Acelmo de Jesus Brito - UNEMAT |
TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL |
|
Acylena Coelho Costa |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM |
|
Acylena Coelho Costa |
O LOGARITMO NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO YVES CHEVALLARD |
|
Acylena Coelho Costa |
EQUAÇÃO DO 1º GRAU: UMA REVISÃO TEÓRICA ACERCA DE SEUS SIGNIFICADOS |
|
ada cristina de miranda |
TRILHA GEOMÉTRICA: UM JOGO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
|
Adair Mendes Nacarato |
O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
ADAN SANTOS MARTENS |
UMA REVISÃO SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
ADAN SANTOS MARTENS |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Adeilson Pereira da Silva |
RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: ESTREITANDO A DISTÂNCIA ENTRE A PESQUISA E A SALA DE AULA |
|
Adelma Fernanda Cavalcanti Barbosa de Lima |
AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE. |
|
Adelmo Carvalho da Silva - UFMT/IE |
COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DE UM NÚMERO QUADRADO PERFEITO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Adelmo Carvalho da Silva - UFMT/IE |
MARCAS DO ENSINO TARDICIONAL SOBRE A COMPREENSÃO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO EM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Ademir Basso |
TECNOLOGIAS NOVAS E VELHAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Ademir Basso |
AS VANTAGENS DE UTILIZAR UMA PLATAFORMA VIRTUAL COM SUPORTE MOODLE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Ademir Cenati |
TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE IMPULSIONAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ARTEFATOS QUE TODO EDUCADOR DEVE CONHECER |
|
Ademir Cenati |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Ademir Donizeti Caldeira |
ENSAIO SOBRE AS ESTRUTURAS MATEMÁTICAS DA MÚSICA OCIDENTAL |
|
Ademir Donizeti Caldeira |
ATIVIDADES DE MODELAGEM EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE PERSPECTIVA FOUCAULTIANA |
|
ADEMIR JÚLIO DOS REMÉDIOS |
MODELANDO A CASA DAS ONZE JANELAS: A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MODELAGEM E O DESENHO GEOMÉTRICO |
|
Ademir Pereira Junior |
CÁLCULO ALGÉBRICO: UM RELATO DE UMA ATIVIDADE |
|
Adenilse Silva de Jesus |
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO |
|
Adiel Praseres Chaves |
OS CONTEXTOS EM QUE A FUNÇÃO QUADRÁTICA SE APRESENTA NAS ABORDAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO:UMA AMOSTRA DA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA |
|
ADILSON LOPES DE OLIVEIRA - CEFET-MG |
ESTUDO DAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE RETAS COM O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
Adilson Pedro Roveran |
ATIVIDADES COM RÉGUA NÃO GRADUADA E COMPASSO. QUADRATURAS, ARQUIMEDES E O NÚMERO PI. |
|
Adilson Rodrigues Campos |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS ESCOLHAS INTERTEMPORAIS |
|
Adlai Ralph Detoni |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O CORPO MOVENTE E O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO |
|
ADMUR SEVERINO PAMPLONA |
ELEMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA: AS PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MATO GROSSO. |
|
ADNIELSON LIMA DA SILVA |
SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
|
Adriana Aparecida Molina Gomes |
“BICHO DE SETE CABEÇAS”: OS DITOS E NÃO DITOS DA MATEMÁTICA NA EJA |
|
Adriana Aparecida Molina Gomes |
EXPLORAR E INVESTIGAR NA EJA |
|
Adriana Belmonte Bergmann |
INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Adriana Belmonte Bergmann |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS |
|
Adriana Claudia Ribeiro da Silva Rodrigues |
O ENSINO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Adriana Correia Almeida Batista |
PRODUZINDO UM PLANO DE AULA DE GEOMETRIA PARA 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. |
|
Adriana Cozim de Oliveira Lima |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
ADRIANA DA CONCEIÇÃO TESCH |
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. |
|
Adriana de Bortoli |
UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ANALÍTICO E SINTÉTICO NO ENSINO SECUNDÁRIO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO SÉCULO XX A PARTIR DO EXAME DE LIVROS DIDÁTICOS DE ANDRÉ PEREZ Y MARIN |
|
ADRIANA DE SOUZA LIMA - COLéGIO PEDRO II |
SPIGMATH: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Adriana Fatima de Souza Miola |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
|
Adriana Fatima de Souza Miola |
A INFLUÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Adriana Ferreira Mendonça - UFC |
APLICAÇÕES DE JOGOS NA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI |
|
Adriana Ferreira Mendonça - UFC |
A APLICAÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE TAXAS RELACIONADAS COM A METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI |
|
Adriana Ferreira Mendonça - UFC |
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI |
|
Adriana Helena Borssoi |
TAREFAS DESENCADEADAS EM AULAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Adriana Pereira dos Santos |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR |
|
Adriana Richit |
HISTÓRIAS DE VIDA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO |
|
Adriana Rodrigues Cunha |
O PLANEJAMENTO COLETIVO E A PRÁTICA EM UMA SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE SOBRE CONTAGEM |
|
Adriana Silva Santos |
O PLANEJAMENTO COLETIVO E A PRÁTICA EM UMA SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE SOBRE CONTAGEM |
|
Adriana Stefanello Somavilla |
A LITERACIA FINANCEIRA EM DISCUSSÃO |
|
Adriana Tiago Castro dos Santos - PUC-SP |
CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TICS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 1991 À 2014 |
|
ADRIANE EIDAM |
A INFLUÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
ADRIANE EIDAM |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
|
Adriane Regina Bravo Mendes |
A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DENTRO DE UMA PROPOSTA LÚDICA: CAIXA MATEMÁTICA E JOGOS” |
|
Adriane Regina Bravo Mendes |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE |
|
ADRIANE SARDINHA MACEDO |
ALICE NO PAÍS DA MATEMÁGICA: O TEATRO NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU |
|
ADRIANE SARDINHA MACEDO |
O JOGO NA APROPRIÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS |
|
Adriano Fonseca |
UMA REFLEXÃO DESCONSTRUTIVA SOBRE OS USOS DOS TERMOS CONHECIMENTO E CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO NUMA PESQUISA ETNOMATEMÁTICA |
