Fabio Garcia Bernardo |
O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO |
• WAGNER ROHR GARCEZ
|
|
BRUNO ROCHA DOS SANTOS |
O WINPLOT NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR:UM RECURSO MOTIVADOR NA ABORDAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS |
• Regina Maria da Costa Smith Maia
|
|
Wanderley Moura Rezende - UFF |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O SABER PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
• Natasha Cardoso Dias - UFF • Tayná Lobo da Silva - UFF
|
|
Thaís Schulz |
OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS |
• Priscila Nunes dos Santos
|
|
NEIDE ALVES SCHAEFFER |
OS JOGOS DE ORIGEM AFRICANA NO RESGATE DE NOSSAS ORIGENS |
• Ursula Tatiana Timm
|
|
Eloá Cassiano Mendes |
OS MÚLTIPLOS RECURSOS PARA ENSINAR FRAÇÃO |
• MIRELA MENDES
|
|
GRAZIELE SOUZA MÓZER - COLéGIO PEDRO II |
PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS IRRACIONAIS? INDO ALÉM DAS FÓRMULAS DE PERÍMETROS, ÁREAS E VOLUMES |
• Humberto José Bortolossi - UFF
|
|
Miguel Maciel Elias |
PEDALANDO NO GEOGEBRA |
• Dora Soraia Kindel
|
|
Leandro Mendonca do Nascimento - UNIRIO |
POSSÍVEIS CONFLITOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS UTILIZANDO O GEOGEBRA |
• Rafael Ferreira da Costa Leite - UNIRIO • Wagner Dias Santos - UNIRIO
|
|
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE |
PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA |
• Marina Oliveira Tavares - UECE
|
|
Gilda Maria Quitete Portela |
PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS? |
• Andressa Bittencourt Barbosa - UFRJ • Lennon de Aguilar Pereira • Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco • Luciana Maria Lima da Silva • MARIA PALMIRA DA COSTA SILVA
|
|
Rosana Aparecida Cardoso Pescio - UNINOVE |
PROJETO CATAPULTA: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRATICA DOCENTE |
• Camila Mocelin • SILVANIRA MARINA SILVA SOUSA DA COSTA • Catharina de Oliveira Corcoll
|
|
Lúcia de Fátima Araújo |
PROMOVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
• Alexandre Marcelino de Lucena
|
|
Marlon Tardelly Morais Cavalcante - FIP |
PSICOESTIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS |
• Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira • Samya de Oliveira Lima • Francisco Adeilton da Silva
|
|
Herbert Wesley Azevedo - USP |
REFLEXÕES POR RETAS: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E GEOGEBRA |
|
|
Claudia Coelho de Segadas Vianna - UFRJ |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS |
• Fabio Garcia Bernardo • Flávia Cardoso Pereira • JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS MOREIRA • Rodrigo Cardoso dos Santos - UFRJ • WAGNER ROHR GARCEZ
|
|
Sidnéia Valero Egido - UFPR |
SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APOIO À PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
|
Maiara Ariana Silva Paula |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA COM LIVROS PARADIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA E REGULADORA |
• Dosilia Espirito Santo Barreto
|
|
luciana ferreira dos santos |
SIMETRIA NA ARTE, ARTE NA SIMETRIA: UMA DISCUSSÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL |
|
|
Marcos Paulo Henrique - UFRRJ |
SMARTPHONES EM SALA DE AULA: BUSCANDO POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA |
• Wagner Marques
|
|
José da Silva Lima Neto |
SOFTWARES WINPLOT E GRAFEQ NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
• ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA
|
|
Misael Oliveira da Silva |
SOROBAN NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS |
• Marli Santana dos Santos
|
|
Dora Soraia Kindel |
TANGRAM, ESPELHOS E SIMETRIAS |
• Rosana de Oliveira - UERJ • Soraya Barcellos Izar
|
|
Airam da Silva Prado |
TAREFAS EXPLORATÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
• LILIAN ARAGÃO DA SILVA • ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA
|
|
Marcos Andrei Ota |
TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE IMPULSIONAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ARTEFATOS QUE TODO EDUCADOR DEVE CONHECER |
• EDUARDO JESUS DIAS • Ademir Cenati • Carlos Fernando de Araújo Jr
|
|
Mônica Souto da Silva Dias |
TEOREMA DE PICK: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO |
• Isabella Pereira • Suéllen Terra Fagundes dos Santos Fernandes • Silvana Leal da Silva
|
|
PEDRO HENRIQUE DA SILVA |
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: ATIVIDADES PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Marger da Conceição Ventura Viana - UFOP
|
|
MARJUNIA ÉDITA ZIMMER KLEIN |
TRIGONOMETRIA NA PRÁTICA |
|
|
Deivid Cezario Teixeira |
UM ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE AS OPERAÇÕES BÁSICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
|
Gilmar Alves de Fonte |
UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE |
• Lucas Dechem Calanca
|
|
LUCIANA TROCA DANTAS |
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• BARBARA CRISTINA MATHIAS DOS SANTOS - UNIGRANRIO
|
|
GEOVANE ANDRE TELES DE OLIVEIRA - COLéGIO PEDRO II |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA ATRELANDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM A DEFICIÊNCIA VISUAL |
• VALESSA LEAL LESSA DE SÁ PINTO - UFRJ • Sicleidi Valente dos Santos Britto - UFRJ • Fabiana Chagas de Andrade
|
|
CARLA ANTUNES FONTES |
USANDO JOGOS NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU |
• Beatriz Ignacio Almeida • Flávia Gomes de Abreu Siqueira • Rafaela Barcelos de Carvalho
|
|
Humberto José Bortolossi - UFF |
USANDO O GEOGEBRA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA EXPLORAR INVARIANTES GEOMÉTRICOS NA SALA DE AULA |
• Edilson José Curvello Machado
|
|
Pedro Nogueira de Marins |
UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA – UMA PROPOSTA DIFERENTE |
|
|
Selene Coletti |
UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS |
• LEONISIA BERTOLINA DA SILVA
|
|
GIVALDO DA SILVA COSTA |
UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO E NAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES |
• MIGUEL RODRIGUES MENINO
|
|
Marcelo de Carvalho Borba |
VÍDEOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS POTENCIALIDADES COMO TUTORIAL |
• Vanessa Oechsler • NILTON SILVEIRA DOMINGUES
|
|