Autores

NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO VER ARQUIVO
RAFAEL CORREA CASTILHO O ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS NA CINEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Rafael Ferreira da Costa Leite - UNIRIO POSSÍVEIS CONFLITOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS UTILIZANDO O GEOGEBRA
Rafael Filipe Novoa Vaz A PROPORCIONALIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO RELACIONADAS AO CONSUMO
Rafael Filipe Novoa Vaz FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
Rafael José Alves do Rego Barros - UFRN OS POTENCIAIS DIDÁTICOS DAS DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 1990 E 2010
Rafael Machado da Silva A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL
Rafael Marques Pinheiro - UENP PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO PARANÁ
Rafael Marques Pinheiro - UENP O BINGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafael Martin Gonçalez INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Rafael Neves Almeida BRINCANDO COM A CIRCUNFERÊNCIA
RAFAEL SIQUEIRA SILVA - UFSCAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CLUBE DE MATEMÁTICA
RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA
RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE BANANAL/SP
RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ TEOREMA DE TALES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Rafaela Barcelos de Carvalho USANDO JOGOS NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU
Rafaela da Silva Ferreira O ESTUDO DOS PADRÕES GEOMÉTRICOS NA IGREJA DA SÉ: PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SIMETRIA NAS FAIXAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rafaela Duarte Nascimento MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A ELEVADA TEMPERATURA NA SALA DE AULA
Rafaela Moraes Cruz - UFF PROPOSTA DE UMA PLETORA PARA O ENSINO DE POLIEDROS UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA
Rafaela Nunes Barreto - UFS UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM E SEM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Rafaela Silva Rabelo - USP ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA: VESTÍGIOS DA TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA MATEMÁTICA
Rafaella Campelo Centeno LABORATÓRIO MULTILINGUAGENS DA UFPEL – UMA EXPERIÊNCIA INTERLIGANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
RAIMUNDA DE OLIVEIRA - UNB APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
RAIMUNDA DE OLIVEIRA - UNB O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO FRACIONÁRIO A PARTIR DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS
RAIMUNDO OTONI MELO FIGUEIREDO A HISTÓRIA DO PIBID NO IFPA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Raissa Samara Sampaio PLANIFICAÇÕES DE PRISMAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE POSSIBILIDADES DO SOFTWARE
Raissa Samara Sampaio O USO DA ESTIMATIVA E APROXIMAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raíza Gonçalves Santos ALIANDO MATEMÁTICA E OUTRAS TEMÁTICAS, NA EJA, RECORRENDO A RECURSOS OFFLINE
Raíza Gonçalves Santos O BLOG NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EJA: UMA EXTENSÃO VIRTUAL DO AMBIENTE ESCOLAR
Ranna de Jesus Ambrosio A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA NO IFF – CAMPOS CENTRO
RAPHAEL DE OMENA MARINHO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE REGÊNCIA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Raphael Peres Correia dos Santos ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA BUSCA POR RELAÇÕES
Raphael vasconcelos da silva UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO
Raquel Carneiro Dorr - UNB ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: DESAFIOS DE EDUCADORES E NECESSIDADES DOS EDUCANDOS
Raquel Carneiro Dorr - UNB LOGARITMOS: UMA ATIVIDADE PRÁTICA
Raquel Elaine Santana silva UM NOVO OLHAR PARA UM VELHO PROBLEMA: ANALISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
raquel factori canova UM ESTUDO DAS FRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CASO DE ENSINO
Raquel Kesciley Benfato Coutinho GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS
Raquel Pierre Dimitrov MANOEL JAIRO BEZERRA E OS LIVROS DIDÁTICOS
Raquel Seriani A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO COTIDIANO PROFISSIONAL E/OU ACADÊMICO DE EGRESSOS PÓS-EDUCAÇÃO BÁSICA DA ESCOLA ESTADUAL CAMINHO À LUZ, NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG
RAQUEL TAÍS BREUNIG PRÁTICA DOCENTE E O CONCEITO DE LIMITE EM CURSOS DE ENGENHARIA - COORDENAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO
Rayane de Jesus Santos Melo O ENSINO DAS CÔNICAS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Rayara Barroca Silva O JOGO DE DOMINÓ COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Rayssa Melo de Oliveira SABERES DOCENTES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rayssa Melo de Oliveira UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rebeca Rúbia Honório Pinafo UM PANORAMA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PARANÁ POR MEIO DA ANÁLISE DOS ANAIS DO XII E XIII EPREM
Regiane da Silva Reinaldo O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Regiane da Silva Reinaldo AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
REGILAN FRANCISCA DE SOUZA ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Regina Barreto dos Santos Silva - FAFIRE RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRÁTEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
Regina Barreto dos Santos Silva - FAFIRE RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
Regina Celi de Melo Andre PARÂMETROS DE FORMAÇÃO DOCENTE COMO DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Regina CÉlia dos Santos Nunes Barros O PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E O SARESP: NECESSIDADES FORMATIVAS NO ENSINO E NA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.
REGINA CELIA GRANDO MEDIR... UMA NECESSIDADE. EXPERIÊNCIAS COM MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REGINA CELIA GRANDO O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE
Regina Célia Guapo Pasquini NÚMEROS REAIS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
REGINA DA SILVA PINA NEVES - UNB A PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA: EM DISCUSSÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
REGINA DA SILVA PINA NEVES - UNB A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA E A PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 8º ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL
Regina de Lima Silva ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD
Regina Helena de Oliveira Lino Franchi PROJETOS DE MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO: USANDO A MATEMÁTICA PARA COMPREENDER A REALIDADE E PARA SER CRÍTICO
Regina Helena Munhoz CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PROPICIADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO
Regina Lucia da Silva UM ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES
Regina Maria da Costa Smith Maia UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA NO COMPONENTE MATEMÁTICA E COTIDIANO:DIALOGANDO COM OS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA
Regina Maria da Costa Smith Maia O WINPLOT NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR:UM RECURSO MOTIVADOR NA ABORDAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS
Regina Maria Pavanello - UEM A COMUNICAÇÃO E O ATO DE APENDER E ENSINAR EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Reginaldo Fernando Carneiro - UFJF TORNANDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA... UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES
Reginaldo Fernando Carneiro - UFJF O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: O ESTADO DA ARTE DO XI ENEM
Regis Forner - UNESP - RIO CLARO A MODELAGEM MATEMÁTICA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: ALGUMAS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES
Reines Rosa Filho O DIABO DOS NÚMEROS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE UM PARADIDÁTICO
Rejane Conceição Silveira da Silva CARTOGRAFANDO MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO E DA AÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA
Rejane Costa dos Santos LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Rejane Costa dos Santos O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
REJANE DE OLIVEIRA ALVES - UNB INÉDITOS-VIÁVEIS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EJA
REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT DE HIPÁTIA À MIRZAKHANI: UM PERCURSO PELA HABILIDADE FEMININA PARA A MATEMÁTICA
REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO
Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria - UNESP - RIO CLARO GRANDEZAS PROPORCIONAIS COM GEOGEBRA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO INTEGRADO DE GEOMETRIA, ARITMÉTICA E ÁLGEBRA
Relicler Pardim Gouveia TRAÇOS HISTÓRICOS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: O ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NO LIVRO DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA (1879-1960)
Relinaldo Pinho de Oliveira AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Renan Correa de Lima USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS: A OFICINA “MÃE DINADA” COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Renan Morel de Sena O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS
RENAN OLIVEIRA ALTOE FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA INSERIDA NA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Renata Alves Costa A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG (1954-2013)
Renata Aparecida de Faria - UEL AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES EM UMA TAREFA DE PROPORÇÃO DIRETA
RENATA APARECIDA ZANDOMENIGHI CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP): O PAPEL DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E ARTICULAÇÕES SOBRE O PROJETO DE CURSO
Renata Arruda Barros TEOREMA DE TALES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
Renata Arruda Barros NÚMEROS TRANSREAIS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DOS POTENCIAIS EDUCATIVOS DE UM NOVO CONJUNTO ONDE É POSSÍVEL A DIVISÃO POR ZERO
Renata Arruda Barros UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS.
