RAFAEL CORREA CASTILHO |
O ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS NA CINEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR |
|
Rafael Ferreira da Costa Leite - UNIRIO |
POSSÍVEIS CONFLITOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS UTILIZANDO O GEOGEBRA |
|
Rafael Filipe Novoa Vaz |
A PROPORCIONALIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO RELACIONADAS AO CONSUMO |
|
Rafael Filipe Novoa Vaz |
FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? |
|
Rafael José Alves do Rego Barros - UFRN |
OS POTENCIAIS DIDÁTICOS DAS DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 1990 E 2010 |
|
Rafael Machado da Silva |
A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL |
|
Rafael Marques Pinheiro - UENP |
PESQUISAS EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO PARANÁ |
|
Rafael Marques Pinheiro - UENP |
O BINGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Rafael Martin Gonçalez |
INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO |
|
Rafael Neves Almeida |
BRINCANDO COM A CIRCUNFERÊNCIA |
|
RAFAEL SIQUEIRA SILVA - UFSCAR |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
|
RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ |
REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA |
|
RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ |
A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE BANANAL/SP |
|
RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ |
TEOREMA DE TALES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
|
Rafaela Barcelos de Carvalho |
USANDO JOGOS NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU |
|
Rafaela da Silva Ferreira |
O ESTUDO DOS PADRÕES GEOMÉTRICOS NA IGREJA DA SÉ: PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SIMETRIA NAS FAIXAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Rafaela Duarte Nascimento |
MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A ELEVADA TEMPERATURA NA SALA DE AULA |
|
Rafaela Moraes Cruz - UFF |
PROPOSTA DE UMA PLETORA PARA O ENSINO DE POLIEDROS UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA |
|
Rafaela Nunes Barreto - UFS |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM E SEM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
|
Rafaela Silva Rabelo - USP |
ALFREDINA DE PAIVA E SOUZA: VESTÍGIOS DA TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA MATEMÁTICA |
|
Rafaella Campelo Centeno |
LABORATÓRIO MULTILINGUAGENS DA UFPEL – UMA EXPERIÊNCIA INTERLIGANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
|
RAIMUNDA DE OLIVEIRA - UNB |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
|
RAIMUNDA DE OLIVEIRA - UNB |
O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO FRACIONÁRIO A PARTIR DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS |
|
RAIMUNDO OTONI MELO FIGUEIREDO |
A HISTÓRIA DO PIBID NO IFPA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Raissa Samara Sampaio |
PLANIFICAÇÕES DE PRISMAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE POSSIBILIDADES DO SOFTWARE |
|
Raissa Samara Sampaio |
O USO DA ESTIMATIVA E APROXIMAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Raíza Gonçalves Santos |
ALIANDO MATEMÁTICA E OUTRAS TEMÁTICAS, NA EJA, RECORRENDO A RECURSOS OFFLINE |
|
Raíza Gonçalves Santos |
O BLOG NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EJA: UMA EXTENSÃO VIRTUAL DO AMBIENTE ESCOLAR |
|
Ranna de Jesus Ambrosio |
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA NO IFF – CAMPOS CENTRO |
|
RAPHAEL DE OMENA MARINHO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE REGÊNCIA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE ALAGOAS |
|
Raphael Peres Correia dos Santos |
ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA BUSCA POR RELAÇÕES |
|
Raphael vasconcelos da silva |
UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO |
|
Raquel Carneiro Dorr - UNB |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: DESAFIOS DE EDUCADORES E NECESSIDADES DOS EDUCANDOS |
|
Raquel Carneiro Dorr - UNB |
LOGARITMOS: UMA ATIVIDADE PRÁTICA |
|
Raquel Elaine Santana silva |
UM NOVO OLHAR PARA UM VELHO PROBLEMA: ANALISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES SUBMETIDOS A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA |
|
raquel factori canova |
UM ESTUDO DAS FRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
|
Raquel Gomes de Oliveira - FCT/UNESP-PP |
IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CASO DE ENSINO |
|
Raquel Kesciley Benfato Coutinho |
GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS |
|
Raquel Pierre Dimitrov |
MANOEL JAIRO BEZERRA E OS LIVROS DIDÁTICOS |
|
Raquel Seriani |
A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO COTIDIANO PROFISSIONAL E/OU ACADÊMICO DE EGRESSOS PÓS-EDUCAÇÃO BÁSICA DA ESCOLA ESTADUAL CAMINHO À LUZ, NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG |
|
RAQUEL TAÍS BREUNIG |
