| Jaciene Lara de Paula Caetano |
O ENSINO DE FRAÇÕES PARA EDUCANDOS CEGOS |
|
| Jaciene Lara de Paula Caetano |
ESTUDANDO FUNÇÕES COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
|
| Jacilma Barata de Lima |
ÁREA DE UMA FIGURA RETANGULAR: ESTRATÉGIAS PARA O SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
| JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: VIVENCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES |
|
| Jackson Rodrigo Soares |
O SABER COTIDIANO E O SABER ESCOLAR: ARTICULANDO ESSES SABERES EM UMA TAREFA MATEMÁTICA |
|
| Jacqueline Oliveira de Melo Gomes |
CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS ANALISADOS EM UM PROCESSO FORMATIVO |
|
| Jader Gustavo de Campos Santos |
RELAÇÕES ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA DO PARANÁ |
|
| JADER OTAVIO DALTO |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
| JADER OTAVIO DALTO |
ANÁLISE DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÃO AFIM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
| JADER OTAVIO DALTO |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM PROBLEMAS NÃO ROTINEIROS DE MATEMÁTICA |
|
| Jadilson Ramos de Almeida |
NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: EM BUSCA DE UM MODELO PARA OS PROBLEMAS DE PARTILHA DE QUANTIDADE |
|
| Jadna Araujo de Oliveira |
CARACTERIZADORES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES MATEMÁTICOS |
|
| Jaiane Ostemberg Dummer |
MATEMÁTICA E A FUMICULTURA: UMA PROPOSTA PELO EDUCAR PELA PESQUISA |
|
| JAILSON JOSÉ LOURENÇO |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
|
| jailson lima de souza - UFPB |
A EVASÃO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO |
|
| Jair Lopes Junior |
O PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E O SARESP: NECESSIDADES FORMATIVAS NO ENSINO E NA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. |
|
| Jair Lopes Junior |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO NO ÂMBITO DO SARESP |
|
| Jair Lucas Jorge |
DIFICULDADES DE ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO OBJETO MATEMÁTICO FUNÇÃO: A FUNÇÃO QUADRÁTICA |
|
| Jairo Antonio Correia de Melo |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE REGÊNCIA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE ALAGOAS |
|
| Jakelline de Aquino Batista |
TRABALHOS SOBRE RAZÃO E PROPORÇÃO NOS X E XI ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
| JALAUENNE DOS SANTOS SOBRINHO |
MODELANDO AS EMBALAGENS: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
|
| Jamara Lima Santos |
O USO DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTEGRAL DEFINIDA: UMA ABORDAGEM NO CÁLCULO DE ÁREAS |
|
| JAMERSON DA SILVA GONÇALVES - UNEAL |
ALGUMAS DIFICULDADES DE SE ENSINAR MATEMÁTICA HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 4º ANO DO NORMAL MÉDIO |
|
| Jamerson dos Santos pereira |
NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE DIFERENTES SIGNIFICADOS |
|
| Jamille Vilas Boas de Souza |
A QUESTÃO É DE ARRANJO OU COMBINAÇÃO? UM OLHAR PARA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL EM ANÁLISE COMBINATÓRIA |
|
| JAMISON LUIZ BARROS SANTOS |
O TEOREMA DE TALES SOB AS LENTES DA ENGENHARIA DIDÁTICA: EXAME DE INDICADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
| Janaina Bordulis da Silva |
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS |
|
| Janaina Carneiro Marques |
O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO MEDIADO PELA MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA ARQUITETURA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA |
|
| Janaina Carneiro Marques |
A CONSTRUÇÃO DE UM MOSAICO A PARTIR DO CONCEITO DE PROPORÇÃO |
|
| janaina de azevedo corenza - IFRJ |
APRENDER JOGANDO: EXPERIÊNCIA COM A LEI 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
| janaina de azevedo corenza - IFRJ |
A MATEMÁTICA E AS CULTURAS AFRICANAS |
|
| JANAINA DE CASTRO BRISOLA |
EXPERIMENTAÇÃO E A PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: ESTEQUIOMETRIA E AJUSTE DE CURVAS |
|
| Janaina Isabela de Jesus |
ENSINO DA MATEMÁTICA: FALHAS E INSUCESSOS |
|
| JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA |
A EDUCAÇÃO ALGÉBRICA E A PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 8º ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL |
|
| JANAINA MIDORI HIRATA |
REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
|
| Janaina Proença Candido |
A PRODUÇÃO TEÓRICA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS PERÍODOS DE 2006 A 2016 |
|
| JANAÍNA XAVIER DE ALMEIDA |
AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE QUADRILATEROS |
|
| Janayna Bispo Santana |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM E SEM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS |
|
| Janayna Bispo Santana |
SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: UM EXAME DA REVISTA A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900 – 1925) |
|
| Jane Cleide Lourenço Pereira |
ANÁLISE DO SENTIDO NUMÉRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM/PE |
|
| Jane Cleide Lourenço Pereira |
JOGOS COM SUCATA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º E 7º ANO |
|
| Janeisi de Lima Meira |
A CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
|
| Janeisi de Lima Meira |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E APRENDER A APRENDER |
|
| Janete Jacinta Carrer Soppelsa |
SUPERANDO AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS |
|
| JANICE CASSIA LANDO |
A MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO NO GRUPO ESCOLAR CASTRO ALVES EM JEQUIÉ- BAHIA (1934-1971) |
|
| Janice Pereira Lopes - UFG |
O TANGRAM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS DE ÁREA E PERÍMETRO |
|
| Janice Rachelli - UNIFRA |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS |
|
| Janine Garcia dos Santos |