Renata Carolaine Ribeiro da Silva O PIBID E A DESCOBERTA DA SALA DE AULA
RENATA CRISTINA ALVES MATNI ESTUDOS SOBRE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP ETNOMATEMATICA E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ADULTOS
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DO NÚMERO
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP INTERVENÇÕES ANDRAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UM BANCO COMUNITÁRIO
RENATA DA SILVA DESSBESEL PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO REALIZADO NA UTFPR-DV
RENATA DA SILVA DESSBESEL O HÁBITO DE BRINCAR E O CONHECIMENTO GERADO: UMA PERSPECTIVA DE ENSINAR POR MEIO DE JOGOS
Renata da Silva Matos O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG - JUSSARA: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Renata Freire de Oliveira - UFRN O ENSINO DE MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINA PEDAGÓGICA
Renata Karoline Fernades PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO E DIFICULDADES E/OU DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM
Renata Rodrigues de Matos Oliveira LABORATÓRIO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
RENATO FRANCISCO MERLI O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA NOS AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Renato Mendes Mineiro - PUC-SP UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE CONGRUÊNCIA E DE NÃO CONGRUÊNCIA EM UMA ATIVIDADE DE REPRESENTAÇÃO DE CIRCUNFERÊNCIAS
RENATO SARDINHA DE SOUZA GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS
Renilde de Oliveira Santana - UFS BRINCANDO COM A CIRCUNFERÊNCIA
Renilson de Jesus Monteiro O TEOREMA DE PITÁGORAS, UMA VALIDAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MANIPULÁVEIS
Rhelman Rossano Urzêdo Queiroz UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A VERIFICAÇÃO DA DERIVADA DE ALGUMAS FUNÇÕES DE RELATIVA COMPLEXIDADE DE DEMONSTRAÇÃO
Ricardo Araújo da Silva INVESTIGANDO A FORMULAÇÃO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA: UTILIZANDO A CALCULADORA BÁSICA
Ricardo Augusto Fernandes - USP O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO ATRAVÉS DE WITTGENSTEIN
Ricardo Benedito de Oliveira - UFABC A INTERFACE DA GEOMETRIA PLANA À ESPACIAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRIÂNGULOS E DOS SÓLIDOS DE PLATÃO
Ricardo Ferreira Paraizo ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO
Ricardo Formenton A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ricardo Gonçalves RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS
Ricardo Nicasso Benito - PUC-SP BRINCANDO COM A CIRCUNFERÊNCIA
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva IMAGENS SOBRE MATEMÁTICOS EM UM HARLEM MATH SHAKE
Richelle Kehrle de Paula IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O CASO DO JOGO “TRILHA DOS INTEIROS”
Richelle Kehrle de Paula A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
RITA DE CÁSSIA BATISTA DA SILVA EVENTOS ALEATÓRIOS: COMPREENSÕES DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos LABORATÓRIO MULTILINGUAGENS DA UFPEL – UMA EXPERIÊNCIA INTERLIGANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Rita de Cássia Pavan Lamas CIRCUNFERÊNCIA: UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA
RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Rita Lobo Freitas - PUC-SP CONHECIMENTO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Rita Sidmar Alencar Gil PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUITETURA EM CONEXÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Rita Sidmar Alencar Gil MODELANDO A CASA DAS ONZE JANELAS: A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MODELAGEM E O DESENHO GEOMÉTRICO
Rivaldo Firmino Sousa A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rivaldo Firmino Sousa ANÁLISE DE TAREFAS E NARRATIVAS SOBRE FRAÇÕES COMO UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Robério Valente Santos O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS COM O APP INVENTOR 2
Roberta Costa UMA ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE ALUNOS DO 5 E 6 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTIMÉTIVOS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS
Roberta Costa JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS E O TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA
ROBERTA DA SILVA AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO POSSIBILITADOR DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES
ROBERTA DA SILVA O DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UMA REVISÃO DE LITERATURA
ROBERTO BARCELOS SOUZA PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO
ROBERTO CARLOS DELMAS DA SILVA O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO O PROGRAMA COMPUTACIONAL CMAPTOLLS
Roberto Vitor Melo Ferreira MATEMÁTICA DO ZERO AO DEZ: A ESCOLA INFLUENCIANDO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA
robson andre barata de medeiros EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E APRENDER A APRENDER
robson andre barata de medeiros O ENSINO “PARA A VIDA” NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BREVE REFLEXÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
robson andre barata de medeiros A CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Robson Candeias Macedo UM ESTUDO SOBRE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM A CURVA NORMAL
Robson dos Santos Ferreira - UNISO ANÁLISE DE INVARIANTES OPERATÓRIOS DOS ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DE PROBABILIDADE
Rochelande Felipe Rodrigues FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICAS EDUCATIVAS ATRAVÉS DE LABORATÓRIOS DE ENSINO: PRODOCÊNCIA/UFT
Rochelande Felipe Rodrigues FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INVESTIGAÇÕES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO.
Rochele Ribas de Oliveira APRENDER E ENSINAR SOBRE MEDIDA DE ÁREA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Rochele Ribas de Oliveira VIVÊNCIAS COM JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MEDIDA DE ÁREA
Rodolfo Chaves A CONSTRUÇÃO DOS CAMPOS NUMÉRICOS: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO DA DEFINIÇÃO DE NÚMEROS REAIS
Rodolfo Chaves A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS
Rodolfo Eduardo Vertuan DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Rodrigo Cardoso dos Santos - UFRJ RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS
Rodrigo Carlos Pinheiro O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Rodrigo Dalla Vecchia O CONSTRUCIONISMO E O USO DO SCRATCH
Rodrigo Dalla Vecchia MODELAGEM MATEMÁTICA E PESQUISA OPERACIONAL: UMA POSSIBILIDADE
RODRIGO DENTI FONTES ANÁLISE DA EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E/OU MATERIAIS ALTERNATIVOS NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO MULTIPLICATIVO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rodrigo Donizete Serra MALBA TAHAN E O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
RODRIGO DOS REIS BITTENCOURT ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA
RODRIGO DOS REIS BITTENCOURT ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM
Rodrigo Fontes de Andrade EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DE GÊNERO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
Rodrigo Guimarães Abreu O LEGADO DE PAULUS GERDES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: ELEMENTOS DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA PARA ENSINO DA GEOMETRIA
Rodrigo Jesus da Silva A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA
Rodrigo Lacerda Carvalho CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS
Rodrigo Lacerda Carvalho ANÁLISE DO REPERTÓRIO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS PROPOSTOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Rodrigo Medeiros dos Santos A PESQUISA E OS CONTEXTOS DA PRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO
RODRIGO TAVARES DA SILVA DISCUTINDO SOBRE O LÍQUIDO “MAIS CARO” DO MUNDO: NUMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA
Rodrigo Tempos de Carvalho Pereira MATHCRAFT: O USO DE OBJETOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA
Roger Ruben Huaman Huanca A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
ROGÉRIA GAUDENCIO DO RÊGO - UFPB COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DE UMA PRÁTICA POUCO PRESENTE
Rogeria Teixeira Urzêdo Queiroz UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A VERIFICAÇÃO DA DERIVADA DE ALGUMAS FUNÇÕES DE RELATIVA COMPLEXIDADE DE DEMONSTRAÇÃO
Rogério Fernando Pires O CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO EPISTEMOLÓGICA
Rogério Fernando Pires A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ÁLGEBRA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Rogério Fernando Pires REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APREDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
Rogério Ferreira da Fonseca O ENSINO DE NOÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
ROGÉRIO GROTTI ANÁLISE DA EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E/OU MATERIAIS ALTERNATIVOS NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO MULTIPLICATIVO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rogério Joaquim Santana A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Rogério Maurício Fernandes Pessanha O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rogério Starich Silva A FORMAÇÃO INICIAL E OS CONCEITOS SOBRE DOIS TEMAS CONTROVERSOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: INDETERMINAÇÃO E DIVISÃO POR ZERO
Romário Freire Santos O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO
ROMARO ANTONIO SILVA A ETNOMATEMÁTICA NO CULTIVO E PRODUÇÃO DO AÇAÍ EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA “ILHA DE SANTANA”
Romenig da Silva Ribeiro PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Romildo Pereira da Cruz PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS
Romildo Pereira da Cruz INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rômulo Alexandre Silva A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rômulo Alexandre Silva O NÚMERO DE OURO E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Romulo Mussel AS POSSIBILIDADES E OS MÉTODOS DE ESTUDO DOS ALUNOS DO IFF CAMBUCI PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Romulo Silvestre da Silva Freitas O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS COM O APP INVENTOR 2
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira MATEMÁTICA E MEMÓRIA ESCOLAR: SABERES LEMBRADOS E SIGNIFICADOS POR EDUCANDOS IDOSOS (AS)
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira PSICOESTIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Ronald de Santa da Silva O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
RONALDO BORGES REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
RONALDO CARDOSO DA SILVA CONFECÇÃO DE ARTESANATOS INDÍGENAS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
Ronaldo Fernandes Roque A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES VIRTUAIS E A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO
Ronaldo Rocha Bastos A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ronilce Maira Garcia Lopes O TRIEIRO, O NARRADOR E SUAS HISTÓRIAS
Rony Cláudio de Oliveira Freitas VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA DE CHEVALLARD EM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CONCEITO DE DIVISIBILIDADE EM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rony Cláudio de Oliveira Freitas FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA INSERIDA NA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Rosa Monteiro Paulo TEXTO 3: O NÚCLEO DE ENSINO NA UNESP: MEMÓRIA DE UM ESPAÇO-TEMPO VIVIDO
Rosa Monteiro Paulo O PROUCA: UMA POLITICA PÚBLICA PARA INSERÇÃO DAS TIC
Rosa Monteiro Paulo O DIÁLOGO SOBRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO CIBERESPAÇO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
ROSALBA LOPES DE OLIVEIRA O EDUCADOR MATEMÁTICO ANTONIO PINHEIRO DE ARAÚJO: RECORTES DA SUA HISTÓRIA
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho UMA LENTE PARA LER AS TRAMAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM)
ROSALINA MARIA DE LIMA LEITE DO NASCIMENTO METODOLOGIAS COM O USO DE JOGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
ROSALINA MARIA DE LIMA LEITE DO NASCIMENTO METODOLOGIAS UTILIZADAS E CONTRIBUIÇÕES NO PIBID-CCET-MATEMÁTICA.
