Autores

NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO VER ARQUIVO
Idalise Bernardo Bagé A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE INGRESSANTES OFERECIDO AOS DOCENTES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ieda Maria Giongo UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO NA FORMA DE VIDA DIGITAL DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS
Ieda Maria Giongo INSERINDO O SMARTPHONE NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA
IELTON TEIXEIRA REZENDE DE LUNA - UPE ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO ACERCA DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS
Igor Cardoso de Abreu ÁREA: MEDIÇÃO, ESTIMATIVA E ARTE EM DIVERSOS ESPAÇOS DA ESCOLA
Igor de Souza Vidal Cyrino da Silva CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA: A DIFICULDADE DOS EDUCANDOS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
IGOR LEITE SOARES UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO
Ilaine da Silva Campos - UFMG A SEGURANÇA DE TRABALHADORES DE AÇOUGUES E FRIGORÍFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA
Ildenice Lima Costa AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO METODOLÓGICO DE PESQUISAS REALIZADAS EM PERIÓDICOS VOLTADOS PARA A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Ilisandro Pesente CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO DIDÁTICO EM UM CURSO EAD DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ilisandro Pesente EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ilvanete dos Santos de Souza A IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO ITINERANTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE BARREIRAS-BA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Ilvanete dos Santos de Souza PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE BARREIRAS: QUEM SÃO ESSES PROFISSIONAIS?
Ilvanete dos Santos de Souza ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Ilydio Pereira de Sa SUBPROJETO PIBID CAP/UERJ DE MATEMÁTICA: IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO ISERJ – RIO DE JANEIRO
Ilydio Pereira de Sa SPIGMATH: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
INÊS ANGELICA ANDRADE FREIRE MATEMÁTICA NO INTERVALO: REFLEXÕES SOBRE UMA AÇÃO - PIBID/UESB
Ingrid Cordeiro Firme O PROUCA: UMA POLITICA PÚBLICA PARA INSERÇÃO DAS TIC
Ingrid Raiol da Silveira OBJETOS MATEMÁTICOS: O CONCRETO E O ABSTRATO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Iole de Freitas Druck ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO
Ion Moutinho Gonçalves - UFF DIVERSIFICAÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
Ion Moutinho Gonçalves - UFF ATIVIDADES UTILIZANDO O ALGEPLAN NO SOFTWARE GEOGEBRA
Iracema Campos Cusati EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
IRAJI DE OLIVEIRA ROMEIRO PENSAMENTO TEÓRICO SOBRE NÚMERO RACIONAL E SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
IRAN ABREU MENDES A DINÂMICA OPERATÓRIA DA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
IRAN ABREU MENDES ESTUDOS SOBRE CULTURA E PRÁTICAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
IRAN ABREU MENDES LIVROS DIDÁTICOS DA ESCOLA NORMAL DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1960/1970
Iranete Maria da Silva Lima A ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTIVA EM ESCOLAS DO CAMPO
Iranete Maria da Silva Lima A NATUREZA FALIBILISTA DA MATEMÁTICA, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA APROXIMAÇÃO
Iranete Maria da Silva Lima AS FORMAÇÕES MATEMÁTICAS, PEDAGÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Irene Célia Bianchini Périgo CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: PROJETOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR
Irene Coelho de Araujo POSSIBILIDADES DE APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM UMA FEIRA ITINERANTE DE MATEMÁTICA
IRENE MAURICIO CAZORLA ANÁLISE SOBRE A INSERÇÃO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
Íria Bonfim Gaviolli DIFERENTES ENCAMINHAMENTOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Iris Aparecida Custódio O MOVIMENTO DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
IRLENE SILVA DE ALMEIDA A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
IRLENE SILVA DE ALMEIDA ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: TEORIA E PRÁTICA ENVOLVENDO PROPORÇÃO DUPLA E MÚLTIPLA
IRLENE SILVA DE ALMEIDA RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: ANÁLISE DE ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO 5° ANO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Isabel Cafezeiro ARREMATES EM PESPONTO, ALINHAVOS SOBRE MATEMÁTICA E MATEMÁTICOS
Isabel Cristina Prates de Souza AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM UM ESTUDO DE AULA
ISABEL CRISTINA R. DE LUCENA AVALIAÇÃO FORMATIVA: O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Isabel Farah Schwartzman PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Isabela Alcantara do Nascimento ENSINO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES ATRAVÉS DE DOBRADURAS
Isabela de Aquino Souza ATIVIDADES DE TUTORIA: UMA ALTERNATIVA AO FRACASSO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
ISABELA FERNANDA MELO DE MOURA UM ESTUDO SOBRE O CÁLCULO RELACIONAL E O NUMÉRICO EM PROBLEMAS DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA
Isabela Magalhães Kirchmair TORNANDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA... UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES
Isabella Pereira TEOREMA DE PICK: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
Isabelle Alves Trobia JOGOS MATEMÁTICOS: UMA TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Isabelle Alves Trobia O JOGO DAS RETAS NO PROJETO EDUCAÇÃO SEMIÓTICA EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS
Isabelle Coelho da Silva - UECE O ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS: O CASO DO PROBLEMA 56 DO PAPIRO DE RHIND PARA O ESTUDO DE PIRÂMIDES
Isaias Guilherme de Souza Boruch UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NO ESTUDO DE FRAÇÕES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES
Isaura Aparecida Torse de Almeida UMA PRÁTICA DE ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: MANIPULANDO E CONSTRUINDO NO SOFTWARE GEOGEBRA
Islenis Carolina Botello Cuvides FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAS EM COLÔMBIA POR MEDIO DA TELEVISÃO EDUCATIVA NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970
Italo Gabriel Neide PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Italo Gabriel Neide INTEGRANDO APLICATIVOS COMPUTACIONAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Itamar dos Santos TEORIA DOS CONJUNTOS: NOÇÕES E REPRESENTAÇÕES COM ÊNFASE NO DIAGRAMA DE VENN
Itamar Miranda da Silva FORMAÇÃO DE PROFESSORES:IMPLICAÇÕES DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Itamar Miranda da Silva PRÁTICA DOS PROFESSORES DA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES, SOBRE O CONCEITO DE NÚMERO
IVAIL MUNIZ JUNIOR - COLéGIO PEDRO II EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: DESIGN DE TAREFAS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR
IVAIL MUNIZ JUNIOR - COLéGIO PEDRO II EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE A PESQUISA ACADÊMICA E A PRÁTICA DOCENTE
Ivan Cruz Rodrigues UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES QUE ABORDAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Ivan Cruz Rodrigues O PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS – EMAI - DESENVOLVIMENTO NA ARTICULAÇÃO COM A PÓS GRADUAÇÃO
Ivanete Batista dos Santos UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM E SEM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Ivanete Batista dos Santos UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (UFS, 1990-2010)
Ivanete Fátima Blauth O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PLANEJAMENTO DE AULAS
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE A ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Ivete Maria Baraldi AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FACE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR
Ivete Maria Baraldi EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MÉDIO ARAGUAIA: CONTEXTOS E INICIATIVAS
Ivone Lemos da Rocha POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NOS CADERNOS DO ESTADO DE SÃO PAULO NA ATUALIDADE
IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE ARAUJO MANUAIS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O CASO DO "TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO"
IZABEL SIMONE SOUZA AS POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA COM MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL