Laerte Silva da Fonseca |
APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: REFLEXÕES À LUZ DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
|
Laerte Silva da Fonseca |
O TEOREMA DE TALES SOB AS LENTES DA ENGENHARIA DIDÁTICA: EXAME DE INDICADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Lahis Braga Souza |
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CÔNICAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
|
Lahis Braga Souza |
UM RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE COM O GEOGEBRA |
|
Laiane Camões da Silva |
A PROPORCIONALIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO RELACIONADAS AO CONSUMO |
|
LAIANE GONÇALVES DE LIMA - UPE |
ANÁLISE DO SENTIDO NUMÉRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM/PE |
|
LAIANE GONÇALVES DE LIMA - UPE |
JOGOS COM SUCATA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º E 7º ANO |
|
Lailson dos Reis Pereira Lopes |
PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. |
|
Laís Aparecida Romanello |
A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE NO ENSINO DE FUNÇÃO: A VISÃO DOS ALUNOS |
|
Laís Aparecida Romanello |
O USO DE APLICATIVOS DO GOOGLE PLAY E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
LAÍS MARIA COSTA PIRES DE OLIVEIRA |
RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM UM PROBLEMA ENVOLVENDO RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE: ASPECTOS EVIDENCIADOS NA COP-PAEM |
|
Laís Thalita Bezerra dos Santos |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANALISANDO ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS |
|
Laísa Maria Scapaticci |
“O PESO DA MOCHILA E SUAS CONSEQUÊNCIAS”: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Lara da Silva Cavalheiro |
O TRABALHO COM O EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS POSSIBILIDADES |
|
Larissa Ávila Santana |
PROPOSTAS DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
|
LARISSA BORGES DE SOUZA LIMA |
NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FEIRA DE SANTANA: 10 ANOS DE COLABORAÇÃO, PESQUISA, ESTUDOS E TROCAS |
|
Larissa Console de Oliveira |
ÁREA: MEDIÇÃO, ESTIMATIVA E ARTE EM DIVERSOS ESPAÇOS DA ESCOLA |
|
Larissa Corrêa |
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE PRODUTOS NOTÁVEIS |
|
Larissa Elfisia de Lima Santana |
UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Larissa Elfisia de Lima Santana |
SABERES DOCENTES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
LARISSA FERREIRA COELHO - PUC-SP |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Larissa Gehrinh Borges |
APRENDIZAGEM SITUADA: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE SITUACIONAL |
|
Larissa Pinca Sarro Gomes |
FORMAÇÃO COLABORATIVA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1ª GRAU |
|
Larissa Pinca Sarro Gomes |
A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA RELACIONADA À PRODUÇÃO DE FONTES PARA COMPREENDER O PIBID |
|
Larissa Ranyelly Branquinho Pereira |
DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS FUTUROS PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA NA UFOPA |
|
Laudicéia Fortunato Gusmão |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
|
LAUDICENA MELLO FERRARI DE CASTRO |
UM RECORTE DO USO DE LINGUAGEM NA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO COM SKOVSMOSE |
|
Laura Marisa Carnielo Calejon |
O JOGO COLABORATIVO (CONTIG60) E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
|
Laura Marisa Carnielo Calejon |
CONCEPÇÕES DE TICS, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTIMA E PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD |
|
Laura Marisa Carnielo Calejon |
A UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS MAIS ATRAENTE E EFICAZ |
|
Laura Pippi Fraga |
PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: O CAMINHO METODOLÓGICO |
|
Laura Pippi Fraga |
VIVÊNCIAS COM JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MEDIDA DE ÁREA |
|
Laura Pippi Fraga |
APRENDER E ENSINAR SOBRE MEDIDA DE ÁREA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INTERDISCIPLINAR – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Laura Rodrigues Xavier - UFSCAR |
EXPLORANDO O NOVO ENEM: ESCALA, COMPETÊNCIAS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Laurinda Graciele Alves Feitosa |
UMA DESCRIÇÃO SOBRE APLICAÇÕES DE JOGOS/RECURSOS APLICADOS POR BOLSISTAS DO PIBID EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Laurinda Graciele Alves Feitosa |
SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: UM EXAME DA REVISTA A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900 – 1925) |
|
Laurinda Ramalho de Almeida |