Rosana Aparecida Cardoso Pescio - UNINOVE PROJETO CATAPULTA: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRATICA DOCENTE
Rosana Catarina Rodrigues de Lima INVESTIGAÇÃO E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADE DO APLICATIVO CALCULADORA DO CELULAR
Rosana Catarina Rodrigues de Lima TODO DIA É DIA DE MATEMÁTICA
Rosana Catarina Rodrigues de Lima O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE
Rosana de Fátima Lima REGISTRAR PRA QUÊ? REGISTRAR PRA QUEM?
Rosana de Oliveira - UERJ TANGRAM, ESPELHOS E SIMETRIAS
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin INDÍCIOS DO CONHECIMENTO DA PRÁTICA EVIDENCIADOS EM MOMENTOS DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE SOB A PERSPECTIVA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Rosana Maria Gessinger A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Rosana Maria Gessinger AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/MATEMATICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS ESCOLAS PARTICIPANTES
Rosana Martins Mattiuzzi dos Santos DA EXPERIÊNCIA COMO ALUNO À DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Rosana Nogueira de Lima A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO NA EJA: DO RASCUNHO AO CONVENCIMENTO.
Rosana Nogueira de Lima A EQUIVALÊNCIA, O LIVRO DIDÁTICO E OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
Rosana Prado Biani TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: O PROTAGONISMO DOS ALUNOS DE RECUPERAÇÃO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosana Prado Biani MALBA TAHAN E O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
Rosana Sueli da Motta Jafelice RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
ROSANE CORDEIRO RAFAEL REDUÇÃO DA NÃO APROVAÇÃO EM CÁLCULO: INTERVENÇÕES REALIZADAS POR UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS
Rosangela de Souza Jorge Ando REFLEXÕES DE UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO ENVOLVENDO QUESTÕES DO ENEM SOBRE FUNÇÕES
Rosangela de Souza Jorge Ando UM PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA REFLEXÕES
Rosangela Eliana Bertoldo Frare O USO DE NOTEBOOKS EM SALA DE AULA: ABORDAGEM GEOMÉTRICA COM O SOFTWARE SWEET HOME 3D
ROSANGELA FERREIRA PRESTES MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
ROSEFRAN ADRIANO GONÇALES CIBOTTO ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESVENDANDO ÂNGULOS SUPLEMENTARES E COMPLEMENTARES
ROSEFRAN ADRIANO GONÇALES CIBOTTO O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE ALGUMAS FIGURAS POR MEIO DO GEOGEBRA
Roselene Alves Amâncio A RESIDÊNCIA DOCENTE E A EXPERIÊNCIA COLETIVA NA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ATIVIDADES QUE UTILIZAM O GEOGEBRA
Roselene Alves Amâncio CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA
ROSELI ALVES DA SILVA ENSINO DE ESTATÍSTICA: COMPARAÇÃO DAS PROPOSTAS DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL
Roseli Araujo Barros - UFPA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2001-2010
Roseli Araujo Barros - UFPA OS SABERES CONSTRUÍDOS PELOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Roseli Araujo Barros - UFPA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NO BRASIL
Roseli Regina Fernandes Santana RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS ENVOLVENDO CONCEITOS ALGÉBRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - PROJETO PILOTO
ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA CARVALHO CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA
Rosemara Perpetua Lopes ENSINO COM TECNOLOGIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SEU IMPACTO SOBRE O FUTURO PROFESSOR
Rosemara Perpetua Lopes ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO
Rosemara Perpetua Lopes DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO: ESTUDO INTRODUTÓRIO
Rosemari Ferrari Andreis O CURSO DE MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM DESTAQUE
Rosemary Barbeito Pais - PUC-RJ COMPETÊNCIAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Rosemary Barbeito Pais - PUC-RJ DIVERSIFICAÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
Rosiane de Jesus Santos VÍDEOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UTILIZANDO UMA TAXIONOMIA PARA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO
Rosicacia Flor’ncio Costa CARTOONS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
ROSILDA DOS SANTOS MORAIS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TRÊS CONTEXTOS – PESQUISA, DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS
ROSILENE INÊS KONIG PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
