ecilen da Cruz Beirão |
JOGOS MATEMÁTICOS: REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID |
|
Edda Curi |
APRENDIZAGENS NA VIDA E NA ESCOLA: ESTUDO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA |
|
Edda Curi |
O CONJUNTO DAS INVARIANTES DE UM CONCEITO: SUA IMPORTÂNCIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DE 5º ANO |
|
Edda Curi |
ALGUMAS REVELAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O SIGNIFICADO PARTE-TODO DOS NÚMEROS RACIONAIS |
|
Edeli Machado Luglio Adalberto |
MOVIMENTO MAKERS E A APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO FUNDAMENTAL I |
|
Eder Pereira Neves |
AS CÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGENS |
|
Eder Pereira Neves |
POSSIBILIDADES DE APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM UMA FEIRA ITINERANTE DE MATEMÁTICA |
|
Éderson de Oliveira Passos - UFU |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO EM MATEMÁTICA |
|
Éderson de Oliveira Passos - UFU |
CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE ENSINO EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA |
|
EDICLEIA XAVIER DA COSTA - UFPR |
O QUE CONTAM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
EDIEL PEREIRA DE MACEDO |
TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL |
|
EDIEL PEREIRA DE MACEDO |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO |
|
Edilane de Lima Costa |
AÇÕES E RESULTADOS DO PROLICEN: A INSERÇÃO DO USO DAS TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Edilane de Lima Costa |
A EVASÃO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO DOS ALUNOS DO PROJOVEM URBANO |
|
EDILENE FERNANDES LEAL |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR: ANÁLISE NARRATIVA DE UM SIMULADO APLICADO NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
|
Edilene Simões Costa dos Santos |
OPERAÇÕES FIGURAIS FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
Edilene Simões Costa dos Santos |
UMA LENTE PARA LER AS TRAMAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) |
|
edileusa do socorro valente belo |
EPISTEMOLOGIAS DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM MERGULHO NOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA |
|
edileusa do socorro valente belo |
UM CONSTRUTO TEÓRICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES |
|
edileusa do socorro valente belo |
NARRATIVAS DE VIDA NA/PARA INVESTIGAÇÃO E (AUTO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Edílson Cabral de Souza - UFPA |
RELAÇÕES ENTRE A FILOSOFIA DEWEYANA E O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS |
|
Edilson De Araújo Dos Santos |
O JOGO DE BOLICHE NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: REPENSANDO A CONCEPÇÃO DE JOGOS E MATEMÁTICA |
|
Edilson De Araújo Dos Santos |
PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM O JOGO |
|
Edilson José Curvello Machado |
USANDO O GEOGEBRA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA EXPLORAR INVARIANTES GEOMÉTRICOS NA SALA DE AULA |
|
Edimar Correa e Silva |
REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Edimar Correa e Silva |
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
|
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai |
PERCURSOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA AS AULAS DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS |
|
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai |
A INFLUÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
|
EDINEIA TOCHETTO CAPELIN |
O ESTUDO DA LÓGICA NO ENSINO BÁSICO. |
|
Edison Alberto Sucerquia Vega |
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL |
|
Edite Resende Vieira - COLéGIO PEDRO II |
ENSINO DE GEOMETRIA COM TECNOLOGIA DIGITAL: EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS EM UM PROCESSO FORMATIVO |
|
Edite Resende Vieira - COLéGIO PEDRO II |
CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Edivania Ruvinski Barreto |
ALGORITMO NÃO USUAL DA SUBTRAÇÃO: RATIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA NA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
|
Edivania Ruvinski Barreto |
A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O SOROBAN E O CÁLCULO MENTAL |
|
Edlauva Oliveira dos Santos |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NAS PESQUISAS NACIONAIS E REGIONAIS |
|
EDLENE CAVALCANTI SANTOS |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS- UM ESTUDO COMPARATIVO EM PROCESSOS COGNITIVO E DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