PRÁTICA DOCENTE E O CONCEITO DE LIMITE EM CURSOS DE ENGENHARIA - COORDENAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO |
|
Rayane de Jesus Santos Melo |
O ENSINO DAS CÔNICAS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
|
Rayara Barroca Silva |
O JOGO DE DOMINÓ COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Rayssa Melo de Oliveira |
SABERES DOCENTES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Rayssa Melo de Oliveira |
UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Rebeca Rúbia Honório Pinafo |
UM PANORAMA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PARANÁ POR MEIO DA ANÁLISE DOS ANAIS DO XII E XIII EPREM |
|
Regiane da Silva Reinaldo |
O USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Regiane da Silva Reinaldo |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
REGILAN FRANCISCA DE SOUZA |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Regina Barreto dos Santos Silva - FAFIRE |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRÁTEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
|
Regina Barreto dos Santos Silva - FAFIRE |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
|
Regina Celi de Melo Andre |
PARÂMETROS DE FORMAÇÃO DOCENTE COMO DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
Regina CÉlia dos Santos Nunes Barros |
O PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E O SARESP: NECESSIDADES FORMATIVAS NO ENSINO E NA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. |
|
REGINA CELIA GRANDO |
MEDIR... UMA NECESSIDADE. EXPERIÊNCIAS COM MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
REGINA CELIA GRANDO |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE |
|
Regina Célia Guapo Pasquini |
NÚMEROS REAIS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
REGINA DA SILVA PINA NEVES - UNB |
A PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA: EM DISCUSSÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
|
REGINA DA SILVA PINA NEVES - UNB |
A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA E A PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 8º ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL |
|
Regina de Lima Silva |
ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD |
|
Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
PROJETOS DE MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO: USANDO A MATEMÁTICA PARA COMPREENDER A REALIDADE E PARA SER CRÍTICO |
|
Regina Helena Munhoz |
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PROPICIADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO |
|
Regina Lucia da Silva |
UM ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES |
|
Regina Maria da Costa Smith Maia |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA NO COMPONENTE MATEMÁTICA E COTIDIANO:DIALOGANDO COM OS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA |
|
Regina Maria da Costa Smith Maia |
O WINPLOT NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR:UM RECURSO MOTIVADOR NA ABORDAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS |
|
Regina Maria Pavanello - UEM |
A COMUNICAÇÃO E O ATO DE APENDER E ENSINAR EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ |
|
Reginaldo Fernando Carneiro - UFJF |
TORNANDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA... UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES |
|
Reginaldo Fernando Carneiro - UFJF |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Reginaldo Rodrigues da Costa - PUCPR |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: O ESTADO DA ARTE DO XI ENEM |
|
Regis Forner - UNESP - RIO CLARO |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: ALGUMAS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES |
|
Reines Rosa Filho |
O DIABO DOS NÚMEROS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE UM PARADIDÁTICO |
|
Rejane Conceição Silveira da Silva |
CARTOGRAFANDO MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO E DA AÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA |
|
Rejane Costa dos Santos |
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES |
|
Rejane Costa dos Santos |
O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
REJANE DE OLIVEIRA ALVES - UNB |
INÉDITOS-VIÁVEIS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EJA |
|
REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT |
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT |
DE HIPÁTIA À MIRZAKHANI: UM PERCURSO PELA HABILIDADE FEMININA PARA A MATEMÁTICA |
|
REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT |
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO |
|
Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria - UNESP - RIO CLARO |
GRANDEZAS PROPORCIONAIS COM GEOGEBRA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO INTEGRADO DE GEOMETRIA, ARITMÉTICA E ÁLGEBRA |
|
Relicler Pardim Gouveia |
TRAÇOS HISTÓRICOS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: O ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NO LIVRO DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA (1879-1960) |