ROSILENE SOARES SANTANA O ENFOQUE DA ACESSIBILIDADE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Rosimary Rosa Pires Zanetti O JOGO NA APROPRIÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS
Rosimary Rosa Pires Zanetti CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA
Rosimeire Aparecida Soares Borges - UNIVÁS A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 1960: UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS
Rosimeire Martins dos Santos REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Rosinalda Aurora de Melo Teles CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO
Rosinalda Aurora de Melo Teles A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DE AULAS DE MATEMÁTICA
Rosinalda Aurora de Melo Teles INDÍCIOS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO SOBRE MASSA E CAPACIDADE EXPLICITADOS POR ORIENTADORES DE ESTUDO DO PNAIC/PE
Rosineide de Sousa Jucá OS NUMEROS DECIMAIS NOS MANUAIS FRANCESES DE ARITMÉTICA DO SECULO XVII A XIX
Rosineide de Sousa Jucá PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Rosivan Souza Reis O ENSINO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DE JOGOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
Rosivan Souza Reis ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE NOTÍCIAS VINCULADAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Rouziclayde Castelo Barata A CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Rouziclayde Castelo Barata ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ALGUNS APONTAMENTOS
Rouziclayde Castelo Barata EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E APRENDER A APRENDER
Rozana Morais Lopes Feitosa ABORDAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 7º ANO.
Rozelaine de Fatima Franzin A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL
Rozelaine de Fatima Franzin MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Rozelaine de Fatima Franzin OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rozimeire Soares de Oliveira Porto O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA
Rozimeire Soares de Oliveira Porto ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES.
Ruana Priscila da Silva Brito DIÁLOGO ENTRE PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ALDEIA E PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL
Ruana Priscila da Silva Brito A PESQUISA DE OPINIÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA NEPSO
Rubens Carlos Viriato Júnior - UNB LOGARITMOS: UMA ATIVIDADE PRÁTICA
Rubens Carlos Viriato Júnior - UNB ENSINO DA GEOMETRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF
Rubens Karman Paula da Silva AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE.
Rubens Matheus dos Santos Marques PROPOSTA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS
Rubens Trindade Neto O ENSINO DE MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINA PEDAGÓGICA
Rubens Vilhena Fonseca CONCEITO DE MILIEU: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Rubervan da Silva Leite - PUC-SP FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GEOGEBRA: UMA PROPOSTA PARA COMPREENDER E ENSINAR O TEOREMA DE TALES
Rúbia Carla Pereira VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA DE CHEVALLARD EM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CONCEITO DE DIVISIBILIDADE EM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
RUBIA DIANA MANTA MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA - UENP FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS ANAIS DE EVENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA - UENP MODELAGEM MATEMÁTICA E PENSAMENTO ALGÉBRICO: EXPLORANDO ALGUMAS SITUAÇÕES
Rute Cristina Domingos da Palma O PLANEJAR COLETIVO NOS ENCONTROS DO PNAIC: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGENS
Rute Cristina Domingos da Palma EXPECTATIVAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Rute da Cunha VER, SENTIR, AGIR E PENSAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA COMBINANDO NA VIDA E NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA REPRESENTANDO DISTINTAS SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS DE DIFERENTES NÚMEROS DE ETAPAS DE ESCOLHA
Ruth Ribas Itacarambi A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS
Ruy Cesar Pietropaolo UM ESTUDO SOBRE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM A CURVA NORMAL
Ruy Cesar Pietropaolo CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÕES E PROVAS
Ruy Piehowiak O CLÁSSICO... A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA... E O PIBID – IFC