Edmar Luiz Gomes Junior |
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO E SEUS ALGORÍTMOS |
|
Edmar Reis Thiengo |
O USO DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE CONTAGEM: O UNIVERSO SURDO E DOWN |
|
Edmar Reis Thiengo |
OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA |
|
Edmara da Costa Castro Dallabrida |
OS JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
edmilson pereira |
PARAFUSO DE ARQUIMEDES E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM O USO DO "KIT ATTO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA" |
|
Edmo Fernandes Carvalho - UFBA |
IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE MATEMÁTICA |
|
Edmo Fernandes Carvalho - UFBA |
A INTEGRAÇÃO DA CALCULADORA PARA O ENSINO DE POTÊNCIA: UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Edmo Fernandes Carvalho - UFBA |
PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS A PARTIR DE SITUAÇÕES DITÁTICAS PROPOSTAS POR MEIO DE MIDIAS DIGITAIS |
|
Edmundo Silva Guerra |
IDENTIFICAÇÃO DA GRANDEZA ÁREA EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONCEPÇÃO PERSPECTIVA DIDÁTICA-PRAXEOLÓGICA. |
|
Edna Mataruco Duarte |
CONCEPÇÕES DE TICS, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTIMA E PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD |
|
Edna Sakon Banin |
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
EDNALDO JOSE LEANDRO |
PROVAS MATEMÁTICAS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
|
EDNALDO JOSE LEANDRO |
ARGUMENTOS E METÁFORAS SOBRE O INFINITO NO ENSINO DE CÁLCULO |
|
Ednalva Antonia Ribeiro Coelho |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT |
|
Ednei Leite de Araújo - UFPR |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: HISTÓRIA E MEMÓRIA |
|
Ednei Luís Becher |
INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL |
|
Ednei Luís Becher |
APRENDENDO ESTATÍSTICA COM O SOFTWARE R |
|
Ednéia Consolin Poli - UEL |
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO POLÍTICA PÚBLICA: ESTUDO CURRICULAR DE MATEMÁTICA |
|
Edslei Rodrigues de Almeida |
A PRODUÇÃO TEÓRICA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS PERÍODOS DE 2006 A 2016 |
|
Edson Ferreira da Costa Junior |
RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA: ANTES E DEPOIS DE PARTICIPAR DE UM CURSO DE EXTENSÃO |
|
EDSON PEREIRA BARBOSA |
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O NÚMERO PI! |
|
Edson Pinheiro Wanzeler |
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
|
Edson Pinheiro Wanzeler |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A “FEIRA DO PIBID”: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
|
Eduarda de Jesus Cardoso |
ADAPTAÇÃO DA TEORIA DE VAN HIELE PARA O TÓPICO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO |
|
Eduardo Cardoso de Souza |
PRINCÍPIOS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO PROCESSING 2 |
|
Eduardo Freitas ALVES |
UMA ABORDAGEM HISTORICA DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU |
|
Eduardo Giordano Fernandes da Silva |
METODOLOGIA LÚDICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COM O CUBO DE RUBIK |
|
EDUARDO JESUS DIAS |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
EDUARDO JESUS DIAS |
TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE IMPULSIONAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ARTEFATOS QUE TODO EDUCADOR DEVE CONHECER |
|
EDUARDO KEIDIN SERA |
PRÁTICA DOCENTE: MUITOS TEMORES E POUCAS CERTEZAS |
|
Eduardo Kojy Takahashi - UFU |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO EM MATEMÁTICA |
|
Eduardo Machado da Silva |
O CURRÍCULO EM MOVIMENTO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E MECÂNICA DOS FLUÍDOS NO CURSO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL |
|
Eduardo Oliveira Belinelli |
UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMATICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO PIBID |
|
Eduardo Silva Palmeira |
O CONCEITO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS: A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO A CONVERSÃO ENTRE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO |
|
Eduardo Silva Palmeira |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO UMA UNIDADE ESCOLAR DO SUL DA BAHIA |
|
EDUARDO VIANNA GAUDIO |
O BRINQUEDO NOVO DE JOÃO: A CALCULADORA E O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
|
EDUARDO VIANNA GAUDIO |
METODOLOGIAS DE ÊXITO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO EXTERNA DE MATEMÁTICA (PAEBES/2015) |