|
Adriano Maurício de Almeida Côrtes |
MATRIZES: UMA TECNOLOGIA DE PONTA |
|
Adriano Santos Lago |
FORMAÇÃO COLABORATIVA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1ª GRAU |
|
Adriano Santos Lago |
EFEITOS DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU |
|
Adriano Santos Lago |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ÁLGEBRA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Adriano Vargas Freitas |
ANÁLISES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA PARA A EJA |
|
Adriano Vargas Freitas |
CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA: PESQUISA DESENVOLVIDAS EM METODOLOGIA DE ESTADO DA ARTE |
|
Adriano Vargas Freitas |
VISÃO PANORÂMICA SOBRE AS PRODUÇÕES PUBLICADAS NA REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
|
Adriele Carolini Waideman |
UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
|
Adrielli Eliza Oliveira Pereira - PUC - CAMPINAS |
A FORMAÇÃO NOS CADERNOS DE EDUCAÇÃO MATEMATICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
|
Afranio Austregesilo Thiel |
ALGUNS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A ARTE DE APRENDER |
|
Agnaldo da C. Esquincalha |
TRANSFORMAÇÕES EM GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM GEOMETRIA DINÂMICA |
|
Agnaldo da C. Esquincalha |
POSSIBILIDADES PARA O PRINCÍPIO DA INDUÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR |
|
Agnaldo da C. Esquincalha |
ANÁLISES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA PARA A EJA |
|
agnes liliane lima soares de santana |
AÇÕES E RESULTADOS DO PIBID MATEMÁTICA: A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
|
agnes liliane lima soares de santana |
AÇÕES E RESULTADOS DO PROLICEN: A INSERÇÃO DO USO DAS TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
agnes liliane lima soares de santana |
A EVASÃO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO |
|
AGNES ROCHA DE OLIVEIRA |
O INSTITUTO LAURO SODRÉ NA INSTRUÇÃO PÚBLICA DO PARÁ |
|
AGOSTINHO IAQCHAN RYOKITI HOMA |
CONSTRUIDO OBJETOS GEOMÉTRICOS COM INTERAÇÕES PROGRAMADAS NO GEOGEBRA |
|
Aida Carvalho Vita |
O CONCEITO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS: A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO A CONVERSÃO ENTRE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO |
|
Aida Carvalho Vita |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO UMA UNIDADE ESCOLAR DO SUL DA BAHIA |
|
Ailton Paulo de Oliveira Júnior |
UMA ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE ALUNOS DO 5 E 6 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTIMÉTIVOS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS |
|
Airam da Silva Prado |
TAREFAS EXPLORATÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
Airan Priscila de Farias |
AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI E O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH |
|
ALAILSON SILVA DE LIRA - UFPA |
OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ: DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO |
|
Alan de Santana Brito |
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Alan de Santana Brito |
O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
|
Alan de Santana Brito |
A UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS MAIS ATRAENTE E EFICAZ |
|
Alan Marcos Silva de Rezende |
UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (UFS, 1990-2010) |
|
Alan Silva dos Santos - PUC-SP |
ESTE NÚMERO É RACIONAL OU IRRACIONAL? UMA PROPOSTA DE ESTUDO ENVOLVENDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E NÃO DIGITAIS |
|
Alana Fuzaro de Barros Rodrigues |
UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: O CASO DA ESCOLA MARIA PEREGRINA E O PROJETO DA HORTA ORGÂNICA |
|
Alana Godoy Lacava - UFSC |
A ABORDAGEM DA PROVA DOS NOVE NA OBRA “ELEMENTOS DE ARITHMETICA (1906)” DE JOÃO JOSÉ LUIZ VIANNA |
|
Alanne de Jesus Cruz |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
Alanne de Jesus Cruz |
FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
|
ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS |
AS FEIRAS DE MATEMÁTICA NA BAHIA ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS |
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA. |
|
Alberto Costa |
O TEMPO NA COMUNICAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
Alberto Costa |
COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS |
|
Alcione Cappelin |
O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS |
|
Aldemir Malveira de Oliveira |
A UTILIZAÇÃO DO INICIADOR DA GOOGLE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA "UMA EXPERIÊNCIA NO AMAZONAS - NORTE DO BRASIL" |
|
Aldinete Silvino de Lima - UFPE |
AS FORMAÇÕES MATEMÁTICAS, PEDAGÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
|
ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA |
ANÁLISE DA ABORDAGEM DADA AOS LOGARITMOS NO CADERNO DO ALUNO, À LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Alessandra Lima de Moraes Mantovani |
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Alessandra Lucero Silva |
PENSAMENTO ALGÉBRICO E PADRÃO: EXPLICITAÇÃO DE ENTENDIMENTOS A PARTIR DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Alessandra Lucero Silva |
ABORDAGEM DO CONCEITO DE SEQUÊNCIAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
|
Alessandro Costa de Jesus |
UMA ABORDAGEM DE NÚMEROS USANDO O JOGO DESMATA-MATA |
|
Alessandro Gonçalves |
UTILIZAÇÃO DE QUESTÕES DO SARESP PARA COMO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE ERROS |
|
Alessandro Jacques Ribeiro |
“CORTA”, “MULTIPLICA CRUZADO”, “MUDOU DE LADO, MUDA DE SINAL”: O CONHECIMENTO DO HORIZONTE ACERCA DOS NÚMEROS RACIONAIS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Alessandro Jacques Ribeiro |
UM ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES |
|
Alex Andrade Alves |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS |
|
Alex Andrade Alves |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
|
ALEX DE ASSIS LAURIA |
TRABALHO GRUPAL NA EJA: CONSTRUINDO PONTES E FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Alex Henrique Alves Honorato |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA A AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR QUE TRABALHA COM MODELAGEM |
|
Alex Henrique Alves Honorato |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: ALGUMAS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES |
|
Alex Jordane de Oliveira |
ENTENDIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Alex Jordane de Oliveira |
TRANSFORMANDO DADOS DE UM APLICATIVO PARA TABLET EM INFORMAÇÕES DIDÁTICAS QUE AUXILIAM O ENSINO DE CONCEITOS DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS |
|
Alex Jordane de Oliveira |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MATEMÁTICA: INTERFACE NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS |
|
ALEX MEDEIROS DE CARVALHO |
A MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA DIGITAL |
|
ALEX RIBEIRO BATISTA |
INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES EXPONENCIAIS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA SALA DE AULA |
|
ALEX RIBEIRO BATISTA |
O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS |
|
Alexandre Branco Monteiro |
DAS ORIENTAÇÕES A SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL E NO MÉXICO |
|
Alexandre Campos Silva |
INTERAÇÕES QUE PROVOCAM INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS |
|
Alexandre de Almeida Xavier |
MATEMÁTICA BÁSICA EM PERSPECTIVA: TRAÇANDO PERFIS SOB PONTOS DE VISTA INVESTIGATIVOS |
|
ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS - UERJ |
ANÁLISE DO USO DO FÓRUM VIRTUAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DA UNIRIO |
|
ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS - UERJ |
CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS |
IDENTIFICANDO TIPOS E SUBTIPOS DE TAREFAS EM TORNO DO CONCEITO DE ÁREA EM UMA COLEÇAO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
|
ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS |
ÁREA COMO GRANDEZA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO POR MEIO DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 |
|
ALEXANDRE LUIS DE SOUZA BARROS |
O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Alexandre Marcelino de Lucena |
PROMOVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
|
ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA |
MÁXIMOS E MÍNIMOS DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
|
ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA |
USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL SANTA MARIA |
|
Alexandre Oliveira Silva - USS |
A EVOLUÇÃO DOS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA. |
|
ALEXANDRE PEREIRA SOUSA |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: VIVENCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES |
|
Alexandre Ramon de Souza |
RAZÃO ÁUREA E APLICAÇÕES: A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E A ESPIRAL ÁUREA |
|
Alexandre Rodrigues de Assis - UFRRJ |
“SE ESPELHAR O ESPELHADO, DÁ!” – COMPOSIÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES ISOMÉTICAS POTENCIALIZADA POR TOQUES EM TELAS |
|
Alexandre Sousa da Silva |
ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA E O PROGRAMA COMPUTACIONAL R |
|
Alexandre Souza de Oliveira - PUC-SP |
CHARLES SANDERS PEIRCE: UM BREVE ESTUDO SOBRE ARITMÉTICA |
|
Alexandre Terdiman Lerman - PUC-SP |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA CONSCIENCIOSIDADE |
|
ALEXSANDRA BARBOSA SILVA |
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O CASO DO JOGO “TRILHA DOS INTEIROS” |
|
Alexsandra Camara |
OS GRUPOS ESCOLARES E A PRIMEIRA REPÚBLICA: ENSINO INTUITIVO E MOVIMENTO DOS SABERES GEOMÉTRICOS |
|
Alexsandra Felix de Brito |
EXPLORANDO O MATERIAL DIDÁTICO “PEÇAS RETANGULARES” |
|
Alice Stephanie Tapia Sartori |
O QUE É UM TRIÂNGULO? A LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Alice Stephanie Tapia Sartori |
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE LIBERDADE: UM OLHAR FOUCAULTIANO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Aliene Araújo Villaça |
A PESQUISA DE OPINIÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA NEPSO |
|
Alina Galvão Spinillo - UFPE |
A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS ACERCA DAS DIFERENTES FACETAS DOS NÚMEROS: UM ESTUDO SOBRE SENTIDO NUMÉRICO |
|
Aline Claro de Freitas |
ORIGAMI: O USO COMO INSTRUMENTO ALTERNATIVO NO ENSINO DA GEOMETRIA |
|
Aline dos Reis Matheus |
A PROBLEMÁTICA DA PROVA EM TRÊS EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
Aline Franco de Brito |
ANÁLISE DA ABORDAGEM DADA AOS LOGARITMOS NO CADERNO DO ALUNO, À LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Aline Gobbi Dutra |
AUDIOVISUAL, ACESSIBILIDADE E AS TICS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATOS DO PROJETO “CURTAS MATEMÁTICOS” |
|
ALINE MARCA |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
|
Aline Mauricio Barbosa |
O ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS NA CINEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR |
|
Aline Mauricio Barbosa |
UMA EXPERIÊNCIA NUMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESTUDO DE QUADRILÁTEROS E DE ISOMETRIAS NO PLANO, SEGUNDO A TEORIA DE VAN HIELE |
|
Aline Mauricio Barbosa |
CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA POSSIBILIDADE FACTÍVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Aline Mota de Mesquita Assis |
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO SABER E O DESPERTAR DO DESEJO E DA NECESSIDADE POR APRENDER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRANSFORMAÇÃO LINEAR |
|
Aline Pereira Ramirez Barbosa |
MODALIDADES DE CONTEÚDOS CURRICULARES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR A PARTIR DAS PESQUISAS |
|
Aline Pereira Ramirez Barbosa |
ENSINO DE GEOMETRIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS |
|
ALINE ROSE E SILVA VALENTINO |
O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO O PROGRAMA COMPUTACIONAL CMAPTOLLS |
|
Aline Tafarelo Tracanella - PUC-SP |
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS |
|
Allan Silva Ferreira |
A ABORDAGEM INICIAL DO CONCEITO DE DERIVADA EM DOIS LIVROS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
ALMIR LANDO GOMES DA SILVA |
DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
ALMIR PEREIRA DE MOURA |
CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS |
|
ALMIR PEREIRA DE MOURA |
O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO |
A PRÁTICA PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O INÍCIO DE UMA PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA |
|
ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO |
OS DESAFIOS DO ENSINO DA ÁLGEBRA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA FACILITADORA |
|
ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO |
O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS |
|
Alyson Fernandes de Oliveira |
JOGOS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA |
|
Alysson Espedito de Melo |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A FERRAMENTA CMAPS TOOLS |
|
AMANDA APARECIDA ROCHA MACHADO |
CONFECÇÃO DE MATERIAIS DE GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA |
|
Amanda Barretos Lima Garuth |
UM ESTUDO SOBRE O ÍNDICE DE POLUIÇÃO NO AR “SÃO PAULO X PEQUIM” POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Amanda Cristina Teagno Lopes Marques |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA MODALIDADE AULA COMPARTILHADA |
|
Amanda Cristina Teagno Lopes Marques |
OS RESULTADOS DO SARESP E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA SEE/SP |
|
Amanda Marina Andrade Medeiros - UNB |
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AFETIVIDADE NOS TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL |
|
Amanda Nunes Barros |
UM PORTAL COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
|
AMANDA RODRIGUES MARQUES |
APRENDENDO MATEMÁTICA |
|
Amanda Soares Bento |
SOFTWARE “TRUQUES MATEMÁTICOS”: O USO DO CELULAR COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Amari Goulart |
DEFINIÇÃO CLÁSSICA E DEFINIÇÃO FREQUENTISTA DE PROBABILIDADE: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA |
|
Amarildo Melchiades da Silva |
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR |
|
Amauri Jersi Ceolim |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA DISCIPLINA DE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE LECIONARAM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
Amauri Jersi Ceolim |
NARRATIVAS DE ALUNOS DO OITAVO ANO: PERCEPÇÕES REFERENTES AOS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE OS LEVARAM AO ERRO NAS OPERAÇÕES COM MONÔMIOS E POLINÔMIOS |
|
Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR |
IMPRESSÕES DOS FUTUROS PROFESSORES QUANTO A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PRODUZIDAS EM DIÁRIOS REFLEXIVOS |
|
Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE BARREIRAS: QUEM SÃO ESSES PROFISSIONAIS? |
|
Américo Junior Nunes da Silva - UFSCAR |
A IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO ITINERANTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE BARREIRAS-BA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES |
|
Ana Carla Amancio Machado Dias |
ANÁLISE DE DESEMPENHO E DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES |
|
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE |
PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE |
RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR: UMA BREVE DESCRIÇÃO HISTÓRICA E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
|
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE |
O ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS: O CASO DO PROBLEMA 56 DO PAPIRO DE RHIND PARA O ESTUDO DE PIRÂMIDES |
|
Ana Carolina de Paula Gon‡alves |
RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA: ANTES E DEPOIS DE PARTICIPAR DE UM CURSO DE EXTENSÃO |
|
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O EXERCÍCIO/ABADONO DA PROFISSÃO DOCENTE: UM CENÁRIO |
|
Ana Carolina Ferreira Rangel - UFF |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO DA MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA |
|
Ana Carolina Ferreira Rangel - UFF |
ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA |
|
Ana Carolina Lopes de Melo |
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE PRODUTOS NOTÁVEIS |
|
Ana Catarina Cantoni Roque |
CRIAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBIC-JR |
|
Ana Catarina Cantoni Roque |
A SEGURANÇA DE TRABALHADORES DE AÇOUGUES E FRIGORÍFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Ana Chiummo |
JOGOS MATEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Ana Clara Bonete Ferreira de Souza Lima |
ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DE ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS, COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO |
|
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN |
LETRAMENTO EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS |
|
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN |
ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM LÍNGUA MATERNA POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA |
|
Ana Cláudia Gouveia de Sousa - UFRN |
PROJETO DE LETRAMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PUBLICA PARAIBANA |
|
Ana Claudia Lemes de Morais |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFMS: UM MOVIMENTO INICIAL DE PESQUISA |
|
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC |
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO USO DO AMBIENTE COMPUTACIONAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA SEQUÊNCIA FEDATHI |
|
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC |
A SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE MATEMÁTICA SUPERIOR: CAMINHOS PERCORRIDOS E INVESTIGAÇÕES FUTURAS |
|
ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC |
SEQUÊNCIA FEDATHI EANÁLISE DE ERROS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRELADO AO JOGO FRACTION MATCHER |
|
Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier |
UMA LEITURA (POSSÍVEL) DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAL À DOCÊNCIA (PIBID) |
|
Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier |
AS ENTREVISTAS E A HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DA PRODUÇÃO DE FONTES ÀS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE |
|
Ana Claudia Siqueira |
O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
|
Ana Claudia Siqueira |
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. |
|
ANA CRISTINA FERREIRA |
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA VISÃO DE TRÊS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
ANA CRISTINA FERREIRA |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? |
|
ANA CRISTINA GOMES DE JESUS |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO |
|
Ana Cristina Medina Pinto |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO APLICATIVO QR CODE NO ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR. |
|
Ana Cristina Medina Pinto |
INTERAÇÕES VIA F@CEMAT: POTENCIALIZANDO O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS |
|
ANA KARINA MARMORATO GOMES - UFSCAR |
CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL |
|
Ana Karine Dias Caires Brandão |
A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA INTEGRAL DEFINIDA, SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA PEIRCEANA. |
|
Ana Lisa Nishio - UFRRJ |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS NOS ANOS 2011 A 2015. |
|
Ana Lúcia da Silva |
NÚMEROS REAIS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
Ana Lúcia Manrique |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: REFLEXÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA CONSCIENCIOSIDADE |