NOSSA ARITMÉTICA: UMA PROPOSTA DE LIVRO DE EXERCÍCIOS NOS ANOS 1930 |
|
| Janine Oliveira Mello |
JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS E O TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA |
|
| Janine Oliveira Mello |
JOGOS PARA NÚMERO E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
| JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS |
PROJETO DE LETRAMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PUBLICA PARAIBANA |
|
| JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS |
ARTEFATOS HISTÓRICOS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
| JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
“O PROBLEMA DAS CORDAS”: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS COMBINATÓRIOS MEDIADOS PELA COMUNICAÇÃO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
MEDIDA DE CHANCE: RELAÇÕES ENTRE O PROCESSO DE MEDIR E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES |
|
| JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS |
|
| JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI |
FAZERES PEDAGÓGICOS E INVESTIGATIVOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
|
| Jaqueline Freire Bispo |
LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESE DEFENDIDAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2006 A 2015 A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACE COM AS NOÇÕES MATEMÁTICAS COMO NECESSIDADE DE ESTUDO |
|
| JAQUELINE MOLON |
PROJETO DE MINICURSOS ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: INSERÇÃO DO LICENCIANDO EM PRÁTICAS DO FAZER DOCENTE |
|
| JAQUELINE MOLON |
A FORMACÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
|
| JAQUELINE SANTANA DE SOUZA SANTOS |
ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: EXISTE RELAÇÃO ENTRE O QUE O PROFESSOR ELABORA E O DESEMPENHO DE SEUS ESTUDANTES? |
|
| Jardel Moreira Dylewski |
IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS |
|
| Jasmine Leite de Matos |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
| Jasmines Fernandes Chaves |
DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: VOZES DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
| Jayme do Carmo Macedo Leme - PUC-SP |
REPRESENTAÇÕES DA DERIVADA E A APRENDIZAGEM |
|
| Jean Lázaro da Encarnação Coutinho |
AS POTENCIALIDADES DE UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE COMBINAÇÃO SIMPLES NA VISÃO DE PROFESSORES |
|
| Jean Lázaro da Encarnação Coutinho |
O TEOREMA DE PITÁGORAS, UMA VALIDAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MANIPULÁVEIS |
|
| Jean Lázaro da Encarnação Coutinho |
A QUESTÃO É DE ARRANJO OU COMBINAÇÃO? UM OLHAR PARA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL EM ANÁLISE COMBINATÓRIA |
|
| Jean Sebastian Toillier - UNIOESTE-PR |
UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ALGUMAS ANÁLISES DE SUA TRAJETÓRIA |
|
| Jeane Albino Lima |
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE MATEMÁTICA. |
|
| Jeane Cristina Justi |
ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA |
|
| Jeane do Socorro Costa da Silva |
UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EJA: O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DAS DOBRADURAS |
|
| Jeane do Socorro Costa da Silva |
DESCOBRINDO A BASE MÉDIA DO TRAPÉZIO: O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A EJA |
|
| Jeanemaira Guidotti Cavalaro |
O JOGO: UM RELATO DE SUAS POTENCIALIDADES COMO MATERIAL CURRICULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
|
| Jeanne Denise Bezerra de Barros - UERJ |
ESTUDO EM DISCALCULIA |
|
| Jeannette Emma Galleguillos Bustamante |
PROPOSTA E RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ONLINE |
|
| Jeferson Junio Batista Silva - UFU |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
|
| Jeferson Junio Batista Silva - UFU |
A ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM MATEMÁTICA |
|
| Jeferson Ramos dos Santos |
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE ALGUMAS FIGURAS POR MEIO DO GEOGEBRA |
|
| JEFERSON TAKEO PADOAN SEKI - UENP |
FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS ANAIS DE EVENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
| JEFERSON TAKEO PADOAN SEKI - UENP |
A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS ANAIS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2015 |
|
| Jefferson Biajone |
PRODUÇÃO DE CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DISCRETA: SUA TRAJETÓRIA EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA |
|
| Jefferson dos Santos Ferreira |
UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (UFS, 1990-2010) |
|
| Jefferson Rodrigues Teixeira |
PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A OBRA “TRATADO DE ARITMÉTICA”, DE JOÃO ANTONIO COQUEIRO |
|
| Jenny Patricia Acevedo Rincón |
APRENDIZAGEM DOCENTE DO ESTAGIÁRIO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ALÉM DAS FRONTERAS DA ESCOLA E DA UNIVERSIDADE |
|
| Jenny Patricia Acevedo Rincón |
CONSTRUINDO CASAS COM HEXAEDROS REGULARES: HABILIDADES E PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO DESENVOLVIDOS COM FUTUROS PROFESSORES |
|
| Jennyfer de Oliveira Lima |
O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM GUI E AUI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – ESTUDO DE CASO |
|
| Jeremias Batista Santos |
LEVANTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES ALGÉBRICAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
|
| Jerlan Manaia de Araújo |
ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO |
|
| Jessé Valério de Paulo |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, HABILIDADES E A MATEMÁTICA ESCOLAR: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS |
|
| Jessica Carvalho Oliveira |
REFORÇO ESCOLAR: UM ALIADO PARA O ENSINO |
|
| Jessica Carvalho Oliveira |
UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| Jéssica da Costa Ricordi |
PROJETO LICENCIAR “ESCRITAS NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” – CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR |
|
| Jéssica Daiana Venâncio de Carvalho |
O ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
|
| Jessica Laiz Sena do Carmo |
CONCEITO DE MILIEU: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
| Jessica Lopes da Silva |
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA |
|
| Jéssica Maria Araújo da Silva |
ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM |
|
| Jéssica Maria Magalhães Borges - UFF |
GRÁFICOS PODEM MENTIR: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ESTATÍSTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
| Jéssica Maria Oliveira de Luna - UERJ |
CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| Jéssica Maria Oliveira de Luna - UERJ |
CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS QUE ENSINAM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO PARA CRIANÇAS. |
|
| Jéssica Mistura Zanon |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ÁLGEBRA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
| Jéssica Mistura Zanon |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA: UMA ABORDAGEM SOBRE PERFIS E METODOLOGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
| Jéssica Mistura Zanon |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
| Jéssica Monteiro Falquetto |
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO |
|
| Jéssica Nascimento dos Santos |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E CONEXÕES |
|
| Jessica Rodrigues de Souza |
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA |
|
| Jessica Scheidegger Ferreira |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
|
| Jessica Scheidegger Ferreira |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO “ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I” |
|
| Jéssica Serra Corrêa da Costa |
O CÁLCULO MENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS APROVADOS NO PNLD 2016 |
|
| Jéssika Naves de Oliveira |
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS: CONFRONTANDO DOIS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. |
|
| Jesus Reinaldo Alves Quirino |
PROGRAMA OBEDUC: O QUE INDICAM AS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DE 2007 A 2015 |
|
| Jheniffer Camila Pedro - UFSCAR |
MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. |
|
| Jhonatan Junio da Silva |
MATEMÁTICA E ENSINO INDÍGENA: UM ELO DE PLURALIDADES |
|
| Jhone Caldeira Silva |
A PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA: EM DISCUSSÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
|
| JOALDO SILVA DOS SANTOS |
DOCÊNCIA: UM CAMINHO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
|
| JOALDO SILVA DOS SANTOS |
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
| Joalisson Bahia Santana |
MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS |
|
| Joalisson Bahia Santana |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
| Joana Darc Gomes Ferreira |
APRENDENDO CONCEITOS GEOMETRICOS POR MEIO DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE PAPEL A4 |
|
| Joana Darc Gomes Ferreira |
DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
| JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS |
SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: UM EXAME DA REVISTA A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900 – 1925) |
|
| JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS |
UMA INVESTIGAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 7º ANO A RESPEITO DE COMO OS AUTORES SUGEREM E UTILIZAM JOGOS PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
|
| JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS |
UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ELEMENTAR ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI TRATADO NO PERIÓDICO A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900-1927) |
|
| Joana Luiz Marques |
O LÚDICO INVADE A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA COM OS JOGOS DO GEMAT – UERJ |
|
| João Alberto da Silva |
O TEMPO E SUAS MEDIDAS NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA |
|
| João Batista Rodrigues da Silva |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: O CASO DA PROPORCIONALIDADE |
|
| João Batista Rodrigues da Silva |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO RELACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA ESCOLAR |
|
| João Batista Rodrigues da Silva |
AS IMPRESSÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO IFBA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
|
| João Biesdorf |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
|
| JOÃO BOSCO LAUDARES |
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES POR MEIO DE DERIVADAS NO AMBIENTE WEB 2.0: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA E DINÂMICA |
|
| JOÃO BOSCO LAUDARES |
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ARCO SENO E ARCO COSSENO |
|
| João Carlos Fernandes Barreira |
LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA TRABALHANDO EM AMBIENTE VIRTUAL COM O GEOGEBRA |
|
| Joao Cesar Reis Alves |
MATEMÁTICA BÁSICA EM PERSPECTIVA: TRAÇANDO PERFIS SOB PONTOS DE VISTA INVESTIGATIVOS |
|
| JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA |
A (NÃO) EXISTÊNCIA DO LIMITE DE UMA FUNÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS IMAGENS CONCEITUAIS DE ESTUDANTES EM UM CURSO DE CÁLCULO |
|
| João Ferreira da Silva Neto |
JOGOS E BRINCADEIRAS: APRENDENDO MATEMÁTICA NA ALDEIA INDÍGENA |
|
| João Ferreira da Silva Neto |
UNIDADE DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO: METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM |
|
| João Ferreira da Silva Neto |
ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO |
|
| João Marcos Marques Machado |
EXPERIÊNCIA-AÇÃO: RELATO DE UMA FORMA POSSÍVEL DE (DES)AULA EM AMBIENTE DE SÓCIO-EDUCAÇÃO |
|
| João Marcos Marques Machado |
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AÇÃO SIMULADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA DE COOPERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
| João Marcos Silva da Costa - UFF |
“DÁ LICENÇA”: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
|
| JOÃO PAULO APARECIDO BARBOSA MELO |
A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SERGIPE |
|
| João Paulo Attie |
PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS |
|
| João Paulo Attie |
PROCESSOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: FRAÇÕES E POTÊNCIAS |
|
| João Paulo Attie |
O ENFOQUE DA ACESSIBILIDADE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
| João Paulo Carneiro Barbosa |
DEMONSTRAÇÕES POR REDUÇÃO AO ABSURDO NO VOLUME I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES |
|
| João Paulo Carneiro Barbosa |
OS APELOS ÀS IMAGENS E AS FALHAS DO SISTEMA AXIOMATICO NO LIVRO I DOS ELEMENTOS DE EUCLIDES |
|
| João Paulo Nogueira Arantes |
A IMPORTÂNCIA DO VÍDEO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: “CAMELOS DA DISCÓRDIA”, HISTÓRIA DE MALBA TAHAN. |
|
| João Ricardo Viola dos Santos |
LEGITIMIDADES POSSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
| João Ricardo Viola dos Santos |
PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
|
| João Ricardo Viola dos Santos |
DIZERES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM SALA DE AULA |
|
| Jocasta Pimentel Araújo |
USO DO APLICATIVO WHATSAPP NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA EDUCOMUNICATIVA |
|
| Joel Farias Maia |
MODELANDO A CASA DAS ONZE JANELAS: A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MODELAGEM E O DESENHO GEOMÉTRICO |
|
| Joelma Cruz de Oliveira Freire |
UM ESTUDO DAS FRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
|
| Joelma Maria da Silva |
HOMEM DE VITRUVIUS- PROPORÇÃO ÁUREA NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS |
|
| JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA |
PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
| Johnny Nazareth dos Santos - UERJ |
POSSIBILIDADES PARA O PRINCÍPIO DA INDUÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR |
|
| Joice Moreira da Silva |
O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS EM ATIVIDADE |
|
| Joice Silva Marques Mundim - UFU |
O MÉTODO DE MODELAGEM MATEMÁTICA, NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| Joice Silva Marques Mundim - UFU |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: AS CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. |
|
| jónata ferreira de moura |
NATUREZA DAS TAREFAS DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NEGOCIANDO CONCEITOS SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO |
|
| Jonatan Maia de Oliveira - UNIP |
ACERVO PESSOAL MANOEL JAIRO BEZERRA E A UNIVERSIDADE DE CULTURA POPULAR |
|
| Jônatas da Silva Soares |
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA NA EJA: DIFICULDADES E DILEMAS |
|
| Jonathan Elizondo Orozco |
DE VOLTA AO CHÃO ÁSPERO: TATEANDO JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS ESCOLARES |
|
| Jonathan Gil Müller |
TEORIA DOS GRAFOS: CONCEITOS ELEMENTARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| Jonei Cerqueira Barbosa - UFBA |
AS POTENCIALIDADES DE UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE COMBINAÇÃO SIMPLES NA VISÃO DE PROFESSORES |
|
| Jonei Cerqueira Barbosa - UFBA |
GRUPO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: QUATRO ANOS DE TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA |
|
| JONISARIO LITTIG |
PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO |
|
| Jonson Ney Dias da Silva |
ALIANDO MATEMÁTICA E OUTRAS TEMÁTICAS, NA EJA, RECORRENDO A RECURSOS OFFLINE |
|
| Jordana Pimentel Araújo |
USO DO APLICATIVO WHATSAPP NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA EDUCOMUNICATIVA |
|
| JORGE CÁSSIO COSTA NÓBRIGA |
UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DOS NÚMEROS IRRACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
|
| Jorge Costa do Nascimento |
TANGRAM MATERIAL PARA ATIVIDADES LÚDICAS COM GEOMETRIA |
|
| Jorge Costa do Nascimento |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS EM PRIVATIVA DE LIBERDADE |
|
| Jorge Costa do Nascimento |
PÓS-GRADUAÇÃO, PAULO FREIRE E PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES. |
|
| Jorge Henrique Duarte |
IDENTIFICAÇÃO DA GRANDEZA ÁREA EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONCEPÇÃO PERSPECTIVA DIDÁTICA-PRAXEOLÓGICA. |
|
| Jorge Henrique Gualandi - PUC-SP |
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES |
|
| Jorge Isidro Orjuela Bernal |
DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE |
|
| JORGE LUIZ DIAS DE FRIAS |
UMA FERRAMENTA PARA A OBTENÇÃO E ANÁLISE DE DADOS DO ENEM. |
|
| JORGE RICARDO CARVALHO DE FREITAS |
A BRAÇA REVELA A ETNOMATEMÁTICA QUE TRANSCENDE O TEMPO E FORTALECE OS LAÇOS DA TRADIÇÃO NOS CANAVIAIS PERNAMBUCANOS |
|
| jormana raquel rodrigues vieira |
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: REFLEXÕES ACERCA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVOS E MULTIPLICATIVOS |
|
| Josaine de Moura PInheiro |
GERAÇÃO DE RENDA (GERAÇÃO/POA): MATEMÁTICAS DESSE CONTEXTO |
|
| JOSANE GERALDA BARBOSA |
POR QUE PESQUISAR AS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO? |
|
| JOSANE GERALDA BARBOSA |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DO SISTEMAS DECIMAL A UMA TURMA DE 5º ANO DE UM DISTRITO DE OURO PRETO |
|
| Jose aires de castro filho |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS |
|
| Jose aires de castro filho |
ANÁLISE DE DESEMPENHO E DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES |
|
| JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA |
AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR |
|
| JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA |
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA |
|
| José Augusto Cambraia Beirigo |
ESTADO DA ARTE SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. |
|
| José Augusto Costa Brito |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
|
| JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
|
| Jose Aurimar dos Santos Angelim |
UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
|
| Jose Aurimar dos Santos Angelim |
NARRATIVAS DE VIDA NA/PARA INVESTIGAÇÃO E (AUTO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
| Jose Aurimar dos Santos Angelim |
AS FEIRAS DE MATEMÁTICA NA BAHIA ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
| José Carlos Oliveira Costa - FSA |
UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO VOLTADO ÀS ENGENHARIAS E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO |
|
| José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA |
TEXTO 1: ÊNFASE NAS PESQUISAS ENVOLVENDO GEOMETRIA |
|
| José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA |
GEOMETRIA DO TAXI: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
|
| José Carlos Pinto Leivas - UNIFRA |
INVESTIGANDO PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS COM O GEOGEBRA NUM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| Jose Carlos Santana Queiroz |
SABERES E ATITUDES NECESSÁRIOS A DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA: CORTES E RE-CORTES |
|
| JosÉ Carlos TenÓrio Pantoja |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARCOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO A CASA DAS ONZE JANELAS |
|
| JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR |
ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS NO CONCEITO DE INTEGRAL DEFINIDA |
|
| JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR |
AS CONTRIBUIÇÕES DA VISUALIZAÇAO PROPORCIONADA PELO GEOGEBRA À APREDIZAGEM DE FUNÇÕES DERIVADAS EM CÁLCULO I |
|
| José da Silva Lima Neto |
SOFTWARES WINPLOT E GRAFEQ NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
| José de Aquino Santos |
A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA RELACIONADA À PRODUÇÃO DE FONTES PARA COMPREENDER O PIBID |
|
| José de Aquino Santos |
ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES. |
|
| José de Aquino Santos |
DOCÊNCIA: UM CAMINHO ENTRE TEORIA E PRÁTICA |
|
| José de Ribamar Leonel Dias Neto |
PRÁTICAS MATEMÁTICAS NAS COMUNIDADES RURAIS DE PORTO NACIONAL – TO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE FAMILIARES DE ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA |
|
| JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI |
REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
| JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI |
LEVANTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES ALGÉBRICAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
|
| José Edeson de Melo Siqueira |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
|
| José Edeson de Melo Siqueira |
GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA |
|
| José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
|
| José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti |
IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD |
|
| José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti |
CONTRIBUIÇÕES DA TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
|
| José Elyton Batista dos Santos |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS E SUA RELEVÂNCIA PARA O PROFESSOR LICENCIADO EM MATEMÁTICA |
|
| José Emídio Gomes Benedito |
POTENCIALIDADES FORMATIVAS DA PRÁTICA DE ANTECIPAR NO ÂMBITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
|
| José Erildo Lopes Júnior |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FRAÇÕES, NA EJA, EM DIÁLOGO COM A ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO |
|
| José Erisvaldo Lessa Vieira |
APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: REFLEXÕES À LUZ DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
|
| Jose Everaldo Pereira |
FORMANDO A INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS CARTESIANOS POR MEIO DA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DE GALPERIN |
|
| Jose Fabio de Araujo Lima |
DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP |
|
| José Fernando Fernandes Pereira |
O CONJUNTO DAS INVARIANTES DE UM CONCEITO: SUA IMPORTÂNCIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DE 5º ANO |
|
| José Fernando Fernandes Pereira |
O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS EM ATIVIDADE |
|
| José Ivanildo de Lima |
UM CONSTRUTO TEÓRICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES |
|
| José Ivanildo de Lima |
UMA DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS DE ENSINO NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA” DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BOA VISTA - RORAIMA |
|
| JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO |
UM ESTUDO SOBRE PROBABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SIGNIFICADOS, REPRESENTAÇÕES E CONTEXTOS |
|
| JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO |
UM ESTUDO SOBRE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM A CURVA NORMAL |
|
| José Jefferson da Silva |
ESTUDO DA ARTE DOS TRABALHOS SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NOS ANAIS DO ENEM |
|
| José Jefferson da Silva |
TEOREMA DE PITÁGORAS E AS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES |
|
| JOSÉ LAMARTINE DA COSTA BARBOSA |
APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ |
|
| José Lucas Silva Andrade |
REVISTA ZETEKITÉ: MAPEAMENTO DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
|