|
Edvaldo Alves de Moraes |
O INSTRUMENTO SETOR TRIGONAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ÂNGULOS E TRIÂNGULOS |
|
EDVALDO SIMPLICIO DA SILVA FILHO |
DESAFIOS IMERSOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE |
|
Edvania Portilho Lopes |
CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À FORMAÇÃO DOCENTE |
|
Edvonete Souza de Alencar |
A DIVISÃO NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: COMPARAÇÕES ENTRE PESQUISAS |
|
Edvonete Souza de Alencar |
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Edvonete Souza de Alencar |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
|
EDYENIS RODGRIGUES FRANGO - UFF |
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DE ADIÇÃO COM REAGRUPAMENTO POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
|
Egídio Rodrigues Martins |
O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE GEOMETRIA |
|
Elaine Corrêa Pereira |
DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
Elaine Corrêa Pereira |
ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS PESCADORES ARTESANAIS |
|
Elaine Cristina Braga Ovando |
DISCUSSÕES E REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA E PESQUISADORA EM UM GRUPO DE TRABALHO |
|
ELAINE CRISTINA DELELLO RIBEIRO DA COSTA |
O DESAFIO DA ÁGUA:UMA EXPERIÊNCIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Elaine Cristina Ferruzzi |
TAREFAS DESENCADEADAS EM AULAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Elaine Cristina Fuchs dos Reis |
ALGUNS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A ARTE DE APRENDER |
|
Elaine Eskildssen Melhado - UTFPR |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS À ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS QUE CONTEMPLEM A UTILIZAÇÃO DE LOUSAS DIGITAIS |
|
Elaine Sampaio Araujo - USP |
ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
|
Elaine Sampaio Araujo - USP |
A CONSTITUIÇÃO DO COLETIVO E O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DOCENTE |
|
Elane Américo dos Santos |
ALUNOS QUE SABEM FAZER, MAS NÃO SABEM EXPLICAR COMO FAZEM |
|
ELANE CRISTINA TEIXEIRA CORRÊA - UEPA |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM NA EJA: A OPINIÃO DISCENTE |
|
ELANE FERREIRA PINTO |
UM ESTUDO DE CASO DOS PROFESSORES DE MATMÁTICA FORMADOS NA UNIVERIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) NOS ANOS DE 2010 A 2014 |
|
Elcio Pasolini Milli |
ESTRATÉGIAS EM BUSCA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO |
|
ELEN GRACIELE MARTINS |
A ABORDAGEM DO TEMA PROBABILIDADE NOS LIVROS APROVADOS PELO PNLD PARA O TRIÊNIO 2015 – 2017 E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . |
|
Elen Roza da Conceição Silva - UFRRJ |
"EXISTE TRAPÉZIO IRREGULAR"? ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR QUADRILÁTEROS MEDIANTE TOQUES EM TELA |
|
Eleni Bisognin - UNIFRA |
UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA |
|
Eleni Bisognin - UNIFRA |
EXPLORANDO O APRENDIZADO DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. |
|
Elenice de Souza Lodron Zuin - PUC-MG |
ARITIMÉTICA ESCOLAR NOS TEMPOS DO BRASIL IMPÉRIO |
|
Elenice Josefa Kolancko Setti |
MODELAGEM MATEMÁTICA E FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FOGUETES |
|
Elenilton Vieira Godoy |
A CENTRALIDADE DA DIMENSÃO CULTURAL E O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA ESCOLAR |
|
Elenilton Vieira Godoy |
O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO ENSINO MÉDIO-ENSINO DE ENGENHARIA: UM DIAGNÓSTICO SOB A ÓTICA DO ESTUDANTE |
|
Elenilton Vieira Godoy |
UMA EXPERIÊNCIA SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO, ENVOLVENDO O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO LÁPIS |
|
ELHANE DE FATIMA FRITSCH CARARO |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA REVERSÃO DA ANSIEDADE À MATEMÁTICA |
|
ELIANA ALVES PEREIRA LEITE - UFSCAR |
PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (1985 - 2015) |
|
Eliana Bravim Teixeira Neves |
METODOLOGIAS DE ÊXITO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO EXTERNA DE MATEMÁTICA (PAEBES/2015) |
|
Eliana Gomes de Oliveira |
AS IMPRESSÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO IFBA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
|
Eliana Gomes de Oliveira |
MODELO MATEMÁTICO DA CURVA DE REVOLUÇÃO DE UMA TAÇA |
|
ELIANA MAGALHÃES FERNANDES PEREIRA |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O PNAIC-PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO POLO 06-CAETITÉ/GUANAMBI-BA: ALGUMAS REFLEXÕES |