|
Relinaldo Pinho de Oliveira |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
Renan Correa de Lima |
USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS: A OFICINA “MÃE DINADA” COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA |
|
Renan Morel de Sena |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS |
|
RENAN OLIVEIRA ALTOE |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA INSERIDA NA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Renata Alves Costa |
A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG (1954-2013) |
|
Renata Aparecida de Faria - UEL |
AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES EM UMA TAREFA DE PROPORÇÃO DIRETA |
|
RENATA APARECIDA ZANDOMENIGHI |
CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP): O PAPEL DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E ARTICULAÇÕES SOBRE O PROJETO DE CURSO |
|
Renata Arruda Barros |
TEOREMA DE TALES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
|
Renata Arruda Barros |
NÚMEROS TRANSREAIS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DOS POTENCIAIS EDUCATIVOS DE UM NOVO CONJUNTO ONDE É POSSÍVEL A DIVISÃO POR ZERO |
|
Renata Arruda Barros |
UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS. |
|
Renata Carolaine Ribeiro da Silva |
O PIBID E A DESCOBERTA DA SALA DE AULA |
|
RENATA CRISTINA ALVES MATNI |
ESTUDOS SOBRE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA |
|
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
ETNOMATEMATICA E ECONOMIA SOLIDÁRIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ADULTOS |
|
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DO NÚMERO |
|
Renata Cristina Geromel Meneghetti - USP |
INTERVENÇÕES ANDRAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UM BANCO COMUNITÁRIO |
|
RENATA DA SILVA DESSBESEL |
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO REALIZADO NA UTFPR-DV |
|
RENATA DA SILVA DESSBESEL |
O HÁBITO DE BRINCAR E O CONHECIMENTO GERADO: UMA PERSPECTIVA DE ENSINAR POR MEIO DE JOGOS |
|
Renata da Silva Matos |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG - JUSSARA: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
|
Renata Freire de Oliveira - UFRN |
O ENSINO DE MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINA PEDAGÓGICA |
|
Renata Karoline Fernades |
PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO E DIFICULDADES E/OU DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM |
|
Renata Rodrigues de Matos Oliveira |
LABORATÓRIO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
RENATO FRANCISCO MERLI |
O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA NOS AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
|
Renato Mendes Mineiro - PUC-SP |
UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE CONGRUÊNCIA E DE NÃO CONGRUÊNCIA EM UMA ATIVIDADE DE REPRESENTAÇÃO DE CIRCUNFERÊNCIAS |
|
RENATO SARDINHA DE SOUZA |
GEOMETRIA SEM MEDO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS |
|
Renilde de Oliveira Santana - UFS |
BRINCANDO COM A CIRCUNFERÊNCIA |
|
Renilson de Jesus Monteiro |
O TEOREMA DE PITÁGORAS, UMA VALIDAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MANIPULÁVEIS |
|
Rhelman Rossano Urzêdo Queiroz |
UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A VERIFICAÇÃO DA DERIVADA DE ALGUMAS FUNÇÕES DE RELATIVA COMPLEXIDADE DE DEMONSTRAÇÃO |
|
Ricardo Araújo da Silva |
INVESTIGANDO A FORMULAÇÃO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA: UTILIZANDO A CALCULADORA BÁSICA |
|
Ricardo Augusto Fernandes - USP |
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO ATRAVÉS DE WITTGENSTEIN |
|
Ricardo Benedito de Oliveira - UFABC |
A INTERFACE DA GEOMETRIA PLANA À ESPACIAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRIÂNGULOS E DOS SÓLIDOS DE PLATÃO |
|
Ricardo Ferreira Paraizo |
ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO |
|
Ricardo Formenton |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Ricardo Gonçalves |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES DEFINIDAS POR VÁRIAS SENTENÇAS |
|
Ricardo Nicasso Benito - PUC-SP |
BRINCANDO COM A CIRCUNFERÊNCIA |
|
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva |
IMAGENS SOBRE MATEMÁTICOS EM UM HARLEM MATH SHAKE |
|
Richelle Kehrle de Paula |
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O CASO DO JOGO “TRILHA DOS INTEIROS” |
|
Richelle Kehrle de Paula |
A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
RITA DE CÁSSIA BATISTA DA SILVA |
EVENTOS ALEATÓRIOS: COMPREENSÕES DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos |
LABORATÓRIO MULTILINGUAGENS DA UFPEL – UMA EXPERIÊNCIA INTERLIGANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
|
Rita de Cássia Pavan Lamas |
CIRCUNFERÊNCIA: UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA |
|
RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI |
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS |
|
RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI |
GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
|
Rita Lobo Freitas - PUC-SP |
CONHECIMENTO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Rita Sidmar Alencar Gil |
PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUITETURA EM CONEXÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Rita Sidmar Alencar Gil |
MODELANDO A CASA DAS ONZE JANELAS: A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MODELAGEM E O DESENHO GEOMÉTRICO |
|
Rivaldo Firmino Sousa |
A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA NA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Rivaldo Firmino Sousa |
ANÁLISE DE TAREFAS E NARRATIVAS SOBRE FRAÇÕES COMO UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Robério Valente Santos |
O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS COM O APP INVENTOR 2 |
|
Roberta Costa |
UMA ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE ALUNOS DO 5 E 6 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARTIMÉTIVOS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS |
|
Roberta Costa |
JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS E O TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA |
|
ROBERTA DA SILVA |
AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO POSSIBILITADOR DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES |
|
ROBERTA DA SILVA |
O DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
|
ROBERTO BARCELOS SOUZA |
PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO |
|
ROBERTO CARLOS DELMAS DA SILVA |
O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO O PROGRAMA COMPUTACIONAL CMAPTOLLS |
|
Roberto Vitor Melo Ferreira |
MATEMÁTICA DO ZERO AO DEZ: A ESCOLA INFLUENCIANDO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA |
|
robson andre barata de medeiros |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E APRENDER A APRENDER |
|
robson andre barata de medeiros |
O ENSINO “PARA A VIDA” NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BREVE REFLEXÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
|
robson andre barata de medeiros |
A CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
|
Robson Candeias Macedo |
UM ESTUDO SOBRE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM A CURVA NORMAL |
|
Robson dos Santos Ferreira - UNISO |
ANÁLISE DE INVARIANTES OPERATÓRIOS DOS ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DE PROBABILIDADE |
|
Rochelande Felipe Rodrigues |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICAS EDUCATIVAS ATRAVÉS DE LABORATÓRIOS DE ENSINO: PRODOCÊNCIA/UFT |
|
Rochelande Felipe Rodrigues |
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INVESTIGAÇÕES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. |
|
Rochele Ribas de Oliveira |
APRENDER E ENSINAR SOBRE MEDIDA DE ÁREA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Rochele Ribas de Oliveira |
VIVÊNCIAS COM JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MEDIDA DE ÁREA |
|
Rodolfo Chaves |
A CONSTRUÇÃO DOS CAMPOS NUMÉRICOS: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO DA DEFINIÇÃO DE NÚMEROS REAIS |
|
Rodolfo Chaves |
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS |
|
Rodolfo Eduardo Vertuan |
DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Rodrigo Cardoso dos Santos - UFRJ |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS |
|
Rodrigo Carlos Pinheiro |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
|
Rodrigo Dalla Vecchia |
O CONSTRUCIONISMO E O USO DO SCRATCH |
|
Rodrigo Dalla Vecchia |
MODELAGEM MATEMÁTICA E PESQUISA OPERACIONAL: UMA POSSIBILIDADE |
|
RODRIGO DENTI FONTES |
ANÁLISE DA EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E/OU MATERIAIS ALTERNATIVOS NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO MULTIPLICATIVO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Rodrigo Donizete Serra |
MALBA TAHAN E O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA |
|
RODRIGO DOS REIS BITTENCOURT |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA |
|
RODRIGO DOS REIS BITTENCOURT |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM |
|
Rodrigo Fontes de Andrade |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DE GÊNERO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE |
|
Rodrigo Guimarães Abreu |
O LEGADO DE PAULUS GERDES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: ELEMENTOS DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA PARA ENSINO DA GEOMETRIA |
|
Rodrigo Jesus da Silva |
A MATEMÁTICA EM TODA PARTE: O CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA |
|
Rodrigo Lacerda Carvalho |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS |
|
Rodrigo Lacerda Carvalho |
ANÁLISE DO REPERTÓRIO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS PROPOSTOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
Rodrigo Medeiros dos Santos |