| José Luiz Cavalcante - UFRPE |
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INVESTIGAÇÕES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. |
|
| José Luiz Magalhães de Freitas |
DAS ESCOLAS QUE SURGEM EM MEIO A GRUPOS FAMILIARES ÀS ESCOLAS INSTITUCIONALIZADAS: UMA TRAJETÓRIA DOS PRIMEIROS MOVIMENTOS ESCOLARES EM RONDÔNIA |
|
| José Luiz Magalhães de Freitas |
VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| José Luiz Magalhães de Freitas |
A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
| JosÉ Marcelo Velloso de Oliveira |
CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA POSSIBILIDADE FACTÍVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
| Jose Marcio da Silva Ramos Diniz |
O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO COM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS |
|
| José María Chamoso Sánchez - US/ES |
AS VANTAGENS DE UTILIZAR UMA PLATAFORMA VIRTUAL COM SUPORTE MOODLE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
| JOSÉ MILTON LOPES PINHEIRO |
UMA EXPERIÊNCIA COM O CÁLCULO INTEGRAL EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO DE APRENDIZAGEM |
|
| JOSÉ MILTON LOPES PINHEIRO |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O CORPO MOVENTE E O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO |
|
| Jose Nilson Morais |
ETNOMATEMÁTICA DA FEIRA LIVRE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
|
| JOSÉ PAULINO FILHO |
O CURSO DE MATEMÁTICA DO IFESP: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PERÍODO 2002 A 2014 |
|
| José Pedro Machado Ribeiro |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO PROJETO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES |
|
| JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA |
A ROBÓTICA COMO TÉCNICA DE APRIMORAMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO QUILOMBO DO PEAFÚ - MONTE ALEGRE/PARÁ |
|
| José Ricardo Ledur |
MATEMÁTICA E SAÚDE: CONECTANDO SABERES EM CIÊNCIAS |
|
| José Roberto Boettger Giardinetto |
A PROCESSUALIDADE HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NA DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL: UM DÉFICIT TEÓRICO NO IDEÁRIO MULTICULTURAL |
|
| José Roberto Boettger Giardinetto |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
|
| José Roberto Costa Júnior |
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO RELACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA ESCOLAR |
|
| José Roberto Costa Júnior |
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: O CASO DA PROPORCIONALIDADE |
|
| José Roberto Costa Júnior |
AS IMPRESSÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO IFBA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
|
| José Roberto da Silva |
ATIVIDADES DIDÁTICAS: PLANIFICAÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE OBSERVAÇÃO SOBRE QUADRILÁTEROS |
|
| José Roberto da Silva |
UTILIZAÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA COMO PONTE COGNITIVA DE APRENDIZAGEM DE PROPORÇÕES A ALUNOS DA EJA ATRAVÉS DE TRAÇOS DE ARGAMASSA |
|
| José Roberto de Campos Lima |
MAPEAMENTO DE TRABALHOS SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS APRESENTADOS NOS ENEM (1998 – 2013) |
|
| José Roberto Linhares de Mattos - UFF |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: FOCANDO PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
| José Roberto Linhares de Mattos - UFF |
PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS |
|
| José Roberto Nogueira - FCT/UNESP-PP |
ORIGAMI: O USO COMO INSTRUMENTO ALTERNATIVO NO ENSINO DA GEOMETRIA |
|
| José Romero da Silva Costa |
O NÚMERO DE OURO E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
|
| José Romero da Silva Costa |
A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
| José Ronaldo Melo |
ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA MATEMÁTICA |
|
| José Ronaldo Melo |
UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO |
|
| José Trobia |
JOGOS MATEMÁTICOS: UMA TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
|
| José Trobia |
O JOGO DAS RETAS NO PROJETO EDUCAÇÃO SEMIÓTICA EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS |
|
| JOSÉ VILANI DE FARIAS |
UM PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO DO PROFMAT |
|
| Jose Wagner de Jesus Santana |
O PIBID E A DESCOBERTA DA SALA DE AULA |
|
| Jose Wilson dos Santos |
FIXA OU FLUTUANTE? ÚNICA OU PLURAL? UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PRÁTICA EM MOVIMENTO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
| Jose Wilson dos Santos |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
|
| Jose Wilson dos Santos |
APRENDENDO QUANDO A PROPOSTA É ENSINAR UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR |
|
| JOSÉ WILSON PEREIRA |
A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E A APROPRIAÇÃO DO ARTEFATO TECNOLÓGICO APPRANTI GÉOMÈTRE 2 EM UMA SITUAÇÃO PROPOSTA |
|
| Joseane Gabriela Almeida Mezerhane Correia |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES:IMPLICAÇÕES DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
|
| Josefa Dielle Nunes da Silva |
UMA INVESTIGAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 7º ANO A RESPEITO DE COMO OS AUTORES SUGEREM E UTILIZAM JOGOS PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
|
| Josefa Dielle Nunes da Silva |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRESCRIÇÕES E OS USOS QUE OS AUTORES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO FAZEM SOBRE O CONTEÚDO TRIGONOMETRIA |
|
| JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO |
UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ELEMENTAR ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI TRATADO NO PERIÓDICO A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900-1927) |
|
| JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO |
PRESCRIÇÃO OU ORIENTAÇÃO? REVISTA A ESCOLA NORMAL E OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS APONTADOS PARA PROFESSORES (1924-1926) |
|
| JOSEFA SIRLENE BELO DA SILVA - UNEAL |
ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO |
|
| Joseide Justin Dallemole |
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES: EXPLORANDO CONCEITOS E PROPRIEDADES COM O DESENVOLVIMENTO DE APPLETS NO GEOGEBRA |
|
| joselandia de jesus silva |
ATIVIDADES HISTÓRICAS E O TRIÂNGULO ARITMÉTICO DE PASCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
|
| joselandia de jesus silva |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: RESULTADOS DE UM PROJETO DE ENSINO |
|
| Joseli Almeida Camargo |
QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS IMBRICADAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
|
| Joseli Almeida Camargo |
TDAH E MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR |
|
| Joseli Almeida Camargo |
INDISCIPLINA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
| JOSÉLIA DE SOUZA SOARES FERREIRA |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT |
|
| JOSÉLIA DE SOUZA SOARES FERREIRA |
OS JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
| Josélia Euzebio da Rosa |
FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL QUE ORIENTAM O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE ORIENTADORA E DA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA |
|
| Josélia Euzebio da Rosa |
UMA PERSPECTIVA PARA O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
|
| JOSÉLIA FRANÇA DE HOLANDA CAVALCANTI |
PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS A PARTIR DE SITUAÇÕES DITÁTICAS PROPOSTAS POR MEIO DE MIDIAS DIGITAIS |
|
| Joserlene Lima Pinheiro - UECE |
ANÁLISE DO REPERTÓRIO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS PROPOSTOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
|
| Josevaldo de Almeida Lago |
UM ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES |
|
| Josiane Acácia de Oliveira Marques |
MEDIR, DIAGNOSTICAR E REPARAR: O QUE DIZ O MANUAL PEDAGÓGICO DE FARIA DE VASCONCELOS SOBRE A APLICAÇÃO DE TESTES ARITMÉTICOS |
|
| Josiane Aparecida Miranda Rafael |
CONHECENDO O FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IF SUDESTE MG: UMA ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA |
|
| Josiane Aparecida Miranda Rafael |
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS REMUNERADOS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
| Josiane Borgmann Viana |
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PROPICIADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO |
|
| Josiane Faxina |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS IDEIAS E CONCEITOS |
|
| Josiane Faxina |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
|
| JOSIAS DIONI BRAVIM |
EXPERIÊNCIA COM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE SIMETRIAS |
|
| Josias Pedro da Silva |
A NATUREZA FALIBILISTA DA MATEMÁTICA, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA APROXIMAÇÃO |
|
| Josie Regina Kindler |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A GINCANA DE MATEMÁTICA: O MÁXIMO DIVISOR COMUM |
|
| Josiel de Oliveira Batista - UFPR |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM AMBIENTE TECNOLÓGICO: A EAD EM FOCO |
|
| Josiele Maria Fusiger - UNIFRA |
ANÁLISE DE ERROS EM GEOMETRIA PLANA |
|
| Josinalva Rodrigues Sa |
“AÍ A GENTE FICA NUMA SINUCA”: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) DO CAMPO |
|
| Jossé Felice |
O PROCESSO DE ESTUDO COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA E INOVADORA |
|
| JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA |
POR QUE UM PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO VOLTADO À MATEMÁTICA? |
|
| JUAN CARLO DA CRUZ SILVA |
CALCULANDO ÁREAS E VOLUMES: DO MÉTODO DE EXAUSTÃO AO PRINCÍPIO DE CAVALIERI |
|
| JUAN CARLO DA CRUZ SILVA |
UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS |
|
| Juciara Guimarães Carvalho |
DE UM MAR-LAGOA: TEMPO E ESPAÇO EM JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS DE CAMARADAS D'ÁGUA |
|
| Juciara Guimarães Carvalho |
DE VOLTA AO CHÃO ÁSPERO: TATEANDO JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS ESCOLARES |
|
| Jucileide das Dores Lucas Tolentino |
MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL? |
|
| Jucileide dos Santos |
UM RELATO SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DO PIBID – DMA E A FORMAÇÃO INICIAL |
|
| Jucilene Hundertmarck |
JOGANDO E APRENDENDO MULTIPLICAÇÃO |
|
| Jucilene Hundertmarck |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
| Jucilene Hundertmarck |
TROCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A BASE QUATRO |
|
| Julia de Cassia Pereira do Nascimento |
O ENSINO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO |
|
| Julia de Cassia Pereira do Nascimento |
O TRABALHO COM TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM A CONSTRUÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS |
|
| Julia Schaetzle Wrobel - UFES |
PROJETO DE MULTIPLICAÇÃO PARA ALUNOS DO 6º ANO: DIAGNÓSTICO E TABELA MONTESSORIANA |
|
| Juliana Azevedo Montenegro |
REPRESENTANDO DISTINTAS SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS DE DIFERENTES NÚMEROS DE ETAPAS DE ESCOLHA |
|
| Juliana Azevedo Montenegro |
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS |
|
| Juliana Çar Stal - UEL |
O ESTADO DA ARTE DA ETNOMATEMÁTICA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
| Juliana Chiarini Balbino Fernandes - UNIFESP |
A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 1960: UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS |
|
| Juliana Fran‡a Viol Paulin |
CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EAD ONLINE SOB A PERSPECTIVA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
| Juliana Leal Salmasio |