|
Eliana Maria de Jesus |
A MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO NO GRUPO ESCOLAR CASTRO ALVES EM JEQUIÉ- BAHIA (1934-1971) |
|
Eliana Maria de Jesus |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA PELA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
ELIANA MARIA MALLMANN TEIXEIRA - PUC-RS |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/MATEMATICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NAS ESCOLAS PARTICIPANTES |
|
Eliana Rossi |
GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS |
|
Eliana Ruth Silva Sousa |
GEOMETRIA E ORIGAMI EM UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL |
|
Eliane Bihuna de Azevedo |
CLUBE DE MATEMÁTICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PROPICIADA POR UM PROJETO DE EXTENSÃO |
|
Eliane Maria de Oliveira Araman |
UM PANORAMA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PARANÁ POR MEIO DA ANÁLISE DOS ANAIS DO XII E XIII EPREM |
|
Eliane Maria de Oliveira Araman |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM ALGUNS PERIÓDICOS NACIONAIS NA ÚLTIMA DÉCADA |
|
Eliane Maria de Oliveira Araman |
LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UM MAPEAMENTO NO PERIÓDICO BOLEMA |
|
ELIANE MATESCO CRISTOVÃO - UNIFEI |
ESTUDO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA COMUNIDADE DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE |
|
Eliane Matheus Plaza |
O ESPAÇO E SUAS RELAÇÕES: DISCUTINDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DA CRIANÇA |
|
ELIANE SANTANA DE SOUZA |
A INTEGRAÇÃO DA CALCULADORA PARA O ENSINO DE POTÊNCIA: UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
ELIANE SANTANA DE SOUZA |
IMPLICAÇÕES DA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE MATEMÁTICA |
|
Eliane Siviero da Silva |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
|
Eliane Siviero da Silva |
UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM |
|
Eliani Retzlaff |
MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Eliani Retzlaff |
A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O CONTEXTO TECNOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LOUSA DIGITAL |
|
Elias Angelo Bonfim |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FASES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LOGARITMOS |
|
ELIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE SALAS DE CINEMA |
|
Eliel Constantino da Silva |
O USO DO SOROBAN COMO FERRAMENTA AUXILIAR AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS |
|
Elielson Ribeiro de Sales |
CONCEITOS ELEMENTARES DE POLÍGONOS A PARTIR DO TANGRAM EM UMA CLASSE HOSPITALAR |
|
Elielson Ribeiro de Sales |
O TABULEIRO DE DECIMAIS EM UMA CLASSE INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
|
Elielson Ribeiro de Sales |
APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DO USO DO TANGRAM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA SALA ESPECIALIZADA COM ALUNOS SURDOS |
|
ELIENAE DA COSTA NASCIMENTO |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO, INTERAÇÃO SOCIAL E ORIGAMI |
|
Eliene Andrade dos Santos |
CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: A ORGANIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE RELACIONADA A UM TEMA DO COTIDIANO DOS ALUNOS |
|
Eliene Marcia Fernandes Oliveira |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O PNAIC-PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO POLO 06-CAETITÉ/GUANAMBI-BA: ALGUMAS REFLEXÕES |
|
Eliete Grasiela Both |
UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA MATOGROSSENSE |
|
ELIETH SANTANA MEDRADO |
ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DA CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO |
|
Eline das Flores Victer - UNIGRANRIO |
VISÃO PANORÂMICA SOBRE AS PRODUÇÕES PUBLICADAS NA REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
|
Eline das Flores Victer - UNIGRANRIO |
O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU |
|
Eline das Flores Victer - UNIGRANRIO |
O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
|
ELIS REGINA DE OLIVEIRA PINTO |
UM ESTUDO HERMENÊUTICO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ÁLGEBRA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS |
|
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen - FCT/UNESP-PP |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERSPECTIVA DE PROJETOS E DA ABORDAGEM CCS |
|
ELISABETE FERREIRA ESTEVES CAMPOS - FSA |