A PESQUISA E OS CONTEXTOS DA PRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
|
RODRIGO TAVARES DA SILVA |
DISCUTINDO SOBRE O LÍQUIDO “MAIS CARO” DO MUNDO: NUMA ABORDAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA |
|
Rodrigo Tempos de Carvalho Pereira |
MATHCRAFT: O USO DE OBJETOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA |
|
Roger Ruben Huaman Huanca |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
ROGÉRIA GAUDENCIO DO RÊGO - UFPB |
COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DE UMA PRÁTICA POUCO PRESENTE |
|
Rogeria Teixeira Urzêdo Queiroz |
UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A VERIFICAÇÃO DA DERIVADA DE ALGUMAS FUNÇÕES DE RELATIVA COMPLEXIDADE DE DEMONSTRAÇÃO |
|
Rogério Fernando Pires |
O CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO EPISTEMOLÓGICA |
|
Rogério Fernando Pires |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ÁLGEBRA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Rogério Fernando Pires |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APREDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL |
|
Rogério Ferreira da Fonseca |
O ENSINO DE NOÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS |
|
ROGÉRIO GROTTI |
ANÁLISE DA EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E/OU MATERIAIS ALTERNATIVOS NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO MULTIPLICATIVO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Rogério Joaquim Santana |
A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Rogério Maurício Fernandes Pessanha |
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Rogério Starich Silva |
A FORMAÇÃO INICIAL E OS CONCEITOS SOBRE DOIS TEMAS CONTROVERSOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: INDETERMINAÇÃO E DIVISÃO POR ZERO |
|
Romário Freire Santos |
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO |
|
ROMARO ANTONIO SILVA |
A ETNOMATEMÁTICA NO CULTIVO E PRODUÇÃO DO AÇAÍ EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA “ILHA DE SANTANA” |
|
Romenig da Silva Ribeiro |
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
|
Romildo Pereira da Cruz |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DE TABLETS |
|
Romildo Pereira da Cruz |
INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Rômulo Alexandre Silva |
A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Rômulo Alexandre Silva |
O NÚMERO DE OURO E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
|
Romulo Mussel |
AS POSSIBILIDADES E OS MÉTODOS DE ESTUDO DOS ALUNOS DO IFF CAMBUCI PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO |
|
Romulo Silvestre da Silva Freitas |
O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS COM O APP INVENTOR 2 |
|
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira |
MATEMÁTICA E MEMÓRIA ESCOLAR: SABERES LEMBRADOS E SIGNIFICADOS POR EDUCANDOS IDOSOS (AS) |
|
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira |
PSICOESTIMULAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS |
|
Ronald de Santa da Silva |
O USO DO JOGO NIM COMO RECURSO DIDÁTICO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MÚLTIPLOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
RONALDO BORGES |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
|
RONALDO CARDOSO DA SILVA |
CONFECÇÃO DE ARTESANATOS INDÍGENAS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
|
Ronaldo Fernandes Roque |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES VIRTUAIS E A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO |
|
Ronaldo Rocha Bastos |
A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Ronilce Maira Garcia Lopes |
O TRIEIRO, O NARRADOR E SUAS HISTÓRIAS |
|
Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA DE CHEVALLARD EM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CONCEITO DE DIVISIBILIDADE EM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA INSERIDA NA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Rosa Monteiro Paulo |
TEXTO 3: O NÚCLEO DE ENSINO NA UNESP: MEMÓRIA DE UM ESPAÇO-TEMPO VIVIDO |
|
Rosa Monteiro Paulo |
O PROUCA: UMA POLITICA PÚBLICA PARA INSERÇÃO DAS TIC |
|
Rosa Monteiro Paulo |
O DIÁLOGO SOBRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO CIBERESPAÇO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
|
ROSALBA LOPES DE OLIVEIRA |
O EDUCADOR MATEMÁTICO ANTONIO PINHEIRO DE ARAÚJO: RECORTES DA SUA HISTÓRIA |
|
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho |
UMA LENTE PARA LER AS TRAMAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) |
|
ROSALINA MARIA DE LIMA LEITE DO NASCIMENTO |
METODOLOGIAS COM O USO DE JOGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
ROSALINA MARIA DE LIMA LEITE DO NASCIMENTO |
METODOLOGIAS UTILIZADAS E CONTRIBUIÇÕES NO PIBID-CCET-MATEMÁTICA. |
|
Rosana Aparecida Cardoso Pescio - UNINOVE |
PROJETO CATAPULTA: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRATICA DOCENTE |
|