SENTIMENTOS EXPRESSOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A AULA DE MATEMÁTICA EM FOCO |
|
Lauro Chagas e Sá |
ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM UTILIZAÇÃO DE GEOPLANOS NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA |
|
Lauro Chagas e Sá |
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO |
|
LAURO LOPES PEREIRA NETO |
JOGOS E BRINCADEIRAS: APRENDENDO MATEMÁTICA NA ALDEIA INDÍGENA |
|
LAURO LOPES PEREIRA NETO |
UNIDADE DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO: METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM |
|
Laynara dos Reis Santos Zontini |
O BICHO DE SETE CABEÇAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PROFESSOR DOS ANOS INCIAIS E O MEDO DA MATEMÁTICA |
|
Leandra Anversa Fioreze - UFRGS |
GEOMETRIA ESPACIAL E AS EMBALAGENS DE LEITE: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO |
|
Leandro Bordin |
A PRESENÇA DAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO, FISSURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO |
|
Leandro de Oliveira Souza - UFU |
O ENSINO PRESENCIAL POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS |
|
Leandro do Nascimento Diniz |
CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: A ORGANIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE RELACIONADA A UM TEMA DO COTIDIANO DOS ALUNOS |
|
LEANDRO FREDERICO DA SILVA |
REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
LEANDRO FREDERICO DA SILVA |
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
|
Leandro Josué de Souza |
UMA VERSÃO HERMENEUTICA DOS MANUSCRITOS ARITMÉTICOS DE PEIRCE |
|
Leandro Mendonca do Nascimento - UNIRIO |
POSSÍVEIS CONFLITOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS UTILIZANDO O GEOGEBRA |
|
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel |
MANOEL JAIRO BEZERRA E OS LIVROS DIDÁTICOS |
|
Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel |
ACERVO PESSOAL MANOEL JAIRO BEZERRA E A UNIVERSIDADE DE CULTURA POPULAR |
|
Leandro Viana da Rosa - UFRGS |
RÉGUA E COMPASSO: O AUXÍLIO DOS JOGOS LÓGICOS NAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS |
|
leandro vieira lima |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS |
|
LEANE OLIVEIRA DE CARVALHO |
PROCESSOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: FRAÇÕES E POTÊNCIAS |
|
LEIDE MARIA LEÃO LOPES - UFAM |
JUJUBAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLIEDROS |
|
Leila Ines Pagliarini de Mello |
GEOMETRIA ESPACIAL E AS EMBALAGENS DE LEITE: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM NO ENSINO MÉDIO |
|
Leila Kely dos Santos da Paz |
ENSINANDO E APRENDENDO TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO |
|
Leila Muniz Santos |
ANÁLISE DE AULA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE TAREFAS DESENVOLVIDAS EM UM GRUPO COLABORATIVO |
|
Leila Muniz Santos |
TRIÂNGULOS - IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA |
|
Leila Pessôa Da Costa |
AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, SUA RELAÇÃO COM OS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS |
|
LEILANE ARAUJO DOS SANTOS |
DEMONSTRAÇÕES POR REDUÇÃO AO ABSURDO NO VOLUME I DO ELEMENTOS DE EUCLIDES |
|
LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ |
PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS DO LICENCIANDO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO |
|
Lemerton Matos Nogueira |
ANÁLISE DE INVARIANTES OPERATÓRIOS DOS ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DE PROBABILIDADE |
|
Lenir Tomazeli |
O PLANEJAR COLETIVO NOS ENCONTROS DO PNAIC: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGENS |
|
Lenira Pereira da Silva |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DE GÊNERO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE |
|
Lennon de Aguilar Pereira |
O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Lennon de Aguilar Pereira |
PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS? |
|
Leo Akio Yokoyama |
HÁ INFINITOS MAIORES QUE OUTROS! |
|
Leonarda Erineuda Alves |
UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE 6º ANO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE CATEGORIAS DE DESEMPENHO E NÍVEIS PROFICIÊNCIA DO SPAECE |
|
LEONARDO ALVES FERREIRA |
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE RESULTADOS: AS INTERVENÇÕES DE UMA ESCOLA PARA MELHORAR O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA |
|
LEONARDO CINÉSIO GOMES |
FIGURAS GEOMETRICAS ENCONTRADAS EM PINTURAS CORPORAIS DOS POVOS INDÍGENAS POTIGUARA DA PARAÍBA. |
|
LEONARDO CINÉSIO GOMES |
EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO |
|
Leonardo de Alcântara Moreira |