A DIALOGICIDADE NAS AULAS DE METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA |
TRABALHO DOCUMENTAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E PROJETO DE ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL |
|
Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA |
UM ESTUDO SOBRE O CÁLCULO RELACIONAL E O NUMÉRICO EM PROBLEMAS DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA |
|
Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA |
MODELAGEM MATEMÁTICA: FUNÇÃO AFIM E CORRIDA DE TÁXI |
|
ELISANGELA DOS SANTOS MEZA |
UMA PROPOSTA PARA TORNAR SIGNIFICATIVA A APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ANALÍTICA |
|
ELISANGELA DOS SANTOS MEZA |
JOGOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
|
Elisangela Maria de Freitas |
EXPONDO CONEXÕES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA EM SALA DE AULA |
|
Elisangela Melgarejo Deniz |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS |
|
Elisangela Pavanelo |
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO INTUITIVO DE LIMITE COM APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
|
ELISÂNGELA SOARES RIBEIRO |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PLANEJANDO ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM SOFTWARE DE AUTORIA |
|
ELISÂNGELA SOARES RIBEIRO |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA PELA METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Elise Cândida Dente |
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O TAMANHO DO PÉ |
|
Elise Cristina Pinheiro da Silva Pires |
O ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA: OPINIÕES DE DOCENTES E DISCENTES PARAENSES |
|
Elisete Gumz Cipriani |
E A MATEMÁTICA! CADÊ? |
|
Elisete Maria Bonfada - UFRGS |
MATEMÁTICA E ARTE: UTILIZANDO O SOFTWARE GRAFEQ PARA O ESTUDO DA EQUAÇÃO DA RETA |
|
Elisiane Fernandes da S S Andrade |
AÇÕES DO PNAIC NO TOCANTINS: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM VISTAS À ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
Elisson dos Santos Morales - UCB |
UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DOS NÚMEROS IRRACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
|
Elivelton Henrique Gonçalves |
JOGOS VIRTUAIS EDUCATIVOS: ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
ELIZA MARIA BAPTISTELLA LIMA |
UMA ANÁLISE DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE GEOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
ELIZA SOUZA DA SILVA |
DESCOBRINDO A BASE MÉDIA DO TRAPÉZIO: O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A EJA |
|
ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO |
LETRAMENTO MATEMÁTICO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EMPREGANDO GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA |
|
ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO |
EPISTEMOLOGIAS DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM MERGULHO NOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA |
|
Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da Silva |
GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA |
|
ELIZABETH GOMES SOUZA |
PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
|
Elizabeth Ogliari Marques |
CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
elizabeth poloni batista |
DESENROLANDO O CICLO TRIGONOMÉTRICO COM GEOGEBRA |
|
ELIZABETHE GOMES PINHEIRO |
KIT MATEMÁTICA DIVERTIDA |
|
Elizandra de Sousa Barroso |
ENSINO DA MATEMÁTICA: FALHAS E INSUCESSOS |
|
Elizete Maria Possamai Ribeiro |
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DAS FUNÇÕES NA SALA DE AULA |
|
Elizete Maria Possamai Ribeiro |
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
|
ELIZIANE ROCHA CASTRO |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MONSENHOR FURTADO |
|
ELIZIANE ROCHA CASTRO |
IMPLICAÇÕES DO PIBID NA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA INICIANTES |
|
ELLIS REGINA FERREIRA DOS SANTOS |
DISCUSSÕES PROPOSTAS SOBRE O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
|
ELLIS REGINA FERREIRA DOS SANTOS |
FORMULAÇAO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: VIVENCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO E A IMPORTANCIA DO USO DESSA METODOLOGIA |
|
Eloá Cassiano Mendes |
OS MÚLTIPLOS RECURSOS PARA ENSINAR FRAÇÃO |
|
Eloisa Rosotti Navarro |
INVESTIGANDO O USO DA LOUSA DIGITAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO COM O APOIO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO |
|
Eloiza Gomes |
MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA – EXPLORANDO O CONCEITO DE FUNÇÃO |