Rosana Catarina Rodrigues de Lima |
INVESTIGAÇÃO E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADE DO APLICATIVO CALCULADORA DO CELULAR |
|
Rosana Catarina Rodrigues de Lima |
TODO DIA É DIA DE MATEMÁTICA |
|
Rosana Catarina Rodrigues de Lima |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE |
|
Rosana de Fátima Lima |
REGISTRAR PRA QUÊ? REGISTRAR PRA QUEM? |
|
Rosana de Oliveira - UERJ |
TANGRAM, ESPELHOS E SIMETRIAS |
|
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
INDÍCIOS DO CONHECIMENTO DA PRÁTICA EVIDENCIADOS EM MOMENTOS DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL |
|
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin |
CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE SOB A PERSPECTIVA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Rosana Maria Gessinger |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
|
Rosana Maria Gessinger |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/MATEMATICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS ESCOLAS PARTICIPANTES |
|
Rosana Martins Mattiuzzi dos Santos |
DA EXPERIÊNCIA COMO ALUNO À DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
Rosana Nogueira de Lima |
A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO NA EJA: DO RASCUNHO AO CONVENCIMENTO. |
|
Rosana Nogueira de Lima |
A EQUIVALÊNCIA, O LIVRO DIDÁTICO E OS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA |
|
Rosana Prado Biani |
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: O PROTAGONISMO DOS ALUNOS DE RECUPERAÇÃO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Rosana Prado Biani |
MALBA TAHAN E O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA |
|
Rosana Sueli da Motta Jafelice |
RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
ROSANE CORDEIRO RAFAEL |
REDUÇÃO DA NÃO APROVAÇÃO EM CÁLCULO: INTERVENÇÕES REALIZADAS POR UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS |
|
Rosangela de Souza Jorge Ando |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE AVALIAÇÃO ENVOLVENDO QUESTÕES DO ENEM SOBRE FUNÇÕES |
|
Rosangela de Souza Jorge Ando |
UM PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA REFLEXÕES |
|
Rosangela Eliana Bertoldo Frare |
O USO DE NOTEBOOKS EM SALA DE AULA: ABORDAGEM GEOMÉTRICA COM O SOFTWARE SWEET HOME 3D |
|
ROSANGELA FERREIRA PRESTES |
MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
ROSEFRAN ADRIANO GONÇALES CIBOTTO |
ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESVENDANDO ÂNGULOS SUPLEMENTARES E COMPLEMENTARES |
|
ROSEFRAN ADRIANO GONÇALES CIBOTTO |
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE ALGUMAS FIGURAS POR MEIO DO GEOGEBRA |
|
Roselene Alves Amâncio |
A RESIDÊNCIA DOCENTE E A EXPERIÊNCIA COLETIVA NA ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ATIVIDADES QUE UTILIZAM O GEOGEBRA |
|
Roselene Alves Amâncio |
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COM O GEOGEBRA |
|
ROSELI ALVES DA SILVA |
ENSINO DE ESTATÍSTICA: COMPARAÇÃO DAS PROPOSTAS DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO BRASIL E EM PORTUGAL |
|
Roseli Araujo Barros - UFPA |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2001-2010 |
|
Roseli Araujo Barros - UFPA |
OS SABERES CONSTRUÍDOS PELOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS |
|
Roseli Araujo Barros - UFPA |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NO BRASIL |
|
Roseli Regina Fernandes Santana |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS ENVOLVENDO CONCEITOS ALGÉBRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - PROJETO PILOTO |
|
ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA CARVALHO |
CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
|
Rosemara Perpetua Lopes |
ENSINO COM TECNOLOGIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SEU IMPACTO SOBRE O FUTURO PROFESSOR |
|
Rosemara Perpetua Lopes |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO |
|
Rosemara Perpetua Lopes |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO: ESTUDO INTRODUTÓRIO |
|
Rosemari Ferrari Andreis |
O CURSO DE MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM DESTAQUE |
|
Rosemary Barbeito Pais - PUC-RJ |
COMPETÊNCIAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
Rosemary Barbeito Pais - PUC-RJ |
DIVERSIFICAÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES |
|
Rosiane de Jesus Santos |
VÍDEOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UTILIZANDO UMA TAXIONOMIA PARA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO |
|
Rosicacia Flor’ncio Costa |
CARTOONS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
|
ROSILDA DOS SANTOS MORAIS |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TRÊS CONTEXTOS – PESQUISA, DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS |
|
ROSILENE INÊS KONIG |
PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
ROSILENE SOARES SANTANA |
O ENFOQUE DA ACESSIBILIDADE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Rosimary Rosa Pires Zanetti |