O USO DO ESPELHO E DA RÉGUA NO ENSINO DE SIMETRIA PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
| Juliana Leal Salmasio |
APRENDENDO QUANDO A PROPOSTA É ENSINAR UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR |
|
| Juliana Maria Telles Matta Avanci - PUCPR |
EXPERIMENTAÇÃO E A PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: ESTEQUIOMETRIA E AJUSTE DE CURVAS |
|
| Juliana Meregalli Schreiber Moraes |
PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS |
|
| Juliana Pereira Gonçalves de Andrade Araripe |
COMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA LINEAR E CORPO: REPENSANDO O DESIGN DE INTERFACES DIGITAIS A PARTIR DAS METÁFORAS |
|
| Juliana Pires da Silva - UFSC |
APRENDER CÁLCULO I PARA OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA: UMA DISCUSSÃO EM TERMOS DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER |
|
| JULIANA SILVA DE ANDRADE |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO NO ÂMBITO DO SARESP |
|
| Juliana Teixeira Jesus Ramos |
A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS... |
|
| Juliane Carla Berlanda |
PNAIC, PNEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS APONTAMENTOS |
|
| Juliane Carla Berlanda |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO MEIO DE INTERLOCUÇÃO NO ENSINO DA PROBABILIDADE |
|
| Juliane Conceição de Meireles |
A ROBÓTICA COMO TÉCNICA DE APRIMORAMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO QUILOMBO DO PEAFÚ - MONTE ALEGRE/PARÁ |
|
| Juliane Conceição de Meireles |
FAZER E APRENDER MATEMÁTICA COM O APOIO DO CÉREBRO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NEUROCIÊNCIA |
|
| JULIANI PALMEIRA QUADRELLI DUTRA |
O JOGO: UM RELATO DE SUAS POTENCIALIDADES COMO MATERIAL CURRICULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
|
| JULIANO CORREIA DE MORAIS |
ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESVENDANDO ÂNGULOS SUPLEMENTARES E COMPLEMENTARES |
|
| Juliano Pereira da Silva |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA TURMA DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA |
|
| Juliano Schimiguel |
UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM ABP E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, COM FOCO NO DESASTRE DE MARIANA-MG |
|
| Juliano Schimiguel |
APLICATIVOS MATEMÁTICOS: PODEM OU NÃO AJUDAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM? |
|
| Juliene Santos Oliveira |
O ENFOQUE DA ACESSIBILIDADE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
| Júlio César Augusto do Valle - USP |
WITTGENSTEIN COMO INTERLOCUTOR PARA O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: ELEMENTOS FILOSÓFICOS INTRODUTÓRIOS |
|
| Júlio César Augusto do Valle - USP |
MATEMÁTICA E MISTICISMO: UMA ANÁLISE RUSSELLIANA DA PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA |
|
| Júlio César Augusto do Valle - USP |
O LEGADO DE PAULUS GERDES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: ELEMENTOS DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA PARA ENSINO DA GEOMETRIA |
|
| JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS MOREIRA |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS |
|
| JÚLIO CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA - UFMS |
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA |
|
| JÚLIO CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA - UFMS |
TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA |
|
| julio cesar meister - UFRGS |
O TRACKER PHYSICS NO ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ A TEORIA DE DUVAL. |
|
| Julio Cesar Mohnsam |
ARQUIMEDES E CÁLCULO DE ÁREA |
|
| JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA - UEL |
ASPECTOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL MANIFESTADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM REFLEXÕES A RESPEITO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
|
| JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA - UEL |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE BAYES NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
| Julio Faria CorrÊa |
ESTILO DOS ESTILHACOS EM UMA HISTORIA DA EDUCAÇÃO MATEMATICA |
|
| Júlio Henrique da Cunha Neto |
DECÊNCIA, RESILIÊNCIA E DILIGÊNCIA: CARACTERÍSTICAS MARCANTES NA CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
| JULIO PAULO CABRAL DOS REIS - PUC-MG |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A DESCOBERTA GUIADA COMO METODOLOGIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE OTIMIZAÇÃO EM CÁLCULO |
|
| Juscileide Braga de Castro - UFC |
ANÁLISE DE DESEMPENHO E DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES |
|
| Jussara de Loiola Araújo |
AÇÕES DOS SUJEITOS DA ATIVIDADE DIANTE DE UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
| JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA |
LABORATORIO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
| JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA |
FIGURAS GEOMETRICAS ENCONTRADAS EM PINTURAS CORPORAIS DOS POVOS INDÍGENAS POTIGUARA DA PARAÍBA. |
|
| JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DA MICRORREGIÃO DO LITORAL NORTE - PB |
|
| Jussara Pereira Fernandes - SEEDF |
ALIANÇA NECESSÁRIA: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (MENTAL) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS E APRESENTADOS (2006 A 2015) |
|
| Jussiê dos Santos Matos |
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES: EXPLORANDO CONCEITOS E PROPRIEDADES COM O DESENVOLVIMENTO DE APPLETS NO GEOGEBRA |
|
| JUSSUEL CORREIA DA SILVA |
UMA ANÁLISE DOS ITENS QUE ENVOLVEM GRÁFICOS OU TABELAS NAS PROVAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) DE 2009 A 2014 |
|
| JUTTA CORNELIA REUWSAAT JUSTO |
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS MULTIPLICATIVOS |
|
| JUTTA CORNELIA REUWSAAT JUSTO |
INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL |
|