|
Ana Luísa Cotta Bicalho |
TRILHA GEOMÉTRICA: UM JOGO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
|
Ana Luiza de Freitas Kessler |
APLICAÇÕES DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO ESTUDO DE CONCEITOS DE FÍSICA POR MEIO DO GEOGEBRA |
|
Ana Luiza Golin |
VIVÊNCIAS COM JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MEDIDA DE ÁREA |
|
Ana Luiza Golin |
APRENDER E ENSINAR SOBRE MEDIDA DE ÁREA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Ana Luiza Patriarcha Clinio da Silva - USP |
UM PORTAL COM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA |
|
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho |
INTERVENÇÃO COM ALUNO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: POTENCIALIDADES DO PIBID MATEMÁTICA |
|
Ana Maria Carneiro Abrahão - UNIRIO |
FRAÇÕES E DECIMAIS: COMPREENDER PARA ENSINAR RACIONAIS |
|
Ana Maria Carneiro Abrahão - UNIRIO |
MATEMÁTICA INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO DA APRENDIZAGEM DO CAMPO MULTIPLICATIVO |
|
ANA MARIA DE ALMEIDA |
A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO NA PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM REGIME MODULAR EM CAMPO GRANDE/MS |
|
Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF |
UM CATÁLOGO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA |
|
Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF |
POLIEDROS DE PLATÃO SOB UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA USANDO RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS |
|
Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF |
UMA PARCERIA EM PROL DA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
|
ANA MARIA PORTO NASCIMENTO - UNB |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM MATEMÁTICA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PESQUISA E FORMAÇÃO |
|
Ana Maria Rosinski Dutra |
OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Ana Maria Rosinski Dutra |
A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL |
|
Ana Maria Silva Guedes - UECE |
A SITUAÇÃO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES CEARENSES, CONFORME A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
Ana Maria Silva Guedes - UECE |
BREVE RECORTE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ: A GÊNESE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UECE |
|
Ana Marli Bulegon - UNIFRA |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA POR TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
|
ANA MARY FONSECA BARRETO DE ALMEIDA - IFF |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE POLINÔMIOS USANDO APLICATIVOS EM TABLETS |
|
ANA MARY FONSECA BARRETO DE ALMEIDA - IFF |
FÁBRICA DE MATEMÁTICA: UM PROJETO MUITO ALÉM DO ENSINO! |
|
Ana Paula Alves Barros |
A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Ana Paula Bergo da Silva - UEM |
PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O JOGO |
|
Ana Paula da Silva Galdino |
FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL QUE ORIENTAM O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE ORIENTADORA E DA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA |
|
ana paula de almeida saraiva magalhães |
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
ana paula de almeida saraiva magalhães |
JOGOS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA |
|
Ana Paula Dick |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS |
|
Ana Paula Dick |
INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Ana Paula dos Santos Malheiros |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA PARA A AUTOFORMAÇÃO DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR QUE TRABALHA COM MODELAGEM |
|
Ana Paula dos Santos Malheiros |
MODELAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Ana Paula Gestoso de Souza - UFSCAR |
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LEITURAS E ESCRITAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
ANA PAULA GONÇALVES PITA |
A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO NA EJA: DO RASCUNHO AO CONVENCIMENTO. |
|
Ana Paula Jahn |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: RALI MATEMÁTICO NUMA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA |
|
Ana Paula Lima |
O QUE DIZ O CURRÍCULO PRESCRITO PARA COMBINATÓRIA NO BRASIL? REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DO HORIZONTE E CONHECIMENTO CURRICULAR DE PROFESSORES |
|
Ana Paula Nascimento Pegado Couto |
O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE |
|
Ana Paula Nascimento Pegado Couto |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE TEOREMA DE PITÁGORAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Ana Paula Perovano dos Santos Silva |
QUAIS SITUAÇÕES SÃO PRIORIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ELABORAR SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS? |
|
ANA PAULA RANGEL DE ANDRADE |
DA VERTICALIZAÇÃO AO TRABALHO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA |
|
ANA PAULA RANGEL DE ANDRADE |
ÁREA: MEDIÇÃO, ESTIMATIVA E ARTE EM DIVERSOS ESPAÇOS DA ESCOLA |
|
ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA |
CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO |
|
ANA PAULA SILVA DE ALMEIDA |
SOFTWARES WINPLOT E GRAFEQ NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
Ana Paula Ximenes Flores |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ARTE: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE A TÉCNICA DE ENTRELACE E GRAFOS |
|
Ana Quele Gomes de Almeida |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA: O USO DO JOGO OWARE |
|
Ana Quele Gomes de Almeida |
ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD |
|
Ana Queli Mafalda Reis |
A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
Ana Rafaela Correia Ferreira - UFMG |
METODOLOGIA DE PROJETOS NA EJA: OS CURSOS DE SUPLÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BETIM (1995-1999) |
|
Ana Teresa Ferreira dos Santos |
CARACTERIZADORES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS |
|
ANA VIRGINIA DE ALMEIDA LUNA - UEFS |
NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FEIRA DE SANTANA: 10 ANOS DE COLABORAÇÃO, PESQUISA, ESTUDOS E TROCAS |
|
ANAELIZE DOS ANJOS OLIVEIRA |
LOCALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Anailza da Silva Cazumba |
CARACTERIZADORES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS |
|
Analice de Lima e Silva Ferraz |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DA MICRORREGIÃO DO LITORAL NORTE - PB |
|
Analice Oliveira Simões |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS EM PRIVATIVA DE LIBERDADE |
