• JOÃO BOSCO LAUDARES
|
|
HELDER LIMA SILVA |
ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES. |
• Rozimeire Soares de Oliveira Porto • washington santos carneiro • Antonio Vital da Silva Júnior • Tamiles da Silva Oliveira • José de Aquino Santos
|
|
Débora Regina Wagner |
EXPERIMENTANDO MATEMÁTICA E IMAGENS DA ARTE: QUE VISUALIDADES FAZEM PULSAR? |
• Cássia Aline Schuck • Claudia Regina Flores
|
|
Maria da Conceiçao de Sousa Cipriano dos Santos |
EXPERIMENTAR TAREFAS MATEMÁTICAS NUM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
|
|
Francisco Guimarães de Assis |
EXPLORANDO O MATERIAL DIDÁTICO “PEÇAS RETANGULARES” |
• Alexsandra Felix de Brito
|
|
Clarissa de Assis Olgin |
EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Ilisandro Pesente
|
|
Claudia Georgia Sabba |
FAZENDO ARTE NA MATEMÁTICA: O GEOGEBRA ARQUITETANDO ORIGAMI |
|
|
Ana Maria Carneiro Abrahão - UNIRIO |
FRAÇÕES E DECIMAIS: COMPREENDER PARA ENSINAR RACIONAIS |
|
|
LILIAN NASSER |
FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? |
• GENECI ALVES DE SOUSA • MARCELO ANDRÉ ABRANTES TORRACA • Rafael Filipe Novoa Vaz • Magno Luiz Ferreira
|
|
Josélia Euzebio da Rosa |
FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL QUE ORIENTAM O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE ORIENTADORA E DA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA |
• Ana Paula da Silva Galdino • Cristina Felipe de Matos • SANDRA CRESTANI
|
|
Gabriel de Souza Pnheiro |
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES: EXPLORANDO CONCEITOS E PROPRIEDADES COM O DESENVOLVIMENTO DE APPLETS NO GEOGEBRA |
• Joseide Justin Dallemole • Jussiê dos Santos Matos
|
|
Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria - UNESP - RIO CLARO |
GRANDEZAS PROPORCIONAIS COM GEOGEBRA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO INTEGRADO DE GEOMETRIA, ARITMÉTICA E ÁLGEBRA |
• Tiago Giorgetti Chinellato • Fábio Ferreria da Silva - UNESP - RIO CLARO • Marcus Vinicius Maltempi • Sueli Liberatti Javaroni
|
|
Leo Akio Yokoyama |
HÁ INFINITOS MAIORES QUE OUTROS! |
|
|
Claudinéa Falcheti Nunes |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE |
• Adriane Regina Bravo Mendes • Suseli de Paula Vissicaro
|
|
Rosana Catarina Rodrigues de Lima |
INVESTIGAÇÃO E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADE DO APLICATIVO CALCULADORA DO CELULAR |
• Tatiane Santos Xavier do Nascimento • Flávio Borges do Nascimento
|
|
Janine Oliveira Mello |
JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS E O TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA |
• Gabriela dos Santos Barbosa • Roberta Costa
|
|
Débora de Jesus Bezerra |
JOGOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
• SILVANA PUCETTI • ELISANGELA DOS SANTOS MEZA • TAINÃ NOGUEIRA CHAVES
|
|
Gabriela dos Santos Barbosa |
JOGOS PARA NÚMERO E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
• Andreia Crespo Dinis • Janine Oliveira Mello
|
|
Bruna Giacomeli Maia Santicioli - PUC-SP |
LEITURA DE IMAGENS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
|
Cláudio Firmino Arcanjo |
LIMITES E DERIVADAS UTILIZANDO O SOFTWARE MATHEMATICA |
|
|
Rubens Carlos Viriato Júnior - UNB |
LOGARITMOS: UMA ATIVIDADE PRÁTICA |
• Raquel Carneiro Dorr - UNB
|
|
Ta›ze Cardoso de Sousa |
MATEMATICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: CURSO DE FORMAÇÃO PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
• antonio messias lopes cruz
|
|
Severino Barros de Melo - UFRPE |
MATEMÁTICA, LITERATURA E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR |
|
|
Bruna Moustapha Corrêa |
MATRIZES: UMA TECNOLOGIA DE PONTA |
• Michel Cambrainha de Paula - UNIRIO • Adriano Maurício de Almeida Côrtes • Gladson Octaviano Antunes
|
|
Barbara Lutaif Bianchini - PUC-SP |
MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA – EXPLORANDO O CONCEITO DE FUNÇÃO |
• Eloiza Gomes • Gabriel Loureiro de Lima - PUC-SP
|
|
Wellington Pereira das Virgens |
MÉTODO, RECURSO OU CONTEXTO: PROBLEMAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
|
KARLA APARECIDA LOVIS |
METODOLOGIAS DE ENSINO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
• Maiara Elis Lunkes • Cintia Schneider
|
|
Grazielle Santiago de Souza |
MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO O ALGORITMO SIMPLEX |
• Arthur da Silva Moraes
|
|
Bruno Augusto Teilor |
MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA A SER EXPLORADA |
• Sidnéia Valero Egido - UFPR
|
|
Tadeu Oliver Gonçalves |
NARRATIVAS DE VIDA NA/PARA INVESTIGAÇÃO E (AUTO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
• edileusa do socorro valente belo • Maria Dulce Gonçalves de Matos • Mônica Gonçalves de Matos • Jose Aurimar dos Santos Angelim
|
|
Regina Célia Guapo Pasquini |
NÚMEROS REAIS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
• Ana Lúcia da Silva
|
|
Palane dos Santos Alves |
O BLOG NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EJA: UMA EXTENSÃO VIRTUAL DO AMBIENTE ESCOLAR |
• Raíza Gonçalves Santos
|
|
Evonir Albrecht |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DO JOGO E DA MEDIAÇÃO |
• Angélica Chico - UFABC • Maria de Fátima Costa Sbrana
|
|
Rogério Maurício Fernandes Pessanha |
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
• Fernanda de Araújo Monteiro
|
|
Kelly Nunes Aguiar |
O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO FRACIONÁRIO A PARTIR DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS |
• RAIMUNDA DE OLIVEIRA - UNB • Fabiana Barros de Araújo e Silva - UNB • Keila Cristina de Araujo Reis - UNB • Carine Almeida Silva Noleto - UNB • MEIRE NADJA MEIRA DE SOUZA
|
|
Marisa da Silva Dias |
O INSTRUMENTO SETOR TRIGONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ÂNGULOS E TRIÂNGULOS |
• Michele de Souza Moraes • Edvaldo Alves de Moraes
|
|
Laura Marisa Carnielo Calejon |
O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
• Alan de Santana Brito • Ana Claudia Siqueira • Fabiana Aparecida Vilaça • Sergiano Guerra de Oliveira
|
|
Lucas Noronha de Oliveira |
O JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
• Gene Maria Vieira Lyra-Silva • Marcos Antonio Gonçalves Júnior
|
|
Bruno Silva Silvestre |
O JOGO NA APROPRIÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS |
• ADRIANE SARDINHA MACEDO • Rosimary Rosa Pires Zanetti
|
|
Cristiane Coppe de Oliveira - UFU |
O LEGADO DE PAULUS GERDES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: ELEMENTOS DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA PARA ENSINO DA GEOMETRIA |
• Júlio César Augusto do Valle - USP • Rodrigo Guimarães Abreu
|
|
DANIELA MENDES VIEIRA DA SILVA |
O LOGARITMO E O MÉTODO CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
• Dora Soraia Kindel
|
|
Joana Luiz Marques |
O LÚDICO INVADE A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA COM OS JOGOS DO GEMAT – UERJ |
• CAROLINA AZEVEDO FRANÇA DO NASCIMENTO • Flávia Streva Nunes • Luiza Harab da Silva Rosa • Marcello Santos Amadeo
|
|
ROBERTO CARLOS DELMAS DA SILVA |
O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO O PROGRAMA COMPUTACIONAL CMAPTOLLS |
• ALINE ROSE E SILVA VALENTINO • MAURO CESAR SANTOS
|
|
Katia Gabriela Moreira |
O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Carla Cristiane Silva Santos
|
|
NORMA SUELY GOMES ALLEVATO - UNICSUL |
O REINO DOS QUADRILATEROS NOTÁVEIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO LUDICIDADE, LEITURA E JOGO |
• Luciano Soares Gabriel
|
|
Edmar Luiz Gomes Junior |
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO E SEUS ALGORÍTMOS |
• Davidson Paulo Azevedo Oliveira
|
|
Lara da Silva Cavalheiro |
O TRABALHO COM O EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS POSSIBILIDADES |
• Cristiane Henriques Rodrigues Chica
|
|
Tiago Giorgetti Chinellato |
O USO DE APLICATIVOS DO GOOGLE PLAY E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• NILTON SILVEIRA DOMINGUES • Laís Aparecida Romanello
|
|
Jose Marcio da Silva Ramos Diniz |
O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS |
|
|
Fabiana Martins de Freitas |
O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS |
• EMILY DE VASCONCELOS SANTOS • Fabíola da Cruz Martins • JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS • ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO
|
|
ANDREA PAULA MONTEIRO DE LIMA |
O USO DE LIVROS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
|
|
Regiane da Silva Reinaldo |
O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Nazaré do Socorro Moraes da Silva
|
|
Eliel Constantino da Silva |
O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS |
• Gabriela Barbosa da Silva • Luiz Fernando Carvalho • ALEX RIBEIRO BATISTA • Maria Raquel Miotto Morelatti - FCT/UNESP-PP
|
|