DISCUTINDO CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DOCENTES |
|
Leonardo de Oliveira Pimpa da Silva |
CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA: A DIFICULDADE DOS EDUCANDOS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Leonardo Donizette de Deus Menezes |
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: (RE)SIGNIFICANDO O CONTEÚDO DA DIVISÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
|
Leonardo Ferreira Soares |
CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO DA FRAÇÃO PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL |
|
Leonardo Ferreira Soares |
PROJETO RUMO AO ENEM 2015: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A ELEVAÇÃO DA MÉDIA EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ESTUDANTES DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB |
|
Leonardo José da Silva |
TRABALHO GRUPAL NA EJA: CONSTRUINDO PONTES E FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
leonardo lira de brito |
O USO DO TANGRAM COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO 6º ANO NO MUSEU VIVO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. |
|
leonardo lira de brito |
MODELOS DE ORÇAMENTOS FAMILIARES NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
LEONARDO SEVERO |
O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA NOS AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
|
Leonardo Silva Costa |
MALBA TAHAN EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Leonardo Sturion |
IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
Leoni Malinoski Fillos |
ANÁLISE DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NO PRIMEIRO CURSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES, REALIZADO EM GUARAPUAVA (PR) - 1983 |
|
Leoni Malinoski Fillos |
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
|
LEONISIA BERTOLINA DA SILVA |
O TRABALHO COM A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS |
|
LEONISIA BERTOLINA DA SILVA |
UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS |
|
Leticia Flor dos Santos - UEL |
APRENDENDO NÚMEROS INTEIROS COM JOGOS |
|
Leticia Klein Parnoff |
ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS |
|
Leticia Klein Parnoff |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Leticia Lopes Hespanhol |
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
|
Leticia Lopes Hespanhol |
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DAS FUNÇÕES NA SALA DE AULA |
|
Leticia Pereira de Matos |
UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE OS NÚMEROS IRRACIONAIS. |
|
Letícia Ribeiro Lyra |
A PRESENÇA DAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO, FISSURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO |
|
Leugim Corteze Romio - UNIPAMPA |
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES POLIVALENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS |
|
Leugim Corteze Romio - UNIPAMPA |
GEOMETRIA ESPACIAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
|
LEZI APARECIDA DA SILVA |
EXPECTATIVAS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Liana Krakecker |
VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Liane Teresinha Wendling Roos |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO: É POSSÌVEL? |
|
Lícia de Souza Leão Maia |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Liciara Daiane Zwan |
A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL |
|
Liciara Daiane Zwan |
OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Lidia Ariela de Melo Lopes |
A PROVA DOS NOVE: HISTÓRIA E APLICABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E NO COMÉRCIO |
|
LIDIA SILVA LACERDA DA ROSA |
UM RECORTE DO USO DE LINGUAGEM NA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO COM SKOVSMOSE |
|
Lidiane Maciel Pereira |
SOFTWARE GEOGEBRA: VÍDEOS TUTORIAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO |
|
Lidiane Pereira de Carvalho |
PROTAGONISMO JUVENIL: UMA VIVÊNCIA DA ESCOLA PARTICIPATIVA |
|
Lidiane Pereira de Carvalho |
TEOREMA DE PITÁGORAS E AS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES |
|
Lidiane Schimitz Lopes |
ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Lidiane Tania Ronsoni Maier - UFFS |
HISTÓRIAS DE VIDA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO |
|
Liege Priscila de Medeiros - UFRN |
UM OLHAR PARA O CURSO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES LEIGOS EM CAICÓ/RN (1963 A 1965) |
|
Ligia Arantes Sad |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO: REALCES EM PESQUISAS BRASILEIRAS |
|
Ligia Arantes Sad |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ENTRELAÇOS POSSÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Lilia de Souza Octávio |