|
Analice Oliveira Simões |
TANGRAM MATERIAL PARA ATIVIDADES LÚDICAS COM GEOMETRIA |
|
Anastacia dos Santos Ferreira |
ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM |
|
Anderson Afonso Alves |
UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Anderson de Almeida Santos |
MATEMÁTICA NO INTERVALO: REFLEXÕES SOBRE UMA AÇÃO - PIBID/UESB |
|
Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva |
ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 |
|
Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva |
ÁREA COMO GRANDEZA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO POR MEIO DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 |
|
Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva |
A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E A APROPRIAÇÃO DO ARTEFATO TECNOLÓGICO APPRANTI GÉOMÈTRE 2 EM UMA SITUAÇÃO PROPOSTA |
|
Anderson Ervino Schwertner - UTFPR |
MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FOGUETES |
|
ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS |
APLICATIVOS MATEMÁTICOS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO MARANHÃO |
|
ANDERSON LUIS PEREIRA |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
|
ANDERSON LUIS PEREIRA |
AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DO PROJETO MAPEAMENTO |
|
Anderson Martins Corrêa |
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO IFMS CAMPUS AQUIDAUANA |
|
ANDERSON SOUZA NEVES |
IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE MATEMÁTICA |
|
André Fellipe Queiroz Araújo |
ANÁLISE DO CONCEITO DE DIVISÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. |
|
ANDRÉ GERSTBERGER |
INSERINDO O SMARTPHONE NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA |
|
André Guilherme Buss Lemes |
A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O SOROBAN E O CÁLCULO MENTAL |
|
André Guilherme Buss Lemes |
ALGORITMO NÃO USUAL DA SUBTRAÇÃO: RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA NA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
|
ANDRE L M DRABACH - UFPR |
QUADRO TRIGONOMÉTRICO: O USO DO SOFTWARE R.E.C NO ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO CICLO TRIGONOMÉTRICO |
|
André Lima Rodrigues - UEL |
INTERVENÇÃO COM ALUNO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: POTENCIALIDADES DO PIBID MATEMÁTICA |
|
ANDRÉ LÚCIO GRANDE |
O ENSINO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO ENVOLVENDO O PENSAMENTO INTUITIVO E VISUAL |
|
André Luis Andrejew Ferreira |
INTERAÇÕES VIA F@CEMAT: POTENCIALIZANDO O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS |
|
André Luis Andrejew Ferreira |
SOFTWARE GEOGEBRA: VÍDEOS TUTORIAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO |
|
André Luis Corrêa Magno |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAMATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
André Luis Trevisan |
CARACTERIZAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
André Luiz Lima |
DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
|
André Pereira da Costa |
UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO |
|
André Pereira da Costa |
O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
André Pereira da Costa |
LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE |
|
Andre Ricardo Lucas Vieira - UNEB |
MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTOS POTECNIALIZADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
Andre Ricardo Lucas Vieira - UNEB |
REFLEXÕES A PARTIR DO ERRO NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
André Seixas de Novais |
MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 2) |
|
André Seixas de Novais |
MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 1) |
|
ANDREA PAULA MONTEIRO DE LIMA |
O USO DE LIVROS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
|
Andréa Thees - UNIRIO |
EXPERIMENTANDO O AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Andréa Thees - UNIRIO |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA: VIVÊNCIAS NO PROJETO DE EXTENSÃO “RECOMEÇO” |
|
Andrea Zander Vaiano |
TRANSFORMAÇÕES EM GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM GEOMETRIA DINÂMICA |
|
Andreia Carvalho Maciel Barbosa - UERJ |
ATIVIDADES UTILIZANDO O ALGEPLAN NO SOFTWARE GEOGEBRA |
|
Andreia Crespo Dinis |
JOGOS PARA NÚMERO E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Andréia Dalcin - UFRGS |
TEXTO 2: O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE COMO ESPAÇO DE ESTUDO, PRODUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PASSADO E NO PRESENTE |
|
Andréia Dalcin - UFRGS |
VER, SENTIR, AGIR E PENSAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
|
Andreia Fernandes de Souza - UNIFESP |
A REVISTA “A ESCHOLA PUBLICA” COMO CAIXA DE UTENSÍLIOS: ORIENTAÇÕES PARA AS AULAS DE ARITMÉTICA |
|
Andreia Ferreira Fernandes - UFRJ |
ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DE ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS, COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO |
|
ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA |
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICA POR MEIO DE UM TRABALHO COLABORATIVO |
|
ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - UFBA |
TAREFAS EXPLORATÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
Andresa de Oliveira Mendes dos Santos |
A PROPORCIONALIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO RELACIONADAS AO CONSUMO |
|
Andresa Maria Justulin |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TRÊS CONTEXTOS – PESQUISA, DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS |
|
Andresa Maria Justulin |
UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO PIBID |
|
Andressa Bittencourt Barbosa - UFRJ |
O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Andressa Bittencourt Barbosa - UFRJ |
PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS? |
|
Andressa De Siqueira Cereta |
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS |
|
Andressa De Siqueira Cereta |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA PESQUISA ACERCA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
|
Andressa Maria Soares Rocha |
ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO |
|
Andressa Nishihara - UFSCAR |
JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS PARA O ENSINO MÉDIO. |
|
Andressa Tais Diefenthäler |
TRABALHANDO CONCEITOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE UMA GINCANA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE PROCESSOS INVESTIGATIVOS |
|
Andressa Wiedenhoft Marafiga |
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
|
Andressa Wiedenhoft Marafiga |
MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: JOGOS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
ANDREZA CASTRO RIBEIRO |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA |
|
Andreza Fiorini Pérez Rivera |
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
|
Andreza Fiorini Pérez Rivera |
REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Andreza Santana da Silva |
FUNÇÃO QUADRÁTICA SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA. |
|
Andriele dos Santos Zwetsch |
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
|
Andriele dos Santos Zwetsch |
MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: JOGOS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Andrielly Viana Lemos |
A NOÇÃO DE ÂNGULO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA E COGNITIVA |
|
ANELITA OLIVEIRA SILVA - UECE |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO ÂMBITO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. |
|
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM |
A AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO COMO UM ELEMENTO DO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA |
|
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM |
TROCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A BASE QUATRO |
|
ANETE OTILIA CARDOSO DE SANTANA CRUZ |
CONSTRUÇÕES COLABORATIVAS EM UM GRUPO DO PIBID-MATEMÁTICA: SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO ENSINO MÉDIO |
|
Ângela Maria dos Santos - PUC-SP |
JOSÉ ANASTÁCIO DA CUNHA E SUA OBRA OS PRINCIPIOS MATHEMATICOS |
|
Angela Maria Guimarães da Silva |
CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Ângela Marta Pereira das Dores Savioli |
TEXTO 3: ÊNFASE EM ALGUMAS PESQUISAS EM ÁLGEBRA |
|
Ângela Marta Pereira das Dores Savioli |
DIFICULDADES DE ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO FUNÇÃO: A FUNÇÃO QUADRÁTICA |
|
Ângela Marta Pereira das Dores Savioli |
“CORTA”, “MULTIPLICA CRUZADO”, “MUDOU DE LADO, MUDA DE SINAL”: O CONHECIMENTO DO HORIZONTE ACERCA DOS NÚMEROS RACIONAIS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Angélica Chico - UFABC |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DO JOGO E DA MEDIAÇÃO |
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva |
UM ESTUDO DAS FRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva |
PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS ACERCA DO ENSINO DAS FRAÇÕES |
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva |
UM ESTUDO ACERCA DE CONHECIMENTOS DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E DO SEU ENSINO |
|
Angélica Heineck - UFFS |
UMA PESQUISA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA: O ESTUDO EXPLORATÓRIO DO BARICENTRO |
|
ANGELICA LANGNER |
LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM MAPEAMENTO NO PERIÓDICO BOLEMA |
|
Angélica Ninke |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE: METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
angélica novaes de assis |
RELAÇÕES TRIGONOMETRICAS NO TRIANGULO-RETÂNGULO: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SENO, COSSENO E TANGENTE COMO UMA RELAÇÃO NO ÂNGULO AGUDO POR MEIO DE MATERIAL MANIPULATIVO. |
|
Angélica Paula Costa Santos |
O MOVIMENTO LÓGICO HISTÓRICO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
ANGELITA DE SOUZA LEITE |
CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO |
|
ANGELITA DE SOUZA LEITE |
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO |
|
Angelita Minetto Araújo |
O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS |
|
Angelita Minetto Araújo |
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
ÂNGELO GUSTAVO MENDES COSTA |
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FUNÇÃO |
|
Anielle Glória Vaz Coelho |
EXPLORANDO O JOGO LABIRINTO DOS DECIMAIS: O RECORTE DE UMA EXPERIÊNCIA |
|
Anielle Glória Vaz Coelho |
RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Anilda Pereira da S. Guimarães |
O EDUCADOR MATEMÁTICO ANTONIO PINHEIRO DE ARAÚJO: RECORTES DA SUA HISTÓRIA |
|
ANNA LUISA DE CASTRO |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O CURRÍCULO DA ERA DIGITAL |
|
ANNA LUISA DE CASTRO |
AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS DO PROJETO MAPEAMENTO |
|
Anne de Souza Cunha |
LABORATORIO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
ANNE GLEICY PINTO GOMES |
PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
|
Anne Michelle Dysman Gomes |
UMA PARCERIA EM PROL DA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
|
Anni Barreto Lyra |
O USO DO GEOGEBRA EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
|
ANTHONIBERG CARVALHO DE MATOS |
PROFESSORES OUVINTES E ALUNOS (AS) SURDOS (AS) NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Antomar Araújo Ferreira |
O DIABO DOS NÚMEROS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE UM PARADIDÁTICO |
|
Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga |
PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB |
|
ANTONIA EDNA SILVA DOS SANTOS |
UM ESTUDO DE CASO DOS PROFESSORES DE MATMÁTICA FORMADOS NA UNIVERIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) NOS ANOS DE 2010 A 2014 |
|
ANTONIA NATANAYANA LIMA MESQUITA |
MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS |
|
ANTONIA NATANAYANA LIMA MESQUITA |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
ANTONIO CERINO |
O ÁBACO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Antonio César Nascimento Teixeira |
INTRODUÇÃO DO RACIOCÍNIO FUNCIONAL PARA ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Antônio do Nascimento Gomes |
PRÁTICAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA EM UM INSTITUTO FEDERAL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES E ELABORADORES DE CURRÍCULOS |
|
Antônio do Nascimento Gomes |
DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES |
|
ANTONIO FABIO DO NASCIMENTO TORRES |
DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
António Fernando Zucula |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO SISTEMA EDUCACIONAL |
|
Antonio Henrique Pinto |
A MATEMÁTICA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO CAPIXABA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
|
Antonio Henrique Pinto |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFES – CAMPUS DE ALEGRE |
|
Antonio Henrique Pinto |
UMA ABORDAGEM DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO NA DÉCADA DE 1960 |
|
Antonio Luis Mometti |
ARGUMENTOS E METÁFORAS SOBRE O INFINITO NO ENSINO DE CÁLCULO |
|
Antonio Luis Mometti |
PROVAS MATEMÁTICAS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
|