O JOGO NA APROPRIÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS |
|
Rosimary Rosa Pires Zanetti |
CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA |
|
Rosimeire Aparecida Soares Borges - UNIVÁS |
A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 1960: UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS |
|
Rosimeire Martins dos Santos |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA |
|
Rosinalda Aurora de Melo Teles |
CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO |
|
Rosinalda Aurora de Melo Teles |
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DE AULAS DE MATEMÁTICA |
|
Rosinalda Aurora de Melo Teles |
INDÍCIOS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO SOBRE MASSA E CAPACIDADE EXPLICITADOS POR ORIENTADORES DE ESTUDO DO PNAIC/PE |
|
Rosineide de Sousa Jucá |
OS NUMEROS DECIMAIS NOS MANUAIS FRANCESES DE ARITMÉTICA DO SECULO XVII A XIX |
|
Rosineide de Sousa Jucá |
PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA |
|
Rosivan Souza Reis |
O ENSINO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DE JOGOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO |
|
Rosivan Souza Reis |
ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE NOTÍCIAS VINCULADAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO |
|
Rouziclayde Castelo Barata |
A CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
|
Rouziclayde Castelo Barata |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ALGUNS APONTAMENTOS |
|
Rouziclayde Castelo Barata |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E APRENDER A APRENDER |
|
Rozana Morais Lopes Feitosa |
ABORDAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 7º ANO. |
|
Rozelaine de Fatima Franzin |
A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL |
|
Rozelaine de Fatima Franzin |
MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Rozelaine de Fatima Franzin |
OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Rozimeire Soares de Oliveira Porto |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA |
|
Rozimeire Soares de Oliveira Porto |
ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES. |
|
Ruana Priscila da Silva Brito |
DIÁLOGO ENTRE PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ALDEIA E PRÁTICAS MATEMÁTICAS DA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL |
|
Ruana Priscila da Silva Brito |
A PESQUISA DE OPINIÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA NEPSO |
|
Rubens Carlos Viriato Júnior - UNB |
LOGARITMOS: UMA ATIVIDADE PRÁTICA |
|
Rubens Carlos Viriato Júnior - UNB |
ENSINO DA GEOMETRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF |
|
Rubens Karman Paula da Silva |
AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE. |
|
Rubens Matheus dos Santos Marques |
PROPOSTA DE ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS E JOGOS |
|
Rubens Trindade Neto |
O ENSINO DE MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINA PEDAGÓGICA |
|
Rubens Vilhena Fonseca |
CONCEITO DE MILIEU: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Rubervan da Silva Leite - PUC-SP |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GEOGEBRA: UMA PROPOSTA PARA COMPREENDER E ENSINAR O TEOREMA DE TALES |
|
Rúbia Carla Pereira |
VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA DE CHEVALLARD EM UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CONCEITO DE DIVISIBILIDADE EM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
RUBIA DIANA MANTA |
MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA - UENP |
FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS ANAIS DE EVENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA - UENP |
MODELAGEM MATEMÁTICA E PENSAMENTO ALGÉBRICO: EXPLORANDO ALGUMAS SITUAÇÕES |
|
Rute Cristina Domingos da Palma |
O PLANEJAR COLETIVO NOS ENCONTROS DO PNAIC: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGENS |
|
Rute Cristina Domingos da Palma |
EXPECTATIVAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Rute da Cunha |
VER, SENTIR, AGIR E PENSAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
|
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA |
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS |
|
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA |
COMBINANDO NA VIDA E NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
|
RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA |
REPRESENTANDO DISTINTAS SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS DE DIFERENTES NÚMEROS DE ETAPAS DE ESCOLHA |
|
Ruth Ribas Itacarambi |
A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS |
|
Ruy Cesar Pietropaolo |
UM ESTUDO SOBRE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM A CURVA NORMAL |
|
Ruy Cesar Pietropaolo |
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÕES E PROVAS |
|
Ruy Piehowiak |
O CLÁSSICO... A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA... E O PIBID – IFC |
|