PROCEDIMENTOS DE UMA PESQUISA: A MATEMOTECA NA ESCOLA PÚBLICA |
|
Lilian Akemi Kato |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES MATEMÁTICAS A PARTIR DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) |
|
LILIAN ARAGÃO DA SILVA |
TAREFAS EXPLORATÓRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
Lilian Aurea Rodrigues |
ACERVO PESSOAL MANOEL JAIRO BEZERRA E A UNIVERSIDADE DE CULTURA POPULAR |
|
LILIAN BRAZILE TRINDADE |
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO |
|
Lilian de Souza |
ANÁLISE DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÃO AFIM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
Lílian Gleisia Alves dos Santos |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
|
Lílian Gleisia Alves dos Santos |
JOGOS NO ENSINO DE PROBABILIDADE E ANÁLISE COMBINATÓRIA: RELATO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO |
|
Lilian Lorenzato Rodriguez |
LABORATÓRIO MULTILINGUAGENS DA UFPEL – UMA EXPERIÊNCIA INTERLIGANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
|
Lilian Meyre Costa de Souza - UFF |
A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
|
LILIAN NASSER |
FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A PROPOSTA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? |
|
LILIAN NASSER |
ÊNFASE NAS PESQUISAS ENVOLVENDO O CÁLCULO |
|
LILIAN NASSER |
ADAPTAÇÃO DA TEORIA DE VAN HIELE PARA O TÓPICO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO |
|
Lilian Yuli Isoda |
PROJETOS DE ENSINO: MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA |
|
Liliana Quintero López - UFABC |
QUAL A CONCEPÇÃO DE MEDIDA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
|
Liliana Quintero López - UFABC |
A INTERFACE DA GEOMETRIA PLANA À ESPACIAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRIÂNGULOS E DOS SÓLIDOS DE PLATÃO |
|
Liliane de Oliveira Souza |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELA ELABORAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM CONTEXTUAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN |
INVESTIGAÇÕES SOBRE A LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFRN |
|
Liliane dos Santos Gutierre - UFRN |
UM OLHAR PARA O CURSO DE MATEMÁTICA/EAD DA UFERSA EM GROSSOS/RN (2011 A 2015) |
|
Liliane Martinez Antonow |
O ENSINO DE FRAÇÕES PARA EDUCANDOS CEGOS |
|
Liliane Nicola |
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DAS FUNÇÕES NA SALA DE AULA |
|
Liliane Nicola |
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
|
Liliane Xavier Neves |
UMA ANÁLISE DE EVENTOS CRÍTICOS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE PROBLEMAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA |
|
Liliany Aparecida Franco Marciano |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: ANÁLISE E REFLEXÃO DA PRÁTICA COMO EIXO NORTEADOR DA AÇÃO PEDAGÓGICA |
|
Linimar Aguiar Fernandes |
PROPOSTA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES EM ESPAÇOS PRISIONAIS |
|
Línlya Sachs |
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE SÃO PAULO |
|
Línlya Sachs |
RELAÇÕES ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS E CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA DO PARANÁ |
|
Línlya Sachs |
ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA BUSCA POR RELAÇÕES |
|
Lisandro Bitencourt Machado |
APRENDENDO ESTATÍSTICA COM O SOFTWARE R |
|
Lisete de Souza Barreto |
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UM TRABALHO ENVOLVENDO O SIGNIFICADO DE QUOCIENTE DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 4º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Lissa Nareli dos Reis Portela |
O ÁBACO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UM CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA |
|
Lívia Azelman de Faria Abreu |
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA NO IFF – CAMPOS CENTRO |
|
LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS |
OBSTÁCULOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O CONCEITO DE FUNÇÃO NAS PESQUISAS DO ENEM (1987-2013) |
|
LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS |
SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE ENSINO |
|
Lívia Silva Oliveira Santos |
OFICINA DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM PROFESSORES: PROBLEMATIZANDO O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS |
|
Lizandra Monteiro de Souza |
MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA RÉGUA TRIGONOMÉTRICA |
|
Lizandra Monteiro de Souza |
ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE NOTÍCIAS VINCULADAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO |
|
LORENA CAROLINA ROSA BIFFI |
UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM |
|
Lourdes de la Rosa Onuchic |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SIGNOS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
|
Lourdes de la Rosa Onuchic |
BUSCANDO PRINCÍPIOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA |
SIGNOS PRODUZIDOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA E O CONHECIMENTO DOS ALUNOS |
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA |
MODELOS MATEMÁTICOS E LINGUAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA |
A LINGUAGEM MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
LOURIMARA FARIAS BARROS ALVES |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: VIVENCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES |
|
Luan de Souza Bezerra |
O TANGRAM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS DE ÁREA E PERÍMETRO |
|
Luan Martins de Oliveira |
O ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO JOGO BANCO IMOBILIÁRIO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 6º E 7º ANOS |
|
Luana Cardoso da Silva |
RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA FINAL SOBRE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Luana Cerqueira de Almeida |
COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA: UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA |
|
Luana Cerqueira de Almeida |
ÁREA DE UMA FIGURA RETANGULAR: ESTRATÉGIAS PARA O SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Luana Cerqueira de Almeida |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA |
|
Luana Giuliani Losekann - UFSM |
MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: JOGOS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Luana Giuliani Losekann - UFSM |
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
|
Luana Leal Alves |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Luana Leal Alves |
ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS |
|
Luana Oliveira Moreira de Jesus |
MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA RÉGUA TRIGONOMÉTRICA |
|
Luana Pereira Villa Real - UNIFRA |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR MEDIADA POR TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
|
Luana Vieira Ramalho |
TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Luani Griggio Langwinski |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
Lucas Antonio Mendes de Lima |
O COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE |
|
Lucas Antonio Mendes de Lima |
NÚMEROS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE NA ANÁLISE DOS ERROS |
|
Lucas Aparecido de Castro Oliveira - UFU |
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: (RE)SIGNIFICANDO O CONTEÚDO DA DIVISÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
|
Lucas Batista Paixao Ferreira |
TORRE DE HANÓI: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Lucas Cristóvam Lemos |
MATEMÁTICA E ENSINO INDÍGENA: UM ELO DE PLURALIDADES |
|
Lucas da Silva Moreira |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
|
Lucas Dechem Calanca |
UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS POSITIVOS E SUAS OPERAÇÕES UTILIZANDO O MATERIAL COUSINIERE |
|
Lucas Dechem Calanca |
O ENSINO DA TEORIA DE FUNÇÕES POR MEIO DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA - PUC-SP |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
|
Lucas dos Santos Araujo |
A FRAÇÃO REPRESENTADA COMO MEDIDA DE COMPRIMENTO DE RETA |
|
Lucas dos Santos Araujo |
UMA BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA: PLATÃO E OS POLIEDROS PLATONICOS |
|
Lucas Ferreira Gomes - UTFPR |
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA |
|
Lucas Ferreira Gomes - UTFPR |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM ALGUNS PERIÓDICOS NACIONAIS NA ÚLTIMA DÉCADA |
|
Lucas Freitas de Oliveira |
ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Lucas Gabriel Seibert |
ALIENÍGENAS, MONSTROS E GUETOS: REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA UTILIZADA EM LEAGUE OF LEGENDS |
|
Lucas Israel Barbiere da Silva |
CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA: A DIFICULDADE DOS EDUCANDOS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Lucas Noronha de Oliveira |
O JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO |
|
Lucas Omar Lodi |
CLUBE DA MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE DO PET INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. |
|
Lucas Paulino Silva |
O TEOREMA DE PITÁGORAS, UMA VALIDAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MANIPULÁVEIS |
|
LUCAS PENTEADO |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESPIRAL DE ERVAS |
|
Lucas Rafael Pereira Silva - UFU |
CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO GEOGEBRA: UMA PROPOSTA À LUZ DA FORMAÇÃO CONCEITUAL E DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
|
LUCAS SILVA DE FREITAS - UEMS |
UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
LUCAS SILVA DE FREITAS - UEMS |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS |
|
Lucas Viana da Silva |
PROBLEMATIZANDO COM O CÓDIGO DE BARRAS NUMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA INDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA |
|
Lucas Viana da Silva |
ESTUDO DAS FUNÇÕES SENO, COSSENO E TANGENTE UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA: VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL |
|
Lucelma Pereira de Carvalho |
PROTAGONISMO JUVENIL: UMA VIVÊNCIA DA ESCOLA PARTICIPATIVA |
|
Lucenildo Elias da Silva - UFMT |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT |
|
Luci Fátima Montezuma - UFSCAR |
OS IMPACTOS DE PROGRAMAS DE GOVERNO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA |
|
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
O CURSO DE MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM DESTAQUE |
|
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
|
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco |
O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Lucia Arruda de Albuquerque Tinoco |
PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS? |
|
Lúcia de Fátima Araújo |
PROMOVENDO ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
|
Lúcia de Fátima Araújo |
APRENDENDO DE FORMA LÚDICA AS UNIDADES DE MEDIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID – PEDAGOGIA (UFRPE) |
|
Lucia Maria Aversa Villela - USS |
A EVOLUÇÃO DOS ALGORITMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS AO LONGO DA HISTÓRIA. |
|
lucia menoncini |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA MATEMÁTICA À LUZ DA PERSPECTIVA DOS PARADIGMAS KUHNIANOS |
|
lucia menoncini |
A PRESENÇA DAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO, FISSURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO |
|
Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT |
|
LUCIANA DE JESUS LEMOS |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: DESAFIOS DE EDUCADORES E NECESSIDADES DOS EDUCANDOS |
|
Luciana Dutra Pereira |
MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 1) |
|
Luciana Dutra Pereira |
MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES (PARTE 2) |
|
luciana ferreira dos santos |
SIMETRIA NA ARTE, ARTE NA SIMETRIA: UMA DISCUSSÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL |
|
luciana ferreira dos santos |
CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO |
|
Luciana Figueiredo Lacanallo |
O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA |
|
Luciana Figueiredo Lacanallo |
PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O JOGO |
|
Luciana Henrique Balzana Consentino |
A INVESTIGAÇÃO TECNOLÓGICA CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Luciana Maria de Souza Macêdo |
APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ |
|
Luciana Maria Fialho Senosien |
ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS E MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CURSOS DE LICENCIATURA: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS RELACIONADOS À CARREIRA DOCENTE |
|
Luciana Maria Lima da Silva |
O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O QUE ENSINAR DE MATEMÁTICA DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Luciana Maria Lima da Silva |
PROBLEMAS PARA ENSINAR EQUAÇÕES OU EQUAÇÕES PARA RESOLVER PROBLEMAS? |
|
Luciana Miyuki Sado Utsumi - UMESP |
UM ESTUDO SOBRE OS SABERES FORMATIVOS DO FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA |
|
Luciana Parente Rocha |
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
Luciana Schreiner de Oliveira |
SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
|
Luciana Schreiner de Oliveira |
PROJETO "GEOMETRIA DOS MOSAICOS": A ARTE NA MATEMÁTICA |
|
Luciana Schwengber |
MATEMÁTICA BÁSICA COMO ACONTECIMENTO NO CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS, ADMINISTRADORES E CONTADORES CONTÁBEIS |
|
LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA |
OS MODOS DE RELAÇÃO AO SABER DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA |
REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA RELAÇÃO AO SABER MATEMÁTICO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
LUCIANA TROCA DANTAS |
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
LUCIANA TROCA DANTAS |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DA INCLUSÃO |
|
LUCIANA VIEIRA ANDRADE - UFRN |
UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE YOUSCHKEVITCH E EULER |
|
LUCIANE DE CASTRO QUINTILIANO |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS ENVOLVENDO CONCEITOS ALGÉBRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - PROJETO PILOTO |
|
Luciane de Fatima Bertini - UNIFESP |
OS PROBLEMAS NA ‘SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR’ DE RENÉ BARRETO |
|
Luciane de Fatima Bertini - UNIFESP |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS SUGESTÕES II |
|
Luciane de Souza Velasque - UNIRIO |
ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA E O PROGRAMA COMPUTACIONAL R |
|
Luciane Ferreira Mocrosky |
O BICHO DE SETE CABEÇAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O PROFESSOR DOS ANOS INCIAIS E O MEDO DA MATEMÁTICA |
|
Luciane Ferreira Mocrosky |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: QUAL A SUA FORMA EM AÇÃO? |
|
Luciane Nunes Ribeiro |
ALICE NO PAÍS DA MATEMÁGICA: O TEATRO NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU |
|
Luciano Andreatta Carvalho da Costa |
APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ESPACIAL E EM GEOMETRIA ANALÍTICA COM O USO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS GRUPOS OPERATIVOS |
|
Luciano de Melo Silva |
O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COM GUI E AUI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – ESTUDO DE CASO |
|
LUCIANO DE OLIVEIRA |
A PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO METODOLOGIAS DO ENSINO E MATEMÁTICA DISCRETA |
|
Luciano Duarte da Silva |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO |
|
Luciano Duarte da Silva |
TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL |
|
Luciano Feliciano de Lima |
CONVERSAS SOBRE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS |
|
Luciano Feliciano de Lima |
ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM POLINÔMIOS |
|
Luciano Ferreira |
ESTUDO DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO ESPECÍFICO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO |
|
Luciano Ferreira |
UMA HISTÓRIA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO |
|
Luciano Ferreira |
PRIMEIRO ANO DO CURSO DE LICENCIATURA MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS, DESEJOS E PERMANÊNCIA. |
|
Luciano Lessa Lorenzoni |
AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISES E DISCUSSÃO DE RESULTADOS |
|
Luciano Lessa Lorenzoni |
PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO |
|
LUCIANO PEREIRA DA SILVA |
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DA MIND LAB NAS FORMAÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE |
|
Luciano Roberto Padilha de Andrade |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: COMO OS ALUNOS ESTÃO INICIANDO ESSA DISCIPLINA NO CURSO DE ENGENHARIA? |
|
Luciano Sant Ana Agne |
EDUCAR PELA PESQUISA: O CASO DAS PEQUENAS PROFESSORAS |
|
Luciano Soares Gabriel |
O REINO DOS QUADRILATEROS NOTÁVEIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO LUDICIDADE, LEITURA E JOGO |
|
Luciano Vianna Félix |
ATIVIDADES DE TUTORIA: UMA ALTERNATIVA AO FRACASSO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
Lucieli Maria Trivizoli |
UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM |
|
Lucieli Maria Trivizoli |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1960: O CONTEXTO PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NA UEM |
|
Lucieli Maria Trivizoli |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
|
Luciene dos Santos - UFS |
FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE |
|
Lucilene Lusia Adorno de Oliveira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS OU AUTORIA DE SITUAÇÕES PROBLEMA? |
|
Lucilia Batista Dantas Pereira |
O USO DO COMPUTADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA |
|
Lucilia Batista Dantas Pereira |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: EFICIÊNCIA E APLICABILIDADE DO JOGO TRANSAÇÕES FINANCEIRAS |
|
Lucilia Batista Dantas Pereira |
JOGO BANCO DAS FUNÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Lucinéia Candido Gonçalves |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: "O MÁGICO MATEMÁTICO" |
|
Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANCORADA NA PRÁTICA E APOIADA NO MENTORING |
|
LUDIANE FELIX BERTO |
TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA |
|
Ludmila Ariel Torquato |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PROJETO TUTORES PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA |
|
Ludmila Maccali |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS |
|
Luís da Silva Campos |
PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS PROPOSTAS CURRICULARES DO ESTADO E DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO |
|
LUISA RODRIGUEZ DOERING |
A ÁREA VIA COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA |
|
Luiz Augusto de Souza Conceição |
A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE BANANAL/SP |
|
Luiz Augusto Richit - UFFS |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARITMÉTICA: REFLEXÕES COM BASE NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
|
Luiz Carlos Leal Junior |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SIGNOS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
|
Luiz Carlos Leal Junior |
UMA EXPERIÊNCIA COM O CÁLCULO INTEGRAL EM UM AMBIENTE INFORMATIZADO DE APRENDIZAGEM |
|
Luiz Carlos Pais |
TRAÇOS HISTÓRICOS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: O ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NO LIVRO DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA (1879-1960) |
|
Luiz Carlos Pais |
UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DO AUTOR EDUARDO DE SÁ PEREIRA DE CASTRO NO LIVRO EXPLICADOR DE ARITHMETICA SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA CULTURAL CRÍTICA |
|
Luiz Cláudio Benevenuti |
O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Luiz Felipe Araujo Mod |
O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DE TEOREMAS DE REGIOMONTANUS |
|
Luiz Fernando Carvalho |
O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS |
|
Luiz Fernando Carvalho |
INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES EXPONENCIAIS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NA SALA DE AULA |
|
Luiz Fernando Rodrigues |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DOS AUTORES, DOS PROFESSORES SUPERVISORES E DOS LICENCIANDOS |
|
Luiz Fernando Rodrigues Pires |
UMA NOVA TÉCNICA DE FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS POR MEIO DE MÁQUINAS: O QUE OS PROFESSORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PENSAM SOBRE ISSO? |
|
Luiz Gonzaga Alves da Cunha |
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FUNÇÕES POR MEIO DE DERIVADAS NO AMBIENTE WEB 2.0: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA E DINÂMICA |
|
Luiz Márcio Santos Farias - UFBA |
A INTEGRAÇÃO DA CALCULADORA PARA O ENSINO DE POTÊNCIA: UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Luiz Márcio Santos Farias - UFBA |
IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE MATEMÁTICA |
|
Luiza Batista Borges |
JOGOS MATEMÁTICOS: REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID |
|
Luiza Harab da Silva Rosa |
O LÚDICO INVADE A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA COM OS JOGOS DO GEMAT – UERJ |
|
Luiza Vasconcelos Coimbra - UFF |
ATIVIDADES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA O ENSINO DE SIMETRIA |
|
Luiza Vasconcelos Coimbra - UFF |
A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
|
Luize Ariene Alves de Vasconcelos |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
|
Luzia Aparecida de Souza |
A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO NA PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM REGIME MODULAR EM CAMPO GRANDE/MS |
|
Luzia Aparecida de Souza |
UM MANUAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES E SUA PERSPECTIVA SOBRE COMO ENSINAR |
|
Luzia Batista de Oliveira Silva |
NARRANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE MEDIDAS, PLANTA E ESCALA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Luzia Maya Kikuchi |
CONCEPÇÕES DE ERRO E CONTRATO DIDÁTICO NA ESCOLA: EM QUE A TEORIA E A TECNOLOGIA PODEM AJUDAR? |
|
Luzia Queiroz Hippolyto - UFC |
A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: AVANÇOS OU RETROCESSOS ? |
|
Luzia Queiroz Hippolyto - UFC |
UMA OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS DE MATEMÁTICA PARA UMA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA |
|
Luzinete de Oliveira Mendonça - UNICSUL |
OS RECURSOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
|
Luzinete de Oliveira Mendonça - UNICSUL |
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
|
Luzitânia Dall\\\'Agnol |
RELAÇÃO DO CONHECIMENTO FORMAL E INFORMAL: VALORIZANDO A ETNOMATEMÁTICA |
|
Luzitânia Dall\\\'Agnol |
MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE UTILIZANDO O TEMA “DENGUE” |
|
L’nio Fernandes Levy - UFPA |
RELAÇÕES ENTRE A FILOSOFIA DEWEYANA E O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS |
|
L’nio Fernandes Levy - UFPA |
AULAS DE MATEMÁTICA E DIVERSIDADE ETÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
L’nio Fernandes Levy - UFPA |
DO CÁLCULO MENTAL À DIAGNOSE CULTURAL; DA DIAGNOSE CULTURAL AO APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
|