|
Elvis Medeiros de Melo - UFRN |
ENSINO DE FRAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O FRAC-SOMA 235 |
|
Elvis Medeiros de Melo - UFRN |
MATEMÁTICA E MÚSICA: ESTUDANDO FRAÇÃO POR UM OLHAR MUSICAL. |
|
Elvis Miranda Silveira |
O CONCEITO DE MÉDIA E VARIABILIDADE NO ENSINO MÉDIO |
|
ELYS VANNY FERNANDA RODRIGUES DE OLIVEIRA |
UM ESTUDO ACERCA DE CONHECIMENTOS DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E DO SEU ENSINO |
|
Elza Ferreira Santos |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DE GÊNERO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE |
|
EMANUEL NOGUEIRA DE SOUZA |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA |
|
Emanueli Bandeira Avi |
TRABALHANDO CONCEITOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE UMA GINCANA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE PROCESSOS INVESTIGATIVOS |
|
Emanueli Pereira |
EXPLORANDO CONSTRUÇÕES DOS SÓLIDOS REGULARES NO SOFTWARE GEOGEBRA |
|
Emerson Bastos Lomasso |
A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO COTIDIANO PROFISSIONAL E/OU ACADÊMICO DE EGRESSOS PÓS-EDUCAÇÃO BÁSICA DA ESCOLA ESTADUAL CAMINHO À LUZ, NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG |
|
Emerson da Silva Ribeiro - UNIR |
UMA ANÁLISE DAS TESES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS DEFENDIDAS NO BRASIL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI |
|
Emerson da Silva Ribeiro - UNIR |
PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS (1985 - 2015) |
|
EMERSON JOSE BELO DE SOUZA |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS – MT |
|
Emerson Rolkouski - UFPR |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES DOCENTES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Emerson Rolkouski - UFPR |
CURRÍCULO PRESCRITO E CURRÍCULO EM AÇÃO: O QUE JUSTIFICA AS DIFERENÇAS? |
|
Emerson Tortola |
MODELOS MATEMÁTICOS E LINGUAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Emerson Tortola |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO TEOREMA DE BAYES NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Emília Isabel Rabelo de Souza |
ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: O TIPO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA QUE O PROFESSOR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ELABORA. |
|
Emilio Celso de Oliveira |
FÓRUM DE DISCUSSÃO NO CONTEXTO DO CURSO DE GEOGEBRA |
|
Emilio Celso de Oliveira |
JOGOS MATEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Emily Caroline Felix Cordeiro |
OFICINA APLICADA UTILIZANDO O SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
EMILY DE VASCONCELOS SANTOS |
A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
EMILY DE VASCONCELOS SANTOS |
OS DESAFIOS DO ENSINO DA ÁLGEBRA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA FACILITADORA |
|
EMILY DE VASCONCELOS SANTOS |
O USO DE JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS |
|
Emmanuelle Fontanesi dos Santos |
A EDUCAÇÃO MATEMATICA E A TEMATICA AMBIENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIA COM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO |
|
Emyli Paula Oliveira dos Santos |
CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: A ORGANIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE RELACIONADA A UM TEMA DO COTIDIANO DOS ALUNOS |
|
ENALDO VIEIRA DE MELO |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA ALIADO À MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Erica Aparecida Capasio Rosa |
AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FACE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR |
|
ERICA DAIANE FERREIRA CAMARGO |
O ENFOQUE DA ACESSIBILIDADE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
|
Erica Marlúcia Leite Pagani |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADOS A DERIVADAS: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZANDO A ANÁLISE DE ERROS |
|
Erica Valeria Alves |
AUTOBIOGRAFIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS |
|
Erica Valeria Alves |
MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTOS POTECNIALIZADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
|
Érick Macedo Carvalho |
MODELOS DE ORÇAMENTOS FAMILIARES NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
|
Érick Macedo Carvalho |
O USO DO TANGRAM COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO 6º ANO NO MUSEU VIVO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. |
|
ERIK DE ARAÚJO DELMIRO |