ANTONIO MARCOS DA COSTA SILVANO - UECE |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA SEMIPRESENCIAL |
|
Antonio Mauricio Medeiros Alves |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PNAIC NA UFPEL |
|
Antonio Mauricio Medeiros Alves |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Antonio Mauricio Medeiros Alves |
ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS |
|
antonio messias lopes cruz |
MATEMATICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: CURSO DE FORMAÇÃO PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Antonio Miguel |
UMA AGENDA CONTEMPORÂNEA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA |
|
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO - UEM |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1960: O CONTEXTO PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NA UEM |
|
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO - UEM |
UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM |
|
Antonio Sales |
PRÁTICA DIDÁTICA DO PROFESSOR DO 5º ANO: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE, MS |
|
Antonio Sergio Abrahao Monteiro Bastos |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADOS A DERIVADAS: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZANDO A ANÁLISE DE ERROS |
|
Antônio Villar Marques de Sá - UNB |
REGISTRO ESCRITO NA AULA DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE COMUNICATIVA A PARTIR DO JOGO |
|
Antonio Vital da Silva Júnior |
ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES. |
|
Antonio Vital da Silva Júnior |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA |
|
Aparecida de Lourdes Bonanno |
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS |
|
APARECIDA FERREIRA LOPES |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES |
|
APARECIDA RODRIGUES DA SILVA DUARTE |
DISCUSSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Aparecida Santana de Souza Chiari |
POSSIBILIDADES COMUNICACIONAIS NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR A DISTÂNCIA A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
|
Aparecido dos Santos |
ENSINO DE ESTATÍSTICA: COMPARAÇÃO DAS PROPOSTAS DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL |
|
Ariane Cristina Laurentino |
MODELAGEM MATEMÁTICA E O USO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
|
Ariane Luzia dos Santos |
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: EM ANÁLISE O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Arianne Alves da Silva - UFU |
AS CÔNICAS DE APOLÔNIO |
|
Ariel Cardoso da Silva - UENP |
A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS ANAIS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2015 |
|
Ariel Cardoso da Silva - UENP |
FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS ANAIS DE EVENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Ariel Marczaki |
CALCULADORA GRÁFICA: OLHARES PARA SEU USO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Ariel Wesley Soares |
AÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE |
|
Ariel Wesley Soares |
O JOGO DE DOMINÓ COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Arilise Moraes de Almeida Lopes |
UM ESTUDO DA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA DO OBJETO DE APRENDIZAGEM COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM |
|
AristÓteles Alves Feitosa |
O USO DO COMPUTADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA |
|
Arlete de Jesus Brito |
CONHECENDO E PRATICANDO: A CRIPTOGRAFIA DENTRO DA SALA DE AULA |
|
Arlete de Jesus Brito |
CRIPTOGRAFIA E SUAS POTENCIALIDADES NA EXPLORAÇÃO DAS IDEIAS ASSOCIADAS À FUNÇÃO AFIM |
|
Arlete de Jesus Brito |
PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA REALIZADOS NA REGIÃO NORTE (DE 1998 A 2008) |
|
Arlindo José de Souza Júnior |
A MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA DIGITAL |
|
Armando Handaya |
CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA DETERMINAR AS MEDIDAS RESUMO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CLASSE |
|
Armando Traldi Junior |
UM BREVE PANORAMA SOBRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
|
Arnaldo Nogaro |
CONSENSOS E DISSENSOS ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
|
Arno Bayer - ULBRA |
A TABUADA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
|
Arno Bayer - ULBRA |
UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM TEMAS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
Arno Bayer - ULBRA |
O GINÁSIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE SÃO LEOPOLDO E O ENSINO DE ARITMÉTICA |
|
ARNOLD VINICIUS PRADO SOUZA |
INDISCIPLINA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
Arrigo Fontana |
SUPERANDO AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS |
|
Arthur da Silva Moraes |
MODELAGEM MATEMÁTICA UTILIZANDO O ALGORITMO SIMPLEX |
|
Arthur Gonçalves Machado Júnior |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
|
Arthur Gonçalves Machado Júnior |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR: ANÁLISE NARRATIVA DE UM SIMULADO APLICADO NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
|
Artur Alberti Gaban |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS APROVADOS NO PNLD 2015 |
|
Artur Rezzieri Gambera |
POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FRAÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA |
|
Aryelle Patricia da Silva |
A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS ACERCA DAS DIFERENTES FACETAS DOS NÚMEROS: UM ESTUDO SOBRE SENTIDO NUMÉRICO |
|
Audálio Lúcio Wanderlei Neto |
UNIDADE DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO: METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM |
|
Audálio Lúcio Wanderlei Neto |
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA: A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO |
|
Augusto Blauth da silva |
APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ESPACIAL E EM GEOMETRIA ANALÍTICA COM O USO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS GRUPOS OPERATIVOS |
|
AURINETE BARBOSA FERREIRA MELO |
ESCRITA NUMÉRICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS PARA AS CRIANÇAS |
|
aylla gabriela paiva de araújo |
APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ |
|
Ayrton Araujo Kiill |
O ENSINO DA TEORIA DE FUNÇÕES POR MEIO DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
Ayze Jammylle Batista Ferreira |
O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO |
|
AZLY SANTOS AMORIM DE SANTANA |
KHAN ACADEMY: UMA PROPOSTA DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA NO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO |
|