NÍVEL DE CONHECIMENTO, DA MATEMÁTICA FINANCEIRA, DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (7° E 8° ANO) |
|
ERIK DE ARAÚJO DELMIRO |
A MATEMÁTICA NA VIDA DAS ABELHAS: EXPLORANDO O TEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
ERIKA APARECIDA NAVARRO RODRIGUES |
A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A MATEMÁTICA E O USO DOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
|
Erika DÁvila de Sá Rocha |
NATUREZA DAS TAREFAS DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NEGOCIANDO CONCEITOS SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO |
|
erika isabel flores |
TRABALHANDO ÁREAS DE FIGURAS PLANAS MEDIANTE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS |
|
Érika Janine Maia |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PEDAGOGOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS |
|
ÉRIKA LÚCIA FERREIRA DE JESUS |
2 REINOS, 2 CORAÇÕES E 1 ESTRATÉGIA DE ENSINO |
|
Erilúcia Souza da Silva |
NOÇÕES TOPOLÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNÍCIPIO DE MANAUS, AMAZONAS. |
|
Erlan Almeida e Silva |
ANALISANDO COMO ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA RESPONDEM E INTERPRETAM QUESTÕES DE ÁLGEBRA |
|
Ernani Martins dos Santos |
ANÁLISE DO CONCEITO DE DIVISÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. |
|
Ernani Martins dos Santos |
ANÁLISE DO SENTIDO NUMÉRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM/PE |
|
ERONDINA BARBOSA DA SILVA - UCB |
APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA: DUAS FACES DE UM MESMO PROCESSO DIALÓGICO |
|
Esmeraldo Tavares Pires |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CAMPO: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM CONTEXTO RIBEIRINHO MARAJOARA |
|
Ester Baumgarten Fucks |
ESTUDO SOBRE O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEEVALE EM RELAÇÃO À SUA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
|
Esther Maria Freixedelo Martins |
RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DA CATEGORIA ISOMORFISMO DE MEDIDAS, POR ALUNOS DE 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÃO E ANÁLISE. |
|
Etienne Lautenschlager |
UM ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES |
|
Euclides Afonso Cabral - UFU |
CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE ENSINO EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E PEDAGOGIA |
|
Eugeniano Brito Martins |
A RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO DE LOGARITMOS: DESCRIÇÃO E CONSTRUÇÃO |
|
Eulina Coutinho Silva do Nascimento - UFRRJ |
CONFECÇÃO DE ARTESANATOS INDÍGENAS: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
|
Eunice Maria Figueira Cajango |
CONCEITOS ELEMENTARES DE POLÍGONOS A PARTIR DO TANGRAM EM UMA CLASSE HOSPITALAR |
|
Eva Aparecida de Gois Caio |
AVALIAÇÕES EXTERNAS E CONSEQUENCIAS COMUNS NA PRÁTICA EDUCATIVA E NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
|
Evandro Carlos Andretti |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
Evandro Tortora |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE FIGURAS PLANAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Evanilson Landim Alves - UFPE |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
Evanilson Landim Alves - UFPE |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Evanilson Landim Alves - UFPE |
JOGO BANCO DAS FUNÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
Evelin Aparecida Gomes Desiderio |
O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E A MATEMÁTICA: INVESTIGANDO CONCEITO DE ÁREAS COM AS BARRAS DE CUISENAIRE |
|
Everaldo Golzer Soares |
MELHORIA DO SISTEMA ASK MATH PARA O INCENTIVO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
|
Everaldo Gomes Leandro - UFSCAR |
SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE ENSINO |
|
Everton José Goldoni Estevam |
REFLEXÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ANALISAR UMA TAREFA ESTATÍSTICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA ENVOLVENDO A TRANSNUMERAÇÃO |
|
Everton José Goldoni Estevam |
COMUNIDADES DE PRÁTICA COMO PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
|
Evilasio Macedo Félix |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE |
|
Evonir Albrecht |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DO JOGO E DA MEDIAÇÃO |
|
Evonir Albrecht |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
|
Evonir Albrecht |
ANALISANDO COMO ALUNOS DO 9º ANO DA REDE PÚBLICA RESPONDEM E INTERPRETAM QUESTÕES DE ÁLGEBRA |
|